Vous êtes sur la page 1sur 19

1

Lingustica:Destaques
Freud e a escrita de pesquisa - uma leitura bakhtiniana
Professora Doutora Marilia Amorim (Universit Paris VIII - Vincennes Saint-Denis)

Resumo: Esse artigo se prope a empreender uma anlise dialgica de um estudo de caso clinico em Freud. Identifica as vozes que falam no texto de Freud de maneira a analisar como se constroi a escrita e o pensamento freudiano. Problematiza a questo do discurso citado na passagem da pesquisa de campo para a situao da escrita e suas implicaes para a epistemologia das cincias humanas. Conclui tratando da especificidade da cena enunciativa da escrita como lugar possvel de emergncia da voz do autor/pesquisador. Palavras-chave: dialogismo, voz, sentido. Abstracts: This paper purposes a dialogical analysis of a Freud's clinical case study. The voices who talks in the Freudian text are identified in the aim of analysing how Freud's writing and thinking is built. The question of reported discourse from the context of research's field to writing situation is discussed in its implications to humanities' epistemology. The conclusion proposes the specificity of writing's scene conceived as a place where may emerge the author's and searcher's voice. Key words: dialogism, voice, sense.

No presente artigo, pretendo tratar de um texto clnico de Freud enquanto escrita de pesquisa. Essa escolha de leitura se baseia em duas razes. A primeira delas que a difuso do conhecimento, muito mais do que aquela que se d por transmisso oral, faz-se por intermdio dos textos o que lhes confere o estatuto de lugar de circulao de conhecimentos. A segunda razo que a escrita de uma pesquisa, embora tratada comumente como uma escrita dos "resultados da pesquisa", ela propria lugar de pesquisa, de descobertas e de produo de conhecimentos. No caso da psicanlise, a escrita de um caso clnico no pode ser considerada como mera transposio dos conhecimentos produzidos no campo da prtica porque na cena enunciativa da escrita algo se perde do que

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

aconteceu em campo. A cena enunciativa de origem no pode ser restituda Mas na outra cena que a escrita, acontecem coisas novas e decisivas para a pesquisa. Para tentar ler no texto clnico o que acontece na cena da escrita, lanarei mo do conceito de voz da teoria dialgica do discurso de Mikhal Bakhtine. Quando se est escrevendo, ouvem-se vozes, faz-se falar algumas delas e, a elas respondendo, consegue-se chegar (ou no) a fazer ouvir sua propria voz. Escolhi para trabalhar aqui o texto "Anlise de uma fobia em um menino de cinco anos"1 (FREUD, 1999), mais conhecido como o caso do pequeno Hans. Esse texto me parece exemplar da problemtica do texto em Cincias Humanas tal como colocada por Bakhtine em suas anotaes a esse respeito (BAKHTINE, 1984)2. De uma maneira geral, os textos de Freud exemplificam bem os dois polos entre os quais se move o texto das cincias humanas: de um lado as tentativas de explicao e conceitualizao universalizante, de outro, a interpretao de discursos nicos e singulares. Dito de outra maneira, o polo da descoberta de um sistema com suas leis e significaes reiterveis (polo da lngua) e o polo epistmico oposto que aquele do acontecimento do sentido (polo do enunciado). Alm disso, se observamos a histria da psicanlise, a presena dos dois polos se confirma. Se inegvel que a psicanlise constitui um campo conceitual relativamente unvoco que, por isso mesmo, mostrou-se transmissvel ao longo das dcadas, tambm verdade que se multiplicaram releituras e reinterpretaes onde o jogo de sentidos no cessou de ser reaberto. De que trata o texto do caso do pequeno Hans? Sem entrar nos meandros tcnicos da clnica da fobia, esse texto extremamente importante pois permite confirmar duas hipteses centrais no pensamento freudiano. A primeira delas concerne a teoria da sexualidade infantil, com seus estgios e percalos o que, ao mesmo tempo, embasa a concepo da neurose adulta como algo que remete infncia sexual do sujeito. A segunda, menos difundida fora do meio psicanaltico, coloca a sexualidade infantil na base da

A primeira publicao desse artigo data de 1909 e a reedio revista e reescrita por Freud data de 1923. Todas as citaes de textos de Freud so extraidas de edies francesas e traduzidas por mim. 2 Todas as citaes de textos de Bakhtin so extraidas de edies francesas e traduzidas por mim.

