Vous êtes sur la page 1sur 5

PAULO DE TARSO

Paulo, biblicamente conhecido como Paulo de Tarso, pelos catlicos e anglicanos conhecido por So Paulo, cujo nome original era Sha'ul ("Saulo") (Tarso, c. 9 Roma, c. 64) considerado por muitos cristos como o mais importante discpulo de Jesus ("Yeshua") e, depois de Jesus, a figura mais importante no desenvolvimento do cristianismo nascente. Paulo de Tarso foi um apstolo diferente dos demais, por ter dado maior nfase aos irmos gentios, pois a sua ateno era destinada a eles que estavam espalhados pelo mundo (Atos 13:47). Paulo, assim como os outros Apstolos, tambm teria, em tese, visto Jesus Cristo (Atos 9:17, I Corntios 15:8, dentre outros textos). Paulo era um homem culto, pois era fariseu seguidor de rabi Gamaliel. Destaca-se dos outros apstolos pela sua cultura, considerando-se que os outros apstolos em sua maioria eram pescadores. A lngua materna de Paulo era o grego. provvel que tambm dominasse o aramaico. Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difuso do Cristianismo entre os gentios e considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. As suas Epstolas formam uma seco fundamental do Novo Testamento. Alguns afirmam que ele foi quem verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religio, e no mais uma seita do Judasmo. Foi a mais destacada figura crist a favorecer a abolio da necessidade da circunciso e dos estritos hbitos alimentares tradicionaisjudaicos. Esta opo teve a princpio a oposio de outros lderes cristos, mas, em consequncia desta revoluo, a adoo do cristianismo pelos povos gentios tornou-se mais vivel, ao passo que os Judeus mais conservadores, muitos deles vivendo na Europa, permaneceram fiis sua tradio, que no tem um mbil missionrio. Infncia Paulo nasceu em Tarso, na Cilcia, que atualmente pertence Turquia, numa famlia judaica da Dispora (disperso) (na altura j havia uma dispora de judeus que viviam espalhados pelo mundo, sobretudo na Prsia, mas tambm em torno do mediterrneo, emAlexandria e no norte de frica, na Turquia, Grcia e outras partes do Imprio Romano, incluindo a atual Pennsula Ibrica). Nasceu numa data desconhecida mas "sem dvida antes do ano 10 da nossa era" (tienne Trocme).Nascido na tribo de Israel de descendencia Benjamim (Fp.3-5), adquiriu a cidadania romana mantendo a f judaica, educou-o na tradio judaica. Durante toda sua vida sua cidadania romana foi

um meio de proteo fsica. Como ele prprio diz, foi circuncidado ao oitavo dia e mantm-se sempre na lei mosaica. Diz-se mesmo um Fariseu. A sua formao primria foi feita numa escola de cultura grega, como atestam as suas cartas. Mas ele afirma que recebeu tambm o ensino por parte de rabinos. Jerusalm Em determinada altura Paulo deve ter ido viver em Jerusalm. As cartas dos apstolos afirmam que ele foi aluno do rabinoGamaliel em Jerusalm. No h dvida de que passou uma parte importante da juventude em Jerusalm. Foi em Jerusalm que Paulo participou no apedrejamento de Estvo, um lder de um grupo fervoroso dos seguidores de Jesus, naquela poca nomeado dicono. Ainda no se chamava de Cristianismo a doutrina de Cristo, mas sim de "Caminho". O apelido "cristo", o termo que hoje e usado no mundo para todos os seguidores de cristo,surgiu pela primeira vez na cidade de Antioquia em referencia aos discpulos de Cristo naquela cidade (At 11,26). Foram assim chamados pelos moradores daquela grande metrpole devido ao bom exemplo que davam e por sempre testemunhar a respeito de Jesus. Desde ento o apelido pegou e suplantou os outros apelidos que eles tinham, como por exemplo o de "nazarenos", apelido pelo qual eram conhecidos os discpulos pelos judeus (At 24,5). O apelido cristo generalizou-se de tal forma que, em pouco tempo, todos os membros das igrejas de Cristo passaram a ser assim chamados. No houve outro que representasse to bem os discpulos de Cristo at meados do terceiro sculo, perodo no qual houve a necessidade de acrescentar um sobrenome a este apelido. Paulo foi um perseguidor destes seguidores de Jesus, ncleo de cristos que procuravam difundir a nova f entre os judeus de Jerusalm. O argumento de Paulo na sua perseguio aos seguidores do "Caminho" era a defesa da "tradio dos pais" e da lei mosaica, que ele via como ameaada pelos seguidores de Jesus. Alguns autores chegam mesmo a colocar a hiptese de Paulo ter sido um zelotemas Paulo na verdade foi um Fariseu, dado o seu fervor religioso. Tambm o fato de sua vida ter sido colocada em perigo aps ter tomado partido pelos cristos leva tienne Trocm a dizer que isso "corresponde bem ao pouco que sabemos sobre a organizao do partido zelote". Em determinado momento, Paulo de Tarso saiu do mundo judaico e foi para Atenas pregar. Os relatos contam que, na sua estada na Acrpole, ele consegue converter Dionsio Ariopaseta.

