Vous êtes sur la page 1sur 19

DISCIPLINA: FSICA ONDULATRIA PROFESSOR: MARCOS

ONDAS Classificao das ondas


Uma onda um movimento causado por uma perturbao, e esta se propaga atravs de um meio. Um exemplo de onda tido quando se joga uma pedra em um lago de guas calmas, onde o impacto causar uma perturbao na gua, fazendo com que ondas circulares se propagem pela superfcie da gua.

As ondas podem ser classificadas de trs modos. Quanto natureza: Ondas mecnicas: so aquelas que precisam de um meio material para se propagar (no se propagam no vcuo). Exemplo: Ondas em cordas e ondas sonoras (som). Ondas eletromagnticas: so geradas por cargas eltricas oscilantes e no necessitam de uma meio material para se propagar, podendo se propagar no vcuo. Exemplos: Ondas de rdio, de televiso, de luz, raios X, raios laser, ondas de radar etc. Quanto direo de propagao Unidimensionais: so aquelas que se propagam numa s direo. Exemplo: Ondas em cordas. Bidimensionais: so aquelas que se propagam num plano. Exemplo: Ondas na superfcie de um lago. Tridimensionais: so aquelas que se propagam em todas as direes. Exemplo: Ondas sonoras no ar atmosfrico ou em metais. Quanto direo de vibrao Transversais: so aquelas cujas vibraes so perpendiculares direo de propagao. Exemplo: Ondas em corda.

Longitudinais: so aquelas cujas vibraes coincidem com a direo de propagao. Exemplos: Ondas sonoras, ondas em molas.

Ondas mistas Como vimos, as ondas podem vibrar de maneira transversal ou longitudinal, mas existem ondas em que esses dois modos de vibraes podem ocorrer simultaneamente. Ondas responsveis por esse tipo de vibrao so chamadas de ondas mistas. O exemplo mais comum desse tipo so aquelas que se propagam na superfcie de

um lquido. Um objeto que est flutuando sobre a gua e fica sujeito passagem de algumas ondas vibrar de maneira transversal e longitudinal ao mesmo tempo. O estudo matemtico das ondas O estudo matemtico das ondas consiste na identificao e no clculo de algumas grandezas fsicas. Dessas grandezas, importante saber identificar a amplitude e o comprimento de onda e tambm determinar a sua velocidade de propagao. a) Amplitude de oscilao A amplitude de oscilao de uma onda a distncia mxima entre o ponto de vibrao da onda e o seu eixo de equilbrio. Veja a figura abaixo:

b) Comprimento de onda O comprimento de onda a distncia que ela percorre durante um perodo. O perodo de uma onda o intervalo de tempo necessrio para que ela complete uma oscilao. Por isso comum determinarmos o comprimento de uma onda medindo a distncia entre duas cristas consecutivas ou dois vales consecutivos.

c) Velocidade de propagao das ondas As ondas se propagam com uma velocidade, que pode ser determinada se soubermos o comprimento da onda e o seu perodo ou frequncia de oscilao. Como um pulso se propaga com velocidade constante, vale a expresso s = vt. Fazendo s = , temos t = T. Logo:

Reflexo de uma Onda: Leis da Reflexo: 1a. lei: o raio incidente, o raio refletido e a normal so coplanares. 2a. lei: o ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo.

Propriedades: 1a. propriedade: na reflexo, a frequncia, a velocidade e o comprimento de onda no variam. 2a. propriedade: na reflexo, a fase pode variar ou no. Variao na Fase: Quando um pulso, propagando-se numa corda, atinge sua extremidade, pode retornar para o meio em que estava se propagando. Esse fenmeno denominado reflexo. Essa reflexo pode ocorrer de duas formas: Extremidade fixa: Se a extremidade fixa, o pulso sofre reflexo com inverso de fase, mantendo todas as outras caractersticas.

Extremidade livre: Se a extremidade livre, o pulso sofre reflexo e volta ao mesmo semiplano, isto , ocorre inverso de fase.

Refrao de uma Onda:

Leis da Refrao 1a. lei: os raios de onda incidente e refratado e a normal so coplanares 2a. lei: lei de Snell- Descartes:

Temos: n1 e n2 so ndices de refrao absolutos de um meio Aplicando a lei de Snell, temos:

Propriedades: 1a. propriedade: na refrao, a frequncia e a fase no variam. 2a. propriedade: a velocidade de propagao e o comprimento de onda variam na mesma proporo. Princpio da Superposio Interferncia de Ondas. Quando duas ou mais ondas se propagam, simultaneamente, num mesmo meio, diz-se que h uma superposio de ondas. Como exemplo, considere duas ondas propagando-se conforme indicam as figuras: Supondo que atinjam o ponto P no mesmo instante, elas causaro nesse ponto uma perturbao que igual soma das perturbaes que cada onda causaria se o tivesse atingido individualmente, ou seja, a onda resultante igual soma algbrica das ondas que cada uma produziria individualmente no ponto P, no instante considerado.

Aps a superposio, as ondas continuam a se propagar com as mesmas caractersticas que tinham antes. Os efeitos so subtrados (soma algbrica), podendo-se anular no caso de duas propagaes com deslocamento invertido.

Em resumo: Interferncia Construtiva: Quando ocorre o encontro de duas cristas, ambas levantam o meio naquele ponto; por isso ele sobe muito mais. Quando dois vales se encontram eles tendem a baixar o meio naquele ponto. Interferncia Destrutiva: Quando ocorre o encontro entre um vale e uma crista, um deles quer puxar o ponto para baixo e o outro quer pux-lo para cima. Se a amplitude das duas ondas for a mesma, no ocorrer deslocamento, pois eles se cancelam (amplitude zero) e o meio no sobe e nem desce naquele ponto. Difrao o encurvamento sofrido por uma onda quando esta encontra obstculos sua propagao. Esta propriedade das ondas foi de fundamental importncia para provar que os raios de uma onda no so retilneos. EX.: possvel escutar um som emitido atrs de uma parede, mesmo que esta tenha uma grande espessura de tal forma que o som no consiga de modo algum atravess-la. Isto nos indica que o som deve, de alguma forma, contornar o muro. Isto o que se chama de difrao.

Disperso A Disperso, um fenmeno que acontece quando uma onda, resultante da superposio de vrias outras entra num meio onde a velocidade de propagao seja diferente para cada uma de suas componentes. Consequentemente a forma da funo de onda inicial muda, sendo que sua forma uma funo do tempo. EX.: A luz branca formada por sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul escuro e violeta), que constituem seu espectro. Quando esta luz incide sobre um prisma de vidro, ela acaba sofrendo uma disperso, pois a velocidade da luz diferente para cada cor e a luz branca acaba sofrendo uma decomposio nesta passagem. O violeta o que sofre maior diminuio em sua velocidade ao passo que o vermelho a cor que sofre a menor diminuio. Polarizao A Polarizao um fenmeno que acontece somente com as ondas transversais. Consiste na seleo de um plano de vibrao frente aos outros por um objeto, ou seja, se incidir ondas com todos os planos de vibrao num certo objeto, este acaba deixando passar apenas aquelas perturbaes que ocorrem num determinado plano. EX.: Uma aplicao da polarizao a fotografia de superfcies altamente refletoras como o caso de vitrines de lojas, sem que nelas aparea o reflexo da imagem do fotgrafo. Para isto, utiliza-se um polarizador, que funciona como um filtro, no deixando passar os raios que saem do fotgrafo chegarem at o interior da mquina fotogrfica. Ressonncia Qualquer sistema fsico que posto a oscilar livremente possui a tendncia de oscilar com uma frequncia especfica de oscilao denominada frequncia preferencial de vibrao, que pode ser nica ou no, dependendo do sistema fsico considerado. Quando num sistema fsico qualquer, so injetados impulsos de energia periodicamente com uma frequncia igual a uma de suas frequncias preferenciais de vibrao, o sistema passa a vibrar com amplitude progressivamente

crescente, que tende ao maior valor possvel. Neste caso, dizemos que o sistema em questo entrou em RESSONNCIA.

