Vous êtes sur la page 1sur 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA

PR-REITORIA DE EXTENSO E CULTURA


DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ANIMAL

CERA DE ABELHAS
Organizadores: Prof. Alfredo Alcides Goicochea Huertas
(Departamento de Biologia Animal UFV)

Lus Gustavo Garay


(Graduando Agronomia UFV)

Verssimo Gibran Mendes de S


(Doutorando Entomologia UFV)

Viosa - MG 2009

Curso: Cera de Abelhas ndice

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

Histria e Origem ...................................................................................02 Funo da Cera na Colmia.....................................................................03 Caractersticas fsico-qumicas da cera...................................................04 Cera: Importncia para apicultura ..........................................................04 Cera Alveolada .......................................................................................05 Produo e Comercializao ..................................................................05 Produo Comercial ...............................................................................06 Mtodos e tcnicas para purificar cera ...................................................07 Processo do Saco .........................................................................07 Derretedor ou Purificador Solar ..................................................08 Derreterdor ou Purificador Vapor ............................................08 Cera bruta ...............................................................................................10 Confeco de lminas lisas ....................................................................10 Confeco de cera alveolada ..................................................................11 Utilizao da cera alveolada ..................................................................12 Inimigos da cera .....................................................................................13 Concluso ...............................................................................................15 Sugestes de leitura ................................................................................16 Anexos ....................................................................................................17

1
.

Curso: Cera de Abelhas Histria e Origem

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

A cera de abelhas to antiga quanto a prpria histria das abelhas e de sua explorao pelo homem. Como possui oxidao lenta, dura por muito tempo, desde que no seja atacada por traas da cera ou exposta a elevadas temperaturas. Provavelmente, por isso que, antigamente, os Egpcios utilizavam a cera para mumificao de cadveres: eram retiradas as vsceras e colocado no lugar uma mistuda de prpolis e cera, posteriormente o corpo era envolto em tecido, o que impedia o contato com o ar, mantendo o corpo intacto por muito tempo. A palavra mmia no precisamente de origem Egpcia e sim da palavra moum, de origem persa, que significa cera. Praticamente todos os povos da Antigidade usavam cera nas cerimnias religiosas e h registros de que a cera tambm era utilizada para pagamento de taxas, tributos e multas, pois foram encontrados tabletes de cera em registros tributrios de Roma e em navios naufragados. A cera produzida por quatro pares de glndulas cergenas ou gordurosas, localizados entre o quarto e o stimo segmento da parte ventral do abdmen das abelhas operrias Apis mellifera (Hymenoptera: Apidae) com idade variando de 12 a 18 dias, fase em que elas so chamadas de construtoras. As abelhas secretam a cera em forma lquida que em contato com o ar se solidifica formando pequenas escamas transparentes. As operrias trabalham essa cera (amassando e moldando) com as mandbulas juntamente com outras secrees das prprias abelhas, sob a forma de alvolos hexagonais na construo dos favos. Para a secreo da cera imprescindvel a ocorrncia de certos fatores, tais como: temperatura no interior da colmia de 33 36C, em mdia; presena de abelhas operrias com idade de 12 a 18 dias; alimentao abundante e a necessidade da construo de favos. Cerca de 45 dias aps a chegada de um enxame, 90% dos favos j foram construdos.

2
.

Curso: Cera de Abelhas

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

Funo da Cera na colmia


A matriaprima da cera o prprio mel que as abelhas transformam em gordura. necessrio ingerir aproximadamente 6 a 7 quilos de mel para produzir 1 quilo de cera e a mdia de produo de cera de 2% da produo de mel. Por isso, que a presena da cera alveolada de grande importncia para reduzir o consumo de mel e o tempo gasto pelas abelhas na construo dos favos. A forma hexagonal dos favos importante para a sustentao dos mesmos na colmia devido a sua estruturao e tambm para o armazenamento de suas crias e de seus alimentos: mel, plen, gua, alm da gelia real. Centenas de abelhas operrias participam na edificao de um s alvolo, e cada operria se mantm em atividade por aproximadamente um minuto. Para a abelha a cera representa seu primeiro e principal material de construo, na arquitetura de suas colmias. Com as minsculas placas de cera ela inicia a construo dos seus depsitos de mel, plen e beros para a prole, os alvolos de base hexagonal. Sempre emprega a cera nos trabalhos mais delicados, e nunca o desperdia em obras secundrias. A cera , portanto, um elemento vital para o enxame, sem o qual no existiria a colmia.

