Vous êtes sur la page 1sur 41

......O contrato que regulamenta as condies do aluguel de um imvel chama-se contrato de locao ou locatcio.

elaborado de acordo com um padro de clusulas e requisitos, deve ser lido e assinado pelo locador, pelo locatrio e por duas testemunhas e, depois, registrado em cartrio. S assim ambos os lados garantiro seus direitos legais. ......Anexado ao contrato, as imobilirias e/ou os proprietrios costumam apresentar um inventrio do que se encontra no imvel e do seu estado de conservao --um relatrio de vistoria. Tambm o inquilino deve fazer sua vistoria, antes de ocupar o imvel, anotando todas as particularidades que tenha encontrado --a existncia de lustres, chuveiros, manchas de umidade, o estado de conservao de janelas, vidros, portas, batentes, armrios, soalho, pisos cermicos, azulejos etc. ......Para ficar claro que se trata de uma vistoria desse imvel, devem constar da relao as informaes sobre o apartamento, o nome do locador e o do locatrio. ......Depois o inquilino precisa entregar o relatrio ao proprietrio ou a seu representante, para que o assine e guardar consigo uma cpia assinada. Se no quiserem assinar, o locatrio pode registrar em cartrio, como documento, o seu inventrio do imvel. Documentos ......Para elaborar e conferir um contrato de locao, necessrio ter os seguintes documentos: - Locador: matrcula do imvel, RG, CPF, contas em dia de servios pblicos (gua, luz e outros), carn do IPTU e procurao (se o contrato for assinado por um representante). - Locatrio: cpia da carteira de identidade e do CPF (idem para o cnjuge), RG, CPF e comprovante de renda (contracheque, Imposto de Renda). - Fiador (se houver): RG, CPF, escritura definitiva do imvel dado em fiana e carn do IPTU. Clusulas e requisitos ......Todos estes tpicos devem constar do contrato de aluguel: - nome e qualificao do(s) locador(es), do locatrio e do fiador, se houver; - descrio e endereo do imvel; - valor do aluguel e ndice adotado no reajuste (sempre anual); - forma e local de pagamento; - multa e/ou juros de mora por atraso no pagamento; - garantia dada pelo locatrio; - discriminao dos impostos e taxas e dos responsveis pelo pagamento; - destinao do imvel, se residencial ou comercial; - incio e durao do contrato. Direitos e deveres ......Conversar, buscar o entendimento, a forma mais rpida e eficiente de locador e locatrio resolverem divergncias. No entanto, se os conflitos se acirrarem, eles devero antes de recorrer Justia informar-se sobre os direitos e deveres de ambos estabelecidos pela Lei do Inquilinato. Impostos e despesas ...... comum e legal transferir ao inquilino, no contrato, o pagamento do IPTU e do seguro contra incndio, muito embora o inquilino no seja nem o dono do imvel nem o beneficirio do seguro --que o prprio dono. ......A lei determina que o inquilino se responsabilize pelos gastos "ordinrios" (rotineiros) do imvel, e o locador, pelos extraordinrios. Trata-se de gastos que ocorrem principalmente em condomnios de apartamentos.

Sobre o Contrato de Locao

Despesas rotineiras: o inquilino paga - Taxa de condomnio: salrios, encargos trabalhistas, contribuies previdencirias e sociais dos empregados do condomnio. - Consumo de gua, gs e energia eltrica. - Limpeza, conservao e pintura das instalaes e dependncias de uso comum. - Manuteno das instalaes e equipamentos hidrulicos, eltricos, mecnicos e de segurana. - Manuteno de elevadores, porteiros eletrnicos e antenas coletivas. - Rateios de saldo devedor, desde que a dvida tenha ocorrido no perodo de locao. Despesas extraordinrias: o locador paga - Indenizaes trabalhistas e previdencirias pela dispensa de empregados antes do incio da locao. - Reformas ou acrscimos estrutura do imvel. - Servios de pintura, iluminao e esquadrias externas. - Obras destinadas a repor as condies de habitabilidade do imvel. - Instalao de equipamentos de segurana e de incndio, de telefonia, de intercomunicao, de esporte e de lazer. - Despesas de decorao e paisagismo nas reas de uso comum. - Constituio de fundo de reserva (espcie de poupana para cobrir despesas urgentes e inadiveis no previstas no oramento).

Outros detalhes
Reunies de condomnio ......No so exclusivas dos proprietrios. Os inquilinos tambm podem participar e tm direito a voto. As questes relativas aos condomnios de apartamentos so reguladas pela lei n. 4.591, de 16 de dezembro de 1964. ......Ela afirma que, na ausncia do locador, o inquilino poder votar nas assemblias, desde que as decises no envolvam despesas extraordinrias ou situaes especiais do condomnio (que so deveres do locador), como demolio ou venda do prdio. Reformas e adaptaes ......Ateno ao que diz a Lei do Inquilinato quanto a reformas, adaptaes, modificaes ou benfeitorias no imvel alugado. s vezes, proprietrio e inquilino podem se desentender sobre a necessidade desta ou daquela obra. bom, portanto, saberem que a lei faz distino entre as modificaes "necessrias", as "teis" e as "volupturias". ......O inquilino no pode, por exemplo, "modificar a forma interna ou externa do imvel sem o consentimento prvio e por escrito do locador". Por "modificar a forma" entenda-se erguer uma parede, abrir nova janela num dos quartos etc. ......J se o inquilino decidir refazer um quadro de fora (a caixa com comutadores de distribuio de energia eltrica) que est em pssimas condies, ele no precisar de autorizao do proprietrio e poder receber de volta o dinheiro gasto na reforma. ...... uma benfeitoria necessria. Por outro lado, uma nova pintura no imvel uma benfeitoria til. Assim, deve ser autorizada pelo locador, e o inquilino tambm tem direito a ressarcimento. ......As benfeitorias volupturias --consideradas desnecessrias por no ampliarem nem melhorarem o uso de determinada coisa-- no so indenizveis, ou seja, o inquilino no tem o direito de exigir do proprietrio que lhe pague as despesas. Porm, no final da locao, essas benfeitorias volupturias podem ser levadas pelo inquilino, desde que a retirada delas no afete a estrutura do imvel.

......Se o fundo de reserva for utilizado para cobrir despesas rotineiras, o inquilino dever participar do rateio entre os demais moradores para repor o que foi gasto. ......Se o imvel necessitar reparos urgentes por conta do proprietrio, o inquilino no poder fazer objees. Se os reparos durarem mais de dez dias, o inquilino ter direito a desconto no aluguel proporcional ao perodo excedente. ......Para "pagar na Justia", preciso reclamar do proprietrio num Juizado Especial Cvel (ex-Juizado de Pequenas Causas), sem nenhum gasto extra, ou constituir advogado. Deveres do proprietrio - Entregar o imvel ao inquilino em condies de uso. - Pagar as taxas de administrao imobiliria, como, por exemplo, a ficha cadastral do inquilino e do fiador. - Assumir a responsabilidade por problemas e defeitos existentes antes da locao. - Fornecer recibo discriminando as importncias pagas pelo locatrio. - Pagar os impostos, as taxas e o seguro contra fogo do imvel, a no ser que o contrato estabelea expressamente que o inquilino deve pag-los. - A lei diz que o pagamento do IPTU deve ser feito pelo proprietrio, mas aceita a transferncia dessa obrigao ao inquilino, desde que estipulada no contrato. Deveres do inquilino - Pagar o aluguel no prazo combinado. - Tratar do imvel "com o mesmo cuidado que teria se fosse seu". - Entreg-lo, no final do contrato, no estado em que o recebeu. - Reparar os danos no imvel provocados por ele, familiares ou visitantes. - Comunicar o aparecimento de qualquer problema ou irregularidade cujo reparo seja de responsabilidade do locador. - Permitir a vistoria do imvel pelo locador ou pessoa autorizada por ele, desde que o dia e a hora sejam previamente combinados.

Garantias na Locao

.....O locador s pode exigir uma forma de garantia .....Muitos inquilinos atrasam o pagamento do aluguel. A multa definida em contrato como uma garantia do locador de que receber o pagamento em dia um dever do locatrio. A lei, apesar de aceitar a cobrana de multa, no estipula um percentual, que definido em contrato, assim como a cobrana de juros de mora (por dia de atraso). .....Para se precaver contra um atraso prolongado tanto no aluguel como em outras taxas, o proprietrio tem o direito de exigir em contrato uma de trs garantias: fiana, cauo e seguro-fiana. Fiana .....O inquilino apresenta uma pessoa que, na falta dele, se responsabilize pelo pagamento de tudo que o contrato prev - um fiador. Para ser fiador preciso possuir um imvel de preo compatvel com o que est sendo alugado. .....O artigo 40 da lei n 8.245 especifica os casos em que o locador pode exigir outro fiador ou a mudana da modalidade de garantia: - morte do fiador; - ausncia, interdio, falncia ou insolvncia do fiador, declaradas judicialmente; - alienao ou gravao (limitao dos direitos) de todos os bens imveis do fiador ou sua mudana de residncia sem comunicao ao locador; - exonerao do fiador;

- prorrogao da locao por prazo indeterminado, tendo sido a fiana ajustada por prazo certo; - desaparecimento dos bens mveis; - desapropriao ou alienao do imvel. . Aluguel adiantado .....Mas, se o inquilino no puder oferecer uma das garantias acima, diz a lei, o locador ter a alternativa de exigir o pagamento adiantado do aluguel at o sexto dia til do ms. .....Entretanto, se exigir mais que uma das garantias previstas ou ento cobrar mais do que o acertado no contrato de aluguel, o locador poder ser multado e at preso. Cauo .....O inquilino deposita em caderneta de poupana, aberta em nome dele e do locador, uma quantia que no pode exceder o valor de trs aluguis. No final do contrato, no havendo dvidas, ele retira o dinheiro e os rendimentos. A cauo pode ser dada tambm em bens mveis (carro, eletrodomsticos) ou imveis. Seguro-fiana .....O inquilino contrata numa seguradora esse tipo de seguro, que garante o aluguel. Em geral, as empresas exigem que o locatrio, alm de boa ficha cadastral, tenha renda de trs vezes ou mais o valor da locao. a modalidade menos usada no Brasil. Chega a custar 1,5 aluguel por ano, algo como 12,5% mais no valor do aluguel de um ms.

