Vous êtes sur la page 1sur 12

1. Quais so os principais pontos da Portaria MTE 1.510/2009?

a. Probe todo tipo de restrio marcao de ponto, marcaes automticas e alterao dos dados registrados; b. Estabelece requisitos para o equipamento de registro de ponto, identificado pela sigla REP (Registrador Eletrnico de Ponto); c. Obriga a emisso de comprovante da marcao a cada registro efetuado no REP; d. Estabelece os requisitos para os programas que faro o tratamento dos dados oriundos do REP; e. Estabelece os formatos de relatrios e arquivos digitais de registros de ponto que o empregador dever manter e apresentar fiscalizao do trabalho. 2. Quando a portaria entra em vigor? Na data de sua publicao, 21/08/2009, exceto para o uso do REP, que se tornar obrigatrio aps 1 ano. Observando que nos primeiros noventa dias de vigncia da portaria a fiscalizao ser orientativa, conforme art. 627 da CLT e art. 23 do Decreto n 4.552/2002, Regulamento da Inspeo do Trabalho.

3. Qual o prazo para a adaptao dos programas de tratamento dos dados de registro de ponto portaria? A adaptao dos programas deve ser feita imediatamente. Como dito na questo precedente, a fiscalizao ter carter orientativo nos primeiros 90 dias de vigncia da portaria.

4. O uso de registro eletrnico de ponto passou a ser obrigatrio? No. O artigo 74 da CLT faculta o uso de registro de ponto manual ou mecnico. Porm, se o meio eletrnico for adotado, devero ser seguidas as instrues da Portaria MTE n 1.510/2009.

5. Quais os principais requisitos do REP?

a. Ter como finalidade exclusiva a marcao de ponto; b. Possuir memria das marcaes de ponto que no possa ser alterada ou apagada; c. Emitir comprovante a cada marcao efetuada pelo trabalhador; d. No possuir mecanismo que permita marcaes automticas ou restries s marcaes.

6. O MTE especificar um modelo de referncia de REP? No. Cada fabricante de equipamentos dever desenvolver seu equipamento. O MTE estabeleceu regras que devem ser seguidas, mas no especificar tecnologias para a implementao do REP.

7. Quem atesta que o REP atende aos requisitos da Portaria MTE n 1.510/2009? rgos tcnicos credenciados pelo MTE sero responsveis por certificar que os equipamentos atendem as normas vigentes, especialmente a Portaria MTE n 1.510/2009

8. Ser permitido o registro de ponto em terminal de computador? No. O registro de ponto de forma eletrnica dever ser feito obrigatoriamente por meio do REP.

9. O empregador pode restringir o horrio de marcao de ponto? No. Nenhuma restrio marcao permitida.

10. Se nenhum dado pode ser alterado ou apagado, qual o procedimento para marcaes incorretas? O programa de tratamento admitir a insero justificada de informaes, seja para a incluso de marcao faltante, seja para a assinalao de marcao indevida. Porm, os dados originais permanecero.

11. O REP poder emitir um comprovante de marcao de ponto por dia? No. obrigatria a emisso de um comprovante a cada batida

12. A emisso do comprovante obrigatria desde j? No. A emisso do comprovante s ser exigida quando o uso do REP se tornar obrigatrio.

13. Aps o prazo de 1 ano previsto na portaria, os equipamentos de registro de ponto que no sigam seus requisitos podero continuar a ser utilizados? No. Apenas sero permitidos os equipamentos certificados.

14. Os relatrios e arquivos digitais, na forma padronizada prevista na portaria, j so obrigatrios? Sim, exceo do Arquivo Fonte de Dados no formato previsto. Este, at que o REP torne-se obrigatrio, ser fornecido pelo empregador no formato produzido pelo equipamento atualmente em uso.

15. Como o empregador poder saber se o REP certificado? Os equipamentos certificados sero cadastrados no MTE e podero ser consultados por meio de seu stio na internet.

16. Haver certificao para os programas de tratamento dos dados? No. Caber ao fornecedor dos programas garantir que estes atendem aos requisitos da portaria. Tambm cabe ao empregador usurio dos programas verificar a adequao destes portaria.

17. Quais os rgos credenciados para a certificao de REP? O MTE est em processo de credenciamento dos rgos. medida que forem credenciados, o MTE far divulgao por meio de seu stio na Internet.