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

atividade intelectual adulta. Assim, a curiosidade intelectual, a inteligncia e a capacidade de lidar com problemas e enigmas no campo do saber derivam diretamente da intensa atividade mental mobilizada na infncia para lidar com as dvidas relativas sexualidade em geral e, em particular, quela que a criana advinha estar na origem da vida e de seu prprio nascimento. Antes de prosseguir, cabe observar que, para tratar da questo da escrita de pesquisa, detive-me nos trechos do texto que me pareceram mais significativos a esse respeito e deixei de lado uma grande parte em que o interesse pareceu-me apenas relativo s questes especficas da psicanlise. Parafraseando Bakhtin, pode-se dizer que o objeto do texto freudiano no um objeto virgem, admico ou ainda no designado3. O texto revela que a questo da origem infantil das neuroses adultas se constitui como um objeto falado por outros. Nas pginas 192-193, aparece a referncia a Alfred Adler e sua teoria dos implusos agressivos da criana em relao a seus pais. Freud no concorda com Adler porque este postula uma tendncia agressiva da criana enquanto que Freud postula a hiptese da sexualidade. Mas o desacordo, como nos explica Bakhtin, faz parte da alteridade constitutiva de um discurso. Isso fica ainda mais claro quando se identifica a arena da palavra tal como ela aparece no texto. Em nota da pgina 193, redigida na reedio posterior de 1923, Freud retoma a divergncia com Adler e percebe-se ento que a criao do termo "instinto de morte" ou "instinto de destruio" se tece na tenso alteritria com o termo adleriano de "instinto de agresso". Na sequncia histrica de sua circulao, o objeto do texto ir ainda ser falado e ampliado Na nota 3 da pgina 95, tambm redigida na reedio de 1923, Freud comenta a contribuio de Lou Andreas Salom, A.Starke, F.Alexander e outros para o conceito de castrao que , como se sabe, um conceito-chave na teoria da sexualidade infantil. Uma segunda via para se ouvir as vozes desse texto seguir a pista deixada por Bakhtin em sua clbre formulao: a palavra se dirige. Quem so os destinatrios do
3

A citao original : "Um locutor no o Ado biblico, diante de objetos virgens, ainda no designados, que ele o primeiro a nomear." (BAKHTINE, 1984, p. 301).

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

texto de Freud? Alm da destinao geral que supe todos aqueles que se interessam pela teoria psicanalitica, h tambm o destinatrio presumido ou suposto que fala no texto atravs das possiveis objees daqueles que no aderem psicanlise. Essa voz, incarnada pela figura dos mdicos da poca e dos "adeptos do homem normal", como diz Freud (FREUD, 1999, p.193), integra a construo do raciocnio freudiano na medida em que este antecipa o que poderia ser dito.
Sem dvida, muitos mdicos que desconhecem a natureza da psicanlise imaginam que estaramos reforando os maus instintos ao fazer com que se tornem conscientes.(FREUD, 1999, p.195)

A destinao presumida prossegue, agora referindo-se, j no inicio, com ironia explcita para com o discurso do outro e acescentando, ao final, a voz de Shakespeare em sua conhecida comdia:
Esses "sbios" agem pois logicamente quando nos suplicam em nome dos cus para no tocarmos nas coisas perigosas que se encondem por trs de uma neurose. Mas esquecem que so mdicos e que suas advertncias se assemelham estranhamente s de Dogberry de Shakespeare, em Muito barulho por nada quando aconselha os guardas a evitarem todo contato com ladres ou malfeitores: "Pois quanto menos frequentarem tamanha escria, melhor ser para vossa honestinade."(FREUD, 1999, p.195).

Ouve-se tambm a voz daquele que Bakhtin designa como sobredestinatrio e que remete grande temporalidade na qual o texto projetado. Esse conceito fala de um endereamento que visa a alcanar um interlocutor abstrato (a Historia, a Verdade, Deus, etc.) que poder acolher o texto para alm dos limites de compreenso dos interlocutores contemporneos ao contexto em que o texto escrito e difundido. O carter abstrato se marca pelo uso de substantivos abstratos precedidos pelo artigo definido (a/o) que confere uma dimenso universalizante. O sobredestinatrio da teoria bakhtiniana tambm um destinatrio ideal: aquele que seria capaz de um julgamento verdadeiramente justo sobre o texto.