Prazo da Locao

.....No existe prazo predefinido para os contratos de locao, ainda que muitas imobilirias digam que esse prazo "est na lei". H na lei, sim, uma espcie de linha divisria: a partir do prazo de 30 meses, vigoram normas diferentes das que valem para contratos com prazo inferior. Mais de 30 meses .....Os contratos de locao em geral so feitos por 30 meses. Isso porque eles terminam no final desse prazo, sem necessidade de aviso. Se a voc, como inquilino, continuar no imvel por mais de 30 dias sem que o proprietrio pea, por escrito, a desocupao, a locao considerada prorrogada por prazo indeterminado. .....A partir do fim dos 30 meses, no entanto, o locador adquire o direito de retomar o imvel quando quiser, desde que conceda um prazo de 30 dias para a desocupao. Da ser aconselhvel o inquilino pedir a renovao do contrato por escrito, garantindo para si outro prazo certo de permanncia no imvel e evitando o temor do despejo a cada dia que passa. Menos de 30 meses .....Eis por que proprietrios e imobilirias raramente fazem contratos de locao com prazo inferior a 30 meses, verbal ou escrito: se a desocupao no solicitada por escrito ao final do contrato, ele fica prorrogado automaticamente por tempo indeterminado e, caso o proprietrio queira retomar o imvel, ter de esperar que se passem pelo menos outros cinco anos. Ou ento se valer de condies especiais. O inquilino s obrigado a desocupar o imvel: - se o dono provar que para uso prprio, do cnjuge, dos pais ou dos filhos, desde que no tenham casa prpria;

- para demolio e edificao; ou - para a realizao de obras que aumentem a rea construda em pelo menos 20%.
Fonte: Direito Total

Reviso do Contrato de Locao


......Na hora de rever o preo do aluguel, o mais correto negociar, tentar um acordo, mesmo que isso exija tempo e boa dose de pacincia. Com o entendimento, ganham as duas partes. ......Nos ltimos anos, o mercado de locao permaneceu estvel. Por isso, se o inquilino paga o aluguel em dia, cuida bem do imvel e no d trabalho, pode ser vantajoso para o proprietrio dar um desconto. ......O inquilino, de seu lado, tambm pode fazer o jogo do contente: se o imvel adequado a suas necessidades, ele ganha permanecendo no local, ainda que pague um pouco mais com o reajuste. ......Ele deve levar em conta os gastos com mudana, a transferncia dos filhos para outra escola, a distncia do local de trabalho, e sua familiaridade com a vizinhana, entre outros fatores. ......Qualquer acordo - amigvel ou judicial - para alterar o preo do aluguel (reajuste ou revisional) deve ser feito por escrito. No documento deve constar que o valor somente poder ser modificado aps um ano, que a periodicidade mnima permitida por lei. ......Veja, a seguir, as duas situaes distintas em que o preo do aluguel pode ser modificado: Reajuste ...... a atualizao do valor pago segundo o ndice preestabelecido em contrato. Os ndices mais usados so o IGP-M, o IGP-DI (ambos da Fundao Getlio Vargas FGV), o IPC (da Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas - FIPE), o IPCA e o INPC (ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE). ......Segundo a lei que estabeleceu regras para o Plano Real (n 9.069/95, artigo 21, pargrafo 5), o reajuste sempre anual e no pode se basear na variao do salrio mnimo ou de moeda estrangeira. ......Se o proprietrio pedir um reajuste maior do que o estipulado em contrato e se recusar a receber o aluguel com o reajuste correto, o inquilino poder fazer a consignao do pagamento na Justia, ou, como se diz popularmente, pagar na Justia. Revisional ...... a atualizao do valor pago com base no preo de mercado. A iniciativa pode ser adotada de forma amigvel ou por meio da Justia. E geralmente acontece quando o valor do aluguel est muito abaixo da cotao normal. A reviso judicial s pode ser pedida aps trs anos de vigncia do contrato ou do ltimo acordo.

Trmino da Locao

......Vrias situaes podem provocar o fim de um contrato de locao, como por exemplo o proprietrio pedir o imvel de volta, querer vend-lo ou simplesmente rescindir o contrato. Direito de preferncia ......O proprietrio que quiser vender o imvel alugado dever, por lei, oferec-lo primeiro e por escrito ao inquilino, que ter 30 dias para dar a resposta.

......Se no for consultado pelo proprietrio, o inquilino poder fazer valer, na Justia, seu direito de preferncia e at desfazer a venda a outra pessoa. Em imveis sublocados, a preferncia do sublocatrio e depois do locatrio. ......Se o inquilino abrir mo da compra, o comprador dever pedir a desocupao do imvel no prazo de 90 dias, a partir do registro da venda ou da data do compromisso de compra e venda. Se o pedido no for feito nesse perodo, o inquilino permanecer no imvel e manter o contrato de locao. ......Uma das vantagens de ter o contrato registrado em cartrio o direito que o inquilino adquire de permanecer no imvel at o final do prazo estipulado em contrato --mesmo que o proprietrio lhe oferea a preferncia pela compra do imvel e o inquilino recuse a compra. Resciso ......Se o inquilino quiser ir embora do imvel antes do prazo, dever pagar a multa estabelecida no contrato. A multa que mais aparece nos contratos de locao de trs meses de aluguel. Mas ateno: o valor pago como multa deve ser proporcional ao tempo restante da locao. ......Ao desocupar o imvel, sempre bom pedir imobiliria ou ao proprietrio um comprovante de que todos os pagamentos foram feitos e de que as chaves foram entregues. E tomar o cuidado de dar baixa de seu nome nas companhias responsveis pela distribuio de energia eltrica e gs e na companhia telefnica, para no continuar responsvel pelas contas. Denncia vazia e despejo ......A retomada do imvel pelo proprietrio ficou mais fcil com a volta da denncia vazia --como diz o nome, o fim de um contrato sem justificativa expressa. Essa figura jurdica havia sido abolida na antiga Lei do Inquilinato e foi revalidada pela lei n 8.245. A retomada do imvel sem motivo pode ser aplicada nos seguintes casos: - contratos assinados aps 20 de dezembro de 1991 com prazo igual ou superior a 30 meses; - contratos de menos de 30 meses, se o inquilino permanecerr no imvel por ao menos cinco anos ininterruptos. ......Aceita a ao de denncia vazia pela Justia, o inquilino tem de 15 a 30 dias para desocupar o imvel. Se no fizer isso, poder ser obrigado a sair fora. ......O proprietrio pode tambm pedir a retomada do imvel, por meio da Justia, com uma ao ordinria de despejo, nos seguintes casos: - falta de pagamento do aluguel; - infrao legal ou contratual; - recusa em permitir reforma determinada pelo poder pblico; - alienao, cesso ou venda do imvel.

Modelo Contrato de Locao de Imveis ADVERTNCIA - O modelo de Contrato de Locao (Aluguel) abaixo e os demais modelos deste site so padres destinados a dar ao inquilino e ao locatrio um entendimento superficial dos caminhos existentes de acordo com a Lei do Inquilinato, entretanto no substituem o advogado de sua confiana que dever ser consultado para a feitura de documentos jurdicos. LOCADOR: nome e qualificao LOCATRIO: nome e qualificao FIADORES: nome e qualificao inclusive do cnjuge IMVEL: tipo e endereo FINALIDADE: residencial ou no residencial ATIVIDADE: residncia ou comrcio PRAZO DA LOCAO: durao da locao INCIO: data do incio da locao TRMINO: data do trmino da locao VENCIMENTO: DIA dia do pagamento DE CADA MS. VALOR MENSAL DA LOCAO: R$ em algarismos e por extenso PERIODICIDADE DO REAJUSTE: sempre no limite do que a lei permitir. O LOCADOR, supraqualificado, e o LOCATRIO, tambm supraqualificado, resolvem ajustar a locao do imvel retro descrito, que ora contratam, sob as clusulas e condies seguintes: I - A locao viger pelo perodo estabelecido no prembulo deste instrumento, devendo o LOCATRIO restitu-lo, findo o prazo, independente de notificao judicial ou extrajudicial. II - O valor mensal da locao ser aquele pactuado no prembulo deste instrumento, e os aluguis sero reajustados na periodicidade tambm retro mencionada, ou no menor perodo que a legislao vier a permitir, com base no ndice governamental destinado a promover a atualizao monetria das mensalidades locatcias em REAIS ou, na sua falta, pelo ndice da inflao do perodo, medido pela Fundao Getlio Vargas.

III - O aluguel ser exigvel, IMPRETERIVELMENTE, NO DIA DO VENCIMENTO, supra-estabelecido, devendo o pagamento ser efetuado no endereo (onde dever ser pago o aluguel), ou outro que lhe seja fixado por escrito. O pagamento aps o prazo de vencimento implica na multa de mora de 10% (dez por cento) sobre o dbito. Pargrafo nico - A eventual tolerncia em qualquer atraso ou demora no pagamento de aluguis, impostos, taxas, seguro, ou demais encargos de responsabilidade do LOCATRIO, em hiptese alguma poder ser considerada como modificao das condies do contrato, que permanecero em vigor para todos os efeitos. IV - Alm do aluguel so encargos do LOCATRIO e FIADORES o imposto predial (IPTU), o seguro de incndio, a taxa de luz, fora, saneamento, esgoto, condomnio e quaisquer outras que recaiam ou venham a recair sobre o imvel locado, que sero pagas s reparties arrecadadoras respectivas. Incumbe ao LOCATRIO, tambm, satisfazer por sua conta as exigncias das autoridades sanitrias de higiene, ou do condomnio. V - O LOCATRIO no poder sublocar, no seu todo ou em parte, o imvel, e dele usar de forma a no prejudicar as condies estticas e de segurana, moral, bem como a tranqilidade e o bem-estar dos vizinhos. VI - O LOCATRIO recebe o imvel (recm-pintado ?), em perfeito estado de conservao e limpeza, e obriga-se pela sua conservao, trazendo-o sempre nas mesmas condies, responsabilizando-se pela imediata reparao de qualquer estrago feito por si, seus prepostos ou visitantes, obrigando-se, ainda, a restitu-lo, quando finda a locao, ou rescindida esta, limpo, ( pintura nova ? ) e conservado, com todas as instalaes em perfeito funcionamento. Sendo necessrio substituir qualquer aparelho ou pea de instalao, fica entendido que esta substituio se far por outra da mesma qualidade, de forma que, quando forem entregues as chaves, esteja o imvel em condies de ser novamente alugado, sem que para isso seja necessria qualquer despesa por parte do LOCADOR. Pargrafo nico - O LOCADOR, por si ou por preposto, poder visitar o imvel, durante a locao, para verificar o exato cumprimento das clusulas deste contrato. VII - A infrao de qualquer das clusulas deste contrato faz incorrer o infrator na multa irredutvel de 20% (vinte por cento), sobre o aluguel anual em vigor poca da infrao, e importa na sua resciso de pleno direito, independentemente de qualquer notificao ou aviso, sujeitando-se a parte inadimplente ao pagamento das perdas e danos que forem apuradas. VIII - Nenhuma obra ou modificao ser feita no imvel sem autorizao prvia e escrita do LOCADOR. Qualquer benfeitoria porventura construda adere ao imvel, renunciando o LOCATRIO, expressamente, ao direito de reteno ou de indenizao, salvo se convier ao LOCADOR que tudo seja reposto no anterior estado, cabendo, neste caso, ao LOCATRIO fazer a

