Vous êtes sur la page 1sur 42

PROJETO DE REENQUADRAMENTO DE CARGOS, CLASSES & NDICES DO QUADRO PERMANENTE DA PCERJ

Julho de 2011

1. FATOS HISTRICOS E FUNDAMENTOS LEGAIS

O atual Quadro Permanente da PCERJ foi criado pela Lei 3.586 de 21 de Junho de 2001, que promoveu uma reestruturao do antigo Quadro Permanente previsto na Lei 699/1983, e composto por trs grupos distintos, conforme abaixo transcrito:
LEI N 3586, DE 21 DE JUNHO DE 2001 DISPE SOBRE A REESTRUTURAO DO QUADRO PERMANENTE DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E D OUTRAS PROVIDNCIAS O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Fao saber que a Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: TITULO NICO Captulo I DAS CATEGORIAS FUNCIONAIS Artigo 1 O Quadro Permanente da Polcia Civil do Estado do Estado do Rio de Janeiro integrado pelos seguintes grupos de classes: GRUPO I AUTORIDADE POLICIAL Delegado de Polcia GRUPO II AGENTES DE POLCIA ESTADUAL DE APOIO TCNICO-CIENTFICO Engenheiro Policial de Telecomunicaes Perito Legista Perito Criminal Papiloscopista Policial Tcnico Policial de Necropsia Auxiliar Policial de Necropsia GRUPO III AGENTES DE POLCIA ESTADUAL DE INVESTIGAO E PREVENO CRIMINAIS Inspetor de Polcia Oficial de Cartrio Policial Investigador Policial Piloto Policial

SINDPOL RJ

Pgina 2

Na reestruturao promovida pela Lei 3.586/2001 foram criados os atuais cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial, atravs de provimento derivado por enquadramento, que transformou os cargos de Detetive-Inspetor, Detetive de Polcia, Tcnico Policial de Telecomunicaes e Tcnico Policial de Laboratrio, com trs classes, no cargo de Inspetor de Polcia, com seis classes, e os cargos de Escrivo de Polcia e Escrevente Policial, com trs classes, no cargo de Oficial de Cartrio Policial, com seis classes.

Esse mesmo diploma legal tambm transformou os cargos de Operador Policial de Telecomunicaes, Motorista Policial e Fotgrafo Policial, com trs classes, e Carcereiro Policial, Classe Singular no cargo de Investigador Policial, com trs classes, diretamente subordinado aos Inspetores de Polcia e Oficiais de Cartrio Policial.
Lei 3.586/2001 Artigo 4 O Grupo III - Agentes de Polcia Estadual de Investigao e Preveno Criminais ser integrado pelas carreiras de Inspetor de Polcia, Oficial de Cartrio Policial e Investigador Policial, alm do cargo isolado de Piloto Policial, todos com suas atribuies, quantitativos e linha de progresso, quando cabvel, descritos nos anexos da presente Lei. Pargrafo nico - Os cargos do Grupo III Agentes de Polcia Estadual de Investigao e Preveno Criminais sero em parte objeto de provimento derivado por fora do enquadramento, de acordo com os critrios fixados nos anexos desta Lei, dos hoje detentores de cargos da estrutura da Polcia Civil, na seguinte linha de concorrncia: I. Os ocupantes de cargo de Detetive-Inspetor, Detetive, Tcnico Policial de Telecomunicaes, e Tcnico Policial de Laboratrio, concorrendo carreira de Inspetor de Polcia; II. Os ocupantes de cargo de Escrevente e Escrivo de Polcia, concorrendo carreira de Oficial de Cartrio Policial; III. Os ocupantes de cargo de Operador Policial de Telecomunicaes, Motorista Policial, Fotgrafo Policial e Carcereiro Policial, concorrendo carreira de Investigador Policial; IV. Os ocupantes de cargo de Piloto Policial, concorrendo ao cargo isolado de idntica denominao.

Lei 3.586/2001 Artigo 5 A carreira de Investigador Policial subordinada, imediatamente, aos Inspetores de Polcia e Oficiais de Cartrio Policial, sem prejuzo da subordinao resultante da estrutura hierrquica da Polcia Civil e da administrao pblica estadual.

SINDPOL RJ

Pgina 3

Os cargos de Inspetor de Polcia, Oficial de Cartrio Policial e Investigador Policial, na redao original da Lei 3.586/2001, exigiam do candidato ao ingresso nesses cargos possuir, quanto ao grau de escolaridade, o ensino mdio completo.
Lei 3.586/2001 Artigo 21 Ser exigido do candidato para ingresso na Polcia Civil possuir, quanto ao grau de escolaridade, comprovado por ocasio da inscrio no concurso pblico: I. Delegado de Polcia: diploma de Bacharel em Direito, devidamente registrado; II. Perito Legista: diploma de mdico, odontlogo, farmacutico ou bioqumico, devidamente registrado; III. Perito Criminal: diploma de curso superior em engenharia, informtica, farmcia, veterinria, biologia, fsica, qumica, economia, cincias contbeis ou agronomia, devidamente registrado; IV. Engenheiro Policial de Telecomunicaes: diploma de curso superior de engenharia, devidamente registrado, na especialidade inerente ao cargo; V. Inspetor de Polcia: certificado de ensino mdio ou equivalente, devidamente registrado; VI. Oficial de Cartrio Policial e Papiloscopista Policial: certificado de ensino mdio ou equivalente, devidamente registrado; VII. Piloto Policial: certificado de ensino mdio ou equivalente e carta de piloto comercial expedida pelo Departamento de Aviao Civil DAC; VIII. Investigador Policial: diploma de ensino mdio ou equivalente, habilitao tcnica inerente rdio operador e noes de fotografia; IX. Tcnico Policial de Necropsia: diploma de ensino mdio ou equivalente, devidamente registrado; X. Auxiliar Policial de Necropsia: certificado de concluso do ensino fundamental, ou equivalente, devidamente registrado.

Posteriormente, com a edio da Lei 4.020 de 06 de Dezembro de 2002, os cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial passaram a exigir dos candidatos a esses cargos, quanto ao grau de escolaridade, o curso superior completo, por dentre outros motivos, inclusive o reconhecimento pela SENASP/MJ de que a investigao policial atividade multidisciplinar tcnico-cientfica de nvel superior conseqncia lgica do disposto no Artigo 5 da Lei 3.586/2001, que, como j visto, subordina expressamente o Investigador Policial ao Inspetor de Polcia e ao Oficial de Cartrio Policial.
Lei 4.020/2002 Artigo3 Os incisos V e VI do artigo 21, da Lei n 3.586, de 21 de junho de 2001, passam a vigorar com a seguinte redao: "Artigo 21 - (....) V Inspetor de Polcia: diploma de curso superior devidamente registrado;
SINDPOL RJ Pgina 4

VI Oficial de Cartrio Policial e Papiloscopista Policial: diploma de curso superior devidamente registrado. (....)"

Nesse sentido, registre-se que os ltimos concursos para os cargos de Inspetor de Polcia de 6 Classe, com 500 vagas, e Oficial de Cartrio Policial de 6 Classe, com 300 vagas, recentemente concludos, j exigiram dos candidatos aos referidos cargos o nvel superior completo, enquanto que o concurso para o cargo de Investigador Policial de 3 Classe, com 250 vagas, iniciado em 2005 e tambm recentemente concludo, exigiu dos candidatos ao cargo apenas o ensino mdio completo. Apesar disso o nvel mdio como exigncia de escolaridade para ingresso no cargo - a imensa maioria dos Investigadores Policiais desse ltimo concurso possui nvel superior, e, ainda, desenvolvem diuturnamente atividades idnticas as desenvolvidas por Inspetores de Polcia e Oficiais de Cartrio Policial, nas diversas unidades policiais, distritais e especializadas, onde foram lotados.

Por derradeiro, a Lei 4.368 de 05 de Julho de 2004, em medida de eficcia questionvel, alterou a denominao da 1 Classe dos cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial, que passou a ser denominada Classe Comissrio de Polcia.
Lei 4.368/2004 Artigo 1 A classe mais elevada das categorias funcionais de Inspetor de Polcia e de Oficial de Cartrio Policial, mantidos os ndices atuais da Tabela de Escalonamento Vertical e respectivas remuneraes, com os seus ocupantes, passa a denominar-se Comissrio de Polcia, respeitados, para cada categoria, os quantitativos fixados pela Lei n 3.586, de 21 de junho de 2001.

