Vous êtes sur la page 1sur 15

1.

Tipos de Resumos / Apresentao Podem ser submetidos resumos de: - trabalhos cientficos de estudantes ou professores de ensino superior e/ou pesquisadores e/ou profissionais da indstria e outros; - trabalhos com experincias ou prticas de ensino-aprendizagem, de professores de educao bsica ou tcnica. Os resumos submetidos pelos autores sero analisados e podero ser aceitos ou no para a apresentao no evento. Todos os resumos aceitos sero programados para apresentao na forma de pster. Consulte as Normas de Pster.

topo

2. Resumos que "no" sero aceitos No sero aceitos, pela coordenao do evento ou pelo revisor da rea, o resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir: - Resumo com mais de 6 (seis) autores (contando o orientador); - Resumo de trabalho j publicado; - Simples descrio de projeto, inteno de trabalho, trabalho com resultados preliminares; - Resumo de reviso bibliogrfica; - Trabalho que no se caracterize como pesquisa cientfica ou de professor de educao bsica ou tcnica; - Resumo sem rigorosa reviso gramatical, ortogrfica, de digitao, de contedo e dados da pesquisa, incluindo rea, nomes dos autores, ttulo etc.; - Resumo com tabelas, grficos, fotos, imagens de qualquer gnero ou de frmulas matemticas e qumicas (se necessrio, descrever por extenso).

topo

3. Inscrio do autor a) Para enviar um resumo necessrio que pelo menos um dos autores se inscreva e pague a taxa de inscrio em um dos seguintes prazos: 16/11/09 a 21/02/10: 1 prazo para inscrio online 22/02/10 a 24/03/10 (prorrogado para 05 de abril): 2 e ltimo prazo de inscrio online para autor com resumo Consulte as Normas de Inscrio. b) Apenas um dos autores dever enviar o resumo. Sugerimos que a inscrio para submisso do resumo seja feita pelo autor que, possivelmente, apresentar o pster. O autor/apresentador dever estar inscrito e com o crach da inscrio durante o evento. c) Ateno: O autor que enviar o resumo responsvel legalmente por todo seu contedo (incluindo rea, ttulo, nomes dos autores, instituies etc.). A SBPC isenta de qualquer responsabilidade sobre o contedo do resumo que for divulgado e/ou publicado atravs de qualquer meio de comunicao da Reunio (programa, atestado, e-mail, pster, site, livro

eletrnico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do contedo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador. d) Quantidade de resumos/apresentaes: d.1) Cada inscrio permite enviar 1 (um ) resumo. Quem desejar enviar mais resumos, precisa fazer novas inscries com o pagamento da taxa; a primeira inscrio poder ser feita pela Ficha de Inscrio e as demais atravs do Mdulo dos Inscritos. d.2) Uma nica pessoa no pode inscrever mais de 5 resumos.Durante o evento, no mximo 5 psteres podero ser apresentados por uma nica pessoa (os resumos aceitos e da mesma autoria tero os psteres alocados para dias diferentes de apresentao). d.3) Uma pessoa (autor, co-autor ou orientador) poder constar em infinitos resumos, desde que ele no pretenda apresentar todos os trabalhos no evento, pois o limite 1 por dia (5 por apresentador). e) Se houver mais autores em um resumo, que no fizeram a submisso do texto e que desejam o material da Reunio ou inscrio em minicurso (item 1 das Normas de Inscrio), todos devero fazer a inscrio mas NO o envio do resumo em duplicidade.

topo

4. Prazo de submisso do resumo 30/03/10 (prorrogado para 07 de abril): prazo final para submisso do resumo pelo autor j inscrito at o 2 prazo de inscrio e com a taxa de inscrio quitada. Sugerimos ateno quanto aos prazos: 16/11/09 a 24/03/10 (prorrogado para 05 de abril): prazo de inscrio online para autor que submeter resumo. 30/03/10 (prorrogado para 07 de abril): prazo final para submisso do resumo pelo autor que fez a inscrio at 24/03/10 e pagou a taxa. 11/05/10: prazo para a SBPC responder aos autores com o parecer da anlise do resumo (ver item 5). 15/06/10: prazo para a SBPC divulgar a programao dos psteres.

topo

5. Parecer do resumo / cancelamento At 11/05/10 o prazo para a SBPC responder com o parecer de aceite ou de recusa do resumo. Os resumos sero analisados medida que forem submetidos e a resposta ficar disponvel no Mdulo de inscrio do autor que submeteu o resumo. O prazo de resposta ser diferente para cada resumo enviado devido s particularidades de cada um.

