Vous êtes sur la page 1sur 11

NORMAS PROCEDIMENTAIS

INML, IP

N 1.3
Rev. 00 Pg. 1/11

RECOMENDAES PARA A REALIZAO DE RELATRIOS PERICIAIS DE CLNICA FORENSE NO MBITO DO DIREITO CIVIL

NDICE Pg. 1. OBJECTIVO 2. INTRODUO 3. MBITO 4. SIGLAS E DEFINIES 5. PROCEDIMENTO 6. REFERNCIAS 7. ANEXOS 3 3 3 3 3 9 9

RESUMO DAS ALTERAES Verso inicial.

NOME Teresa Magalhes Duarte Nuno Vieira

CARGO Vogal do Conselho Directivo Presidente do Conselho Directivo

ASSINATURA

DATA

Elaborado por

13-11-2009

Aprovado por

Conselho Directivo

25-11-2009 (Presidente)

NORMAS PROCEDIMENTAIS
INML, IP

N 1.3
Rev. 00 Pg. 2/11

RECOMENDAES PARA A REALIZAO DE RELATRIOS PERICIAIS DE CLNICA FORENSE NO MBITO DO DIREITO CIVIL

NORMAS PROCEDIMENTAIS
INML, IP

N 1.3
Rev. 00 Pg. 3/11

RECOMENDAES PARA A REALIZAO DE RELATRIOS PERICIAIS DE CLNICA FORENSE NO MBITO DO DIREITO CIVIL

1. OBJECTIVO Identificar, descrever, interpretar e valorar os danos temporrios e permanentes, de acordo com as normas definidas pelo INML, I.P. para as percias que decorrem no mbito do Direito Civil e no contexto do preconizado pela Confederao Europeia de Especialistas em Avaliao e Reparao do Dano Corporal (CEREDOC), tendo em vista contribuir, atravs de uma detalhada e fundamentada anlise tcnico-cientfica da situao, para o melhor esclarecimento da Justia.

2. INTRODUO A deficiente realizao de um exame mdico-legal e/ou a elaborao pouco cuidada e rigorosa do respectivo relatrio pericial, podem colocar em causa o valor mdico-legal da percia. Tendo em considerao este facto e porque compete ao INML, I.P. garantir a qualidade das percias realizadas, elaborou-se o presente documento que, atravs de um conjunto de recomendaes e orientaes, pretende auxiliar os peritos envolvidos nesta actividade a elaborarem, com correco e rigor, relatrios periciais de Clnica Forense no mbito do Direito Civil perspectivados j no mbito do que se vem convencionando designar por nova nomenclatura dos parmetros de dano.

3. MBITO Percia mdico-legal para avaliao do dano na pessoa (classicamente designado por dano corporal), no mbito do Direito Civil. Esta directiva aplica-se aos exames periciais efectuados nos servios mdico-legais (Delegaes e gabinetes mdico-legais do INML, I.P.) e aos exames periciais efectuados por mdicos contratados para o exerccio de funes periciais junto tribunais.

4. SIGLAS E DEFINIES INML Instituto Nacional de Medicina Legal, I.P.

5. PROCEDIMENTO Depois da identificao e descrio do dano no relatrio pericial (ver procedimento n 1.1), importar proceder sua interpretao e valorao (nomeadamente qualitativa e quantitativa, consoante o parmetro de dano em causa) concretizada luz das normas legalmente definidas para a avaliao do dano na pessoa. Na avaliao do dano corporal de natureza cvel, contemplam-se danos temporrios e permanentes, patrimoniais (econmicos) e no patrimoniais (no econmicos), dentro do princpio geral da reparao integral dos danos, importando que esta valorao seja, como sempre, isenta, imparcial e o mais objectiva e fundamentada possvel, definindo-se os conceitos usados e identificando-se os mtodos e tcnicas utilizados. A valorao dos diversos parmetros de dano feita a nvel do captulo Discusso. Deste captulo devem constar:

