Vous êtes sur la page 1sur 16

Apresentando o fascculo

O fascculo que voc tem em mos o segundo da coleo que ser publicada durante o Procefet-2008 e tem como finalidade complementar seus estudos de preparao, no s para as avaliaes do Procefet, como tambm para prosseguimento de seus estudos no ensino mdio. Neste fascculo, voc vai encontrar as questes relativas Segunda Avaliao do Procefet-2007 comentadas e resolvidas. Alm disso, elaboramos para voc um simulado contendo quatro questes de Lngua Portuguesa, quatro questes de Matemtica, duas de cidadania e uma proposta de Produo Textual. Aproveitamos para lembr-lo de que muito importante que voc organize o seu tempo de estudo, resolva os exerccios propostos e, quando tiver alguma dvida entre em contato conosco por carta ou, se preferir, mande um e-mail para coted@cefetrn.br A equipe do Procefet

Diretor Geral Francisco das Chagas de Mariz Fernandes Diretor da Unidade Sede de Natal Enilson Arajo Pereira Diretor da Unidade de Mossor Clvis Costa de Arajo Diretor da Unidade da Zona Norte de Natal Anna Catarina Costa Dantas Diretor da Unidade de Currais Novos Rady Dias de Medeiros Diretor da Unidade de Ipanguau Paulo Roberto Leiros de Souza Chefe de Assessoria de Comunicao Social Arilene Lucena de Medeiros Diretor de Ensino Belchior de Oliveira Rocha Coordenador de Tecnologias Educacionais e Educao a Distncia Erivaldo Cabral da Silva Equipe do Procefet Ana Lcia Sarmento Henrique, Arlindo Lopes Barbosa, Cristiane Borges ngelo, Elizabete Alves de Freitas, Leonor de Araujo Bezerra Oliveira, Colaboradores deste fascculo Ana Arajo, Manoel Lopes Costa, Revisores Carmen Rosane Pinto Frazn, Deuselina Oliveira Alcntara, Ana Lcia Sarmento Henrique, Ilustrador Joo Carlos Medeiros de Morais Bolsista Marciana da Costa Silva

Diretor Presidente Gladstone Vieira Belo Diretor Geral Albimar Furtado Diretor de Redao Osair Varconcelos Diretor Executivo Operacional Habib Bichara Promoes e Projetos Especiais Afonso Laurentino Ramos Editores do Suplemento Francisco Francerle e Adriana Amorim (84) 4009-0166 - Ramal 0192 Projeto Grfico e Diagramao Firenzze Design & Comunicao (84) 3086-1228 - atendimento@firenzze.com | www.firenzze.com

CEFET-RN/Unidade Sede Av. Senador Salgado Filho, 1559 - Tirol, 59.015-000 Natal/RN CEFET-RN/Zona Norte Rua Brusque, s/n, Conj. Santa Catarina, Potengi, 59.112-490 Natal/RN CEFET-RN/Currais Novos Estrada do Totor, Zona Rural de Currais Novos, s/n, 59.380-000 Currais Novos/RN CEFET-RN/Ipanguau Povoado Base Fsica, Zona Rural, s/n, 59.508-000 Ipanguau/RN CEFET-RN/Mossor Rua Raimundo Firmino de Oliveira, 400 Conj. Ulrick Graff, Costa e Silva, 59.628-330 Mossor/RN

2 | PROCEFET 2008 - FASCCULO 02

TEXTO 1

Fonte: http://www.library.com.br/Filosofia/conflito.htm

TEXTO 2

texto adaptado para esta avaliao, a partir de informaes do site <http://www.library.com.br/filosofia/conflito.htm>, acessado em 03 ago.2006.

PROCEFET 2008 - FASCCULO 02 | 3

TEXTO 3

Guernica um leo sobre tela de autoria de Pablo Picasso, datado de 1937 e exposto no pavilho da Repblica Espanhola, durante a Exposio Internacional de Paris, que ocorreu nesse mesmo ano. O painel tem as dimenses de 350 cm de altura por 782 cm de largura e encontra-se atualmente exposto no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madri. Na parte inferior, esquerda do quadro, est uma figura fragmentada com a cabea cortada, e, ao centro, um brao, tambm cortado, agarra uma espada quebrada, junto a qual se encontra uma flor. Na parte lateral esquerda, percebe-se uma mulher segurando uma criana morta em seus braos. Acima dela, um touro observa a cena. Na parte superior, uma lmpada, que se assemelha a um olho, lana sua luz sobre a cena reproduzida no quadro do pintor espanhol. No centro do quadro, abaixo da lmpada, pode-se perceber um cavalo ao lado do qual est uma lamparina eltrica sustentada por uma mo. No lado direito do quadro, duas mulheres olham para o cavalo. No canto superior direito, uma figura humana est sendo consumida por chamas.
Texto elaborado para esta avaliao com base nas informaes contidas nas seguintes pginas:

O acontecimento que serviu de inspirao para o trabalho artstico foi o bombardeamento da cidade de Guernica, capital da provncia Basca, na Espanha, a qual, em 26 de abril de 1937, por ordem do General Francisco Franco, foi alvo de intensos ataques areos. Dos 7.000 habitantes, 1.654 foram mortos e 889, feridos. A destruio de Guernica foi a primeira demonstrao da tcnica de bombardeamento em massa, mais tarde empregada na Segunda Guerra Mundial e serviu de inspirao para uma das maiores premonies histrico-estticas do sculo XX, uma vez que, dois anos depois, teria incio o martrio das populaes de Varsvia, de Londres, de Berlim, de Hamburgo, de Leningrado, de Dresden, de Hiroxima e de Nagasaki, que, devido aos bombardeamentos em massa, sofreriam os mesmos tormentos expressos pelas imagens do quadro de Picasso, considerado como obra-prima do sculo passado, em que se misturam as contradies da nossa poca: progresso e violncia, catstrofe e prosperidade, tecnologia e humanismo. Para muitos, essa obra a sntese da fora e da energia do artista.

http://www.uc.pt/iej/alunos/1998-99/guernica/index.htm e http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/guernica_eta.htm, acessadas em 31 jul. 2006.

