Vous êtes sur la page 1sur 39

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL REI

NEAD CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU EM EDUCAO EMPREENDEDORA

A AO EMPREENDEDORA DO PROFESSOR NA MOTIVAO DO ALUNO

SO JOO DEL REI 31/03/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL REI


NEAD CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU EM EDUCAO EMPREENDEDORA

A AO EMPREENDEDORA DO PROFESSOR NA MOTIVAO DO ALUNO


Monografia apresentada UFSJ como exigncia do Curso de ps-graduao LATO SENSU em Educao Empreendedora para a obteno de ttulo de especialista.

ROSA MARIA CARBONARO ORIENTADOR: Profa Dra. Claudia Braga

SO JOO DEL REI 31/03/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL REI


NEAD CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU EM EDUCAO EMPREENDEDORA

A AO EMPREENDEDORA DO PROFESSOR NA MOTIVAO DO ALUNO


Monografia apresentada UFSJ como exigncia do Curso de ps-graduao LATO SENSU em Educao Empreendedora para a obteno de ttulo de especialista.

Nota: _________ Data: _____/_____/2010

BANCA EXAMINADORA: _____________________ Prof. ______________________ _____________________ Prof. Prof.

SO JOO DEL REI 31/03/2010

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido enfocando a motivao do aluno no processo ensinoaprendizagem, voltada para as atividades dirias de sala de aula. Para isso, a metodologia utilizada foi o levantamento bibliogrfico para esclarecer as principais dvidas a respeito do que motivao e quais so as consequncias da sua inexistncia. necessrio que se tenha claro que a motivao no ocorre sozinha. Ela necessita da unio de elementos externos e internos, ou seja, que todos os segmentos da comunidade escolar estejam trabalhando com um objetivo em comum: o resgate do interesse de nosso aluno em aprender. Com base neste estudo foi realizada uma pesquisa, atravs de um questionrio, direcionada aos professores do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pblica localizada na cidade de Barroso-MG. Com base nestes conhecimentos e resultados foram propostas alternativas para estimular a motivao do aluno como uma ao empreendedora que poder fazer acontecer uma aprendizagem viva e motivadora. Esta ao contribuir para uma Educao Empreendedora que venha aprimorar o conhecimento, direcionar a prtica educativa na sala de aula e promover uma melhoria no papel dos professores, que motivados estimularo os alunos.

Palavras-chave: motivao, sala de aula, professor, aluno.

SUMRIO INTRODUO ..........................................................................................................06 1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DO PROFESSOR E DO ALUNO NA ESCOLA ...................................................................................................................08 2. ATITUDES ............................................................................................................10 3. MOTIVAO ........................................................................................................11 3.1. O QUE MOTIVAO?.....................................................................................11 3.2. ABORDAGEM HUMANSTICA DA MOTIVAO ..............................................12 3.3. TIPOS DE MOTIVAO ....................................................................................14 3.3.1. MOTIVAO INTRSECA ...............................................................................14 3.3.2. MOTIVAO EXTRNSECA ...........................................................................14 3.4. A MOTIVAO DO ALUNO: UMA AO EMPREENDEDORA .......................15 4. O PROFESSOR E A MOTIVAO DO ALUNO ...................................................17 5. RESULTADOS E DISCUSSES ..........................................................................23 5.1. RESULTADOS DO QUESTIONRIO APLICADO AOS PROFESSORES ........23 CONSIDERAES FINAIS ......................................................................................33 REFERNCIAS .........................................................................................................35 ANEXO ......................................................................................................................37

INTRODUO

Este trabalho tem como temtica central a motivao do aluno no processo ensinoaprendizagem. A problemtica da pesquisa realizada consistiu em descobrir possibilidades para tornar motivador o ato de estudar. Atualmente, um dos problemas mais debatidos, questionveis, presente na maioria dos encontros entre professores, a falta de interesse ou de motivao do aluno em aprender. Ento, o que fazer para resolver uma situao, em que se busca resgatar a motivao e, principalmente, motivar nosso aluno para aprendizagem? A motivao tem tudo a ver com a Educao Empreendedora, quando se fala do sonho e da imaginao. As pessoas recebem influncias do ambiente, reagem s mesmas e tambm provocam mudanas em seu ambiente. Elas so capazes de perseguir objetivos e enfrentar dificuldades surgidas no caminho. A escola previsvel demais, burocrtica e pouco estimulante para professores e alunos. A escola precisa torna-se uma organizao significativa, inovadora e empreendedora. A aprendizagem deve partir de onde o aluno est, das suas preocupaes, necessidades, curiosidades e ser ligada com a vida, com o cotidiano. necessrio conhecer as variveis que influem no interesse com que os alunos enfrentam as tarefas escolares, e como as diferentes formas de atuao que os professores podem adotar contribuem, ou no, para a motivao ou desmotivao dos alunos. Parte-se do pressuposto de que a falta de motivao interfere negativamente no processo de ensino-aprendizagem, e entre as causas da falta de motivao, o planejamento e o desenvolvimento das aulas realizadas pelo professor so fatores determinantes. O professor deve fundamentar seu trabalho conforme as necessidades de seus alunos, considerando sempre o aluno como o centro da aprendizagem, propiciando a ele a capacidade de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser, para que, alm de motiv-lo para a aprendizagem, possa tambm, o professor, estar motivado a ensinar.

O professor precisa conhecer os agentes que podem exercer influncias sobre a motivao dos alunos. Existem fatores extrnsecos e intrnsecos, o primeiro diz respeito a relacionamento professor-aluno, vazio no percurso escolar do aluno, dinamismo, metodologia, isto , influentes que esto fora do objeto de estudo; j o segundo, que expe os motivos que esto dentro do objeto de estudo, pode ser assim enumerado: aplicabilidade, contedo, complexidade dos textos e discusso e principalmente o interesse do aluno. O professor que trabalha em sala de aula apenas um mediador e s poder orientar a aprendizagem se o aluno estiver predisposto ao aprendizado, caso contrrio, no ser possvel, mesmo que o professor tenha tcnicas motivacionais e as use em sala, preciso a cooperao do aluno. Assim, considerando a importncia de que a motivao tenha uma ateno especial dentro da sala de aula, pelo fato dela ser primordial para o desenvolvimento da prtica educativa, para efetuar a referida pesquisa, objetivou-se conhecer o modo como os professores percebem a motivao dos alunos durante suas aulas.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/significativa.htm - Aprendizagem significativa Manuel Moran a escola conectada

Jos

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1183017 - Motivao um fator fundamental para a aprendizagem http://raffaelbarbosa.blogspot.com/2010/03/e-motivacao-em-sala-de-aula.html