Destarte, com o reenquadramento de cargos e classes promovido pela Lei 3.586/2001 e as alteraes promovidas pela Lei 4.020/2002 e pela Lei 4.368/2004 os cargos de Inspetor de Polcia, Oficial de Cartrio Policial e Investigador Policial restaram organizados da seguinte forma:

SINDPOL RJ

Pgina 5

Reenquadramento de Cargos e Classes institudo pela Lei 3.586 de 21 de Junho de 2001 Grupo III Agentes de Polcia Estadual de Investigao e Preveno Criminais Antes da Lei 3.586/2001 Cargo Antigo Detetive-Inspetor Detetive-Inspetor Detetive-Inspetor Detetive de Polcia Tcnico Policial de Telecomunicaes Tcnico Policial de Laboratrio Detetive de Polcia Tcnico Policial de Telecomunicaes Tcnico Policial de Laboratrio Detetive de Polcia Tcnico Policial de Telecomunicaes Tcnico Policial de Laboratrio Cargo Antigo Escrivo de Polcia Escrivo de Polcia Escrivo de Polcia Escrevente Policial Escrevente Policial Escrevente Policial Cargo Antigo Operador Policial de Telecomunicaes Motorista Policial Fotgrafo Policial Operador Policial de Telecomunicaes Motorista Policial Fotgrafo Policial Operador Policial de Telecomunicaes Motorista Policial Fotgrafo Policial Carcereiro Policial Classe 1 2 3 1 Aps as Leis 3.586/2001, 4.020/2002 e 4.368/2004 Cargo Novo Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Classe
Comissrio de Polcia

2 3 4

Inspetor de Polcia

Inspetor de Polcia

Classe 1 2 3 1 2 3 Classe 1

Cargo Novo Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Cargo Novo Investigador Policial

Classe
Comissrio de Polcia

2 3 4 5 6 Classe 1

Investigador Policial

3 Investigador Policial
Singular

SINDPOL RJ

Pgina 6

2. QUESTES PENDENTES DE SOLUO 2.1. A quebra de hierarquia salarial entre o Inspetor de Polcia, o Oficial de Cartrio Policial e o Investigador Policial. Conforme facilmente se verifica na tabela abaixo, o cargo de Investigador Policial hierarquicamente subordinado aos cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial, por expressa disposio do Artigo 5 da Lei 3.586/2001, e com menor nvel de escolaridade possui vencimentos maiores, em flagrante desrespeito ao Princpio da Hierarquia.
Grupo III Agentes de Polcia Estadual de Investigao e Preveno Criminais Situao Atual - Junho de 2011 Cargo Piloto Policial Classe Singular Escolaridade Ensino Mdio Carta de Piloto comercial do DAC Escolaridade Curso Superior ndice 1.250 Vencimento 1.014,35

Cargo Inspetor de Polcia & Oficial de Cartrio Policial Inspetor de Polcia & Oficial de Cartrio Policial Inspetor de Polcia & Oficial de Cartrio Policial Inspetor de Polcia & Oficial de Cartrio Policial Inspetor de Polcia & Oficial de Cartrio Policial Inspetor de Polcia & Oficial de Cartrio Policial Cargo Investigador Policial Investigador Policial Investigador Policial

Classe Comissrio de Polcia 2

ndice 1.000

Vencimento 811,48

Curso Superior

880

714,10

Curso Superior

830

673,52

Curso Superior

750

608,61

Curso Superior

730

592,38

Curso Superior

710

576,15

Classe 1 2 3

Escolaridade Ensino Mdio Ensino Mdio Ensino Mdio

ndice 780 730 710

Vencimento 632,95 592,38 576,15

Essa distoro hierrquica deve-se ao fato de que, por ocasio da transformao dos diversos cargos e classes levada a efeito pela Lei 3.586/2001, todos os cargos (com exceo dos cargos singulares de Piloto Policial e Engenheiro
SINDPOL RJ Pgina 7

Policial de Telecomunicaes) foram organizados em trs classes, e apenas os cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial restaram organizados em seis classes.

Com isso, o Investigador Policial de 1 Classe (ndice 780) tem vencimento maior do que o Inspetor de Polcia e o Oficial de Cartrio Policial de 6, 5 e 4 classes, cujos ndices de escalonamento vertical so, respectivamente, 710, 730 e 750.

E, ainda, o Investigador Policial de 2 Classe (ndice 730) tem vencimento maior do que o Inspetor de Polcia e o Oficial de Cartrio Policial de 6 Classe (ndice 710) e igual ao do Inspetor de Polcia e o Oficial de Cartrio Policial de 5 Classe (ndice 730).

E, por derradeiro, o Investigador Policial de 3 Classe (ndice 710) tem vencimento idntico a do Inspetor de Polcia e o Oficial de Cartrio Policial de 6 Classe (ndice 710).

Essa distoro s ir cessar quando o Inspetor de Polcia ou Oficial de Cartrio Policial chegar 3 Classe, cujo ndice o 830.

E, considerando que a promoo da 6 classe para a 5 classe do cargo de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial se d ao trmino do estgio probatrio, ou seja, aps trs anos, e que a promoo de 5 classe para a 4 classe e da 4 classe para a 3 levam, cada uma, em mdia, oito anos, ser necessrio o transcurso, em mdia, de 19 (dezenove) anos para que essa quebra de hierarquia salarial seja resolvida.

No obstante to anmala situao, afigura-se tambm inusitada a existncia de um cargo (Investigador Policial) subordinado a outros dois cargos (Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial) quando os trs cargos (Investigador Policial, Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial) so hierarquicamente subordinados Autoridade Policial (o Delegado de Polcia) e, em que pese o fato do Inspetor de
SINDPOL RJ Pgina 8

Polcia, do Oficial de Cartrio Policial e do Investigador Policial possurem atribuies funcionais distintas (expressamente previstas no Anexo V da Lei 3.586/2001, abaixo transcrito), o fato inconteste que os ocupantes desses trs cargos realizam, no dia a dia das unidades policiais distritais e especializadas, as mesmas funes e misses.
ANEXO V CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DA POLCIA CIVIL ATRIBUIES GENRICAS INSPETOR DE POLCIA Exercer atividades, envolvendo superviso, coordenao, orientao, controle e chefia de policiais civis, bem como assistncia s autoridades superiores em assuntos tcnicos especializados e fiscalizao de trabalhos de segurana, investigaes e operaes policiais. Exercer a segurana de autoridades, de bens e de servios ou de reas de interesse da segurana interna, bem assim investigaes e operaes policiais, com vistas apurao de atos e fatos que caracterizam infraes penais. Exercer, quando exigidas a especialidade e habilitao profissionais, atividades de natureza repetitiva, compreendendo a execuo qualificada, sob superviso e orientao superior, dos trabalhos laboratoriais, relativos a determinaes, dosagens e anlises em geral, com vistas investigao policial, operar radiografias em vivo e em cadver, para localizao de projteis de arma de fogo ou outros, bem como tcnicas histolgicas e hematolgicas. Zelar, quando incumbido de sua guarda, pelo instrumento tcnico e cientfico dos laboratrios de percias, encarregando-se de sua preparao para exame em geral, limpeza e conservao. Exercer, ainda, quando exigidas, no concurso pblico, a especialidade e habilitao profissionais, atividades de natureza tcnica, envolvendo superviso, orientao e execuo de servios em oficinas ou unidades policiais relacionadas com a funo, bem assim a reviso de trabalho de equipes de funcionrios de categoria igual ou inferior, alm de outras relativas s reas de informtica e de telecomunicaes policiais. Dirigir viaturas policiais, quando a situao o exigir, em qualquer rgo da Polcia Civil, compatvel com suas funes. Exercer, quando ocupante da classe Comissrio de Polcia, alm da assistncia s autoridades superiores em assuntos tcnicos especializados e fiscalizao de trabalhos de segurana, investigaes e operaes policiais, segurana de autoridades, bens, servios e de reas de interesse da segurana pblica, investigaes e operaes policiais, com vistas apurao de atos e fatos que caracterizam infraes penais, tambm, a superviso, coordenao, orientao e o controle de chefias de equipes de policiais civis hierarquicamente subordinados. Exercer outras atividades que forem definidas por lei ou outro ato normativo. OFICIAL DE CARTRIO POLICIAL Exercer atividades envolvendo superviso, coordenao, orientao, controle e chefia de equipes de Oficiais de Cartrio Policial, bem como a assistncia s autoridades superiores em assuntos tcnicos especializados relacionados ao cumprimento das formalidades legais necessrias em procedimentos de polcia judiciria e demais servios cartorrios, em qualquer rgo da Polcia Civil, compatvel com suas atribuies.

