Vous êtes sur la page 1sur 24

Companhia Catarinense de guas e Saneamento Concurso Pblico (edital n 001/2006)

Caderno de provas Prova: M2


Assistente administrativo

M2
Assistente administrativo
Dia: 21 de maio de 2006 Horrio: das 14 h s 18 h Durao: 4 (quatro) horas, includo o tempo para o preenchimento do carto-resposta.

Instrues
Para fazer a prova voc usar: este caderno de prova; um carto-resposta que contm o seu nome, nmero de inscrio e espao para assinatura. Verifique, no caderno de prova: se faltam folhas, se a seqncia de questes, no total de 50 (cinquenta), est correta; se h imperfeies grficas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. No permitido qualquer tipo de consulta durante a realizao da prova. Para cada questo so apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relao ao enunciado da questo. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos fiscais. No destaque folhas da prova. Confira o nmero que voc obteve no ato da inscrio com o que est indicado no carto-resposta.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova completo e o carto-resposta devidamente preenchido e assinado. O gabarito da prova ser divulgado at 4 (quatro) horas aps a constatao do efetivo encerramento da sua realizao, no site: http://casan.fepese.ufsc.br

Assistente administrativo

Conhecimentos gerais
Lngua portuguesa
(5 questes)

(20 questes)

2. Em: Sou um homem comum brasileiro, maior, casado, reservista, e no vejo na vida, amigo, nenhum sentido, seno lutarmos juntos por um mundo melhor No texto acima, os verbos destacados esto, respectivamente, no: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Presente do indicativo e futuro do subjetivo. ) Presente do subjuntivo e futuro do presente indicativo. ) Pretrito perfeito do indicativo e pretrito mais-que-perfeito. ) Presente do subjuntivo e pretrito perfeito do indicativo. ) Pretrito mais-que-perfeito do indicativo e futuro do subjuntivo.

1. Texto: Sou um homem comum brasileiro, maior, casado, reservista, e no vejo na vida, amigo, nenhum sentido, se no lutarmos juntos por um mundo melhor. Poeta fui de rpido destino. Mas a poesia rara e no comove nem move pau-de-arara (...) Homem comum, igual a voc cruzo a avenida sob a presso do imperialismo. A sombra do latifndio mancha a paisagem, turva as guas do mar e a infncia nos volta boca, amarga, suja de lama e de fome. Mas somos muitos milhes de homens comuns E podemos formar uma muralha Com nossos corpos de sonho e margaridas.

3. Em: Poeta fui de rpido destino. Mas a poesia rara e no comove Nem move o pau-de-arara.

Entre as alternativas abaixo, assinale a que mais diretamente se refere ao sentido do fragmento do poema Homem Comum, de Ferreira Gullar: a. ( ) Diferente dos outros homens, o poeta usa a imaginao e o sonho para lutar contra a opresso. ) A poesia a nica fora que permitir corrigir os males do mundo, torn-lo melhor. ) O objetivo do poeta identificar-se com os outros homens para, juntos, lutarem por um mundo melhor. ) No h possibilidade de melhorar o mundo, a no ser na imaginao e nos sonhos do poeta. ) A finalidade do poeta procurar o sentido absoluto, eterno, totalizante da vida.

Os termos em negrito so, respectivamente: a. ( b. ( c. ( ) conjuno subordinativa causal, advrbio, conjuno coordenativa alternativa. ) advrbio, conjuno subordinativa temporal, conjuno coordenativa aditiva. ) advrbio, conjuno coordenativa adversativa, conjuno coordenativa conclusiva. ) conjuno subordinativa final, advrbio, conjuno subordinativa condicional. ) conjuno coordenativa adversativa, advrbio, conjuno coordenativa aditiva.

b. ( c. (

d. ( e. (

d. (

e. (

Pgina 4

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento

4. Nas frases abaixo, assinale a alternativa em que no ocorre crase: a. b. c. d. ( ( ( ( ) ) ) ) A fora de pensar acabou adormecendo. Cheguei as dez horas. Os marinheiros j voltaram a terra. H fatos que eu no revelaria , cara a cara, a ningum. ) Ele j se dirigiu a Bahia.