18. Os fabricantes de REP devero se cadastrar no MTE? Sim. O Cadastramento ser feito pela internet, no stio do MTE, em pgina que estar disponvel em breve.

19. Haver cadastramento dos fornecedores de programas de tratamento de registros de ponto eletrnico? No. Estes devero apenas entregar ao empregador usurio Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade, que dever permanecer arquivado disposio da Inspeo do Trabalho.

20. O empregador poder desenvolver o seu prrpio Sistema de Registro de Ponto Eletrnico (SREP)? Sim, desde que atendidos todos os requisitos previstos na portaria. No caso do REP, este dever seguir os procedimentos de certificao do equipamento e cadastramento no MTE. O programa de tratamento tambm poder ser criado pelo empregador, neste caso o responsvel tcnico assinar o Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade previsto na portaria, o qual ficar disponvel para a fiscalizao do trabalho.

21. A portaria 1.510 trata do controle de acesso do empregado ao local de trabalho? No. A portaria trata exclusivamente do controle de jornada de trabalho. O acesso ao local de trabalho, seja por catraca eletrnica ou qualquer outro meio, por empregados ou qualquer pessoa determinado pelo poder diretivo do empregador sobre seu estabelecimento, respeitadas as restries previstas na legislao.

22. A portaria 1.510 franqueia ao empregado livre acesso ao local de trabalho, independente do horrio? No. O inciso I do art. 2 prev que no haja qualquer restrio marcao de ponto. A portaria no altera em nada o poder do empregador de controlar o acesso do empregado ao local de trabalho, nem de fazer cumprir a jornada do trabalhador. O SREP deve apenas registrar fielmente as jornadas efetivamente praticadas pelos empregados, ou seja os horrios de incio e trmino de jornada e de intervalos, quando no pr assinalados.

23. A marcao de ponto poder ser feita remotamente? No. As marcaes de ponto s podero ser efetuadas diretamente no REP pelo empregado.

24. O REP poder se comunicar com outros equipamentos? Sim. O REP, desde que certificado por rgo tcnico credenciado pelo MTE, poder ser conectado a outros equipamentos, seja para enviar informaes sobre os registros armazenados, seja para receber dados de identificao dos empregados para configurao. Dois pontos importantes a observar:

a) O REP no pode depender de conexo externa para seu funcionamento, conforme inciso VII do art. 4.

b) De acordo com o inciso VIII do art. 4, no pode haver comunicao durante a marcao de ponto, compreendida como os passos descritos nas alneas do inciso I do art. 7. Ou seja, a comunicao com dispositivos externos s pode ocorrer quando o equipamento estiver em estado de espera e essa comunicao no deve afetar a disponibilidade do equipamento para que o trabalhador possa efetuar a marcao de ponto. 25. O REP pode ter funo de catraca eletrnica ou fazer parte dela? No. O art. 3 prescreve que o REP ser usado exclusivamente para o registro de ponto, portanto no pode ter outras funcionalidades.

26. O REP dever funcionar no mnimo 1.440 horas em caso de falta de energia? No. O requisito de funcionamento de 1.440 horas em caso de falta de energia se aplica unicamente ao relgio interno do REP e no a todo o equipamento.

27. Uma empresa poder utilizar sistema eletrnico em um setor/estabelecimento e manual em outro? Sim. A Portaria 1.510/2009 disciplina apenas o sistema eletrnico. No cria nenhuma restrio utilizao dos sistemas manuais e mecnicos.

28. Podero ser includas no REP informaes sobre o horrio de trabalho do empregado, frias, afastamentos, etc? No. O REP serve unicamente como meio de marcao de ponto. Informaes sobre o horrio contratual do empregado e outras necessrias apurao da jornada devero estar disponveis no Programa de Tratamento de Registro de Ponto.

29. Se o horrio do empregado no estar disponvel no REP, como o equipamento identificar se uma marcao de entrada ou de sada? O reconhecimento das marcaes como entrada ou sada ao servio ser feita no Programa de Tratamento de Registro de Ponto com base na ordem em que so registradas.

30. Uma vez que o empregado ser identificado no REP pelo PIS, como fazer com o trabalhador recm admitido que ainda no possui nmero de PIS? Todo trabalhador precisa ter nmero de PIS, at para efeito de recolhimento ao FGTS e informao ao CAGED. Para o empregado de primeiro emprego, caso no possua PIS nos primeiros dias de trabalho, o controle poder ser feito manual ou mecanicamente at que ele receba o seu nmero de PIS.