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DO PROFESSOR E DO ALUNO NA ESCOLA Uma definio formal para organizao dada por Robbins como unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contnua para atingir um objetivo comum (2007, p.2). As organizaes exercem uma funo considervel na vida do ser humano porque modelam o comportamento dos respectivos membros, podendo influenciar as necessidades e motivos dos indivduos em diferentes organizaes, ou em grupos na mesma organizao. As finalidades do comportamento organizacional correspondem explicao, previso e controle do comportamento humano. A explicao refere-se identificao das causas ou razes que impulsionaram determinados fatos e acontecimentos. A previso est direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcanados atravs de uma ao especfica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois h em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual integrante fundamental nas organizaes. O controle implica na contribuio mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho, contribuindo para a sua eficcia. A escola, como uma entidade organizada, deve favorecer a progresso das aprendizagens dos alunos.
A educao precisa olhar para o futuro e fazer escolhas atravs dessa janela escura e envidraada, com a responsabilidade de minimizar qualquer probabilidade de erros que possam interferir com o processo, ou levar a conseqncias inesperadas no desejveis. necessrio que se escolha, nessa imensido de possibilidades crescendo do presente, o que ir continuar a fazer sentido no mundo futuro em que essas crianas e esses jovens estaro vivendo e no se revelem enraizadas somente no presente de uma gerao que esta passando. (GUENTHER, 1997, p.30)

Nesta perspectiva, o momento atual caracteriza-se como desafiador. No se pode pensar em uma escola que discrimina e exclui, requerida uma escola que valoriza e respeita as diferenas, dos que tem uma motivao e dos desmotivados, oportunizando a aprendizagem a todos os alunos. necessria a busca de metodologias para a motivao de todo o grupo, o que faz a educao tanto quanto educador e educando. A escola tem o papel de preparar os alunos, enquanto sujeitos coletivos e singulares, dispostos a percorrer os caminhos em sua vida social educacional, profissional e familiar. http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_16800/artigo_sobre_motiva %C3%87%C3%83o_dos_alunos_em_sala_de_aula Saber motivar para a aprendizagem escolar pressupe saber como os alunos aprendem. O interesse dos alunos em aprender depende em grande medida das decises que o professor toma com respeito organizao do ensino e organizao comportamental do aluno. Devemos considerar que cada ser humano diferente do outro e que cada aluno, ao chegar escola, no chega vazio, mas com muita riqueza pronta para ser explorada pelo professor. Assim, o professor pode promover uma interao de qualidade com os alunos baseada em diferentes contextos, tanto os da aprendizagem, mais prximos, como os mais distantes, desde o espao fsico at a famlia. O professor deve empreender na aprendizagem do aluno. O que ajuda a compreender a motivao dos alunos observar seu comportamento. Uns ficam contentes com suas conquistas; outros, quando so chamados a ir ao quadro abaixam a cabea, outros pedem ao colega para perguntar professora, ao invs de perguntarem eles mesmos; outros gostam de fazer trabalho em grupo. Assim, podemos observar que nossos alunos agem a partir de diferentes comportamentos e tendo em vista diferentes metas. Para alguns, o mais importante aprender algo que faa sentido: descobrir, por trs das palavras que se constroem, encontrando explicao para um problema relativo a um tema que se deseja compreender. Outro caso o de preservar sua imagem diante de si mesmo e dos demais. H ainda o caso dos que s visam conseguir aprovao ou determinada

10

nota, aprendizagem que no tem valor em si mesma. E, finalmente, h os(as) alunos(as) que agem movidos especialmente a conseguir ateno e aceitao. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070403103158AAFUdZd Sob essa perspectiva, Assis (1987) nos diz que "a tarefa dos educadores no a de ensinar s crianas alguns conceitos fundamentais, mas, sim, a de coloc-las em circunstncias favorveis que lhes permitam descobrir aquilo que elas devem saber" (p. 22). Assim realizar tarefas para aumentar a prpria competncia e com interesse no descobrimento, compreenso e domnio, dos conhecimentos e habilidades cuja aprendizagem est em jogo, define o tipo de motivao ligada tarefa. 2. ATIDUDES As atitudes so afirmaes avaliadoras favorveis ou desfavorveis em relao a objetos, pessoas ou eventos (GUIMARES, ANDRADE, 2009, p.12). No se pode confundir atitude com comportamento. A atitude um potencial para reagir de determinado modo a um objeto. Se algum est contra a mendicidade por exemplo, o seu comportamento ser o de no dar esmola quando solicitado, mas poder trabalhar em medidas que visem minorar a mendicidade. atravs do comportamento manifestado pelo indivduo que poderemos inferir das atitudes, pois estas no so objetivamente observveis. Manifestam-se atravs de expresses verbais ou no verbais (palavras, gestos por exemplo), de opinies, de comportamentos etc. Assim se conhecemos as atitudes das pessoas, podemos prever, de certo modo, alguns aspetos do seu comportamento, o que facilita a comunicao na sala de aula por exemplo. Como as atitudes no nascem conosco, mas so adquiridas no processo de integrao do indivduo na sociedade, isto , so aprendidas no meio social, compreendemos agora o papel fundamental como da espao Escola, social clarindasousa.no.sapo.pt/documentos/Psicologia/atitudes.pdf

privilegiado e tambm a importncia da nossa funo de educadores. Assim no desenvolvimento das atitudes, a educao formal que ocorre na Instituio Escolar

11

uma fonte importantssima, para alm dos pais, do grupo (sobretudo at adolescncia) e dos meios de comunicao social. Fazendo parte de uma cultura, comunidade e famlia, o indivduo adquire, sem, geralmente, ter conscincia, as atitudes predominantes, aceitando-as como as melhores. A imitao, a identificao, o reforo e a gratificao dos pais, grupo e professores so determinantes na formao das atitudes. Cada dia mais importante o papel do professor como orientador do processo de aprendizagem dos alunos. O professor transmite alguns valores e atitudes: sua maneira de ser, de raciocinar, sua forma de apresentar os problemas, seus critrios para solucionar os conflitos que se apresentam, sua maneira de viver... importante a conscientizao na formao das atitudes dos alunos no processo ensino-aprendizagem, pois a que ocorre, para alm da aquisio dos conhecimentos, o processo de imitao e que o reforo proporcionado. www.prof2000.pt/users/aeriene/ati.htm

3. MOTIVAO

3.1. O QUE MOTIVAO? Em todos os campos da vida nos quais implicam o processo educativo, est presente o processo de motivao. Sendo este uma das principais preocupaes das instituies de ensino: um motivo para os alunos quererem aprender.
Atribumos a motivao tanto a facilidade quanto a dificuldade de aprender. Atribumos as condies motivadoras o sucesso ou o processo dos professores ao tentar ensinar algo a seus alunos. E, apesar de dificilmente detectarmos o motivo que subjaz a algum tipo de comportamento, sabemos que sempre h algum. (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 1996, p. 106)

Assim, a motivao envolve uma dinmica cuja origem e processamento se fazem dentro da prpria vida psquica.

