Vous êtes sur la page 1sur 21

Caio dos Santos Guimares

Matemtica Em Nvel IME/ITA


Volume 1: Nmeros Complexos e Polinmios

1 Edio

So Jos dos Campos 2007

SP

Prefcio
O livro Matemtica em Nvel IME/ITA tem como objetivo no somente dar a base aos alunos que desejam encarar as difceis provas de vestibular do IME e do ITA, mas tambm ajudar a aumentar a barra de dificuldade das matrias de matemtica lecionadas no ensino mdio, a fim de atingir o nvel exigido nessas provas. A leitura desse material tambm indicada a professores de cursos preparatrios para pr-vestibular, principalmente aqueles com nfase nos vestibulares militares. Compilamos neste livro um material que contm tanto a carga terica que o aluno pode precisar para consulta, quanto sries de exerccios (e muitos!), com resolues, que daro a ele a confiana necessria para encarar o vestibular militar. Neste primeiro volume, abordamos dois assuntos de extrema importncia, e principalmente, reincidncia nas provas tanto do IME quanto do ITA: Nmeros Complexos e Polinmios. O nosso objetivo, neste volume, de, junto teoria bsica desses assuntos, tambm mostrar diferentes aplicaes dos mesmos, bem como diversas situaes problemas que podem ser pedidas no grande dia da prova e os grandes truques de como se comportar frente a ela.

O autor, Caio dos Santos Guimares

So Jos dos Campos, SP - 2007

Como Estudar o Livro?


O livro muito voltado a resolues de questes do nvel IME/ITA. Portanto, a teoria apresentada direcionada a resultados que sero bastante teis na resoluo das questes do gnero. O livro no destinado queles que nunca estudaram o assunto antes. Embora abranja todo contedo, para a melhor compreenso do material, aconselhvel que o aluno/professor j tenha tido contato com o assunto previamente. As questes do IME e do ITA, em geral, abrangem mais de um assunto em um mesmo enunciado, portanto comumente nas questes que aqui so propostas, ser requerido que o aluno/professor saiba o bsico de outros ramos da matemtica (progresses aritmticas e geomtricas, geometria analtica, etc.). Quando isso for requisitado em algum segmento da parte terica, mencionaremos o assunto que deve ser pesquisado (por fora) para a total compreenso do segmento. Recomendamos que o aluno/professor leia toda a parte terica (mais de uma vez, se necessrio) para a fixao das idias destacadas (lembre-se que todo o contedo aqui apresentado ser importante, no sendo aconselhvel que parte alguma seja descartada). D uma ateno especial aos exemplos resolvidos, que serviro de base para a resoluo dos Exerccios de Fixao . Tendo feito isso, o aluno/professor deve passar ento para a parte dos Exerccios de Fixao . Nessa seo voc no encontrar exerccios fceis (todos tm o estilo de questes IME/ITA), porm encontrar alguns exerccios mais difceis que os outros. Para melhor orientao criamos o seguinte cdigo: - Nvel Mdio/Difcil - Nvel Insano Muitas das questes acompanham o nome de onde foram tiradas (algum vestibular, ou livro citado na bibliografia). Em alguns casos comum ver a palavra adaptada junto referncia. Isso acontece nos casos em que a questo a mesma que caiu no vestibular citado, porm com alguma alterao, tornando-a mais interessante para o nosso assunto (em alguns casos, a adaptao tornar uma questo mltipla-escolha em discursiva). Recomendamos que, tendo resolvido as questes propostas em cada captulo, o leitor olhe as resolues comentadas no Captulo 7 para conferir suas respostas e confirmar se no houve algum descuido na hora de formular sua soluo. Lembramos aos leitores que organizao fundamental na hora de resolver uma questo numa prova (a banca precisa entender seu raciocnio), ento recomendamos que o leitor se baseie no estilo de formulao das solues propostas no capitulo 7 para treinar sua escrita . Bons estudos!

ndice
01 Nmeros Complexos : Introduo 1.1 A histria dos nmeros complexos.......................................... 1.2 Algumas Definies e Propriedades ...................................... 1.3 Representao Trigonomtrica do Complexo......................... 1.4 Representao Exponencial do Complexo.............................. 1.5 Propriedades Importantes..................................... ................. 1.6 Razes n-simas da unidade................................................... 1.7 Exerccios de Fixao ............................................................. Nmeros Complexos: Geometria e os Complexos 2.1 O complexo como vetor .......................................................... 2.2 A Geometria Plana ................................................................. 2.3 Representao de Lugares Geomtricos ............................... 2.4 Exerccios de Fixao.............................................................. Nmeros Complexos: Aplicao em Somatrios 3.1 Somatrios Binomiais ............................................................. 3.2 Outras Somas ......................................................................... 3.3 Interpretao Geomtrica........................................................ 3.4 Produtrios .............................................................................. 3.5 Exerccios de Fixao ........................... ................................. 05 07 17 20 25 28 31