Aspectos histricos e geogrficos de SC


6. Leia a noticia.

(5 questes)

Falta de gua e poluio ameaam a Terra Relatrio da ONU mostra um quadro sombrio para humanidade Nova York, EUA Quarenta por cento da populao mundial enfrentam escassez de gua e 2,2 milhes de pessoas morrem a cada ano por beberem gua contaminada; outras 3 milhes so mortas por causa da poluio provocada dentro de suas casas pela queima de lenha ou restos de colheita para cozinhar. A procura de alimentos est aumentando enquanto a produo deles diminui e metade dos grandes primatas, os animais mais prximos do homem, est beira da extino. Com dados alarmantes como esses, a Organizao das Naes Unidas (ONU) lanou ontem um relatrio salientando a necessidade de mais apoio ao desenvolvimento sustentvel em todo o mundo para diminuir a destruio e manter a segurana da Terra e seus habitantes [...].

e. (

5. Analise as construes dos perodos abaixo e marque a alternativa correta, quanto regncia verbal: I. II. III. IV. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) No obedeo o semforo a noite. Quero muito aos meus pais. O mdico assiste o doente. Assistimos o espetculo. Apenas esto incorretos os perodos II e III. Apenas esto corretos os perodos II e III. Apenas esto corretos os perodos I e IV. Apenas esto corretos os perodos II e IV. Apenas esto incorretos os perodos III e IV.

FONTE: Jornal A Noticia. Disponvel em http:// www.an.com.br/2002/ago/14/0pai.htm.

Assinale a alternativa que identifica a regio de Santa Catarina onde ocorrem os problemas mais graves de poluio das guas, causados pelo processo de explorao do carvo, afetando o abastecimento de gua potvel, a fauna e a flora. a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Regio da capital. Baas norte e sul da Ilha de Santa Catarina. ) Norte do estado. Baa de Babitonga. ) Regio sul do estado. Bacias hidrogrficas dos rios Tubaro, Ararangu e Urussanga. ) Norte do estado. Rio Cachoeira. ) Meio-oeste do estado. Bacia hidrogrfica do Rio do Peixe.

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos

Pgina 5

Assistente administrativo

7. Assinale a afirmao correta em relao s microrregies geogrficas de Santa Catarina. a. ( ) Microrregio geogrfica uma forma de diviso territorial que agrupa os municpios com caractersticas parecidas. O municpio de So Pedro de Alcntara pertence microrregio geogrfica de Tijucas. ) Microrregio geogrfica uma forma de diviso territorial que agrupa os municpios com caractersticas parecidas. O municpio de Witmarsum pertence microrregio geogrfica de So Miguel do Oeste. ) Microrregio geogrfica uma forma de diviso territorial que agrupa os municpios com caractersticas parecidas. O municpio de Anita Garibaldi pertence microrregio geogrfica de Tubaro. ) Microrregio geogrfica uma forma de diviso territorial que agrupa os municpios com caractersticas parecidas. O municpio de Turvo pertence microrregio geogrfica de Cricima. ) Microrregio geogrfica uma forma de diviso territorial que agrupa os municpios com caractersticas parecidas. O municpio de guas Mornas pertence microrregio geogrfica do Tabuleiro.

8. Assinale a afirmao verdadeira a respeito do relevo do estado de Santa Catarina. a. ( ) O estado de Santa Catarina apresenta quatro grandes unidades de relevo: a plancie litornea, a plancie costeira, os planaltos e serras do leste e o planalto ocidental. ) O estado de Santa Catarina apresenta cinco grandes unidades de relevo: a plancie litornea, a plancie costeira, os planaltos e serras do leste, as serras litorneas e o planalto ocidental. ) O estado de Santa Catarina apresenta seis grandes unidades de relevo: a plancie litornea, a plancie costeira, os planaltos e serras do leste, as serras litorneas, o planalto ocidental e o planalto litorneo. ) O estado de Santa Catarina apresenta trs grandes unidades de relevo: a plancie litornea (tambm chamada de costeira), os planaltos e serras do leste (incluindo as serras litorneas) e o planalto ocidental. ) O estado de Santa Catarina apresenta nove grandes unidades de relevo: a plancie litornea, a plancie costeira, o planalto do leste, a serra do leste, a Serra do Mar, as serras do leste, as serras litorneas e o planalto ocidental e o planalto litorneo.

b. (

b. (

c. (

c. (

d. (

d (

e. (

e. (

Pgina 6

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento

9. Leia o texto. Os paulistas que vinham ao sul caar ndios para vend-los como escravos nos mercados de So Vicente e Bahia, aos poucos foram se fixando no litoral de Santa Catarina. Assim, provavelmente em 1658, Manoel Loureno de Andrade transferiu-se com toda sua parentela, escravos e agregados.[...] No lugar onde se estabeleceu j havia uma capela [...]. Apoiado pelo governo de So Vicente, Manoel Loureno teve condies para garantir o progresso do lugar, onde fora designado capito-mor.