12

unipe.br/.../motivacao-no-trabalho-a-percepcao-dos-colaboradores-internos-do-laboratoriomarluce-vasconcelos.pdf Nesse sentido, Robbins (2007) define motivao como processo responsvel pela intensidade, direo e persistncia dos esforos de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Ela constitui-se, portanto, num fenmeno psicolgico e cognitivo, com um conjunto de fatores dinmicos existentes na personalidade, que determinam a conduta de cada um. Dessa forma, correto afirmar que a motivao est diretamente ligada aos nossos valores, porque os indivduos motivados se mantm na realizao da tarefa at que seus objetivos sejam atingidos (idem). Na escola, a motivao consiste em oferecer estmulos e incentivos apropriados para tornar a aprendizagem mais eficaz. Segundo Perrenoud (2000), em seu livro Dez Novas Competncias para Ensinar, primeiramente, deve-se criar o desejo de aprender e, para isso, o aluno necessita de uma motivao para que se sinta atrado escola. O professor deve propiciar ao aluno oportunidades para que esse seja induzido a um esforo intencional, visando resultados esperados e compreendidos. No h aprendizagem sem motivao. Um aluno est motivado quando sente necessidade de aprender o que est sendo proposto. Por meio dessa necessidade, o aluno se dedica s tarefas inerentes at se sentir satisfeito. O indivduo que possui a motivao interna de viver, em ambiente escolar busca nas suas necessidades um motivo para exercer as funes que lhes so atribudas de forma eficiente e eficaz. Cabe ao professor, respectivamente, propor-lhes atividades mais enriquecedoras, visando introduzir maior dose de motivao na escola, uma vez que uma de suas funes consiste em ampliar a responsabilidade, os objetivos e o desafio das atividades do aluno.

3.2. ABORDAGEM HUMANSTICA DA MOTIVAO

Todos os seres humanos so vistos como seres que buscam a auto-realizao. Esse impulso constante auto-realizao cria a energia motivadora para o comportamento. Centrada no sujeito, a motivao humana est relacionada aos

13

desejos, carncias e anseios, no deixando tambm de contemplar questes que se relacionam. Nesse sentido,
Rogers acha que todos os seres humanos tm uma propenso natural para aprender. O papel do professor facilitar tal aprendizado. Isto inclui: (1) proporcionar um clima positivo para o aprendizado; (2) esclarecer os propsitos do aprendiz(es); (3) organizar e tornar disponveis os recursos de aprendizado; (4) balancear os componentes intelectual e emocional do aprendizado; (5) compartilhar sentimentos e pensamentos com os aprendizes, mas no dominando; O aprendizado facilitado quando: (1) o aluno participa completamente do processo de aprendizado e tem controle sobre sua natureza e direo; (2) primariamente baseado na confrontao direta com problemas prticos, sociais, pessoais ou de pesquisa; (3) auto-avaliao o principal mtodo de avaliar o progresso ou o sucesso. (FERREIRA, RAPOSO, ano, pgina ).

http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/renato material/abordagens.htm Assim, o processo educativo deve centrar-se no desenvolvimento da pessoa; os contedos disciplinares e os resultados de aprendizagem no podem confundir-se com as finalidades da educao; o papel do professor no consiste na transmisso de conhecimentos, mas, sim, na orientao do crescimento pessoal num clima de liberdade e autenticidade. Dessa forma, o professor assume-se como um facilitador das relaes interpessoais e a aprendizagem verdadeira e duradoura a que o aluno faz por si prprio, com autonomia e um elevado nvel de independncia; o ambiente deve ser to livre quanto possvel e ausente de controles exteriores que condicionam e oprimem a mente humana. Enfim, a tarefa do professor no a transferncia do conhecimento para a mente do aluno, mas sim a criao de um ambiente emptico, onde haja comunicao livre e onde todos possam se expressar com autenticidade, sem medos e sem presses. www.eses.pt/usr/ramiro/Rogers.htm Para Rogers a aprendizagem uma "insacivel curiosidade" inerente ao ser humano e a sua essncia o significado (ROGERS, 1986, p.28), o que demonstra que o foco est no processo e no no contedo da aprendizagem. O professor deve ter em conta que os alunos aprendem aquilo que para eles significativo. Por essa razo, a

14

passividade muitas vezes vivida na sala de aula, produto e produtora de desinteresse, um dos maiores inimigos de uma aprendizagem eficaz. Na abordagem humanista de Rogers (1986) preciso que o aluno abandone a passividade e adquira um papel ativo, de interveno no seu prprio processo de aprendizagem, o que significa que a aprendizagem deixa de estar centrada no professor, para passar a estar centrada no aluno. Neste sentido, aprender traduz-se num processo de construo, no qual o aluno tem um papel decisivo na construo do seu conhecimento e onde o professor ser o orientador, ou melhor, o facilitador desse processo. http://www.encontroacp.psc.br/aprendizagem.htm Ensinar requer, assim, um nvel de maturidade e segurana por parte do professor, que lhe permita, por um lado, diminuir a assimetria do seu poder enquanto docente, partilhando a responsabilidade do processo de aprendizagem e, por outro, acreditar na capacidade de aprender e pensar por si prprio do aluno (ROGERS, 1986).

3.3. TIPOS DE MOTIVAO

O sucesso no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos est totalmente relacionado motivao para aprender. O aluno motivado busca novos conhecimentos e oportunidades, mostrando-se envolvido com o processo de conhecimento, participando continuamente das tarefas com entusiasmo e disposio para novos desafios. Mas ser que essa a realidade das nossas salas de aula? Os alunos esto realmente motivados a participarem das atividades escolares de forma constante, com entusiasmo e dispostos a desafios? Existem duas orientaes motivacionais: a intrnseca e a extrnseca.

15

3.3.1. MOTIVAO INTRNSECA

A motivao intrnseca uma disposio natural e espontnea, que impulsiona o aluno a buscar novidades e desafios. Guimares ressalta que a motivao intrnseca refere-se escolha e realizao de determinada atividade por sua prpria causa, por esta ser interessante, atraente ou, de alguma forma, geradora de satisfao (2004, p.37). www2.uel.br/pessoal/berbel/conversas/ARTIGOS/2005ARA.doc Se a motivao a escolha e realizao de determinada atividade por esta ser interessante, atrativa ou que gere satisfao, tal empenho considerado espontneo fazendo com que a participao na tarefa seja a principal recompensa. A motivao intrnseca compreendida como sendo uma tendncia inata e natural dos seres humanos, envolve interesse individual e exerccio de sua capacidade. Envolver-se numa atividade por razes intrnsecas gera maior satisfao e h indicadores de que esta facilita a aprendizagem.

3.3.2. MOTIVAO EXTRNSECA

A motivao extrnseca pode ser definida como


a motivao para trabalhar em resposta a algo externo tarefa ou atividade, como para obteno de recompensas materiais ou sociais, de reconhecimento, objetivando atender aos comandos ou presses de outras pessoas ou para demonstrar competncias e habilidades (GUIMARES, 2004, p.46).