02

39 46 53 61

03

65 69 71 73 75

08

Resolues Comentadas Resolues Comentadas ..................................................................200 Referncias Bibliogrficas Referncias bibliogrficas .................................................................298 Bibliografia Bibliografia..........................................................................................301 Referncias na internet

09

10

11

Distncia entre Dois Nmeros Complexos


A diferena dos vetores representantes dos complexos z e w, respectivamente nos d o vetor representante do complexo z w . O mdulo desse complexo nos dar a distncia entre os afixos de z e de w (vide a representao geomtrica da Figura 1.2.2).

d z,w

z w

Definio 1.2.3

OBS: Atentando-se desigualdade triangular no tringulo ao lado, temos:

z w

w
Fig. 1.2.2

Ou ainda, fazendo u z w , sendo z e u dois complexos quaisquer, vale:


z u z,u z u
Frmula 1.2.1

Argumento do Nmero Complexo


O ngulo que o vetor representante do nmero complexo faz com o eixo real chamado de argumento de um nmero complexo e denotado por arg(z). Sendo o arg(z) o menor ngulo positivo que nos d a abertura entre o vetor representante de z e a reta real, podemos definir o conjunto de argumentos de z como sendo: A(z) arg(z) 2.k. k O menor desses ngulos, isto , arg(z), dito argumento principal do complexo.

2.cos

.cis

Ou seja:

1 cis

2.cos
Frmula 1.3.1

.cis

O complexo z tem argumento igual metade de


2.cos 2 Fazendo o mesmo com w: w 1 cis

e mdulo igual a

1 cos 2.sen 2.sen 2

i.sen i.2.sen 2 .cos 2

. sen i.cos 2 2 2 Ao contrrio do caso anterior, a expresso dentro dos colchetes no exatamente c is . Vamos tentar fazer com que se torne algo do tipo.
2

Multiplicando em cima por i.i = 1, no alteramos o valor de w:


w 1 cis 2.sen 2.i.sen 2.i.sen 2 2 2 . sen . i.sen . cos 2 2 2
cis

i.cos cos i.sen


2

2 2 2

.( i.i)

2.i.sen

. cis

Ou seja:
w 1 cis 2.i.sen
Frmula 1.3.2

.cis

Autor: No necessrio que o aluno decore essas duas expresses mostradas acima, mas importante saber que possvel representar os complexos z e w de mdulo unitrio na forma trigonomtrica, pois isso ter um papel importante na resoluo de muitos dos exerccios que veremos ainda. A deduo, uma vez entendida, poder ser facilmente reproduzida pelo aluno ao ser requisitado que a mesma seja utilizada.

1.4 Representao Exponencial dos Complexos

Radiciao de Complexos Trata-se do processo de extrao de razes de complexos.

z r.cis w s.cis

r,s

zn

zn

r n .cis n. rn n. r
n

s.cis

s s 2.k. n 0 k n; k

zn

s.cis

s.cis

2.k. n

n; k

Formula 1.5.7

Autor: Restringimos que k esteja entre 0 e n, pois qualquer valor maior que esse de k corresponder a valores repetidos para z.

Demonstrao:

z1,z 2 ,z 3 formam um tringulo eqiltero

z 2 z1 e z 2 z 3 formam um ngulo de
z3 z 2 .cis 3 z1 z2

60

z1

z 2 . cis
cis

3
2 3 w

z 3 .cis

z1

z 2 .w

z 3 .w

Exemplo 2.2a (Putnam 67) Seja ABCDEF um hexgono inscrito em uma circunferncia de raio r. Mostre que se AB,CD,EF r , ento os pontos mdios de BC,DE,FA so os vrtices de um tringulo eqiltero.