Exemplo de Ressonncia: A sintonizao das estaes num rdio constitui um exemplo de ressonncia eltrica. Quando giramos o boto do sintonizador, fazemos com que a frequncia da corrente alternada no aparelho se torne igual das ondas emitidas pela estao transmissora. Uma ponte ou qualquer outra estrutura tem a habilidade de vibrar com certas frequncias naturais. Quando a frequncia do passo cadenciado com que a coluna de soldados atravessa uma ponte coincide com uma das frequncias naturais da ponte, pode resultar numa vibrao de amplitudes perigosamente grandes, devido ressonncia. Por isto, a travessia de soldados em pontes feita em passo sem cadncia.
Absoro das ondas Qualquer onda, seja ela de natureza eletromagntica ou mecnica pode interagir com a matria no qual ela se propaga, tendo como resultado uma diminuio da intensidade da onda. De um modo geral, esta interao se processa mais acentuadamente quando existe uma transio brusca de dois meios, acontecendo a os fenmenos de reflexo, refrao e absoro das ondas. Arrebentao de ondas O fenmeno conhecido como "ARREBENTAO" muito conhecido dos surfistas, uma vez que este fica impossibilitado de se deslocar sobre a crista da onda caso a onda em questo no se arrebente. De um modo geral, s possvel se praticar o surfe em regies prximas da praia. Isto ocorre, pois o refluxo das guas que acontece na regio inferior acaba causando uma diferena de velocidades nas partes inferior e superior da onda, tendo como resultado que a parte superior passa por cima da parte inferior. Caso uma onda no tenha arrebentado, o surfista no pode se deslocar em direo praia, pois no ocorre o arrastamento, mas sim, apenas uma oscilao vertical da prancha. Batimento Designamos por BATIMENTO ao fenmeno que acontece quando existe uma superposio entre duas fontes emissoras de ondas que produzam ondas que possuam a mesma direo, amplitude e frequncias prximas "f1" e "f2". Pelo fato das frequncias diferirem uma da outra, haver momentos de interferncia construtiva, onde a amplitude resultante ser grande e momentos de interferncia destrutiva, acarretando numa amplitude diminuta. ACSTICA Som O ouvido humano pode ser sensibilizado por uma onda mecnica, desde que essa onda apresente intensidade suficiente e sua frequncia encontre-se dentro de um certo intervalo subjetivo. A estas sensibilizaes denominamos sensaes sonoras. Em geral, ao estudo da produo (fontes sonoras), propagao e fenmenos sofridos pela onda mecnica sonora ou audvel, denomina-se Acstica e, em particular, denominamos por som toda onda mecnica nas condies acima especificadas (intensidade suficiente e frequncia limitada num certo intervalo). Se a frequncia da onda sonora pertence ao intervalo subjetivo (depende do observador), 20Hz -------20000 Hz, esse som audvel para o ser humano.

Ultrassom e Infrassom Ondas longitudinais de frequncias superiores a 20 kHz, caracterizam sons inaudveis e denominam-se ultrassons; e aquelas de frequncias inferiores a 20 Hz, tambm inaudveis, so ditas infrassons.

Fontes Sonoras todo e qualquer dispositivo capaz de produzir ondas sonoras; a) cordas vibrantes violo violino piano pregas vocais etc. b) tubos sonoros rgo - flauta clarineta obo etc. c) membranas e placas vibrantes: tambor cmbalos etc. d) hastes vibrantes: diapaso triangulo etc. Qualidades Fisiolgicas do Som Os sons simples distinguem-se uns dos outros por duas caractersticas, a saber, INTENSIDADE e ALTURA; os sons compostos, alm daquelas, diferenciam-se pelo TIMBRE.

A intensidade fisiolgica do som esta ligada amplitude das vibraes (e, portanto energia transportada pela onda sonora); a qualidade pela qual um som forte (grande amplitude muita energia) se distingue de um som fraco (pequena amplitude pouca energia).

A intensidade sonora (I) definida fisicamente como a potncia sonora recebida por unidade de rea de uma superfcie, ou seja: Mas como a potncia pode ser definida pela relao de energia por unidade de tempo: Ento, tambm podemos expressar a intensidade por: As unidades mais usadas para a intensidade so J/m e W/m. chamada mnima intensidade fsica, ou limiar de audibilidade, o menor valor da intensidade sonora ainda audvel: chamada mxima intensidade fsica, ou limiar de dor, o maior valor da intensidade sonora suportvel pelo ouvido: Conforme um observador se afasta de uma fonte sonora, a intensidade sonora ou nvel sonoro () diminui logaritmicamente, sendo representado pela equao:

A unidade utilizada para o nvel sonoro o Bel (B), mas como esta unidade grande comparada com a maioria dos valores de nvel sonoro utilizados no cotidiano, seu mltiplo usual o decibel (dB), de maneira que 1B=10dB

A altura do som est ligada unicamente sua frequncia; a qualidade pela qual um som grave (som baixo --- frequncia baixa) se distingue de um som agudo (som alto --- frequncia alta).

O timbre Quando escutamos um conjunto musical possvel distinguir os sons emitidos por cada instrumento que faz parte da banda, assim como tambm possvel distinguir o som emitido pelas vozes das pessoas com quem conversamos. A qualidade que nos faz distinguir os sons de diversas origens definida como timbre.