TEXTO 4

QUINO. Toda Mafalda: da primeira ltima tira. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p.162.

4 | PROCEFET 2008 - FASCCULO 02

TEXTO 5
A PAZ PELA PAZ Nando Cordel

A paz no mundo comea em mim. Se eu tenho amor, com certeza sou feliz. Se eu fao o bem ao meu irmo, Tenho a grandeza dentro do meu corao. Chegou a hora de a gente construir a paz. Ningum suporta mais o desamor. Paz pela Paz pelas crianas. Paz pela Paz pela floresta. Paz pela Paz pela coragem de mudar. Paz pela Paz pela justia. Paz pela Paz a liberdade. Paz pela Paz pela beleza de te amar. Paz pela Paz pro mundo novo. Paz pela Paz a esperana. Paz pela Paz pela coragem de mudar. Paz pela paz pela beleza de te amar.

TEXTO 6
PAZ NAS SUAS MLTIPLAS DIMENSES
Quando escutamos falar de paz, normalmente lembramos de guerra. comum falarmos da paz militar, devido s constantes guerras que eclodem nos quatro cantos do mundo, mas necessrio ampliarmos o conceito de paz e trat-la em suas mltiplas dimenses. Alm da paz militar, podemos discutir a paz interior, a paz social e a paz ambiental. A paz interior diz respeito necessidade de conhecermo-nos e de aceitarmo-nos como somos, buscando sempre o progresso da nossa prpria humanidade. Corresponde ecologia interior e conscincia pessoal. J a paz social remete o conceito de paz para as relaes que mantemos com os demais seres humanos: engloba o respeito pelo outro, a aceitao das diferenas individuais e a solidariedade com o outro na satisfao de suas necessidades materiais e espirituais. Corresponde ecologia social e conscincia social. A terceira dimenso da paz, a paz ambiental, refere-se cooperao com o outro na preservao dos bens naturais e culturais para a sobrevivncia com dignidade. Corresponde ecologia da natureza e conscincia ambiental. Ubiratan Dambrosio, educador matemtico, afirmou que a paz total depende essencialmente de cada indivduo se conhecer e se integrar na sua sociedade, na humanidade, na natureza e no cosmos, e que, ao longo da existncia de cada um de ns, no podemos perder o conhecimento de ns mesmos e criar barreiras entre ns e os outros, entre ns e a sociedade, nem gerar hbitos de desconfiana em relao ao outro, de descrena na sociedade, de ignorncia e desrespeito humanidade (que uma s), natureza (que comum a todos) e ao universo (no qual tudo e todos se situam). No mundo contemporneo, no h paz. Os indivduos se sentem perdidos, no vem a razo de seu existir; as instituies sociais e polticas esto se corrompendo em ritmo acelerado; o ambiente entrou num processo de degradao, provocado principalmente pelo homem. E grupos resolvem seus conflitos com a destruio e a eliminao da parte rival. Alcanar um estado de paz individual, paz social, paz ambiental e paz militar a nica possibilidade de sobrevivncia. Por isso, DAmbrsio defende que a educao para a paz deve ser a grande meta dos educadores.

Texto produzido para esta avaliao, a partir das informaes disponveis nos sites http://vello.sites.uol.com.br/ e http:www.sociologia.org/tex/educacaoparaapaz.htm, e acessados em 01 de ago. 2006.

PROCEFET 2008 - FASCCULO 02 | 5

Respostas comentadas
LNGUA PORTUGUESA
01) A partir da leitura do ttulo do Texto 1, correto supor que o grfico refere-se (A) a todas as pessoas mortas em guerras no sculo XX. (B) a todos os civis mortos em guerras durante o perodo que antecede o sculo XX. (C) ao percentual dos militares mortos em guerras desde a Primeira Guerra Mundial at hoje. (D) ao percentual dos civis mortos em guerras no perodo compreendido entre a Primeira Guerra Mundial e o fim da dcada de 90.

03) No Trecho o Brasil, um pas sabidamente pacfico e reconhecido como tal, registrou 99 conflitos armados de 1800 a 1975, a expresso sublinhada refere-se a (A) Brasil. (B) pas. (C) pacfico. (D) reconhecido.

RESOLUO Se substituirmos a palavra tal por outra tentando deixar o trecho com sentido, ele ficaria assim: o Brasil, um pas sabidamente pacfico e reconhecido como pacfico (...), logo, a palavra tal foi usada para evitar essa repetio. OPO CORRETA: LETRA (C).

04) No trecho apenas vinte anos depois, eclodia a Segunda Guerra Mundial (1939 1945), o termo sublinhado, considerando-se sua insero no Texto 2, pode ser substitudo por RESOLUO Veja que o ttulo do texto : Percentual de civis mortos em guerras no sculo XX. A alternativa A no se refere ao percentual, mas a todas as pessoas; a alternativa B no se refere a percentual, mas aos civis mortos antes do sculo XX; a alternativa C refere-se ao percentual apenas dos militares mortos. J a letra D, refere-se ao percentual de civis mortos desde a Primeira Guerra, que ocorreu no incio do sculo XX, dcada de 90, que finaliza o sculo XX. Portanto, OPO CORRETA: LETRA (C). (A) rompia. (B) irrompia. (C) aparecia. (D) desabrochava.

RESOLUO Para responder a essa questo, precisamos olhar o dicionrio. O verbo romper significa criar uma abertura ou passagem fora, abrir sulcos, dispersar, agir de modo impetuoso, transgredir. Portanto, nenhuma dessas acepes se ajusta ao sentido que precisamos para o trecho. A opo C apresenta o verbo aparecer que significa tornar-se visvel, revelar-se, comparecer, apresentar-se, fazer-se notar. Nenhuma dessas significaes pode significar eclodir. O verbo desabrochava, significa abrir-se, desapertar-se, transformar-se em flor, crescer, florescer, desenvolver-se de maneira bela. Nenhuma delas apresenta o sentido que nos interessa. J o verbo irromper significa aparecer de sbito, arrojar-se, precipitar-se, sobrevir, e principalmente nessa ltima acepo que ele pode substituir o verbo eclodia. OPO CORRETA: LETRA (B).