Fig. I Soluo: Consideremos a origem do plano complexo no centro da circunferncia. Sabendo que os afixos B, D, F correspondem, respectivamente, s extremidades dos vetores rotacionados de 60 representantes dos afixos A, C, E, podemos escrever:

A.cis

; D

C.cis

; F

E.cis

z1.w z1.w

z2. 1 w
w

z3 0

z 2 .w

z3

Essa relao exatamente igual mostrada quando discutimos a condio para que o tringulo fosse eqiltero. OBS: Fica como exerccio ao leitor provar que se u, v e w formam um tringulo eqiltero, ento:

w u.v

u.w

v.w

Resultado 2.2.5

Autor: Ns apresentamos aqui vrias maneiras de testar se um tringulo formado por afixos complexos eqiltero (ou at mesmo testar se eles formam uma reta no plano complexo). Cabe ao leitor decidir se essas expresses so ou no prticas na hora da resoluo de problemas. Algumas pessoas preferem decorar tais expresses, enquanto outras preferem deduzilas novamente na hora da resoluo do problema. O importante a se tirar como concluso que testar se os afixos formam uma reta, ou um tringulo eqiltero no passa de um problema de geometria analtica (usando vetores!).

Elipse o lugar geomtrico dos pontos tais que a soma das distncias desses pontos a dois pontos fixos (os focos da elipse) constante e maior que a distncia entre os mesmos dois pontos fixos.

Com essa definio fica evidente que podemos representar o conjunto de elipses no plano complexo como sendo:

z F1

z F2

2a

Elipse de focos F1 e F2, e eixo maior 2a.


F1,F2 , a

Alguns casos particulares:


Fig. 2.3.4

Fig. 2.3.5

Fig. 2.3.6

Boa sugesto! Fazendo x


1 i
n 0 Cn . i 0 Cn 0 Cn 0

i na expresso do binmio:
1 2 Cn . i 2

C1 . i n
4 Cn

... Cn . i n i ... i. C1 n

C1 . i n
2 Cn

2 Cn .

3 Cn .

6 Cn

...

3 Cn

5 Cn

7 Cn

...

De onde segue dois novos resultados:


0 Cn 2 Cn 3 Cn 4 Cn 5 Cn 6 Cn 7 Cn
n

...

Re 1 i
n

(I) (II)

C1 n
n

... Im 1 i
n

Lembrando que: 1 i

2.cis

2 .cis

n 4
n

Podemos explicitar matematicamente as partes real e imaginria de 1 i :


Re 1 i Im 1 i
n

2 2

2 .cos

n 4 n 4

2 .sen

Voltando no resultado do binmio de Newton (em I e II):


0 Cn 2 Cn 3 Cn 4 Cn 5 Cn 6 Cn 7 Cn

... ...

2 2

2 .cos

n 4 n 4

C1 n

2 .sen

Resultado 3.1.5

Juntaremos esses dois novos resultados, respectivamente, com os dois resultados 3.1.3 e 3.1.4 (j mostrados).
0 Cn 2 Cn 4 Cn

...

2n

C1 n

3 Cn

5 Cn

...

2n

Somando os resultados correspondentes e dividindo por dois a soma, chegamos aos resultados finais:

0 Cn

4 Cn 5 Cn

8 Cn 9 Cn

C12 n C13 n

...

2n

n 2

2
n 2

.cos .sen

n 4 n 4

C1 n

... 2n

Resultado 3.1.6

Temos ento, no momento, ferramentas para calcular somatrios binomiais com repeties em ciclos de 2, e de 4.

Autor: A pergunta muito pertinente. Podemos dizer que um mtodo matemtico para a resoluo de questes eficiente quando conseguimos estender o seu conceito s mais diversas situaes, como o nosso caso agora.

Exemplo 3.2c (SBM) Prove que: sen Soluo: Vamos chamar: w


cis 2 7

2 7

sen

4 7

sen

8 7

7 2

Conhecemos a soma das razes stimas da unidade: 2 4 6 12 1 cis cis cis ... cis 7 7 7 7 Podemos ainda reescrever essa soma, lembrando que: 1 w w w ... w 6 0
1 w w2
A

w4

w3

w5
B

w6

O problema se resume a determinar A e B. Vamos calcular algumas coisas interessantes: (i) A B 1


(ii) A.B w4 w4 2 w6 w6 1 w 3 w7 w5 w2 w5 w w3 w7 w2 w4 w8 w3 w5 w6
0

w7

w9

w 10

Ou ainda, como B a soma de termos nos quadrantes III e IV do plano:


(i) A B (ii) A.B 2 1 A B 1 i. 7 2 1 i. 7 2

A soma pedida justamente a parte imaginria de A.


sen 2 7 sen 4 7 sen 8 7 7 2

Captulo 7 Resolues Comentadas


Exerccio 1.6 Vimos que as razes n-simas da unidade so: 2 n 1 2 4 6 1, cis , cis , cis , ..., cis n n n n Pegando 2 quaisquer nmeros dessa seqncia, temos que a razo entre eles sempre um mesmo nmero (Frmula 1.5.2)
q cis 2 n