Ateno: O resumo que estiver em anlise, ou estiver aceito ou recusado, no poder ser alterado nem substitudo, pelos autores, para reavaliao. A inscrio no ser cancelada e no haver devoluo do valor pago. O inscrito cujo resumo for recusado permanecer inscrito na Reunio, mas no poder apresentar o trabalho nem alterar ou substituir o resumo. Dessa forma, lembramos o quanto importante a leitura das Normas de inscrio e Normas para envio de resumo.

topo

6. Programao do pster e Publicao do resumo A partir de 15/06/10 os autores devero consultar, no site, a data de apresentao. Cada pster ser apresentado em apenas um dos dias do evento, de 26 a 30/07/10. Ser entregue ao autor presente no pster, um atestado de apresentao para cada autor do resumo. Apenas os psteres apresentados na Sesso de Psteres, por pelo menos um dos autores, tero os resumos publicados nos Anais/Resumos, no site da SBPC, a partir de outubro de 2010. Constar ISSN nesta publicao.

topo

7. Configuraes e preparao do resumo a) Prepare o resumo em um editor de textos, com fonte Arial, tamanho 10. b) O resumo pode ser escrito em portugus, ingls ou espanhol e dever conter exclusivamente texto. c) No deve conter no resumo: pargrafos com recuos, espaamentos ou tabulaes; tabelas, grficos, imagens de qualquer gnero ou fotos (esses dados podem ser colocados no pster, se for o caso). Se necessrio, descrever frmulas matemticas ou qumicas por extenso. d) Campos e limites do resumo

rea Ttulo

Autores e orientadores

E-mail

Consultar e selecionar uma rea do conhecimento no item 9. 400 caracteres no mximo (contando espaos) - escrever com letras maisculas (exceto nomes cientficos, que tambm devem ser em itlico). No mximo 6 autores; deve ser incluso e contado o orientador (quando houver). At 60 caracteres para cada nome (contando espaos). Escrever os nomes por extenso e usando caixa alta e baixa. No inverter os nomes, no colocar vrgula e no abreviar. No acrescentar titulaes junto ao nome (ex.: mestre, orientador etc.) - se necessrio, incluir junto ao campo da Instituio dos autores (a seguir). Informar somente o e-mail do 1 autor, com at 60 caracteres (contando espaos).

Instituio dos autores e orientadores Introduo Mtodos Resultados e Discusso Concluses Fomento Identificar Palavras-chave

Podem constar no mximo 6 instituies, com at 80 caracteres cada (contando espaos). Se necessrio, neste campo tambm poder constar a titulao do autor. Obs: a identificao do orientador obrigatria; exemplo no item e. No mximo 1300 caracteres (contando espaos). Descrever uma viso geral sobre o tema com definio dos objetivos do trabalho e relevncia da pesquisa. No mximo 1300 caracteres (contando espaos). Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratgias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.). No mximo 1300 caracteres (contando espaos). Descrio e discusso dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatstica empregada. No mximo 1300 caracteres (contando espaos). Descrever a concluso dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa. Se houver, informar a instituio de fomento, com at 150 caracteres (com espaos). Se for o caso, identificar: "Trabalho de Iniciao Cientfica" ou "Trabalho de Professor de Educao Bsica ou Tcnica". Informar 3 palavras-chave, com at 60 caracteres cada (com espaos). Sugerimos no citar a "rea do conhecimento" como palavra-chave.

