Vous êtes sur la page 1sur 4

NORMAS DE CONVIVÊNCIA PARA UTILIZAÇÃO DO

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Com a finalidade de uma utilização adequada dos recursos tecnológicos disponíveis no Laboratório de Informática, e de forma a permitir que os usuários (professores e alunos) possam se beneficiar ao máximo de tais recursos, sem causar danos aos equipamentos e ao ambiente, algumas normas de utilização e convivência para utilização do laboratório de informática, devem ser observadas:

RESPONSABILIDADES:

1-O professor é o responsável direto pelo laboratório de informática e possui autoridade para fazer cumprir as normas aqui estabelecidas. Portanto o laboratório de informática não poderá funcionar sem a presença de um responsável.

2-O laboratório de informática deve ser utilizado para fins estritamente pedagógicos e/ou de forma a possibilitar a inclusão digital dos membros da comunidade escolar.

3-A prioridade de utilização do laboratório de informática é das disciplinas do curso técnico, ficando disponíveis para outras disciplinas os horários que não estiverem ocupados com estas disciplinas ou que possam ser cedidos através de uma negociação prévia.

4-A

utilização

do

laboratório

de

informática

deve

ser

agendada previamente junto à coordenação.

5-O computador administrador da rede (último da esquerda) só poderá ser utilizado pelo professor responsável, não sendo permitido que alunos utilizem este computador.

6-Durante o

aluno poderá usar o

Laboratório de Informática somente com o professor da respectiva disciplina. O aluno poderá usar o Laboratório de Informática no turno oposto, somente para fins pedagógicos se houver disponibilidade de algum professor ou estagiário para acompanha-lo.

seu turno de

aula, o

7-É reponsabilidade do professor orientar os alunos para que ao final de sua aula: a sala esteja limpa e organizada ( com equipamentos e cadeiras em seus devidos lugares).

8-O professor que solicitar a utilização do laboratório deverá antes da aula: abrir a sala, ligar o ar condicionado e ligar as máquinas (não permitindo que os alunos executem estas tarefas), se tiver alguma dificuldade poderá solicitar auxílio à coordenação.

9-Ao final da aula o professor deverá: desligar todas as máquinas, estabilizadores, ar condicionado e iluminação, trancando a sala e entregando a chave na direção.

10- Sempre que houver dúvidas sobre pesquisas e/ou utilização dos equipamentos ou softwares, solicitar ajuda da coordenação.

11- A utilização de recursos sonoros deverá ser feita somente através de fones de ouvido.

12- O usuário deverá trazer o seu próprio pen drive, disquete, CD ou DVD, para gravação do resultado de seu trabalho.

13- Os usuários são responsáveis pela manutenção da boa aparência, organização e limpeza do ambiente.

REGRAS:

1- Ao entrar no laboratório os alunos deverão colocar todo o seu material (pastas e bolsas) na mesa do professor. Não devendo colocar os seus pertences em cima dos computadores.

2-O aluno deverá comportar-se adequadamente, respeitando as normas do laboratório. Evitando perturbar o ambiente com brincadeiras, algazarras e/ou qualquer outra atividade alheia às atividades do laboratório. Atendendo e respeitando as ordens do professor responsável.

3- Não é permitido desmontar quaisquer equipamentos ou acessórios do laboratório sob qualquer pretexto, assim como remover equipamentos do local a eles destinados (mesmo dentro do recinto), inclusive trocar periféricos entre os computadores.

4- Não é permitido fumar, ingerir comidas ou bebidas dentro do laboratório.

5- Não é permitido executar jogos (não educativos), acessar chats e sites contendo pornografia ou qualquer

outro tipo de material ilegal ou duvidoso, salas de bate- papo, Orkut e/ou MSN, sem fins pedagógicos.

6- Não é permitido instalar ou desinstalar quaisquer tipos de programas/softwares, jogos e programas para transferência de arquivos; a menos que autorizado e devidamente assistido pela coordenação.

7- Não

é

máquinas.

permitido

modificar

a

configuração

das

8- Muito cuidado com e-mails! Eles não são proibidos, mas precisamos tomar cuidado. Nunca abra anexos a não ser que tenha certeza absoluta sobre o seu conteúdo.

9- Não

utilizar

autorização da coordenação.

é

permitido

a

impressora

sem

prévia

10- Não molhe os equipamentos, mantenha a sala limpa.

11- Ligue o ar-condicionado/mantenha à sala bem arejada quando os computadores estiverem ligados.

12-Desligue os computadores das tomadas ao finalizar as atividades no laboratório.

Coordenação do Curso técnico de informática