Eco e Reverberao Eco e reverberao so fenmenos causados pela reflexo de uma onda sonora quando bate em algum obstculo e retorna para a fonte emissora. Se a onda refletida volta antes da onda incidente ter acabado o fenmeno chamado de Reverberao e acontece para distncias menores de 17m. Mas, se a onda refletida volta depois da onda incidente ter acabado o fenmeno chamado de Eco e acontece para distncias iguais ou maiores que 17m. Ondas estacionrias Ondas estacionrias so o resultado da superposio de ondas idnticas que se propagam em sentidos contrrios no mesmo meio. Por mais que essas ondas possuam energia, elas no a transmitem, por possuir uma velocidade de propagao nula. por esse fato que ela recebe este nome. O esquema a seguir mostra que ao longo da corda aparecem ventres e ns:

Os ventres podem ser chamados tambm de antinodos, que so pontos onde sempre ocorre a interferncia construtiva, onde esses pontos vibram com uma amplitude mxima Av, que dada por: Os ns podem ser chamados de nodos, que so pontos onde sempre ocorre a interferncia destrutiva, onde esses pontos vibram com amplitude An nula, que dada por: Obs.: os ventres e os ns no se propagam, permanecendo o tempo todo nas mesmas posies. Propriedades das ondas estacionrias 1. Ventres que vibram com amplitude 2a. 2. Ns que no vibram, ou seja, com amplitude nula. 3. Pontos intermedirios existentes entre os ventres e o ns que vibram com amplitude entre 0 e 2a.. 4. Todos os pontos do mesmo gomo ou lbulo vibram em concordncia de fase. 5. A velocidade de propagao de uma onda estacionria nula. Por isso, mesmo tendo energia, essa onda no propaga essa energia. 6. A distncia entre:

Cordas Vibrantes Quando uma corda, tensa e fixa nas extremidades, posta a vibrar, originam-se ondas transversais que se propagam ao longo do seu comprimento, refletem-se nas extremidades e, por interferncia, ocasionam a formao de ondas estacionrias. A corda, vibrando estacionariamente, transfere energia ao ar em sua volta, dando origem s ondas sonoras que se propagam no ar. A frequncia dessa onda igual frequncia de vibrao da corda. Assim, uma corda vibrante (ou corda sonora) uma fonte sonora. Velocidade da Onda na Corda As cordas vibrantes so fios flexveis e tracionados nos seus extremos. So utilizados nos instrumentos musicais de corda como a guitarra, o violino, o violo e o piano.

A velocidade com que um pulso se movimenta na corda foi determinada por Brook Taylor (1683-1731) e ficou conhecida como equao de Taylor.

Cordas Sonoras A. Primeiro Harmnico ou Frequncia Fundamental Formam-se, na corda, um fuso com 2 ns (1 ventre).

B. Segundo Harmnico Formam-se, na corda, dois fusos com 3 ns (2 ventres).

C. Terceiro Harmnico Formam-se, na corda, trs fusos com 4 ns (3 ventres).

Tubos Sonoros Os tubos sonoros so os instrumentos musicais de sopro, constitudos de cilindros nos quais uma poro gasosa posta a vibrar. Os tubos sonoros podem ser abertos ou fechados.

Tubo Aberto As duas extremidades do tubo so abertas, uma na embocadura, onde o ar soprado, e a outra para o meio externo. Ao soprarmos um tubo aberto, produz-se ento uma onda que vai da embocadura para a outra extremidade e, ao atingi-la, a onda encontra um meio diferente (devido diferena de temperatura, presso, densidade) de forma a sofrer reflexo e refrao. A onda refletida retorna e pode formar, com a incidente, uma onda estacionria, emitindo, assim, um som de maior intensidade. O tubo pode formar um nmero n inteiro e positivo de fusos. Quando se formar no tubo um nico fuso, temos a onda estacionria de menor frequncia possvel, denominada de primeiro harmnico ou frequncia fundamental.

Portanto, para tubos sonoros abertos, aplicamos: , para n inteiro e positivo. Em relao ao primeiro harmnico, podemos escrever: fn = n f1.

Tubos Fechados Uma extremidade do tubo aberta, onde est a embocadura, e a outra fechada. Ao soprarmos um tubo fechado, pode ocorrer a formao de uma onda estacionria, de forma a emitir o som mais intenso. Para formar a onda estacionria, na extremidade fechada do tubo, a onda deve terminar em n. O som de menor frequncia (primeiro harmnico ou frequncia fundamental) acontece para uma onda estacionria de meio fuso e, a seguir, para um e meio fuso, ou seja, de frequncia trs vezes maior do que a fundamental. Nos tubos fechados, no se formam harmnicos de ordem par, apenas mpar.

Portanto, para tubos sonoros fechados, aplicamos:

, para n mpar e positivo. Em relao ao primeiro harmnico: fn = n f1 Efeito Doppler Este efeito descrito como uma caracterstica observada em ondas emitidas ou refletidas por fontes em movimento relativo ao observador. Para ondas sonoras, o efeito Doppler constitui o fenmeno pelo qual um observador percebe frequncias diferentes das emitidas por uma fonte e acontece devido velocidade relativa entre o observador e a fonte da onda sonora. Considerando:

EXERCCIOS
1. (UFRS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do pargrafo abaixo. As emissoras de rdio emitem ondas ........... que so sintonizadas pelo radio receptor. No processo de transmisso, essas ondas devem sofrer modulao. A sigla FM adotada por certas emissoras de rdio significa .......... modulada. a) eletromagnticas - frequncia b) eletromagnticas - fase c) sonoras - faixa d) sonoras - fase e) sonoras frequncia 2. (UFMG 98) O som um exemplo de uma onda longitudinal. Uma onda produzida numa corda esticada um exemplo de uma onda transversal. O que difere ondas mecnicas longitudinais de ondas mecnicas transversais a) a frequncia. b) a direo de vibrao do meio de propagao. c) o comprimento de onda. d) a direo de propagao. 3. (PUC MG) Analise as afirmativas a seguir: I. O fenmeno pelo qual uma onda no forma uma sombra com limites precisos, quando contorna uma barreira que a bloqueia parcialmente, chamado de difrao. II. As ondas sonoras so exemplos de ondas longitudinais, e as ondas eletromagnticas so exemplos de ondas transversais. III. Uma onda de frequncia 50 Hz e comprimento de onda 20 cm est se movendo velocidade de 10 m/s. Marque a opo CORRETA a) se apenas as afirmativas I e II forem falsas

b) se apenas as afirmativas II e III forem falsas c) se apenas as afirmativas I e III forem falsas d) se todas forem verdadeiras e) se todas forem falsas 4. (PUC MG) Escolha a opo que contenha radiaes que NO SEJAM de natureza eletromagntica. a) raios gama e raios alfa. b) raios beta e raios X. c) raios X e raios gama. d) raios alfa e raios beta. e) raios beta e raios gama. 5. Para ondas que tm a mesma velocidade de propagao em um dado meio, so inversamente proporcionais: a) sua intensidade e sua amplitude. b) seu perodo e seu comprimento de onda. c) sua frequncia e seu comprimento de onda. d) seu perodo e sua amplitude. e) sua frequncia e sua amplitude. 6. (UNIPAC) Um garoto arremessa uma pedra nas guas de um lago tranqilo e observa que foram geradas ondas circulares. Conclui, acertadamente que: a) as ondas transportam matria b) as ondas transportam energia. c) a velocidade de propagao das ondas independe da direo d) a velocidade de propagao das ondas depende da profundidade do lago. 7. (UFV) Uma boia encontra-se no meio de uma piscina. Uma pessoa provoca ondas na gua, tentando deslocar a boia para a borda. A chegada da boia borda da piscina: a) jamais ocorrer. b) depende da frequncia da onda c) depende da amplitude da onda d) depende da densidade da gua e) depende da razo frequncia/amplitude da onda 8. (UFMG) Essa figura mostra parte de duas ondas, I e II, que se propagam na superfcie da gua de dois reservatrios idnticos.