31. Durante os doze meses, contados da data da publicao da Portaria 1.510/2009, a que o empregador no est obrigado? Durante os doze meses, contados da data da publicao da Portaria 1.510/2009, o empregador no est obrigado a:

1. utilizao do REP; 2. gerao dos dados originais na forma do Arquivo-Fonte de Dados AFD;

3. impresso do comprovante do trabalhador; 4. emisso da Relao Instantnea de Marcaes com as marcaes efetuadas nas vinte e quatro horas precedentes. 32. A Portaria 1.510/2009 revogou a portaria 1.120/1995? No. Desde que autorizados por conveno ou acordo coletivo de trabalho, os empregadores podero adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, porm caso faam opo por sistema eletrnico, devero obedecer ao disposto na portaria 1.510/2009.

33. O que fazer quando a memria MRP encher? A soluo tcnica ser criada pelo fabricante e certificada pelo rgo tcnico credenciado de forma a atender legislao relativa guarda de documentos e informaes

34. Uma empresa terceirizada poder utilizar o REP da tomadora de servio para marcao da jornada dos seus trabalhadores que prestam servio no local da contratante? (Alterada) No. A Portaria MTE 1.510/2009 no prev mais de um empregador por REP.

35. Os equipamentos atualmente em uso podem ser adaptados para se transformarem em REP? A soluo tcnica para fabricao do REP do fabricante, que deve observar o disposto na Portaria 1.510/2009, especialmente a necessidade de certificao por rgo tcnico credenciado.

36. Quando a Portaria entrar totalmente em vigor, ser admitida alguma forma de registro eletrnico de ponto que no utilize o REP? No. 37. A Portaria MTE 1.510/2009 aplica-se a trabalhadores no regidos pela CLT? No. 38. Ser definido algum padro de implementao para o Programa de Tratamento? No, cada desenvolvedor dever definir a forma como implementar esse programa, respeitando as regras da Portaria MTE 1.150/2009, que exige, entre outros requisitos, que no haja modificao ou excluso dos dados originais e que sejam emitidos relatrios e arquivos de dados padronizados.

39. Sero definidas as justificativas que sero aceitas para as correes de marcaes no Programa de tratamento? No. responsabilidade do empregador controlar o ponto dos empregados, dessa forma cabe a ele incluir e documentar as justificativas que, eventualmente, podero ser analisadas pela Fiscalizao do Trabalho ou mesmo pela Justia do Trabalho. Essa definio decorre do poder diretivo do empregador.

40. Adotado o REP, obrigatrio o registro do intervalo de repouso no equipamento? No. O 2 do art. 74 da CLT admite a pr-assinalao do perodo de repouso. facultado ao empregador exigir ou no o registro da entrada e sada dos intervalos de seus empregados. Entretanto, as convenes e acordos coletivos de trabalho podero prever a obrigatoriedade da marcao nos intervalos.

41. As pausas de 10 minutos, previstas na Norma Regulamentadora 17 Ergonomia - em seu item 17.6.4, item c, para atividade de entrada de dados em sistemas de processamento eletrnico de dados, devem ser marcadas no REP? No, esses 10 minutos no constituem intervalo de repouso/alimentao, mas sim pausas inseridas na jornada de trabalho para garantir a sade do trabalhador. O empregador dever utilizar outra forma de controle das pausas para demonstrar o cumprimento da citada norma.

42. O REP emitir copia do Comprovante de Registro de Ponto do Trabalhador para o empregador? No. O Comprovante ser emitido em via nica destinada ao trabalhador.

43. Quando adotado o REP, o que o empregador dever fazer quando o equipamento no estiver funcional? A soluo para uma eventual indisponibilidade do REP de responsabilidade do empregador, mas, dentre as possveis alternativas, ele poder utilizar o controle manual.

44. Quais sero as consequncias para quem tiver um sistema de ponto eletrnico no adequado s normas do MTE? O ponto eletrnico utilizado de forma diversa do previsto na Portaria MTE 1.510/2009 no servir para comprovar o cumprimento da obrigao prevista no art. 74 da CLT, ou seja, acarretar todas as conseqncias legais dessa omisso, entre as quais a aplicao de multas administrativas e as dificuldades de apresentao de elementos comprobatrios da jornada de trabalho em eventual ao judicial.