16

Nesse sentido, as experincias de aprendizagem propiciadas pela escola podem ser consideradas como sendo extrinsecamente motivadas, levando alguns alunos que evadem ou concluem seus cursos a se sentirem aliviados por estarem livres da manipulao dos professores e livros. A educao, ao contrrio deveria priorizar a motivao intrnseca levando o individuo a colocar-se criticamente em relao aos fatos que o cercam sem ser manipulado. Cabe ao processo educativo otimizar a motivao intrnseca, levando os alunos a valorizar o aprender como um objetivo pessoal. Todo aluno deve orientar-se para a meta de realizao denominada aprender, ou seja, desenvolver a motivao para o domnio do contedo e crescimento intelectual e no apenas para passar de ano. Os esforos educacionais devem seguir a trilha em direo motivao intrnseca, um estado em que o aluno chega a envolver-se nas atividades escolares como um fim em si mesmo, independente de motivadores extrnsecos. Isto , exige-se que todos na escola professores, a direo e a equipe de apoio pedaggico atuem de uma nica forma, na mesma direo e num ambiente de cooperao e interaes positivas.

3.4. A MOTIVAO DO ALUNO: UMA AO EMPREENDEDORA Partindo do pressuposto que todos ns nascemos com as caractersticas bsicas do empreendedorismo, Dolabela (2003) afirma que nossa educao acaba reprimindo o livre desabrochar e desenvolvimento destas caractersticas. Para ele lidar com crianas lidar com autnticos empreendedores ainda no contaminados pelos valores antiempreendedores da educao, nas relaes sociais, no figurino cultural conservador a que somos submetidos (Dolabela, 2003, p. 62.) Para Dolabela (2003), a educao tradicional coloca limites e exclui, enquanto a Pedagogia Empreendedora liberta, pois esta no priva o aluno do conhecimento e de desenvolver seus sonhos. Esse autor parte do pressuposto de que o

17

empreendedor precisa primeiro sonhar para em seguida realizar. Na educao, a essncia do empreendedorismo est na emoo do aluno, na energia que o leva a transformar-se e transformar sua vida. Ao implantar a Educao Empreendedora, a escola tambm estar empreendendo e exercitando os quatro pilares da Educao, segundo a Unesco:
Aprender a Ser No seu prprio repensar sobre si mesma, na sua misso e nas suas crenas no momento de avaliar o que importante para seus alunos e o que prioritrio no papel de educar da escola. Aprender a Conviver Abrir-se para uma nova forma de relacionamento e uma nova postura frente a jovens instigados pelo desafio e preparados para lidar com o ser humano, para liderar pessoas e para trabalhar em equipe. Aprender a Fazer o ser capaz de se reinventar, de mudar os prprios paradigmas de atuao. Abrir mo de seguir modelos prontos e estar disposta a trabalhar com parceiros que detm um outro tipo de know how. Aprender a Aprender se abrir para algo que ainda no sabe como fazer, estando disposta a aprender fazendo, a se permitir errar e a aprender com as experincias, equilibrando a sua capacidade de ousar e criar com a sua responsabilidade frente a um padro de qualidade esperado (LETTIERI, 2010).

Ainda nesse tpico, por ltimo muito, muito importante ressaltar que o desafio de ensinar a empreender pode e deve ser visto como algo srio, porm simples. Como algo novo, porm com razes filosficas. Ressaltar que ensinar a empreender no est relacionado a coisas complexas como fluxo de caixa, oramentos, tcnicas de gesto ou planejamento estratgico. Pelo contrrio, ensinar a empreender est associado a prticas j bastante conhecidas dos educadores e que exigem apenas atitude: www.sommaonline.com.br/blog/direcional-escola
estimular o desejo de sonhar e de construir um projeto de vida; ensinar o aluno a se comprometer com seus resultados, com a sua vida e com o seu papel social; determinar limites e estabelecer regras para que o jovem aprenda a lidar com frustraes e a conviver com suas angstias;

18

permitir que o jovem aprenda com os erros e, principalmente, que ele aprenda a se permitir errar; estimular o gosto pelos desafios, aprendendo a calcular os riscos; ajudar o jovem a se conhecer, reconhecendo suas foras e aprendendo a lidar com suas fraquezas; estimular a criatividade e o gosto pela inovao; ajudar o jovem a fazer uma leitura crtica do mundo, propondo aes prticas e concretas para alterar a realidade; trabalhar na construo de uma juventude com idias, ideais e ideologias (LETTIERI,2010).

Aqui ela no copiou, mas citou de forma errada. Ou seja, ensinar a empreender , acima de tudo, uma questo de atitude.

4. O PROFESSOR E A MOTIVAO DO ALUNO

Sobre o papel do professor nesse processo, vejamos o que nos diz Guenther (1997).
A pessoa mais facilmente identificvel dentro do processo educacional, como responsvel direta pelo que acontece ao aluno, no nvel de pessoas certamente, o professor. Muitas das decises concernentes educao dentro do sistema, e mesmo de uma instituio em particular, fogem frequentemente influncia a ao controle do processo condicionada pelo que acontece no momento de encontro da sala de aula. A maioria das pessoas envolvidas em educao parece concordar que o preparo adequado do professor, incluindo conscientizao sobre o processo, objetivos e funes da educao, bem como o seu prprio papel no desenrolar do processo educacional, dentro da sociedade maior, j um bom passo na realizao efetiva do trabalho da educao. (p. 251)

Uma das grandes perguntas da educao tem a ver, de uma forma ou de outra, com o processo ensinar-aprender: de que maneiras pode-se levar a pessoa a adquirir alguma percepo nova, como e em que condies, de que forma pode-se facilitar, direcionar, informar o comportamento, tomada de decises e aes, nas situaes da vida diria e futura. Dessa forma, a escola coloca o professor em uma situao difcil ao colocar a competncia de desenvolver o desejo de saber e a deciso de aprender como centro de seu ofcio. Perrenoud (2000) nos mostra que:

19

Na realidade, o desejo de saber e deciso de aprender pareceram, por muito tempo, fatores fora de alcance da ao pedaggica: se estivessem presentes, pareceria possvel ensinar; se faltassem, nenhuma aprendizagem pareceria conveniente. Nenhum professor est totalmente livre da esperana de trabalhar apenas com alunos motivados. Cada professor espera alunos que se envolvam no trabalho, manifestem o desejo de saber e a vontade de aprender. A motivao ainda tida, com demasiada freqncia, como uma preliminar, cuja fora no depende do professor (p.67).