SINDPOL RJ

Pgina 9

Exercer atividades, com autonomia ou sob superviso e orientao diretas, de trabalhos administrativos que envolvam a aplicao de tcnicas de pessoal, material, oramento, organizao e mtodos. Executar trabalhos de escriturao manual, em equipamento mecanogrfico, eltrico ou eletrnico em auxlio aos procedimentos administrativos e de polcia judiciria, e outros encargos, em qualquer rgo da Polcia Civil, compatvel com suas funes. Dirigir viaturas policiais, quando a situao o exigir, em qualquer rgo da Polcia Civil, compatvel com suas funes. Exercer, quando ocupante da classe Comissrio de Polcia, alm da assistncia s autoridades superiores em assuntos tcnicos especializados e fiscalizao de trabalhos de segurana, investigaes e operaes policiais, segurana de autoridades, bens, servios e de reas de interesse da segurana pblica, investigaes e operaes policiais, com vistas apurao de atos e fatos que caracterizam infraes penais, tambm, a superviso, coordenao, orientao e o controle de chefias de equipes de policiais civis hierarquicamente subordinados. Exercer outras atividades que forem definidas por Lei ou outro ato normativo. INVESTIGADOR POLICIAL Exercer, com autonomia ou sob superviso, coordenao e orientao superior, atividades de natureza qualificada, compreendendo a execuo de trabalhos relacionados ao transporte de autoridades, garantindo-lhes a segurana, a conduo de viaturas policiais, ostensivas ou no, a conservao de veculos sob sua responsabilidade, em qualquer rgo da Polcia Civil, bem como, inclusive as emanadas de Oficiais de Cartrio Policial e Inspetores de Polcia, investigaes e operaes policiais, com vistas preveno e apurao de condutas que caracterizem ilcitos penais. Executar, quando exigidas a especialidade e habilitao profissional, atividades envolvendo operaes em diversos aparelhos de telecomunicaes integrantes do sistema de telecomunicaes de segurana, zelando por sua limpeza e conservao. Executar, quando exigidas a especialidade e/ou habilitao profissional atividades de orientao e execuo de trabalhos relacionados produo de fotografias, inclusive reprodues e ampliaes, em locais de infraes penais, onde quer que se faa necessrio o emprego da tcnica fotogrfica na investigao policial. Exercer atividades relacionadas custdia temporria, escolta e conduta de pessoas presas nas carceragens e xadrezes policiais. Registrar a existncia de bens e valores de pessoas recolhidas em unidades policiais. Zelar pela higiene, conservao e segurana das instalaes carcerrias e xadrezes, preservando a integridade fsica e a segurana de pessoas recolhidas s suas dependncias. Promover permanentes inspees nas instalaes carcerrias e xadrezes policiais. Providenciar a distribuio da alimentao e. sempre que necessrio, solicitar autoridade policial assistncia jurdica, mdica e familiar dos presos. Fiscalizar as visitas de pessoas presas quando autorizadas pelas autoridades competentes, impedindo que objetos, aparelhos ou quaisquer instrumentos no permitidos possam ser introduzidos nas dependncias destinadas ao recolhimento provisrio de presos. Dirigir viaturas policiais, em qualquer rgo da Polcia Civil, compatvel com suas funes. Exercer outras atividades que forem definidas por lei ou outro ato normativo.

SINDPOL RJ

Pgina 10

Alm disso, conforme pode ser facilmente verificado junto ao SRF/DRH da PCERJ, a imensa maioria dos ocupantes do cargo de Investigador Policial que, juntamente com os Inspetores de Polcia e Oficiais de Cartrio Policial constituem a base da PCERJ hodiernamente, possuem nvel superior.

Da se depreende a desnecessidade da existncia do cargo de Investigador Policial, que poderia, a exemplo do que foi feito em 2001 pela Lei 3.586 com os antigos cargos do Quadro Permanente da PCERJ, sofrer provimento derivado por enquadramento, sendo transformado em Inspetor de Polcia ou Oficial de Cartrio Policial, por livre opo dos atuais ocupantes do cargo de Investigador Policial.

Com a extino do cargo de Investigador Policial, e seu consequente e imediato provimento derivado por enquadramento em Inspetor de Polcia ou Oficial de Cartrio Policial, a quebra de hierarquia salarial atualmente verificada restar corrigida, e, de quebra, ser promovido um salutar enxugamento do Quadro Permanente da PCERJ, o que, alm de salutar, medida de justia tanto para os Inspetores de Polcia e Oficiais de Cartrio Policial que, finalmente, vero cessar a quebra de hierarquia salarial quanto para os Investigadores Policiais, que passam a ostentar status funcional mais condizente com a realidade profissional por eles atualmente vivenciada.

2.2.

A defasagem e desproporcionalidade do atual Escalonamento Vertical

Os atuais ndices de escalonamento vertical (atravs dos quais mediante a aplicao de um fator de clculo que, hoje, Junho de 2011, de 0,81148 so calculados os vencimentos base dos cargos e classes) alm de, como j visto, afrontarem o Princpio da Hierarquia, tambm precisam ser readequados, pois so, na verdade, os mesmos ndices dos antigos cargos anteriores transformao promovida pela Lei 3.586/2001, e remontam aos idos de 1993, quando aqueles antigos cargos e consequentes ndices foram positivados pela Lei 699/1983.

SINDPOL RJ

Pgina 11

Com a extino do cargo de Investigador Policial e seu consequente provimento derivado por enquadramento para o cargo de Inspetor de Polcia ou Oficial de Cartrio Policial, ser forosamente necessrio rever tais ndices, adequando-os a nova realidade profissional e, inclusive, scio-econmica.

Alm disso, a gritante falta de proporcionalidade entre os ndices, principalmente quando da 4 classe para a 3 classe dos cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial (o que se explica pelo processo de criao desses cargos, que, como j visto no item 1 do presente projeto, conjugou dois cargos, cada um com trs classes) aponta para a necessidade de corrigir o escalonamento vertical, adotando um parmetro proporcional.

Destarte, torna-se necessrio readequar os ndices de escalonamento vertical, cujo topo, hoje, o ndice 1.250, bem como distribuir tais ndices de forma proporcional e equalizada entre os cargos e respectivas classes do Quadro Permanente da PCERJ.

2.3.

As seis classes dos cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial e o consequentemente excessivo tempo

necessrio para se chegar ltima classe (Classe Comissrio de Polcia) O excesso de classes 6, 5, 4, 3, 2 e Comissrio de Polcia no cargo de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial demanda o necessrio, porm excessivo, transcurso temporal para que o ocupante desses cargos alcance a ltima classe, qual seja, a classe Comissrio de Polcia.

E essa situao mais especialmente sentida pelos ocupantes do cargo de Inspetor de Polcia, cujo quantitativo, previsto em lei ou mesmo efetivamente ocupado, cerca de trs vezes maior do que o quantitativo de Oficiais de Cartrio Policial.

SINDPOL RJ

Pgina 12

Considerando que a promoo da 6 classe (classe inicial) para a 5 classe do cargo de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial se d ao trmino do estgio probatrio, ou seja, aps trs anos, e que as promoes seguintes (de 5 classe para a 4 classe, da 4 classe para a 3 classe, da 3 classe para a 2 classe e da 2 classe para a classe Comissrio de Polcia) levam, cada uma, em mdia, oito anos, ser necessrio o transcurso, em tese, de 35 (trinta e cinco) anos para chegar ltima classe, qual seja, a classe Comissrio de Polcia.

Alm disso, os cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial so os nicos cargos do Quadro Permanente da PCERJ que possuem seis classes (6, 5, 4, 3, 2 e Comissrio de Polcia), enquanto que os demais Delegado de Polcia, Perito Legista, Perito Criminal, Papiloscopista Policial, Tcnico Policial de Necropsia e Auxiliar Policial de Necropsia possuem apenas trs classes (3 e 2 e 1) e os cargos de Engenheiro Policial de Telecomunicaes e Piloto Policial, apenas uma classe (Singular). Pelo exposto, o enxugamento dessas seis classes (6, 5, 4, 3, 2 e Comissrio de Polcia) em apenas trs classes (3, 2 e Comissrio de Polcia) medida salutar e extremamente necessria.

2.4.

A alta evaso dos quadros da PCERJ

Conforme pode ser facilmente verificado junto ao SRF/DRH/PCERJ, em razo do conjunto circunstancial antes mencionado, no por acaso registramos atualmente uma grande evaso dos quadros de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial principalmente dos servidores que ingressaram no penltimo concurso, realizado em 2001 para outras instituies policiais, notadamente a Polcia Federal, j que um Agente de Polcia Federal ou um Escrivo de Polcia Federal recebem, ao ingressar na Polcia Federal, quatro vezes mais do que um Inspetor de Polcia ou Oficial de Cartrio Policial da PCERJ.