45. A portaria prev a tecnologia que ser empregada na impresso, por exemplo impresso matricial ou trmica? No. O fabricante escolher a alternativa que achar mais conveniente. A portaria apenas determina que a impresso dever ter durao de 5 anos em condies normais. Cabe ao fabricante indicar os insumos que atendem exigncia de durabilidade e ao empregador seguir a indicao do fabricante.

46. No momento do registro, o REP pode se comunicar com equipamentos externos para obter dados necessrios identificao do empregado? Por exemplo, comunicar-se com o banco de dados central da empresa para verificar dados biomtricos? No. Todos os dados necessrios operao do REP devero estar armazenados na Memria de Trabalho (MT) do equipamento.

47. O REP poder ser programado para fazer automaticamente o ajuste para o horrio de vero? Sim. O ajuste dever ser registrado na Memria de Registro de Ponto, conforme inciso III do art. 6 da Portaria MTE 1.510/2009.

48. Os fabricantes de REP devero obrigatoriamente fabricar o Programa de Tratamento para fornec-lo com o equipamento? No. O fabricante pode fornecer o programa de tratamento se quiser.

49. O empregador pode utilizar para seu controle modelo de Espelho de Ponto diferente do especificado no anexo II? Sim. O empregador pode utilizar outro modelo de relatrio para o seu controle, desde que mantenha o Relatrio de Espelho de Ponto, conforme o anexo II da Portaria MTE 1.510/2009 disposio inspeo do trabalho para apresentao quando requisitado.

50. A empresa deve imprimir todos os meses os Relatrios de Espelho de Ponto? A empresa livre para escolher o momento da impresso, desde que os relatrios estejam disposio da inspeo do trabalho na forma legal.

51. Como ficam as empresas que adotaram o ponto eletrnico mas possuem funcionrios que realizam trabalho externo? Nesse caso, as empresas devem utilizar a papeleta de servio externo prevista no art. 13, pargrafo nico, da Portaria MTE 3.626/1991.

52. Quando os empregadores usurios de SREP devero se cadastrar no MTE? Brevemente o MTE tornar disponvel pgina da internet para que os empregadores usurios do SREP faam seu cadastro, conforme o Art. 20 da Portaria MTE 1.510/2009.

53. A Portaria MTE 1.510/2009 define o mtodo que o REP utilizar para a identificao do empregado, tal como carto magntico ou biometria? No, cada fabricante poder escolher o mtodo que julgar mais conveniente.

54. Os arquivos eletrnicos mencionados na Portaria MTE 1.510/2009 devem ser impressos? No, o AFD ser obtido pelo fiscal do trabalho diretamente no REP, j o AFDT e o ACJEF devem ser fornecidos fiscalizao em meio eletrnico imediatamente quando requisitados.

55. O programa de tratamento poder ter outras funcionalidades e gerar outros relatrios que no os obrigatrios? Sim, o programa de tratamento pode ter outras funcionalidades, desde que no proibidas pela Portaria MTE 1.510/2009.

56. Se, fora o intervalo previsto no art. 71 da CLT, a empresa concede aos empregados outros intervalos para lanche, esses intervalos devem ser registrados no REP? Os intervalos no deduzidos da durao do trabalho no devem ser registrados no REP.

57. O REP poder ser mudado de estabelecimento? O REP poder ser movimentado. Quando houver alterao do local da prestao do servio, essa informao dever ser assinalada no equipamento, conforme Art. 5 e 6 da Portaria MTE 1.510/2009.

58. Quais os sistemas que se enquadram no SREP? Aqueles em que sejam usados meios eletrnicos para identificar o trabalhador, tratar, armazenar ou enviar qualquer tipo de informao de marcao de ponto.

58. Quais os sistemas que se enquadram no SREP? Aqueles em que sejam usados meios eletrnicos para identificar o trabalhador, tratar, armazenar ou enviar qualquer tipo de informao de marcao de ponto.

60. A Portaria MTE 1.510/2009 define uma quantidade mxima de trabalhadores que utilizaro cada REP? No. Se a opo for pelo Registro Eletrnico de Ponto, responsabilidade do empregador disponibilizar equipamentos em quantidade e capacidade suficiente para atender aos empregados. tambm responsabilidade do empregador manter o equipamento com o papel necessrio para a quantidade de registros que sero efetuados.

