Vous êtes sur la page 1sur 1

FREDERICK W. TAYLOR Frederick Winslow Taylor nasceu em 20 de Maro de 1856, na Filadlfia, Pensilvnia.

Comeou a estudar em Harvard, porm, por problemas de sade, abandonou a universidade. Em 1874, comea a trabalhar no cho da fbrica. Formou-se engenheiro, estudando noite. Foi contratado pela Bethlehem Steel Company, tendo sido responsvel pela diminuio do nmero de empregados, na linha de produo, de 500 para 141, enquanto dobrava a sada de produtos e cortava os custos por tonelada de ao pela metade.

Aps ser forado a sair da empresa, em 1901, Taylor passou a focar-se em trabalhos domsticos e em seus trs filhos adotivos. Em 1911, escreveu um livro chamado Princpios da Administrao Cientfica. Como engenheiro, desenvolveu trabalhos na rea de melhoramentos da eficincia industrial. Taylor desenvolveu estudos a respeito de tcnicas de racionalizao do trabalho dos operrios. Suas idias preconizavam a prtica da diviso do trabalho. A caracterstica mais marcante do estudo de Taylor a busca de uma organizao cientfica do trabalho, enfatizando tempos e mtodos e, por isso, visto como o precursor da Teoria da Administrao Cientfica. Taylor percebia a necessidade de se aplicarem mtodos cientficos administrao para assegurar seus objetivos de mxima produo a mnimo custo. Princpios seguidos por Taylor:

Seleo cientfica do trabalhador - O funcionrio desempenha a tarefa mais compatvel com suas aptides. importante para o funcionrio, que valorizado; e para a empresa, que aumenta sua produtividade e aumenta seus lucros. Tempo padro - O funcionrio deve atingir a produo mnima determinada pela gerncia. Esse controle torna-se importante pelo fato de o ser humano ser naturalmente preguioso. Plano de incentivo salarial - O funcionrio ganha pelo que produz. Trabalho em conjunto - Os interesses da empresa e dos funcionrios quando aliados resultam em uma maior produtividade. Gerentes planejam, funcionrios executam - Cabe aos gerentes planejarem e aos funcionrios agirem. Diviso do trabalho - A tarefa subdivide-se ao mximo e, dessa forma, velocidade e produtividade so conseguidas e o funcionrio garante lucro de acordo com seu esforo. Superviso - especializada por reas. Controla o trabalho dos funcionrios, verificando o nmero de peas feitas, o que assegura o valor mnimo da produo. nfase na eficincia - H uma nica maneira certa de se fazer o trabalho. Para descobrila, a administrao empreende um estudo de tempo e mtodos, decompondo os movimentos das tarefas exercidas.

Taylor faleceu aos 59 anos, no dia 21 de maro de 1915, na Filadlfia. Alguns de seus seguidores:

Henry Ford Lilian Gilbreth Henry Gantt Frank Gilbreth

Vous aimerez peut-être aussi