Vous êtes sur la page 1sur 14

Modificadores de Acesso

default (acesso padro) so acessveis somente aos mtodos internos da classe e s subclasses. String nome; protected (acesso protegido) com este modificador, permite acesso aos atributos e mtodos da classe, atravs de classes do mesmo pacote. protected String nome;

Encapsulamento
a maneira de como ocultar determinados elementos (atributos e mtodos) de uma classe das demais classes.
public class Conta{ private Cliente cli; private int numConta; private int numAg; private double saldo; }

Encapsulamento
Mas qual importncia de encapsular? importante encapsular, para que seu sistema esteja pronto a mudanas. E como os dados sero acessados? A forma de se comunicar com a classe atravs de mtodos pblicos. O conjunto de mtodos pblicos de uma classe tambm chamado de interface da classe, pois esta, a nica maneira a qual voc se comunica com objetos dessa classe, haja visto que os atributos esto ocultos.

Getters e Setters
Os mtodos get e set so por conveno a forma de acessar os atributos ocultos da classe. Portanto se for necessrio acessar ou atribuir informao a um atributo oculto usa-se get ou set.

Mtodo Get
O mtodo get usado quando se quer saber qual a informao contida no atributo especificado. Seu cabealho : public tipoRetorno getNomeAtributo()
public int getNumConta(){ return this.numConta; }

Mtodo Set
O mtodo set usado quando se quer atribuir uma informao ao atributo especificado. Seu cabealho :
public void setNomeAtributo(tipoParametro nomeParametro) public void setNumConta(int num){ this.numConta=num; }

Getters e Setters
Ateno:
Nem sempre um atributo privado vai ter get e set obrigatriamente. Na classe Conta por exemplo o atributo privado saldo no necessita de get e set por qu?

Construtor
Ateno! Construtor no um mtodo especial. Apesar de alguns autores descrever assim, e ter a aparncia de um mtodo, no um mtodo especial. O que ento? Pode-se definir que construtor um inicializador do objeto pois uma vez que o objeto criado o primeiro a ser acionado o construtor.

Construtor
A estrutura de um construtor :
public nomeDaClasse(parametros se necessrio){ //corpo do construtor; }

Usando a classe Conta e criando um construtor passando parmetro numAg e numConta:


public Conta(int numeroAg,int numeroConta){ this.numAg=numeroAg; this.numConta=numeroConta; }

Construtor
No obrigado a passar nenhum parmetro, como em outro exemplo:
public Conta(){ System.out.println("Criando nova conta"); }

Portanto neste exemplo, sempre que for criado um novo objeto Conta, ser mostrada a informao Criando nova conta. Nos exerccios at aqui sempre teve um construtor em cada objeto criado, o chamado construtor default (padro).

Construtor
O construtor padro da classe Conta escrito desta forma: public Conta(){ } somente isto. Sempre que criado o objeto, o construtor default est l, mesmo se no estiver sido criado.

Construtor
O construtor obriga que informaes importantes sejam passadas no momento da criao do objeto. Conta c = new Conta(123, 23456); Para o objeto Conta j est sendo informado o numero da agencia e conta, contribuindo para reforar o encapsulamento.

Construtor
informaes importantes:
o construtor tem que ser declarado com mesmo nome da classe. sempre que o new chamado, o construtor executado. construtores no so mtodos, uma vez que no retornam valor e no podem ser chamados novamente, somente no momento em que criado o objeto.

Vous aimerez peut-être aussi