Vous êtes sur la page 1sur 8

PLANEAMENTO DE ACTIVIDADES 2 1.

EXPRESSO DE SENTIMENTOS Oitava Maravilha do Mundo Segunda-feira (11/07/2011) Fundamentao: Segundo Trzepaz, Baker as emoes so uma manifestao externa e dinmica do estado afectivo interno do indivduo sendo desta forma observveis em todas as pessoas (2011:55). Assim sendo, as emoes so sentimentos que geralmente tem elementos psicolgicos e cognitivos que influenciam o comportamento , comportando sensaes agradveis e desagradveis (Feldman, 2001: 344). Sendo a alterao das emoes uma das principais caractersticas de algumas perturbaes psiquitricas importante que os enfermeiros promovam a expresso de emoes uma vez que estas so a expresso momentnea dos sentimentos do utente o que permi te avaliar o seu estado de esprito e a sua evoluo a longo do dia. Por outro lado, e por esta actividade realizada aps o fim -de-semana tal permite-nos avaliar como que esto emocionalmente os nossos utentes.

Objectivos para o Grupo Alvo :


y y

Promover a partilha de sentimentos e emoes; Promover a auto-estima e o reconhecimento pessoal;

Objectivos Pessoais
y y

Promover a interaco de ns alunos com os utentes; Desenvolver capacidade de observao de comportamentos durante a actividade; Desenvolver a capacidade de comunicao com os utentes.

Critrios de incluso: Utentes com evidncia de auto -estima diminuda, capacitados de juzo crtico e concentrao, a fim de garantir o sucesso da sesso .

Local da Actividade: Sala de Actividades Estruturadas.

Material:
y y y

Uma caixa Um espelho Imagens das 7 Maravilhas do Mundo

Durao: 60 minutos. Descrio da actividade: Iro ser apresentadas as Sete Maravilhas do Mundo atravs de imagens. Posto isto ser alegado a existncia de uma oitava, que at ento teria sido negligenciada, merecendo agora especial relevo. Esta oitava maravilha consiste na prpria pessoa . Para a identificao desta oi tava maravilha ser proporcionada uma caixa que contem no seu interior um espelho. Cada elemento do g rupo ser solicitado a observar o interior da caixa, individual mente, mantendo o sigilo do que observou at que todos o tenham feito de modo a no quebra r a surpresa, e dos restantes elementos no se aperceberem antecipadamente do que iro observar. No final, ser pedido a cada elemento a descrio desta oitava Maravilha de forma a sobressair os aspectos positivos que elegem como tal. Assim ser promovida a auto -estima, uma vez que permite realar o melhor de cada um, fazendo-os reflectir sobre os mesmos. Avaliao: Observao do interesse e motivao demonstrada pelos utentes no decurso da actividade (adeso). Dever ainda ser verificado se os objectivos propostos para a actividade foram ou no atingidos com sucesso. Dinamizadores: Ana Catarina e Hlder Pereira

2. TCNICA DE RELAXAMENTO Imaginao Dirigida - Tera-feira (12/07/2011) Fundamentao: O Yoga do Riso tem sido muito utilizado na actualidade para minimizar os efeitos do stress na vida quotidiana. O Yoga do Riso uma tcnica que leva o ser humano a enfrentar a vida de uma forma mais alegre. uma forma teraputica que permite libertar, de uma maneira ldica, as tenses internas e conseguir a renovao pessoal de uma forma holstica.