SINDPOL RJ

Pgina 13

E, alm dessa alta evaso, os ltimos concursos pblicos para os cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial, realizados em 2009/2010 tiveram baixssima procura, em comparao com concursos anteriores, como, por exemplo, os concursos realizados em 2001/2002. Destarte, o quadro permanente da PCERJ registra uma situao anmala e deveras preocupante, j que a carncia de Inspetores de Polcia e Oficiais de Cartrio Policial enorme, acarretando srias conseqncias ao bom andamento do trabalho investigativo rotineiramente

desenvolvido pelas unidades policiais, distritais e especializadas, conforme demonstra o Anexo 01 do presente projeto. No quadro abaixo, temos demonstrada a situao salarial atual, em incio de carreira, de um Inspetor de Polcia de 6 Classe, Oficial de Cartrio Policial de 6 Classe e Investigador Policial de 3 Classe, que, como j vimos, ostentam, por flagrante incorreo da Lei 3.586/2001, o mesmo ndice de escalonamento salarial , que o ndice 710:
Inspetor de Polcia, Oficial de Cartrio Policial e Investigador Policial
Junho de 2011 Salrio Bruto Inicial ndice 710 Fator de Clculo 0,81148 Vencimento
R$576,15

AAPP 230%
R$1.325,14

GHP 25%
R$144,03

Total: R$2.045,32 Observaes: No foram computados R$350,00 de Gratificao do Programa de Qualificao para Exerccio em Delegacia Legal (PQDL) No foram computados R$850,00 de Gratificao do Programa Delegacia Legal, j que nem todos os servidores recebem essa gratificao, sobre a qual incidem normalmente os descontos de Rioprevidncia e IRPF-RF. No foram computados R$1.500,00 de Gratificao Delegacia Legal CORE, j que nem todos os servidores recebem essa gratificao, sobre a qual incidem normalmente os descontos de Rioprevidncia e IRPF-RF. No foram computados R$176,00 de Auxlio-Alimentao, sobre o qual no incide nenhum desconto. Salrio Lquido Inicial Salrio Bruto Vencimento + AAPP + GHP + Gratificao (PQDL ou PDL ou PDL CORE)
R$2.395,32 (Gratificao PQDL) R$2.895,32 (Gratificao PDL) R$3.545,32 (Gratificao DL CORE)

Rioprevidncia 11%
R$263,48 R$318,48 R$389,98

Imposto de Renda IRPF RF


R$47,45 R$105,58 R$204,33

Salrio Lquido

R$2.084,39 R$2.471,26 R$2.951,01

SINDPOL RJ

Pgina 14

2.5.

A existncia de dois cargos (Tcnico Policial de Necropsia e Auxiliar Policial de Necropsia) semelhantes, com atribuies funcionais semelhantes, porm com nveis de escolaridade e escalonamento salarial distintos.

A Lei 3.586/2001 dispe, quanto atividade policial tcnico-cientfica pericial, sobre a existncia de cinco cargos: Engenheiro Policial de Telecomunicaes, Perito Legista, Perito Criminal, Papiloscopista Policial, Tcnico Policial de Necropsia e Auxiliar Policial de Necropsia.

LEI 3.586/2001 Artigo 1. O Quadro Permanente da Polcia Civil do Estado do Estado do Rio de Janeiro integrado pelos seguintes grupos de classes: (...)

GRUPO II AGENTES DE POLCIA ESTADUAL DE APOIO TCNICO-CIENTFICO Engenheiro Policial de Telecomunicaes Perito Legista Perito Criminal Papiloscopista Policial Tcnico Policial de Necropsia Auxiliar Policial de Necropsia

Seo II Da Escolaridade Artigo 21. Ser exigido do candidato para ingresso na Polcia Civil possuir, quanto ao grau de escolaridade, comprovado por ocasio da posse: IX Tcnico Policial de Necropsia: diploma de ensino mdio ou equivalente, devidamente registrado; X Auxiliar Policial de Necropsia: certificado de concluso do ensino fundamental, ou equivalente, devidamente registrado.

SINDPOL RJ

Pgina 15

ANEXO V CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DA POLCIA CIVIL ATRIBUIES GENRICAS TCNICO POLICIAL DE NECROPSIA Exercer atividades de natureza repetitiva relativa execuo de trabalhos operacionais-complementares, na rea de antomo-patologia, abrangendo a realizao de necropsia e dissecao de cadveres, sob superviso direta de Peritos Policiais, bem assim conservao do material tcnico, em qualquer rgo da Polcia Civil, compatvel com suas atribuies. Exercer outras atividades que forem definidas por lei ou outro ato normativo. AUXILIAR POLICIAL DE NECROPSIA Exercer atividades de natureza repetitiva relacionada remoo, lavagem e asseio de cadveres, limpeza e conservao de necrotrios, em qualquer rgo da Polcia Civil, compatvel com suas atribuies. Exercer outras atividades que forem definidas por lei ou outro ato normativo.

Os cargos de Tcnico Policial de Necropsia e Auxiliar Policial de Necropsia, cada um com trs classes (1, 2 e 3) tm, como pr-requisito para ingresso nos cargos, respectivamente, o nvel mdio e o nvel elementar, alm de possurem escalonamento salarial distinto.

Mas, como j dito, a maioria dos atuais ocupantes desses cargos possui nvel superior, notadamente nas reas biomdicas, o que, como j dito, facilmente verificvel, seja na SRF/DRH, seja na Acadepol.

E, considerando a natureza das atribuies funcionais dos cargos, ambos realizam atividades muito semelhantes, porm, adstritas ao ambiente mdico legal.

Entretanto, a Polcia Tcnico-Cientfica no se resume aos institutos mdico legais, em que pese a notria importncia dessas casas de cincia forense.

Temos, por exemplo, os postos do ICCE, onde, hodiernamente, muitos Inspetores de Polcia e Oficiais de Cartrio Policial encontram-se lotados e trabalhando em atividades acessrias s atividades desenvolvidas naquelas unidades policiais tcnico-cientficas.
SINDPOL RJ Pgina 16

Da se depreende a necessidade de criao de um novo cargo policial, condizente com a realidade profissional hoje vivida pela Polcia TcnicaCientfica, e que tenha por atribuies funcionais as atividades acessrias s atividades periciais, mdico-legais e criminais.

E tal cargo, a toda evidncia, s pode ter uma nomenclatura: Agente de Polcia Tcnico-Cientfica, que, como adiante veremos, ser formado atravs de provimento por derivao dos atuais cargos de Tcnico Policial de Necropsia e Auxiliar Policial de Necropsia.

2.6.

O desestimulo ao aperfeioamento tcnico-profissional.

Sobre o necessrio aperfeioamento tcnico-profissional do policial civil, o Regulamento do Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro, aprovado pelo Decreto 3.044/1980, dispe que:

DECRETO 3.044/1980 DO CDIGO DE TICA POLICIAL Artigo 11. O policial manter observncia, tanto mais rigorosa quanto mais elevado for o grau hierrquico, dos seguintes preceitos de tica: (...) XI. Cultuar o aprimoramento tcnico-profissional; (...) DAS TRANSGRESSES DISCIPLINARES Artigo 16. So transgresses disciplinares: XXXV. Violar o cdigo de tica policial. Artigo 17. As transgresses disciplinares so classificadas como: I. Leves; II. Mdias; III. Graves. 1o. So de natureza leve as transgresses enumeradas nos incisos I e XII do artigo anterior; 2o. So de natureza mdia as transgresses enumeradas nos incisos XIII e XXI do artigo anterior; 3o. So de natureza grave as transgresses enumeradas nos incisos XXII e XXXV do artigo anterior;
SINDPOL RJ Pgina 17

Destarte, pelo acima exposto, conclui-se que o policial civil que no se aprimora profissionalmente pratica falta grave, por violar o Cdigo de tica Policial, que dele exige o culto ao aprimoramento tcnico-profissional. E tal exigncia o aprimoramento tcnico profissional consequncia lgica do exerccio da atividade policial, cuja essncia a investigao e consequente represso ao crime, fenmeno scio-cultural to mutvel e dinmico quanto a Sociedade em que vivemos.

Esse aprimoramento tcnico profissional, a toda evidncia, s pode ser realizado nos bancos acadmicos, o que demanda tempo, com o consequente sacrfico de horas de folga e convvio familiar e, evidentemente, custos financeiros.

Entretanto, esse necessrio aprimoramento tcnico profissional do policial civil no estimulado como deveria ser pelo Estado, muito pelo contrrio.

Seno, vejamos o que preconiza o Decreto 3.044/1980:

DECRETO 3.044/1980 DA PROMOO POR MERECIMENTO Artigo 193. A promoo por merecimento dar-se- por escolha entre os policiais civis que integrarem o Quadro de Promoo por Merecimento (QPM) obedecendo a feitura deste ordem rigorosa de classificao por pontos obtidos. (...) Artigo 194. O merecimento do policial civil ser apurado em pontos positivos e negativos, levando-se em conta os fatores seguintes: (...) IV. Aprimoramento de sua cultura geral especfica, atravs de cursos especializados; Artigo 211. Os incisos III, IV, V e VI do artigo 194 sero mensurados atravs dos assentamentos funcionais de curriculum vitae, atribuindo-se ao policial civil conceito na classe concorrente, em cada inciso, que variar na forma abaixo: (...) a) Cultura geral: 03 (trs) pontos por curso superior completo, at o limite de 09 (nove) pontos, desde que no exigvel para o ingresso na srie de classe; (Com redao dada pelo Decreto n 35.967, de 29.07.2004)

SINDPOL RJ

Pgina 18

II. Aprimoramento de sua cultura geral e especfica, atravs de cursos na instituio policial ou fora dela: a) Cultura geral: 02 (dois) pontos por curso superior completo, sem limite, desde que no exigvel para o ingresso na srie de classe; 01 (um) ponto por curso, com durao mnima de 40 (quarenta) horas, at o limite de 05 (cinco) pontos. b) cultura especfica: 01 (um) ponto por curso, at o limite de 05 (cinco) pontos.