NORMAS PROCEDIMENTAIS
INML, IP

N 1.3
Rev. 00 Pg. 4/11

RECOMENDAES PARA A REALIZAO DE RELATRIOS PERICIAIS DE CLNICA FORENSE NO MBITO DO DIREITO CIVIL

4.1 Danos temporrios:

a) Dfice funcional temporrio: Corresponde ao perodo durante o qual a vtima, em virtude do processo evolutivo das leses no sentido da cura ou da consolidao, viu condicionada a sua autonomia na realizao dos actos correntes da vida diria, familiar e social (exclui-se aqui a repercusso na actividade profissional). Poder ser total ou parcial, coincidindo a primeira situao com os perodos de internamento e/ou de repouso absoluto, e iniciando-se a segunda logo que a evoluo das leses passe a consentir algum grau de autonomia na realizao desses actos, ainda que com limitaes. Descreve-se em nmero de dias de dfice funcional temporrio total e de dfice funcional temporrio parcial, determinados com base na anlise dos registos clnicos relativos situao (hospitalares, do mdico assistente, da seguradora, etc.), do quadro clnico concreto, da informao obtida (a partir do sinistrado, familiares, acompanhante, etc.) e das limitaes naturalmente decorrentes da situao clnica. No caso de no existirem elementos suficientemente esclarecedores (muito particularmente registos clnicos), deve apreciar-se este parmetro de dano com base nos perodos de tempo de dfice funcional temporrio total e de dfice funcional temporrio parcial habitualmente esperveis para um quadro lesional similar ao verificado, tendo em considerao a situao clnica concreta e respectiva evoluo. Para tal - e a ttulo meramente de referncia indicativa - pode recorrer-se a tabelas que facultam uma estimativa temporal deste dano, como por exemplo as de Ramrez (1996) ou de Prez (2006). Algumas situaes clnicas podem envolver vrios perodos de dfice funcional temporrio total e de dfice funcional temporrio parcial, decorrentes, por exemplo, de internamentos intermitentes por eventuais complicaes, recadas, recidivas ou cirurgias (designadamente para extraco de material de osteossntese). Estes devero ser fundamentados e explicitados no captulo Discusso do relatrio pericial, assinalando-se posteriormente nas concluses o nmero total de dias correspondentes a cada um deles. As incontornveis dificuldades na fixao objectiva de taxa(s) de dfice funcional temporrio parcial justificam que, pericialmente, se determine apenas o nmero de dias a ele correspondente, sem se proceder a qualquer valorao numrica em pontos.

b) Repercusso temporria nas actividades profissionais: Corresponde ao perodo durante o qual a vtima, em virtude do processo evolutivo das leses no sentido da cura ou da consolidao, viu condicionada a sua autonomia na realizao dos actos inerentes sua actividade profissional habitual. Poder ser total ou parcial. O tempo de repercusso temporria absoluta (total) nas actividades profissionais envolver desde logo os perodos de internamento e/ou de repouso absoluto, entre outros, passando a repercusso temporria parcial nas actividades profissionais logo que a evoluo das leses consinta algum grau de autonomia na realizao dessas mesmas actividades, ainda que com limitaes. Valora-se em nmero de dias de interrupo temporria absoluta das actividades profissionais e nmero de dias em que as mesmas foram concretizadas com limitaes, determinados com base na anlise dos registos clnicos

