Vous êtes sur la page 1sur 6

CDIGO DE TICA E DISCIPLINA MILITAR - Lei 14.310, de 19Jun2002 Art.

19 So causas de justificao: I motivo de fora maior ou caso fortuito, plenamente comprovado;

Na opinio de STOCO, em pura doutrina distinguem-se estes eventos dizendo que o caso fortuito o acontecimento natural, derivado das foras da natureza ou o fato das coisas, como o raio, a inundao, o terremoto ou o temporal. Na fora maior h sempre um elemento humano, a ao das autoridades (factum principis). De qualquer modo, importante mesmo que o caso fortuito e a fora maior so eventos inevitveis, que eliminam a relao de causalidade entre o dano experimentado pela vtima e a conduta do suposto agente De Plcido e Silva assim define ordem pblica: entende-se a situao e o estado de legalidade normal, em que as autoridades exercem suas precpuas atribuies e os cidados as respeitam e acatam, sem constrangimento ou protesto Segundo Carlo Alberto Carmona pela noo de ordem pblica e, de outro lado, pelas leis imperativas. A vontade limitada aos limites que a lei determina.
O caso fortuito ou de fora maior. O Cdigo Civil diz que o caso fortuito ou de fora maior existe quando uma determinada ao gera consequncias, efeitos imprevisveis, impossveis de evitar ou impedir: Caso fortuito + Fora maior = Fato/Ocorrncia imprevisvel ou difcil de prever que gera um ou mais efeitos/consequncias inevitveis A caracterizao do caso fortuito ou fora maior exige de maneira imprescindvel que os efeitos no possam ser evitados ou impedidos pelo transgressor. Agostinho Alvim, com sua sempre notvel clareza, situa este requisito na idia do "fato necessrio", asseverando: "A anlise da definio do Cdigo consistir, principalmente, no estudo da necessariedade do fato, cujos efeitos no seja possvel evitar ou impedir. H na prtica, muito equvoco, acerca do que se deva entender por fato necessrio.

A necessariedade do fato h de ser estudada em funo da impossibilidade do cumprimento da obrigao e no abstratamente. Nesta hiptese, a no ser que as circunstncias especiais do caso aconselhem outra soluo, no se poder admitir a escusa, com base em caso fortuito.

Exemplos: O condutor de uma viatura vem trafegando pela rua e um galho cai da arvore vindo a danificar a viatura. Caso fortuito O condutor de uma viatura vem trafegando pela rua, quando de patrulhamento em dia de chuva, rua bastante alagada e sem que veja o buraco coberto de gua da chuva, cai em um buraco e corta o pneu e danifica a roda. Fora maior .II evitar mal maior, dano ao servio ou ordem pblica; Evitar mal maior: E quando o transgressor executa toda a ao, encerra os atos executrios e antes de acontecer o resultado transgressor, ele mesmo (o agente), se arrepende e evita o resultado. Ex: A sabendo que B no credenciado, mas habilitado, e passa a conduo do veiculo do Estado para B e sem ocorra qualquer infrao de transito ou flagrado por qualquer superior, porm imediatamente se arrepende e toma a direo de B. O motorista da viatura policial, entra na contra-mo de direo, para alcanar um fugitivo, e deste ato no ocorre um albaroamento, choque mecnico ou coliso e imediatamente alcana o cidado em conflito com a lei.
III ter sido cometida a transgresso: a) na prtica de ao meritria; O art. 18, 2, do CEDM, influem na aplicao da sano disciplinar (incidncia no cmputo final da pontuao prevista no art. 22), os requisitos de admissibilidade do elogio individual e da nota meritria, como previstos no Decreto n. 42.843/02, devem ser rigorosamente observados. De modo diverso, nos casos de nota meritria, a exigncia documental do art. 10, aplicado por fora do art. 19, deve significar a emisso de breve relatrio que contenha parecer, favorvel ou no, acerca da concesso desta espcie de recompensa.

b) em estado de necessidade;

Segundo Assis Toledo: "o primeiro se configura quando o agente comete o ato para afastar, de si ou de outrem, perigo inevitvel para a vida, para o corpo, para a liberdade, para a honra, para a propriedade ou para um outro bem jurdico, se, na ponderao dos interesses conflitantes, o interesse protegido sobrepujar sensivelmente aquele que foi sacrificado pelo ato necessrio. O segundo se verifica quando o agente realiza uma ao ilcita para afastar de si, de um parente ou de uma pessoa que lhe prxima, perigo no evitvel, por outro modo, para o corpo, para a vida ou para a liberdade, excluda a hiptese em que o mesmo agente esteja obrigado, por uma especial relao jurdica, a suportar tal perigo e tambm a de que este ltimo tenha sido por ele provocado". (grifo nosso) Assim, algum que invade um domiclio para salvar uma criana que est se afogando na piscina (sacrifcio de valor menor para salvar valor maior) estar amparado pelo estado de necessidade como excludente de transgresso. J o exemplo clssico do caso de dois militares que entravam uma disputa com um agressor e o militar A munido de algema em luta com agressor bate a algema no militar B, vindo causar equimose, ocorreu uma transgresso, visto que no crime militar, por no ter leso, mas uma agresso que se fez necessrio no exerccio regular de direito, uma situao de perigo atual, que no provocou por sua vontade, caracteriza estado de necessidade exculpante.
[3]

c) em legtima defesa prpria ou de outrem;