3
.

Curso: Cera de Abelhas Caractersticas fsico-qumicas da cera

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

A cera apresenta densidade de aproximadamente 0,960 a 0,987 g/cm e seu ponto de fuso varia entre 60 a 65C. insolvel em gua e solvel em leos volteis, ter, clorofrmio e benzeno. Sua colorao pode variar de acordo com a contaminao por plen e tambm por partculas de prpolis. Os favos se tornam escuros por causa da saliva das abelhas, da prpolis e de fragmentos deixados pelas crias por ocasio das mudas da pele, dejees das crias e emanaes do corpo das abelhas adultas. A cera de A. mellifera constituda por mais de 300 componentes que podem ser resumidos de seguinte forma: encontra-se 70 a 72% de steres, 14 a 15% de cidos cricos livres, 12% de hidrocarbonetos (principalmente saturados) e 1% de alcois. Apesar de sua composio ser bastante complexa, a cera de fcil identificao, pois suas caractersticas fsicas so estveis. Apresenta consistncia plstica acima de 30C, podendo ser moldada, porm dura e quebradia quando fria. Dentre as vrias caractersticas a cera das abelhas possui propriedades impermeabilizantes, emolientes, amaciantes, moldantes, cicatrizantes, purificantes, antiinflamatrias. O Regulamento Tcnico, do Ministrio da Agricultura, que fixa a identidade e qualidade de cera de abelhas define a mesma como um produto de consistncia plstica, de cor amarelada, muito fusvel, secretada pelas abelhas para formao dos favos nas colmias.

Cera: Importncia para apicultura


Para o apicultor a cera um produto indispensvel para o manejo racional de suas colmias, podendo ser obtida de raspas de quadros, favos velhos e quebrados, dentre outros. Esta cera deve ser purificada para ser reutilizada pelo apicultor. A cera que o apicultor beneficiar proveniente dos materiais dos favos em geral, num processo conhecido como extrao de cera. A transformao de cera bruta em cera alveolada um processo delicado que exige bastantes cuidados para no danificar a cera, tais como: extrair a cera dos favos velhos (mais escuros), que contm maior quantidade de impurezas, separadamente da cera dos oprculos e dos favos claros (mais novos) que ainda no foram utilizados para postura e desenvolvimento de crias. Tambm preciso retirar os favos que foram atacados por traas, evitando, assim, uma possvel contaminao.

4
.

Curso: Cera de Abelhas Cera Alveolada

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

Outro importante aperfeioamento da apicultura moderna foi o desenvolvimento da cera alveolada. Com este material o produtor poupa trabalho de suas abelhas e ganha tempo na produo de mel. A cera alveolada uma lmina de cera de abelha prensada, que apresenta, de ambos os lados, o relevo de um hexgono do mesmo tamanho do alvolo, que servir de guia para a construo dos alvolos ou celas dos favos.

Produo e Comercializao
Os maiores consumidores da cera de abelhas so as indstrias de cosmticos, que a utilizam na confeco de pomadas, loes, cremes faciais e labiais, para depilao e na indstria de velas. E tambm a indstria apcola na utilizao de cera alveolada que facilita e diminui o trabalho das abelhas, que muito estimuladas aumentam a produo de mel.

5
.

Curso: Cera de Abelhas

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

Outros usos esto na fabricao de cremes para calados; em materiais para impermeabilizao; indstria de armamento; lustres para pisos; mveis, couros e lentes telescpicas; na fabricao de graxas, ungentos; na composio de fitas adesivas, gomas de mascar, tintas; em enxertos e vernizes. A produo mundial de cera de abelhas em torno de 11.500 a 19.000 toneladas e o Brasil o 13 produtor mundial. Os principais importadores so os Estados Unidos (consome cerca de 30% da cera existente no mercado internacional) seguidos da Alemanha, Reino Unido, Japo e Frana. do mundo so produzidas no Brasil e no Chile. Os maiores exportadores so o Chile, Tanznia, Brasil, Holanda e Austrlia. Vrios autores concordam que as melhores ceras