Misso de Damasco Saulo, ferveroso defensor da tradio judaica (e por isso talvez mesmo um zelote), foi enviado a Damasco para fazer face agitao dos seguidores do "Caminho". Foi durante esta misso a Damasco que Saulo tomou o partido dos cristos que perseguia anteriormente. Foi aqui que Paulo, indo no caminho de Damasco, j perto da cidade, viu um resplendor de luz no cu que o cercou, e caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?". (Atos 9.1-22) Paulo muda de lado. A esta mudana de partido ele fez corresponder uma mudana de nome. Abandonou o nome Saulo e, deste momento em diante, fez-se conhecer como Paulo.

Viagens e apostolado
Aps muitos anos de atividade missionria, com trs grandes viagens apostlicas descritas na Bblia (incluindo Grcia, Macednia esia Menor nos itinerrios), onde fundou diversas comunidades, foi preso em Jerusalm por volta do ano 61 d.C. sob a falsa acusao de estar infiltrando gentios no Templo de Jerusalm, o que era punido com a morte pelos judeus. Conseguindo se desvencilhar das mos das autoridades do templo, apelou ao Imperador Romano, sendo enviado a Roma. Na viagem para Roma o navio em que seguia naufragou, tendo ido parar ilha de Malta. Esteve numa gruta, onde hoje se situa a Igreja de So Paulo em Rabat. Durante os trs meses que ali ter passado, Paulo ter sido mordido por uma serpente e sado ileso do confronto. Um episdio que levou os habitantes locais a v-lo como um Deus. Mais tarde, ter curado o pai do governador da ilha antes de partir. Quando finalmente chegou a Roma teria sido julgado e, aps cerca de dois anos encarcerado, foi libertado. Segundo a tradio e pelo que descrito em suas cartas, reiniciou sua atividade missionria, sendo que, muito provavelmente, visitou a Pennsula Ibrica e retornou sia Menor, onde, em Trade, foi denunciado por um ferreiro de nome Alexandre, sendo repentinamente preso e, mais uma vez, enviado a Roma. L, ficou encarcerado no Segundo Subsolo doCrcere Mamertino.

Foi julgado e condenado morte por Nero que, naqueles tempos, estava perseguindo duramente os cristos. Em face de ser cidado romano, em vez de ser crucificado, Paulo teria sido decapitado em 64 d.C. em um lugar conhecido como guas Salvias. Seu tmulo encontra-se na Baslica de So Paulo Extra-Muros, na "Via Ostiense", local tradicionalmente aceito como sendo de seu martrio. Aspecto fsico No se tem qualquer relato confivel do aspecto fsico de Paulo. Os nicos relatos que se possui so do final do sculo II e no so mais do que a projeco dos ideais estticos a uma figura lendria. Dizia-se que Paulo era manco de uma perna, tinha problemas de vista e era calvo, tinha aproximadamente 1,50 metros de altura. H indcios de que Paulo tinha problemas de sade, padecendo de uma doena crnica e dolorosa, da qual ignoramos a natureza, mas que lhe ter sido um obstculo sua atividade normal. Por volta dos anos 5860 ele descrevia-se a si prprio como um velho.

Paulo a escrever as epstolas (obra atribuda a Valentin de Boulogne ou a Nicolas Tournier) Obra Paulo escreveu vrias epstolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as mximas crists. As cartas relacionadas a seguir (conhecidas como Corpus Paulinum) so aquelas que, tradicionalmente, so atribudas a Paulo:

Romanos I Corntios II Corntios Glatas Efsios Filipenses Colossenses I Tessalonicenses II Tessalonicenses I Timteo

II Timteo Tito Filmon Hebreus, escrita por discipulos instrudos por Paulo.

Vous aimerez peut-être aussi