NORMAS PROCEDIMENTAIS
INML, IP

N 1.3
Rev. 00 Pg. 5/11

RECOMENDAES PARA A REALIZAO DE RELATRIOS PERICIAIS DE CLNICA FORENSE NO MBITO DO DIREITO CIVIL

relativos situao (hospitalares, do mdico assistente, da seguradora, etc.), do quadro clnico concreto, da informao obtida (a partir do sinistrado, familiares, acompanhante, entidade patronal, etc.) e das limitaes naturalmente decorrentes da situao clnica. No caso de no existirem elementos suficientemente esclarecedores (muito particularmente registos clnicos), deve apreciar-se este parmetro de dano com base nos perodos de tempo habitualmente esperveis para cada um deles no mbito de um quadro lesional similar ao verificado, tendo em considerao a situao clnica concreta e respectiva evoluo. Para tal - e a ttulo meramente de referncia indicativa - pode recorrer-se a tabelas que facultam uma estimativa temporal deste dano, como por exemplo as de Ramrez (1996) ou de Prez (2006). Algumas situaes clnicas podem envolver vrios perodos de interrupo temporria absoluta (total) ou de repercusso temporria parcial nas actividades profissionais, decorrentes, por exemplo, de internamentos intermitentes por eventuais complicaes, recadas, recidivas ou cirurgias (designadamente para extraco de material de osteossntese), os quais devero ser fundamentados e explicitados no captulo Discusso do relatrio pericial, assinalando-se nas concluses deste o nmero total de dias correspondentes a cada um deles. No caso dos estudantes deve referir-se o perodo de repercusso temporria na sua actividade de formao. J relativamente situao das domsticas ou de pessoas com actividades ocupacionais, lucrativas ou de subsistncia, deve referir-se o perodo de afectao dessas actividades. Sublinhe-se que nestes casos ser importante que a anlise destas repercusses envolva tambm uma caracterizao do tipo de repercusso, como, por exemplo, a dependncia para o transporte ou faltas frequentes para tratamentos, ou a necessidade de apoio de terceiros para as actividades habituais no caso de domsticas. Note-se que os perodos de dfice funcional temporrio podem no coincidir com os perodos de repercusso nas actividades profissionais.

c) Quantum doloris: Constitui um parmetro de dano que corresponde valorao do sofrimento fsico e psquico vivenciado pela vtima durante o perodo de danos temporrios (entre a data do evento e a cura ou consolidao das leses). Excepcionalmente, e nas circunstncias adiante assinaladas, poder ser valorado tambm como dano permanente. Para esta valorao fundamental a entrevista mdica que deve permitir apreender a vivncia do traumatismo sofrido pela vtima (circunstncias peri e ps-traumticas). Como critrios de valorao devero nomeadamente ser tomados em considerao os seguintes: - Natureza e contexto do evento traumtico, suas circunstncias e eventos imediatos; - Tipo e nmero de leses e de tratamentos institudos; - Durao do(s) internamento(s) e nmero de intervenes cirrgicas; - Complicaes mdicas e cirrgicas; - Durao e complexidade do perodo de reabilitao funcional. Devem ainda ser considerados os sentimentos vivenciados pela vtima durante esse perodo, isto , os sofrimentos psquicos representados pelas perturbaes e fenmenos emocionais decorrentes da situao, designadamente em termos de angstia, ansiedade, medo, conscincia do perigo de vida, sofrimento pelo