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

(...) sobredestinatrio superior (o terceiro) cuja compreenso responsiva [no sentido de resposta] absolutamente exata pressuposta seja no longnquo metafsico , seja num tempo histrico distante.(BAKHTINE, 1984, p.336)

Pois justamente no trecho em que Freud se debate com as possveis objees dos mdicos de seu tempo que ele recorre a essa destinao:
Estou inclinado a pensar desse modo, mas no sei se outras pessoas iro compartilhar de meu ponto de vista. No sei se a experincia me dar razo.(FREUD, 1999, p.195)4

Ainda em outro trecho, a sobredestinao parece estar marcada:


Abandono essas questes e deixo-as para o exame e deciso de outros juzes.(FREUD, 1999, p.197)

Finalmente, no ps-escrito que Freud acrescentou a esse artigo e ao qual deu o ttulo sugestivo de Eplogo (1922), temos acesso s vozes de alguns dos destinatrios reais que o artigo de Freud encontrou poca de sua primeira publicao
A publicao dessa primeira anlise de uma criana havia causado uma grande emoo e uma indignao ainda maior predizia-se toda sorte de infelicidade para o pobre menino, violado em sua inocncia em uma idade to tenra e vtima de uma psicanlise.(FREUD, 1999, p.198)

Antes de prosseguir, vale lembrar que as mltiplas vozes que esto aqui sendo identificadas, so parte constitutiva da escrita freudiana e da reflexo que nela se elabora, do mesmo modo que elas participam necessariamente do nosso trabalho de leitores e do contra-texto5 que se tece em nossa construo de sentido. Passemos agora queles aspectos que mais interessam nossa problemtica da escrita de pesquisa em cincias humanas. Assiste-se aqui a um constante ir e vir entre o material
4 5

O grifo meu. Segundo Bakhtin, a compreenso uma contra-palavra.

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

discursivo singular que produz o pequeno Hans e as explicaes que consolidam significaes abstratas e universalizantes que iro constituir o cerne da teoria psicanaltica: complexo de castrao, recalque, pulso, perverso infantil, etc. Interessante observar que esse movimento entre os dois polos de que fala Bakhtin aproxima, de certo modo, a escrita das cincias humanas da escrita literria6. O prprio Freud se d conta dessa contiguidade entre as duas escritas. Em um outro estudo de caso, ele diz:
(...) a mim mesmo causa singular impresso constatar que minhas observaes de pacientes se lem como romances e que carecem, por assim dizer, do selo cientfico prprio s escritas doutas. Mas me consolo pensando que este estado de coisas se deve natureza do objeto tratado 7 e no a minha escolha pessoal.(FREUD, 1956, P.127)

Vemos aqui que Freud se utiliza dos mesmos termos que Bakhtin: a natureza de seu objeto que produz a especificidade do texto das cincias humanas. Freud se refere a essa questo sempre que deve se haver com o material da clnica. Podemos interpretar que isso se deve exatamente pelo fato de que na clnica que o discurso singular do outro aparece e que com ele se encontra o discurso do analista. Nesse mesmo estudo de caso, citado acima, que integra suas primeiras pesquisas clnicas acerca da histeria, vemos Freud j s voltas com aquilo que designei em outra oportunidade (AMORIM, 2001) como o objeto falante das cincias humanas:
Alm disso, as pernas doloridas comearam tambm elas a "falar" durante nossas sesses de anlise.(FREUD, 1956, P.117)

Na perspectiva psicanaltica exatamente disso que se trata no fenmeno da histeria: um corpo falante. Em um outro texto, encontramos Freud novamente problematizando a escrita clnica:
6

O que fornece aos chamados "ficcionistas" o argumento para afirmarem que as cincias humanas no so cincias e sim fices ou mitos. Claro est que essa radicalizao do polo interpretativo conduz a uma postura relativista que no encontra respaldo na concepo bakhtiniana. Para uma discusso do problema, ver AMORIM, M., 2001. 7 O grifo meu.

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

preciso no perder de vista que na histria de pacientes analticos, os relatrios precisos contribuem muito menos do que se poderia esperar deles. Rigorosamente falando, eles pertencem a essa exatitude aparente da qual a psiquiatria "moderna" nos fornece mais de um exemplo. Em regra geral, eles so cansativos para o leitor e no conseguem apesar de tudo substituir a presena na anlise.(FREUD, 2005, P.148)

A exatitude aparente de que fala Freud parece conduzir ao mesmo raciocnio de Bakhtin quando compara as cincias humanas s demais cincias: para estas, o limite da exatido dado pelo principio da identidade (A=A) no campo do humano, o sentido de um discurso nunca idntico a si mesmo (A =A).
Nas cincias humanas, a exatitude consiste em superar a alteridade do que do outro sem tranform-lo em alguma coisa que sua (...).(BAKHTINE, 1984, P.392)

No trecho acima em que critica os relatrios, Freud faz tambm referncia ao problema da perda de presena que est implcita em toda escrita. Como restituir o que a escrita faz perder? Mais adiante, tentarei responder a essa questo. Voltemos agora ao texto sobre o pequeno Hans para mais um comentrio de Freud sobre o problema da escrita da clnica:
realmente lamentvel que a exposio de uma psicanlise no possa restituir as impresses que recebe o analista, que uma convico decisiva no se possa nunca obter pela leitura, mas apenas pelas experincias que vivenciamos fazendo uma anlise.(FREUD, 1999, P.167)

