Vous êtes sur la page 1sur 7

As CPIs e a suspeio de um de seus integrantes

Parecer n 17/01-FACB
Ementa: Pedido de armao de suspeio de Vereador participante de Comisso Parlamentar de Inqurito, em razes de supostos interesses pessoais, formulado pela Presidente do Sindicato investigado. Na ausncia de previso normativa e no detendo a Comisso Parlamentar de Inqurito poderes de julgar ou de restringir bens e direitos de particulares, no h que se falar em suspeio de um de seus membros, restando aos cidados o franco acesso ao Poder Judicirio em caso de abuso ou deciso imotivada da parte da Comisso ou do Vereador em particular. Parecer pelo indeferimento do pleito.

Senhora Procuradora-Geral, 1. Trata-se de representao deagrada por Adriana Irio, Presidente do Sindicato dos Taxistas Autnomos do Municpio do Rio de Janeiro, em face do Senhor Vereador Pedro Porfrio. 2. Atravs de longa exposio, a requerente busca levantar
Rev. Direito, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, jul./dez. 2001 145

elementos que demonstrariam que o referido Edil seria suspeito para fazer parte da Comisso Parlamentar de Inqurito criada atravs da Resoluo n 892/01, com o objetivo de apurar as irregularidades praticadas pelos dirigentes do sindicato dos taxistas do municpio, que comprometem a segurana dos usurios e a qualidade desse servio de utilidade pblica. 3. Ao nal, requer, literalmente:
I) seja recebida a representao e remetida aos demais Vereadores desta Casa; II) Seja, aps apreciao da competente Comisso, declarada a suspeio do Vereador Pedro Porfrio para atuar na CPI em questo, por tudo quanto demonstrado; III) Seja apurada a conduta antitica do Vereador Pedro Porfrio, na utilizao da mquina administrativa desta Casa, bem como de sua funo, para perseguio poltica de cidados; IV) Seja apurado o grau de relacionamento e favorecimento do Vereador Pedro Porfrio em face de seus amigos do movimento dirias nunca mais e Libertaxi; V) Seja deferida audincia pblica para a Sra. Adriana Irio, que acompanhada de seus advogados dar maiores informaes aos dignos Vereadores dessa Casa.

4. Instruindo seu requerimento, a Interessada faz anexar uma srie de folhetos e matrias jornalsticas sobre as questes suscitadas. 5. s s. 59, a Senhora Secretria-Geral informa que o o requerimento que originou a solicitao de Comisso Parlamentar de Inqurito cumpriu os requisitos regimentais e de competncia exclusiva da Cmara Municipal. 6. O feito veio, assim, ao exame desta Procuradoria-Geral. 7. Passo a opinar. 8. Pelo que se extrai da documentao acostada, o ambiente entre o Vereador Pedro Porfrio e a ora requerente , efetivamente, da mais
146 Rev. Direito, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, jul./dez. 2001

completa animosidade. 9. Tal dado, contudo, agura-se como irrelevante para se questionar a atuao de um Vereador no mbito de uma Comisso Parlamentar de Inqurito, a ponto de se desejar afast-lo por suspeio, como que em um processo judicial. 10. H, como se sabe, diferenas fundamentais que separam as atividades de uma Comisso Parlamentar de Inqurito daquelas praticadas pelo Poder Judicirio. 11. Duas das mais agrantes diferenas talvez as mais importantes dizem respeito ao fato de que a Comisso Parlamentar de Inqurito no julga ningum, nem se guia por ritos pr-ordenados. Suas concluses, se for o caso, devem ser encaminhadas, na mais grave das hipteses, ao Ministrio Pblico para a adoo das providncias cveis e penais que se zerem cabveis. Nesse sentido, a lio do acatado JOS NILO DE CASTRO, notrio estudioso do Direito Municipal:
As concluses da CPI municipal, na dico constitucional (art. 58, 3o, CR), no tm a natureza de sentena, no punem, nem podem indicar ou sugerir, considerar estes ou aqueles fatos como crimes comuns, ou infraes poltico-administrativas, capitulando-os. Seus trabalhos so formal e meramente investigatrios1.

