Vous êtes sur la page 1sur 5

TUDO SOBRE CONCURSOS

Atos administrativos

CONCEITO

toda manifestao unilateral da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria (Hely Lopes Meirelles). ATO ADMINISTRATIVO x ATO JURDICO

A diferena essencial entre ato jurdico e ato administrativo reside em que o ato administrativo tem finalidade pblica. Ato administrativo uma espcie de ato jurdico.

ATO ADMINISTRATIVO x CONTRATO ADMINISTRATIVO

Diferena entre ato administrativo e contrato administrativo - o contrato bilateral (h duas partes com objetivos diversos) ; o ato administrativo unilateral. ELEMENTOS (Requisitos de validade) do ATO ADMINISTRATIVO

Os ELEMENTOS ESSENCIAIS formao do ato administrativo, constituem a sua infra-estrututa, da serem reconhecidos como REQUISITOS DE VALIDADE. As letras iniciais formam a palavra COMFIFOR MOB.

COM PETNCIA FI NALIDADE dica : COM FI FOR MOB

F0R MA M OB OTIVO JETO

COMPETNCIA

o poder atribudo ao agente (agente aquele que pratica o ato) para o desempenho especfico de suas funes.

Ao estudarmos o gnero abuso de poder vimos que uma de suas espcies, o excesso de poder, ocorre quando o agente pblico excede os limites de sua competncia.

FINALIDADE

o objetivo de interesse pblico a atingir. A finalidade do ato aquela que a lei indica explcita ou implicitamente. Os atos sero nulos quando satisfizerem pretenses descoincidentes do interesse pblico. Ao estudarmos o gnero abuso de poder vimos que a alterao da finalidade caracteriza desvio de poder, conhecido tambm por desvio de finalidade.

FORMA

o revestimento exteriorizador do ato. Enquanto a vontade dos particulares pode manifestar-se livremente, a da Administrao exige forma legal. A forma normal a escrita. Excepcionalmente existem : (1) forma verbal : instrues momentneas de um superior hierrquico; (2) sinais convencionais : sinalizao de trnsito.

http://www.tudosobreconcursos.com

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 9 February, 2011, 17:03

TUDO SOBRE CONCURSOS

MOTIVO

a situao de fato ou de direito que determina ou autoriza a realizao do ato administrativo. Pode vir expresso em lei como pode ser deixado ao critrio do administrador.

Exemplo : dispensa de um servidor ocupante de cargo em comisso. A CF/88, diz que o cargo em comisso aquele declarado em lei de livre nomeao e exonerao. Portanto, no h necessidade de motivao do ato exoneratrio, mas, se forem externados os motivos, o ato s ser vlido se os motivos forem verdaadeiros.

OBJETO

o contedo do ato. Todo ato administrativo produz um efeito jurdico, ou seja, tem por objeto a criao, modificao ou comprovao de situaes concernentes a pessoas, coisas ou atividades sujeitas ao do Poder Pblico. Exemplo : No ato de demisso do servidor o objeto a quebra da relao funcional do servidor com a Administrao.

ANULAO, REVOGAO E CONVALIDAO DO ATO ADMINISTRATIVO.

ANULAO E REVOGAO

A lei 9.784, de 29.01.1999 dispe que :

"A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcios de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos" (art. 53).

"O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f" (art. 54)

"Quando importem anulao, revogao ou convalidao de ato administrativo os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos " (art. 50, VIII,).

JURISPRUDNCIA : Smula 473 do STF :

“ A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial”.

Principais lies :

A Administrao com relao aos seus atos administrativos pode :

ANULAR quando ILEGAIS. REVOGAR quando INCOVENIENTES ou INOPORTUNOS ao interesse publico.

O Judicirio com relao aos atos administrativos praticados pela Administrao pode :

ANULAR quando ILEGAIS.


http://www.tudosobreconcursos.com Fornecido por Joomla! Produzido em: 9 February, 2011, 17:03

TUDO SOBRE CONCURSOS

Assim :

Revogao - supresso de um ato administrativo legtimo e eficaz realizada pela Administrao - e somente por ela - por no mais lhe convir sua existncia.

Anulao - invalidao de um ato ilegtimo e ilegal, realizada realizada pela Administrao ou pelo Judicirio.

Concluso :

a administrao controla seus prprios atos em toda plenitude, isto , sob aspectos de legalidade, e de mrito (oportunidade e convenincia), ou seja, exerce a autotutela.

o controle judicial sobre o ato administrativos se restringe ao exame dos aspectos de legalidade. EFEITOS DECORRENTES :

A revogao gera efeitos - EX NUNC - ou seja, a partir da sua declarao. No retroage.

A anulao gera efeitos EX TUNC (retroage data de incio dos efeitos do ato). CONVALIDAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

“A convalidao o refazimento de modo vlido e com efeitos retroativos do que fora produzido de modo invlido”(Celso Antnio Bandeira de Mello, 11 edio, editora Melhoramentos, 336).

A lei 9.784, de 29.01.1999, dispe que :

"Os atos que apresentem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros " (art. 55).

Assim :

S admissvel o instituto da convalidao para a doutrina dualista, que aceita possam os atos administrativos ser nulos ou anulveis.