Se retomamos a idia de romance a qual j havia se referido Freud, sugestivo o fato que ele tenha escolhido entitular seu ps-escrito como Eplogo. E as primeiras linhas colocam realmente o leitor diante de uma narrao:
H apenas alguns meses na primavera de 1922 um jovem se apresentou a mim e disse ser o "pequeno Hans" cuja neurose infantil

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

havia sido objeto do trabalho que eu publicara em 1909.(FREUD, 1999, P.198)

Lemos em outro exemplo, um longo trecho em que acontecimentos, datas, lugares, circonstncias e nomes prprios compem a narrao e contextualizam dilogos de sujeitos singulares tal como em uma escrita literria:
Mas o grande acontecimento da vida de Hans o nascimento de sua irmzinha Anna, quando ele est exatamente com 3 anos e (ele nasceu em abril de 1903 e sua irm em outubro de 1906). Seu comportamento na ocasio foi logo notado por seu pai: "Nessa manh, bem cedo, s 5 horas, como as dores de parto comeavam, a cama de Hans foi deslocada para o quarto vizinho. Ele acorda s 7 horas e ouve os gemidos da parturiente pergunta ento: 'Porque mame est tossindo?' E logo depois: ' claro que a cegonha vai chegar hoje.'(FREUD, 1999, P.97)

Nesse ponto, retomo a questo da especificidade do texto das cincias humanas de que fala Bakhtin: texto sobre texto, discurso a respeito de discurso, que por sua vez remete a outros discursos e assim por diante. Essa espcie de vertigem do olhar e da escuta acentua o carter inacabado e problemtico da escrita de pesquisa nesse mbito. Todo discurso se d em uma cena enunciativa singular onde um dos elementos fundamentais para a construo de sentido ainda uma outra voz, aquela do destinatrio desse discurso: a quem se dirigia aquilo que foi dito e que se constituiu em objeto do pesquisador? Estamos aqui confrontados com a problemtica do discuso citado: nenhum discurso tem um sentido em si mesmo e no h sentido de origem ele se reconstri a cada cena enunciativa e a prpria cena em que ele citado j se constitui em uma outra cena. No caso do texto sobre o pequeno Hans, temos a seguinte particularidade: Hans fala para seu pai ou para sua me. O trabalho de Freud quase que inteiramente baseado nos relatos do pai. Relatos em grande parte escritos e dirigidos estritamente a Freud. No incio do texto, Freud explica que se encontrou com Hans apenas uma vez e que forneceu ao pai as linhas gerais de orientao (tratamento e educao) psicanaltica que o pai deveria seguir em relao ao filho. Pode-se ento dizer que no apenas Hans quem fala no que ele

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

diz. Seu discurso habitado pela voz do pai e/ou da me o que deixa em aberto a questo da interpretao do discurso de Hans. A cadeia de endereamento a seguinte: a) o filho se dirige ao pai - na leitura bakhtiniana, pode-se dizer que o filho, ao se dirigir ao pai, j est respondendo a alguma coisa que o pai lhe comunica ou significa b) o filho se dirige me que relata ao pai o que o filho lhe disse a questo anterior aparece aqui duplicada: pode-se dizer que Hans responde ao que a me de algum modo lhe significa e esta, por sua vez, relata ao pai j levando em conta uma determinada predisposio do pai a escut-la c) o pai se dirige a Freud e o que ele diz faz todo sentido no seu dilogo com Freud o que quer dizer que quando o pai se dirige a Freud ele tambm quer lhe significar algo em relao ao que este (Freud) lhe (o pai) significa. Por exemplo, na pgina 105 pode-se ler:
"Caro doutor, Eu vos endereo ainda uma coisa que concerne a Hans e, infelizmente, desta vez realmente uma contribuio histria de uma caso. Como o senhor ver, nesses ltimos dias, manifestaram-se nele alguns distrbios nervosos que muito nos tm preocupado, a mim e a minha mulher, porque no conseguimos encontrar nenhum meio de dissip-los. Eu vou me permitir ir amanh...vos encontrar, mas...vos remeto um relatrio escrito daquilo que pude recolher." (FREUD, 1999, P.105)

