Vous êtes sur la page 1sur 25

Drive Test - Mapinfo & Google Earth

tera-feira, 4 de maio de 2010 21:00:00 Previous Post << >> Next Post As anlises de drive test so fundamentais para o trabalho de qualquer profissional de telecom, seja na execuo da coleta ou apenas na anlise. Embora atravs da anlise de KPIs seja possvel identificar problemas como quedas de chamadas, os drive tests permitem uma anlise mais profunda em campo. Permitem identificar as reas de cobertura de cada setor, interferncia, entre outros.

Objetivo
Aprender o que um drive test, e como carregar os dados coletados no Mapinfo e tambm no Google Earth. Conhecer os tipos bsicos de mapas temticos individuais e por ranges. Observao: este um tutorial introdutrio, e veremos futuramente como fazer uma anlise mais detalhada utilizando o Hunter Mapinfo Drive Test que utiliza o Mapbasic para automatizar as plotagens, e o Hunter GE Drive Test que alm de tambm ser automatizado, tem uma plotagem dos dados de forma mais detalhada, por exemplo obtendo os dados de cada ponto clicando no mesmo. De qualquer forma, este tutorial deve ser bem entendido, pois os conceitos so os mesmos, seja fazendo tudo na mo, seja utilizando scripts de automao. Observao: Na grande maioria dos tutoriais temos os arquivos relacionados, e que so enviados para os Assinantes. Se voc um assinante, por favor, verifique em seu e-mail o arquivo Blog_008_Drive_Test_Mapinfo_GoogleEarth.zip. Utilize o suporte para qualquer dvida ou problema que encontrar. Se voc um membro simples, e tem acesso apenas ao tutorial escrito, aprender sempre conceitos muito importantes que com certeza vo lhe ajudar em seus prprios desenvolvimentos. Voc comprovar em cada novo tutorial! Se voc deseja contribuir com o projeto telecomHall, a maneira mais simples tornar-se um Assinante. Nota: a nossa audincia vai desde um estudante de Telecom at profissionais experientes com vasto conhecimento na rea. Por isso pedimos um pouco de compreenso e tolerncia se alguns dos conceitos hoje apresentados forem b sicos para voc. Mas so necessrios para a evoluo conjunta de todos.

Estrutura de Arquivos
Como sempre, criamos a estrutura de diretrios adequada para os arquivos que vamos utilizar. Hoje precisamos da estrutura conforme mostrada a seguir.

y y y

(1) DriveTest: diretrio raiz do mdulo. (2) Data: local onde ficam os dados de input, por exemplo os coletados no drive test. (3) Output: diretrio de sada, onde ficam os arquivos de sada, como imagens dos plots, arquivos KML, etc.

Mas o que um Drive Test?


Drive Test, como o prprio nome sugere, o procedimento de realizar um teste dirigindo. O veculo na verdade no importa, voc pode fazer um drive test at numa moto ou bicicleta. O que importa o hardware e o software utilizado no teste. Basicamente, para realizarmos um drive test precisamos de um Notebook (1) - ou outro hardware semelhante - com um Software de Coleta (2) instalado, uma Chave de Segurana (3) Dongle comum a estes tipos de softwares, pelo menos um Telefone Celular (4), um GPS (5), e um Scanner (6) - opcional. Tambm comum o uso de adaptadores e/ou hubs para permitir a correta interconexo de todos os equipamentos.

Nota: algumas figuras mostradas neste tutorial (como a acima) so representaes de diagramas como num quadro negro. claro que gostaramos de fazer ilustraes profissionais, com softwares de vetores, etc. Mas lembre-se que a equipe do telecomHall composta de engenheiros, e nosso foco o aprendizado. Acreditamos que o contedo apresentado se sobressai a falta de perfeio nos diagramas. De qualquer forma, se voc tem habilidades com desenho, e gostaria de contribuir, seu contato ser muito bem vindo! Contato. O objetivo principal do teste coletar os dados, mas os mesmos podem ser vistos / analisados em tempo real durante o teste, permitindo uma visualizao da performance da rede em campo. Os dados de todos os equipamentos so agrupados pelo software de coleta e armazenados em um ou mais arquivos de sada (1).

GPS: coleta os dados de latitude e longitude de cada ponto/medida, dados de hora, velocidade, etc. Tambm til como guia para a execuo das rotas corretas. MS: coleta os dados do mvel, como nvel de sinal, melhor servidor, etc... Geralmente so utilizados 2 mveis. Um mvel realizando chamadas (CALL)

para um nmero especfico de tempos em tempos, configurado no Software de Coleta. E o outro em modo livre ou IDLE, ou seja, ligado, mas no em chamada. Isso para a coleta de dados especficos dos modos CALL e IDLE. SCANNER: coleta os dados de toda a rede, j que o mvel um rdio limitado, e no manipula todos os dados necessrios para uma anlise mais completa.