02) Assinale a afirmativa que est de acordo com o Texto 1. (A) medida que os anos passam, aumenta o percentual de civis mortos em guerras no mundo. (B) O percentual de civis mortos na Primeira Guerra Mundial superou quantitativamente o percentual de civis mortos na Segunda Guerra Mundial. (C) A cada dcada, diminui consideravelmente o percentual de militares mortos em guerras. (D) O percentual de civis mortos em guerras no sculo XX proporcional ao percentual de militares mortos na mesma situao.

05) Assinale a opo que apresenta um ttulo coerente para o Texto 2. RESOLUO A letra B est incorreta, pois os dados mostram exatamente o contrrio, ou seja, na Segunda Guerra Mundial morreram muito mais civis que na Primeira Guerra. A opo C tambm est incorreta, porque trata de militares e no de civis e, alm disso, o nmero de pessoas mortas aumenta com o passar das dcadas. A Letra D afirma que existe uma proporcionalidade entre as mortes de civis e de militares. No entanto, o grfico trata apenas de civis. Analisando a opo A, vemos que as colunas aumentam a cada dcada, mostrando que o nmero de civis mortos aumenta com o passar dos anos. OPO CORRETA: LETRA (A). (A) Causas ineficientes. (C) Condies adversas. (B) Finalidades odiosas. (D) Conseqncias desastrosas.

RESOLUO Veja que o texto mostra que as guerras causaram muitas mortes e essas mortes so conseqncias desagradveis, so conseqncias desastrosas. OPO CORRETA: LETRA (D).

6 | PROCEFET 2008 - FASCCULO 02

06) Assinale a opo que apresenta o trecho do Texto 2 que faz a leitura do Texto 1 (A) Os registros histricos mais antigos que se conhecem j falam de guerras e lutas. (B) No sculo XX, o percentual de civis mortos em guerras cresceu substancialmente. (C) Na Primeira Guerra Mundial (1914 1918), morreram cerca de 9 milhes de pessoas. (D) O Brasil, um pas sabidamente pacfico e reconhecido como tal, registrou 99 conflitos armados de 1800 a 1975.

RESOLUO No pode ser previses porque a previso se faz baseada em dados concretos; a palavra invenes significa criaes; e predestinaoes significa aquilo que est previamente destinado. Portanto, a palavra que buscamos anteviso, ou seja, um pressgio, um pressentimento. OPO CORRETA: LETRA (C).

RESOLUO O ttulo do Texto 1 contempla o tema abordado: o percentual de civis mortos em guerras no sculo XX e as barras mostram que houve um crescimento percentual de morte de civis em guerras. Vamos comparar essa leitura com as opes. As letras A, C e D trazem informaes que esto presentes apenas no Texto 2; j a letra B, que fala do crescimento de mortes de civis em conflitos no sculo XX, tambm est presente no Texto 1 e mostrado pelo crescimento das barrinhas do Grfico. OPO CORRETA: LETRA (B). 09) Segundo o trecho, o quadro Guernica foi uma premonio histrico-esttica porque (A) previu, de maneira esttica, o bombardeamento da cidade de Guernica. (B) previu que as cidades de Varsvia, de Londres, de Berlim, de Hamburgo, de Leningrado, de Dresden, de Hiroxima e de Nagasaki seriam bombardeadas. (C) expressou, de maneira esttica, os tormentos que os habitantes da cidade de Guernica sofreram. (D) expressou antecipadamente, de maneira esttica, o horror que seria vivido na Segunda Guerra Mundial.

07) Assinale a opo em que todas as expresses retomam a palavra Guernica, empregada na primeira linha do Texto 3. (A) Painel, quadro, trabalho artstico, uma das maiores premonies histrico-estticas, quadro de Picasso, obra-prima do sculo. (B) Trabalho artstico, uma das maiores premonies histrico-estticas, Segunda Guerra Mundial, bombardeamento em massa. (C) Pablo Picasso, pintor espanhol, trabalho artstico, capital da provncia Basca, quadro de Picasso, obra-prima do sculo. (D) Painel, quadro de Picasso, pintor espanhol, cidade de Guernica, capital da provncia Basca.

RESOLUO O quadro no previu o bombardeamento de Guernica, pois ele foi pintado depois de acontecimento. Tambm no se refere, como diz a alternativa B, as outras cidades europias que foram bombardeadas na Segunda Guerra Mundial. O quadro expressou de maneira esttica os horrores do bombardeamento na cidade espanhola, mas a questo fala em premonio, ou seja, algo que acontecer no futuro. Portanto, a opo C no serve como resposta. A Letra D, diz que o quadro expressou antecipadamente e de forma esttica os horrores da Segunda Guerra Mundial (um acontecimento marcante na histria da humanidade), por isso, se pode falar em premonio histrico-esttica. OPO CORRETA: LETRA (D).

RESOLUO Nas opes B, C e D, h palavras que no retomam a palavra Guernica. Por exemplo, em B, Segunda Guerra Mundial; em C, Pablo Picasso; em D, pintor espanhol. OPO CORRETA: LETRA (A).

O TREChO A SEGUIR DEvE SER UTILIZADO PARA RESPONDER S qUESTES 10 E 11

O TREChO A SEGUIR DEvE SER UTILIZADO PARA RESPONDER S qUESTES 8 E 9.

Na parte inferior, esquerda do quadro, est uma figura fragmentada com a cabea cortada, e, ao centro, um brao, tambm cortado, agarra uma espada quebrada, junto a qual se encontra uma flor.

A destruio de Guernica [...] serviu de inspirao para uma das maiores premonies histrico-estticas do sculo XX, uma vez que, dois anos depois, teria incio o martrio das populaes de Varsvia, de Londres, de Berlim, de Hamburgo, de Leningrado, de Dresden, de Hiroxima e de Nagasaki,[...].

10) No trecho, a expresso sublinhada e em negrito refere-se a (A) figura fragmentada. (B) cabea cortada. (C) espada quebrada. (D) flor.