Portanto as razes n-simas da unidade formam uma P.G. de razo q dada acima. Exerccio 1.7 Seja z

r.cis :
z5 z

r.cis
5 5

r.cis cis .r.cis r.cis 0 2.k.

r 5 .cis 5

r.cis

r .cis 5 r .cis 5 r5 5 r, r

ou

0 0,1,2,3,4,5

2.k. , k 6

0, cis

,i,cis

3 5 7 9 11 ,cis , cis ,cis ,cis 6 6 6 6 6

Exerccio 1.8 Sendo z de mdulo unitrio, z


zn 1 z
Usando a Frmula 1.3.1:
2n

cis :

cis n 1 cis 2n

zn
2n

cis n

cis n

1 cis 2n 2.cos n .cis n 1 z Exerccio 1.9 Lembremos as duas propriedades (Formulas 1.2.2 e 1.5.5):
z z.z z z
5

1 2.cos n

2.Re z
2

Da Lei de De Moivre:
z5 z5 z .cis 5.arg z
5 1.2.2

z .cis

arg5z

z .cos 5.arg z

Segue ento que o produtrio analisado um produto de nmeros reais, que real.

Exerccio 1.10
a1 a4 27 . 2 i. 3 3 1 i 27.cis 6

2 2 3 fcil notar que se os mdulos esto em PG e os argumentos esto em PA, ento os termos da seqncia so complexos em P.G pois: cis
an an .cis argan a1 . q
n 1

.cis arga1 q .cis r

n 1 .r
n 1

a1 .cis arga1 a1.qn


1

Da lei de formao da PG: a4


q

a1q
cis 2 3 6 cis 2 27

27cis

Da radiciao (Formula 1.5.7):


cis q 6 3 2k 3

Quadrado da esquerda:

AD

AB.i

D D

A A
(0,0)

i. 4 3i 4i 3

3,4

AD

BC

C B 0,0 C 4,3

3,4 C 1,7

Quadrado da direita: AD '

AB.

i D'

D' A A
(0,0)

i. 4 3i 4i 3

D'

3, 4

AD '

BC '

D' A 3, 4 C' 7, 1

C' B 0,0 C 4,3

AC . AD ..... A P n 2 cos n 2 2.cos 2 n 2 n i.sen 2 n n 2 1 c os 2 n cos 2 n 1 n n 2 2.sen2 n i.sen 2 n 1 n n .csc 2 4 n

AC . AD ..... A P

n csc 4 n

Exerccio 2.13 Note que o numerador de w real sempre (Frmula 1.2.2): z z 2 2.Re(z) 2 Basta ento que o radicando no denominador seja maior que zero para que w seja real. Ou seja, a condio para que w seja real : z 1 z 1 3 Seguindo a teoria vista na Seo 2.3 (figuras 2.3.4 e 2.3.5), o conjunto representa a parte exterior elipse de focos nos complexos 1 e -1 e comprimento do eixo maior igual a 3 (no plano complexo). Representao geomtrica:

Fig. Ex-2.13

Rumoaoita.com
O projeto Rumo Ao ITA foi criado com o intuito de auxiliar as pessoas interessadas em estudar na sua caminhada aprovao nos vestibulares mais difceis do pas, tendo como principal foco o ITA. Embora a internet seja hoje um dos caminhos mais fceis informao, muita gente ainda tenta tirar proveito dessa nossa facilidade de transmitir conhecimento eletronicamente,. Por isso, alguns alunos do ITA, do IME, e de outros lugares do Brasil, se juntaram para criar um portal eletrnico (totalmente gratuito) que disponibilizaria provas, simulados, dicas, entre outros bizus para aqueles interessados em ingressar no ITA, no IME, entre outras instituies de acesso considerado difcil. A idia foi concretizada quando Julio Sousa (aluno de Macap, Amap) decidiu se juntar ao grupo de alunos do ITA/IME interessados na criao do portal. Surgiu o endereo eletrnico http://www.rumoaoita.com (que tambm pode ser acessado via http://www.rumoaoita.com.br). Acessando o portal voc encontrar muitas provas antigas (muitas com resolues comentadas), diversos simulados (de cada matria), dicas de alunos que j passaram por esses vestibulares, fotos do ITA, vdeo-aulas, entre outras utilidades. O site foi criado e mantido sem fins lucrativos pelos seus colaboradores e patrocinadores (que contribuem com a hospedagem e materiais para o site). O site sem dvida um acessrio que no deve faltar para nenhum aluno interessado em estudar. No deixe de acessar! Queremos voc como colaborador ano que vem aqui conosco no ITA, e, claro, como colaborador do projeto Rumo Ao ITA .

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Vous aimerez peut-être aussi