NORMAS PROCEDIMENTAIS
INML, IP

N 1.3
Rev. 00 Pg. 6/11

RECOMENDAES PARA A REALIZAO DE RELATRIOS PERICIAIS DE CLNICA FORENSE NO MBITO DO DIREITO CIVIL

afastamento do meio familiar e das actividades profissionais, e que o mdico sabe estarem habitualmente ligados natureza das leses e sua evoluo. Devem tambm ser ponderados e tidos em considerao elementos indirectos de informao, como seja por exemplo, a medicao concretizada ao longo dessa fase, e a sua plausibilidade em termos clnicos. Note-se que esta avaliao se poder incluir o sofrimento psquico decorrente de um dano esttico temporrio ou de um prejuzo sexual temporrio. A sua valorao ser expressa atravs de uma escala quantitativa de sete graus de gravidade crescente (1/7 a 7/7), podendo recorrer-se, a ttulo orientativo, a tabelas indicativas do quantum de dor correspondente a cada situao lesional, nomeadamente e por exemplo, Tabela de Thierry e Nicourt. obrigatria a fundamentao da valorao atribuda a este parmetro de dano. Como foi anteriormente referido, nos casos absolutamente excepcionais em que se verifique a persistncia de dor sem que esta implique qualquer limitao funcional (isto , uma afectao permanente da integridade fsicopsquica com traduo numa valorao em pontos) ou esteja contida nos restantes parmetros de dano permanente que iro ser seguidamente analisados, poder perspectivvel a valorao de um Quantum Doloris a ttulo de dano permanente. Haver, todavia, que reconhecer que se trata de situaes to excepcionais e de dificlima comprovao pericial, que a sua apreciao na prtica mdico-legal acaba por no ocorrer.

4.2 Danos permanentes:

a) Afectao permanente da integridade fsico-psquica: Trata-se de um parmetro de dano que corresponde afectao definitiva da integridade fsica e/ou psquica da pessoa, constitutiva de um dfice funcional permanente com eventual repercusso nas actividades da vida diria, incluindo as familiares e sociais, e sendo independente das actividades profissionais. Corresponde ao dano que vinha sendo tradicionalmente designado por incapacidade permanente geral (nomeadamente no Anexo II do Decreto-Lei n 352/2007, de 23 de Outubro) e referido na Portaria n 377/2008, de 26 de Maio, como dano biolgico. A afectao da integridade fsico-psquica constitui uma reduo definitiva do potencial fsico, psico-sensorial e/ou intelectual resultante de um dano antomo-fisiolgico medicamente constatvel, e como tal aprecivel atravs de um exame clnico apropriado, completado pelo estudo dos exames complementares eventualmente realizados, qual se juntam os fenmenos dolorosos e as repercusses psicolgicas normalmente associadas alterao sequelar descrita, assim como as consequncias na vida diria, objectiva e habitualmente associadas a essa alterao. avaliado relativamente capacidade integral do indivduo (100 pontos), podendo, eventualmente, traduzir-se num compromisso total dessa capacidade (ex.: estado vegetativo). Deve ponderar-se em funo das especificidades do caso concreto, a afectao permanente decorrente de um estado anterior. Trata-se de um dano que, sendo personalizado, deve ser valorado de forma metodologicamente igual em todas as pessoas, independentemente da sua actividade profissional ou ocupacional. determinado tendo em conta a globalidade das sequelas do caso concreto (corpo, funes e situaes de vida) e tendo como elemento indicativo

NORMAS PROCEDIMENTAIS
INML, IP

N 1.3
Rev. 00 Pg. 7/11

RECOMENDAES PARA A REALIZAO DE RELATRIOS PERICIAIS DE CLNICA FORENSE NO MBITO DO DIREITO CIVIL

de referncia, a Tabela de Avaliao de Incapacidades em Direito Civil (Anexo II do Decreto-Lei n 352/2007, de 23 de Outubro), de acordo com a experincia mdico-legal relativamente a estes casos. Esta Tabela (TIC) tem carcter meramente indicativo, no isentando o perito de fundamentar a avaliao feita, muito particularmente quando se afasta dos valores nela propostos, conforme resulta alis da prpria lei. Na utilizao da TIC devem atender-se s indicaes seguintes: - Valoriza-se no s o dano no corpo como a sua repercusso funcional e para as actividades da vida diria; - Nas situaes em que a TIC apenas contempla o dfice completo, a avaliao de sequelas que impliquem apenas um dfice parcial, deve ser feita tendo em considerao os pontos correspondentes perda total; - Na pontuao a atribuir a cada sequela, segundo o critrio clnico, deve o perito ter em conta a sua intensidade e gravidade, do ponto de vista fsico e bio-funcional, bem como o sexo e a idade da vtima; - Cada sequela deve ser valorada apenas uma vez, mesmo que a sua sintomatologia se encontre descrita em vrios captulos, excepcionando-se o caso do Dano Esttico. No se valoraro as sequelas que estejam includas ou derivem de outra, ainda que descritas de forma independente; - As situaes sequelares no descritas na tabela sero avaliadas por analogia, isto , por comparao com as situaes contempladas e quantificadas. - obrigatria a indicao no relatrio do(s) nmero(s) de cdigo e respectiva valorizao a que se recorreu para a determinao do valor de cada sequela, bem como a metodologia usada para a determinao afectao da integridade fsico-psquica (prvia incapacidade permanente geral) - Regra da Capacidade Restante ou pontuao equivalente afectao global do(s) rgo(s) ou funo(es) -, sendo sempre tambm obrigatria a