Pelo que se depreende do Artigo 211, II, b, do Decreto 3.044/1980, aps realizar cinco cursos de aperfeioamento profissional, o policial civil deixa de pontuar para merecimento, ainda que realize outros cursos de aperfeioamento profissional.

Vejamos, agora, o que preconiza outro diploma legal, a Lei 3.586/2001, que dispe sobre o quadro permanente da PCERJ:

LEI 3.586/2001 Artigo 1. O Quadro Permanente da Polcia Civil do Estado do Estado do Rio de Janeiro integrado pelos seguintes grupos de classes:

GRUPO I AUTORIDADE POLICIAL Delegado de Polcia GRUPO II AGENTES DE POLCIA ESTADUAL DE APOIO TCNICO-CIENTFICO Engenheiro Policial de Telecomunicaes Perito Legista Perito Criminal Papiloscopista Policial Tcnico Policial de Necropsia Auxiliar Policial de Necropsia

SINDPOL RJ

Pgina 19

GRUPO III AGENTES DE POLCIA ESTADUAL DE INVESTIGAO E PREVENO CRIMINAIS Inspetor de Polcia Oficial de Cartrio Policial Investigador Policial Piloto Policial

Captulo II DOS VENCIMENTOS E VANTAGENS Artigo 6 O Policial Civil perceber, mensalmente, alm de outras vantagens previstas em Lei: I. II. III. IV. V. Vencimento; Adicional de Atividade Perigosa; Adicional por Tempo de Servio; Gratificao de Habilitao Profissional; Gratificao de Atividade Tcnico-Cientfica de Nvel Superior.

Seo II Do Adicional de Atividade Perigosa Artigo 9. devido adicional de atividade perigosa aos integrantes dos Grupos II (Agentes de Polcia Estadual de Apoio Tcnico-Cientfico) e III (Agentes de Polcia Estadual de Investigao e Preveno Criminais), no percentual em 230% (duzentos e trinta por cento) sobre o vencimento base. Seo III Do Adicional por Tempo de Servio Artigo 10. O adicional por tempo de servio devido ao policial civil na forma da legislao em vigor.

SINDPOL RJ

Pgina 20

Seo IV Da Gratificao de habilitao Profissional Artigo 11 A Gratificao de Habilitao Profissional devida ao policial civil pelos cursos realizados com aproveitamento, nos percentuais a seguir fixados: I. Formao profissional: 10% (dez por cento); II. Aperfeioamento profissional: 15% (quinze por cento); III. Especializao profissional: 25% (vinte e cinco por cento); IV. Superior de Polcia: 30% (trinta por cento). 1. A hiptese do inciso I aplica-se exclusivamente s carreiras pertencentes aos Grupos II e III. 2. A gratificao de que trata este artigo incidir apenas sobre o vencimento base. Artigo 12 O policial civil, com mais de um curso previsto no artigo 11 far jus gratificao de maior valor percentual, vedada a sua acumulao.

Seo V Da Gratificao de Atividade Tcnico-cientfica de Nvel Superior Artigo 13 A Gratificao de Atividade Tcnico-Cientfica de Nvel Superior devida aos membros das carreiras de nvel superior do Grupo II (Agentes de Polcia Estadual de Apoio Tcnico-Cientfico) e corresponde a 100% do vencimento base.

Pelo exposto, depreende-se que todos os policiais civis tm direito, luz do Artigo 6 da Lei 3.586/2001 a percepo de Vencimento (vencimento base), Adicional de Atividade Perigosa (AAPP, atualmente, 230% sobre o vencimento base), Adicional por Tempo de Servio (trinios), Gratificao de Habilitao Profissional (GHP) e Gratificao de Atividade Tcnico-Cientfica de Nvel Superior (GATCNS, de 100% sobre o vencimento base). A SENASP Secretaria Nacional de Segurana Pblica, desde 2005, afirma que a atividade de investigao atividade multidisciplinar tcnico-cientfica de nvel superior.

SINDPOL RJ

Pgina 21

Com o advento da Lei 4.020, de 06 de Dezembro de 2002, os cargos de Inspetor de Polcia, Oficial de Cartrio Policial e Papiloscopista Policial passaram a ter, como pr-requisito para ingresso no cargo, a exigncia de nvel superior.
LEI 4.020/2002 Artigo 3 Os incisos V e VI do artigo 21, da Lei n 3.586, de 21 de junho de 2001, passam a vigorar com a seguinte redao: "Artigo 21 (...) V Inspetor de Polcia: diploma de curso superior devidamente registrado; VI Oficial de Cartrio Policial e Papiloscopista Policial: diploma de curso superior devidamente registrado. (...)"

A PCERJ, recentemente (2009/2010), realizou e finalizou, com sucesso, concursos pblicos para provimento do cargo de Inspetor de Polcia (500 vagas) e Oficial de Cartrio Policial (300 vagas), exigindo dos candidatos ao cargo o nvel superior.

E os Inspetores de Polcia e Oficiais de Cartrio Policial dos concursos anteriores aos concursos de 2009/2010, na sua imensa maioria, possuem nvel superior, assim como tambm a imensa maioria dos ocupantes do cargo de Investigador Policial e Tcnico Policial de Necropsia, o que pode ser facilmente comprovado junto SRF/DRH/PCERJ.

Da se depreende a necessidade de reformar o Artigo 13 da Lei 3.586/2001, que, na sua redao atual, beneficia apenas os integrantes do Grupo II Agentes de Polcia Estadual de Apoio Tcnico-Cientfico, cujos cargos tenham como prrequisito o nvel superior, quais sejam, Peritos Legistas, Peritos Criminais e Papiloscopistas Policiais.

Cabe ainda ressalvar que com o advento e expanso do Programa Delegacia Legal todos os policiais civis saem da Acadepol, embora recm-formados, j qualificados para atuar, direta ou indiretamente, nesse programa, motivo pelo qual
SINDPOL RJ Pgina 22

esto aptos a receber, na forma do Artigo 11, III, da Lei 3.586/2001, a Gratificao de Habilitao Profissional de 25% sobre seu vencimento base, pois o curso Delegacia Legal reconhecido pela Superior Administrao como curso de especializao profissional.

Temos, entretanto, a seguinte e inusitada situao: se, logo aps ingressar na PCERJ, o policial civil j comea a receber a Gratificao de Habilitao Profissional, em seu patamar mximo, que de 25% sobre o vencimento base, que estmulo ter para, por exemplo, realizar um curso de ps-graduao, mestrado, ou doutorado?

Na atual situao, aps realizar cinco cursos de aperfeioamento profissional, a pontuao para promoo por merecimento cessa, e ele no ter qualquer acrscimo em sua Gratificao de Habilitao Profissional, caso realize outro curso de aperfeioamento profissional ou acadmico

Essa situao precisa e pode, facilmente, ser modificada, como adiante veremos.

Resumo do Tpico: Quebra de Hierarquia Salarial. Defasagem e desproporcionalidade do escalonamento salarial. Seis classes dos cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial. Alta evaso dos quadros para outras instituies. Dois cargos (Tcnico Policial de Necropsia e Auxiliar Policial de Necropsia) semelhantes, porm com nveis de escolaridade e escalonamento salarial distintos. Desestimulo ao aperfeioamento tcnico-profissional.

SINDPOL RJ

Pgina 23

3. SOLUES

A instrumentalizao do presente projeto se far atravs de mensagem (projeto de lei, em regime de urgncia) do Ilm Sr. Chefe do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, Governador Srgio Cabral Filho, ALERJ, para conhecimento e transformao em lei alteradora da atual redao da Lei 3.586/2001. 3.1. 3.2. 3.3. Quebra de Hierarquia Salarial. Defasagem e desproporcionalidade do escalonamento salarial. Seis classes dos cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial. 3.4. 3.5. Alta evaso dos quadros para outras instituies. Dois cargos semelhantes, porm com nveis de escolaridade e escalonamento salarial distintos.
SOLUO Reforma do atual Quadro Permanente da PCERJ, modificando atribuies, cargos, classes e ndices, da seguinte forma:

Provimento por derivao das seis classes (6, 5, 4, 3, 2 e Comissrio de Polcia) dos cargos de Inspetor de Polcia e Oficial de Cartrio Policial para trs classes (3, 2 e Comissrio de Polcia).

Extino do cargo de Investigador Policial, com suas trs classes (3, 2 e 1), assegurando-se aos atuais ocupantes do cargo o provimento por derivao para o cargo de Inspetor de Polcia de 4 classe ou Oficial de Cartrio Policial de 4 classe, por livre opo no apostilamento.

Extino dos cargos de Tcnico Policial de Necropsia e Auxiliar Policial de Necropsia, com suas trs classes (3, 2 e 1), assegurando-se aos atuais ocupantes dos cargos o provimento por derivao para o cargo de Agente de Polcia Tcnico-Cientfica, com quatro classes (4, 3, 2 e 1).