Matemtica

(5 questes)

11. A caixa de gua de uma casa tem capacidade de armazenamento de 2000 litros. Sabendo que ela possui base quadrada, com 1 metro de lado, assinale a alternativa que indica a altura desta caixa de gua. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 2 metros. 20 metros. 2 centmetros. 2 decmetros. 20000 centmetros.

FONTE: SANTOS, Silvio Coelho. Nova Histria de Santa Catarina. Florianpolis: Editora da UFSC, p.38.

Assinale a alternativa que corresponde vila do litoral catarinense, cuja origem descrita no texto. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) So Francisco do Sul. So Miguel. Desterro. Imbituba. Laguna.

12. Um reservatrio de gua, com base retangular, possui as seguintes medidas internas: Altura = 650 cm. Comprimento = 800 cm. Largura = 10 m. Considerando-se que o reservatrio apresenta um problema e no pode receber gua nos 3 metros superiores, assinale a alternativa que indica a capacidade disponvel para o armazenamento de gua neste reservatrio. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 280 litros. 520 m3. 280.000 dm3. 517.600 dm3. 520.000 cm3.

10. No perodo regencial da Histria do Brasil, irrompeu no Rio Grande do Sul a Revoluo Farroupilha. Um dos episdios da histria de Santa Catarina tem uma ntima relao com este movimento revolucionrio. Assinale a alternativa que identifica corretamente esse episdio. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Repblica do caf-com-leite. Repblica Juliana. Revolta dos Maragatos. Revoluo Federalista. Movimento Tenentista.

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos

Pgina 7

Assistente administrativo

13. Para encontrar o ms em que se obteve o menor valor de uma ao negociada numa bolsa de valores, em determinado ano, necessrio resolver a equao abaixo, considerando t os meses do ano analisado: 2t2 20t + 60 = 10. Assinale a alternativa que representa a soluo desta equao. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) t = 5. t = 10. t = 1. t = 6. t = 1,5.

15. Em um campeonato de basquete, um time ganhou 33 jogos dos 44 que foram disputados. Assinale a alternativa que indica o percentual de jogos que no foram ganhos. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 75 %. 33 %. 11 %. 30 %. 25 %.

Noes de informtica
16. Assinale a alternativa correta.

(5 questes)

14. Uma construtora est executando uma obra e prev a sua realizao em quatro etapas. A tabela abaixo relaciona a frao do servio total que foi executado, aps a concluso de cada uma das trs primeiras etapas: ETAPAS Etapa 1 Frao do servio total executado
2 5

Num microcomputador, no que se refere ao armazenamento de grande quantidade de dados, so usados os dispositivos: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Disco flexvel (floppy disc) e disco rgido (hard disc HD). ) Disco rgido (hard disc HD) e disco ptico (CD/DVD-ROM). ) Memria RAM e fita magntica. ) Disco rgido (hard disc HD) e disco flexvel (floppy disc). ) Memria ROM e disco ptico (CD/DVD-ROM).

Etapa 2

1 3 1 5

Etapa 3

Assinale a alternativa que indica a frao do servio total de execuo da obra que deve ser realizada na etapa 4 para que a obra seja concluda.
14 . 15 4 . 13 9 . 13 1 . 15 2 . 75

a. (

b. (

c. (

d. (

e. (

Pgina 8

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento

17. A figura a seguir apresenta uma janela reduzida do aplicativo Microsoft Word 2003 e mostra um documento sendo editado. O aplicativo est configurado em sua configurao padro, em portugus.