fundamentao do afastamento dos valores propostos na TIC. - Nas sequelas mltiplas sinrgicas, isto , envolvendo a mesma funo, deve proceder-se ao somatrio directo da pontuao de cada uma delas, ajustando-se o valor final por comparao com a pontuao mais elevada correspondente perda total da funo ou rgo, que no poder ser superada; - Nas sequelas no sinrgicas, isto , naquelas que envolvam rgo(s) e/ou funes distintas, a determinao da afectao da integridade fsico-psquica dever atender ao valor da afectao global do(s) rgo(s) ou funo(es), sendo que os pontos obtidos tero, necessariamente, de ser inferiores soma das pontuaes isoladas. Se, no caso das sequelas mltiplas, no for possvel proceder desta forma, deve o perito recorrer utilizao da Regra da Capacidade Restante (Regra de Balthazar); - Em casos devidamente fundamentados, pode o perito ajustar os valores obtidos atravs do clculo da capacidade restante, por comparao com as pontuaes correspondentes perda dos rgos ou funes em causa; O perito estima um valor de afectao da integridade fsico-psquica, o qual, se resultar da aplicao da Regra de Balthazar deve ser ajustado realidade do caso, atenta a avaliao efectuada e a experincia mdico-legal do perito, tratando-se no entanto de um procedimento que visa ajustar, para cima ou para baixo, os pontos calculados. Estes devero ser apresentados num nmero inteiro e no em valores aproximados s dcimas ou centsimas, reforando-se assim a ideia que se trata de um valor estimado e no aritmeticamente calculado, dada a falta de rigor absoluto deste tipo de clculo quando aplicado avaliao de danos na pessoa.

NORMAS PROCEDIMENTAIS
INML, IP

N 1.3
Rev. 00 Pg. 8/11

RECOMENDAES PARA A REALIZAO DE RELATRIOS PERICIAIS DE CLNICA FORENSE NO MBITO DO DIREITO CIVIL

Alm do que utilizao da TIC se refere, obrigatria a fundamentao deste dano quer atravs da descrio correcta e pormenorizada das queixas e sequelas, nos respectivos captulos, quer atravs da implicao deste dano na autonomia e independncia da pessoa. Deve ter-se a conscincia plena de que a pontuao atribuda afectao permanente da integridade fsicopsquica, no corresponde de forma alguma a uma unidade de medida rigorosa e absoluta, mas sim a uma unidade de apreciao. Com efeito, a pontuao a atribuir resultar da integrao de medies de fenmenos diversos, concretizadas atravs de instrumentos tambm diversos e, como tal, expressas em unidades igualmente distintas, integrando ainda a opinio intuitiva do perito decorrente da sua experincia pessoal e da sua capacidade de apreenso dos imponderveis. Nos casos em que seja previsvel a verificao de um Dano Futuro (considerando-se exclusivamente como tal o agravamento das sequelas que constitui uma previso fisiopatologicamente certa e segura, por corresponder evoluo lgica, habitual e inexorvel do quadro clnico), deve o perito fundamentar esta circunstncia no captulo Discusso do seu relatrio pericial e assinal-la nas Concluses do mesmo. As incontornveis dificuldades na fixao objectiva de uma pontuao do Dano Futuro, justificam que pericialmente no se proceda a qualquer quantificao deste dano, assinalando-se apenas a sua verificao, tendo em vista deixar em aberto a eventualidade de uma reabertura do processo com posterior reavaliao.