Produo comercial
At 1977, os principais estados brasileiros produtores de cera de abelhas eram Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, alternando-se no 1 lugar. A partir da, as maiores produes passaram a ser dos estados do Piau e Bahia. A produo de cera no Brasil foi crescente at 1966, quando chegou a 1.432 toneladas sendo que a produo de mel apresentou situao semelhante. Desde ento, a produo de cera foi se reduzindo at 1981 quando atingiu a quantia e 505 toneladas. A partir dessa data a produo vem aumentando consideravelmente, atingindo 1.000 toneladas. Matria-prima para a produo apcola, a cera foi muito utilizada e valorizada no passado, porm passou por um perodo de depreciao, sendo substituda por ceras sintticas, que possuem um custo menor. Contudo, devido a suas caractersticas peculiares de aroma e plasticidade, seus efeitos medicinais e a tendncia mundial em se consumir produtos naturais, a demanda por cera de abelhas retomou seu crescimento. Atualmente existe uma escassez total ou sazonal desse produto nos pases industrializados. Em 2003 e 2004, o Piau foi o maior exportador de cera de abelha bruta no Brasil, comercializando, nesse perodo, 10.200 e 5.000 quilos, respectivamente. Embora o montante exportado tenha sido reduzido em quase metade, devido alta do preo, a arrecadao foi maior em 2004 (US$ 35.274,00) do que em 2003 (US$ 31.584,00). A Holanda o maior importador da cera de abelha piauiense, seguido dos Estados Unidos e da Alemanha.

6
.

Curso: Cera de Abelhas Mtodos e tcnicas para purificar a cera

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

H diversas tcnicas para o processo de purificao de cera que baseia-se essencialmente, no seu derretimento e filtrao. Os principais mtodos de purificao da cera so:

Processo do Saco um processo antigo utilizado para o beneficiamento da cera. o mtodo mais simples e, por isso, mais utilizado pelos iniciantes na apicultura. Porm, seu rendimento baixo e a qualidade da cera extrada costuma ser inferior, pois no h controle da temperatura nesse processo. Os materiais utilizados so: recipiente com gua, saco de tecido poroso e uma fonte de calor. Assim, os favos so colocados dentro do saco e junto colocado um peso para o saco afundar, e esses so colocados dentro do recipiente contendo gua, porm o saco de tecido com a cera e os pesos no devem tocar o fundo do recipiente, que colocado sob a fonte de calor. A cera derreter e atravessar o tecido, se juntando com a gua. Ento, o saco de tecido, com todas as impurezas so retirados do recipiente. A gua com a cera que restaram no recipiente so retiradas da fonte de calor e ento deixadas em repouso at a cera se solidificar, quando ento pode ser retirada. Posteriormente, necessrio raspar as impurezas superficiais contidas na cera. E aquela que apresentar cor escura deve ser purificada novamente, em gua limpa, para remover ainda mais os resduos solveis. O processo repetido quantas vezes forem necessrias. preciso cuidado ao se realizar esse processo pois o material inflamvel.

7
.

Curso: Cera de Abelhas


Derretedor ou Purificador Solar

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

Trata-se de um tambor, caixa de madeira ou recipiente que pintado de preto internamente para absorver calor. H um compartimento onde os favos so colocados e este possui uma tela que retm as impurezas e resduos. Aps a tela, fica um outro recipiente de maior dimetro onde a cera derretida armazenada. Esse derretedor coberto com dois vidros planos e paralelos, com uma declividade de 15 a 20% para que a cera derretida possa escorrer. O derretedor deve ficar voltado para a direo do sol, aproveitando assim, o mximo da luminosidade disponvel. A cera obtida atravs desse processo de boa qualidade e de cor clara.

Uma das vantagens desse mtodo que no se trabalha com fogo, o que elimina a necessidade de constante observao. um processo excelente para cera de oprculo e pequenas quantidades de cera da tampa. Utiliza energia totalmente gratuita, limpa e renovvel, que permite o beneficiamento da cera a baixssimo custo, desde que haja sol. Entretanto, apresenta algumas desvantagens, como a dificuldade em derreter favos muito velhos e a baixa eficincia do mtodo, que permite a purificao de pequenas quantidades de cera por dia.

