Vous êtes sur la page 1sur 4

PAINEL WALL

APLICAES ACSTICAS

www.eternit.com.br
Eternit S.A. - Diviso Wall - R. Dr. Fernandes Coelho, 85 - 8 and. - So Paulo - SP - CEP 05423-040 - Tel.: (11) 3038-3838

PAINEL WALL
APLICAES ACSTICAS

Simples, resistente, fcil de montar e desmontar.


Os sons tm dificuldade de atravessar meios heterogneos, devido aos padres vibratrios diferenciados dos materiais que os constituem. Essa dificuldade ainda maior quando tais materiais apresentam alta densidade superficial, ou seja, mesmo sendo finas lminas, como as chapas de CRFS, a massa que comportam proporcionalmente grande, por unidade de rea. Alm disso, tanto maior ser a isolao sonora quanto maior for a capacidade dos materiais refletirem os sons de volta, para o meio de onde vieram, na propagao atravs do ar. O Painel Wall Eternit uma soluo de pequena espessura e baixo peso, facilmente trabalhvel, capaz de substituir com vantagens alguns tipos de alvenaria, no confinamento de mquinas ruidosas nas indstrias e em diversas outras aplicaes, por incorporar trs princpios importantes da boa isolao sonora: a heterogeneidade de materiais, uma vez que seu miolo de madeira e as suas faces externas so em CRFS; a alta densidade dos materiais, particularmente das chapas lisas em CRFS; a alta relevncia sonora do acabamento liso das superfcies das suas faces. O Painel Wall Eternit bem-sucedido numa das maiores dificuldades dos tratamentos acsticos, que a reduo de rudos em componentes graves, ou baixas freqncias. So freqncias menores do que 200 Hz, com grandes comprimentos de onda, prpria de equipamentos de grande porte, como compressores industriais, centrais de ar condicionado, etc.

Especificao
O Painel Wall Eternit composto de miolo de madeira macia, laminada ou sarrafeada, contraplacado em ambas as faces por lminas de madeira e externamente por chapas lisas em CRFS (Cimento Reforado com Fio Sinttico). O processo de industrializao dos painis constitui-se da prensagem especial dos componentes a alta temperatura, resultando em um produto de caractersticas tcnicas de comprovada qualidade.

Caractersticas Tcnicas
Largura (mm) 1200 1200 1200 Comprimento (mm) 2750 2500 2100 Espessura (mm) 40 ou 55 40 ou 55 40 ou 55 rea (m 2 ) 3.30 3.00 2.52 33,50 - 37,50 = 800 Peso (kg/m2 ) Densidade (kg/m3)

Desempenho do Painel Wall Eternit nas frequncias:


BAIXA Freq. (Hz) Ind. Red. Son. R (dB) 100 27 125 28 160 30 200 28 315 27 MDIA 630 25 800 26 1250 32 2000 37 39 ALTA 2500 3150 41 4000 44

O ndice de Reduo Sonora exprime o abatimento no nvel sonoro, em decibis, proporcionado pelos Painis Wall Eternit, numa faixa de freqncias. Baixas Freqncias - desempenho do painel quanto isolao sonora em baixas freqncias apresenta bons resultados equiparando-se a uma parede de blocos cermicos de vedao, com 140 mm, revestida em ambas as faces. Mdias Freqncias - o Painel Wall Eternit continuou apresentando resultados comparveis aos de alvenarias mais espessas e pesadas. As mdias freqncias situam-se entre os sons graves e os agudos, podendo ser ouvidas como sons propriamente ditos, ou como componentes predominantes dos rudos mais corriqueiros, desde os de eletrodomsticos, passando pelos de mquinas de escritrio, at os da grande maioria dos equipamentos industriais. Altas Freqncias - continuou apresentando muito bom desempenho. H duas razes para se ter interesse especial nesses resultados. Uma delas o fato de referirem-se a sons agudos, que ocorrem como sons propriamente ditos, ou como componentes importantssimos de rudos capazes de agredir severamente o ouvido humano, cuja maior sensibilidade situa-se em torno de 3.500 Hz. Descarga de ar comprimido o exemplo clssico de rudo em altas freqncias. A outra razo de natureza tcnica, uma vez que o bom desempenho em altas freqncias traduz a montagem bem feita da partio, sem juntas abertas, ou frestas mal vedadas, sobretudo nos contatos de fixao dos perfis da estrutura perimetral de suporte dos painis. Por juntas e frestas podem passar os pequenos comprimentos de onda das altas freqncias, pondo a perder o desempenho acstico da partio, no obstante a boa qualidade dos painis nesse sentido.
VANTAGENS Alta densidade superficial (ainda que inferior s alvenarias ou concreto), o que lhe confere grande capacidade de isolamento sonoro; Facilidade de aplicao e montagem, pois possui sistemas de fixao estrutural simples e permite recortes para passagem de interferncias ou adaptaes; Possibilidade de composio com outros materiais, tanto de acabamento quanto de reforo para o isolamento sonoro; Uso adequado tanto no segmento industrial quanto na construo civil, em que questes de esttica e integrao arquitetnica so importantes; Aplicao em diversas formas construtivas dentre painis ou pisos, como divisrias convencionais, divisrias altas, biombos, enclausuramentos totais ou parciais de equipamentos, barreiras, mezaninos, paredes duplas, pisos flutuantes, etc.

