Vous êtes sur la page 1sur 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Engenharia Mecnica Curso: Engenharia de Materiais Disciplina: Anlise Termo-Fsica de Materiais Professor:

Paulo A. P. Wendhausen

Anlise Trmica em Liga Ferro-Carbono e Nquel

Grupo: Arthur Gomes Fllgraf Eduardo Pallaoro de Souza Maurcio Goraiebe Pollachini Thiago Gaia Bruno Miguel Corra

Florianpolis, 14 de Abril de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Engenharia Mecnica Curso: Engenharia de Materiais Disciplina: Anlise Termo-Fsica de Materiais Professor: Paulo A. P. Wendhausen

Anlise Trmica em Liga Ferro-Carbono e Nquel

Arthur Gomes Fllgraf Eduardo Pallaoro de Souza Maurcio Goraiebe Pollachini Thiago Gaia Bruno Miguel Corra

14/04/2011

O presente relatrio consiste na anlise trmica de uma amostra porosa de Fe-C e Ni que foi compactada e sinterizada em atmosfera de Argnio. Este relatrio teve a orientao da monitora Barbara Priscila Andreon do Laboratrio de Materiais Magnticos MAGMA e ser apreciado pelo Prof. Paulo A. P. Wendhausen.

Sumrio
1. 2. 3. INTRODUO...........................................................................................4 OBJETIVOS...............................................................................................4 DESENVOLVIMENTO.................................................................................5 3.1 Procedimentos Experimentais.....................................................................5 3.2 Resultados...............................................................................................6 3.2.1 Comparao com densidade terica...............................................6 3.2.2 Coeficiente de Expanso Linear......................................................6 3.3 Anlise dos Resultados..............................................................................7 4. 5. CONCLUSO...........................................................................................11 BIBLIOGRAFIA.........................................................................................11

BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUO Anlise Trmica um termo empregado para um grupo de tcnicas aonde, propriedades fsicas ou qumicas de uma determinada substncia, so monitoradas em funo do tempo ou temperatura, enquanto a temperatura da amostra, sob atmosfera especfica, submetida a uma variao controlada. Algumas das principais tcnicas da Anlise Trmica esto resumidas na figura 1.

Figura 1: Principais tcnicas da termo-anlise

2. OBJETIVOS

O principal objetivo deste estudo uma tentativa de caracterizao dos fenmenos trmicos ocorridos em uma liga Ferro-Carbono com 2% de Nquel (em massa) quando a mesma submetida a anlises trmicas.

Iniciando de um grfico gerado por uma anlise trmica no dilatmetro, explicaremos qual material est em estudo, assim como sua fabricao e aplicaes.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 Procedimentos Experimentais


Na preparao da amostra, foram utilizados ps, 1,2% de Carbono, e 2% de Nquel (em massa), o restante de Ferro puro. A amostra foi fabricada atravs de compactao e sinterizao. Sobre Sinterizao: Metalurgia do p um processo de fabricao de peas a partir do p. Ps metlicos ou no metlicos so comprimidos no interior de um molde com o formato desejado formando um "compactado verde" que aps compactado ser sinterizado. A seguir, as etapas sinterizao:

Figura 2: Estgios da Sinterizao

A Dilatometria a tcnica na qual a mudana nas dimenses de uma amostra so medidas em funo da temperatura, enquanto esta submetida a uma variao controlada. Sobre o experimento: Primeiramente, a amostra foi compactada, depois sinterizada (densificada), e aps sinterizada, feito o teste de Dilatometria.

Atmosfera utilizada foi Argnio inerte. Na Sinterizao: Amostra aquecida at 1100C, a uma taxa de 10C por minuto. Mantida em 1100C por 30 minutos e depois resfriada controladamente at 600C, a uma taxa de 5C

por minuto. Depois que a amostra estava Sinterizada e Densificada, foi feito o teste de Dilatometria, onde foi aquecida novamente at 1100C com uma taxa de 10C por minuto, e depois resfriada at 600C em 5C por minuto. Onde foram feitas medidas como densidade, massa e dimenses da amostra. 3.2 Resultados Medidas verde: Comprimento: 17,00mm, Dimetro: 9,55mm, Peso: 7,3610g. Densidade verde: 6,044 mg/mm. Aps a Sinterizao: Comprimento: 16,89mm, Dimetro: 9,51mm, Peso: 7,3335g. Densidade aps Sinterizao: 6,112 mg/mm A densificao eliminou o equivalente a 1,1% do volume em poros. Percebe-se um aumento da densidide, devido diminuio ou eliminao dos poros. Ou seja, a massa a mesma, mas o volume diminui.
3.2.1 Comparao com densidade terica

Comparando a densidade terica do ao carbono simples, que de 7,85 gcm e a densidade obtida da amostra sinterizada, que de 6,
112gcm, temos:

7,85 gcm3 ---------------------------- 100%


6, 112gcm,--------------------------- x = 77,86%

Ou seja, 22,14% de porosidade na amostra.