08) No trecho, o termo sublinhado e em negrito, mantendo-se seu sentido no Texto 3, pode ser substitudo por. (A) previses. (C) antevises. (B) invenes. (D) predestinaes.

PROCEFET 2008 - FASCCULO 02 | 7

RESOLUO Se reescrevermos o trecho, ele ficar assim: (...) agarra uma espada quebrada, junto da espada quebrada se encontra uma flor. Logo a expresso a qual foi usada para evitar essa repetio. OPO CORRETA: LETRA (C).

RESOLUO Na tirinha, est dito que as pessoas falam dos pases onde h violncia, mas no falam da Noruega. Fica claro que as pessoas preferem falar de violncia e no de pases onde existe paz. Uma observao: para compreender essa tirinha, necessrio saber que a Noruega produtor de bacalhau, e, portanto, estabelecer a relao entre esse pescado e a Noruega, entre o prestgio que a violncia tem na mdia e a falta de prestgio do bacalhau. OPO CORRETA: LETRA (B). 14) Assinale a opo em que a partcula se est sendo empregada com o mesmo sentido e com a mesma funo do se que aparece nos versos 2 e 3 do poema. (A) No se esquea de semear a paz. (B) Sempre se mata em busca da paz. (C) A paz no reinar se voc me odiar. (D) Nunca se afaste de seus objetivos em busca da paz

11) quanto acentuao e tonicidade, correto afirmar que (A) existe apenas uma palavra paroxtona. (B) uma palavra acentuada graficamente, porque monosslaba tnica. (C) existem trs palavras monosslabas tnicas. (D) uma palavra acentuada graficamente, porque oxtona terminada em A.

RESOLUO No trecho, existem vrias palavras paroxtonas que no esto acentuadas graficamente. A opo A, por isso, no serve como resposta. As letras B e C fazem referncia a monosslabo tnico que no esto presentes no trecho. A Letra D refere-se a uma palavra oxtona acentuada por ser terminada em A. A palavra est. A palavra tambm tambm acentuada por ser oxtona, mas ela termina em em. OPO CORRETA: LETRA (D).

RESOLUO Nos versos 2 e 3 a partcula se indica uma condio, uma conjuno condicional. O mesmo ocorre na alternativa C. Nas alternativas A e D, essa partcula tem a funo de pronome reflexivo (o sujeito pratica e sofre a ao) e, na opo B, ndice de indeterminao de sujeito. OPO CORRETA: LETRA (C).

12) Na parte descritiva do Texto 3, o leitor levado a ver o painel. (A) da parte inferior para a esquerda e, em seguida, para a direita. (B) da parte superior esquerda para a parte inferior direita. (C) da parte central para as laterais direita e esquerda. (D) da parte superior esquerda at a parte central. 15) Ao iniciar o poema com o verso A paz do mundo comea em mim, o autor est defendendo a idia de que (A) cada pessoa percebe a paz de forma diferente. (B) s ele consegue sentir-se em paz consigo mesmo. (C) preciso sentir a grandeza dentro do corao para sentir paz. (D) cada um pode contribuir para a construo da paz coletiva.

RESOLUO O segundo pargrafo do texto traz a descrio do quadro. Veja que ele comea com a expresso na parte inferior, seguida da expresso esquerda e se descreve o que se pode encontrar na parte esquerda da obra. Em seguida, a descrio orienta o olhar do leitor para cima e depois para a direita. Releia cuidadosamente o pargrafo para confirmar. OPO CORRETA: LETRA (A). OPO CORRETA: LETRA (D). 13) A leitura do Texto 4 permite afirmar que 16) A leitura do Texto 6 permite afirmar que (A) a Noruega foi dizimada por conflitos internos. (B) as pessoas preferem falar sobre a violncia. (C) as pessoas ignoram as guerras em pases distantes. (D) a violncia mundial est acabando com o bacalhau na Noruega. (A) a verdadeira paz no significa apenas ausncia de guerras. (B) a paz ambiental no significa apenas preocupao com a ecologia social. (C) a paz social corresponde preocupao com a ecologia da natureza. (D) a paz interior corresponde atuao do indivduo de acordo com sua conscincia pessoal.

RESOLUO Quem se sente em paz consegue transmitir paz e assim contribuir para a construo da paz coletiva..

8 | PROCEFET 2008 - FASCCULO 02

18) Considerando as dimenses de paz citadas no Texto 6, faa a correspondncia entre essas figuras e os pargrafos, de modo que cada figura corresponda ao contedo expresso no pargrafo. (A) figura 1 4 pargrafo; figura 2 3 pargrafo e figura 3 1 pargrafo. (B) figura 1 4 pargrafo; figura 2 2 pargrafo; e figura 3 1 pargrafo. (C) figura 1 3 pargrafo; figura 2 1 pargrafo; e figura 3 2 pargrafo. (D) figura 1 3 pargrafo; figura 2 2 pargrafo; e figura 3 1 pargrafo.

RESOLUO O ttulo do texto j anuncia a paz nas suas mltiplas dimenses e mostra que, alm da paz militar, h tambm a paz interior, social e ambiental. As opes B e C trazem a definio errada para o conceito que apresentam: a paz ambiental diz respeito ecologia da natureza e a paz social, ecologia social. A letra D traz uma afirmativa que no encontra respaldo no texto.

RESOLUO OPO CORRETA: LETRA (A). Veja que, na figura 1, as crianas esto em harmonia com a natureza, pode-se ver isso pela presena de animais (paz ambiental, 4 pargrafo), na figura 2, o ttulo A PAZ DO MUNDO COMEA EM MIM remete para a paz interior (paz interior, 2 pargrafo) e na figura 3, o texto fala de bombas (paz militar, 1 pargrafo). OPO CORRETA: LETRA (B).

17) Assinale a opo que apresenta a correspondncia adequada entre a dimenso de paz e uma ao coerente com o seu conceito expresso no Texto 6. (A) Paz ambiental preocupar-se com os mais velhos. (B) Paz social respeitar as diferenas individuais. (C) Paz militar enviar soldados armados para reas em conflito. (D) Paz interior respeitar a intimidade das outras pessoas.