reposio por sua conta, responsabilizando-se por aluguis, tributos e encargos at a concluso da obra. IX - Como garantia do cumprimento das obrigaes pactuadas, ao final, assinam os FIADORES, qualificados no prembulo deste instrumento, responsabilizando-se, como principais pagadores, pelo fiel cumprimento de todas as clusulas ora reciprocamente estipuladas e aceitas, inclusive indenizao de danos no imvel e reparos necessrios, alm dos nus judiciais respectivos. Pargrafo primeiro - Os FIADORES e principais pagadores renunciam aos preceitos dos arts. 924 e 1500 do Cdigo Civil, bem como ao direito de serem cientificados ou citados para a ao de despejo contra o LOCATRIO, obrigando-se, inclusive, s despesas judiciais, acessrias da dvida principal, e honorrios de advogado, no importe de 20% (vinte por cento) sobre o valor da causa, quer quanto ao de Despejo, quer quanto execuo de aluguis, tributos e demais encargos. Pargrafo segundo - A responsabilidade do LOCATRIO e FIADORES pelo aluguel e demais obrigaes legais e contratuais s terminar com a devoluo definitiva das chaves e quitao de todos os dbitos de locao e os consectrios legais e contratuais, inclusive reparos, se necessrios. X - de responsabilidade do LOCATRIO o pagamento do seguro anual de incndio do imvel locado, em nome do LOCADOR, garantindo o seu valor real. XI - Na hiptese de ser necessria qualquer medida judicial, o LOCADOR, o LOCATRIO e os FIADORES podero ser citados pelo correio, com AR (Aviso de Recebimento) dirigido aos respectivos endereos mencionados no prembulo deste instrumento. XII - O foro deste contrato, inclusive para os fiadores, o da Comarca de (cidade?). E por estarem justos e contratados, lavraram o presente instrumento em 02 (duas) vias de igual teor e forma para as finalidades de direito. (cidade e data) LOCADOR(A) LOCATRIO(A) FIADOR(A) CNJUGE DO(A) FIADOR(A) Testemunha:

Testemunha:
O contrato dever conter: 1. Nome completo e dados de RG, CPF, profisso, nacionalidade, estado civil e endereo do locador(a) 2. Nome completo e dados de RG, CPF, profisso, nacionalidade, estado civil e endereo do locatrio(a) 3. Dados sobre o imvel: Uso comercial ou residencial, endereo, nmero e descrio dos cmodos, nmero de vagas na garagem, etc. 4. Prazo da locao, com a data de incio e a data de trmino. 5. Valor do aluguel e como ser reajustado. 6. Multa contratual: Clusula sobre o no cumprimento das obrigaes. 7. Resciso contratual: em que circunstncias pode ocorrer e suas conseguncias para ambos os lados. 8. Fiana: Dados sobre os fiadores 9. Laudo de vistoria: dever ser anexado ao contrato, com uma descrio detalhada das condies do imvel. 10. Assinatura do locador(a), locatrio(a), fiador(a) e 2 testemunhas.

EXEMPLO: CONTRATO DE LOCAO

Locadora: MARIA APARECIDA SILVA, RG: 2.222.222 SSP/SP CPF/MF: 444.444.444-44 PROFISSO: Arquiteta NACIONALIDADE: brasileira EST. CIVIL: Solteira ENDEREO: Rua do Carmo, 111 So Paulo ?SP. Locatrio: JOS GONALVES R.G. 11.111.111 SSP/SP CPF/MF: 222.222.222-22 PROFISSO: Dentista NACIONALIDADE: brasileiro EST.CIVIL: casado ENDEREO: Av. Pedra Azul, 39 apto. 78 ? So Paulo ?SP. Imvel objeto da locao: Exclusivamente residencial. Rua Marques n 893 apto. 13 ? Vl. Domair - So Paulo ?Contendo 03 dormitrios, banheiro, sala, cozinha, rea de servio, wc e dormitrio de empregada e 1 vaga na garagem. Prazo:

30 (trinta) meses INCIO: 6/06/2000 TRMINO: 5/12/2002 ALUGUEL: R$ 800,00 (oitocentos Reais), com multa de 10% (dez por cento) , na hiptese do no pagamento em dia, com vencimento todo dia 5 (cinco) de cada ms seguinte ao vencido. Reajuste: FIPE/IPC ? por 12 (doze) meses, conforme Plano Real. Na eventual modificao ou extino do ndice eleito ou da legislao em vigor, fica eleito para os reajustes, novo ndice legal que substitua o atual, e, o menor perodo permitido em lei. Multa contratual: 3 (trs) vezes o valor do aluguel vigente na poca da eventual infrao. Aps um ano do cumprimento do presente contrato e desde que no haja nenhuma pendncia referente aos encargos do imvel e referente ao estado do mesmo conforme vistoria em anexo, o locatrio ficar isento da multa Contratual. Fiana: MRIO REIS, brasileiro, administrador de empresas, casado, portador do RG 1.123.456 SSP/SP e CPF 123.456.789-11 e sua esposa ANA REIS, brasileira, comerciante, portadora do RG. 1.121.122 SSP/SP e do CPF/MF 133.333.012-01 residentes e domiciliados nesta Capital, oferecem em garantia desta locao um imvel situado na Rua de Todos os Santos, 669 ? Vl. Januria ?So Paulo , registrado no 8 Cartrio de Registro de Imveis desta Capital, sob n de matrcula 22.022.

Os signatrios deste instrumento que contratam nas qualidades indicadas no prembulo, tm entre s, justa e contratada a locao do imvel supra mencionado, pelas clusulas e condies a seguir estipuladas: PRIMEIRA: O prazo de locao o constante do incio deste contrato e referido prembulo. No termo final, ora contratado, o(a) LOCATRIO(A), obriga-se a restituir o imvel completamente desocupado e em perfeito estado de conservao , limpeza e uso, como ora o recebe, independente de notificao de qualquer espcie ou outra medida judicial sob pena de sujeitar-se do disposto no artigo 1.196 do Cdigo Civil Brasileiro. SEGUNDA: O aluguel mensal livremente estipulado neste ato de R$ 800,00 (Oitocentos Reais), com multa de 10% (dez por cento), na hiptese do no pagamento em dia, cujo vencimento todo dia 5 (cinco) de cada ms seguinte ao vencido. O aluguel mensal dever ser pago diretamente na Administradora Lar Tranquilo Imveis S/C Ltda , CNPJ n 09.323.232/0001-90, situada na Av. Eurpedes, 32 ? juntamente com o IPTU e cpia do condomnio pago ou em depsito em conta corrente da Administradora ? Banco 333 BANCOSEGURO , Ag. 32 c/c

345345-1. No caso de depsito em conta-corrente, compromete-se o(a) LOCATRIO(A) em enviar o comprovante do condomnio pago, juntamente com a parcela do IPTU. TERCEIRA: O aluguel sofrer reajustes imediatos e automticos legais, ora a cada perodo de 12 (doze) meses, sendo que qualquer mudana que vier ocorrer na Legislao pertinente, fica convencionado a escolha da menor periodicidade permitida em Lei , segundo a variao do ndice legal. O ndice ora eleito o FIPE/IPC. Pargrafo primeiro: No caso de eventual extino do ndice de variao, por parte do governo Federal, poder o(a) Locador(a) por qualquer ndice oficial, ou oficioso editado por rgo paraestatal ou correlato que fixe o ndice de variao inflacionria verificada dentro do prazo de periodicidade eleita . Pargrafo segundo: O aluguel convencionado entre as partes no embute previso inflacionria, em razo do que, no caso de eventual edio por parte do Governo Federal de algum tipo de plano de estabilizao econmico/financeira, no ser submetido o valor do locatcio, a qualquer tipo de ndice ou tabela deflatora, do que declara o (a) Locatrio(a) encontrar-se plenamente ciente, eleita esta disposio sob o prisma de clusula ?pacta sunt servanda?. QUARTA: Fica convencionado que quando os alugueis forem pagos fora do prazo estipulado na clusula Segunda, alm da multa, ficam automaticamente sujeitos ao pagamento de juros de 1% (UM POR CENTO) ao MS, contados a partir do dia seguinte do vencimento do aluguel e sobre a importncia total devida e correo monetria. QUINTA: Durante a vigncia deste contrato, ou mesmo depois de seu vencimento, eventualidade de sua prorrogao, o (a) Locatrio(a) pagar nas pocas prprias, diretamente na Administradora do(a) Locador(a) ou em conta ?corrente da Administradora conforme j mencionado na clusula segunda, o aluguel e seus encargos. Alm de multas, demais tributos incidentes sobre o imvel, bem como as multas e majoraes a que der causa pela reteno em seu poder dos avisos de lanamento; pagar o(a) LOCATRIO(A) as taxas de qualquer mbito ou natureza sejam Federais, Estaduais ou Municipais, de pavimentao, de gua e esgoto, consumo de gs, calefao, fora e luz e garagem. Se por hiptese o (a) Locador(a) tiver que pagar os referidos encargos diretamente ao Poder Pblico competente, alm de tal constituir infrao contratual dever o (a) Locatrio(a) reembolsar o (a) Locador (a) do valor dispendido, inclusive, multas, juros e correo monetria ou qualquer outro acrscimo, por ocasio do pagamento do aluguel do ms correspondente. SEXTA: Compromete-se o(a) Locatrio(a) em transferir as contas de consumo de luz para o seu nome, no prazo mximo de 60 (sessenta dias) , a contar da assinatura do presente contrato, perante o rgo competente ELETROPAULO, gs (COMGS) (se houver) sob pena de resciso contratual, efetuando seus pagamentos em dia, exibindo-as ao Locador(a) por ocasio da entrega de chaves, quando finda ou rescindida a locao.