Com base nessa figura correto afirmar que: a) A frequncia da onda I menor do que o da onda II, e o comprimento de onda de I maior do que o de II. b) As duas ondas tm a mesma amplitudes, mas a frequncia da onda I menor do que o da onda II. c) As duas ondas tm a mesma frequncia, e o comprimento de onda maior na onda I do que na onda II. d) Os valores da amplitude e do comprimento de onda so maiores na onda I do que na onda II. e) Os valores da frequncia e do comprimento de onda so maiores na onda I do que na onda II. 9. (UFMG) Um conta-gotas situado a certa altura acima da superfcie de um lago deixa cair sobre ele uma gota dgua a cada trs segundos. Se as gotas passarem a cair na razo de uma gota a cada dois segundos, as ondas produzidas na gua tero menor: a) amplitude b) comprimento de onda c) frequncia d) timbre e) velocidade 10. A propagao de ondas envolve, obrigatoriamente: a) transporte de energia. b) transformao de energia. c) produo de energia. d) movimento de matria. e) transporte de matria e energia. 11. Em qual dos fenmenos abaixo as ondas so longitudinais? a) Raios X. b) Luz de laser. c) Raios gama. d) Vibrao de uma corda de piano. e) Propagao sonora no ar.

12. Os raios X so ondas: a) mecnicas transversais. b) mecnicas longitudinais. c) eletromagnticas puntiformes. d) eletromagnticas transversais. e) eletromagnticas mistas. 13. Com relao s proposies abaixo, assinale falso (F) ou verdadeiro (V). I. ( ) Toda onda eletromagntica luz visvel. II. ( ) Toda onda mecnica sonora. III ( ) As ondas emitidas por um morcego so transversais. IV. ( ) Ondas de TV so transversais. V. ( ) Ondas de sonar so transversais. VI. ( ) Terremotos propagam-se por meio de ondas mecnicas. VII.( ) Raios laser so ondas eletromagnticas. 14. (UFRS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. Segundo a interpretao vigente, a radiao eletromagntica tem uma natureza bastante complexa. Em fenmenos como interferncia e difrao, por exemplo, ela apresenta um comportamento ...................... . Em processos de emisso e absoro, por outro lado, ela pode apresentar comportamento ......................., sendo, nesses casos, descrita por "pacotes de energia" (ftons) que se movem no vcuo com velocidade c=300.000km/s e tm massa .................... . a) ondulatrio - ondulatrio - nula b) ondulatrio - corpuscular - nula c) corpuscular - ondulatrio - diferente de zero d) corpuscular - corpuscular - nula e) ondulatrio - corpuscular - diferente de zero 15. (UNB) As ondas tm presena marcante na vida das pessoas. Elas ocorrem em conversas e msicas, na televiso e em rudos diversos. Algumas ondas tm como caracterstica necessidade de um meio material para se propagarem e, s vezes, so chamadas de ondas materiais, a exemplo do som e de uma onda se propagando em uma corda. Por outro lado, h tambm ondas que no precisam de um meio material, como, por exemplo, a radiao eletromagntica (luz). Contudo, em qualquer dos casos, a presena de um meio afeta bastante a propagao das ondas. a) O efeito chamado de difrao somente ocorre com a luz. b) Se uma onda se propaga com velocidade v em uma corda, cada ponto dessa corda tambm se move com velocidade v. c) O movimento de cada ponto de uma corda, durante um movimento ondulatrio, harmnico. d) A velocidade de propagao de uma onda independente do meio. e) O efeito chamado de interferncia somente ocorre com ondas materiais. 16. (UNESP) Numa experincia clssica, coloca-se dentro de uma campnula de vidro onde se faz o vcuo, uma lanterna acesa e um despertador que est despertando. A luz da lanterna vista, mas o som do despertador no ouvido. Isso acontece por que: a) o comprimento de onda da luz menor que o do som. b) nossos olhos so mais sensveis que nossos ouvidos. c) o som no se propaga no vcuo e a luz sim. d) a velocidade da luz maior que a do som. e) o vidro da campnula serve de blindagem para o som mas no para a luz. 17. (UNESP) Pesquisadores da UNESP, investigando os possveis efeitos do som no desenvolvimento de mudas de feijo, verificaram que sons agudos podem prejudicar o crescimento dessas plantas, enquanto que os sons mais graves, aparentemente, no interferem no processo. [CINCIA E CULTURA 42 (7) supl: 180-1, Julho 1990]. Nesse experimento o interesse dos pesquisadores fixou-se principalmente na varivel fsica: a) velocidade b) umidade c) temperatura d) frequncia e) intensidade 18. (UNIRIO) Entre as afirmativas a seguir, a respeito de fenmenos ondulatrios, assinale a que FALSA. a) A velocidade de uma onda depende do meio de propagao. b) A velocidade do som no ar independe da frequncia. c) No vcuo, todas as ondas eletromagnticas possuem o mesmo perodo. d) Ondas sonoras so longitudinais. e) Ondas sonoras no podem ser polarizadas. 19. (UNIRIO) Qual a frequncia do som, em Hz, cuja onda tem 2,0m de comprimento e se propaga com uma velocidade de 340m/s? a) 340 Hz b) 680 Hz c) 170Hz d) 510 Hz e) 100Hz 20. (UFMG) Um menino, balanando em uma corda dependurada em uma rvore, faz 20 oscilaes em um minuto. Pode-se afirmar que seu movimento tem: a) um perodo de 3,0 segundos.