19) Assinale a opo que apresenta um perodo em que o uso da vrgula ocorra pelo mesmo motivo de sua ocorrncia no trecho No mundo contemporneo, no h paz. (A) O acontecimento que serviu de inspirao para o trabalho artstico foi o bombardeamento da cidade de Guernica, capital da provncia Basca. (B) As pessoas falam de pases onde h bombas, greves, ataques, rebelies, crime, racismo, revolues... (C) A terceira dimenso da paz, a paz ambiental, refere-se cooperao com o outro na preservao dos bens naturais e culturais. (D) Na Primeira Guerra Mundial (1914 1918), morreram cerca de 9 milhes de pessoas.

RESOLUO Voltando ao texto, possvel rever os conceitos de paz ambiental, paz social, paz militar e paz interior. A opo A traz como ao a preocupao com os mais velhos, que uma dimenso da paz social. A paz social refere-se convivncia harmnica entre as pessoas, ecologia social. O fato de enviar soldados para reas em conflito (letra C) uma questo de guerra e no de paz militar. E o respeito intimidade das pessoas paz social. A paz interior, referida na letra D, diz respeito ecologia interior, conscincia pessoal. OPO CORRETA: LETRA (B).

RESOLUO No trecho No mundo contemporneo, no h paz, a vrgula foi usada para indicar o adjunto adverbial deslocado. Na alternativa D, ocorreu o mesmo caso, pois a expresso Na primeira Guerra Mundial (1914 1918) tambm um adjunto adverbial deslocado. Nas alternativas A e C, as vrgulas foram usadas para indicar os apostos (capital da provncia Basca e a paz ambiental), em B, as vrgulas esto separando palavras da mesma funo (substantivos). OPO CORRETA: LETRA (D).

CONSIDERE AS FIGURAS ABAIXO PARA RESPONDER qUESTO 18.

20) ) As afirmativas a seguir referem-se aos textos desta avaliao. I. O Texto 3 apresenta um trecho descritivo que mostra os horrores de um bombardeio. II. O Texto 4 narrativo e apresenta a questo violncia X paz. III. O Texto 6 argumentativo e tenta convencer o leitor de que a educao pela paz j uma realidade. (A) I, II e III esto corretas. (B) Apenas III est correta. (C) Apenas I e II esto corretas. (D) Apenas II e III esto corretas.

PROCEFET 2008 - FASCCULO 02 | 9

RESOLUO O item I est correto, pois, no Texto 3, temos o 2 pargrafo que descreve o quadro de Picasso, inspirado no bombardeio da cidade de Guernica. O item II tambm est correto, pois a tirinha um texto narrativo e essa que apresentamos como Texto 4 trata do tema violncia X paz (a violncia no mundo tema mundial e a paz na Noruega pas do bacalhau). O item III est errado porque, no Texto 6, est dito que a educao para a paz deve ser a grande meta dos educadores, mas no est dito que ela j uma realidade. Deveria ser, mas infelizmente ainda no . OPO CORRETA: LETRA (C).

Respostas comentadas
MATEMTICA
21) A figura apresentada no Texto 1 um grfico. (A) de linhas. (B) de pontos. (C) de setores. (D) de colunas.

RESOLUO A figura um grfico de colunas, pois as representaes grficas dos valores esto no sentido vertical.

OPO CORRETA: LETRA (D).

22) Segundo o Texto 1, dentre os mortos na Primeira Guerra Mundial, aproximadamente 15% eram civis e, de acordo com o Texto 2, o nmero de mortos, nesse conflito, foi de 9 milhes de pessoas. Assinale a opo que apresenta, em notao cientfica, o nmero aproximado de civis mortos nessa guerra. (A) 1,35 x 10-6. (B) 1,35 x 10-5. (C) 1,35 x 105. (D) 1,35 x 106.

RESOLUO Esta questo envolve uma relao de porcentagem com resposta dada em notao cientfica. De acordo com as informaes, o total de mortos na Primeira Guerra Mundial foi de 9 000 000 de pessoas. Dessas, aproximadamente, 15% eram civis. Portanto, voc deve calcular 15% de 9 000 000. Voc pode obter este valor por meio do esquema de regra de trs como abaixo: 9 000 000 100% x 15% 100 x = 9 000 000 . 15 x = 135 000 000 / 100 x = 1 350 000 Ou seja, 15% de 9 000 000 1 350 000. Porm, como as alternativas esto escritas usando notao cientfica, voc deve escrever 1 350 000 em notao cientfica. Lembre-se que o expoente de 10 ser o nmero de casas que ficariam aps a vrgula. Ento, 1 350 000 = 1,35 x 106 OPO CORRETA: LETRA (D).

10 | PROCEFET 2008 - FASCCULO 02

23) Se quisssemos criar um voc sabia que..., considerando os dados explicitados no Texto 1, a alternativa que estaria em consonncia com esse texto seria (A) Voc sabia que, aproximadamente, 90% dos mortos em guerras na dcada de 90 eram civis? (B) Voc sabia que o nmero de civis mortos na Primeira Guerra Mundial ultrapassou o nmero de civis mortos na Segunda Guerra Mundial? (C) Voc sabia que o percentual de civis mortos na dcada de 80 equivale, aproximadamente, a seis vezes o percentual de civis mortos durante a Segunda Guerra Mundial? (D) Voc sabia que o percentual de civis mortos em guerras na dcada de 80 ultrapassou o nmero de civis mortos em guerras na dcada de 90?

Resoluo O Texto 2 informa que a 2 Guerra Mundial matou entre 40 e 52 milhes de pessoas. Logo, essa afirmao pode ser representada pela sentena 40 < x < 52, onde x representa o nmero de mortos nessa Guerra. OPO CORRETA: LETRA (C).

26) O painel Guernica, tema do Texto 3, foi executado por Pablo Picasso h cerca de (A) 71 anos. (C) 67 anos. (B) 69 anos. (D) 65 anos.