b) Repercusso na Actividade Profissional: Corresponde ao rebate das sequelas no exerccio da actividade profissional habitual da vtima (actividade data do evento), isto , na sua vida laboral, para utilizar a expresso usada na Portaria n 377/2008, de 26 de Maio. Pode referir-se a uma modificao da formao prevista ou ao seu abandono, no caso de um estudante, por exemplo. Podem verificar-se as seguintes situaes relativamente ao estado sequelar: - Ser compatvel com o exerccio da actividade profissional; - Ser compatvel com o exerccio da actividade profissional mas implicando esforos suplementares; - Ser impeditivo do exerccio da actividade profissional, sendo no entanto compatvel com outras profisses na rea da sua preparao tcnico-profissional; - Ser impeditivo do exerccio da actividade profissional, bem assim como de qualquer outra dentro da rea da sua preparao tcnico-profissional. A fundamentao deste dano obrigatria, designadamente atravs da sua descrio correcta e pormenorizada no captulo das queixas situacionais, no que s questes laborais diz respeito.

c) Dano Esttico Permanente: Corresponde repercusso das sequelas, numa perspectiva esttica e dinmica, envolvendo uma avaliao personalizada da afectao da imagem da vtima quer em relao a si prprio, quer perante os outros. Pode ser um dano esttico (ex.: cicatriz) ou dinmico (ex.: claudicao da marcha), devendo ser tido em conta o seu grau de notoriedade e o desgosto manifestado/vivenciado pela vtima (considerada a sua idade, sexo, estado civil e estatuto scio-profissional), e assinalada a sua eventual possibilidade de recuperao, designadamente cirrgica.

NORMAS PROCEDIMENTAIS
INML, IP

N 1.3
Rev. 00 Pg. 9/11

RECOMENDAES PARA A REALIZAO DE RELATRIOS PERICIAIS DE CLNICA FORENSE NO MBITO DO DIREITO CIVIL

As dificuldades resultantes da dupla subjectividade nesta avaliao (por parte do perito e da vtima), atenuam-se descrevendo minuciosamente as sequelas quanto sua localizao, forma, dimenses, relevo, textura, colorao e nmero, e documentando-as fotograficamente (mediante prvia autorizao da vtima) para que o juiz as possa tambm apreciar. Ainda assim, a avaliao ter de ser personalizada, dado que danos estticos similares podem ter repercusses substancialmente diferentes. A valorao do Dano Esttico expressa atravs de uma escala quantitativa de sete graus de gravidade crescente (1/7 a 7/7). Como sempre, obrigatria a fundamentao deste dano, no s no captulo da Discusso mas, tambm, atravs da descrio correcta e pormenorizada das queixas e sequelas, nos respectivos captulos. Como anteriormente referido, um dano esttico temporrio poder ser includo no mbito da avaliao do Quantum Doloris.