18. Considere as afirmaes a seguir sobre o Microsoft Excel 2003. I. Quando um ou mais smbolos ? aparecem dentro de uma clula, isto significa que o valor numrico ou o resultado da frmula aplicada muito grande para ser exibido dentro da clula. Uma forma de adicionar bordas e grades a um conjunto de clulas de uma planilha selecionar estas clulas, clicar na seta direita da barra de formatao do boto Bordas e escolher a opo Todas as bordas. III. Atravs do uso da ferramenta Pincel pode-se copiar a formatao de uma clula para outra.

II.

Assinale a seguir a alternativa correta. a. b. c. d. e. Considerando o que apresenta a janela anterior, assinale a alternativa correta. a. ( ) Para que o cursor seja posicionado na primeira posio do pargrafo, basta clicar o . boto ) Pode-se afirmar que o pargrafo mostrado na figura o primeiro pargrafo do texto sendo editado. ) Uma forma de selecionar todo o pargrafo mostrado na figura clicar trs vezes em qualquer uma das palavras do texto. ) Para salvar o documento sendo editado com o nome Cuidados1.doc basta clicar o boto . ) Para alterar o estilo da fonte sendo utilizado, basta clicar o boto e escolher na janela que ser apresentada o estilo de fonte desejado. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Apenas as afirmaes I e II esto corretas. Apenas as afirmaes I e III esto corretas. Somente a afirmao II est correta. Apenas as afirmaes II e III esto corretas. Somente a afirmao III est correta.

b. (

c. (

d. (

e. (

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos

Pgina 9

Assistente administrativo

19. A respeito da janela de edio de mensagens de e-mail do Microsoft Outlook, mostrada na figura abaixo, correto afirmar:

20. Leia atentamente as seguintes afirmativas, que tratam da rede Internet e de sua utilizao: I. A Internet uma rede de longa distncia que interliga outras redes de computadores. II. Alguns sistemas operacionais e programas aplicativos podem ser atualizados automaticamente atravs da Internet. III. A atualizao automtica de software atravs da Internet auxilia a proteger o computador de ataques de hackers e de vrus. A respeito das afirmativas apresentadas, correto afirmar que: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Apenas as afirmativas I e II esto corretas. Todas as afirmativas esto corretas. Apenas as afirmativas II e III esto corretas. Somente a afirmativa I est correta. Somente a afirmativa III est correta.

a. (

b. (

c. (

d. (

e. (

) No campo direita do boto Para... deve ser digitado o endereo de e-mail do principal destinatrio da mensagem. Caso deseje enviar a mesma mensagem para mais de um destinatrio, o usurio deve digitar os endereos de e-mail dos demais destinatrios no campo direita do boto Cc.... ) O boto Contas permite escolher as contas de e-mail dos destinatrios para os quais esta mensagem ser enviada. ) O boto Enviar efetua o envio da mensagem para as mquinas de cada um dos destinatrios listados nos campos direita dos botes Para... e Cc.... ) O campo Assunto, no qual deve ser especificado o assunto da mensagem, no pode ser deixado em branco, pois isto causaria um erro no envio da mensagem. ) O boto Para..., ao ser pressionado, exibe a lista de contatos do usurio, na qual podem ser selecionados um ou mais destinatrios para os quais esta mensagem ser enviada.

Pgina 10

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento

Conhecimentos especficos
21. O direito administrativo sintetiza-se no conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem os rgos e as atividades pblicas tendentes a realizar: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Concreta e diretamente as atividades privadas para os fins desejados do Estado. ) Concreta, direta e indiretamente os fins desejados do Estado. ) Concreta e indiretamente os fins desejados. ) As unidades instaladas de direito e de fato, que esto a servio do Estado. ) As unidades instaladas de direito e de fato, que esto a servio do poder privado.

(30 questes)

24. Com relao moralidade, de que trata o Direito Administrativo, pode-se afirmar que: a. ( ) A moralidade constitui pressuposto de validade de todo ato da Administrao Pblica. ) A moralidade integra o direito como elemento dissocivel na sua aplicao. ) a moralidade tem o princpio da impessoalidade, quanto forma pessoal de agir. ) A moralidade no uma doutrina defendida pelo direito administrativo. ) A moralidade constitui um pressuposto do direito penal e por isso considerada como um ato da administrao privada.