61. Quando dever ser emitida a Relao Instantnea de Marcaes, prevista no inciso IV do caput do art. 7 da Portaria MTE 1.510/2009? A Relao Instantnea de Marcaes documento previsto para o uso da Fiscalizao do Trabalho. O REP dever dispor de comando, a ser acionado pelo Auditor Fiscal do Trabalho, para permitir a impresso dessa relao durante a inspeo.

62. Enquanto a exigncia para uso do REP no entrar em vigor, permitido o registro de ponto por terminal de computador? Sim. 63. A porta fiscal do REP pode ter outra funo alm de gravao do AFD em dispositivo externo de memria? No. Essa porta para uso exclusivo da fiscalizao. O REP dever ter outros conectores para o intercmbio de dados.

64. Como e quando devem ser registrados os intervalos quando esses so pr-assinalados? Os intervalos pr-assinalados sero registrados utilizando-se o Programa de Tratamento e devero constar do AFTD. Neste arquivo os horrios relativos aos intervalos pr-assinalados sero listados nos registros de detalhe onde o campo 9 dever ser preenchido com P.

65. Quais so os documentos, relatrios e arquivos que o empregador dever fornecer fiscalizao do trabalho, segundo a Portaria MTE 1.510/2009?

a. AFD Arquivo Fonte de Dados gerado diretamente pelo REP mediante comando do auditor-fiscal do trabalho; b. Relatrio Instantneo de Marcaes gerado diretamente pelo REP mediante comando do auditor-fiscal do trabalho; c. AFDT Arquivo Fonte de Dados Tratados, quando solicitado pelo auditor-fiscal do trabalho; d. ACJEF Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais, quando solicitado pelo auditor-fiscal do trabalho; e. Relatrio Espelho de Ponto, quando solicitado pelo auditor-fiscal do trabalho; f. Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade fornecido pelo fabricante do REP. Um para cada equipamento utilizado pelo estabelecimento, quando solicitado pelo auditor-fiscal do trabalho; g. Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade fornecido pelo desenvolvedor do programa de tratamento, mesmo que seja desenvolvido internamente pela empresa, quando solicitado pelo auditor-fiscal do trabalho.

66. As faltas abonadas, licenas e perodos de frias devem ser listadas no ACJEF e no Relatrio Espelho de Ponto? No, apenas os dias em que o trabalhador deve cumprir jornada devem ser listados. Observe que as faltas, sejam parciais ou integrais, devem constar do ACJEF e do Relatrio Espelho de Ponto.

67. No caso da empresa que utilize ponto eletrnico, mas ainda no implantou o REP, como ser gerado o AFDT? O AFDT gerado tomando como base os dados originais de registro de ponto, assim, enquanto o REP no for implantado, AFDT dever ser gerado a partir do conjunto de dados do sistema de ponto eletrnico em uso. Nesse caso o campo 06 do registro de detalhe ser preenchido com zeros.

68. O empregador dever manter o AFDT e o ACJEF relativos a cada ms de apurao armazenados disposio da fiscalizao ou poder ger-los sob demanda? As duas opes so vlidas, porm, caso o empregador resolva ger-los a partir do pedido da fiscalizao, a produo desses arquivos deve ser imediata, no momento em que forem solicitados pelo auditor fiscal.

69. O empregador que j utiliza o ponto eletrnico pode voltar a utilizar o sistema manual ou mecnico de anotao de jornada? Sim. 70. O MTE fornecer modelo do "Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade"? No. O atestado emitido pelo fabricante de REP ou de programa de tratamento dever observar o disposto nos artigos 17 e 18 da Portaria MTE 1.510/2009.

71. Como o empregador deve proceder no caso de uma marcao incorreta ou da falta de registro de ponto? Esses casos devem ser atendidos pelo programa de tratamento e documentados no AFDT. Na situao de marcao incorreta, ou seja, quando o empregado marcar uma entrada ou sada sem ter realmente entrado ou sado do trabalho ou quando o fizer em duplicidade, esse registro deve ser sinalizado como marcao desconsiderada (D) no campo 7 do AFDT e na justificativa a ocorrncia deve ser explicada. Se houve falta de marcao de ponto, deve ser includo no AFDT o correto horrio de entrada ou sada do empregado, bem como a justificativa para a omisso da marcao, e o campo 9 dever ser informar que aquela marcao foi includa (I).