e) Exemplo (fictcio) de resumo

Cincias Biolgicas / Parasitologia / Parasitologia Geral PREVALNCIA DE CEPAS DE Mycobacterium tuberculosis RESISTENTES Lvia de Souza Dutra liviay@fmtm.com.br Depto.de Cincias Biolgicas, Fac.de Medicina do Tringulo Mineiro - FMTM Ana Honrio Jos Carlos Santana Silvana DAvigne Depto.de Cincias Biolgicas, EFOA, Alfenas/MG Antonio de Menezes Depto.de Medicina Preventiva e Social - UFMG Mariza de Souza Santos Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Cincias Biolgicas - FMTM INTRODUO Descrever uma viso geral sobre o tema com definio dos objetivos do trabalho e relevncia da pesquisa. MTODOS Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratgias; sujeitos participantes, documentos; equipamentos, ambientes; etc.). RESULTADOS E DISCUSSO Descrio e discusso dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatstica empregada. CONCLUSES Descrever a concluso dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.

Instituio de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq Trabalho de Iniciao Cientfica Palavras-chave: Mycobacterium tuberculosis Cepas Tringulo Mineiro

f) Ateno : Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores faam rigorosa reviso gramatical, ortogrfica, de digitao, de contedo e dados da pesquisa, dos campos do resumo (incluindo rea, ttulo, nomes dos autores e demais dados). No ser possvel corrigir o resumo aps seu envio. Os dados sero publicados exatamente como forem enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do contedo do resumo e concordar em ter seu nome inserido.

topo

8. Como enviar o resumo a) Antes de enviar o resumo necessrio: - Ler as Normas de Inscrio , Normas de Envio de Resumo e Normas do Pster ; - Fazer a inscrio de um dos autores, com a taxa de inscrio paga, dentro do prazo; Aps o pagamento o inscrito dever aguardar entre 01 e 03 dias teis para a SBPC automaticamente efetivar sua inscrio; apenas aps este procedimento ser liberado no "Mdulo dos inscritos" a opo para enviar o resumo. - Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma nica vez; - Ter preparado e revisado o resumo de acordo com as normas. b) Passo a passo para o envio: - Abra o resumo preparado no editor de textos; - Acesse o "Mdulo dos Inscritos" e clique em "Enviar resumo da inscrio"; - No formulrio online que se abrir, preencha cada campo com a respectiva informao solicitada; - Importante: sempre que o campo permitir, copie (CTRL C) e cole (CTRL V) as informaes do resumo do "editor de textos" para o "formulrio online" para evitar erros de digitao e quedas de rede. - Se o formulrio online ficar muito tempo aberto sem navegao, automaticamente ser desconectado por questes de segurana; - Aps preencher todos os campos, ser possvel conferir antes de finalizar o envio. c) Aps enviar o resumo, acesse o seu Mdulo de Inscrio e verifique se o resumo est disponvel em seu mdulo. Acompanhe pelo "Mdulo dos Inscritos" a resposta da anlise do resumo, conforme prazos divulgados.

topo

9. reas do conhecimento para classificao do resumo

A. Cincias Exatas e da Terra B. Engenharias C. Cincias Biolgicas D. Cincias da Sade E. Cincias Agrrias F. Cincias Sociais Aplicadas G. Cincias Humanas H. Artes, Letras e Lingustica

A. Cincias Exatas e da Terra


Astronomia A.1.1. Astrofsica do Meio Interestelar A.1.2. Astrofsica Estelar A.1.3. Astrofsica Extragalctica A.1.4. Astronomia de Posio e Mecnica Celeste A.1.5. Astronomia do Sistema Solar A.1.6. Instrumentao Astronmica A.1.7. Astronomia Cincia da Computao A.2.1. Arquitetura de Computadores A.2.2. Banco de Dados A.2.3. Computao Grfica A.2.4. Engenharia de Software A.2.5. Informtica na Educao A.2.6. Inteligncia Artificial e Redes Neurais A.2.7. Linguagens de Programao A.2.8. Processamento Paralelo e Distribudo A.2.9. Realidade Virtual A.2.10. Redes A.2.11. Segurana A.2.12. Simulao A.2.13. Sistemas Cooperativos A.2.14. Sistemas de Tempo Real A.2.15. Sistemas Operacionais A.2.16. Teoria da Computao A.2.17. Cincia da Computao Fsica A.3.1. reas Clssicas de Fenomenologia e suas Aplicaes A.3.2. Ensino de Fsica A.3.3. Fsica Atmica e Molecular A.3.4. Fsica da Matria Condensada A.3.5. Fsica das Partculas Elementares e Campos A.3.6. Fsica dos Fluidos, Fsica de Plasmas e Descargas Eltricas A.3.7. Fsica Geral A.3.8. Fsica Mdica A.3.9. Fsica Nuclear Qumica A.4.1. Fsico-Qumica