b. ( c. (

d. ( e. (

22. A Administrao Pblica pode ser vista em mais de um sentido. Nos sentidos formal e material, podese definir como sendo: a. ( ) Em sentido formal, o conjunto de rgos institudos para a consecuo dos objetivos do Governo; em sentido material, o conjunto das funes necessrias aos servios pblicos em geral. ) Em sentido informal, o conjunto de instituies para consecuo dos planos. ) Em sentido formal, o nmero de rgos disponveis para atender ao governo. ) Em sentido material, a soma de recursos necessrios para manter todas as funes. ) Em sentido formal e em sentido material, no dar suporte formal. 25. Em se tratando de Servios Pblicos, pode-se definir como todos aqueles prestados pela Administrao ou por seus delegados, sob normas e controle estatais, para satisfazer: a. ( ) Necessidades essenciais ou secundrias de particulares ou simples convenincias da populao. ) Necessidades essenciais, secundrias ou tercirias do governo e da populao. ) Necessidades essenciais ou secundrias de projetos. ) Necessidades essenciais ou secundrias da coletividade ou simples convenincias do Estado. ) Necessidades e coletividades de particulares.

b. ( c. ( d. ( e. (

b. ( c. ( d. (

e. ( 23. O Direito Administrativo destaca que o Estado constitudo por trs elementos originrios e indissociveis, que so: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Povo, nao e governabilidade. Povo, territrio e estado. Povo, territrio e governo soberano. Povo, soberania e estado. Governo soberano, organizao do estado e atos administrativos.

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos

Pgina 11

Assistente administrativo

26. A publicao constitui a forma pela qual se d cincia da promulgao da lei aos seus destinatrios. Existem diversas modalidades de publicao e no plano federal as leis e demais atos normativos so publicados no: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Dirio setorial da unio. Dirio estadual da unio. Dirio federal da unio. Dirio municipal do estado. Dirio oficial da unio.

29. O direito administrativo defende que todo ato administrativo deva ser publicado e que a publicidade no um elemento formativo do ato: requisito da eficcia e moralidade. Na seqncia, conceitua: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) A publicidade no se define como um ato de divulgao. ) O ato de divulgar no se refere publicidade. ) A publicidade, interna ou externa, no necessria. ) Uma divulgao oficial no serve para conhecimento pblico. ) Publicidade a divulgao oficial do ato para conhecimento pblico e incio de seus efeitos externos .

27. Na natureza e fins da administrao pblica, temse que sua finalidade o bem estar da coletividade. Sobre isto, afirma-se: a. ( ) Os fins da administrao privada resumem-se em nico objetivo: o bem comum da coletividade administrativa. ) Os fins da administrao pblica resumem-se em nico objetivo: o bem comum da coletividade administrativa. ) Os fins da administrao pblica resumem-se em diversos objetivos: o bem comum da coletividade administrativa. ) A administrao pblica tem como fim, os meios de sua execuo. ) A administrao pblica objetiva os interesses particulares.

b. (

30. A administrao realiza sua funo por meio de atos jurdicos, que recebem a denominao especial de ato administrativo. Por isso, afirma-se que: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) O conceito um ato especial da rea. ) Nem todo conceito fundamentalmente um ato. ) Nem todo conceito uma funo. ) O conceito de ato administrativo fundamentalmente o mesmo do ato jurdico. ) Nem todo ato um conceito.

c. (

d. ( e. (

28. Dentro do direito administrativo, encontram-se os princpios que se orientam para a finalidade dos atos administrativos. Por isso: a. ( b. ( c. ( ) A finalidade no importante para um ato. ) O interesse pblico no tem relao com a finalidade. ) A finalidade ter sempre um objetivo certo e inafastvel de qualquer ato administrativo: o interesse pblico. ) Um ato administrativo no precisa ter uma finalidade definida. ) O direto administrativo trata a finalidade como um ato parte.

31. Uma das preocupaes das organizaes a necessidade de definir e uniformizar procedimentos administrativos. Para isso, podero utilizar alguns instrumentos de comunicao, tais como: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Resoluo, portaria, instruo normativa. ) Portaria, ordem de servio, escala de valor burocrtico. ) Normativa, resoluo, estagnao. ) Ato prprio, parecer, resoluo. ) Processo, ordem direta, manual de mensagem corrente.

d. ( e. (

Pgina 12

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento

32. Uma comunicao adequada possui algumas caractersticas como objetividade, compreenso, linguagem adequada, entre outras. Afirma-se, ento, que uma boa comunicao comea pela: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Capacidade de reescrever. Capacidade de omitir. Capacidade de rever. Capacidade de ouvir. Capacidade objetiva.