STIMA: O (A) Locador(a) no ter qualquer responsabilidade perante o(a) Locatrio(a) em caso de incndio, ainda que originado por curto circuito, estragos ou defeitos nas instalaes eltricas. OITAVA: O pagamento de todo e qualquer tributo, despesa ou encargo, seja qual for a sua natureza ou mbito, que venha por Lei a ser criado durante a vigncia deste contrato, ou mesmo depois de seu vencimento, eventualidade de sua prorrogao, ser de responsabilidade nica e exclusiva do(a) Locatrio(a) e Fiadores. NONA: Em caso de necessidade de rateio, pagamento de encargos, tributos ou despesas mencionadas neste contrato, ser feita proporcionalmente s reas de cada unidade, ou conforme determinar a conveno, em se tratando de condomnio. DCIMA: O(A) Locatrio(a) recebe o imvel no estado em que se encontra atualmente, conforme vistoria para entrada no imvel em anexo e com fotos. O apartamento encontra-se em perfeitas condies de uso e limpeza, onde Locador(a) , Locatrio(a) e Fiadores assinam e responsabilizam-se, e que fica fazendo parte integrante deste contrato como mais uma clusula a ser cumprida, responsabilizando-se o(a) Locatrio(a) e Fiadores pelos possveis danos a serem apurados na vistoria para resciso contratual. Pargrafo primeiro: Para uma perfeita delimitao entre os estragos, o(a) Locatrio(a) dever comunicar por escrito, dentro do prazo mximo de 05 (cinco) dias, algum estrago porventura existente, afim de ser ressalvada no s a sua responsabilidade, como tambm o(a) do(a) Locador(a). Pargrafo segundo: Com exceo das obras necessrias segurana do imvel, que sero executadas pelo(a) Locador(a), bem como: reforma, construo, recomposio, retalhamentos, calhas, consertos de futuras deficincias ou estragos na pintura interna, externa, revestimentos, todas as instalaes de luz, luminrias do edifcio, gs, gua, esgoto, fossa, cermicas, pastilhas, pias, torneiras, ralos, trincos, tampos, fechaduras, etc, bem como a conservao e respectivas ligaes junto as reparties competentes. As manutenes do perfeito funcionamento do Edifcio, como: manuteno de elevadores e demais compartimentos de uso dos moradores, bem como frias, dispensa e 13 de funcionrios sero feitas s expensas do(a) Locatrio(a) , que fica obrigado a restituir tudo no estado em que ora recebe, findo ou rescindido o presente contrato, sem direito a reteno, indenizao ou compensao, ao desocupar o imvel. Pargrafo terceiro: O(A) Locatrio(a) faculta desde j ao() Locador(a) , vistoriar o imvel locado, pessoalmente ou atravs de preposto, quando este julgar conveniente, mediante uma solicitao por escrito ao locatrio. Na eventualidade de ser o imvel colocado a venda, no poder o(a) Locatrio(a) , obstacular, por qualquer forma, a fixao de placas, nem mesmo a visitao por interessados devidamente acompanhados por corretores autorizados a promover a venda, em horrios pr determinados, sob pena de incidncia de multa contratual estabelecida para infraes neste contrato , a cada negativa imotivada diligncia de visitao a que der causa.

Pargrafo quarto: Por ocasio da vistoria de imvel para resciso contratual, se for constatada qualquer anormalidade, o(a) Locador(a) notificar o(a) Locatrio(a) para dentro do prazo de 05 (cinco) dias, reparar o defeito ou substituir a pea ou aparelho defeituoso ou quebrado, por sua conta e risco; se o(a) Locatrio(a) no atender a notificao, que poder ser extrajudicial, ficar facultado ao(a) Locador(a) mandar fazer o servio substituindo o que for necessrio e cobrando do(a) Locatrio(a) o valor gasto com material e mo de obra. Pargrafo quinto: Ainda que necessria, todas e quaisquer benfeitorias, acesso ou modificao a ser introduzida no imvel locado ou em suas instalaes, inclusive colocao de luminosos , cartazes, placas, letreiros ou qualquer forma de propaganda depender da autorizao por escrito do(a) Locador(a) sob pena de resciso contratual. As benfeitorias e ascesses necessrias e autorizadas pelo(a) Locador(a) passaro a pertencer a ele(a), integrando o imvel, independentemente de indenizao e sem direito de reteno ou compensao. Ser facultado ao Locador (a) , finda a Locao, exigir que as benfeitorias introduzidas com seu consentimento sejam retiradas, s expensas do(a) Locatrio(a), restituindo o imvel como lhes foi entregue. Pargrafo sexto: Na hiptese de ser o (a) Locador(a) obrigado a efetuar no imvel locado, aps sua devoluo pelo(a) Locatrio(a) , qualquer reforma ou restaurao, o(a) Locatrio(a), responder por todas as despesas havidas, sendo dispensado(a) apenas, pelo desgaste natural do imvel. Pargrafo stimo: Na oportunidade em que se der a devoluo do imvel, se o (a) Locador(a) constatar que a devoluo no feita nas condies da clusula dcima e seu pargrafo retro, haver motivo justo para a recusa do recebimento das chaves, at que o imvel seja colocado nas mencionadas condies deste contrato, respondendo o (a) Locatrio(a) pelo pagamento dos alugueis correspondente ao tempo necessrio para colocar o imvel nas condies do contrato. Pargrafo oitavo: O(a) Locatrio(a) fica obrigado(a) , no curso da locao, a satisfazer todas as intimaes dos poderes pblicos, no motivando a resciso do presente. Em caso de desapropriao, o(a) Locador(a) fica desobrigado(a) das clusulas do presente contrato, ressalvado ao(a) Locatrio(a) a defesa de seus interesses junto ao poder expropriante. DCIMA PRIMEIRA: O (A) Locatrio(a) obriga-se a usar o imvel para fins exclusivamente residenciais para ele(a) Locatrio(a) e sua famlia conforme cadastro. DCIMA SEGUNDA: No permitida a transferncia deste contrato, nem sublocao, cesso ou emprstimo, no todo ou em parte, nem promessas dessas modalidades , sem prvio consentimento por escrito do(a) Locador(a). DCIMA TERCEIRA: Locador(a), Locatrio(a) e Fiadores, obrigam-se a respeitar o presente contrato em todas as suas clusulas e condies, tal como se acha redigido, incorrendo o contratante infrator na multa de 3 (trs) vezes o valor do aluguel vigente na poca da eventual infrao, independentemente de qualquer interpelao, com a faculdade para a parte inocente de considerar simultaneamente rescindida a locao.

DCIMA QUARTA: Tudo o que for devido em razo do presente contrato, ser cobrado em processo executivo ou ao apropriada , correndo por conta do devedor alm do principal e da multa todas as despesas judiciais, extrajudiciais e 20% (Vinte por cento) de verba honorria . Esta porcentagem ser reduzida para 10% (dez por cento) se a responsabilidade for liquidada no escritrio do advogado do(a) Locador(a) independente de qualquer procedimento judicial, no podendo o(a) Locatrio(a) opor-se ao pagamento de porcentagem sob pretexto algum. DCIMA QUINTA: Como garantia assinam, tambm, na qualidade de fiadores os qualificados no prembulo deste contrato, sendo solidrios com o(a) LOCATRIO(A) em todas as obrigaes aqui assumidas. DCIMA SEXTA: O presente contrato, obriga as partes, seus sucessores e herdeiros, ficando eleito para todas as questes oriundas do presente contrato o foro de Santana nesta capital, especialmente o da situao do imvel, com excluso de qualquer outro por mais privilegiado que seja. E assim, por estarem justos e contratados, ratificam todas as clusulas e dizeres constantes no presente instrumento, lidos, discutidos e achados conforme, assinando-o em trs vias de igual teor e forma, juntamente com as testemunhas presenciais.

So Paulo, xx de dddddd de 20xx Assinaturas:

Locadora: MARIA APARECIDA SILVA Locatrio: JOS GONALVES Fiador: Mrio Reis Fiadora: Ana Reis

Exemplo: Laudo de vistoria

Este laudo parte itegrante do contrato de locao firmado entre as partes: LOCADORA: LOCATRIO: IMVEL OBJETO DA LOCAO: apartamento situado na ...

INCIO DA LOCAO: xx de ddddd de 20xx TRMINO: xx de ddddd de 20xx O imvel possui 03 dormitrios, sala, cozinha,banheiro, rea de servio, wc e dormitrio de empregada e 01 vaga na garagem. Sala: piso de carpete de madeira em estado de novo. Pintura em regular estado na cor branca, com 3 (trs) perfuraes de parafusos. Janelas com vidros e esquadrias em bom estado, ... Dormitrio 1: piso tipo carpete 10 mm na cor verde em regular estado, armrios embutidos em cerejeira em .... Dormitrio 2: piso tipo carpete 10 mm na cor verde em regular estado, com rasgo no canto prximo janela, armrio ... Dormitrio 3: piso tipo carpete 10 mm na cor verde em regular estado, com rasgo no canto prximo janela, armrio ... Banheiro: Piso em granito marrom e azulejo em perfeito estado, sem trincos, pia c/ gabinete, torneiras (sendo uma com vazamento)...Portas e janelas com trincos, espelhos e tomadas com seus respectivos espelhos e funcionando. Sem vazamentos ou entupimentos. Cozinha: Piso de ... rea de servio: Com aquecedor a gs funcionando, tanque em regular estado... Banheiro: Com chuveiro eltrico...azulejos perfurados. Dormitrio de empregada: Repleto de armrios embutidos .... De modo geral o apartamento encontra-se em perfeito estado de conservao e limpeza onde Locatrio e Fiadores se comprometem em devolver da mesma forma em que ora o recebem. Assinam este termo em 03 (trs) vias, Locadora, Locatrias e Fiadores. So Paulo, xx de xxxxxx de 20xx

de responsabilidade do locatrio o pagamento das contas de gua, luz, gs, condomnio e IPTU. Veja mais informaes sobre responsabilidades nas clusulas quinta e dcima do exemplo de contrato de locao acima. Normalmente os seguintes documentos, cpias autenticadas, so solicitados do

locatrio: 1. CPF/MF e RG (se casado(a) do casal) 2. Comprovante do estado civil 3. Comprovante de renda : 3 ltimos holerites e carteira profissional (se empregado) ou Carta do contador com declarao de rendimentos com carimbo CRC e firma reconhecida (se autnomo) 4. 3 ltimos recibos do aluguel e condomnio onde mora atualmente (se inquilino) 5. Comprovante de residncia 6. Certides dos Distribuidores Cveis e de Protesto (validade 30 dias) Os fiadores normalmente tm que apresentar: 1. CPF/MF e RG (se casado, do casal) 2. Comprovante do estado civil 3. Comprovante de renda: 3 ltimos holerites (se empregado); carta do contador com declarao de rendimentos com carimbo do CRC e firma reconhecida (se autnomo). 4. Escritura 5. Certido do Registro Imobilirio (validade 30 dias) 6. Certido dos Distribuidores de Protestos e Cveis (validade 30 dias)