Os objetivos de Freud quando ouve/l o que lhe diz o pai so explcitos: obter elementos para demonstrar suas hipteses sobre a sexualidade infantil, hipteses que se constroem na clnica psicanaltica com pacientes adultos. Seria ento impossvel observar diretamente na criana, em seu pleno frescor, esses impulsos sexuais (...) que constituem patrimnio comum de todos os homens e que somente se manifestam no neurtico de modo desfigurado ou reforado? (...) com esse objetivo que tenho incitado meus alunos e meus amigos a recolher observaes sobre a vida sexual das crianas (...). (FREUD, 1999, P.94)

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

10

Finalmente, o ltimo elo da cadeia8: d) Freud escreve dirigindo-se ao leitor e citando o discurso de Hans citado pela me e pelo pai. J vimos/ouvimos as vozes daqueles a quem esse texto presumidamente se dirige e daqueles que de fato o receberam. Mais adiante trataremos do como se escreve o texto de Freud. Por ora, aprofundemos as consequncias epistemolgicas da cadeia enunciativa aqui descrita. O papel do polo interpretativo na elaborao da teoria psicanaltica aparece aqui com toda sua riqueza e complexidade. J vimos que Adler interpretaria diferentement o discuso de Hans em funo de sua teoria sobre os instintos agressivos. Poder-se-ia tambm, por exemplo, interpretar o discuso de Hans em funo da educao que recebe de seus pais e, mais do que isso, em funo da orientao que os pais recebem de Freud. A propsito, sobre as relaes de Freud com a me de Hans, nas pginas 193-194, l-se o seguinte:
Sua bonita me havia, com efeito, sofrido de uma neurose devido a um conflito na poca em que era mocinha. Foi ento que pude de alguma maneira ajud-la e dessa ocasio datam de fato minhas relaes com os pais de Hans. (FREUD, 1999, P.193-194)

Alm diso, a escuta desses pais est claramente aguada e voltada para questes relativas sexualidade infantil uma vez que se colocaram na posio de ajudar Freud em sua pesquisa. Nesse sentido, interessante citar o seguinte trecho dos escritos do pai:
"Como no quero deixar Hans na tenso psquica em que esteve at ento devido a seu amor pela menininha, eu os apresento e convido a menininha a vir v-lo no jardim quando ele tiver terminado de fazer a sesta. Hans fica to agitado com a espera que no consegue dormir naquela tarde e se remexe o tempo todo na cama. Sua me lhe pergunta: 'Porque voc no dorme? Est pensando na menininha?" Ele responde que sim, todo contente."(FREUD, 1999, P.103)

Na verdade, o encerramento da cadeia discursiva nesse ponto somente pode ser tomado como provisrio pois poder-se-ia acrescentar, por exemplo, minha escrita desse artigo endereada a determinados leitores, etc., etc.

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

10

11

O que mais interessante porm que Freud se d conta do problema e antecipa essa objeo:
A segunda e mais sria objeo a seguinte: a anlise de uma criana feita por seu pai, quando esse pai aborda essa anlise imbudo de minhas vises tericas, infectado de meus preconceitos, desprovida de qualquer valor objetivo.(FREUD, 1999, P.166)9

A resposta de Freud recorre evidentemente aos pressupostos tericos da psicanlise e no vem ao caso desenvolv-la aqui. Quero apenas assinalar que a conscincia de Freud a respeito dos limites e problemas concernentes utilizao do discurso citado no se deve, ou pelo menos no apenas, ao seu gnio, mas, mais uma vez, natureza do objeto. A psicanlise inventada por Freud a primeira disciplina a colocar em prtica e a sistematizar o que viria a ser definido por Bakhtin como especificidade das cincias humanas, isto, o trabalho com e sobre o discurso. Do mesmo modo alis, no me parece um acaso o fato que tenha sido um terico da literatura quem melhor tenha definido essa especificidade. Acredito que tambm para Bakhtin, foi a natureza do seu objeto de pesquisa que o conduziu compreenso profunda do estatuto do texto nas cincias humanas. Passemos agora ao ltimo elemento da minha leitura bakhtiniana da escrita de Freud. O texto escrito na primeira pessoa do singular e apresenta seus demais marcadores (como o adjetivo possessivo meus/minhas da citao anterior) o que nos d um acesso direto voz do locutor/narrador e proximidade entre locutor e objeto.
Vou agora reproduzir as anotaes do pai a respeito do pequeno Hans tal como me foram entregues e, claro, vou me abster de qualquer tentativa que estragaria a ingenuidade e a sinceridade da infncia atravs de modificaes convencionais.(FREUD, 1999, P.94.)10

Trata-se no entanto de um Eu circunscrito pelo discurso do gnero cientfico que se escreve, predominantemente, na terceira pessoa do singular. A terceira pessoa do
9

10

O grifo meu. O grifo meu.