Derretedores ou Purificadores Vapor No derretimento por vapor h um beneficiamento mais rpido da cera. So utilizados tanto favos velhos quanto favos operculados. Esses so colocados em um recipiente de parede dupla, sendo que entre elas contm gua. O derretedor por vapor colocado sobre uma fonte de calor, que vai produzir o vapor da gua que sai atravs de orifcios da parede interna e que entra em contato com os favos, derretendo-os. O aquecimento da cera rpido e ela escorre para um compartimento externo que recebe o material.
8
.

Curso: Cera de Abelhas

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

aconselhvel que haja uma peneira com malha de 2 a 3 mm dentro do dispositivo que receber a cera, evitando dessa forma que o bagao se misture com ela.

Dentre as vantagens do mtodo possvel enumerar a possibilidade de derretimento de todo tipo de cera, alm das impurezas ficarem aderidas tela do tambor, o que melhora a qualidade da cera. Entretanto, preciso estar atento ao nvel da gua todo o tempo e a limpeza da tela deve ser feita enquanto a mesma permanece aquecida, o que ajuda a retirada da sujeira, uma vez que a cera residual e a sujeira se solidificam rapidamente.

9
.

Curso: Cera de Abelhas Cera Bruta

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

Cera bruta a cera purificada obtida atravs dos diferentes mtodos de purificao anteriormente mencionados. Depois do processo de extrao ela derretida novamente e colocada em frmas ou recipientes a fim de se obter blocos homogneos em tamanho e peso, que sero armazenados, preferencialmente em local coberto, fresco, com luminosidade, em sacos plsticos de primeiro uso, com boa ventilao e fazendo observaes peridicas. Todos esses cuidados so necessrios para evitar possveis ataques de traas da cera.

Confeco de lminas lisas (processo semi-industrial)


Os blocos de cera bruta, depois de purificados, so utilizados na fabricao de lminas de cera lisa e posteriormente, alveolada. Para isso, esses blocos so derretidos em banho-maria a uma temperatura mxima de 75C para a produo das lminas lisas. Para se produzir essas lminas so utilizados moldes de madeira (material que no adere cera), com as mesmas medidas da parte interna de um quadro ou caixilho de ninho. Se os moldes tiverem tamanho maior, juntamente com o cilindro alveolador, preciso cortar as lminas no tamanho padro.

10
.

Curso: Cera de Abelhas

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

Confeco de cera alveolada


O cilindro utilizado na alveolao imprime os alvolos nas placas de cera, de modo manual ou mecnico. O sistema composto de dois cilindros justapostos e, por entre eles, passam as lminas lisas de cera que so prensadas recebendo a estampa dos alvolos dos dois lados.

O processo de beneficiamento da cera, ou seja, a transformao da cera bruta em cera alveolada um pouco delicado, precisa de alguma aptido e cuidados para no danificar a cera. Assim, recomendado limpar toda sujeira que esteja nos blocos antes

11
.

Curso: Cera de Abelhas


esperar 24 horas para alveolar as lminas lisas.

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

do seu derretimento, preparar o cilindro alveolador com gua e detergente neutro e A cera alveolada apresenta diversas vantagens para o apicultor e para a colmia, dentre elas: guia e alinhamento para a construo de favos; garante a construo de favos perfeitos; economia de tempo com menor desgaste das abelhas; economia de mel na nutrio; limita o nascimento de zanges, que necessitam de alvolos maiores; favos mais resistentes; precocidade para a produo de mel, resultando em melhor aproveitamento das floradas.

Utilizao da cera alveolada


A cera alveolada utilizada nos quadros que iro para as caixas de colmias. A fixao da cera ocorre da seguinte maneira: na parte superior do quadro, h um friso onde a cera fixada jogando-se a prpria cera derretida. Depois, utilizado um incrustador eltrico, de aproximadamente 12 volts, fazendo uma circulao de carga eltrica, onde os arames se aquecem e a cera sofre um derretimento superficial no local em contato, fixando-se neles aps o resfriamento.

12
.