RESOLUO Para ler o Texto 1, que um grfico de colunas, voc precisa analisar os dois eixos: o eixo que representa as dcadas e o eixo que representa o percentual de morte. Alm disso, algumas opes exigem que se compare a leitura de mais de uma coluna. Se voc comparar cada opo com as informaes contidas no Texto 1, ver que apenas a opo (a) a correta.

RESOLUO OPO CORRETA: LETRA (A). Se voc fizer a diferena entre 2006 e 1937, encontrar 69 anos entre as duas datas. 24) A leitura do Texto 2, permite-nos concluir que a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais duraram, respectivamente, (A) 10 e 14 anos. (B) 8 e 10 anos. (C) 5 e 9 anos. (D) 4 e 6 anos. OPO CORRETA: LETRA (B).

27) A rea total do painel Guernica, segundo as dimenses apresentadas no Texto 3, igual a (A) 2,737 m2 (C) 273,7 m2 (B) 27,37 m2 (D) 2737 m2

RESOLUO De acordo com as afirmaes do Texto 2, voc conclui que a 1 Guerra Mundial durou 4 anos (1918 1914 = 4) e a 2 Guerra Mundial durou 6 anos (1945 1939 = 6), logo a alternativa correta : OPO CORRETA: LETRA (D). RESOLUO Este problema necessita da frmula de rea do retngulo. A tela, conforme informaes contidas no Texto, apresenta dimenses 350 cm de altura por 782 cm de largura. Como estas medidas so diferentes, implica que os elementos formam uma figura plana retangular. A rea de um retngulo calculada pelo produto entre suas dimenses, ou seja, A = largura x altura. Transformando as medidas de cm para m, pois as respostas esto em m2, voc ter: Largura = 782 cm ou 7,82 m; altura = 350 cm ou 3,50 m. A = 7,82 m x 3,50 m A = 27,37 m. OPO CORRETA: LETRA (B).

25) De acordo com o Texto 2, a inequao que representa o nmero x de mortos durante a Segunda Guerra Mundial, em milhes de pessoas, (A) x > 60. (B) x 40. (C) 40 < x < 52. (D) 52 x 40.

PROCEFET 2008 - FASCCULO 02 | 11

28) A obra Guernica, citada no Texto 3, tem permetro igual a (A) 2,264 mm. (C) 2,264 dm. (B) 22,64 cm. (D) 22,64 m. RESOLUO Nesse problema, voc pode aplicar a proporo usada para o clculo de escalas. REsoLuo Para voc calcular o permetro (2p) da figura plana que representa a tela da obra Guernica, suficiente que voc some as medidas de todos os 4 lados da figura. Assim: 2p = 782 cm + 350 cm + 782 cm + 350 cm 2p = 2264 cm. A alternativa que apresenta a transformao correta de cm para m (duas divises por 10, decmetro e metro) : OPO CORRETA: LETRA (D).
m= 1 M x

Onde: m = medida no desenho; M = medida real ou homloga e x = valor da escala. Altura do desenho: m 1 = m = 17,5 350 20 Largura do desenho: m 1 = m = 39,1 782 20 OPO CORRETA: LETRA (A).

29) Um painel que tenha a mesma altura do Guernica, mas cuja largura seja menor 8,2 dm, apresenta uma proporo entre altura e largura igual a (A) 2:1. (C) 2:15. (B) 1:2. (D) 5:12

31) Segundo o Texto 3, o nmero de vtimas, entre mortos e feridos, atingidas pelo bombardeio cidade de Guernica foi (A) 2 543. (C) 2 149. (B) 2 254. (D) 2 029.

RESOLUO Um painel que tenha a mesma altura do Guernica tem 350 cm de altura, mas que seja menor 8,2 dm na largura (82 cm), tem 700 cm de largura. A razo, neste caso, entre a altura e a largura ser: 350 : 2 175 175 : 5 35 35 : 5 7 7 : 7 1 = ; = ; = ; = 700 : 2 350 350 : 5 70 70 : 5 14 14 : 7 2

RESOLUO Para a soluo desse problema, necessrio apenas que voc some o nmero de mortos (1 654) e o de feridos (889). Assim, o total de vtimas : 1 654 + 889 =2 543. OPO CORRETA: LETRA (A).

ou 350 : 350 = 1 700 : 350 2 OPO CORRETA: LETRA (B).

32) Considerando-se o nmero total de habitantes da cidade de Guernica, expresso no Texto 3, a porcentagem de mortos e feridos no bombardeio foi de, aproximadamente, (A) 19%. (C) 36%. (B) 25%. (D) 48%.

30) Supondo-se que se queira reproduzir o painel Guernica em uma fotografia em uma escala de 1:20, as dimenses dessa fotografia seriam (A) 17,5 cm e 39,1 cm. (B) 70 cm e 156,4 cm. (C) 35 cm e 78,2 cm. (D) 20 cm e 40 cm.

12 | PROCEFET 2008 - FASCCULO 02

35) Assinale a opo que apresenta o contedo matemtico que deveria ser utilizado para calcularmos a medida da diagonal do painel Guernica (A) rea do retngulo. (C) Razo e proporo. (B) Frmula de Heron. (D) Teorema de Pitgoras.

RESOLUO De acordo com o Texto 3, o nmero total de habitantes da cidade de Guernica era 7 000. O nmero de mortos e feridos foi de 2 543 (conforme questo 31). Para responder corretamente questo, voc pode estabelecer o seguinte esquema: 7 000 100% 2 543 x Onde x o valor percentual correspondente a 2 543. Da: 7 000 x = 2 543 . 100 x = 254 300/ 7 000 x = 36% (aproximadamente) OPO CORRETA: LETRA (C).

RESOLUO Para voc calcular a diagonal do painel Guernica, voc deve usar o Teorema de Pitgoras, pois os lados menor (altura) e maior (comprimento) so perpendiculares entre si (formam um ngulo de 90) e a diagonal (d), vista como uma hipotenusa, forma com eles um tringulo retngulo. d = a + c; logo: OPO CORRETA: LETRA (D).