72. Quais so as marcaes indevidas citadas no art. 12, pargrafo nico, da Portaria MTE 1.510? So aquelas que no correspondem efetivamente a entrada ou sada do trabalho, ou aquelas feitas em duplicidade.

73. Qual a quantidade mnima de empregados no estabelecimento para que o registro de ponto torne-se obrigatrio? Continua vlido o art. 74, 2, da CLT. Ele determina que Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores ser obrigatria a anotao da hora de entrada e de sada, em registro manual, mecnico ou eletrnico. Observe-se que norma coletiva pode obrigar o estabelecimento empregador a efetuar o registro de ponto, mesmo com nmero de empregados inferior a 11.

74. Os estabelecimentos com at 10 empregados, portanto desobrigados do registro de ponto, se optarem pelo registro eletrnico, devero seguir a Portaria MTE 1.510/2009? Sim. 75. Quando a marcao estiver dentro da tolerncia prevista no Art. 58, 1, da CLT, o horrio deve ser corrigido no AFDT? No, o horrio da marcao deve ser mantido como foi registrado.

76. Como preencher os campos de horas extras e de saldo de horas a compensar do item 3.3 do Anexo I da Portaria MTE 1.510/2009 (Detalhe ACJEF)? Arquivo PDF (64kb) V arquivo anexo. 77. Aps 21.08.09 houve alguma alterao na Portaria MTE 1.510/2009? Sim. Foi publicada a Portaria MTE 2.233, de 17 de novembro de 2009, disponvel na pgina de Internet do MTE no item Portarias.

78. necessrio enviar os arquivos gerados nos formatos especificados na Portaria 1.510/2009 para o MTE? No. O AFD deve estar sempre disponvel no REP para que o auditor-fiscal do trabalho possa fazer uma cpia por meio da porta fiscal. Os outros arquivos devem ser apresentados ao auditor-fiscal do trabalho, quando solicitados.

79. O fornecedor do programa de tratamento responsvel pelo contedo do AFD? O AFD gerado pelo REP e no pelo programa de tratamento, mas o fabricante do programa de tratamento assina termo de responsabilidade afirmando expressamente que seu programa atende s determinaes da Portaria MTE 1.510/09. Assim, ser responsabilizado se o seu programa possibilitar que o AFD seja alterado.

80. Os relgios Ponto mecnicos que imprimem a marcao em carto de papel podero ainda ser utilizados? Sim, desde que no usem meio eletrnico para identificar o trabalhador, tratar, armazenar ou enviar qualquer tipo de informao de marcao de ponto. Se possurem estes recursos, devero atender aos requisitos do SREP.

81. De acordo com o anexo II temos que emitir, no espelho do ponto eletrnico, o perodo da folha de pagamento, porm se o perodo da folha de 01 a 30 e o perodo de apurao do ponto de 26 a 25 de cada ms, qual desses perodos deve ser listado no espelho? A Portaria MTE 1.510/2009 se refere ao perodo de apurao do ponto para efeito de folha de pagamento. Assim, no caso em questo do dia 26 ao dia 25 do ms seguinte.

82. A assinatura do "Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade", previsto no artigo Art. 18 da Portaria MTE 1.510/2009, pode ser digitalizada? No. A imagem da assinatura digitalizada no tem valor legal.

83. Se o empregado, sem autorizao do empregador, efetuar marcao de sada aps o horrio de sua jornada, qual o procedimento deve ser adotado? O SREP deve registrar os horrios efetivamente trabalhados. Se o empregado tiver trabalhado, o horrio deve ser considerado para efeito de pagamento. O programa de tratamento prev a possibilidade de correes. A justificativa da correo ser analisada pelo auditor-fiscal do trabalho no momento da fiscalizao. Questes relacionadas ao comportamento do empregado no dizem respeito Portaria MTE 1.510/2009 e sim ao poder diretivo do empregador.

85. A Emisso da Relao Instantnea de Marcaes dever ser impressa ou armazenada no dispositivo externo do auditor Fiscal? Dever ser impressa pela impressora do REP.

86. No relatrio do espelho do ponto, quando o funcionrio possuir batidas em um dia de descanso em que no existe um horrio contratual, o campo CH deve ser preenchido com qual valor? No dia de folga em que no existe um horrio contratual de trabalho, caso o empregado trabalhe, o campo CH deve ser preenchido com 0000.