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

11

12

singular remete aqui a duas ocorrncias distintas. A primeira delas aquela em que o sujeito narrador singular desaparece para dar lugar a um Ele de pessoa genrica:
(...) o mdico, que trata psicanaliticamente de um neurtico adulto, acaba chegando, pela descoberta das formaes psquicas consolidadas em extratificaes sucessivas, a certas hipteses sobre a sexualidade infantil em cujos componentes ele acredita ter encontrado as pulses dinmicas de todos os sintomas neurticos da vida posterior.(FREUD, 1999, P.94)11

A segunda ocorrncia aquela em que as proposies tericas, explicaes ou conceitualizaes se enunciam. Essa ocorrncia da terceira pessoa verbal remete clssica distino estabelecida por Benveniste entre discurso e narrativa e que confere narrativa um plano em que ningum fala e onde so os acontecimentos que falam.(BENVENISTE,1966) Benveniste refere-se narrativa literria e narrativa da Histria e essa ltima ir se constituir como paradigmtica do enunciado cientfico: plano12 sem embragem, sem diticos de espao ou de tempo e escrito em terceira pessoa. Por exemplo:
A anlise no anula o efeito do recalque os instintos reprimidos em seu tempo permanecem reprimidos.(FREUD, 1999, P.196)

No texto de Freud, a alternncia dos enunciados em Eu e em Ele perfeitamente coerente com a alternncia dos polos interpretativo e explicativo de que j tratamos. Os enunciados em Eu trazem as situaes em que Freud se encontra, seja no seu percurso singular de elaborao da escrita ou de elaborao terica (suas dvidas, seus trabalhos anteriores, etc.), seja no contexto singular de seus encontros com outros sujeitos falantes e seus respectivos discursos. J os enunciados em terceira pessoa verbal trazem as proposies explicativas e generalizantes. Alm disso porm, a imbricao entre polos explicativo e interpretativo to constitutiva e profunda que os enunciados em terceira
11 12

O grifo meu. Utilizo aqui o termo proposto por CHAREAUDEAU e MAINGUENEAU, 2002, P.210-211.

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

12

13

pessoa no so apenas esses do gnero cientifico, mas h tambm a terceira pessoa da narrativa de gnero literrio:
Mas o maior acontecimento da vida de Hans o nascimento de sua irmzinha Anna (). (FREUD, 1999, P.97)

De todo modo, mesmo se recorre terceira pessoa genrica, o texto utiliza massivamente a narrao em primeira pessoa, inclusive no mesmo pargrafo:
Expuz essas hipteses em meus Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade sei que elas parecem to surpreendentes a um leigo quanto irrefutveis a um psicanalista. Mas mesmo o psicanalista pode confessar o desejo de uma demonstrao dessas proposies fundamentais que seja mais direta, obtida por caminhos mais curtos.(FREUD, 1999, P.94)13

Sabemos que a narrao em primeira pessoa aproxima narrador e objeto. No texto em questo, ela produz tamanha proximidade que nos d a impresso de estarmos diante de Freud em pessoa. Porm, se seguirmos as indicaes de Bakhtin, a voz do narrador, mesmo daquele que diz Eu, no a voz do autor. Se isso pode parecer evidente no caso da literatura, em cincias humanas, as duas vozes so frequentemente confundidas e por isso cabe insistir:
Mesmo no caso em que ele [o autor-criador] compuzesse uma autobiografia, ou a mais autntica das confisses, assim mesmo ele permaneceria fora do mundo que ali fosse representado porque ele seria o seu criador. Se narro (ou relato por escrito) um acontecimento que acaba de me ocorrer, eu j me encontro em posio de narrador (ou escritor), fora do tempo e do espao em que o episdio ocorreu. A identidade absoluta de meu "eu" com o "eu" do qual falo to impossivel quanto suspender-se a si mesmo pelos cabelos! Por mais verdico, por mais realista que seja o mundo representado, ele no pode nunca ser idntico , do ponto de vista espacio-temporal, ao mundo real, representante, onde se encontra o autor que criou essa imagem.(BAKHTINE, 1978, P.396)

13

O grifo meu.