Adoo do ndice de escalonamento 1.500, proporcionalizado de forma equnime entre os cargos e classes e extino de cargos vagos ociosos.

SINDPOL RJ

Pgina 24

Lei 3.586/2001 Grupo II Agentes de Polcia Estadual de Apoio Tcnico-Cientfico SITUAO ATUAL JUNHO/2011 Fator de Clculo 0,81148 Cargo Engenheiro Policial de Telecomunicaes Classe Singular Escolaridade Curso Superior ndice 1.250 Vencimento
R$1.014,35

Quantitativo 10 10

Total de cargos Engenheiro Policial de Telecomunicaes Perito Legista Perito Legista Perito Legista 1 2 3 Curso Superior Curso Superior Curso Superior 1.250 1.100 1.000
R$1.014,35 R$892,62 R$811,48

100 150 250 500

Total de cargos Perito Legista Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal 1 2 3 Curso Superior Curso Superior Curso Superior 1.250 1.100 1.000
R$1.014,35 R$892,62 R$811,48

100 150 285 535

Total de cargos Perito Criminal Papiloscopista Policial Papiloscopista Policial Papiloscopista Policial 1 2 3 Curso Superior Curso Superior Curso Superior 1.000 880 830
R$811,48 R$714,10 R$673,52

150 200 350 700

Total de cargos Papiloscopista Policial Tcnico Policial de Necropsia Tcnico Policial de Necropsia Tcnico Policial de Necropsia 1 2 3 Ensino Mdio Ensino Mdio Ensino Mdio 780 700 650
R$632,95 R$568,03 R$527,46

50 80 130 260

Total de cargos Tcnico Policial de Necropsia Auxiliar Policial de Necropsia Auxiliar Policial de Necropsia Auxiliar Policial de Necropsia 1 2 3 Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental 630 580 550
R$511,23 R$470,65 R$446,31

50 80 100 230 2.235

Total de cargos Auxiliar Policial de Necropsia Total de cargos Grupo II

SINDPOL RJ

Pgina 25

Lei 3.586/2001 Grupo II Agentes de Polcia Estadual de Apoio Tcnico-Cientfico SITUAO PRETENDIDA (Considerando o Fator de Clculo 0,81148, de Junho/2011) Cargo Engenheiro Policial de Telecomunicaes Classe Singular Escolaridade Curso Superior ndice 1.500 Vencimento
R$1.217,22

Quantitativo 10 10

Total de cargos Engenheiro Policial de Telecomunicaes Perito Legista Perito Legista Perito Legista 1 2 3 Curso Superior Curso Superior Curso Superior 1.500 1.450 1.400
R$1.217,22 R$1.176,64 R$1.136,07

100 150 250 500

Total de cargos Perito Legista Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal 1 2 3 Curso Superior Curso Superior Curso Superior 1.500 1.450 1.400
R$1.217,22 R$1.176,64 R$1.136,07

100 150 285 535

Total de cargos Perito Criminal Papiloscopista Policial Papiloscopista Policial Papiloscopista Policial 1 2 3 Curso Superior Curso Superior Curso Superior 1.400 1.350 1.300
R$1.136,07 R$1.095,49 R$1.054,92

150 200 350 700

Total de cargos Papiloscopista Policial Agente de Polcia Tcnico-Cientfica Agente de Polcia Tcnico-Cientfica Agente de Polcia Tcnico-Cientfica Agente de Polcia Tcnico-Cientfica 1 2 3 4 Ensino Mdio Ensino Mdio Ensino Mdio Ensino Mdio 1.250 1.200 1.150 1.100
R$1.014,35 R$973,77 R$933,20 R$892,62

110 120 130 140 500 2.245

Total de cargos Agente de Polcia Tcnico-Cientfica Total de cargos Grupo II

SINDPOL RJ

Pgina 26

Reenquadramento de Cargos, Classes e ndices Provimento por Derivao Tcnico Policial de Necropsia e Auxiliar Policial de Necropsia Agente de Polcia Tcnico-cientfica com 04 classes GRUPO II AGENTES DE POLCIA ESTADUAL DE APOIO TCNICO-CIENTFICO Antes do Reenquadramento Cargo Tcnico Policial de Necropsia Classe 1 Depois do Reenquadramento Cargo Agente de Polcia Tcnico-Cientfica Classe 1

Tcnico Policial de Necropsia

Agente de Polcia Tcnico-Cientfica

Tcnico Policial de Necropsia

Agente de Polcia Tcnico-Cientfica

Auxiliar Policial de Necropsia Auxiliar Policial de Necropsia Auxiliar Policial de Necropsia

1 2 3

Agente de Polcia Tcnico-Cientfica

SINDPOL RJ

Pgina 27

Lei 3.586/2001 Grupo III Agentes de Polcia Estadual de Investigao e Preveno Criminais SITUAO ATUAL JUNHO/2011 Fator de Clculo 0,81148 Cargo Piloto Policial Classe Singular Escolaridade
Ensino Mdio Carta de Piloto comercial do DAC

ndice 1.250

Vencimento
R$1.014,35

Quantitativo 10

Total de cargos Piloto Policial Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia
Comissrio de Polcia

10 1.000 880 830 750 730 710


R$811,48

Curso Superior Curso Superior Curso Superior Curso Superior Curso Superior Curso Superior

400 550 850 2.040 3.069 5.105 12.014

2 3 4 5 6

R$714,10 R$673,52 R$608,61 R$592,38 R$576,15

Total de cargos Inspetor de Polcia Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial
Comissrio de Polcia

Curso Superior Curso Superior Curso Superior Curso Superior Curso Superior Curso Superior

1.000 880 830 750 730 710

R$811,48 R$714,10 R$673,52 R$608,61 R$592,38 R$576,15

300 400 600 700 1.000 1.500 4.500

2 3 4 5 6

Total de cargos Oficial de Cartrio Policial Investigador Policial Investigador Policial Investigador Policial 1 2 3 Ensino Mdio Ensino Mdio Ensino Mdio 780 730 710
R$632,95 R$592,38 R$576,15

500 1.000 2.000 3.500 20.024

Total de cargos Investigador Policial Total de cargos Grupo III

SINDPOL RJ

Pgina 28

Lei 3.586/2001 Grupo III Agentes de Polcia Estadual de Investigao e Preveno Criminais SITUAO PRETENDIDA (Considerando o Fator de Clculo 0,81148, de Junho/2011) Cargo Piloto Policial Classe Singular Escolaridade
Ensino Mdio Carta de Piloto comercial do DAC

ndice 1.500

Vencimento
R$1.217,22

Quantitativo 20

Total de cargos Piloto Policial Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia
Comissrio de Polcia

20 1.400 1.350 1.300 1.250


R$1.136,07 R$1.095,49 R$1.054,92 R$1.014,35

Curso Superior Curso Superior Curso Superior Curso Superior

2.300 2.350 2.400 2.450 9.500

2 3 4

Total de cargos Inspetor de Polcia Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial
Comissrio de Polcia

Curso Superior Curso Superior Curso Superior Curso Superior

1.400 1.350 1.300 1.250

R$1.136,07 R$1.095,49 R$1.054,92 R$1.014,35

900 1.000 1.100 1.200 4.200 13.720

2 3 4

Total de cargos Oficial de Cartrio Policial Total de cargos Grupo III

SINDPOL RJ

Pgina 29

Reenquadramento de Cargos, Classes e ndices Provimento por Derivao Inspetor de Polcia e Investigador Policial Inspetor de Polcia com 04 classes GRUPO III AGENTES DE POLCIA ESTADUAL DE INVESTIGAO E PREVENO CRIMINAIS

Antes do Reenquadramento Cargo Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Classe Comissrio 2

Depois do Reenquadramento Cargo Inspetor de Polcia Classe Comissrio

Antes do Reenquadramento Cargo Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Classe 3 4

Depois do Reenquadramento Cargo Inspetor de Polcia Classe 2

Antes do Reenquadramento Cargo Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Classe 5 6

Depois do Reenquadramento Cargo Inspetor de Polcia Classe 3

Antes do Reenquadramento Cargo Investigador Policial Investigador Policial Investigador Policial Classe 1 2 3

Depois do Reenquadramento Cargo Inspetor de Polcia Classe 4

SINDPOL RJ

Pgina 30

Reenquadramento de Cargos, Classes e ndices Provimento por Derivao Oficial de Cartrio Policial e Investigador Policial Oficial de Cartrio Policial com 04 classes GRUPO III AGENTES DE POLCIA ESTADUAL DE INVESTIGAO E PREVENO CRIMINAIS

Antes do Reenquadramento Cargo Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Classe Comissrio 2

Depois do Reenquadramento Cargo Oficial de Cartrio Policial Classe Comissrio

Antes do Reenquadramento Cargo Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Classe 3 4

Depois do Reenquadramento Cargo Oficial de Cartrio Policial Classe 2

Antes do Reenquadramento Cargo Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Classe 5 6

