Vous êtes sur la page 1sur 8

EM 2701 Fundamentos da Eletrnica

Prtica 3: Regulador Simples e Aplicaes de Diodo

Discentes: Aline Helena da Silva Santos Luan Alves Chaves Gabriel Tosi de Barros Prof. Dr Roberto Jacobi Rodrigues

Santo Andr Junho de 2011

Fundamentos da Eletrnica

Sumrio INTRODUO.................................................................................................................3 OBJETIVO........................................................................................................................4 MTODO EXPERIMENTAL .........................................................................................4 Lista de Materiais, equipamentos e componentes:...........................................................4 Procedimento Experimental.............................................................................................5 Experimento 1 - Circuito Retificador com filtro e com regulador simples.......................5 Experimento 2 Circuito duplicador de tenso................................................................5 Experimento 3 (opcional) Circuito Grampeador............................................................6 RESULTADOS E DISCUSSO ......................................................................................6 Experimento 1....................................................................................................................6 Experimento 2....................................................................................................................7 Experimento 3....................................................................................................................7 CONCLUSO...................................................................................................................7 REFERNCIAS ...............................................................................................................7

Fundamentos da Eletrnica

INTRODUO
Um regulador de tenso um dispositivo formado, geralmente, por semicondutores, tais como diodos zener. O seu principal objetivo manter a tenso de sada constante, ou seja, estabilizada mesmo havendo variaes na tenso de entrada ou na corrente de sada. Podem ser implementados com componentes discretos ou podem ser obtidos na forma de circuito integrado (CI). Os reguladores de tenso na forma de CI so mais precisos e torna o circuito mais compacto, pois ocupam menor espao. [1, 2, 3]

Figura 1: Exemplos de CI reguladores de tenso.


Fonte: www2.eletronica.org

Entende-se por um circuito grampeador como aquele que grampeia o sinal em um nvel DC diferente do sinal de entrada sem afetar a forma de onda. [1, 2, 3]

Figura 2: Exemplo de circuito grampeador.


Fonte: lourencetti.hdfree.com.br/Fatec

Em muitos projetos eletro-eletrnicos utilizam-se tambm um circuito multiplicador de tenso, que consiste em aumentar o valor de uma tenso AC (senoidal) por um nmero inteiro maior ou igual a dois. Os mais comuns so, o Dobrador, o Triplicador e Quadruplicador de tenso. [1,4,5]

Fundamentos da Eletrnica

Figura 3: Exemplo de circuito dobrador de tenso (meai onda).


Fonte: lourencetti.hdfree.com.br/Fatec.

OBJETIVO
O objetivo desta prtica foi verificar o funcionamento de um circuito simples de regulador de tenso e implementar dois circuitos simples como aplicaes de diodos.

MTODO EXPERIMENTAL
Lista de Materiais, equipamentos e componentes: Equipamentos/Materiais: 1 Multmetro Porttil com adaptador jacar em ambas as pontas de prova; 1 Osciloscpio com duas pontas de prova; 1 Gerador de Funes com cabo BNC/jacar; 1 Fonte de tenso contnua varivel; 1 Matriz de contatos eltricos (Protoboard); 1 Par de cabos banana/banana; 1 Par de cabos banana/jacar.

Componentes: 2 Diodo 1N4007; 1 Diodo Zener 1N4728; 2 Resistores de 47; 1 Resistor de 100; 1 Resistor de 270; 1 Resistor de 470;

Fundamentos da Eletrnica 2 Capacitores eletrolticos de 47F; 1 Capacitor eletroltico de 470F; 1 Capacitor eletroltico de 1000F.

Procedimento Experimental
Experimento 1 - Circuito Retificador com filtro e com regulador simples. O circuito retificador com Zener apresentado na figura 1 foi montado, utilizando o diodo 1N4007(D1) e o diodo Zener 1N4728 (D2)). Alimentou-se o circuito uma tenso senoidal (10 Vpp e 60 Hz). Em seguida, a tenso do capacitor e do diodo D2 com multmetro e com o osciloscpio foi verificada. Mediu-se tambm a medida da corrente mdia do diodo D2.

Figura 4: Circuito RC com regulador simples. Obs.: Como a forma de onda obtida no estava de acordo com o esperado, o circuito foi simulado em um software para obter a curva real gerada pelo circuito.

Experimento 2 Circuito duplicador de tenso. Neste experimento, montou-se o circuito da figura 2 (utilize diodos 1N4007 (D1 e D2)), alimentado por uma tenso senoidal (10 Vpp e 60 Hz) e foi verificada a tenso dos capacitores com o multmetro e com o osciloscpio.

Fundamentos da Eletrnica

Figura 5: Circuito Duplicador de tenso Obs.: Como a forma de onda obtida no estava de acordo com o esperado, o circuito foi simulado em um software para obter a curva real gerada pelo circuito.

Experimento 3 (opcional) Circuito Grampeador. O circuito da figura 3 foi simulado no software, utilizando o diodo 1N4007 e sendo alimentado com uma tenso senoidal de 10 Vpp e 60 Hz. A tenso do diodo foi verificada.

Figura 6: Circuito Grampeador.

RESULTADOS E DISCUSSO
Experimento 1

Fundamentos da Eletrnica

Experimento 2

Experimento 3

CONCLUSO

REFERNCIAS
[1] Fundamentos da Eletrnica, Texto Base 1 Diodos, SENAI/SP. Disponvel em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAvmEAJ/fundamentos-eletronica-diodos. Acessado em Junho/2011. [2] Boylestad, R.L., Nashelsky, L.. Dispositivos Eletrnicos e teoria de circuitos. Oitava edio, So Paulo, Pearson Prentice Hall, 2004. [3] Malvino, A.P..Eletrnica. Volume 1, quarta edio, So Paulo, Pearson Makron Books, 1997.

Fundamentos da Eletrnica [4] Reviso dos modelos Diodos e Transistores.

8 Disponvel em:

lourencetti.hdfree.com.br/Fatec . Acessado em Junho/2011. [5] Regulador de tenso e diodos. Disponvel em: www2.eletronica.org. Acessado em Junho/2011.

Vous aimerez peut-être aussi