PAINEL WALL
APLICAES ACSTICAS

Enclausuramento de Maquinrio

Exemplo de Enclausuramento de Casa de Mquinas / Refrigerao com o mximo de aproveitamento de espao

muito comum encontrar galpes industriais com altos nveis de rudo devido presena de apenas uma nica fonte ruidosa: de fato, todo o ambiente "contaminado" pela propagao sonora dessa fonte ou mquina, implicando que locais potencialmente silenciosos adquiram nveis sonoros de alta magnitude. Nesses casos, e sempre que a instalao permitir, aconselha-se enclausurar ou isolar a fonte ruidosa com o intuito de bloquear a propagao sonora area no recinto fechado. Como em casos crticos de nveis de rudo o enclausuramento acstico a nica soluo, a utilizao de Painel Wall Eternit em cabines de mquinas constitui uma opo atrativa atravs das vantagens a seguir: alto isolamento acstico, fcil mo-de-obra e manuseio do material, possibilidade de fazer recortes no local, grande variedade de acabamentos, inclusive materiais absorventes.

Divisrias em Paredes Duplas

Utilizando-se duplo Painel Wall Eternit, espaado no mnimo a 50 mm, com manta ou painel de l de vidro 20 kg/m 3 na cavidade de ar, pode proporcionar um ganho significativo em termos de "perda na transmisso", principalmente nas mdias e altas freqncias. Considerando-se as fontes sonoras tais como conversao, instrumentos musicais em geral, impressoras, mquinas com fortes componentes agudos (serras, esmeris, etc.), a aplicao de uma parede dupla com Painel Wall Eternit, na separao de ambientes que contenham essas fontes, promover um alto ndice de isolamento sonoro e, em conseqncia, uma qualidade superior de conforto acstico.

PAINEL WALL
APLICAES ACSTICAS

Divisria Tcnica / Alta


A necessidade por privacidade para exercer algumas atividades profissionais, impe que os ambientes de trabalho sejam separados entre si acusticamente. Muitas vezes estas separaes tm de ser executadas em obras j acabadas, em funcionamento ou de difcil acesso aos materiais convencionais. Nos casos em que seja necessrio isolar um ambiente silencioso de outro ruidoso, recomenda-se utilizar uma divisria em Painel Wall Eternit, do piso ao teto, como mostra o desenho ao lado. Quando a montagem das divisrias ocorre somente entre piso e forro, cria-se um espao vazio entre o forro e a laje, por onde o som se propaga.

Biombo Acstico
Biombos acsticos podem ser utilizados em duas situaes distintas para enclausurar parcialmente uma fonte de rudo de grandes propores; e para dividir bancadas de trabalho, confinando o rudo de cada estao. Os biombos apresentam a vantagem de aliar caractersticas de isolamento e de absoro sonoras num nico componente acstico. Assim, a face do biombo voltada para a fonte de material absorvente (l de vidro, l de rocha, espuma, etc.) e o miolo de material macio, com alta densidade superficial, podendo tambm as duas faces do biombo serem compostas de material absorvente.

Porta Acstica

Mezanino

As portas acsticas so elementos essenciais em projetos de controle de rudo. Seja para separao de rea ruidosa / rea silenciosa, seja para fechamentos de cabines de mquinas ou salas com alto nvel de rudo, preciso que a porta fornea isolamento acstico compatvel com o restante da construo.

A questo do acabamento primordial para evitar a transmisso de rudo de impacto, devido ao trnsito de pessoas e/ou mquinas sobre o piso. Em ambientes industriais, com a presena de agentes agressivos como leo, poeira e produtos qumicos, o mais indicado aplicar um piso de borracha antiderrapante. J em ambientes no-industriais, tem-se vrias opes: desde carpete, em vrias espessuras, at pisos vinlicos flexveis base de PVC. O importante amortecer o choque produzido pelos passos das pessoas e/ou trfego de equipamentos.

Vous aimerez peut-être aussi