6

3.2.2 Coeficiente de Expanso Linear

O Coeficiente de Expanso Linear do ao 1,110-5C-1, o coeficiente de expanso linear da amostra de 3 10-5C-1. Este valor foi obtido atravs do seguinte grfico, que uma restrio do intervalo de temperatura (257,3 at 406,2) do grfico da figura 4 (DiL-Grupo G):

3.3 Anlises dos Resultados Primeiramente a escolha de uma atmosfera formada por Argnio, deve-se a condio do Argnio de no reagir com a amostra, no alterando assim, o resultado final do experimento.

Figura 3: Curva de Dilatometria, Amostra Liga Fe-C, com Ni, antes da Sinterizao

Entre 709C e 1050C, percebe-se que a amostra alm de mudar de fase, tambm ocorre simultaneamente a densificao da amostra. Na temperatura de 1100C mantida a temperatura por 30 minutos, onde tambm ocorre densificao.

Figura 4: Curva de Dilatometria, Amostra Liga Fe-C, com Ni, aps a Sinterizao

Por volta de 733C a amostra apresenta uma mudana de fase (comparando com o diagrama de fase do Ferro-Carbono), de Alfa+Fe3C para Gama+Fe3C, ou seja, temos mudana da microestrutura da liga que muda de CCC para CFC. Depois a amostra continua sendo aquecida at 1100C, at que volta para Alfa+Fe3C em uma temperatura de aproximadamente 732C.
7

Figura 5: Diagrama de Fases Ferro-Carbeto de Ferro (Fe-Fe3C)

No aquecimento, foi utilizada uma taxa de 10C por minuto, e no resfriamento 5C por minuto. Quanto menor a variao da temperatura por minuto, maior a preciso das medies. A diferena entre os intervalos de Solidificao e Fuso deve-se ao fato das taxas de resfriamento e aquecimento serem diferentes, caso fossem muito pequenas, as variaes da temperatura por minuto, maior seria a preciso da medio. Sobre o Carbono: Presente em 1,2% em peso na nossa amostra. A partir da quantidade de 0,76% na liga, o C praticamente no muda a temperatura da mudana de fase (Alfa para Gama). Sobre a influncia do Carbono nas propriedades mecnicas: pode-se dizer que a principal propriedade conferida liga (Ferro-Carbono) pelo C a

dureza. Aumenta, tambm, o limite de resistncia trao e a temperabilidade, mas diminui a tenacidade e soldabilidade. Sobre o Nquel: Presente em 2% em peso na nossa amostra. J o Nquel tem como principal caracterstica ser um estabilizador da fase gama. Comparando nosso grfico de dilatometria com o do Crupo C (figura abaixo), que tem o mesmo teor de Carbono, 1,2% em peso, percebeu-se que a temperatura de mudana de fase (Alfa para Gama), no muda, ou seja, o Ni no tem como caracterstica (nessa porcentagem em peso de 2%), alterar a temperatura de mudana de fase.

Figura 6: Curva de Dilatometria, Amostra Liga Fe-C (C 1,2%p.), aps a Sinterizao

Influncia do Nquel nas propriedades mecnicas: auxilia na resistncia corroso atmosfrica e em grandes teores, junto ao cromo, torna o ao resistente ao calor e corroso. Influi diretamente para que o gro se torne mais fino. Diminui consideravelmente a velocidade crtica de resfriamento.

4. CONCLUSO

O dilatmetro possui diversas utilidades como a obteno dos coeficientes de expanso trmica, densidades, diagramas de fase, etapas de sinterizao, expanso trmica linear, expanso trmica volumtrica, ponto de amolecimento, temperatura de decomposio, temperatura de sinterizao, temperatura de transio vtrea e transio de fase.

O dilatmetro tem por finalidade, atravs da mudana do comprimento em certa direo em funo da temperatura, determinar o grau de anisotropia do material constituinte da amostra. Alm disso, tambm usado para monitorar o progresso das reaes qumicas, particularmente aqueles exibindo uma mudana substancial volume molar (por exemplo, polimerizao). Um exemplo especfico a taxa de mudanas de fase. Este equipamento permitiu-nos determinar a reduo do volume e o aumento da densidade da amostra devido sinterizao ocorrida no dilatmetro.

5. BIBLIOGRAFIA Aos e Ferros Fundidos (Vicente Chiaverini) Apostila C3 (Paulo A. P. Wendhausen) www.guiadasiderurgia.com.br http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=ptBR&langpair=en %7Cpt&rurl=translate.google.com.br&u=http://hypertextbook.com/facts/2004/Ka renSutherland.shtml&usg=ALkJrhgps6XcT3wmJMmFGehsaz6GabBOCA

10

Vous aimerez peut-être aussi