CONTRATO DE LOCAO RESIDENCIAL COM SEGURO FIANA

IDENTIFICAO DAS PARTES CONTRATANTES LOCADOR: (Nome do Locador), (Nacionalidade), (Profisso), (Estado Civil), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), residente e domiciliado na Rua (xxx), n (xxx), bairro (xxx), Cidade (xxx), Cep (xxx), no Estado (xxx), e sua esposa (Nome), (Nacionalidade), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), ambos capazes; LOCATRIO: (Nome do Locatrio), (Nacionalidade), (Profisso), (Estado Civil), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), residente e domiciliado na Rua (xxx), n (xxx), bairro (xxx), Cidade (xxx), Cep (xxx), no Estado (xxx), e sua esposa (Nome), (Nacionalidade), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), ambos capazes. As partes acima identificadas tm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Locao Residencial com Seguro Fiana1, que se reger pelas clusulas seguintes e pelas condies descritas no presente.

DO OBJETO DO CONTRATO Clusula 1. O presente, tem como OBJETO, o imvel de propriedade do LOCADOR, situado na Rua (xxx), bairro (xxx), Cidade (xxx), Cep (xxx), no Estado (xxx), sob o Registro n (xxx), do Cartrio do (xxx) Ofcio de Registro de Imveis, livre de nus ou quaisquer dvidas. Clusula 2. O imvel entregue na data da assinatura deste contrato, pelo LOCADOR ao LOCATRIO, possui as caractersticas contidas no auto de vistoria anexo, que desde j aceitam expressamente.

DA UTILIZAO DO IMVEL Clusula 3. A presente LOCAO destina-se restritivamente ao uso do imvel para fins residenciais, restando proibido ao LOCATRIO, subloc-lo ou us-lo de forma diferente do previsto, salvo autorizao expressa do LOCADOR.

DAS CONDIES DO IMVEL Clusula 4. O imvel objeto deste contrato ser entregue nas condies descritas no auto de vistoria, ou seja, com instalaes eltricas e hidrulicas em perfeito funcionamento, com todos os cmodos e paredes pintados, sendo que portas, portes e acessrios se encontram tambm em funcionamento correto, devendo o LOCATRIO mant-lo desta forma. Clusula 5. Fica tambm acordado, que o imvel ser devolvido nas mesmas condies previstas no auto de vistoria, alm de, no ato da entrega das chaves, com todos os tributos e despesas pagas.

BENFEITORIAS E CONSTRUES Clusula 6. Qualquer benfeitoria ou construo que seja destinada ao imvel objeto deste, dever de imediato, ser submetida a autorizao expressa do LOCADOR. Clusula 7. Vindo a ser feita benfeitoria, faculta ao LOCADOR aceit-la ou no, restando ao LOCATRIO em caso do LOCADOR no aceit-la, modificar o imvel da maneira que lhe foi entregue. Clusula 8. As benfeitorias, consertos ou reparos faro parte integrante do imvel, no assistindo ao LOCATRIO o direito de reteno ou indenizao sobre as mesmas.

DO CONDOMINIO Clusula 9. Fica desde j ciente o LOCATRIO, que, em caso de edifcio onde haja condomnio, restar o mesmo obrigado por todas as clusulas constantes na

Conveno e no Regulamento Interno existente.

DO DIREITO DE PREFERNCIA Clusula 10. Caso o LOCADOR manifeste vontade de vender o imvel objeto do presente, dever propor por escrito ao LOCATRIO que se obrigar a emitir a resposta em 30 (trinta) dias, a partir da comunicao inicial. Clusula 11. O LOCATRIO, no se manifestando no prazo estipulado, contido na clusula anterior, permitir desde logo ao LOCADOR vistoriar o imvel com possveis pretendentes.

DAS VISTORIAS Clusula 12. O LOCATRIO permitir ao LOCADOR, realizar vistorias no imvel em dia e hora a serem combinados, podendo este ltimo averiguar o funcionamento de todas as instalaes e acessrios. Clusula 13. Constatando algum vcio que possa afetar a estrutura fsica do imvel ficar compelido, o LOCATRIO a realizar o conserto, no prazo de (xxx) dias. Pargrafo nico. No ocorrendo o conserto, o LOCADOR ficar facultado a rescindir o contrato, sem prejuzo dos numerrios previstos neste.

DOS ATOS DE INFORMAO ENTRE OS CONTRATANTES Clusula 14. As partes integrantes deste contrato ficam desde j acordadas a se comunicarem somente por escrito, atravs de qualquer meio admitido em Direito. Na ausncia de qualquer das partes, as mesmas se comprometem desde j a deixarem nomeados procuradores, responsveis para tal fim.

DO SEGURO CONTRA INCNDIO E OUTRAS PROVIDNCIAS Clusula 15. O LOCATRIO fica desde j obrigado a fazer seguro contra incndios, do imvel locado, em seguradora idnea e que passe por prvia autorizao do LOCADOR.

Clusula 16. Qualquer acidente que porventura venha a ocorrer no imvel por culpa ou dolo do LOCATRIO, o mesmo ficar obrigado a pagar, alm da multa prevista na Clusula 29, todas as despesas por danos causados ao imvel, devendo restitu-lo no estado cujo encontrou e que, sobretudo, teve conhecimento no auto de vistoria.

DO SEGURO FIANA Clusula 17. O LOCATRIO se compromete a contratar no primeiro dia til aps a assinatura do presente contrato, empresa seguradora competente para elaborao de Seguro Fiana. Clusula 18. O valor do Seguro Fiana ser estipulado pelas partes contratantes e pela empresa seguradora, e ter como base o valor de (xxx) aluguis, fazendo o mesmo, parte integral deste contrato. Clusula 19. Nas hipteses de inadimplemento das obrigaes contratuais do LOCATRIO, o LOCADOR poder acionar o Seguro Fiana para ser ressarcido dos prejuzos oriundos do descumprimento das clusulas do presente. Clusula 20. O prmio do seguro ficar a cargo do LOCATRIO.

DO VALOR DO ALUGUEL Clusula 21. Como aluguel mensal, o LOCATRIO se obrigar a pagar o valor de R$ (xxx) (Valor Expresso), a ser efetuado diretamente ao LOCADOR, ou procurador por este autorizado, devendo faz-lo at o quinto dia til de cada ms, subseqente ao vencido, sob pena de multa, correes e despesas previstas nas Clusulas 28 e 29. Clusula 22. Fica obrigado o LOCADOR ou seu procurador, a emitir recibo da quantia paga, relacionando pormenorizadamente todos os valores oriundos de juros, ou outra despesa. Clusula 23. Emitir-se- tal recibo, desde que haja a apresentao pelo LOCATRIO, dos comprovantes de todas as despesas do imvel devidamente quitadas.

Clusula 24. Caso o LOCATRIO venha a efetuar o pagamento do aluguel atravs de cheque, restar facultado ao LOCADOR emitir os recibos de pagamento somente aps compensao do mesmo.

DO REAJUSTE Clusula 25. O valor do aluguel ser reajustado anualmente, tendo como base, os ndices previstos e acumulados no perodo anual do (IGPM ou IGP ou IPC, etc.). Pargrafo nico. Em caso de falta deste ndice, o reajustamento do aluguel ter por base a mdia da variao dos ndices inflacionrios do ano corrente ao da execuo do aluguel, at o primeiro dia anterior ao pagamento de todos os valores devidos. Ocorrendo alguma mudana no mbito governamental, todos os valores agregados ao aluguel, bem como o prprio aluguel, sero revistos pelas partes.

DA COBRANA Clusula 26. Faculta ao LOCADOR ou seu procurador, cobrar do LOCATRIO, o(s) aluguel(is), tributo(s) e despesa(s) vencido(s), oriundo(s) deste contrato, utilizando-se para isso, de todos os meios legais admitidos. Clusula 27. O(s) cheque(s) utilizado(s) em pagamento, se no compensado(s) at o quinto dia til contados a partir do vencimento do aluguel, ocasionar(o) mora do LOCATRIO, facultando ao LOCADOR a aplicao do disposto na Clusula 29.

DAS DESPESAS E TRIBUTOS Clusula 28. Todas as despesas diretamente ligadas conservao do imvel, tais como, gua, luz, gs, telefone, as condominiais que estejam relacionadas ao uso do mesmo, bem como os tributos, ficaro sob a responsabilidade do LOCATRIO pelo pagamento de todos, ressalvando-se quanto contribuio de melhoria.

DA MULTA Clusula 29. O LOCATRIO, no vindo a efetuar o pagamento do aluguel at a data

estipulada na Clusula 21, fica obrigado a pagar multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do aluguel estipulado neste contrato, bem como juros de mora de 1% (um por cento) ao ms, mais correo monetria.

DO ATRASO NO PAGAMENTO Clusula 30. Em caso de atraso no pagamento dos aluguis e no compensando o cheque destinado para tal fim, restar em mora o LOCATRIO, ficando responsabilizado por todos os pagamentos previstos neste atraso, sem prejuzo do pagamento da multa, juros de mora e correo monetria. Clusula 31. No configuraro novao ou adio s clusulas contidas no presente instrumento, os atos de mera tolerncia referentes ao atraso no pagamento do aluguel ou quaisquer outros tributos.

DO DESCONTO Clusula 32. O LOCATRIO ter desconto de R$ (xxx) (Valor Expresso) caso pague o valor do aluguel previsto neste contrato at o 1 dia til do ms subseqente ao vencido.