Curso: Cera de Abelhas Inimigos da cera

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

Os principais inimigos da cera so as traas. Existem dois tipos de traas que atacam a cera, a menor Achroia grisella e a maior Galleria mellonella (Lepidoptera: Pyrallidae). No Brasil, ambas as espcies so relacionadas A. mellifera desde 1938. A traa da cera encontra-se disseminada em condies naturais, podendo-se afirmar que no existem colmias ou enxames encontrados em condies de campo livres da presena dessa praga, ocorrendo invaso das colnias por mariposas que ovipositam em frestas das colmias.

As perdas de cera podem atingir at 645g por melgueira quando no se utiliza nenhuma tcnica de armazenamento e manejo dos favos. Os prejuzos so enormes para a colmia e para o apicultor. Para o armazenamento dos favos de cera durante a entressafra necessria a utilizao de tcnicas de conservao dos favos para evitar o aparecimento da traa. Os prejuzos causados pela traa da cera tm incentivado pesquisadores a buscarem mtodos alternativos de controle. Inicialmente, mtodos qumicos foram desenvolvidos
13
.

Curso: Cera de Abelhas

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

utilizando-se os produtos paradiclorobenzeno, cido ciandrico, brometo de metila, sulfureto de carbono, anidrido sulfuroso e fosfina. Embora esses compostos fossem utilizados para o controle dessas traas, seu emprego apresentava inmeros problemas, podendo-se destacar as intoxicaes s abelhas nas diversas fases do seu desenvolvimento e tambm a contaminao do mel, cera, prpolis, plen e gelia real. Diante disto, a maneira mais eficaz de proteger a colmia das duas espcies de traa, at que surja um novo produto para o controle da traa da cera, o manejo adequado da colmia. Se as colmias possurem baixa densidade populacional, danos por essas lagartas podero ocorrer. No caso de colmias no populosas, deve-se realizar um manejo que mantenha, em cada uma, nmeros adequados de favos, evitando que estes sejam atacados. As abelhas, atravs de seu comportamento higinico, so capazes de repelir as mariposas e, mesmo quando surgem algumas lagartas da traa, as operrias prontamente realizam a limpeza do favo, impedindo seu desenvolvimento. Dessa maneira, a melhor forma de evitar prejuzos com a traa da cera, ainda manter enxames populosos atravs de revises peridicas nas colmias, sendo que, o apicultor deve estar sempre atualizado visando o aumento de produo atravs de manejo adequado. Cera mal armazenada:

14
.

Curso: Cera de Abelhas Concluso

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

A cera purificada tem menor probabilidade de ser atacada pela traa, ainda mais se acondicionada imediatamente em sacos plsticos de preferncia de primeiro uso, e guardado em lugar iluminado e arejado. A cera um produto da colmia que tem seu valor tanto para as abelhas como para o homem e cabe a ns apicultores saber produzi-la com qualidade e economia. Atualmente a produo de cera pode ser uma atividade a ser desenvolvida na entressafra do mel, pois ao utilizar a nutrio artificial das abelhas, possvel obter boa quantidade de cera branca, de qualidade e com altos valores no mercado, gerando mais renda no apirio.

15
.

Curso: Cera de Abelhas Sugestes de leitura


Sites da internet:

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

Ambiente Brasil - http://www.ambientebrasil.com.br Apirio-UFV - http://www.ufv.br/dbg/bee/bem-vindo.htm Apiguarda - http://www.apiguarda.com Breyer & Cia - http://www.breyer.ind.br Macmel - http://www.macmel.net Zovaro - http://www.zovaro.com.br Livros e outras produes tcnicas: COSTA, P.S.C.; OLIVEIRA, J.S. Manual Prtico de criao de abelhas. 1 ed. Aprenda Fcil, 2005. 424 p. : il. MARTINHO, M.R. A criao de abelhas. 2 ed. Globo, 1989. 180 p. : il. SCHENK, E. O apicultor brasileiro. Guia completo de Apicultura no Brasil. 7 ed. Continente, 1938. 324 p. : il. GUERRA, M. DE S. Bionomia das traas de cera (Galleria mellonella L. e Achroia grisella F. Lepidoptera, Galleridae). Piracicaba, So Paulo: Dissertao de Mestrado ESALQ-USP, 1973 133 p. MAGALHES, E. O. Manual de Apicultura. Modulo I. CD p/ ADRs/Ba. 2004 ZOVARO, R. Cera: Seu Beneficiamento e Utilizao. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Apicultura, 14 a 17/11/2000. Florianpolis, SC. DIAS, L. F. Controle biolgico da traa da cera. Informativo Zum Zum, Florianpolis: v.35, n.301, 7 p., 2001. BRIGHENTI, D.M.; CARVALHO, C.F.; BRIGHENTI, C.R.G. e CARVALHO, S.M. Perda de cera em favos de Apis mellifera Linnaeus, 1758 (Hymenoptera: Apidae) por Galleria mellonella (Linnaeus, 1758) e Achroia grisella (Fabricius, 1794) In: XII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. Gramado. Anais... Gramado, 2004. 695 p.