33) Considerando-se uma cidade com o mesmo nmero de habitantes de Guernica, antes do bombardeio, e com uma rea territorial de 280 Km2, a densidade demogrfica dessa cidade seria de (A) 40 hab/Km2. (C) 30 hab/Km2. (B) 35 hab/Km2. (D) 25 hab/Km2.

36) O Texto 5 tem um total de cento e dez palavras e a palavra PAZ aparece vinte e quatro vezes. Se fizssemos um sorteio, utilizando todas elas, a probabilidade de a palavra PAZ ser sorteada seria de 12 (A) 55 12 (C) 110 24 (B) 55 1 (D) 110 .

RESOLUO Densidade demogrfica a razo entre o nmero de habitantes e a rea (em km) onde se encontram esses habitantes. Esta questo pede para calcular a densidade demogrfica de uma rea com a mesma populao de Guernica (7000 hab.) antes do bombardeio. D= 7000 hab D = 25 hab/km 280 km RESOLUO A probabilidade (p(E)) que a palavra PAZ (citada 24 vezes) tem para ser retirada, em um sorteio aleatrio, entre todas as 110 palavras do texto (espao amostral) de: p(E) = casos favorveis , casos possveis

OPO CORRETA: LETRA (D).

onde casos favorveis: nmero de vezes que aparece a palavra PAZ e casos possveis: total de palavras. p(E) = 24 12 = probabilidade de 12 para 55 ou 22% aproximadamente. 110 55

34) No bombardeio cidade de Guernica, estima-se que foram lanadas 50 toneladas de bombas. Essa quantidade equivale a (A) 500 kg. (C) 50.000 kg. (B) 5.000 kg. (D) 500.000 kg.

OPO CORRETA: LETRA (A).

37) Supondo-se que uma ONG, preocupada com a paz social, tenha restaurado 48 brinquedos, dos quais x eram carrinhos com 4 rodas e y eram motos com 2 rodas, e que o nmero de rodinhas de todos esses brinquedos era igual a 126, o nmero de carrinhos restaurados seria igual a RESOLUO Se voc fizer a transformao de grandezas, tonelada para kg, encontrar: 1 ton = 1000kg 50 ton = 50x1000 = 50.000 kg OPO CORRETA: LETRA (C). (A) 12. (C) 28. (B) 15. (D) 33.

PROCEFET 2008 - FASCCULO 02 | 13

39) A Figura 2 representa uma rampa com declividade de 0,8 para 10. Considerando-se um deslocamento de 14 m, nessa rampa, o deslocamento vertical x , em centmetros, igual a (A) 102. (B) 108. (C) 112. (D) 114.

RESOLUO Esta questo tem a sua soluo atravs de um sistema de duas equaes: o nmero de carros (x) mais o nmero de motos (y) formam uma equao e nmero de rodas de carros (4x) mais nmero de rodas de motos (2y) formam a outra equao. Dessa forma, voc pode montar um sistema com duas equaes e duas variveis.

RESOLUO Voc resolve este problema, usando uma proporo entre os lados correspondentes dos dois tringulos semelhantes mostrados na Figura 2. 0,8 x x = 1,12 = 10 14 O valor encontrado est em metros, transformando para cm (duas multiplicaes por 10, decmetro e centmetro), corresponde a 112, ou seja: OPO CORRETA: LETRA (C). Substituindo o valor de x (15) em uma das equaes (na Eq. I, por exemplo), voc encontrar o valor de y: 15 + y = 48 y = 33 (33 motos). 40) Uma tonelada de papel reciclado, alm de evitar o corte de rvores, economiza 5.000 kWh da energia eltrica que seria utilizada para produzi-la. Esse valor seria suficiente para abastecer uma famlia que consome mensalmente 250 kWh de energia eltrica durante (A) 1 ano. (B) 2 anos. (C) 1 ano e 8 meses. (D) 2 anos e 4 meses.

Multiplicando uma das equaes (Eq. I) por 2 e somando algebricamente membro a membro com a Eq. II, voc eliminar uma varivel (no caso, a varivel y). Ento: -2x -2y = -96 4x + 2y = 126 2x + 0y = 30 x = 15 (15 carros)

OPO CORRETA: LETRA (B).

38) Considerando-se que a Figura 1 representa uma rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais, a medida do ngulo y, para que a declividade da rampa seja adequada, (A) 35. (B) 25. (C) 15. (D) 5.

RESOLUO Se aplicar a razo entre a quantidade de kWh usada para produzir papel e a quantidade de kWh usada mensalmente, por uma residncia, voc encontrar a quantidade de meses que essa residncia vai dispor para gastar toda a energia economizada com a reciclagem de uma tonelada de papel (5 000kWh). x= RESOLUO 5000 kWh x = 20 meses ou x = 1 ano e 8 meses. 250 kWh / ms

A soma dos ngulos internos de um tringulo qualquer mede 180. Usando essa propriedade, voc encontrar o valor do ngulo desconhecido: 75 + y + 90 = 180 y = 90 - 75 y = 15 OPO CORRETA: LETRA (C).

OPO CORRETA: LETRA (C).

14 | PROCEFET 2008 - FASCCULO 02

Simulado
LNGUA PORTUGUESA, MATEMTICA E CIDADANIA TEXTO 1
Casos de violncias familiar atendidos no SOS Criana da ABRAPIA. 1998-99.

TEXTO 4

VOC SABIA QUE...


...mais da metade das crianas que morrem no Brasil no tm bito registrado? E que, segundo dados do IBGE/2005, nos estados do Maranho, Piau, Rio Grande do Norte, Cear e Alagoas, a taxa chega a 70%? ...no Rio de Janeiro, no perodo de jan/98 a jun/99, 51% de crianas/adolescentes sofreram violncia fsica e 50% de crianas na faixa de 2 a 5 anos, abuso sexual? ...por analogia com os ndices norte-americanos, no Brasil, a violncia domstica atinge, por ano, cerca de 1 (uma) criana/adolescente por minuto? ...entre os indivduos que provocam violncias, 93,5% so parentes da vtima?

Texto adaptado para uso neste fascculo a partir de dados do site http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-92.pdf

Fonte: ABRAPIA (1999).