Se a escola quisesse criar e manter o desejo de saber e a deciso de aprender, deveria diminuir seus programas, de forma a integrar em um captulo tudo o que permita aos alunos dar-lhe sentido e ter vontade de se apropriar desse conhecimento. Os programas so concebidos para alunos cujo interesse, desejo de saber e vontade de aprender so, supostamente, adquiridos e estveis. Quando estes pr-requisitos faltam a certos alunos, os professores apostam na motivao extrnseca (sano, nota ruim, perda de estima, etc.). O professor deve aproveitar a liberdade que tem em programar as aulas e partir da realidade na qual se encontram os alunos, no para se acomodar a ela, mas para transform-la e faz-los crescer. Os planejamentos e programaes devem constituir uma referncia, mas no podem ser rgidos, deve-se adapt-los realidade motivacional dos alunos sem a necessidade de rebaixar os nveis de exigncia. Ter mais tempo uma das condies necessrias para poder envolver mais os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho. No necessrio que o trabalho parea um peso; pode-se aprender rindo, brincando, tendo prazer. Ensinar , portanto, reforar a deciso de aprender, sem agir como se esta deciso estivesse tomada de uma vez por todas e no encerrar o aluno em uma concepo do ser sensato e responsvel, que no convm nem mesmo maior parte dos adultos. Ensinar tambm estimular o desejo de saber. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seus trabalhos vai deste "suscitar o desejo de aprender", at o favorecimento da definio de um "projeto pessoal do aluno", passando necessariamente, por aquilo que Perrenoud (2000) chama de "conselho de alunos" atravs do que eles participam da definio de "diversos tipos de regras e contratos" e da escolha de, pelo menos, alguns componentes das atividades escolares.

20

Os processos de ensino-aprendizagem so satisfatrios quando se estabelece uma conexo, uma sintonia entre o professor e os alunos, uma cumplicidade. s vezes se diz que o mais motivador para um aluno ter um bom professor. Tambm se diz que um bom professor aquele que sabe motivar seus alunos. Se um professor no est motivado, se no exerce de forma satisfatria sua profisso, muito difcil que seja capaz de comunicar a seus alunos entusiasmo, interesse pelas tarefas escolares; definitivamente, muito difcil que seja capaz de motiv-los. Conhecer a fundo a matria que se est ensinando e vibrar com ela indispensvel para comunicar aos alunos a motivao que se costuma considerar mais valiosa do ponto de vista pedaggico: a motivao intrnseca. Nesse sentido, necessria uma formao permanente, j que importante que os professores falem dos temas da atualidade, os quais interessam a nossos alunos. Alm da comunicao explcita, daquilo que o professor diz e explica, ele comunica muitas outras coisas: maneira de raciocinar, estilo cognitivo, personalidade, atitudes, valores. Essa uma caracterstica que faz com que a vocao de professor seja a uma s vez difcil e apaixonante. O desejo de saber e a deciso de aprender pareceram, por muito tempo, fatores fora do alcance da ao pedaggica. Cada professor espera que seus alunos se envolvam no trabalho, manifestem o desejo de saber e a vontade de aprender. A motivao tida como uma preliminar, cuja fora no depende do professor. A responsabilidade pelo desejo e pela vontade de aprender pouco a pouco se inscreveu no ofcio do professor, muitas vezes por no ter outra alternativa do que por vontade de despertar vocaes. A voga do "projeto pessoal do aluno" no deve iludir: os professores sabem bem que muitos alunos quase no tm projeto e que difcil propor-lhes um. Como envolver mais os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho? A competncia requerida de ordem didtica, epistemolgica e relacional. Para Perrenoud (2000), podem-se isolar diversos componentes, que so outras tantas competncias especficas:

21

Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relao com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criana a capacidade de auto-avaliao. Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e contratos. Oferecer atividades opcionais de formao, la carte. Favorecer a definio de um projeto pessoal do aluno (p.69).

Na realidade, no existe receita pronta que melhore a motivao de nossos alunos, o professor, atravs da prtica e experincia, possui a capacidade de tentar melhorar a motivao de sua turma, sem esquecer da rotina e dos contedos ao qual nos prendemos e acabamos esquecendo de trabalhar com maior motivao em sala de aula. Certas pessoas tm prazer em aprender por aprender, gostam de dominar dificuldades no lhes importa o resultado, mas o processo. Com estes alunos, basta o professor propor problemas e desafios intelectuais sem insistir nos aspectos utilitrios. A maioria das pessoas interessa-se, em alguns momentos, pelo jogo da aprendizagem, se lhes oferecerem situaes abertas, estimulantes, interessantes. Aprender exige tempo, esforo, emoes dolorosas, angstia do fracasso, frustrao por no conseguir aprender, sentimentos de chegar aos limites, medo do julgamento de terceiros. Para consentir em tal investimento e, portanto, tomar a deciso de aprender e conserv-la, preciso uma boa razo. O prazer de aprender uma delas, o desejo de saber outra. As estratgias dos professores podem desenvolver-se em um duplo registro:

Criar, intensificar e diversificar o desejo de aprender; Favorecer ou reforar a deciso de aprender (PERRENOUD, 2000, p.70).

Para o professor, ensinar ser empreender no saber do aluno, sonhar com a aprendizagem do aluno. A proposta de Pedagogia Empreendedora, desenvolvida por Dolabela (2003), parte do princpio de que o empreendedor aquele capaz de gerar novos conhecimentos por meio de saberes sintetizados nos pilares da educao: aprender a saber, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (DOLABELA, 2003, p. 26). Esse autor conceitua, ainda, que: [...] empreendedor, em qualquer rea, algum que sonha e busca transformar seu sonho em realidade (p.28). Assim lana a idia do sonho estruturante, aquele que se sonha acordado,

22

capaz de conduzir autorealizao. O sonho assume carter estruturante quando contm energia suficiente para impulsionar o ser humano a buscar realiz-lo, dando significado sua vida. Aqui o sonho entendido como um atributo da natureza humana, que passa a assumir um carter estruturante quando contm energia para impulsionar o indivduo a realiz-lo (Idem, 2003, p. 39). Dessa forma, altera-se tambm a importncia do papel do professor, o qual deve, por meio de sua ao, ampliar as referncias e fontes de aprendizado e redefinir o prprio conceito de saber (Idem, 2003, p. 103). Assim, a ao empreendedora do professor, na motivao do aluno, deve compreender os seguintes aspectos em seu trabalho: Estabelecer metas individuais. Isso permite que os alunos desenvolvam seu prprio critrio de sucesso; Emoes positivas melhoram a motivao. Tomar alguma coisa engraada ou emocionante durante a aula; Demonstrar por meio de suas aes que o aprendizado pode ser agradvel; Despertar no aluno o desejo de aprender; Dar ateno. Mostrar ao aluno que voc se importa com o progresso dele; Negociar regras para o desenvolvimento do trabalho; Mostrar como o contedo pode ser aplicado na vida real; Explicar sempre os objetivos da atividade; Em vez de recriminar respostas ou atitudes erradas, reconhea o trabalho bem-feito; Sempre que possvel oferecer opes de atividades; Ser flexvel ao ensinar; Use recursos visuais em suas aulas.