A.4.2. Qumica Ambiental A.4.3. Qumica Analtica A.4.4. Qumica de Produtos Naturais A.4.5. Qumica Industrial A.4.6. Qumica Inorgnica A.4.7. Qumica Orgnica A.4.8. Qumica Matemtica A.5.1. lgebra A.5.2. Anlise A.5.3. Geometria e Topologia A.5.4. Matemtica Aplicada A.5.5. Probabilidade e Estatstica A.5.6. Matemtica Geocincias A.6.1. Climatologia A.6.2. Geofsica A.6.3. Geografia Fsica A.6.4. Geologia Econmica e Geofsica Aplicada A.6.5. Geologia Regional e Geotectnica A.6.6. Geoqumica A.6.7. Meteorologia A.6.8. Mineralogia e Petrologia A.6.9. Paleontologia e Estratigrafia A.6.10. Geocincias Oceanografia A.7.1. Oceanografia Biolgica A.7.2. Oceanografia Fsica A.7.3. Oceanografia Geolgica A.7.4. Oceanografia Qumica A.7.5. Oceanografia

topo

B. Engenharias
Engenharia B.1.1. Engenharia Aeroespacial B.1.2. Engenharia Biomdica B.1.3. Engenharia Civil B.1.4. Engenharia de Materiais e Metalrgica B.1.5. Engenharia de Minas B.1.6. Engenharia de Produo B.1.7. Engenharia de Transportes B.1.8. Engenharia Eltrica B.1.9. Engenharia Mecnica B.1.10. Engenharia Naval e Ocenica B.1.11. Engenharia Nuclear B.1.12. Engenharia Qumica B.1.13. Engenharia Sanitria B.1.14. Engenharia

topo

C. Cincias Biolgicas
Biofsica C.1.1. Biofsica Celular C.1.2. Biofsica de Processos e Sistemas C.1.3. Biofsica Molecular C.1.4. Radiologia e Fotobiologia C.1.5. Biofsica Biologia C.2.1. Biologia da Conservao C.2.2. Biologia Evolutiva C.2.3. Biologia Geral Bioqumica C.3.1. Biologia Molecular C.3.2. Bioqumica dos Microorganismos C.3.3. Enzimologia C.3.4. Metabolismo e Bioenergtica C.3.5. Qumica de Macromolculas C.3.6. Bioqumica Botnica C.4.1. Anatomia Vegetal C.4.2. Botnica Aplicada C.4.3. Fisiologia Vegetal C.4.4. Fitogeografia C.4.5. Micologia C.4.6. Morfologia e Taxonomia Vegetal C.4.7. Paleobotnica C.4.8. Botnica Ecologia C.5.1. Ecologia Aplicada C.5.2. Ecologia Aqutica C.5.3. Ecologia Terrestre C.5.4. Ecologia Farmacologia C.6.1. Farmacologia Bioqumica e Molecular C.6.2. Farmacologia Clnica C.6.3. Toxicologia C.6.4. Farmacologia Fisiologia C.7.1. Fisiologia Celular e Molecular C.7.2. Fisiologia Comparada C.7.3. Fisiologia de rgos e Sistemas C.7.4. Fisiopatologia Celular C.7.5. Fisiologia Gentica C.8.1. Gentica Animal C.8.2. Gentica de Microorganismos C.8.3. Gentica Humana e Mdica C.8.4. Gentica Molecular C.8.5. Gentica Vegetal C.8.6. Gentica Imunologia C.9.1. Imunologia Aplicada C.9.2. Imunologia Celular C.9.3. Imunogentica C.9.4. Imunoqumica C.9.5. Imunologia Microbiologia C.10.1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos C.10.2. Microbiologia Aplicada C.10.3. Microbiologia Morfologia