DA TOLERNCIA Clusula 33. O LOCATRIO ter um prazo de tolerncia para efetuar o pagamento do aluguel at o 2 (segundo) dia til aps o vencimento. Clusula 34. Caso no seja dia til, ficar obrigado desde j a efetuar o pagamento no primeiro dia til subseqente a esta data.

DA MULTA POR INFRAO Clusula 35. As partes estipulam o pagamento da multa no valor de 03 (trs) aluguis vigentes a poca da ocorrncia do fato, a ser aplicada quele que venha a infringir quaisquer das clusula contidas neste contrato exceto quando da ocorrncia das hipteses previstas na Clusula 37.

Clusula 36. Caso venha o LOCATRIO a devolver o imvel antes do termino da vigncia do contrato o mesmo pagar a ttulo de multa o valor de 03 (trs) salrios mnimos, vigentes data da entrega das chaves, sem prejuzo dos dispostos nas Clusulas 29 e 42.

DA RESCISO Clusula 37. Ocorrer a resciso do presente contrato, independente de qualquer comunicao prvia ou indenizao por parte do LOCATRIO, quando: a) Ocorrendo qualquer sinistro, incndio ou algo que venha a impossibilitar a posse do imvel, independente de dolo ou culpa do LOCATRIO; bem como quaisquer outras hipteses que maculem o imvel de vcio e impossibilite sua posse; b) Em hiptese de desapropriao do imvel alugado. Clusula 38. Poder tambm o presente instrumento ser rescindido, sem gerar direito a indenizao ou qualquer nus para o LOCADOR, caso o imvel seja utilizado de forma diversa da locao residencial, sem prejuzo da obrigao do LOCATRIO de efetuar o pagamento das multas e despesas previstas na Clusula 29, salvo autorizao expressa do LOCADOR.

DO PRAZO Clusula 39. A presente locao ter o lapso temporal de validade de (xxx) meses, a iniciar-se no dia (xxx), do ms (xxx) no ano de (xxx) e findar-se no dia (xxx), do ms (xxx) no ano de (xxx), data a qual o imvel dever ser devolvido nas condies previstas na Clusula 42, efetivando-se com a entrega das chaves, independentemente de aviso ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial.

DA PRORROGAO DO CONTRATO Clusula 40. Ultrapassando o contrato, a data prevista, ou seja, tornando-se contrato por tempo indeterminado, poder o LOCADOR, rescind-lo a qualquer tempo, desde que ocorra notificao por escrito ao LOCATRIO, que ficar compelido a sair do imvel dentro do prazo de 30 (trinta) dias, a contar do recebimento da notificao.

Clusula 41. Ocorrendo prorrogao, o LOCATRIO e o LOCADOR ficaro obrigados por todo o teor deste contrato.

DA DEVOLUO DO IMVEL FINDO PRAZO DA LOCAO Clusula 42. O LOCATRIO restituir o imvel locado nas mesmas condies as quais o recebeu, quais sejam, pintado com tinta ltex na cor contida no auto de vistoria, sendo que as instalaes eltricas, hidrulicas e acessrios devero tambm, estar em perfeitas condies de funcionamento, salvo as deteriorao decorrentes do uso normal e habitual do imvel. Clusula 43. Os autos de vistoria inicial e final, que faro parte deste contrato contero assinatura de duas testemunhas, dos contratantes e de um engenheiro civil.

CONDIES GERAIS Clusula 44. O presente contrato passa a vigorar entre as partes a partir da assinatura do mesmo. Clusula 45. Os herdeiros, sucessores ou cessionrios de ambas as partes se obrigam desde j ao inteiro teor deste contrato.

DO FORO Clusula 46. Para dirimir quaisquer controvrsias oriundas do CONTRATO, as partes elegem o foro da comarca de (xxx);

Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

(Local, data e ano).

(Nome e assinatura do Locador e sua Esposa) (Nome e assinatura do Locatrio e sua Esposa) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 1) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 2)

CONTRATO DE LOCAO RESIDENCIAL COM FIADOR

IDENTIFICAO DAS PARTES CONTRATANTES LOCADOR: (Nome do Locador), (Nacionalidade), (Profisso), (Estado Civil), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), residente e domiciliado na Rua (xxx), n. (xxx), bairro (xxx), cidade (xxx), Cep. (xxx), no Estado (xxx), e sua esposa (Nome), (Nacionalidade), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), ambos capazes; LOCATRIO: (Nome do Locatrio), (Nacionalidade), (Profisso), (Estado Civil), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), capaz, residente e domiciliado na Rua (xxx), n. (xxx), bairro (xxx), cidade (xxx), Cep. (xxx), no Estado (xxx), e sua esposa (xxx), (Nacionalidade), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx); juntamente com seus: FIADOR 1: (Nome do Fiador 1), (Nacionalidade), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx); e sua esposa (xxx), (Nacionalidade), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), ambos capazes, residente(s) e domiciliado(s) na Rua (xxx), n. (xxx), bairro(xxx), cidade (xxx), Cep. (xxx), no Estado(xxx). FIADOR 2: (Nome do Fiador 2), (Nacionalidade), (Profisso), Carteira de Identidade

n (xxx), C.P.F. n (xxx); e sua esposa (xxx), (Nacionalidade), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), ambos capazes, residente(s) e domiciliado(s) na Rua (xxx), n. (xxx), bairro(xxx), cidade (xxx), Cep. (xxx), no Estado(xxx).

As partes acima identificadas tm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Locao Residencial com Fiador, que se reger pelas clusulas seguintes e pelas condies de preo, forma e termo de pagamento descritas no presente.

DO OBJETO DO CONTRATO Clusula 1. O presente, tem como OBJETO, o imvel de propriedade do LOCADOR, situado na Rua (xxx), bairro (xxx), cidade (xxx), Cep (xxx), no Estado (xxx); sob o Registro n. (xxx), do Cartrio do (xxx) Ofcio de Registro de Imveis, livre de nus ou quaisquer dvidas. Pargrafo nico. O imvel entregue na data da assinatura deste contrato, pelo LOCADOR ao LOCATRIO, possui as caractersticas contidas no auto de vistoria anexo, que desde j aceitam expressamente.

DA UTILIZAO DO IMVEL Clusula 2. A presente LOCAO destina-se restritivamente ao uso do imvel para fins residenciais, restando proibido ao LOCATRIO, subloc-lo ou us-lo de forma diferente do previsto, salvo autorizao expressa do LOCADOR.

DAS CONDIES DO IMVEL Clusula 3. O imvel objeto deste contrato ser entregue nas condies descritas no auto de vistoria, ou seja, com instalaes eltricas e hidrulicas em perfeito funcionamento, com todos os cmodos e paredes pintados, sendo que portas, portes e acessrios se encontram tambm em funcionamento correto, devendo o LOCATRIO mant-lo desta forma. Fica tambm acordado, que o imvel ser devolvido nas mesmas condies previstas no auto de vistoria, alm de, no ato da entrega das chaves, com todos os tributos e despesas pagas.

BENFEITORIAS E CONSTRUES Clusula 4. Qualquer benfeitoria ou construo que seja destinada ao imvel objeto deste, dever de imediato, ser submetida a autorizao expressa do LOCADOR. Vindo a ser feita benfeitoria, faculta ao LOCADOR aceit-la ou no, restando ao LOCATRIO em caso do LOCADOR no aceit-la, modificar o imvel da maneira que lhe foi entregue. As benfeitorias, consertos ou reparos faro parte integrante do imvel, no assistindo ao LOCATRIO o direito de reteno ou indenizao sobre a mesma.

DA DEVOLUO DO IMVEL FINDO PRAZO DA LOCAO Clusula 5. O LOCATRIO restituir o imvel locado nas mesmas condies as quais o recebeu, quais sejam, pintado com tinta ltex na cor contida no auto de vistoria, sendo que as instalaes eltricas, hidrulicas e acessrios devero tambm, estar em perfeitas condies de funcionamento, salvo as deteriorao decorrentes do uso normal e habitual do imvel. Pargrafo nico. Os autos de vistoria inicial e final, que faro parte deste contrato contero assinatura de duas testemunhas, dos contratantes, dos fiadores e de um engenheiro civil.

DO CONDOMNIO Clusula 6. Fica desde j ciente o LOCATRIO que, em caso de edifcio onde haja condomnio, restar o mesmo obrigado por todas as clusulas constantes na Conveno e no Regulamento Interno existente.

DO DIREITO DE PREFERNCIA E VISTORIAS ESPORDICAS Clusula 7. Caso o LOCADOR manifeste vontade de vender o imvel objeto do presente, dever propor por escrito ao LOCATRIO que se obrigar a emitir a resposta em 30 (trinta) dias, a partir da comunicao inicial. Clusula 8. O LOCATRIO permitir ao LOCADOR, realizar vistorias no imvel em dia e hora a serem combinados, podendo este ltimo averiguar o funcionamento de

todas as instalaes e acessrios. Se constatando algum vcio que possa afetar a estrutura fsica do imvel ficar compelido o LOCATRIO a realizar o conserto, no prazo de (xxx) dias. No ocorrendo o conserto, o LOCADOR ficar facultado a rescindir o contrato, sem prejuzo dos numerrios previstos neste. Clusula 9. O LOCATRIO no se manifestando no prazo estipulado, contido no caput desta clusula, permitir desde logo ao LOCADOR, vistoriar o imvel com possveis pretendentes.

DOS ATOS DE INFORMAO ENTRE OS CONTRATANTES Clusula 10. As partes integrantes deste contrato ficam desde j acordadas a se comunicarem somente por escrito, atravs de qualquer meio admitido em Direito. Na ausncia de qualquer das partes, as mesmas se comprometem desde j a deixarem nomeados procuradores, responsveis para tal fim.

DO SEGURO CONTRA INCNDIO E OUTRAS PROVIDNCIAS Clusula 11. O LOCATRIO fica desde j obrigado a fazer seguro contra incndios, do imvel locado, em seguradora idnea e que passe por prvia autorizao do LOCADOR. Clusula 12. Qualquer acidente que porventura venha a ocorrer no imvel por culpa ou dolo do LOCATRIO, o mesmo ficar obrigado a pagar, alm da multa prevista na Clusula 18, todas as despesas por danos causados ao imvel, devendo restitu-lo no estado cujo encontrou e que, sobretudo, teve conhecimento no auto de vistoria.