Depois do Reenquadramento Cargo Oficial de Cartrio Policial Classe 3

Antes do Reenquadramento Cargo Investigador Policial Investigador Policial Investigador Policial Classe 1 2 3

Depois do Reenquadramento Cargo Oficial de Cartrio Policial Classe 4

SINDPOL RJ

Pgina 31

MODIFICAES NECESSRIAS QUANTO S ATRIBUIES FUNCIONAIS Atribuies funcionais do Investigador Policial so atribudas ao Inspetor de Polcia. Atribuies funcionais do Tcnico Policial de Necropsia e Auxiliar Policial de Necropsia so conjugadas e atribudas ao Agente de Polcia Tcnico-Cientfica. As antigas atribuies funcionais do extinto cargo de Tcnico Policial de Laboratrio, que couberam, na redao inicial da Lei 3.586/2001, ao Inspetor de Polcia, so transferidas ao Agente de Polcia Tcnico-Cientfica. ANEXO V LEI 3.2586/2001 CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DA POLCIA CIVIL ATRIBUIES GENRICAS NOVA REDAO INSPETOR DE POLCIA

Exercer atividades, envolvendo superviso, coordenao, orientao, controle e chefia de policiais civis, bem como assistncia s autoridades superiores em assuntos tcnicos especializados e fiscalizao de trabalhos de segurana, investigaes e operaes policiais. Exercer a segurana de autoridades, de bens e de servios ou de reas de interesse da segurana interna, bem assim investigaes e operaes policiais, com vistas apurao de atos e fatos que caracterizam infraes penais. Exercer, ainda, quando exigidas, no concurso pblico, a especialidade e habilitao profissionais, atividades de natureza tcnica, envolvendo superviso, orientao e execuo de servios em oficinas ou unidades policiais relacionadas com a funo, bem assim a reviso de trabalho de equipes de funcionrios de categoria igual ou inferior, alm de outras relativas s reas de informtica e de telecomunicaes policiais. Executar, quando exigidas a especialidade e habilitao profissional, atividades envolvendo operaes em diversos aparelhos de telecomunicaes integrantes do sistema de telecomunicaes de segurana, zelando por sua limpeza e conservao. Exercer, com autonomia ou sob superviso, coordenao e orientao superior, atividades de natureza qualificada, compreendendo a execuo de trabalhos relacionados ao transporte de autoridades, garantindolhes a segurana, a conduo de viaturas policiais, ostensivas ou no, a conservao de veculos sob sua responsabilidade, em qualquer rgo da Polcia Civil, com vistas preveno e apurao de condutas que caracterizem ilcitos penais. Executar, quando exigidas a especialidade e/ou habilitao profissional atividades de orientao e execuo de trabalhos relacionados produo de fotografias, inclusive reprodues e ampliaes, em locais de infraes penais, onde quer que se faa necessrio o emprego da tcnica fotogrfica na investigao policial. Exercer atividades relacionadas custdia temporria, escolta e conduta de pessoas presas nas carceragens e xadrezes policiais. Registrar a existncia de bens e valores de pessoas recolhidas em unidades policiais.
SINDPOL RJ Pgina 32

Zelar pela higiene, conservao e segurana das instalaes carcerrias e xadrezes, preservando a integridade fsica e a segurana de pessoas recolhidas s suas dependncias. Promover permanentes inspees nas instalaes carcerrias e xadrezes policiais. Providenciar a distribuio da alimentao e sempre que necessrio, solicitar autoridade policial assistncia jurdica, mdica e familiar dos presos. Fiscalizar as visitas de pessoas presas quando autorizadas pelas autoridades competentes, impedindo que objetos, aparelhos ou quaisquer instrumentos no permitidos possam ser introduzidos nas dependncias destinadas ao recolhimento provisrio de presos. Dirigir viaturas policiais, quando a situao o exigir, em qualquer rgo da Polcia Civil, compatvel com suas funes. Exercer, quando ocupante da classe Comissrio de Polcia, alm da assistncia s autoridades superiores em assuntos tcnicos especializados e fiscalizao de trabalhos de segurana, investigaes e operaes policiais, segurana de autoridades, bens, servios e de reas de interesse da segurana pblica, investigaes e operaes policiais, com vistas apurao de atos e fatos que caracterizam infraes penais, tambm, a superviso, coordenao, orientao e o controle de chefias de equipes de policiais civis hierarquicamente subordinados. Exercer outras atividades que forem definidas por lei ou outro ato normativo.

AGENTE DE POLCIA TCNICO-CIENTFICA

Exercer atividades de natureza repetitiva relativa execuo de trabalhos operacionais-complementares, na rea de antomo-patologia, abrangendo a realizao de necropsia e dissecao de cadveres, sob superviso direta de Peritos Policiais, bem assim conservao do material tcnico, em qualquer rgo da Polcia Civil, compatvel com suas atribuies. Exercer, quando exigidas a especialidade e habilitao profissionais, atividades de natureza repetitiva, compreendendo a execuo qualificada, sob superviso e orientao superior, dos trabalhos laboratoriais, relativos a determinaes, dosagens e anlises em geral, com vistas investigao policial, operar radiografias em vivo e em cadver, para localizao de projteis de arma de fogo ou outros, bem como tcnicas histolgicas e hematolgicas. Zelar, quando incumbido de sua guarda, pelo instrumento tcnico e cientfico dos laboratrios de percias, encarregando-se de sua preparao para exame em geral, limpeza e conservao. Exercer atividades de natureza repetitiva relacionada remoo, lavagem e asseio de cadveres, limpeza e conservao de necrotrios, em qualquer rgo da Polcia Civil, compatvel com suas atribuies. Exercer outras atividades que forem definidas por lei ou outro ato normativo.

SINDPOL RJ

Pgina 33

3.6.

Desestimulo ao aperfeioamento tcnico-profissional.

Soluo Reforma de dispositivos da Lei 3.586/2001

Reforma do Artigo 11 da Lei 3.586/2001 Reforma do Artigo 13 da Lei 3.586/2001

REDAO ATUAL LEI 3.586/2001 Artigo 11 A Gratificao de Habilitao Profissional devida ao policial civil pelos cursos realizados com aproveitamento, nos percentuais a seguir fixados: I. Formao profissional: 10% (dez por cento); II. Aperfeioamento profissional: 15% (quinze por cento); III. Especializao profissional: 25% (vinte e cinco por cento); IV. Superior de Polcia: 30% (trinta por cento). 1. A hiptese do inciso I aplica-se exclusivamente s carreiras pertencentes aos Grupos II e III. 2. A gratificao de que trata este artigo incidir apenas sobre o vencimento base.

Artigo 12 O policial civil, com mais de um curso previsto no artigo 11 far jus gratificao de maior valor percentual, vedada a sua acumulao.

Artigo 13 A Gratificao de Atividade Tcnico-Cientfica de Nvel Superior devida aos membros das carreiras de nvel superior do Grupo II (Agentes de Polcia Estadual de Apoio Tcnico-Cientfico) e corresponde a 100% do vencimento base.

SINDPOL RJ

Pgina 34

REDAO PRETENDIDA LEI 3.586/2001 Artigo 11 A Gratificao de Habilitao Profissional devida ao policial civil pelos cursos realizados com aproveitamento, nos percentuais a seguir fixados: I. Formao profissional: 10% (dez por cento); II. Aperfeioamento profissional: 15% (quinze por cento); III. Especializao profissional: 25% (vinte e cinco por cento); IV. Superior de Polcia: 30% (trinta por cento). V. Aprimoramento Acadmico Ps Graduao: 40% (quarenta por cento). VI. Aprimoramento Acadmico Mestrado: 50% (cinquenta por cento). VII. Aprimoramento Acadmico Doutorado: 60% (sessenta por cento). 1. A hiptese do inciso I aplica-se exclusivamente s carreiras pertencentes aos Grupos II e III. 2. A gratificao de que trata este artigo incidir apenas sobre o vencimento base. Artigo 12 O policial civil, com mais de um curso previsto no artigo 11 far jus gratificao de maior valor percentual, vedada a sua acumulao para efeitos pecunirios, permitindo-se, entretanto, a acumulao para efeito de contagem de pontos para promoo por merecimento.

Artigo 13 A Gratificao de Atividade Tcnico-Cientfica de Nvel Superior devida aos membros das carreiras do Grupo II (Agentes de Polcia Estadual de Apoio Tcnico-Cientfico) e Grupo III (Agentes de Polcia Estadual de Investigao e Preveno Criminais) que comprovem a concluso de curso superior em instituio de ensino reconhecida pelo MEC, em qualquer rea de conhecimento, e corresponde a 100% do vencimento base.