35. Nem toda organizao possui uma comunicao considerada adequada e isto tem se tornado um problema entre os funcionrios, prejudicando trabalhos em conjunto. Nesse sentido, uma comunicao deve ser adequada porque: a. ( b. ( ) Para uma organizao no importa o trabalho em conjunto. ) Uma organizao uma equipe e todos os seus membros precisam saber o que ela est fazendo para que possam trabalhar melhor em conjunto. ) Uma organizao no representa uma equipe. ) A comunicao mais importante acontece no ambiente externo da organizao. ) Uma organizao no depende de comunicao.

c. ( 33. Dentre os diversos fundamentos da comunicao, tem-se o modo de alcanar as demais pessoas, atravs de uma forma adequada de comunicao. Portanto, comunicao : a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) A transferncia de dados e compreenso para a prpria pessoa. ) A transferncia de informao e compreenso de uma pessoa para outra. ) A transferncia de informao e entendimento para si prprio. ) A transferncia de dados e informaes sem destinos. ) Adequar a comunicao para transferir os fundamentos . d. ( e. (

36. A correspondncia uma forma de comunicao entre pessoas e entidades e se conceitua como sendo: a. ( ) O conjunto de normas no regidas pelas comunicaes existentes entre pessoas e tramitao dos documentos. ) O conjunto de normas regedoras das comunicaes verbais entre pessoas ou entidades; orienta a feitura e o arquivamento dos documentos. ) O conjunto de normas regedoras das comunicaes escritas entre pessoas ou entidades; orienta a feitura e a tramitao dos documentos. ) O conjunto de conceitos sobre as comunicaes escritas. ) Um agrupamento de princpios para a redao.

b. (

34. O processo de comunicao consiste em vrias etapas, desde o desenvolvimento de uma idia at a sua transmisso. Por isso, define-se processo de comunicao como um: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Mtodo pelo qual um receptor alcana um emissor. ) Mtodo pelo qual um emissor alcana outro emissor. ) Mtodo pelo qual um receptor alcana outro receptor. ) Mtodo pelo qual um emissor alcana um receptor. ) Mtodo eficiente de um processo de longo alcance.

c. (

d. ( e. (

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos

Pgina 13

Assistente administrativo

37. O requerimento outro instrumento que serve para uma comunicao formal e pode ser definido como sendo: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) O instrumento que serve para negar algo solicitado. ) O instrumento que serve para solicitar algo a uma autoridade pblica. ) O instrumento que serve para substituir qualquer documento. ) O instrumento que serve para subsidiar portaria. ) O instrumento que serve de encaminhamento de todos os atos administrativos.

40. Quando existem dificuldades de compreenso da comunicao entre o emissor e o receptor, diz-se que h: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Decodificao. Mensagem expressiva. Rudo. Interpretao acentuada. Mensagem no programada.

41. As pessoas que exercem funes de gerentes devem ter algumas habilidades. Assinale as habilidades necessrias quelas que aplicam conhecimento especializado. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Habilidades tcnicas. Habilidades contingenciais. Habilidades preceituais. Habilidades iniciais. Habilidades estruturais.

38. Na emisso de instrumentos de comunicao, utilizam-se abreviaturas para tratar autoridades e superiores hierrquicos. O que se define a seguir, pela respectiva ordem, Ilmo, V.Sa. V.Exa.? a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Ilustrssimo, Vossa Senhoria, Vossa Magnificncia. ) Ilustrssimo Senhor, Vossa Santidade, Vossa Excelncia. ) Vossa Senhoria, Ilustrssimo, Vossa Excelncia. ) Ilustrssimo, Vossa Senhoria, Vossa Excelncia. ) Ilustrssima, Vossa Assessoria, Vossa Excelncia.

42. As pessoas que exercem a funo de gerente so pessoas que: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Supervisionam suas prprias atividades. Cuidam das atividades nas horas de folga. No se importam com as atividades alheias. Desconsideram o que os outros executam. Supervisionam atividades de outras pessoas.