DO VALOR DO ALUGUEL, REAJUSTE, DAS DESPESAS E TRIBUTOS Clusula 13. Como aluguel mensal, o LOCATRIO se obrigar a pagar o valor de R$ (xxx) (Valor Expresso), a ser efetuado diretamente ao LOCADOR, e na sua ausncia ficar autorizado a receb-lo seu procurador (xxx), (Nacionalidade), (Profisso), (Estado Civil), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), capaz, residente e domiciliado na Rua (xxx), n. (xxx), bairro (xxx), cidade (xxx), Cep. (xxx), no Estado (xxx). Devendo faz-lo at o quinto dia til de cada ms, subseqente ao vencido, sob pena de multa, correes e despesas previstas nas Clusulas 17 e 18.

Clusula 14. Fica obrigado o LOCADOR ou seu procurador, a emitir recibo da quantia paga, relacionando pormenorizadamente todos os valores oriundos de juros, ou outra despesa. Emitir-se- tal recibo, desde que haja a apresentao pelo LOCATRIO, dos comprovantes de todas as despesas do imvel devidamente quitadas. Caso o LOCATRIO venha a efetuar o pagamento do aluguel atravs de cheque, restar facultado ao LOCADOR emitir os recibos de pagamento somente aps compensao do mesmo. Clusula 15. O valor do aluguel ser reajustado anualmente, tendo como base, os ndices previstos e acumulados no perodo anual do (IGPM ou IGP ou IPC, etc), em caso de falta deste ndice, o reajustamento do aluguel ter por base a mdia da variao dos ndices inflacionrios do ano corrente ao da execuo do aluguel, at o primeiro dia anterior ao pagamento de todos os valores devidos. Ocorrendo alguma mudana no mbito governamental, todos os valores agregados ao aluguel, bem como o prprio aluguel, sero revistos pelas partes. Clusula 16. Faculta ao LOCADOR ou seu procurador, cobrar do LOCATRIO, o(s) aluguel(is), tributo(s) e despesa(s) vencido(s), oriundo(s) deste contrato, utilizando-se de todos os meios legais admitidos. Pargrafo nico. O(s) cheque(s) utilizado(s) em pagamento, se no compensado(s) at o quinto dia til contados a partir do vencimento do aluguel, ocasionar(o) mora do LOCATRIO, facultando ao LOCADOR a aplicao do disposto na Clusula 18. Clusula 17. Todas as despesas diretamente ligadas conservao do imvel, tais como, gua, luz, gs, telefone, as condominiais que estejam relacionadas ao uso do mesmo, bem como os tributos, ficaro sob a responsabilidade do LOCATRIO, ressalvando-se quanto contribuio de melhoria.

DA MULTA E DO ATRASO NO PAGAMENTO Clusula 18. O LOCATRIO, no vindo a efetuar o pagamento do aluguel at a data estipulada na Clusula 13, fica obrigado a pagar multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do aluguel estipulado neste contrato, bem como juros de mora de 1% (um por cento) ao ms, mais correo monetria. Clusula 19. Em caso de atraso no pagamento dos aluguis e no compensando o

cheque destinado para tal fim, restar em mora o LOCATRIO, ficando responsabilizado por todos os pagamentos previstos neste atraso, sem prejuzo do pagamento da multa, juros de mora e correo monetria. No configuraro novao ou adio s clusulas contidas no presente instrumento, os atos de mera tolerncia referentes ao atraso no pagamento do aluguel ou quaisquer outros tributos.

DO DESCONTO Clusula 20. O LOCATRIO ter desconto de R$ (xxx) (Valor Expresso) caso pague o valor do aluguel previsto neste contrato at o 1 dia til do ms subsequente ao vencido.

DA TOLERNCIA Clusula 21. O LOCATRIO ter um prazo de tolerncia para efetuar o pagamento do aluguel at o 2 (segundo) dia til aps o vencimento, caso no seja dia til, ficar obrigado desde j a efetuar o pagamento no primeiro dia til subsequente a esta data.

DA MULTA POR INFRAO Clusula 22. As partes estipulam o pagamento da multa no valor de 03 (trs) aluguis vigentes a poca da ocorrncia do fato, a ser aplicada quele que venha a infringir quaisquer das clusulas contidas neste contrato exceto quando da ocorrncia das hipteses previstas na Clusula 24. Clusula 23. Caso venha o LOCATRIO a devolver o imvel antes do trmino da vigncia do contrato o mesmo pagar a ttulo de multa o valor de 03 (trs) salrios mnimos, vigentes a data da entrega das chaves, sem prejuzo dos dispostos nas Clusulas 5 e 18.

DA RESCISO CONTRATUAL Clusula 24. Ocorrer a resciso do presente contrato, independente de qualquer comunicao prvia ou indenizao por parte do LOCADOR, quando:

a) Ocorrendo qualquer sinistro, incndio ou algo que venha a impossibilitar a posse do imvel, independente de dolo ou culpa do LOCATRIO; bem como quaisquer outras hipteses que maculem o imvel de vcio e impossibilite sua posse; b) Em hiptese de desapropriao do imvel alugado. Clusula 25. Caso o imvel seja utilizado de forma diversa da locao residencial, restar facultado ao LOCADOR, rescindir o presente contrato de plano, sem gerar direito a indenizao ou qualquer nus por parte deste ltimo. Sem prejuzo da obrigao do LOCATRIO de efetuar o pagamento das multas e despesas previstas na Clusula 18. Salvo autorizao expressa do LOCADOR.

DO PRAZO DE LOCAO Clusula 26. A presente locao ter o lapso temporal de validade de (xxx) meses, a iniciar-se no dia (xxx), do ms (xxx) no ano de (xxx) e findar-se no dia (xxx), do ms (xxx) no ano de (xxx), data a qual o imvel dever ser devolvido nas condies previstas na Clusula 5, efetivando-se com a entrega das chaves, independentemente de aviso ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial.

DA PRORROGAO DO CONTRATO Clusula 27. Ultrapassando o contrato, a data prevista, ou seja, tornando-se contrato por tempo indeterminado, poder o LOCADOR, rescindi-lo a qualquer tempo, desde que ocorra notificao por escrito ao LOCATRIO, que ficar compelido a sair do imvel dentro do prazo de 30 (trinta) dias, a contar do recebimento da notificao. Ocorrendo prorrogao, o LOCATRIO e o LOCADOR ficaro obrigados por todo o teor deste contrato.

DA FIANA Clusula 28. Concordam com os termos fixados no presente contrato os Fiadores, j qualificados acima, e que configuram-se tambm como principais pagadores, responsabilizando-se pelo fiel cumprimento do presente sem exceo de quaisquer clusulas, mesmo que o presente contrato passe a vigorar por tempo indeterminado.

Clusula 29. Os fiadores renunciam expressamente os benefcios contidos nos artigos 1.491,1.498,1.499,1.500,1.502 e 1.503 do Cdigo Civil Brasileiro. Clusula 30. Os fiadores no se eximiro de responsabilidade solidria, caso o contrato venha a ultrapassar seu prazo de vigncia, tornando-se desta forma, contrato por prazo indeterminado.

DISPOSIES GERAIS Clusula 31. Os herdeiros, sucessores ou cessionrios das partes contratantes se obrigam desde j ao inteiro teor deste contrato. Clusula 32. Este contrato deve ser registrado no Cartrio de Registro Imobilirio.

DO FORO Clusula 33. O presente contrato passa a vigorar entre as partes a partir da assinatura do mesmo, as quais elegem o foro da cidade de (xxx), onde se situa o imvel, para dirimirem quaisquer dvidas provenientes da execuo e cumprimento do mesmo;

Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

(Local, data e ano).

(Nome e assinatura do Locador e sua Esposa) (Nome e assinatura do Locatrio e sua Esposa) (Nome e assinatura do Fiador 1) (Nome e assinatura do Fiador 2)

(Nome, RG e assinatura da Testemunha 1) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 2)

CONTRATO DE LOCAO RESIDENCIAL COM CAUO

IDENTIFICAO DAS PARTES CONTRATANTES LOCADOR: (Nome do Locador), (Nacionalidade), (Profisso), (Estado Civil), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), residente e domiciliado na Rua (xxx), n (xxx), bairro (xxx), cidade (xxx), Cep. (xxx), no Estado (xxx), e sua esposa (Nome), (Nacionalidade), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), ambos capazes;

LOCATRIO: (Nome do Locatrio), (Nacionalidade), (Profisso), (Estado Civil), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), residente e domiciliado na Rua (xxx), n (xxx), bairro (xxx), cidade (xxx), Cep. (xxx), no Estado (xxx), e sua esposa (Nome), (Nacionalidade), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), ambos capazes. As partes acima identificadas tm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Locao Residencial com Cauo1, que se reger pelas clusulas seguintes e pelas condies descritas no presente.

DO OBJETO DO CONTRATO Clusula 1. O presente, tem como OBJETO, o imvel de propriedade do LOCADOR, situado na Rua (xxx), bairro (xxx), cidade (xxx), Cep (xxx), no Estado (xxx); sob o Registro n (xxx), do Cartrio do (xxx) Ofcio de Registro de Imveis, livre de nus ou quaisquer dvidas. Clusula 2. O imvel entregue na data da assinatura deste contrato, pelo LOCADOR ao LOCATRIO, possui as caractersticas contidas no auto de vistoria anexo, que desde j aceitam expressamente.

DA UTILIZAO DO IMVEL Clusula 3. A presente locao destina-se exclusivamente ao uso do imvel para fins residenciais, restando proibido ao LOCATRIO, subloc-lo ou us-lo de forma diferente do previsto, salvo autorizao expressa do LOCADOR.

DAS CONDIES DO IMVEL Clusula 4. O imvel objeto deste contrato ser entregue nas condies descritas no auto de vistoria, ou seja, com instalaes eltricas e hidrulicas em perfeito funcionamento, com todos os cmodos e paredes pintados, sendo que portas, portes e acessrios se encontram tambm em funcionamento correto, devendo o LOCATRIO mant-lo desta forma. Fica tambm acordado, que o imvel ser devolvido nas mesmas condies previstas no auto de vistoria, alm de, no ato da entrega das chaves, com todos os tributos e despesas pagas.