O riso considerado como uma terapia complementar que auxilia na melhoria do estado emocional e orgnico das pessoas, visto como medida preventiva das doenas, nomeadamente, crises situacionais, depresso e nas incapacidades que delas advm, tal como refere o Dr. Madan Kataria, mdico Indiano que criou este mtodo, o riso ajuda no processo de recuperao de todas as enfermidades/desequilbrios. Por essa razo, consideramos esta tcnica de relaxamento pertinente, uma vez que os utentes internados neste servio, de um modo geral, apresentam ansiedade, tristeza, baixa auto-estima, stress, coping ineficaz, vontade de viver diminuda, entre outros, que interfe rem negativamente na sua qualidade de vida e bem -estar pessoal como em grupo. O riso um grande estimulador, o responsvel por enviar a ordem para o crebro, atravs do hipotlamo, que sintetiza as endorfinas, especificamente as betas endorfinas. Essas substncias, que so produzidas nos momentos de bom humor e consequentemente do riso, so analgsicas, similares s morfinas, mas com maior eficcia. O simples esboar de um sorriso, o riso ou uma boa e intensa gargalhada, cria uma onda vibratria que pr opicia de imediato um relaxamento corporal que se estende para todo o corpo, dando uma sensao de bem -estar fsico, mental e 6yemocional. O crebro no distingue o riso espontneo do riso forado, reconhece apenas o riso como sinal de alegria e felicidad e, por este motivo, resulta igual o benefcio de rir de verdade ou a fingir. Assim, as repercusses de um e outro riso para o organismo so exactamente as mesmas. Os benefcios do Yoga do Riso so muitos e de vrias ordens. De um modo geral, melhora a sade, o que traz mais qualidade de vida e bem -estar a quem o prtica. Atravs do Yoga do Riso gere -se eficazmente o stress, uma vez que se passa do estado de alerta (stress) para o estado descontrado (zen). Benefcios a nvel fsico
y y y y y y

Aumenta o nvel de oxignio no organismo; Liberta endorfinas (morfina natural do organismo); Melhora o sistema respiratrio e cardio -vascular; Aumenta a resistncia fsica, pois o sistema imunitrio fortalecido; Sensao de bem-estar; Regula o peso.

Benefcios a nvel ps icolgico


y y y y y

Aumenta a auto -estima; Combate a ansiedade; Potencia a mudana de emoes menos boas em boas; Previne os estados depressivos; Repe a energia de uma forma geral.

Benefcios sociais
y

Aproxima as pessoas. Ningum capaz de estar zangado junto de algum que ri. A qualidade de vida no trabalho sai fortificada, e o desempenho profissional o primeiro a dar conta disso mesmo Melhora as relaes interpessoais de uma forma geral.

Objectivos para o grupo alvo:


y y y

Proporcionar relaxamento fsico e mental ; Melhorar a qualidade de vida dos utentes; Promover a capacidade de reduzir e/ou controlar o stress, tenso ou ansiedade; Ensinar a desenvolver estratgias de coping; Elevar a autoconfiana dos utentes que iro participar; Estimular a criatividade dentro e fora da equipa; Aumentar a capacidade de resoluo de conflitos.

y y y y

Objectivos Pessoais
y y y

Promover a interaco dos alunos com os utentes; Desenvolver capacidade de observao; Desenvolver a capacidade de comunicao.

Critrios de incluso: Incluem-se utentes que apresentem um quadro depressivo, nomeadamente com vontade de viver diminuda, com capacidade de juzo crtico e concentrao, utentes sem dfice motor ou alterao da conscincia e sem patologia alucinatria ou

delirante, a fim de ga rantir o sucesso da sesso e prevenir possveis destabilizaes e comprometimento dos efeitos benficos. Local da Actividade : Sala das Actividades Estruturadas

Material:
y

Colches; Leitor de CDs; Cd de relaxamento; Cartolinas com Smile.

y y y

Durao: 45 minutos.

Descrio:

A sesso de Yoga do Riso comea com uma curta introduo sobre os benefcios do riso. Posteriormente, combina-se exerccios de riso com exerccios de respirao e exerccios de alongamentos, incluindo msica, dana e com adereos (colocao de cartolina representando smile na camisola ou t-shirt). Por fim, os utentes deitam-se nos colches e ao som de msica relaxante, relaxam e sentem no corpo o efeito transformador deste mtodo. Segue-se o momento de feed-back, encerrando a sesso com uma reflexo sobre resoluo de problemas e conflitos.
Avaliao:

A avaliao dos objectivos ser realizada atravs do nvel de adeso, participao, interesse e nvel de relaxamento atingido no desenvolvimento da actividade e, ainda, averiguar o grau de satisfao dos mesmos no final da actividade.
Dinamizadores: Ana Sofia Gonalves e Joana Lima.