d) Repercusso na actividade sexual: Corresponde limitao total ou parcial do nvel de desempenho/gratificao de natureza sexual, decorrente das sequelas fsicas e/ou psquicas, no se incluindo aqui os aspectos relacionados com a capacidade de procriao. Este dano frequentemente subavaliado ou no avaliado, dada a relevncia de outras sequelas graves mas, sobretudo, devido a algum preconceito e reserva que ainda subsiste na abordagem deste tema, por parte de peritos e vtimas. Na sua valorao, o perito deve atender particularmente aos elementos obtidos no decurso da entrevista, dando particular ateno ao teor do relato (ex: tipo de traumatismo) e ressonncia afectiva, idade e estado anterior da vtima (ex: diabetes, insuficincia heptica ou renal, vasculopatias) e ao dano fsico ou psicolgico (epifenmeno do trauma). Este dano pode manifestar-se atravs de perturbao da lbido, desconforto, disfuno erctil, da ejaculao ou do orgasmo, sendo aconselhvel, sempre que possvel, objectivar estas queixas atravs de exames complementares. A sua avaliao tem em conta as leses iniciais, as complicaes resultantes e os estudos complementares efectuados. Caso no seja medicamente constatvel dano de etiologia orgnica, deve o perito pronunciar-se sobre a plausibilidade clnica das queixas, tendo como base os elementos anteriormente referidos e a vivncia do trauma. Este dano distinto do dano na capacidade reprodutora que, a existir, ser valorizado em pontos, no mbito da alterao da integridade fsico-psquica Constitui, tambm, um dano no econmico, quantificado numa escala com sete graus de gravidade crescente (1/7 a 7/7), cuja fundamentao obrigatria no s no captulo da Discusso mas, tambm, atravs da descrio correcta e pormenorizada das queixas (funcionais e situacionais) e sequelas, nos respectivos captulos.

e) Repercusso nas actividades desportivas e de lazer: Corresponde impossibilidade estrita e especfica para a vtima de se dedicar a certas actividades ldicas, de lazer e de convvio social, que exercia de forma regular e que para ela representavam um amplo e manifesto espao de realizao e gratificao pessoal. No esto aqui em causa intenes ou projectos futuros, mas sim

NORMAS PROCEDIMENTAIS
INML, IP

N 1.3
Rev. 00 Pg. 10/11

RECOMENDAES PARA A REALIZAO DE RELATRIOS PERICIAIS DE CLNICA FORENSE NO MBITO DO DIREITO CIVIL

actividades comprovadamente exercidas previamente ao evento traumtico em causa e cuja prtica e vivncia assumia uma dimenso e dignidade susceptvel de merecer a tutela do direito, dentro do princpio da reparao integral dos danos. Est uma vez mais em causa o procurar apreender a vivncia da vtima quanto impossibilidade de dar continuidade quilo que para ela constitua uma das suas razes de vida, um espao de realizao e gratificao pessoal, como anteriormente assinalado. A sua valorao pode ser feita atravs de uma escala com sete graus de gravidade crescente (1/7 a 7/7). Trata-se de um dano no econmico, devendo ser sempre muito bem fundamentado, no s no captulo da Discusso mas, tambm, atravs da descrio correcta e pormenorizada das queixas (sobretudo situacionais) e sequelas, nos respectivos captulos.

f)

Dependncias:

As dependncias podem ser temporrias ou permanentes, sendo valorizadas mais frequentemente, enquanto tal, as permanentes. Estas dependncias podem ser relativas a diversos tipos de necessidades: - Ajudas medicamentosas: correspondem necessidade permanente de recurso a medicao regular (ex: analgsicos, antiespasmdicos ou antiepilpticos), sem a qual a vtima no conseguir ultrapassar as suas dificuldades em termos funcionais e nas situaes da vida diria; - Tratamentos mdicos regulares: correspondem necessidade de recurso regular a tratamentos mdicos para evitar um retrocesso ou agravamento das sequelas (ex.: fisioterapia); - Ajudas tcnicas: referem-se necessidade permanente de recurso a tecnologia para prevenir, compensar, atenuar ou neutralizar o dano pessoal (do ponto de vista anatmico, funcional e situacional), com vista obteno da maior autonomia e independncia possveis nas actividades da vida diria; podem tratar-se de ajudas tcnicas lesionais, funcionais ou situacionais; - Adaptao do domiclio, do local de trabalho ou do veculo: corresponde necessidade de recurso tecnologia a nvel arquitectnico, de mobilirio e/ou equipamentos, no sentido de permitir a realizao de determinadas actividades dirias a pessoas que, de outra maneira, o no conseguiriam fazer (a no ser com a ajuda de terceiros); - Ajuda de terceira pessoa: corresponde ajuda humana apropriada vtima que se tornou dependente, como complemento ou substituio na realizao de uma determinada funo ou situao de vida diria. O tipo de ajuda a perspectivar, deve ponderar-se de acordo com a categoria scio-profissional necessria (tcnica ou no), nmero e tipo de terceiras pessoas, sua qualificao e funes, tipo de intervenes (em casa e no exterior), tipo de actividades visadas (vigilncia de parmetros vitais, administrao de teraputica, higiene, vesturio, alimentao, etc.), local das intervenes (domiclio ou estabelecimento adaptado), grau e tipo de ajuda (vigilncia, incitao, complemento ou substituio total) e durao e frequncia/horrio das intervenes (nmero de horas por dia).