16
.

Curso: Cera de Abelhas Anexos:

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

MINISTRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO. SECRETARIA DE DEFESA AGROPECURIA. INSTRUO NORMATIVA N 3, DE 19 DE JANEIRO DE 2001. O SECRETRIO DE DEFESA AGROPECURIA, SUBSTITUTO, DO MINISTRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO, no uso da atribuio que lhe confere o art. 83, inciso IV do Regimento Interno da Secretaria, aprovado pela Portaria Ministerial n 574, de 8 de dezembro de 1998, considerando que necessrio instituir medidas que normatizem a industrializao de produtos de origem animal, garantindo condies de igualdade entre os produtores e assegurando a transparncia na produo, processamento e comercializao, e o que consta do Processo n 21000.002814/200067, resolve: Art. 1 Aprovar os Regulamentos Tcnicos de Identidade e Qualidade de Apitoxina, Cera de Abelha, Gelia Real, Gelia Real Liofilizada, Plen Apcola, Prpolis e Extrato de Prpolis, conforme consta dos Anexos desta Instruo Normativa. Art. 2 Esta Instruo Normativa entra em vigor na data de sua publicao.

RUI EDUARDO SALDANHA VARGAS

REGULAMENTO TCNICO PARA FIXAO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE CERA DE ABELHAS

1. Alcance 1.1. Objetivo: Estabelecer a identidade e os requisitos mnimos de qualidade que deve atender a cera de abelhas. 1.2. mbito de Aplicao: O presente Regulamento se refere cera de abelhas destinada ao comrcio nacional ou internacional. 2. Descrio: 2.1. Definio: Entende-se por cera de abelhas o produto de consistncia plstica, de cor amarelada, muito fusvel, secretado pelas abelhas para formao dos favos nas colmias. 2.2. Classificao: 2.2.1. Cera de abelhas bruta - Quando no tiver sofrido qualquer processo de purificao, apresenta cor desde o amarelo at o pardo, untuosa ao tato, mole e plstica

17
.

Curso: Cera de Abelhas

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

ao calor da mo, fratura granulosa, odor lembrando o do mel, sabor levemente balsmico e ainda com traos de mel; 2.2.2. Cera de abelhas branca ou pr-beneficiada - Quando tiver sido descolorida pela ao da luz, do ar ou por processos qumicos, isenta de restos de mel, apresentando-se de cor branca ou creme, frgil, pouco untuosa e de odor acentuado. 2.3. Designao (Denominao de Venda): Cera de Abelhas. 3. Referncias: - ABNT. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Normas ABNT. Plano de Amostragem e Procedimentos na Inspeo por atributos- 03.011 - NBR 5426 JAN/1985. - AOAC. Official Methods of Analysis of the Association of Analitical Chemists. Arlington, , 1992. - AOAC. Official Methods of Analysis of the Association of Analitical Chemists, 16 th Edition, cap. 4.1.03, 1995. - BRASIL. Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. Portaria n 368, de 04/09/97 Regulamento Tcnico sobre as Condies Higinico-Sanitrias e de Boas Prticas de Elaborao para Estabelecimentos Elaboradores / Industrializadores de Alimentos, 1997. - BRASIL. Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. Resoluo GMC 36/93 Mercosul, Portaria n. 371, de 04/09/97 Regulamento tcnico para Rotulagem de Alimentos. - BRASIL. Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. Portaria 001, de 07 de outubro de 1981. Mtodos Analticos Oficiais para Controle de Produtos de Origem Animal e seus Ingredientes: Mtodos Fsico-Qumicos, Cap. 2, p. 3, met. 3, 1981. - BRASIL. Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. Portaria SIPA n 06/84 Normas Higinico-Sanitrias e Tecnolgicas para Mel, Cera de Abelhas e Derivados, 1984. - BRASIL. Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. Programa Nacional de Controle de Resduos Biolgicos. Instruo Normativa n. 3 de 22 de Janeiro de 1999. - BRASIL. Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. Portaria 248, de 30 de dezembro de 1998, publicada no DOU de 05 de janeiro de 1999. Estabelece o Mtodo Oficial para Deteco de Paenibacillus larvae em Mel e Produtos Apcolas.