C.11.1. Anatomia Animal C.11.2. Anatomia Humana C.11.3. Citologia e Biologia Celular C.11.4. Embriologia C.11.5. Histologia C.11.6. Morfologia Neurocincias e Comportamento C.12.1. Neurocincias e Comportamento Parasitologia C.13.1. Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores C.13.2. Helmintologia de Parasitos C.13.3. Paleoparasitologia C.13.4. Parasitologia Geral C.13.5. Protozoologia de Parasitos C.13.6. Parasitologia Zoologia C.14.1. Biogeografia C.14.2. Comportamento Animal C.14.3. Paleozoologia C.14.4. Taxonomia C.14.5. Zoologia Aplicada C.14.6. Zoologia

topo

D. Cincias da Sade
Enfermagem D.1.1. Enfermagem de Doenas Contagiosas D.1.2. Enfermagem de Sade Pblica D.1.3. Enfermagem Mdico-Cirrgica D.1.4. Enfermagem Obsttrica D.1.5. Enfermagem Peditrica D.1.6. Enfermagem Psiquitrica D.1.7. Enfermagem Medicina D.2.1. Anatomia Patolgica e Patologia Clnica D.2.2. Cirurgia D.2.3. Clnica Mdica D .2.4. Medicina Legal e Deontologia D.2.5. Psiquiatria D .2.6. Radiologia Mdica D.2.7. Sade Materno-Infantil D.2.8. Medicina Sade Coletiva D.3.1. Epidemiologia D.3.2. Medicina Preventiva D.3.3. Sade de Populaes Especiais D.3.4. Sade Pblica D.3.5. Sade Coletiva Odontologia D.4.1. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial D.4.2. Clnica Odontolgica D.4.3. Endodontia D.4.4. Materiais Odontolgicos D.4.5. Odontologia Social e Preventiva D.4.6. Odontopediatria D.4.7. Ortodontia D .4.8. Periodontia

D .4.9. Radiologia Odontolgica D.4.10. Odontologia Farmcia D.5.1. Anlise e Controle de Medicamentos D.5.2. Anlise Toxicolgica D.5.3. Bromatologia D.5.4. Farmacotecnia D.5.5. Farmacognosia D.5.6. Farmcia Nutrio D.6.1. Bioqumica da Nutrio D.6.2. Diettica D.6.3. Anlise Nutricional de Populao D.6.4. Desnutrio e Desenvolvimento Fisiolgico D.6.5. Nutrio Fonoaudiologia D.7.1. Fonoaudiologia Fisioterapia e Terapia Ocupacional D.8.1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional Ergonomia D.9.1. Ergonomia

topo

E. Cincias Agrrias
Agronomia E.1.1. Cincia do Solo E.1.2. Economia e Sociologia Agrcola E.1.3. Fitossanidade E.1.4. Fitotecnia E.1.5. Agronomia Engenharia Agrcola E.2.1. Construes Rurais E.2.2. Energizao Rural E.2.3. Engenharia Agrcola E.2.4. Engenharia de gua e Solo E.2.5. Mquinas e Implementos Agrcolas E.2.6. Processamento de Produtos Agrcolas Recursos Florestais e Engenharia Florestal E.3.1. Silvicultura E.3.2. Manejo Florestal E.3.3. Tcnicas e Operaes Florestais E.3.4. Conservao da Natureza E.3.5. Cincias Florestais E.3.6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca E.4.1. Aqicultura E.4.2. Engenharia de Pesca E.4.3. Recursos Pesqueiros de guas Interiores E.4.4. Recursos Pesqueiros Marinhos E.4.5. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca Medicina Veterinria E.5.1. Clnica e Cirurgia E.5.2. Inspeo de Produtos de Origem Animal E.5.3. Medicina Veterinria Preventiva E.5.4. Patologia Animal E.5.5. Reproduo Animal E.5.6. Medicina Veterinria