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

13

14

Ao distinguir criador e criatura, Bakhtin confere ao eu do narrador um estatuto de personagem. No estudo de Todorov sobre Bakhtin, encontramos a seguinte formulao:
O autor produz o enunciado inteiro, inclusive a "imagem do autor" mas ele produtor e no produto, natura naturans e no natura naturata. (TODOROV, 1981, P.82)

Gostaria ento de concluir formulando uma hiptese interpretativa a respeito da voz do autor nesse texto de Freud. Bakhtin diz que o autor se situa em todo lugar e em nenhum lugar em particular posto que ele corresponde ao princpio organizador do enunciado na sua totalidade. O autor est no ponto de articulao entre a forma e o contedo, nas escolhas estilsticas que no so nunca arbitrrias, mas sim impostas pelo objeto e pelo gnero. Podemos ouvi-lo, mas no podemos v-lo. Eu acrescentaria que, em uma pesquisa, a voz do autor aquilo que a escrita faz ganhar j que, como vimos, nela h sempre uma perda. H perda dos acontecimentos que se produziram na situao de campo e que, ao serem descritos, perdem, por definio, o carter evenemencial. Mas na cena enunciativa da escrita, um outro acontecimento pode se produzir que, se no restitui a realidade dos corpos da situao de campo, faz aparecer um outro corpo, invisvel porm audvel: a voz do autor. Voltemos ao texto em questo. J vimos que esse texto de Freud trata da teoria da sexualidade infantil e que dela deriva uma teoria a respeito da atividade intelectual adulta: a curiosidade sexual infantil que est na base da relao adulta com o saber.
A sede de conhecimento parece ser inseparvel da curiosidade sexual.(FREUD, 1999, P.96)

Entretanto, alm de afirmar esse contedo, a propria forma da escrita coloca em cena e d vida a essa proposio. Durante grande parte do texto, Freud trata Hans como um verdadeiro investigador. Em uma nota de p de pgina, ele compara o procedimento investigativo de Hans ao de determinados filsofos:

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

14

15

Ele [Hans] no se comporta pior do que um filsofo da escola de Wundt. Do ponto de vista dessa escola, a conscincia a caracteristica invarivel daquilo que mental, da mesma forma que, do ponto de vista do pequeno Hans, um pipi o critrio indispensvel dos seres animados. (...) como frequentemente ocorre com as pesquisas sexuais das crianas, por trs do erro se dissimula um fragmento de conhecimento exato.(FREUD, 1999, P.98)14

Freud acompanha assim, passo a passo, a construo de conhecimento de Hans. Vejamos algumas passagens onde sublinho os termos que compem habitualmente o universo semntico da pesquisa e da construo de conhecimento:
(...) ao exprimir-se dessa maneira, Hans est contradizendo em voz alta uma dvida que se alojava no fundo dele mesmo.(FREUD, 1999, P.99) Todo investigador corre o risco de ocasional.(FREUD, 1999, P.100). incorrer em um erro

O grande problema se colocou ento para ele: de onde vm as crianas? Esse talvez o primeiro problema cuja soluo recorre s foras mentais da criana, problema cujo enigma da Esfinge de Tebas constitui to somente uma verso deformada. Hans rejeitou a explicao que lhe propunham: a cegonha teria trazido Anna.(FREUD, 1999, P.187)

nesse contexto que Freud utiliza vrias vezes a expresso teorias sexuais infantis pois, de fato, atribuda a Hans a condio de pesquisador. Entretanto, ao mesmo tempo em que Freud nos coloca a par de cada etapa da pesquisa de Hans, ele nos faz acompanhar os passos, os problemas e as solues de sua prpria pesquisa. Vimos que no incio do artigo, Freud explica que embora suas hipteses sobre a sexualidade infantil j tenham sido desenvolvidas em outra oportunidade (FREUD, 1923), ele se pergunta aqui se essas hipteses so empiricamente observveis.
Seria ento impossvel observar diretamente na criana esses impulsos sexuais (...)? (FREUD, 1999, P.94)

14

O grifo meu.

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

15

16

O trabalho sobre as anotaes realizadas pelo pai de Hans permite ento os dois movimentos prprios a essa modalidade de pesquisa e que aparecem no texto. De um lado, a tentativa de utilizao de conceitos para interpretar e compreender o caso especfico de Hans, movimento que podemos chamar, para simplificar, da teoria prtica. Por outro lado, partindo da observao do caso concreto e especfico de Hans, Freud tenta consolidar e refinar os conceitos e proposies tericas, ou seja, empreende o movimento oposto que consiste em ir da prtica teoria. No mbito da epistemologia e da metodologia das cincias o que comumente se chama mtodo dedutivo e mtodo indutivo, mtodos esses que no so necessariamente excludentes, e sim complementares. Assim, ao longo de todo texto, acompanhamos, quase em suspense, o modo como surgem os obstculos, as tentativas nem sempre exitosas de super-los, os vrios caminhos possveis e, por fim as solues encontradas. Mas tudo isso aparece relacionado as duas pesquisas ao mesmo tempo, empreendida por Freud e empreendida pelo pequeno Hans. Em alguns trechos, a alternncia entre cada uma delas se faz em uma distncia to curta apenas um pargrafo - que deixa no leitor um ligeiro sentimento de confuso ou de vertigem pelo intrincamento dos dois processos. Na pgina 189, por exemplo, o primeiro pargrafo termina com Freud se referindo a Hans e s teorias sexuais infantis e, imediatamente abaixo, no pargrafo seguinte, temos:
assim que, baseando-me nos resultados da anlise, sou obrigado a reconstruir os complexos e desejos inconscientes cujo recalque produziram a fobia do pequeno Hans. (...) Talvez se devesse utilizar o mdo de Hans (...) para preencher as lacunas no dossier da nossa demonstrao.(FREUD, 1999, P.189)