TEXTO 2
Tabela: Dados, por faixa etria, de crianas/adolescentes que sofrem agresses por parte de membros da composio familiar, parentes prximos e outros elementos ligados famlia. IDADES (anos) 0a1 1a3 4a7 8 a 12 12 a 14 15 a 17
Fonte: ABRAPIA (1999).

OCORRNCIAS (%) 5 17 29 24 14 12

questes
01) A partir da leitura do grfico do Texto 1, possvel afirmar que (A) o pai pratica mais violncia domstica que a me. (B) as babs no praticam qualquer tipo de violncia. (C) padrastos e madrastas praticam quase 20% de violncia domstica. (D) em relao ao pai, a me pratica, aproximadamente, o dobro de violncia. 02) As afirmativas a seguir referem-se aos textos desta avaliao.

TEXTO 3
Entre os diversos tipos de agresses praticadas contra crianas est a prtica de no registrar, por motivos de ignorncia ou negligncia, o nascimento ou o bito dos filhos. Isso leva essas criaturas clandestinidade, porque, sem esses documentos, eles no so considerados cidados brasileiros, mesmo tendo nascido ou sido enterrados em solo do Brasil. Apesar de no ser cobrada (Lei n 9.534/97), a emisso de registro de nascimento e bito, atos necessrios ao exerccio da cidadania, a populao (particularmente a mais desfavorecida financeiramente) ainda permanece desconhecendo esse direito e permitindo que seus filhos sejam considerados criaturas inexistentes ou crianas fantasmas. Nos ltimos meses, a mdia tem alertado a populao para esse fato social. provvel, portanto, que essa situao, em breve, seja revertida e os prximos censos possam retratar os seus www.selounicef.org.br/2006/ nmeros sem essa mancha social.
www.victor.brecheret.nom.br/gr/certidao2.jpg

I - O Texto 1 descritivo e mostra dados estatsticos em relao violncia. II O Texto 2 descritivo e informa acerca de casos de violncia ocorridos em 2002. III - O Texto 4 narrativo e conta como ocorrem casos de violncia no Brasil. (A) I, II e III esto corretas. (B) Apenas I est correta. (C) Apenas III est correta. (D)Apenas I e II esto corretas. 03) Das palavras graficamente acentuadas no Texto 4 (A) cinco so proparoxtonas. (B) somente uma paroxtona. (C) duas so oxtonas. (D) quatro so oxtonas. 04) No Texto 3, a expresso esse fato social refere-se (A) ignorncia e negligncia dos pais. (B) a crianas inexistentes ou crianas fantasmas. (C) emisso de registro de nascimento e bito. (D) prtica de no registrar o nascimento ou bito. PROCEFET 2008 - FASCCULO 02 | 15

Texto adaptado para uso neste fascculo a partir de dados do site http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-92.pdf

05) Segundo o Texto 04, no Brasil, cerca de 1 criana/adolescente sofre violncia domstica por minuto. Com esse dado, correto afirmar que, em uma hora e quinze minutos, o nmero de crianas/adolescentes afetados pela violncia domstica (A) noventa. (B) setenta e cinco. (C) cinqenta. (D) quarenta e cinco. 06) No Texto 03, afirma-se que aproximadamente 93% dos agressores de crianas/adolescentes so parentes das vtimas. Esse percentual, representado em frao decimal, corresponde a (A) 0,093. (B) 9,33. (C) 9,3. (D) 0,93. 07) Supondo que a coluna que representa o percentual de mes agressoras, no Texto 01, mede 3 cm de altura, e que as colunas so proporcionais entre si, que altura dever medir a coluna que representa, no texto, o percentual de parentes agressores? (A) 0,6 cm. (B) 1,5 cm. (C) 1,8 cm. (D) 2,0 cm. 08) Utilizando dados do Texto 04, suponha que, em um dos estados nordestinos citados, tenham morrido 1 235 crianas. Com essa informao, podemos afirmar que (A) aproximadamente 865 crianas morreram sem registro de bito. (B) todos os bitos de crianas foram devidamente registrados. (C) cerca de 1 100 crianas morreram sem registro de bito. (D) menos da metade das crianas mortas no tiveram registro de bito. 09) De acordo com o Texto 03, pode-se considerar uma forma de agresso falta de registro de nascimento e bito das crianas porque (A) coloca a criana no limite da linha de pobreza. (B) no permite criana o direito cidadania. (C) mostra rejeio dos pais criana. (D) por lei, no h necessidade desses documentos. 10) Considerando a leitura dos textos 2 e 3 e o tema agresses contra crianas e adolescentes, a opo que demonstra respeito s crianas e adolescentes I. Registrar as crianas somente depois que elas tiverem completado 1 ano de idade. II. Educar as crianas e adolescentes, infundindo-lhes a idia de que o respeito provm do medo s agresses fsicas. III. Conscientizar os pais de que a educao de crianas e adolescentes deve pautarse no dilogo e no respeito mtuo.

(A) Apenas I est correta. (B) Apenas II e III esto corretas. (C) Apenas I e II esto corretas. (D) Apenas III est correta.

Nos dias atuais tem-se ouvido falar, com freqncia, em casos de violncia nas escolas. Voc acha que a escola tem como reverter esse quadro, ou seja, evitar que isso ocorra? Para escrever seu texto: pesquise em livros e sites; pergunte a seus professores e colegas se eles j foram alvo de violncia no ambiente escolar; pense em possveis causas para essa violncia nas escolas; e para cada causa, pense uma possvel soluo. Se quiser, siga as seguintes orientaes para redigir seu texto: No primeiro pargrafo, situe a violncia no mbito escolar: como ela ocorre, contra quem ela ocorre, cite exemplos. Nos pargrafos seguintes, escreva as possveis causas que voc pensou e/ ou pesquisou e as solues propostas. Em outro pargrafo, expresse como a escola pode atuar para minimizar ou acabar com esse problema. Mos obra! GABARITO OPO CORRETA D B B D B D A A B D

QUESTES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

16 | PROCEFET 2008 - FASCCULO 02

Vous aimerez peut-être aussi