39. Toda organizao necessita de comunicao e, para isso, os dirigentes precisam estabelecer uma espcie de comunidade com o receptor. Por isso, comunicao pode ser definida como a transmisso de informao e compreenso mediante uso de: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Smbolos incomuns. Smbolos diversos. Smbolos indefinidos. Smbolos imprprios. Smbolos comuns.

Pgina 14

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento

43. Todos os dados e informaes geradas em uma organizao devem ser utilizados no momento presente ou no futuro. Por isso, vrios sistemas armazenam dados para uso futuro, assim como para a histria da organizao. Ento, armazenamento : a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Um componente no necessrio nos sistemas de informao. ) Um componente para futuro sistemas de informao. ) Um componente gerador de informaes e no de armazenagem. ) Um componente bsico nos sistemas de informao. ) O nico componente de um sistema de informao .

46. Quando se trata de arquivamento de documentos, pode-se utilizar diversos sistemas. Um deles o sistema alfanumrico que consiste: a. ( ) Na juno ou intercalao de letras e nmeros para uma mesma necessidade de identificao. ) Na juno ou intercalao de nmeros pares, para uma mesma necessidade de identificao. ) Na juno de letras, nmeros e smbolos para uma mesma necessidade de identificao. ) Na juno de todos os nmeros romanos e arbicos. ) Na unio de nmeros mpares.

b. (

c. (

d. ( e. (

44. Para manter a motivao em suas atividades, um funcionrio deve reunir alguns fatores, relativos ao campo da motivao, tais como: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Fatores realizveis. Fatores estimativos. Fatores motivacionais. Fatores compensatrios. Fatores inferiores.

47. Para manter um arquivo organizado e oferecer facilidade de consulta, alguns aspectos devem ser levados em considerao: a. ( b. ( c. ( d. ( ) Tamanho proporcional, risco eminente e acesso por meio eletrnico. ) Fraca viso e sistemtica consulta via manual. ) Referncia em ordem arbica, referncia em ordem ordinal e ordenao fcil. ) Codificao atualizada, arquivamento em ordem matricial e viabilidade de atualizao. ) Tamanho racional, flexibilidade, acesso fcil e boa visibilidade.

45. As organizaes, por suas caractersticas, sofrem influncias do meio ambiente sobre toda a sua estrutura. Por isso, pode-se afirmar que: a. ( b. ( ) As organizaes no sofrem influncias do meio externo. ) O grau de influncia do ambiente externo varia de acordo com o tipo e com a finalidade da organizao. ) O grau da organizao influencia os meios externos. ) A finalidade da organizao determina o grau no meio externo. ) A influncia e o meio externo no interferem na organizao.

e. (

c. ( d. ( e. (

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos

Pgina 15

Assistente administrativo

48. A comunicao, entre as unidades que fazem parte de uma organizao, pode ser feita de cima para baixo, de baixo para cima ou na horizontal. Quando se faz comunicao entre pessoas da mesma equipe, est se fazendo uma comunicao: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Vertical. Diagonal . De cima para baixo. Horizontal. De baixo para cima.

49. Todo trabalho organizacional exige motivao para estabelecer um relacionamento entre as partes envolvidas. Logo, motivao : a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) O impulso de uma pessoa para agir de acordo com outra pessoa. ) O impulso de uma pessoa para agir porque ela assim o deseja. ) um grupo de impulso para definir um comportamento. ) uma atitude impulsionada. ) uma motivao indefinida.

50. Como as organizaes vivem em mundo humano, social, poltico e econmico, sua interao com o mundo externo inevitvel. Ento, pode-se afirmar que: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Ambiente tudo que envolve externamente uma organizao. ) Ambiente tudo que interage, neste caso, interna e externamente. ) As organizaes podem viver sem ambiente. ) As organizaes podem viver fora do ambiente. ) As organizaes s devem considerar o ambiente interno.

Pgina 16

R cu n h o

as

R cu n h o

as

R cu n h o

as

R cu n h o

as

R cu n h o

as

R cu n h o

as

R cu n h o

as

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento Rua Emlio Blum, n 83 88020-010 Centro Florianpolis SC

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos Campus Universitrio 88040-900 UFSC Florianpolis SC Fone/Fax: (48) 3233-0737 http://www.fepese.ufsc.br

Vous aimerez peut-être aussi