b) um perodo de 60 segundos. c) uma frequncia de 3,0 Hz. d) uma frequncia de 20 Hz. 21. (UFMG) As ondas eletromagnticas, ao contrrio das ondas mecnicas, no precisam de um meio material para se propagar. Considere as seguintes ondas: som, ultrassom, ondas de rdio, micro-ondas e luz. Sobre essas ondas correto afirmar que: a) luz e micro-ondas so ondas eletromagnticas e as outras so ondas mecnicas. b) luz onda eletromagntica e as outras so ondas mecnicas. c) som onda mecnica e as outras so ondas eletromagnticas. d) som e ultrassom so ondas mecnicas e as outras so ondas eletromagnticas. 22. (UFRN) Com relao s ondas eletromagnticas e s ondas sonoras, correto afirmar que ambas: a) se propagam no vcuo. b) podem se difratar. c) tm a mesma velocidade de propagao na gua. d) so polarizveis. 23. (UFRN) Quando falamos, o som produzido um exemplo de um tipo de onda mecnica longitudinal que se propaga no ar. Por outro lado, quando jogamos uma pedra na gua contida em um tanque, a onda produzida um exemplo de um tipo de onda mecnica transversal que se propaga na superfcie da gua. O que distingue onda mecnica longitudinal de onda mecnica transversal : a) o fato de apenas uma dessas ondas estar sujeita ao fenmeno de interferncia. b) o fato de apenas uma dessas ondas estar sujeita ao fenmeno de difrao. c) a direo em que o meio de propagao vibra enquanto cada uma das ondas passa por ele. d) a direo do plano de polarizao de cada uma das ondas enquanto elas se propagam no meio. 24. (UFRS) Em uma onda sonora estacionria, no ar, a separao entre um nodo e o ventre mais prximo de 0,19m. Considerando-se a velocidade do som no ar igual a 334m/s, qual o valor aproximado da frequncia dessa onda? a) 1760 Hz b) 880 Hz c) 586 Hz d) 440 Hz e) 334 Hz 25. (UFSC) Verifique quais das proposies a seguir so CORRETAS. 01. O som constitudo por ondas mecnicas longitudinais. 02. As ondas mecnicas propagam-se nos meios slidos, lquidos e gasosos. 04. Uma onda sonora no se propaga no vcuo. 08. A luz sempre muda a direo de sua propagao, quando passa de um meio para outro com diferente ndice de refrao. 16. Tanto a luz quanto o som so ondas eletromagnticas. 26. (UFSC) De acordo com a teoria do movimento ondulatrio, correto afirmar: 01. O som uma onda mecnica longitudinal. 02. A distncia entre duas cristas consecutivas de uma onda que se propaga num meio material independente da frequncia da fonte que a produziu. 04. Quando uma das extremidades de uma corda sob tenso passa a vibrar verticalmente, produz ondas transversais. 08. Todas as ondas eletromagnticas possuem a mesma frequncia. 16. Uma onda cujo comprimento de onda sofre difrao, ao atravessar uma fenda de abertura X, se X. 27. (FEI) Uma corda com 2m de comprimento tracionada de ambos os lados. Quando ela excitada por uma fonte de 60Hz observa-se uma onda estacionria com 6 ns. Neste caso, qual a velocidade de propagao da onda na corda? a) 60m/s b) 100m/s c) 120m/s d) 48m/s e) 50m/s 28. Uma onda peridica produzida numa corda tensa mediante uma fonte vibratria de frequncia 2,0 Hz. Sabendose que o comprimento das ondas produzidas 0,1 m, podemos afirmar que a velocidade de propagao dessas ondas : a) 5,0 cm/s b) 8,0 cm/s c) 10 cm/s d) 12 cm/s e) 20 cm/s 29. Um trem de ondas propaga-se ao longo de uma corda tensa. A figura a seguir representa a corda 8,0 segundos aps o incio do movimento. Determine, para essas ondas:

a) o comprimento de onda; b) a frequncia; c) o perodo; d) a velocidade de propagao; e) a amplitude. 30. Uma corda flexvel de 50cm de comprimento e massa igual a 100g tracionada por uma fora de 28,8N. Determine: a) A densidade linear da corda. b) A velocidade de propagao da onda 31. Um fio de comprimento igual a 40cm, esticado com uma fora de trao de 50N. A onda se propaga nesse fio a 5m/s. Nessas condies determine a massa do fio. 32. A figura mostra duas ondas que se propagam em cordas idnticas, com a mesma velocidade.

Observando-a, selecione a opo que apresenta as palavras que completam corretamente as lacunas a seguir. Para a onda I, a frequncia ..............., o comprimento de onda ............... e a amplitude ................ do que para a onda II. a) maior menor maior b) maior mesmo menor c) maior menor maior d) menor maior menor e) menor mesmo menor 33. As figuras ilustradas abaixo representam ondas geradas pela queda peridica de pequenas pedras, em dois recipientes idnticos contendo a mesma quantidade de gua.

Considere as afirmativas abaixo: I. O comprimento da onda maior no recipiente 2. II. A frequncia da onda maior no recipiente 2. III. A velocidade de propagao da onda maior no recipiente 2. Em relao s afirmativas, correto dizer que: a) apenas III verdadeira. b) II e III so verdadeiras. c) I e III so verdadeiras. d) I e II so verdadeiras. e) apenas I verdadeira. 34. Uma corda de 50 cm de comprimento e densidade linear 1105 kg/m tem suas extremidades fixas. Determinar a frequncia do primeiro harmnico emitido pela corda quando submetida a uma fora de trao de intensidade 6,4 N. R.: Hz 8 2 10 35. Uma corda de massa m = 240 g e de comprimento l = 1,2 m vibra com frequncia de 150 Hz, no estado estacionrio esquematizado. Determine a velocidade de propagao da onda na corda. R.: 1,2 102 m/ s 36. Uma corda homognea esticada com trao constante est presa s extremidades, distantes 0,6 m. a) Determine os comprimentos de onda correspondentes para os trs primeiros modos de vibrao possveis. b) Sabendo que a velocidade de propagao de ondas nessa corda 48 m/s, determine as frequncias correspondentes a cada modo de vibrao. R.: 1,2 m, 0,6 m e 0,4 m; 40 Hz, 80 Hz e 120 Hz.

37. Uma corda de 0,8 m exibe uma configurao de ondas estacionrias com 5 ventres. Determine: a) O comprimento de onda dessa configurao; b) a velocidade das ondas nessa corda sabendo que a frequncia correspondente a essa configurao de 200 Hz; c) A frequncia fundamental dessa corda. R.: 0,32 m; 64 m/s; 40 Hz. 38. (UNESP) O carter ondulatrio do som pode ser utilizado para eliminao, total ou parcial, de rudos indesejveis. Para isso, microfones captam o rudo do ambiente e o enviam a um computador, programado para analis-lo e para emitir um sinal ondulatrio que anule o rudo original indesejvel. O fenmeno ondulatrio no qual se fundamenta essa nova tecnologia a: a) interferncia. b) difrao. c) polarizao. d) reflexo. e) refrao. 39. (UNIRIO) Em recente espetculo em So Paulo, diversos artistas reclamaram do eco refletido pela arquitetura da sala de concertos que os incomodava e, em tese, atrapalharia o pblico que apreciava o espetculo. Considerando a natureza das ondas sonoras e o fato de o espetculo se dar em um recinto fechado, indique a opo que apresenta uma possvel explicao para o acontecido. a) Os materiais usados na construo da sala de espetculos no so suficientemente absorvedores de ondas sonoras para evitar o eco. b) Os materiais so adequados, mas devido superposio das ondas sonoras sempre haver eco. c) Os materiais so adequados, mas as ondas estacionrias formadas na sala no podem ser eliminadas, e assim, no podemos eliminar o eco. d) A reclamao dos artistas infundada porque no existe eco em ambientes fechados. e) A reclamao dos artistas infundada porque o que eles ouvem o retorno do som que eles mesmos produzem e que lhes permite avaliar o que esto tocando. 40. (UNIRIO) Em 1929, o astrnomo Edwin Hubble descobriu a expanso do Universo, quando observou que as galxias afastam-se de ns em grandes velocidades. Os cientistas puderam chegar a essa concluso analisando o espectro da luz emitida pelas galxias, uma vez que ele apresenta desvios em relao s frequncias que as galxias teriam, caso estivessem paradas em relao a ns. Portanto, a confirmao de que o Universo se expande est associada (ao): a) Lei de Ohm. b) Efeito Estufa. c) Efeito Joule. d) Efeito Doppler. e) Lei de Coulomb. 41. (UFRS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do pargrafo abaixo. Cada modo de oscilao da onda estacionria que se forma em uma corda esticada pode ser considerado o resultado da .........de duas ondas senoidais idnticas que se propagam ........ . a) interferncia - em sentidos contrrios b) interferncia - no mesmo sentido c) polarizao - no mesmo sentido d) disperso - no mesmo sentido e) disperso - em sentidos contrrios 42. (PUC-MG) Quando a luz passa por um orifcio muito pequeno, comparvel ao seu comprimento de onda, ela sofre um efeito chamado de: a) disperso. b) interferncia. c) difrao. d) refrao. e) polarizao. 43. (UFMG) O muro de uma casa separa Laila de sua gatinha. Laila ouve o miado da gata, embora no consiga enxerg-la. Nessa situao, Laila pode ouvir, mas no pode ver sua gata, PORQUE: a) a onda sonora uma onda longitudinal e a luz uma onda transversal. b) a velocidade da onda sonora menor que a velocidade da luz. c) a frequncia da onda sonora maior que a frequncia da luz visvel. d) o comprimento de onda do som maior que o comprimento de onda da luz visvel. 44. (UFRS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. O alarme de um automvel est emitindo som de uma determinada frequncia. Para um observador que se aproxima rapidamente deste automvel, esse som parece ser de ..................... frequncia. Ao afastar-se, o mesmo observador perceber um som de ..................... frequncia. a) maior - igual b) maior - menor c) igual - igual d) menor - maior e) igual menor 45. (UFRS) Considere as seguintes afirmaes a respeito de ondas transversais e longitudinais. I - Ondas transversais podem ser polarizadas e ondas longitudinais no.