No pargrafo seguinte, o intrincamento entre os dois processos intelectuais se d em seu interior mesmo e quase obriga o leitor a reler cada frase afim de certificar-se de qual pesquisa se est falando:
Difcil dizer sob que influncia (...) deu-se a mudana de Hans. De que lado iniciou-se o recalque? (...) O que faz tender a balana para a soluo da incapacidade intelectual da criana ou bem teria sido uma

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

16

17

incapacidade somtica (...)? Posso apenas colocar essas perguntas sem respond-las at que uma experincia mais extensa venha em meu socorro.(FREUD, 1999, P.189-190)

Os dois pesquisadores, Hans e Freud, aparecem aqui em p de igualdade face as suas limitaes para encontrar a resposta aos problemas sobre os quais trabalham. Proponho ento que se conceba a escrita desse texto como a imagem de dobra. A pesquisa de Freud se encontra com a de Hans e vice-versa, uma se interpenetra com a outra e, de certo modo, uma a outra. como se, nessa juno do dito e do dizer, a pesquisa de Freud encontrasse seu ponto de engendramento, o seu umbigo, por assim dizer. A origem da atividade intelectual adulta est na atividade intelectual infantil. Essa proposio universalizante de Freud ressoa aqui de modo novo, nico e irrepetvel, como se sua proposio retornasse sobre ele prprio e desse a ver algo de seu proprio caso o caso Freud. O pesquisador adulto Freud encontra aqui seu duplo infantil. Nada disso dito por Freud o que nos leva a concluir que no algo de que ele se d conta. Principalmente se levarmos em conta os outros escritos de Freud em que ele no hesita em falar de seus proprios sintomas, sonhos, etc. Mas se aqui o que estou chamando de dobra no algo que esteja escrito, talvez se possa afirmar que est l, no escrito. E nessa dobra, nessa imbricao e confuso das vozes de Freud e de Hans estaria a voz do autor/pesquisador Freud. No se trata de conceber a voz do autor como uma voz que designa o senhor da escrita, aquele que a domina e controla, mas uma voz que torna presente algo da ordem de um acontecimento de sentido: efeito do encontro entre um autor/pesquisador e seu objeto. E esse encontro que estaria na base do principio organizador do texto.

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

17

18

Referncias bibliogrficas: AMORIM, M. 2001, O pesquisador e seu outro. Bakhtin nas cincias humanas, So Paulo, Ed. Musa. BAKHTINE, M. 1978, Esthtique et thorie du roman, Paris, Ed. Gallimard. BAKHTINE, M. 1984, "Remarques sur l'pistmologie des sciences humaines" Esthtique de la cration verbale. Paris, Ed. Gallimard, p.381-393. BENVENISTE, E. 1966, "Les relations de temps dans le verbe franais" Problmes de linguistique gnrale, vol. I, Paris, Ed. Gallimard, p.237-250. CHARAUDAU, P. e MAINGUENEAU, D. 2002, Dictionnaire d' analyse du discours, Paris, Ed. Seuil. FREUD, S. 1999, "Analyse d'une phobie chez un petit garon de 5ans (Le petit Hans)" Cinq psychanalyses Paris, PUF, p.93-193. FREUD, S. 2005, "Conseils aux mdecins dans le traitement psychanalytique", uvres compltes, Paris, Ed.PUF, p.145-154. FREUD, S. 1956, "Mademoiselle Elisabeth von R" Etudes sur l' hystrie, Paris, Ed. PUF, p.106-145. FREUD, S. 1923, Trois essais sur la thorie de la sexualit. Paris, Ed. Gallimard. TODOROV, T. 1981, Mikhal Bakhtine. Le principe dialogique. Paris, Seuil.

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

18

19

AUTORA: Marilia AMORIM, Professora Doutora. Universidade de ParisVIII Departamento de Cincias da Educao/Equipe de Filosofia da Educao E-mail: mamorim@univ-paris8.fr

Eutomia AnoII,N2 Dezembrode2009

19

Vous aimerez peut-être aussi