SINDPOL RJ

Pgina 35

4. CONCLUSO Ilm Sr. Chefe da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Dr Martha Mesquita da Rocha. O presente projeto, infelizmente, no representa a derradeira soluo para o crnico problema salarial que oprime, h anos, a categoria policial civil do Estado do Rio de Janeiro. Mas , inequivocamente, um grande avano na questo, por solucionar, de uma s vez, duas graves questes, quais sejam a quebra de hierarquia salarial e promover a necessria equalizao do atual escalonamento vertical, com a adoo do ndice 1.500 como topo e sua consequente proporcionalizao em 50 pontos percentuais para os cargos e classes. Alm disso, acessoriamente, o presente projeto repara diversas questes envolvendo cargos ociosos e a fragmentao excessiva de atribuies funcionais, alm de promover o justo reconhecimento da natureza tcnico-cientfica da atividade investigativa, com a criao das gratificaes de aprimoramento acadmico e a extenso da gratificao de atividade tcnico-cientfica de nvel superior a todos os policiais civis que comprovem a concluso de curso superior. Da a importncia de promover, cumulativamente, todas as propostas aqui formuladas. fato pblico e notrio que muitos policiais civis, infelizmente por absoluta necessidade financeira, dedicam suas horas de folga ao vulgarmente denominado bico, prtica nefasta que deve ser severamente combatida, j que, alm de vedada por nossa legislao estatutria que exige dedicao integral atividade policial configura flagrante violao ao Princpio da Moralidade Administrativa, consagrado no Artigo 37 da Magna Carta de 1988. Ao atuar, ainda que informalmente, na rea de segurana privada o policial civil forosamente ver-se- obrigado a misturar interesses pblicos e particulares,

SINDPOL RJ

Pgina 36

comprometendo a eficcia da prestao dos servios de segurana pblica que lhe foram confiados.

Os novos salrios iniciais, embora ainda estejam aqum do necessrio, tero o condo de, certamente, diminuir a evaso contnua ora registrada na PCERJ, servindo para no futuro, amparar a adoo de outras medidas de resgate do poder aquisitivo de todos os policiais civis, que restou severamente lesionado ao longo dos ltimos quinze anos por sucessivos equvocos administrativos e legislativos e pela falta de uma poltica remuneratria estatal clara e objetiva. O presente Projeto de Reenquadramento dos Cargos, Classes e ndices do Quadro Permanente da PCERJ, conjugado com a implementao das restantes parcelas do reajuste outorgado em Junho de 2010, (em 48 parcelas que, esperamos, sejam antecipadas, como j tem inclusive timidamente sinalizado nesse sentido o Governo do Estado/RJ) afigura-se como importante instrumento de resgate no s da condio salarial do policial civil mas tambm e, principalmente, de sua dignidade profissional. Certos da acolhida do presente projeto, renovamos, ao ensejo, os mais elevados votos de apreo e considerao. Rio de Janeiro, 11 de Julho de 2011.

SINDPOL RJ
Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro

Carlos de Moraes Gadelha de Vasconcellos Presidente

SINDPOL RJ

Pgina 37

ANEXO I
Quantitativo de Policiais Civis em atividade Rede Medusa, em 31 de Maio de 2011

Lei 3.586/2001
Grupo III Agentes de Polcia Estadual de Investigao e Preveno Criminais
Cargo Piloto Policial Total: Cargo Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Inspetor de Polcia Total: Cargo Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Oficial de Cartrio Policial Total: Cargo Investigador Policial Investigador Policial Investigador Policial Total: Classe Singular Lei 3.586/01 10 10 Lei 3.586/01 400 550 850 2.040 3.069 5.105 12.014 Lei 3.586/01 300 400 600 700 1.000 1.500 4.500 Lei 3.586/01 500 1.000 2.000 3.500 Ocupados 06 06 Ocupados 308 470 716 1.726 1.922 525 5.667 Ocupados 268 350 408 102 09 289 1.426 Ocupados 422 234 385 1.041 Vagos 04 04 Vagos 92 80 134 314 1.147 4.580 6.347 Vagos 32 50 192 598 991 1211 3.074 Vagos 78 766 1.615 2.459

Classe Comissrio 2 3 4 5 6

Classe Comissrio 2 3 4 5 6

Classe 1 2 3

SINDPOL RJ

Pgina 38

Lei 3.586/2001
Grupo II Agentes de Polcia Estadual de Apoio Tcnico-Cientfico
Cargo Engenheiro Policial de Telecomunicaes Total: Cargo Perito Legista Perito Legista Perito Legista Total: Cargo Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Total: Cargo Papiloscopista Policial Papiloscopista Policial Papiloscopista Policial Total: Cargo Tcnico Policial de Necropsia Tcnico Policial de Necropsia Tcnico Policial de Necropsia Total: Cargo Auxiliar Policial de Necropsia Auxiliar Policial de Necropsia Auxiliar Policial de Necropsia Total: Classe Singular Lei 3.586/01 10 10 Classe 1 2 3 Lei 3.586/01 100 150 250 500 Lei 3.586/01 100 150 285 535 Lei 3.586/01 150 200 350 700 Lei 3.586/01 50 80 130 260 Lei 3.586/01 50 80 100 230 Ocupados 01 01 Ocupados 86 140 152 378 Ocupados 90 140 104 334 Ocupados 130 171 36 337 Ocupados 36 74 61 171 Ocupados 47 75 22 144 Vagos 09 09 Vagos 14 10 98 122 Vagos 10 10 181 201 Vagos 20 29 314 363 Vagos 14 06 69 89 Vagos 03 05 78 86

Classe 1 2 3

Classe 1 2 3

Classe 1 2 3

Classe 1 2 3

SINDPOL RJ

Pgina 39

ANEXO II
NOVOS SALRIOS INICIAIS DEMONSTRATIVO INSPETOR DE POLCIA E OFICIAL DE CARTRIO POLICIAL
Inspetor de Polcia de 4 Classe Oficial de Cartrio Policial de 4 Classe
Salrio Bruto Inicial ndice 1.250 Fator de Clculo 0,81148 Vencimento
R$1.014,35

AAPP 230%
R$2.333,00

GHP 25%
R$253,58

GATCNS 100%
R$1.014,35

Total: R$4.615,28 Observaes: No foram computados R$350,00 de Gratificao do Programa de Qualificao para Exerccio em Delegacia Legal (PQDL) No foram computados R$850,00 de Gratificao do Programa Delegacia Legal, j que nem todos os servidores recebem essa gratificao, sobre a qual incidem normalmente os descontos de Rioprevidncia e IRPF-RF. No foram computados R$1.500,00 de Gratificao Delegacia Legal CORE, j que nem todos os servidores recebem essa gratificao, sobre a qual incidem normalmente os descontos de Rioprevidncia e IRPF-RF. No foram computados R$176,00 de Auxlio-Alimentao, sobre o qual no incide nenhum desconto. Salrio Lquido Inicial Salrio Bruto Vencimento + AAPP + GHP + Gratificao (PQDL ou PDL ou PDL CORE)
R$4.965,28 (Gratificao PQDL) R$5.465,28 (Gratificao PDL) R$6.115,28 (Gratificao DL CORE)

Rioprevidncia 11%
R$546,18 R$601,18 R$672,68

Imposto de Renda IRPF RF


R$522,47 R$644,84 R$803,93

Salrio Lquido

R$3.896,63 R$4.219,26 R$4.638,67

SINDPOL RJ

Pgina 40

ANEXO III
NOVOS SALRIOS INICIAIS DEMONSTRATIVO AGENTE DE POLCIA TCNICO-CIENTFICA
Agente de Polcia Tcnico-Cientfica de 4 Classe
Salrio Bruto Inicial ndice 1.100 Fator de Clculo 0,81148 Vencimento
R$811,48

AAPP 230%
R$1.866,40

GHP 25%
R$202,87

GATCNS 100%
R$811,48

Total: R$3.692,23 Observaes: No foram computados R$350,00 de Gratificao do Programa de Qualificao para Exerccio em Delegacia Legal (PQDL) No foram computados R$850,00 de Gratificao do Programa Delegacia Legal, j que nem todos os servidores recebem essa gratificao, sobre a qual incidem normalmente os descontos de Rioprevidncia e IRPF-RF. No foram computados R$176,00 de Auxlio-Alimentao, sobre o qual no incide nenhum desconto. Salrio Lquido Inicial Salrio Bruto Vencimento + AAPP + GHP + Gratificao (PQDL ou PDL ou PDL CORE)
R$4.042,23 (Gratificao PQDL) R$4.542,23 (Gratificao PDL)

Rioprevidncia 11%
R$444,64 R$499,64

Imposto de Renda IRPF RF


R$303,83 R$418,93

Salrio Lquido

R$3.293,76 R$3.623,66

SINDPOL RJ

Pgina 41

ANEXO IV
Tabela Progressiva para o clculo mensal do Imposto de Renda de Pessoa Fsica a partir do exerccio de 2011, ano-calendrio de 2010.

Base de clculo mensal em R$ At 1.499,15 De 1.499,16 at 2.246,75 De 2.246,76 at 2.995,70 De 2.995,71 at 3.743,19 Acima de 3.743,19

Alquota % 7,5 15,0 22,5 27,5

Parcela a deduzir do imposto em R$ 112,43 280,94 505,62 692,78

SINDPOL RJ

Pgina 42

Vous aimerez peut-être aussi