II - Ondas transversais podem sofrer interferncia e ondas longitudinais no. III - Ondas transversais podem apresentar efeito Doppler e ondas longitudinais no. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas I e III. 46. (UFSC) Sobre as emisses de estaes de rdio, CORRETO afirmar: 01. as recepes em AM so pouco prejudicadas por colinas e montanhas, pois so refletidas pela atmosfera. 02. no so influenciadas pelas ondas luminosas, devido natureza ondulatria diferente. 04. as ondas curtas, emitidas por algumas rdios AM, tm grande alcance, devido sua grande velocidade. 08. as emisses em FM tm pequeno alcance, pois no se refletem na atmosfera. 16. nunca poderiam ser captadas por um astronauta no espao. 32. nunca poderiam ser emitidas a partir da Lua. 47. (UEPG) Sobre o fenmeno da polarizao, assinale o que for correto. 01. As ondas sonoras no se polarizam porque so longitudinais. 02. O olho humano incapaz de analisar a luz polarizada porque no consegue distingui-la da luz natural. 04. A luz polarizada pode ser obtida por reflexo e por dupla refrao. 08. Numa onda mecnica polarizada, todas as partculas do meio vibram numa nica direo, que perpendicular direo em que a onda se propaga. 16. Quando o analisador gira 90 em relao ao polarizador, a intensidade da onda polarizada torna-se nula. 48. (UFRN) O radar um dos equipamentos usados para controlar a velocidade dos veculos nas estradas. Ele fixado no cho e emite um feixe de micro-ondas que incide sobre o veculo e, em parte, refletido para o aparelho. O radar mede a diferena entre a frequncia do feixe emitido e a do feixe refletido. A partir dessa diferena de frequncias, possvel medir a velocidade do automvel. O que fundamenta o uso do radar para essa finalidade o(a): a) lei da refrao. b) efeito fotoeltrico. c) lei da reflexo. d) efeito Doppler. 49. (UFRS) Quando voc anda em um velho nibus urbano, fcil perceber que, dependendo da frequncia de giro do motor, diferentes componentes do nibus entram em vibrao. O fenmeno fsico que est se produzindo neste caso conhecido como: a) eco. b) disperso. c) refrao. d) ressonncia. e) polarizao. 50. (ITA) "Cada ponto de uma frente de onda pode ser considerado como a origem de ondas secundrias tais que a envoltria dessas ondas forma a nova frente de onda". I. Trata-se de um Princpio aplicvel somente a ondas transversais. II. Tal Princpio aplicvel somente a ondas sonoras. III. um Princpio vlido para todos os tipos de ondas tanto mecnicas quanto ondas eletromagnticas. Das afirmativas feitas pode-se dizer que: a) Somente I verdadeira b) todas so falsas c) Somente III verdadeira d) Somente II verdadeira e) I e II so verdadeiras 51. (ITA) Um pesquisador percebe que a frequncia de uma nota emitida pela buzina de um automvel parece cair de 284 Hz para 266 Hz medida que o automvel passa por ele. Sabendo que a velocidade do som no ar 330 m/s, qual das alternativas melhor representa a velocidade do automvel? a) 10,8 m/s b) 21,6 m/s c) 5,4 m/s d) 16,2 m/s e) 8,6 m/s 52. (PUC - Campinas) Um professor l o seu jornal sentado no banco de uma praa e, atento s ondas sonoras, analisa trs eventos: I. O alarme de um carro dispara quando o proprietrio abre a tampa do porta-malas. II. Uma ambulncia se aproxima da praa com a sirene ligada. III. Um mau motorista, impaciente, aps passar pela praa, afasta-se com a buzina permanentemente ligada. O professor percebe o Efeito Doppler apenas: a) no evento I, com frequncia sonora invarivel. b) nos eventos I e II, com diminuio da frequncia. c) nos eventos I e III, com aumento da frequncia. d) nos eventos II e III, com diminuio da frequncia em II e aumento em III. e) o nos eventos II e III, com aumento da frequncia em II e diminuio em III.