Zootecnia E.6.1. Ecologia dos Animais Domsticos e Etologia E.6.2. Nutrio e Alimentao Animal E.6.3. Pastagem e Forragicultura E.6.4. Produo Animal E.6.5. Zootecnia Cincia e Tecnologia de Alimentos E.7.1. Cincia de Alimentos E.7.2. Engenharia de Alimentos E.7.3. Tecnologia de Alimentos E.7.4. Cincia e Tecnologia de Alimentos

topo

F. Cincias Sociais Aplicadas


Contabilidade F.1.1. Auditoria Contbil F.1.2. Contabilidade e Finanas F.1.3. Contabilidades Especficas F.1.4. Controladoria F.1.5. Percia Contbil F.1.6. Sistemas Contbeis F.1.7. Teoria da Contabilidade F.1.8. Contabilidade Gesto e Administrao F.2.1. Administrao Geral e Gesto Estratgica F.2.2. Cultura Organizacional F.2.3. Gesto da Produo e Marketing F.2.4. Gesto de Negcios F.2.5. Gesto de Pessoas F.2.6. Gesto Financeira F.2.7. Gesto Pblica F.2.8. Organizaes e Alternativas Organizacionais F.2.9. Gesto e Administrao Economia F.3.1. Crescimento, Flutuaes e Planejamento Econmico F.3.2. Economia Domstica F.3.3. Economia dos Recursos Humanos F.3.4. Economia Industrial F.3.5. Economia Internacional F.3.6. Economia Monetria e Fiscal F.3.7. Economia Regional e Urbana F.3.8. Economias Agrria e dos Recursos Naturais F.3.9. Mtodos Quantitativos em Economia F.3.10. Teoria Econmica F.3.11. Economia Turismo e Hotelaria F.4.1. Fundamentos Tericos F.4.2. Planejamento e Projetos Tursticos F.4.3. Turismo e Hotelaria Direito F.5.1. Direito Administrativo F.5.2. Direito Ambiental F.5.3. Direito Civil F.5.4. Direito Constitucional F.5.5. Direito do Consumidor F.5.6. Direito do Estado F.5.7. Direito do Trabalho

F.5.8. Direito Internacional F.5.9. Direito Penal F.5.10. Direito Tributrio F.5.11. Filosofia do Direito F.5.12. Medicina Legal F.5.13. Direito Arquitetura e Urbanismo F.6.1. Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo F.6.2. Paisagismo e Projetos de Espaos Livres Urbanos F.6.3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo F.6.4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo F.6.5. Arquitetura e Urbanismo Planejamento Urbano e Regional F.7.1. Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional F.7.2. Mtodos e Tcnicas do Planejamento Urbano e Regional F.7.3. Servios Urbanos e Regionais F.7.4. Planejamento Urbano e Regional Demografia F.8.1. Componentes da Dinmica Demogrfica F.8.2. Demografia Histrica F.8.3. Distribuio Espacial F.8.4. Fontes de Dados Demogrficos F.8.5. Nupcialidade e Famlia F.8.6. Poltica Pblica e Populao F.8.7. Demografia Desenho Industrial F.9.1. Programao Visual F.9.2. Desenho de Produto F.9.3. Desenho Industrial Comunicao F.10.1. Comunicao Digital F.10.2. Comunicao e Educao F.10.3. Comunicao Visual F.10.4. Jornalismo e Editorao F.10.5. Rdio e Televiso F.10.6. Relaes Pblicas e Propaganda F.10.7. Teorias da Comunicao F.10.8. Comunicao Documentao e Informao Cientfica F.11.1. Documentao e Informao Cientfica Educao Fsica e Esportes F.12.1. Educao Fsica e Esportes Servio Social F.13.1. Servio Social Aplicado F.13.2. Servio Social da Criana e do Adolescente F.13.3. Servio Social da Educao F.13.4. Servio Social da Habitao F.13.5. Servio Social da Sade F.13.6. Servio Social do Trabalho F.13.7. Servio Social