Legtima defesa uma justificao para uma conduta ilcita, que legitima um ato que seria crime em sua ausncia. Tecnicamente, um conceito de Direito Penal que pertence classe das excludentes de ilicitude - isto , circunstncias que removem a ilegalidade de uma conduta, embora sem alterar o fato de que o ato previsto em lei (tipo penal). Consiste no emprego de condutas ilcitas como recurso para se defender de uma agresso. tambm

usado no mbito Civil, adotado no direito civil como uma das excludentes da Responsabilidade Civil. To logo no existindo crime, no h transgresso o que no principio da consuno, absorve os atos galgados numa excludente de ilicitude, extingue a conduta que contrarie as normas descritas no cdigo de tica. Exemplo raro, do principio da consuno que quem comete o crime de homicdio, para resultado morte, causa leso grave, com meios que podem ser diversificado: arma branca ou arma de fogo e at mesmo murros e pontaps. No furto, h violao de domicilio, porm o crime meio foi cometido para o objetivo fim, o furto. Exemplo: O uso de fora moderada, para conter o autor de uma ocorrncia policial.

No cumprimento de um mandado de busca e apreenso emanado de autoridade judiciria e no ato do cumprimento, o individuo tranca a porta para dificultar a ao policial, pode-se usar de fora moderada para romper o obstculo, utilizando do uso progressivo da fora.

d) em obedincia a ordem superior, desde que manifestamente legal;

Em obedincia a ordem superior, desde que manifestamente legal, o principio da legalidade norte de qualquer conduta operacional do bom policial e descumprir a ordem legal do superior hierarquico, estar incorrendo para o crime de desobedincia. Se a ordem for ilegal, no se cumpre ordem ilegal, apenas demonstre o ato de ilegalidade, palpado na boa educao e os bons costumes.

e) no estrito cumprimento do dever legal; Como se viu no primeiro momento, o "estrito cumprimento do dever legal" analisado quando da verificao da "ilicitude", mas encontrada, porm, por excluso. Em outras palavras, cometida uma conduta tpica, essa conduta ser tambm, em princpio, ilcita. S ser lcita se houver uma "causa excludente

dessa ilicitude", tambm chamada de "causa de justificao", para a conduta do agente. O estrito cumprimento de dever legal uma dessa causas justificadoras. Portanto, sua natureza jurdica a de "causa excludente de ilicitude", que significa que, embora praticando um fato tpico, a conduta do agente ser lcita, se tiver agido em "estrito cumprimento do dever legal". CPB Art. 23. No h crime quando o agente pratica o fato: (...) III em estrito cumprimento de dever legal..." Sua conceituao, porm, dada pela doutrina, como por exemplo Fernando Capez, que assim define o "estrito cumprimento do dever legal": " a causa de excluso da ilicitude que consiste na realizao de um fato tpico, por fora do desempenho de uma obrigao imposta por lei, nos exatos limites dessa obrigao". Em outras palavras, a lei no pode punir quem cumpre um dever que ela impe. Exemplo clssico de estrito cumprimento de dever legal o do policial que priva o fugitivo de sua liberdade, ao prend-lo em flagrante. Nesse caso, o policial no comete crime de constrangimento ilegal ou abuso de autoridade, por exemplo, pois que ao presenciar uma situao de flagrante delito, a lei obriga que o policial efetue a priso do respectivo autor, mais precisamente o art. 292 do CPP. Preenchido, portanto, o requisito do dever legal.

f) sob coao irresistvel.

Duas so as espcies de coao admitidas em direito penal. Uma delas a coao fsica (vis corporalis). Nesta, o que vicia a autodeterminao do sujeito uma fora material, agindo diretamente sobre o corpo da vtima. Portanto, visto que a prpria vontade do agente fica prejudicada, no h que se falar em

conduta punvel, porquanto no houve, de fato, uma conduta, d seja a coao irresistvel. Outra coao a chamada "vis compulsiva", a coao moral. Ao contrrio daquela, esta uma fora imaterial, uma manipulao de ordem ideolgica, desestruturando a liberdade do indivduo por meio de um temor grave incutido neste. Se irresistvel for a coao moral, agir sem culpabilidade o coacto, porque est caracterizada a inexigibilidade de conduta diversa.
Pargrafo nico No haver punio, quando for reconhecida qualquer causa de justificao.

Quando do julgamento do transgressor, o CEDMU dever: Art. 16 O julgamento da transgresso ser precedido de anlise que considere: I os antecedentes do transgressor; Os antecedentes aferem-se pelo ERF (Extrato de Registros Funcionais) no h punio, vrios registros de bons servios prestados. II as causas que a determinaram; As causas que determinaram, so as que levaram ao cometimento de transgresso, fatores familiares, psicolgico que pode ter influenciado na conduta. III a natureza dos fatos ou dos atos que a envolveram; Quanto a natureza dos fatos, so fatos no exerccio da funo ou em razo dela e que no cause grave escndalo ou ofenda o decoro da classe, ou cause desprestigio a imagem da Instituio. IV as conseqncias que dela possam advir. As conseqncias que possam advir, tais como no repercutir negativamente e que tal ato no estimule novas transgresses.

Roniceles Meireles Maia

Vous aimerez peut-être aussi