23

5. RESULTADOS E DISCUSSES

Este tpico traz comentrios sobre a Pesquisa de Campo feita atravs de um questionrio, direcionado aos professores do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pblica de Barroso-MG, sendo o foco principal analisar a concepo dos professores sobre a motivao dos alunos em sala de aula. Atravs dessa pesquisa, so identificados fatos de como os professores percebem a motivao do aluno em suas aulas e fatores que contribuem para que ela seja promovida. 5.1. RESULTADO DO QUESTIONRIO APLICADO AOS PROFESSORES
7

7 6 5 4 3 2 1 0 Sexo masculino 3

Nmero de professores

Sexo feminino

Grfico 1: Sexo dos professores. Fonte: Pesquisa de campo. Quanto ao sexo, 7 dos professores so do sexo feminino e 3, do sexo masculino.

24

4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 2

Nmero de professores

18 a 25 anos

26 a 35 anos

Acima de 36 anos

Grfico 2: Faixa etria Fonte: Pesquisa de campo. Quanto faixa etria, 2 professores dizem ter entre 18 a 25 anos de idade, 4 responderam ter entre 26 a 35 anos e 4 disseram ter acima de 36 anos de idade.

8 7 6 5 4 3 2 1 0

Nmero de professores

De 1 a 3 anos.

Acima de 3 anos.

Grfico 3: Tempo que ministra aulas no ensino fundamental. Fonte: Pesquisa de Campo

25

Perguntado aos professores h quanto tempo eles ministram aulas no ensino fundamental, 2 responderam que ministram de 1 a 3 anos e a maioria, h mais de 3 anos.

5 4 3 2 1 0 Graduao completa. Psgraduao.


Nm ero de professores

Grfico 4: Formao do professor Fonte: Pesquisa de campo Impossvel falar em qualidade de ensino, sem falar da formao do professor, questes que esto intimamente ligadas. A formao terica e prtica do professor, poder contribuir para melhorar a qualidade do ensino. H algumas dcadas, acreditava-se que, quando terminada a graduao, o profissional estaria apto para atuar na sua rea o resto da vida. Hoje a realidade diferente, principalmente para o profissional docente. Este deve estar consciente de que sua formao permanente, e integrada no seu dia-a-dia nas escolas. O professor no deve se abster de estudar. Seu prazer pelo estudo e a leitura deve ser evidente, seno no ir conseguir passar esse gosto para seus alunos Diante das afirmativas expostas, que dizem respeito formao do profissional da educao, a pesquisa buscou saber qual o grau de qualificao desses profissionais na escola escolhida para a anlise: 5 professores tem formao superior completo e 5 possuem curso de Ps-graduao.

26

10 8 6 4 2 0

10 7

Nm ero de professores

Dom ina o contedo e a m etodologia.

Procura Ensina coisas e aperfeioar o no sabe para contedo e a que servem na m etodologia. vida real.

Grfico 5: Em relao (s) disciplina(s) que ensina. Fonte: Pesquisa da campo. Temos que 7 dos professores se interessam e procuram, no dia a dia, aperfeioar o domnio do contedo e da metodologia, os 10 professores consideram que dominam o contedo e a metodologia e 3 ensinam coisas que esto no livro, mas no se interessam e no sabem ao certo para que servem na vida real. O professor saber administrar, hoje, sua prpria formao contnua uma necessidade porque ela condiciona a atualizao e o desenvolvimento de todas as outras. Conhecer a fundo a matria que ensinamos e vibrar com ela indispensvel para comunicar aos alunos a motivao que se costuma considerar mais valiosa do ponto de vista pedaggico: a motivao intrnseca.

27

8 7 6 5 4 3 2 1 0

5 3
Nm ero de professores O nom e. Nvel socioeconm ico Preocupam em e cultural. conhecer os interesses, sonhos e preocupaes.

Grfico 6: O que voc sabe sobre os seus alunos ? Fonte: Pesquisa de campo. Sobre seus alunos, 5 professores conhecem suas caractersticas gerais, como o nvel scio-econmico e cultural das famlias, 5 conhecem somente o nome dos alunos e 3 se preocupam em conhecer os interesses, sonhos e preocupaes deles.
8 8 6 5 4 3 3

8 7 6 5 4 3 2 1 0
E s t i mu l a o s a l un os .

Nmero de professores.
Se mpr e a j u da . D i f i c u l da d e e m c r i a r a mbi e nt e d e s c on t r a d o . M o s t r a qu e o e r r o f a z pa r t e da a p r e n d i z a g e m. N o ac ei ta de c i s e s d a c l as s e. E s c u t a os al unos . E s t s e mp r e c om a pal a v r a.

Grfico 7: Em relao s suas atitudes durante as aulas. Fonte: Pesquisa de campo.

28

Em relao s atitudes durante as aulas os professores assinalaram: procuro estimular os alunos a questionar as minhas idias (5 professores), estou sempre disposto(a) a ajudar (8 professores), tenho dificuldades em criar um ambiente descontrado (3 professores), fao com que os alunos compreendam que errar faz parte da aprendizagem(4 professores), no costumo aceitar decises da classe (3 professores), antes de dar a minha opinio, escuto as dos alunos (8 professores), na maior parte do tempo, a palavra est comigo e raramente fao perguntas, desafio os alunos com problemas ou os estimulo a agir (6). Para um aluno se motivar a aprender algo preciso que o professor arranje o ambiente de tal forma que desperte o desejo, a necessidade do aluno para atingir um objetivo traado, de preferncia em conjunto. O grande desafio do educador encontrar quais so as situaes reforadoras para seus alunos e livrar-se das situaes aversivas. Ele deve esquematizar o processo, criando condies de o aluno perceber que o maior reforador para seus comportamentos de estudante a prpria aprendizagem.

6 5 4 3 2 1 0 3

6 4

Pensa "Quanta Interessa pela Avalia os resultados perda de tempo". atividade do colega e pensa em aplicla.

Nmero de professores

Grfico 8: Sobre a experincia de um colega com a roda da conversa. Fonte: Pesquisa de campo. Os professores devem trocar experincias entre si para enriquecer o trabalho do diaa-dia. 4 dos professores avaliam os resultados da atividade com a roda da conversa e pensam em aplic-la em suas aulas, 6 interessam-se pela atividade e

29

pergunta sobre o seu procedimento. 3 consideram que o professor est perdendo tempo e no ir vencer o contedo no final do ano letivo. Quanto mais o professor planejar suas aulas com a preocupao de oportunizar o aprendizado atravs de uma aula rica e variada maior ser o interesse de seus alunos, pois uma aula aonde o centro das atenes o professor, menor interesse o aluno demonstra. Podemos perceber que uma aula aonde o aluno participa das atividades e junto com o professor decide a realizao das tarefas mais interessante e prazerosa se tornar. Para um aluno se motivar a aprender algo preciso que o professor arranje o ambiente de tal forma que desperte o desejo, a necessidade do aluno para atingir um objetivo traado, de preferncia em conjunto.
10 7 4
Nmero de professores.