topo

G. Cincias Humanas
Antropologia G.1.1. Antropologia da Religio G.1.2. Antropologia da Sade

G.1.3. Antropologia das Populaes Afro-Brasileiras G.1.4. Antropologia Rural G.1.5. Antropologia Urbana G.1.6. Cincias da Religio e Teologia G.1.7. Etnologia Indgena G.1.8. Antropologia Arqueologia G.2.1. Arqueologia Histrica G.2.2. Arqueologia Pr-Histrica G.2.3. Conservao de Stios G.2.4. Arqueologia Filosofia G.3.1. tica G.3.2. Filosofia Geografia G.4.1. Geografia Humana G.4.2. Geografia Regional G.4.3. Geografia Histria G.5.1. Histria da Cultura G.5.2. Histria do Brasil G.5.3. Histria do Pensamento Econmico e Metodologia G.5.4. Histria e Filosofia da Cincia G.5.5. Histria Econmica G.5.6. Histria Moderna e Contempornea G.5.7. Histria Poltica G.5.8. Histria Regional do Brasil G.5.9. Histria Social G.5.10. Teoria e Metodologia da Histria G.5.11. Histria Cincia Poltica G.6.1. Comportamento Poltico G.6.2. Estado e Governo G.6.3. Instituies Polticas G.6.4. Polticas Pblicas G.6.5. Relaes Internacionais G.6.6. Cincia Poltica Educao G.7.1. Administrao Educacional G.7.2. Currculo G.7.3. Educao Ambiental G.7.4. Educao Bsica G.7.5. Educao de Adultos G.7.6. Educao Especial G.7.7. Educao Infantil G.7.8. Educao Matemtica G.7.9. Educao Permanente G.7.10. Educao Rural G.7.11. Ensino-Aprendizagem G.7.12. Ensino de Cincias G.7.13. Ensino Profissionalizante G.7.14. Ensino Superior G.7.15 Formao de Professores (Inicial e Contnua) G.7.16. Orientao e Aconselhamento G.7.17. Planejamento e Avaliao Educacional G.7.18. Educao Psicologia G.8.1. Gerontologia G.8.2. Prticas Clnicas, Identidade e Relaes de Gnero G.8.3. Psicologia Clnica G.8.4. Psicologia Comparativa G.8.5. Psicologia da Sade

G.8.6. Psicologia do Desenvolvimento Humano G.8.7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem G.8.8. Psicologia do Trabalho e Organizacional G.8.9. Psicologia Experimental G.8.10. Psicologia Hospitalar e Psicossomtica G.8.11. Psicologia Social G.8.12. Psicologia Sociologia G.9.1. Sociologia da Sade G.9.2. Sociologia do Conhecimento G.9.3. Sociologia do Desenvolvimento G.9.4. Sociologia do Trabalho G.9.5. Sociologia Rural G.9.6. Sociologia Urbana G.9.7. Sociologia

topo

H. Artes, Letras e Lingustica


Artes H.1.1. Artes do Vdeo H.1.2. Artes Plsticas H.1.3. Cinema H.1.4. Educao Artstica H.1.5. Fotografia H.1.6. Fundamentos e Crtica das Artes H.1.7. Msica e Dana H.1.8. Teatro e pera H.1.9. Artes Letras H.2.1. Lngua Portuguesa H.2.2. Lnguas Clssicas H.2.3. Lnguas Estrangeiras Modernas H.2.4. Lnguas Indgenas H.2.5. Letras Literatura H.3.1. Literatura Brasileira H.3.2. Literatura Comparada H.3.3. Literaturas Clssicas H.3.4. Literaturas Modernas H.3.5. Teoria Literria H.3.6. Literatura Lingstica H.4.1. Lingustica Aplicada H.4.2. Lingustica Histrica H.4.3. Psicolingustica H.4.4. Sociolingustica H.4.5. Teoria e Anlise Lingustica H.4.6. Lingustica Semitica H.5.1. Semitica

topo

Vous aimerez peut-être aussi