DIREITO DE PREFERNCIA E VISTORIAS ESPORDICAS Clusula 5. Caso o LOCADOR manifeste vontade de vender o imvel objeto do presente, dever propor por escrito ao LOCATRIO que se obrigar a emitir a resposta em 30 (trinta) dias, a partir da comunicao inicial2. Clusula 6. O LOCATRIO no se manifestando no prazo estipulado na clusula anterior, permitir desde logo ao LOCADOR, vistoriar o imvel com possveis pretendentes. Clusula 7. O LOCATRIO permitir ao LOCADOR, realizar vistorias no imvel em dia e hora a serem combinados, podendo este ltimo averiguar o funcionamento de todas as instalaes e acessrios. Constatando algum vcio que possa afetar a estrutura fsica do imvel ficar compelido o LOCATRIO a realizar o conserto, no prazo de (xxx). No ocorrendo o conserto, o LOCADOR ficar facultado a rescindir o contrato, sem prejuzo dos numerrios previstos neste.

DOS ATOS DE INFORMAO ENTRE OS CONTRATANTES Clusula 8. As partes integrantes deste contrato ficam desde j acordadas a se comunicarem somente por escrito, atravs de qualquer meio admitido em Direito. Na ausncia de qualquer das partes, as mesmas se comprometem desde j a deixarem nomeados procuradores, responsveis para tal fim.

DO SEGURO CONTRA INCNDIO E OUTRAS PROVIDNCIAS Clusula 9. O LOCATRIO fica desde j obrigado a fazer seguro contra incndios do imvel locado, em seguradora idnea e que passe por prvia autorizao do LOCADOR. Clusula 10. Qualquer acidente que porventura venha a ocorrer no imvel por culpa ou dolo do LOCATRIO, o mesmo ficar obrigado a pagar, alm da multa prevista neste contrato, todas as despesas por danos causados ao imvel, devendo restitu-lo no estado em que o recebeu.

BENFEITORIAS3 E CONSTRUES

Clusula 11. Qualquer benfeitoria ou construo que seja destinada ao imvel objeto deste, dever de imediato, ser submetida a autorizao expressa do LOCADOR. Vindo a ser feita benfeitoria, faculta ao LOCADOR aceit-la ou no, restando ao LOCATRIO em caso do LOCADOR no aceit-la, modificar o imvel da maneira que lhe foi entregue. As benfeitorias, consertos ou reparos faro parte integrante do imvel, no assistindo ao LOCATRIO o direito de reteno ou indenizao sobre a mesma.

DA CAUO Clusula 12. O LOCATRIO, concorda desde j, em depositar ttulo de fiana, a cauo no valor de R$ (xxx) (Valor Expresso), equivalente a 3 (trs) meses de aluguel4. O depsito ser feito em conta-poupana conjunta, no solidria, em nome do LOCADOR e LOCATRIO, a ser aberta no primeiro dia til subseqente assinatura do presente contrato. Clusula 13. O valor da cauo ser usado em todas as hipteses as quais se faro necessrios recursos provenientes do LOCATRIO. Caso que, sendo aplicado, tal numerrio imediatamente ser reposto. Finda a locao com a concretizao da entrega das chaves e observados os requisitos constantes neste contrato para sua validade, o LOCATRIO realizar o saque do montante depositado com os rendimentos que foram apurados, sem prejuzo da Ao Judicial adequada.

DA DEVOLUO DO IMVEL FINDO PRAZO DA LOCAO Clusula 14. O LOCATRIO restituir o imvel locado nas mesmas condies as quais o recebeu, quais sejam, pintado com tinta ltex na cor contida no auto de vistoria, sendo que as instalaes eltricas, hidrulicas e acessrios devero tambm, estar em perfeitas condies de funcionamento, salvo as deteriorao decorrentes do uso normal e habitual do imvel. Clusula 15. Os autos de vistoria inicial e final, que faro parte deste contrato contero assinatura de duas testemunhas, dos contratantes e de um engenheiro civil.

DO CONDOMNIO

Clusula 16. Fica desde j ciente o LOCATRIO, que, em caso de edifcio onde haja condomnio, restar o mesmo obrigado por todas as clusulas constantes na Conveno e no Regulamento Interno existente.

DA MULTA POR INFRAO Clusula 17. As partes estipulam o pagamento da multa no valor de 03 (trs) aluguis vigentes a poca da ocorrncia do fato, a ser aplicada quele que venha a infringir quaisquer das clusulas contidas neste contrato exceto quando da ocorrncia das hipteses previstas na Clusula 24. Clusula 18. Caso venha o LOCATRIO a devolver o imvel antes do trmino da vigncia do contrato, o mesmo pagar, a ttulo de multa, o valor de 03 (trs) salrios mnimos, vigentes na data da entrega das chaves, sem prejuzo dos dispostos nas Clusulas 22 e 14.

VALOR DO ALUGUEL, DESPESAS E TRIBUTOS Clusula 19. Como aluguel mensal, o LOCATRIO se obrigar a pagar o valor de R$ (xxx) (Valor Expresso), a ser efetuado diretamente ao LOCADOR, e na sua ausncia, ficar autorizado a receb-lo seu procurador (Nome do Procurador e endereo completo). Devendo faz-lo at o quinto dia til de cada ms, subseqente ao vencido, sob pena de multa, correes e despesas previstas nas Clusulas 21 e 22. Clusula 20. Fica obrigado o LOCADOR ou seu procurador, a emitir recibo da quantia paga, relacionando pormenorizadamente todos os valores oriundos de juros, ou outra despesa. Emitir-se- tal recibo, desde que haja a apresentao, pelo LOCATRIO, dos comprovantes de todas as despesas do imvel devidamente quitadas. Caso o LOCATRIO venha a efetuar o pagamento do aluguel atravs de cheque, restar facultado ao LOCADOR emitir os recibos de pagamento somente aps compensao do mesmo. Clusula 21. O valor do aluguel ser reajustado anualmente, tendo como base, os ndices previstos e acumulados no perodo anual (IGPM ou IGP ou IPC, etc.). Em caso de falta deste ndice, o reajustamento do aluguel ter por base a mdia da variao dos ndices inflacionrios do ano corrente ao da execuo do aluguel, at o primeiro dia anterior ao pagamento de todos os valores devidos. Ocorrendo alguma

mudana no mbito governamental, todos os valores agregados ao aluguel, bem como o prprio aluguel, sero revistos pelas partes. Clusula 22. Faculta ao LOCADOR ou seu procurador, cobrar do LOCATRIO, o(s) aluguel(is), tributo(s) e despesa(s) vencido(s), oriundo(s) deste contrato, utilizando-se para isso, de todos os meios legais admitidos. O(s) cheque(s) utilizado(s) em pagamento, se no compensado(s) at o quinto dia til contados a partir do vencimento do aluguel, ocasionaro mora do LOCATRIO, facultando ao LOCADOR a aplicao do disposto na Clusula 22. Clusula 23. Todas as despesas diretamente ligadas conservao do imvel, tais como, gua, luz, gs, telefone, as condominiais que estejam relacionadas ao uso do mesmo, bem como os tributos, ficaro sob a responsabilidade do LOCATRIO, ressalvando-se quanto contribuio de melhoria. Clusula 24. O LOCATRIO, no vindo a efetuar o pagamento do aluguel at a data estipulada na Clusula 17, fica obrigado a pagar multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do aluguel estipulado neste contrato, bem como juros de mora de 1% (um por cento) ao ms, mais correo monetria.

DO ATRASO NO PAGAMENTO Clusula 25. Em caso de atraso no pagamento dos aluguis e no compensando o cheque destinado para tal fim, restar em mora o LOCATRIO, ficando responsabilizado por todos os pagamentos previstos neste atraso, sem prejuzo do pagamento da multa, juros de mora e correo monetria. No configuraro novao ou adio s clusulas contidas no presente instrumento, os atos de mera tolerncia referentes ao atraso no pagamento do aluguel ou quaisquer outros tributos.

DO DESCONTO Clusula 26. O LOCATRIO ter desconto de R$ (xxx) (Valor Expresso), caso pague o valor do aluguel previsto neste contrato at o 1 dia til do ms subseqente ao vencido.

DA TOLERNCIA

Clusula 27. O LOCATRIO ter o prazo de tolerncia para efetuar o pagamento do aluguel at o 2 (segundo) dia til aps o vencimento. Caso no seja dia til, ficar obrigado desde j a efetuar o pagamento no primeiro dia til subseqente a esta data.

DA RESCISO Clusula 28. Caso o imvel seja utilizado de forma diversa da locao residencial, salvo autorizao expressa do LOCADOR, restar facultado ao LOCADOR, rescindir o presente contrato de plano, sem gerar direito a indenizao ou qualquer nus por parte deste ltimo, sem prejuzo da obrigao do LOCATRIO de efetuar o pagamento das multas e despesas previstas na Clusula 22.

Clusula 29. Ocorrer a resciso do presente contrato, independente de qualquer comunicao prvia ou indenizao por parte do LOCATRIO, quando: a) Ocorrendo qualquer sinistro, incndio ou algo que venha a impossibilitar a posse do imvel, independente de dolo ou culpa do LOCATRIO; bem como quaisquer outras hipteses que maculem o imvel de vcio e impossibilite sua posse; b) Em hiptese de desapropriao do imvel alugado.

DO PRAZO Clusula 30. A presente locao ter o lapso temporal de validade de (xxx), a iniciar-se no dia (xxx), do ms (xxx) no ano de (xxx) e findar-se no dia (xxx), do ms (xxx) no ano de (xxx), data a qual o imvel dever ser devolvido nas condies previstas na Clusula 14, efetivando-se com a entrega das chaves, independentemente de aviso ou qualquer outra medida judicial5 ou extrajudicial.

DA PRORROGAO DO CONTRATO Clusula 31. Ultrapassando o contrato, a data prevista, ou seja, tornando-se contrato por tempo indeterminado, poder o LOCADOR, rescind-lo a qualquer tempo, desde que ocorra notificao por escrito ao LOCATRIO, que ficar

compelido a sair do imvel dentro do prazo de 30 (trinta) dias, a contar do recebimento da notificao. Ocorrendo a prorrogao, o LOCATRIO e o LOCADOR ficaro obrigados por todo o teor deste contrato.

CONDIES GERAIS Clusula 32. O presente contrato passa a vigorar entre as partes a partir da assinatura do mesmo. Clusula 33. Este contrato deve ser registrado no Cartrio de Registro Imobilirio.

DO FORO Clusula 34. Para dirimir quaisquer controvrsias oriundas do CONTRATO, as partes elegem o foro da comarca de (xxx);

Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

(Local, data e ano).

(Nome e assinatura do Locador e sua Esposa) (Nome e assinatura do Locatrio e sua Esposa) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 1) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 2)

Vous aimerez peut-être aussi