Idealmente esta percia multidisciplinar e realizada no meio de vida da vtima (domiclio e local de trabalho), devendo incluir uma avaliao mdica (anlise das sequelas orgnicas, funcionais e, muito particularmente,

NORMAS PROCEDIMENTAIS
INML, IP

N 1.3
Rev. 00 Pg. 11/11

RECOMENDAES PARA A REALIZAO DE RELATRIOS PERICIAIS DE CLNICA FORENSE NO MBITO DO DIREITO CIVIL

situacionais) e uma avaliao das necessidades por tcnicos especializados, tendo sempre em conta a capacidade restante e a autonomia com e sem ajudas tcnicas. Estas ajudas, sublinha-se novamente, podem ser temporrias ou definitivas. Nestes casos, como acima referido, deve o perito solicitar a colaborao do Centro de Reabilitao Profissional de Gaia ou de outras entidades competentes, designadamente o Instituto do Emprego e Formao Profissional.

6. REFERNCIAS

- BORBIA C (2006). Valoracin del Dao Corporal. Legislacin, Metodologa y Prueba Pericial Mdica. Masson, Barcelona. - CAROL J (2006). Valoracin del Dao Corporal. Manual de Consulta. Atelier, Barcelona - DECRETO-LEI n 352/2007, de 23 de Outubro, Anexo II - LUCAS P, BARGAGNA M, BORBIA C, BJUI-HUGES H, STRECK W, VIEIRA DN (2001). La rationalisation de lvaluation europenne des atteints la personne humaine, Revista Portuguesa de Avaliao do Dano Corporal, 10 (11):21-35. - MAGALHES T (1998). Estudo Tridimensional do Dano Corporal: Leso, Funo e Situao. Sua Aplicao Mdico-Legal. Almedina, Coimbra.

- MAGALHES T, PINTO DA COSTA D (2007). Avaliao do dano na pessoa em sede de Direito Civil.
Perspectivas actuais. Revista da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, 4:417-452. - OLIVEIRA S (1992). Clnica Mdico-Legal da Reparao do Dano Corporal em Direito Civil. APADAC, Coimbra. - PREZ MG-B (2006). Nuevo Manual de Valoracin y Baremacin del Dao Corporal. 14 ed. Editorial Comares, Granada. - RAMREZ LB (1996). Tiempos de Curacin en Traumatologia. Praxis 2.000, Madrid. - VIEIRA DN (2000). A misso de avaliao do dano corporal em direito civil. Sub Jdice, 17:23-30. - VIEIRA DN (2003). Assessment of bodily damage in civil law: harmonisation of an expert protocol, Revista Portuguesa de Avaliao do Dano Corporal, 12 (13): 29-36. - VIEIRA DN, QUINTERO JA, Ed. (2008): Aspectos prticos da avaliao do dano corporal em Direito Civil, Biblioteca Seguros, Coimbra. - Lei n 45/2004, de 19 de Agosto - Portaria n 522/2007, de 30 de Abril

7. ANEXOS No aplicvel.

Vous aimerez peut-être aussi