3. EXPRESSO ARTSTICA Construo de livro de receitas Quartafeira (13/07/2011) Fundamentao: A expresso artstica tem benefcios quer seja, na criao de uma obra de arte, a tocar um instrumento ou movimentar o corpo, pois permite vivenciar, em terapia, o potencial e a fora criativa permitindo o auto -conhecimento, o encontro do equilbrio e a superao de suas dificuldades emocionais. Pretende-se tambm que com a criao deste livro deixar uma recordao no Servio e, que os utentes sintam que este internamento foi importante para a sua vida e que estes recordaro de forma positiva. Objectivos para o grupo alvo:
y y

Promover interaco em grupo; Promover a criatividade;

Objectivos Pessoais :
y y

Promover o desenvolvimento da comunicao teraputica; Promover a interaco com os utentes

Critrios de incluso: Nesta actividade podem participar todos os utentes com capacidades fsicas. Local da Actividade : Sala das Actividades Estruturadas

Material:
y y y y y

Cartolinas Lpis/marcadores de cor Tesouras Cola Folhas de papel A4

Durao: 60 minutos

Descrio: Primeiramente, ser seleccionado um primeiro grupo mais independente, que tenha capacidade para redigir uma receita e, posteriormente outro grupo com menor capacidades psquicas e fsicas que iro proceder decorao do livro.

Avaliao: A avaliao dos objectivos ser executada atravs da observao do interesse e motivao demonstrado pelos utentes ao longo da actividade e, da observao das relaes interpessoais estabelecidas e da ajuda em grupo como foi executada. Dinamizadores: Diana Castro e Ctia Carvalheira

4. DINMICA DE GRUPO Minha Bandeira Pessoal Quinta-feira (14/07/2011) Fundamentao: As dinmicas de grupo podem ser definidas como um conjunto de fenmenos que se sucedem quando duas ou mais pessoas e renem formando um grupo(Guerra e Lima,2005). Neste contexto e porque lidamos com pessoas com patologia mental as dinmicas de grupo fun cionam como uma tcnica teraputica que visa promover o desenvolvimento social e pessoal do individuo em qualquer momento do seu percurso vital. Assim sendo permite avaliar como que os utentes se comportam em grupo e como que interagem e comunicam com este, permitindo para alm disso avaliar o seu processo de pensamento ou o nvel de frustrao . A importncia das dinmicas de grupo advm ento do facto de permitirem ao indivduo ter maior conscincia de si mesmo, melhore a sua auto -estima e desenvolva as suas habilidades interpessoais e sociais. Objectivos para o grupo alvo:
y y

Promover o autoconhecimento Promover interaco em grupo;

Objectivos Pessoais :
y y

Promover o desenvolvimento da comunicao teraputica; Promover a interaco com os utentes

Critrios de excluso : Excluem-se utentes com alterao da conscincia . Local da Actividade : Sala das Actividades Estruturadas Material:
y y y y

Folha branca com uma bandeira; Lpis preto; Lpis de cor; Borracha

Durao: 45 minutos Descrio: Os utentes formam um crculo sentados. Ser distribuda uma folha com uma bandeira que cada um dos utentes dever construir respondendo as seguintes perguntas:

     

Qual a sua melhor qualidade? O que gostaria de mudar em si? Qual a pessoa que voc mais admira? Em que actividade se considera muito bom? O que que mais valoriza na vida? Que dificuldades ou facilidades encontra para interagir em grupo?
Os utentes podero responder as perguntas atravs de desenhos, palavras ou

pequenas frases. Completada a bandeira os utentes devero compartilhar as suas respostas com o resto do grupo e comentar as mesmas permitindo a cada um reflectir sobre o que descobriu sobre si mesmo e sobre o grupo com a realizao desta actividade. Avaliao: Observao do interesse e motivao demonstrada pelos utentes no decurso da actividade. Dinamizadores: Emilie Peixoto e Mafalda Portas. 5. DIA LIVRE Sexta-feira (15/07/2011)

Vous aimerez peut-être aussi