53. (PUC - MG) I. Se uma fonte sonora se aproxima de um observador, a frequncia percebida por este menor do que a que seria percebida por ele se a fonte estivesse em repouso em relao a esse mesmo observador. II. As ondas sonoras so exemplos de ondas longitudinais, e as ondas eletromagnticas so exemplos de ondas transversais. III. A interferncia um fenmeno que s pode ocorrer com ondas transversais. Assinale: a) se apenas as afirmativas I e II forem falsas b) se apenas as afirmativas II e III forem falsas c) se apenas as afirmativas I e III forem falsas d) se todas forem verdadeiras e) se todas forem falsas 54. (PUC - MG) I. O fenmeno pelo qual uma onda no forma uma sombra com limites precisos, quando contorna uma barreira que a bloqueia parcialmente, chamado de difrao. II. Quando uma onda passa de um meio para outro, ocorre a mudana de alguns de seus parmetros, mas sua frequncia permanece constante. III. Uma onda da frequncia 50 Hz e comprimento de onda 20 cm est se movendo velocidade de 10m/s. Assinale: a) se apenas as afirmativas I e II forem falsas b) se apenas as afirmativas II e III forem falsas c) se apenas as afirmativas I e III forem falsas d) se todas forem verdadeiras e) se todas forem falsas 55. (PUC - PR) Um automvel com velocidade constante de 72km/h se aproxima de um pedestre parado. A frequncia do som emitido pela buzina de 720Hz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar de 340m/s, a frequncia do som que o pedestre ir ouvir ser de: a) 500 Hz b) 680 Hz c) 720 Hz d) 765 Hz e) 789 Hz 56. (PUC - PR) Ondas sonoras e luminosas emitidas por fontes em movimentos em relao a um observador so recebidas por este com frequncia diferente da original. Este fenmeno, que permite saber, por exemplo, se uma estrela se afasta ou se aproxima da Terra, denominado de efeito: a) Joule. b) Oersted. c) Doppler. d) Volta. e) Faraday. 57. (PUC - RS) Responder questo com base nas afirmativas sobre os fenmenos da refrao, difrao e polarizao, feitas a seguir. I. A refrao da luz ocorre somente quando as ondas luminosas mudam de direo ao passar por meios de diferentes ndices de refrao. II. O ngulo de incidncia igual ao ngulo de refrao. III. A difrao o fenmeno ondulatrio pelo qual as ondas luminosas se dispersam ao atravessarem um prisma. IV. A polarizao ocorre somente com ondas transversais, tanto mecnicas quanto eletromagnticas. Considerando as afirmativas acima, correto concluir que: a) somente I e II so corretas. b) somente I e IV so corretas. c) somente II e III so corretas. d) somente IV correta. e) todas so corretas. 58. Julgue os itens a seguir e d a soma dos corretos. 01. Uma onda polarizada transversal. 02. O fenmeno que melhor caracteriza uma onda transversal e a distingue de uma onda longitudinal a polarizao. 04. As ondas sonoras no apresentam efeito de polarizao como a luz, porque elas so longitudinais. 08. A difrao um dos fenmenos que prova que a luz formada por ondas transversais. 59. Julgue os itens a seguir e d a soma dos corretos. 01. O batimento um fenmeno decorrente da interferncia ou superposio de duas ondas peridicas com frequncias prximas. 02. Caso ocorra batimento com ondas peridicas sonoras de mesma amplitude A, notaremos reforo no som somente quando a onda resultante da superposio apresentar amplitude mxima positiva 2A. 04. A frequncia dos batimentos, quando h superposio de duas ondas peridicas com frequncias prximas, vale a diferena entre as frequncias das duas ondas superpostas. 60. (FUVEST) Uma corda de violo tem 0,60m de comprimento. Os trs maiores comprimentos de ondas estacionrias que se podem estabelecer nessa corda so (em metros): a) 1,2; 0,60; 0,40; b) 1,2; 0,60, 0,30;

c) 0,60; 0,30; 0,20; d) 0,60; 0,30; 0,15; e) 0,60; 0,20; 0,12. 61. Um violinista deseja aumentar a frequncia do som emitido por uma das cordas do seu instrumento. Isto poder ser conseguido: a) aumentando-se o comprimento vibratrio e tracionando-se mais intensamente a corda; b) diminuindo-se o comprimento vibratrio e tracionando-se menos intensamente a corda; c) diminuindo-se o comprimento vibratrio e tracionando-se mais intensamente a corda; d) aumentando-se o comprimento vibratrio e tracionando-se menos intensamente a corda; e) todas as sugestes so inadequadas para que o violinista consiga seu objetivo. 62. (MED. ABC) Tm-se duas cordas sonoras de mesmo material uma delas tem 0,60cm de comprimento, 1,00mm de dimetro, tensa por um peso de 4,00kgf e vibra com frequncia fundamental de 400cps; a outra tem 40,0cm de comprimento, 2,00mm de dimetro e tensa por peso de 9,00kgf. A frequncia fundamental desta corda vale: a) 450cps b) 800cps c) 660cps d) 60cps e) 150cps 63. (UNISA) um tubo sonoro aberto de 50cm de comprimento emite um som cuja freqncia de 1360Hz. Sendo o mdulo da velocidade de propagao do som no ar igual a 340m/s, o som emitido o ________ harmnico. a) segundo b) terceiro c) quarto d) quinto e) sexto 64. Um estudante, fazendo um experimento no laboratrio de sua escola, acoplou um gerador de audiofrequncia a um alto-falante. Aumentando, ento, a freqncia do aparelho de 200Hz para 2800Hz, ele notou que o som produzido pelo sistema ficou: a) menos intenso ou mais fraco; b) mais alto ou agudo; c) mais baixo ou grave; d) mais rico em harmnicos; e) mais dissonantes. 65. Dois diapases A e B emitem sons puros de frequncias 400Hz e 800Hz, respectivamente. Aponte a alternativa correta: a) O som de A mais agudo que o de B. b) O som de A mais alto que o de B. c) O som de A mais forte que o de B. d) O som de A est uma oitava acima do de B. e) O som de A est uma oitava abaixo do de B. 66. A intensidade do som, em m W/m2, em um jardim sossegado, da ordem de 10-4. Em um restaurante, tal valor de 10-1. Se o limiar da audio se d a 10-6 nas mesmas unidades, o nvel sonoro em dB : a) 20 para o jardim e 50 para restaurante; b) 20 para o jardim e 500 para o restaurante; c) 2 para o jardim e 5 para o restaurante; d) 100 para jardim e 105 para o restaurante; e) 50 para o jardim e 20 para o restaurante. 67. (UFU) O efeito Doppler-Fizeau est relacionado com a sensao de: a) variao de altura do som; b) variao de timbre do som; c) aumento de intensidade do som; d) diminuio de intensidade do som; e) constncia da altura do som. 68. (UNISA) A cor da luz emitida por certa estrela nos parece mais avermelhada do que na realidade. Este fenmeno devido ao fato de: a) a estrela estar muito distante da Terra; b) a luz se propagar com velocidade muito grande no vcuo; c) a luz sofrer refrao na atmosfera; d) a estrela estar se afastando da Terra; e) a estrela estar se aproximando da Terra. 69. (ITA) Considere a velocidade mxima permitida nas estradas sendo exatamente 80km/h. A sirene de um posto rodovirio soa com uma frequncia de 700Hz, enquanto um veculo de passeio e um policial rodovirio se aproximam emparelhados. O passeio dispe de um medidor de frequncias sonoras. Dado o mdulo da velocidade do som, 350m/s, ele dever multar o motorista do carro quando seu aparelho medir uma frequncia sonora de, no mnimo: a) 656Hz

b) 745Hz c) 655Hz d) 740Hz e) 860Hz 70- (UFPE) A figura mostra uma onda estacionria em um tubo de comprimento L = 5 m, fechado em uma extremidade e aberto na outra.

Considere que a velocidade do som no ar 340 m/s e determine a frequncia do som emitido pelo tubo, em hertz. 71-(UFSCAR-SP) No passado, quando os motoristas adentravam em um tnel, comeavam a buzinar em tom de brincadeira, pelo simples prazer de ouvir ecoar o grande rudo produzido. Mais recentemente, engenheiros constataram que tais sons produzem ondas estacionrias que podem afetar a estrutura dessas construes.