12. Inexistindo, pois, a possibilidade de restrio a bens e/ou direitos, inexistem rigores quanto composio de uma Comisso Parlamentar de Inqurito, mesmo detendo esta, na dico constitucional (art. 58, 3o), poderes de investigao prprios das autoridades judiciais. J por tais fundamentos, se de concluir ser natural a inexistncia de restries na composio de uma Comisso Parlamentar de Inqurito, diferentemente dos cdigos de ritos judiciais. 13. Com efeito, o artigo 135 do Cdigo de Processo Civil (um tanto quanto similar ao art. 254 do Cdigo de Processo Penal) lista as hipteses de suspeio de um magistrado:
1

CASTRO, Jos Nilo de. CPI municipal. 2.ed. Belo Horizonte: Del Rey. p. 110

Rev. Direito, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, jul./dez. 2001

147

Art. 135. Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando: I amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; III herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de algumas das partes; IV receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio; V interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. Pargrafo nico. Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo.

14. A ocorrncia de qualquer dessas circunstncias fora o afastamento do magistrado da presidncia do feito. O mesmo ocorrendo no mbito de uma Comisso Parlamentar de Inqurito no proporciona o afastamento de qualquer Parlamentar. E tal se d exatamente pela circunstncia de uma CPI no dispor desse poder de julgar. Com efeito, consoante lio de CRETELLA JR.:
A Constituio investe a Comisso Parlamentar de Inqurito em vrios poderes. No, porm, no poder de julgar. A Comisso Parlamentar de Inqu-rito no tem poder jurisdicional. No julga. No aplica a lei ao caso concreto. No entanto, a regra jurdica constitucional lhe deu outros poderes prprios, semelhantes aos atribudos s autoridades judiciais. Assim, pode a Comisso Parlamentar de Inqurito, no exerccio de suas funes, determinar o comparecimento de testemunhas, tomar-lhes depoimentos, promover diligncias, requisitar documentos, certides, pedir informaes a qualquer repartio pblica ou rgo federal, estadual, municipal ou distrital, expedir noticaes. Enm, como diz a Constituio, a Comisso Parlamentar de Inqurito ter poderes de investigao to grandes, quanto os poderes das autoridades judiciais, exceto o de julgar2.

15. A questo, portanto, resolve-se atravs do controle pblico


CRETELLA JNIOR, Jos. Comisso parlamentar de inqurito, Revista Forense, v. 353, p. 448. Destacamos em negrito.
2

148

Rev. Direito, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, jul./dez. 2001

ou particular das aes e comandos oriundos de uma Comisso Parlamentar de Inqurito. Em havendo abuso ou deciso imotivada, pode-se, sempre e sempre, acionar a fora coercitiva do Poder Judicirio. 16. O Supremo Tribunal Federal j teve oportunidade de estabelecer os limites de atuao de uma Comisso Parlamentar de Inqurito. Nesse sentido, transcreva-se parte da ementa do Mandado de Segurana n 23.452-RJ, relatado pelo Ministro CELSO DE MELLO (RTJ, vol. 173, p. 807, original sem destaques):
Com a nalidade de obstar que o exerccio abusivo das prerrogativas estatais possa conduzir a prticas que transgridam o regime das liberdades pblicas e que sufoquem, pela opresso do poder, os direitos e garantias individuais, atribuiu-se, ao Poder Judicirio, a funo eminente de controlar os excessos cometidos por qualquer das esferas governamentais, inclusive aqueles praticados por Comisso Parlamentar de Inqurito, quando incidir em abuso de poder ou em desvios inconstitucionais, no desempenho de sua competncia investigatria. OS PODERES DAS COMISSES PARLAMENTARES DE INQURITO, EMBORA AMPLOS, NO SO ILIMITADOS E NEM ABSOLUTOS. - Nenhum dos Poderes da Repblica est acima da Constituio. No regime poltico que consagra o Estado democrtico de direito, os atos emanados de qualquer Comisso Parlamentar de Inqurito, quando praticados com desrespeito Lei Fundamental, submetem-se ao controle jurisdicional (CF, art. 5, XXXV). As Comisses Parlamentares de Inqurito no tm mais poderes do que aqueles que lhes so outorgados pela Constituio e pelas leis da Repblica. essencial reconhecer que os poderes das Comisses Parlamentares de Inqurito - precisamente porque no so absolutos - sofrem as restries impostas pela Constituio da Repblica e encontram limite nos direitos fundamentais do cidado, que s podem ser afetados nas hipteses e na forma que a Carta Poltica estabelecer. Doutrina. Precedentes. LIMITAES AOS PODERES INVESTIGATRIOS DA COMISSO PARLAMENTAR DE INQURITO. - A Constituio da Repblica, ao outorgar s Comisses Parlamentares de Inqurito poderes de investigao pr-prios das autoridades judiciais (art. 58, 3), claramente delimitou a natureza de suas atribuies institucionais, restringindo-as, unicamente, ao campo da indagao probatria, com absoluta excluso de quaisquer outras prerrogativas que se incluem, ordinariamente, na esfera de competncia dos magistrados e Tribunais, inclusive aquelas que decorrem do poder geral de cautela conferido aos juzes, como o poder de decretar a
Rev. Direito, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, jul./dez. 2001 149