10 8 6 4 2 0

Explica o assunto de form a clara.

Faz perguntas sondando o assunto.

Relaciona o assunto com a vida cotidiana.

Grfico 9: Procedimento para comear a trabalhar um novo contedo. Fonte: Pesquisa de campo. Todos os professores julgam que explicam o assunto de forma mais clara possvel, 7 professores, alm de explicar, fazem perguntas sondando sobre o assunto e 4 professores procuram relacionar o assunto com a vida cotidiana e com os interesses da turma.

30

10 8 6 4 2 0

10

4 2
Nmero de professores

Exposies orais e ditados.

Trabalhos em grupo.

Projetos.

Grfico 10: Tipo de estratgia que voc usa mais frequentemente em sala de aula. Fonte: Pesquisa de campo. Todos os professores utilizam de exposies orais, cpias e ditados em suas aulas. O trabalho em grupo desenvolvido por 4 professores e somente 2 utilizam de projetos que encorajam os alunos a resolver problemas reais, a fazer algo que seja interessante para eles, utilizando os conhecimentos adquiridos. importante que os professores dediquem um tempo a ensinar seus alunos a aprender. Estratgias de aprendizagem, de tcnicas e procedimentos que objetivem facilitar a aprendizagem dos alunos, torn-los autnomos diante da aprendizagem, refletir sobre seus prprios processos de aprendizagem. O aluno, a partir do momento em que consegue resolver alguma necessidade, se sente mais motivado; conforme vai vencendo as barreiras melhor fica seu desempenho. Estratgias que podem colaborar para que o aluno considere uma tarefa til. Prope-se trabalhar em grupo, os alunos colaboram e compartilham xitos e fracassos.

31

10 8 6 4 2 0

10

6 3

Quadro negro e Vdeos, giz. laboratrio, computador, excurses.

Livros dicionrios, jornais e revistas.

Nmero de professores.

Grfico 11: Recursos que esto disposio dos alunos e que so utilizados regularmente. Fonte: Pesquisa de campo. Os 10 professores utilizam regularmente o quadro negro e giz em suas aulas, dependendo do contedo 3 professores utilizam vdeos, laboratrio de cincias, computador, oportunidades de participar de excurses, visitas a museus etc, e 6, utilizam de livros, dicionrios, jornais e revistas. O professor deve criar ambientes facilitadores da motivao para aprender, despertando curiosidade fazendo com que o aluno explore o lugar e se interesse pelas aulas tendo ateno e concentrao dos mesmos, onde os contedos estejam relacionados com as experincias, valorizando os conhecimentos prvios dos mesmos, organizando as atividades de acordo com caractersticas que repercutem e motivem os alunos a realiz-la. Nas atividades decididas pelo grupo junto ao professor, os alunos se sentem importantes, com autonomia para resolver os problemas e a interao dos alunos ampla.

32

8 7 6 5 4 3 2 1 0

8 6

2
Nm ero de alunos.

Verificar alunos com baixo desempenho.

Elogia os melhores alunos.

Verificar o avano dos alunos.

Grfico 12: Utilizao dos resultados das avaliaes. Fonte: Pesquisa de campo. A avaliao deve ser parte integrante do processo ensino-aprendizagem, mas seu objetivo no verificar (atravs de uma medio) a quantidade de informaes memorizadas pelo aluno ao longo de um determinado perodo, j que ensino no se trata meramente de transmisso de conhecimento. A avaliao deve servir como um instrumento de diagnstico do processo, oferecendo elementos para uma reviso de postura de todos os componentes desse processo (aluno, professor, contedo, metodologia, instrumentos de avaliao). Dessa forma, restringir a avaliao a uma nota ou um conceito obtido em uma prova no retrata com fidelidade o aproveitamento obtido. Sobre a utilizao dos resultados das avaliaes 8 professores verificam quais alunos esto com desempenho abaixo da mdia e providenciam medidas de recuperao, 2 professores elogiam os melhores alunos e 6 professores mostram o quanto os alunos avanaram e convidam para cada um comparar os resultados que obteve com as metas que havia estabelecido para si mesmo.

33

CONSIDERAES FINAIS

No desenvolvimento do presente estudo observou-se que, embora todos os educadores saibam a importncia da educao para o desenvolvimento do ser humano, fazer com que os alunos compreendam isso certamente mais difcil. Mas est longe de ser impossvel. Ao contrrio. Experincias de sucesso tm como base uma palavra-chave: motivao. Os profissionais da educao se lamentam, se queixam, acusam, culpam e no param para refletir que o problema do insucesso na escola, das notas ruins, da evaso, da indisciplina, etc. e tal, nem sempre culpa do aluno e nem do governo. Tudo bem que a educao em nosso pas no seja priorizada, que as dificuldades na escola so inmeras, os problemas so inmeros, mas, nem por isso, o professor deve deixar de se dedicar, reciclar, capacitar, ler muito, de buscar novas formas de entusiasmo e motivao. Isso mesmo, motivao o que est faltando na maioria dos profissionais da educao! Por isso, se faz necessrio repensar sobre a prtica pedaggica e permitir, dentro de cada um, a mudana, o reconhecimento de que algo est errado; de que algo est acontecendo e que se deve fazer alguma coisa imediatamente para reparar o que est errado. Faz-se necessrio que se abram as portas e as janelas da escola e do ntimo de cada profissional da educao, e deixar que os alunos se manifestem e mergulhem profundamente naquilo que eles realmente necessitam. Quanto mais o professor planejar suas aulas com a preocupao de oportunizar o aprendizado atravs de uma aula rica e variada maior ser o interesse de seus alunos, pois numa aula aonde o centro das atenes o professor, menor interesse o aluno demonstra. Podemos perceber que uma aula aonde o aluno participa das atividades e junto com o professor decide a realizao das tarefas mais interessante e prazerosa se tornar. Em cada momento deve-se utilizar a metodologia que parea mais direta, mais eficaz ou mais enriquecedora e, sobretudo, mais motivadora.