O carro esquematizado est com sua buzina localizada exatamente no centro do arco que delimita o tnel, cujo dimetro 10 m. Se a buzina emite o som da nota L (440 Hz), e se a velocidade de propagao do som no ar 340 m/s, o nmero de comprimentos de onda que o som percorrer at atingir o teto do tnel , aproximadamente, a) 2,5. b) 3,5. c) 4,5. d) 5,5. e) 6,5 72 - (UERJ-RJ) O som do apito do transatlntico produzido por um tubo aberto de comprimento L igual a 7,0 m. Considere que o som no interior desse tubo propaga-se velocidade de 340 m/s e que as ondas estacionrias produzidas no tubo, quando o apito acionado, tm a forma representada pela figura a seguir.

a) Determine a freqncia de vibrao das ondas sonoras no interior do tubo. b) Admita que o navio se afaste perpendicularmente ao cais do porto onde esteve ancorado, com velocidade constante e igual a 10 ns. Calcule o tempo que as ondas sonoras levam para atingir esse porto quando o tubo do apito se encontra a 9.045 m de distncia. Dado: 1 n = 0,5 m/s 73 - (UNIFESP-SP) Quando colocamos uma concha junto ao ouvido, ouvimos um "rudo de mar", como muita gente diz, talvez imaginando que a concha pudesse ser um gravador natural. Na verdade, esse som produzido por qualquer cavidade colocada junto ao ouvido - a nossa prpria mo em forma de concha ou um canudo, por exemplo. a) Qual a verdadeira origem desse som? Justifique. b) Se a cavidade for um canudo de 0,30 m aberto nas duas extremidades, qual a freqncia predominante desse som? Dados: velocidade do som no ar: v = 330 m/s; 74 - (UFJF-MG) Considerando que a velocidade do som no ar igual a 340 m/s e que o canal auditivo humano pode ser comparado a um tubo de rgo com uma extremidade aberta e a outra fechada, qual deveria ser o comprimento do canal auditivo para que a freqncia fundamental de uma onda sonora estacionria nele produzida seja de 3400 Hz? a) 2,5 m b) 2,5 cm c) 0,25 cm d) 0,10 m e) 0,10 cm 75 - (UERJ-RJ) A presso no ouvido interno de uma pessoa, no incio de uma viagem subindo uma montanha, igual a 1,010 x 104 Pa. Admita que essa presso no varie durante a viagem e que a presso atmosfrica no topo da montanha seja igual a 0,998 x 104 Pa. Considere o tmpano como uma membrana circular com raio 0,4 cm e o canal auditivo como um tubo cilndrico de 2,8 cm de comprimento, aberto em uma extremidade e fechado, na outra, pelo tmpano. Em relao ao instante de chegada dessa pessoa ao topo da montanha, quando ainda no foi alcanado novo equilbrio entre a presso interna do ouvido e a presso externa, calcule: (velocidade do som no ar=340m/s) a) a fora resultante em cada tmpano; b) a frequncia fundamental do som no interior do canal auditivo 76 - (ITA-SP) Um tubo sonoro de comprimento l, fechado numa das extremidades, entra em ressonncia, no seu modo fundamental, com o som emitido por um fio, fixado nos extremos, que tambm vibra no modo fundamental. Sendo L o comprimento do fio, m sua massa e c, a velocidade do som no ar, pode-se determinar a tenso a que est sendo submetido o fio. 77 - (ITA-SP) Um tubo sonoro aberto em uma das extremidades e fechado na outra apresenta uma frequncia fundamental de 200Hz. Sabendo-se que o intervalo de frequncias audveis aproximadamente de 20Hz a 16.000Hz, pode-se afirmar que o nmero de frequncias audveis emitidas pelo tubo , aproximadamente: a) 1.430 b) 200 c) 80 d) 40 e) 20 78 - (Funrei - MG) A figura abaixo representa trs tubos acsticos de comprimento D.

Com relao s frequncias de seus modos de vibrao fundamentais, correto afirmar que: a) FI = FII = FIII b) FI = 2FII = 4 FIII c) 2FII = FI = FIII d) FIII = 2 FII =4 F 79 - Em uma corda sonora estabelece-se um sistema de ondas estacionrias, conforme indicado na figura. Sabe-se que, a frequncia do som fundamental emitido pela corda de 212Hz. a) Qual a frequncia do som emitido pela corda na configurao apresentada? b) Qual a relao entre a distncia L (ver figura) e o comprimento de onda das ondas que deram origem onda estacionria?

80 - (UFPR) - Uma onda estacionria, de frequncia igual a 24Hz, estabelecida em uma corda, vibrante fixa nos extremos. Sabendo que a frequncia imediatamente superior a essa, que pode ser estabelecida na mesma corda, de 30Hz, qual a frequncia fundamental da corda ? 81 - Em uma corda sonora estabelece-se um sistema de ondas estacionrias, conforme mostra a figura: a) Qual o comprimento de onda das ondas que deram origem s ondas estacionrias? b) Se as ondas que deram origem ondas estacionrias se propagam nessa corda com velocidade de mdulo igual a 180m/s, qual a freqncia do som fundamental que essa corda, pode emitir?

82 - Uma corda sonora, cujas extremidades fixas distam de 1,0m, est vibrando de modo a emitir seu som fundamental. A velocidade das ondas, que deram origem s ondas estacionrias na corda, tem mdulo igual a 170m/s e a velocidade do som emitido, no ar, tem mdulo igual a 340m/s. O comprimento de onda do som emitido igual a: 83 - Um tubo sonoro, aberto em suas duas extremidades, possui comprimento igual a 17cm e soprado com ar. A frequncia do som fundamental emitido : (Adote o mdulo da velocidade do som no ar igual a 340m/s). 84 - Um tubo sonoro aberto emite um som fundamental de frequncia 2,0kHz. Se o ar no interior do tubo estiver vibrando com a formao de dois nodos de deslocamento, ento a frequncia do som emitido ser de: 85 - (U. CAXIAS DO SUL-RS) - Um tubo sonoro aberto emite o seu quinto harmnico com frequncia de 1,7kHz. A velocidade do som, no ar que preenche o tubo, tem mdulo igual a 340m/s. O comprimento do tubo vale: 86 - (CESESP-PE) - Trs frequncias sucessivas de um tubo de rgo, aberto em ambas as extremidades, so as seguintes: 222Hz, 296Hz e 370Hz. Determine: a) a frequncia do som fundamental que esse tubo emite. b) a ordem do harmnico de 370Hz. 87 - (UFCE) - Considere um tubo sonoro aberto, de 40cm de comprimento, cheio de ar, onde as ondas sonoras se propagam com velocidade de mdulo igual a 340m/s. Sabendo-se que a capacidade de audio de uma pessoa vai de 20Hz a 20kHz, determine quantos harmnicos essa pessoa pode ouvir, produzidos no tubo em questo.

GABARITOS: 1.A 2.B 3.D 4.D 5.C 6.B 7.A 8.A 9.B 10.A 11.E 12.D 13.F-F-F-V-F-V-V 14.B 15.C 16.D 17.D 18.C 19.C 20.A 21.D 22.B 23.D 24.A 25.07 26.21 27.C 28.E 29, 30 e 31. DISCURSIVAS. 32.C 33.E 38.A 40.D 41.A 42.C 43.D 44. B 45.A 46.09 47.31 48.D 49.D 50.C 51.B 52.E 53.C 54.D 55.D 56.C 57.D 58.07 59.07 60.A 61.C 62.A 63.C 64.B 65.E 66.A 67.A 68.D 69.B

Vous aimerez peut-être aussi