indisponibilidade dos bens pertencentes a pessoas sujeitas investigao parlamentar. A circunstncia de os poderes investigatrios de uma CPI serem essencialmente limitados levou a jurisprudncia constitucional do Supremo Tribunal Federal a advertir que as Comisses Parlamentares de Inqurito no podem formular acusaes e nem punir delitos (RDA 199/205, Rel. Min. PAULO BROSSARD), nem desrespeitar o privilgio contra a auto-incriminao que assiste a qualquer indiciado ou testemunha (RDA 196/197, Rel. Min. CELSO DE MELLO - HC 79.244-DF, Rel. Min. SEPLVEDA PERTENCE), nem decretar a priso de qualquer pessoa, exceto nas hipteses de agrncia (RDA 196/195, Rel. Min. CELSO DE MELLO - RDA 199/205, Rel. Min. PAULO BROSSARD).

17. Ao que consta, inclusive, a ilustre Requerente j ingressou com mandados de segurana contra a instalao da Comisso Parlamentar de Inqurito, no se tendo notcia de concesso liminar da ordem. 18. O Poder Judicirio isso tem de car claro interferir sempre que ocorrer o abuso da parte de uma Comisso Parlamentar de Inqurito, ou de qualquer de seus membros. Essa , na verdade, a grande garantia que detm o cidado contra qualquer excesso de utilizao de prerrogativas. 19. certo, portanto, que a s e eventual circunstncia de um Vereador travar disputa de ntida colorao poltica com a Presidente do Sindicato a ser investigado no tem o condo de impedir sua presena como membro de uma Comisso Parlamentar de Inqurito, mormente quando se recorda que as CPIs so criadas automaticamente a partir do requerimento de um tero dos Parlamentares da Casa, independendo da vontade do Vereador que prope sua instalao. Em outras palavras, as Comisses no pertencem a um s Parlamentar, mas a uma expressiva vontade representativa dentro da Casa de Leis. 20. E, tanto a questo parece ser de localizada divergncia poltica, que apesar de a requerente haver manifestado desejo de comparecer a esta Casa de Leis a m de prestar esclarecimentos (vide supra, item 3.V), foi ela imprensa armar que no atenderia intimao da CPI aqui referenciada, tendo de ser intimada atravs do Poder Judicirio.
150 Rev. Direito, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, jul./dez. 2001

21. Por derradeiro, no ser demais recordar que caso algum Vereador se porte dentro ou fora dos limites de uma Comisso Parlamentar de Inqurito em desacordo com as normas que estabelecem sua conduta, submete-se ele, se for o caso, ao processo de apurao de crime de responsabilidade ou de infrao poltico-administrativa, tudo de acordo com a legislao vigente. 22. Assim, limitado o espectro de atuao de uma Comisso Parlamentar de Inqurito, opino pelo indeferimento do requerimento de s. 2 e ss., sugerindo o arquivamento do feito. 23. o parecer, sub censura. Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2001. Flavio Andrade de Carvalho Britto Subprocurador-Geral da Cmara Municipal do Rio de Janeiro

Visto. De acordo com o bem lanado Parecer n 17/01-FACB, da lavra do eminente Subprocurador-Geral, Dr. Flavio Andrade de Carvalho Britto. Encaminhe-se ao Gabinete do Exm Sr. Presidente. Em 02 de outubro de 2001.

Rev. Direito, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, jul./dez. 2001

151

Vous aimerez peut-être aussi