34

A atuao dos professores junto aos seus alunos interfere diretamente no comportamento dos mesmos, podendo incidir positivamente na sua motivao. Cabe ao professor tornar sua aula prazerosa, instigando seus alunos a resolverem problemas da vida cotidiana permitindo o "pensar" para vida, dando a eles a liberdade de expressarem sentimentos, opinies valorizando cada passo que derem. O professor deve dar a eles oportunidade e tempo para realizar suas atividades, valorizando seus esforos e incentivando-os a vencer novos desafios. Possibilitar trabalhos em grupos para que possam conviver de forma agradvel e com respeito. O ambiente escolar deve ser estimulador para que o aluno se desenvolva plenamente. Isso trar como conseqncia, um comprometimento pessoal com sua prpria aprendizagem e uma profunda dedicao nas tarefas escolares. Devemos ter claro que cada atividade desenvolvida dever ter, como base, elementos como: a integrao, a socializao, o estmulo a aprendizagens e o uso de metodologias diversificadas. Criando desafios, incentivando a descoberta e constituindo outros caminhos metodolgicos, as crianas podero motivar-se a relacionar novos conceitos ao seu cotidiano. Conforme a pesquisa de campo realizada, constatou-se que os professores precisam adotar uma postura empreendedora, buscando sonhos e inovaes em sua aula. Alguns professores parecem desmotivados em dar suas aulas e no percebem que agindo assim contribuiro para a desmotivao do aluno. Por isso, devem empreender na aprendizagem do aluno assim como em sua realizao profissional pessoal, j que o seu ofcio ensinar. A sua prtica em sala de aula deve conter aes desafiadoras que comprometam os alunos no processo ensino aprendizagem.

35

REFERNCIAS

ASSIS, Orly Z. M. de. Uma nova metodologia de educao pr-escolar. 5. ed. So Paulo: Pioneira, 1987. BOCK, Ana M. Bahia. FURTADO, Odair. TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introduo ao estudo da psicologia. 9. ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1996. DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora O Ensino do

Empreendedorismo na Educao Bsica, voltado para o Desenvolvimento Sustentvel. So Paulo : Editora de Cultura, 2003. FERREIRA, Francine; RAPOSO Renato. Abordagens Tericas da Aprendizagem. Disponvel em: http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/renatomaterial/abordagens.htm. Acesso em: 25/03/2010. GUENTHER, Zenita Cunha. Educando o ser humano. Campinas: Ed. ML,1997. GUIMARES, Sueli di Rufini. Motivao intrnseca, extrnseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, Aloyseo (org.). A motivao do aluno: contribuies da psicologia contempornea. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 2004. GUIMARES, Betnia Maria Monteiro; ANDRADE, Maria Jos Netto. Metodologia de Pesquisa em Educao. Curso de Ps-graduao lato sensu em Educao Empreendedora. So Joo del-Rei: Universidade Federal de So Joo del-Rei, 2009. LETTICRI, Flvio. Empreendedorismo na Educao: Modismo ou Necessidade. Disponvel em: http://www.sommaonline.com.br/blog/direcional-escolas. Acesso em: 29/03/2010. PERRENOUD, Philipe. Dez novas competncias para ensinar. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. Rogers, Carl. Liberdade de Aprender em Nossa Dcada, 2. ed, Porto Alegre: Artes Mdicas, 1986. ROOBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. Ed. So Paulo: Prentice Hall, 2007.

36

ANEXO: Questionrio aplicado na pesquisa de campo QUESTIONRIO Nome: ______________________________________________________________ Suas atitudes, decises e aes em sala de aula so essenciais para criar um ambiente motivador. ATENO: Do item 1 ao 4, selecione 1 alternativa. Nos outros itens, selecione, no mximo, duas alternativas em cada um, com exceo do item 6, no qual voc poder escolher todas as alternativas verdadeiras para o seu caso. 1 Sexo: ( ) masculino 2 Sua faixa etria de: ( ) 18 a 25 anos. ( ) 26 a 35 anos. ( ) acima de 36 anos. 3 - Tempo que ministra aulas no ensino fundamental: ( ) De 1 a 3 anos. ( ) H mais de 3 anos. 4 Sua formao como professor : ( ) graduao incompleta. ( ) graduao. ( ) feminino

37

( ) Ps-graduao. 5 - Assinale as afirmaes que voc poderia fazer , em relao (s) disciplinas(s) que ensina: ( ) "Domino completamente o contedo e a metodologia e no preciso aprender mais. ( )" Interesso-me bastante e procuro, no dia a dia, aperfeioar o domnio do contedo e da metodologia. ( )"Muitas vezes preciso ensinar coisas que esto no livro, mas no me interessam e no sei ao certo para que servem na vida real ." 6 - Assinale todas as afirmaes que voc poderia fazer em relao s suas atitudes durante as aulas: ( ) Procuro estimular os alunos a questionar as minhas idias. ( ) Estou sempre disposto(a) a ajudar. ( ) Tenho dificuldades em criar um ambiente descontrado. ( ) Fao com que os alunos compreendam que errar faz parte da aprendizagem. ( ) No costumo aceitar decises da classe. ( ) Antes de dar a minha opinio, escuto as dos alunos. ( ) Na maior parte do tempo, a palavra est comigo. Raramente fao perguntas, desafio os alunos com problemas ou os estimulo a agir. 7 - O que voc sabe sobre os seus alunos ? ( ) O nome dos que mais se destacam. ( ) Caractersticas gerais, como nvel scio-econmico e cultural das famlias. ( ) Seus principais interesses, sonhos e preocupaes. 8 - Um(a) colega conta que, antes de iniciar a aula, reserva alguns minutos para uma "roda da conversa", para que os alunos tenham a oportunidade de contar alguma novidade, comentar uma notcia, dizer como esto se sentindo e planejar com o(a) professor(a ) o que vo fazer . Voc... ( ) pensa : "Quanta perda de tempo! Desse jeito ele(a) nunca vai vencer o

38

contedo". ( ) ...pergunta: "E como voc utiliza, na sua aula, as informaes que os alunos trazem para essa roda da conversa?". ( ) ...avalia os resultados obtidos pelo colega e pensa se pode aplicar a idia tambm. 9 - Voc vai comear a trabalhar um novo tema com os alunos. Como procede? ( ) Explico o assunto da forma mais clara possvel. ( ) Fao perguntas para descobrir o que os alunos j sabem sobre o assunto. ( ) Procuro relacionar o assunto com a vida cotidiana e com os interesses da turma. 10 - Assinale o tipo de estratgia que voc usa mais freqentemente em sala de aula: ( ) Exposies orais, cpias e ditados. ( ) Trabalhos em grupo e estudos do meio. ( ) Projetos que encorajam os alunos a resolver problemas reais, a fazer algo que seja interessante para eles, utilizando os conhecimentos adquiridos. 11 - Assinale os recursos que esto disposio dos alunos e que voc utiliza regularmente: ( ) Quadro negro e giz. ( ) Vdeos, laboratrio de cincias, computador, oportunidades de participar de excurses, visitas a museus, ( ) Livros, dicionrios, jornais e revistas. 12 - Voc utiliza os resultados das avaliaes ( ) verificando quais alunos esto com desempenho abaixo da mdia e providenciando medidas de recuperao. ( ) elogiando os melhores alunos e deixando bem claro aos demais o quanto so incapazes. ( ) mostrando o quanto os alunos avanaram e convidando cada um a

39

comparar os resultados que obteve com as metas que havia estabelecido para si mesmo.

Vous aimerez peut-être aussi