Os vcios sanveis possibilitam a convalidao, ao passo que os vcios insanveis impedem o aproveitamento do ato,”

Os efeitos da convalidao so ex-tunc (retroativos). ATOS DE DIREITO PRIVADO PRATICADOS PELA ADMINISTRAO

A Administrao Pblica pode praticar certos atos ou celebrar contratos em regime de Direito Privado (Direito Civil ou Direito Comercial). Ao praticar tais atos a Administrao Pblica ela se nivela ao particular, e no com supremacia de poder. o que ocorre, por exemplo, quando a Administrao emite um cheque ou assina uma escritura de compra e venda ou de doao, sujeitando-se em tudo s normas do Direito Privado. CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

A classificao dos atos administrativos sofre variao em virtude da diversidade dos critrios adotados. Sero apresentados abaixo os critrios mais adotados pelos concursos.
http://www.tudosobreconcursos.com Fornecido por Joomla! Produzido em: 9 February, 2011, 17:03

TUDO SOBRE CONCURSOS

Critrio n 1 – classificao quanto a liberdade de ao :

ATOS VINCULADOS - so aqueles nos quais a lei estabelece os requisitos e condies de sua realizao. As imposies legais absorvem quase por completo a liberdade do administrador, pois a ao, para ser vlida, fica restrita aos pressupostos estabelecidos pela norma legal.

ATOS DISCRICIONRIOS - so aqueles que a administrao pode praticar com a liberdade de escolha de seu contedo, de seu destinatrio, de sua oportunidade e do modo de sua realizao.

Ao praticar o ato administrativo vinculado a autoridade est presa lei em todos os seus elementos - COMFIFORMOBAo praticar o ato discricionrio a autoridade livre - dentro das opes que a prpria lei prev - quanto a escolha da convenincia e da oportunidade.

No se confunda ato discricionrio com ato arbitrrio. Arbitrrio aquilo que contrrio a lei. Discricionrio so os meios e modos de administrar e nunca os fins atingir.

Critrio n 2 - classificao quanto ao modo de execuo

ATO AUTO-EXECUTRIO - possibilidade de ser executado pela prpria Administrao.

ATO NO AUTO-EXECUTRIO - depende de pronunciamento do Judicirio. Este item j foi estudado no tpico atributos do ato administrativo.

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS (estudo baseado em Celso Antnio Bandeira de Mello)

Quanto as espcies devem os atos ser agrupados de um lado sob o aspecto formal e de outro lado sob o aspecto material ( ou seu contedo). A terminologia utilizada diverge bastante entre os autores.

Espcies de Atos quanto forma de exteriorizao :

Decretos – so editados pelos Chefes do Poder Executivo, Presidente, Governadores e Prefeitos para fiel execuo das leis (CF/88,art. 84, IV);

Resolues – praticados pelos rgos colegiados em suas deliberaes administrativas ,a exemplo dos diversos , Tribunais (Tribunais Judicirios, Tribunais de Contas ) e Conselhos (Conselhos de Contribuintes, Conselho Curador do FGTS, Conselho Nacional da Previdncia Social) ;

Instrues, Ordens de servio, Avisos - utilizados para a Administrao transmitir aos subordinados a maneira de conduzir determinado servio;

Alvars - utilizados para a expedio de autorizao e licena, denotam aquiescncia da Administrao no sentido de ser desenvolvida certa atividade pelo particular.

Ofcios - utilizados pelas autoridades administrativas para comunicarem-se entre si ou com terceiros. So as “cartas” ofcios, por meio delas expedem-se agradecimentos, encaminham-se papis, documentos e informaes em geral.

http://www.tudosobreconcursos.com

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 9 February, 2011, 17:03

TUDO SOBRE CONCURSOS

Pareceres - manifestam opinies ou pontos de vista sobre matria submetida a apreciao de rgos consultivos.

Espcies de Atos quanto ao contedo dos mesmos :

Admisso – o ato unilateral e vinculado pelo qual a Administrao faculta a algum a incluso em estabelecimento governamental para o gozo de um servio pblico. Exemplo : ingresso em estabelecimento oficial de ensino na qualidade de aluno; o desfrute dos servios de uma biblioteca pblica como inscrito entre seus usurios. O ato de admisso no pode ser negado aos que preencham as condies normativas requeridas.

Aprovao – o ato unilateral e discricionrio pelo qual a Administrao faculta a prtica de ato jurdico (aprovao prvia) ou manifesta sua concordncia com ato jurdico j praticado (aprovao a posteriori).

Licena - o ato unilateral e vinculado pelo qual a Administrao consente ao particular o exerccio de uma atividade. Exemplo : licena para edificar que depende do alvar. Por ser ato vinculado, desde que cumpridas as exigncias legais a Administrao no pode neg-la.

Autorizao - e o ato unilateral e discricionrio pelo qual a Administrao, analisando aspectos de convenincia e oportunidade faculta ao particular o exerccio de atividade de carter material. Numa segunda definio o ato pelo qual a administrao faculta ao particular o uso privativo de um bem pblico. Exemplos : autorizao de porte de arma, autorizao para explorao de jazida mineral (CF, art. 146, pargrafo nico). A diferena em relao a Licena que a Administrao pode negar a autorizao.

Homologao – o ato unilateral e vinculado de controle pelo qual a Administrao concorda com um ato jurdico, ou srie de atos (procedimento), j praticados verificando a consonncia deles com os requisitos legais condicionadores de sua vlida emisso.

http://www.tudosobreconcursos.com

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 9 February, 2011, 17:03

Vous aimerez peut-être aussi