18
.

Curso: Cera de Abelhas

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

- BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria n 540, de 27 de outubro de 1997 Publicada no DOU de 28 de outubro de 1997. Regulamento Tcnico: Aditivos Alimentares definies, classificao e emprego. - BRASIL. RIISPOA - Regulamento da Inspeo Industrial e Sanitria de Produtos de Origem Animal. Decreto n0 30.691, de 29 de maro de 1952. - FAO/OMS. Organizacin de las Naciones unidas para la Agricultura y la Alimentacon. Codex Alimentarius, CAC/vol. A, 1985. - ICMSF - Microorganismus in foods. 2. Sampling for microbiological analysis: Principles and specific applications. University of Toronto. Press, 1974. - ICMSF. Compendium of Methods for Microbiological Examination of Foods, 1992.

4. Composio e Requisitos: 4.1. Caractersticas Sensoriais: 4.1.1. Aspecto: slido amorfo; 4.1.2. Aroma: caracterstico (lembra o mel); 4.1.3. Cor: branca a amarelada; 4.1.4. Consistncia: macia e frivel. 4.2. Requisitos fsico-qumicos: 4.2.1. Ponto de fuso: 61C a 65 C; 4.2.2. Solubilidade: insolvel em gua, solvel em leos volteis, ter, clorofrmio e benzeno. 4.2.3. ndice de acidez: 17 a 24 mg KOH/g; 4.2.4. ndice de steres: 72 a 79; 4.2.5. ndice de relao steres e acidez: 3,3 a 4,2; 4.2.6. Ponto de saponificao turva: mximo de 65C; 4.3. Acondicionamento: O produto dever ser embalado com materiais adequados para as condies de armazenamento e que lhe confiram uma proteo apropriada contra a contaminao.
19
.

Curso: Cera de Abelhas


5. Aditivos: No se autoriza. 6. Contaminantes:

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

Os contaminantes orgnicos e inorgnicos no devem estar presentes em quantidades superiores aos limites estabelecidos pelo Regulamento vigente. 6.1. Outros contaminantes: Pesquisa de esporos de Paenibacillus larvae em 25g de cera de abelha (utilizando a metodologia descrita na Portaria 248, de 30/12/1998). Resultado Aceitvel: Ausncia de esporos em 25g. 7. Higiene: 7.1. Consideraes Gerais As prticas de higiene para elaborao do produto devem estar de acordo com o Regulamento Tcnico de Boas Prticas de Fabricao para Estabelecimentos Elaboradores / lndustrializadores de Alimentos. 7.2. Critrios Macroscpicos O produto no dever conter substncias estranhas, de qualquer natureza. 7.3. Critrios Microscpicos O produto no dever conter substncias estranhas, de qualquer natureza. 7.4. Critrios Microbiolgicos: Aplica-se o Regulamento Especfico. 8. Pesos e Medidas Aplica-se o Regulamento Especfico. 9. Rotulagem Aplica-se o Regulamento especfico, devendo constar, ainda, no rtulo a expresso produto no comestvel.

20
.

Curso: Cera de Abelhas


10. Mtodos de Anlise

Universidade Federal de Viosa - 13 de julho de 2009

Mtodos Analticos Oficiais para Controle de Produto de Origem Animal e seus Ingredientes - Portaria n 001/81 - 07/10/1981. Ministrio da Agricultura e do Abastecimento Portaria 248, de 30 de dezembro de 1998, publicada no DOU de 05 de janeiro de 1999. Estabelece o Mtodo Oficial para Deteco de Paenibacillus larvae em Mel e Produtos Apcolas. Ministrio da Agricultura. 11. Amostragem Seguem-se os procedimentos recomendados pela Norma vigente.

21
.

Vous aimerez peut-être aussi