87. Um rgo pblico que tenha funcionrios em regime estatutrio e empregados regidos pela CLT estar obrigado a utilizar o REP para os empregados regidos pela CLT? Em caso afirmativo, o rgo poder, opcionalmente, incluir os funcionrios em regime estatutrio no REP, fazendo a separao no programa de tratamento? Sim. Para todo empregador que tenham mais de dez empregados regidos pela CLT que opte por sistema eletrnico de ponto ser obrigatrio o uso do REP. No h problema em incluir, opcionalmente, funcionrios estatutrios, desde que sejam separados no programa de tratamento e nos documentos a serem apresentados fiscalizao

88. No leiaute do relatrio Espelho de Ponto, deve-se informar a jornada realizada com entrada e sada. No modelo que consta no Anexo II da Portaria MTE 1.510/2009, tm-se trs perodos (entrada e sada). Se o empregado efetuar mais de trs entradas ou sadas no mesmo dia, devero ser criadas mais colunas na tabela de jornadas realizadas? No. Caso existam mais de trs entradas/sadas no dia do incio dessa jornada, deve-se repetir a data em outra linha da coluna DIA e utilizar, nessa outra linha, as colunas existentes. Por exemplo, se o empregado tiver uma quarta entrada e/ou sada, a primeira coluna ficar com duas linhas preenchidas e as demais, apenas com uma. Observar a resposta da questo 56.

88. No leiaute do relatrio Espelho de Ponto, deve-se informar a jornada realizada com entrada e sada. No modelo que consta no Anexo II da Portaria MTE 1.510/2009, tm-se trs perodos (entrada e sada). Se o empregado efetuar mais de trs entradas ou sadas no mesmo dia, devero ser criadas mais colunas na tabela de jornadas realizadas? No. Caso existam mais de trs entradas/sadas no dia do incio dessa jornada, deve-se repetir a data em outra linha da coluna DIA e utilizar, nessa outra linha, as colunas existentes. Por exemplo, se o empregado tiver uma quarta entrada e/ou sada, a primeira coluna ficar com duas linhas preenchidas e as demais, apenas com uma. Observar a resposta da questo 56.

90. No arquivo de controle de jornada para efeitos fiscais, consta que o cdigo do horrio deve ser sequencial, iniciando-se em 0001. Pode-se somente listar os horrios contratuais em ordem de cdigo sem preencher o cdigo sequencial? No. O cdigo seqencial obrigatrio

91. O Arquivo de Fontes de Dados Tratado - AFDT, item 2.2 do Anexo I, existe o campo 9 para informar se a marcao Original, Includa ou PrAssinalada. Qual o objetivo do tipo PRE-ASSINALADO? O tipo marcao prassinalada para ser utilizado quando o empregador utilizar a previso legal de prassinalao dos intervalos intrajornada para repouso/alimentao. Neste caso as entradas e sadas do intervalo no sero registradas no REP, mas devero constar no AFDT com a sinalizao de horrio pr-assinalado P.

92. Em uma empresa que possui vrias filiais, o funcionrio da matriz, pode efetuar as marcaes no REP da filial e vice-versa? Sim, desde que o perodo de apurao das jornadas do empregado em um estabelecimento seja feito pelo programa de tratamento considerando as marcaes obtidas em todos REPs da empresa (todos os estabelecimentos) onde tenha havido marcao por aquele empregado. Observar que o estabelecimento onde houve a marcao do empregado ter marcaes no AFD que no constaro do AFDT e o estabelecimento que cedeu o empregado ter marcaes no AFDT que no constaro do AFD.

Exemplo: um determinado empregado registrado na filial A trabalhou durante certo perodo na filial B. Os registros de sua jornada contida no REP, e portanto no AFD, da filial B devero ser inseridos no AFDT e no ACFJ da filial A, e no no AFDT e no ACFJ da filial B. 93. Quando em um estabelecimento houver vrios REPs, dever ser gerado um AFDT para cada AFD? No. A alnea f do item 2.2 da Portaria MTE 1.510/2009 prev que todos os registros do perodo apurado devam estar em um nico AFDT. Assim, quando o auditor fiscal do trabalho solicitar, deve ser apresentado apenas um AFTD com todos os registros relativos ao estabelecimento, originrios de todos os AFDs que esse estabelecimento possuir.

Vous aimerez peut-être aussi