O mnimo necessrio para a realizao de um drive test, como j podemos perceber, um mvel, um equipamento com software de coleta e um GPS. Atualmente, j existem aparelhos celulares que fazem tudo isso. Eles tm um GPS interno, bem como um software de coleta especfico. So bem prticos, porm ainda so bastante caros. Alm dos dados de chamadas de voz, podem ser realizados outros tipos de chamadas, como de dados, vdeo, etc. Vai depender da tecnologia (GSM, CDMA, UMTS, etc...), e da necessidade de anlise desse tipo de dados ou no. De qualquer forma, seja qual for o equipamento, softwares e procedimentos utilizados, o resultado final sempre o mesmo, o arquivo de sada. A grande maioria dos softwares de coleta (ou processamento) faz ou tm em conjunto algum software que faz tambm a anlise. So os chamados softwares de psprocessamento. Cada software de ps-processamento tem suas anlises especficas, e como a quantidade de dados (medidas) enorme, eles podem ser de grande ajuda para a soluo de problemas bem especficos. Nota: No nosso objetivo hoje nos estender muito sobre drive test, e vamos nos ater aos procedimentos genricos de plotagem para realizao das anlises. Se voc tiver alguma dvida, basta entrar em contato. Independente de qual seja o software de ps-processamento, todos tm a funcionalidade de exportar os dados em forma tabular, em formato Texto ou CSV. E isso que vamos usar. Uma vantagem de se trabalhar com os dados dessa forma que no importa como foram coletados, e sim o seu contedo. Assim podemos por exemplo, mesmo que uma equipe tenha rodado metade da rota com um tipo de software, e outra equipe de drive test rodado o restante com outro, podemos plotar os dados de nossa rede numa s rea de trabalho. a que entram por exemplo os softwares genricos de anlises georeferenciadas, como o Mapinfo e o Google Earth. Outra vantagem que as anlises disponveis no Mapinfo ou Google Earth tem geralmente uma melhor utilizao, j que so mais familiares a maioria dos profissionais, e no especficos de quem apenas realiza/analisa drive test. Isto pode ser entendido em no ser preciso adquirir vrias licenas de softwares de psprocessamento, sendo um geralmente suficiente para as anlises mais profundas.

Plotando os Dados no Mapinfo

Como sempre, nossos dados so fictcios. Assim, criamos um arquivo com pontos aleatrios em torno da nossa rede, como se fosse um drive test mesmo, exceto que voc poder perceber que as ruas no batem exatamente com as imagens do Google Earth. Os parmetros tambm no so ainda reais. No caso, vamos usar dois parmetros fictcios, um contendo o nvel de sinal coletado (que chamaremos de signal_level) e outro contendo a informao do setor servidor da chamada em cada ponto (best_server). Esse arquivo como se fosse o arquivo exportado pela equipe que fez a coleta dos dados, e chamamos de log_exported.txt, localizado no diretrio C:\Hunter\MI\C:\Hunter\MI\DriveTest\Data.

Certo, temos os arquivos no formato tabular. O primeiro passo agora abrir esse arquivo no Mapinfo. J vimos como abrir um arquivo do formato Excel no Mapinfo. Vamos hoje abrir os nossos dados no formato texto separado por tabulao. Para isso, acesse o Menu Arquivo -> Abrir, escolha mostrar Arquivos do Tipo *.txt (1) e selecione o nosso arquivo (2). Clique no boto Abrir (3).

O nosso arquivo foi exportado utilizando tabulao como delimitador, por isso na caixa de dilogo marque essa opo (1). E a primeira linha tem os ttulos das colunas, ento marque essa opo (2). Clique no boto OK (3).

Com o arquivo aberto, o prximo passo criar pontos para o mesmo, e criar um Novo Mapa com os dados. Tambm como j vimos previamente em outro tutorial como fazer isso, e o resultado visto a seguir.

Nota: em breve, no tutorial Hunter Drive Test Mapinfo veremos como fazer estas e outras anlises de forma automatizada (com scripts MBX). Assim, sugerimos que voc abra (e deixe aberta) a Janela do Mapbasic enquanto vai realizando manualmente os comandos do Mapinfo. Isso porque assim voc pode ir se familiarizando com a sintaxe dos scripts do Mapbasic que receber! Note que o Mapa com os dados simplesmente abertos no Mapinfo no nos trazem nenhuma informao interessante (mesmo que possamos por exemplo verificar a medida de cada ponto clicando no mesmo). Precisamos criar mapas temticos, de acordo com cada parmetro medido. Um mapa temtico um mapa com smbolos e cores especficos para valores prdefinidos de cada parmetro, em cada ponto. Exemplificando, podemos colorir todos os pontos do mapa que tenham a informao de nvel de sinal maior que -65 dBm com a cor verde. Assim, visualmente temos a rea (verde) onde o sinal est muito forte. Esse o caso de Mapa Temtico utilizando Ranges. (A unidade dBm refere-se a intensidade de sinal, e falaremos com detalhes oportunamente). Tambm podemos colorir em um novo mapa temtico as informaes do melhor servidor de cada ponto, usando uma cor nica para cada servidor, e assim visualizamos a rea de cobertura de cada setor. Para isso criamos um Mapa Temtico baseado em Pontos - Individual.

Mapa Temtico de Ranges

Primeiro, vamos visualizar a intensidade do sinal distribuda geograficamente na rea onde foi realizado o drive test. Para isso, vamos criar um Mapa Temtico por Ranges. A criao de mapas temticos um dos comandos mais importantes do Mapinfo, e que possibilita uma enorme quantidade de modificaes. Hoje vamos utilizar as simbologias padro sugeridas para cada tipo de informao presente na tabela de dados. Posteriormente veremos ajustes que do um melhor apresentao dos dados. Acesse o Menu: Mapa (1) -> Criar Mapa Temtico ... (2). Ou pressione a tecla F9.

Na nova janela que surgir, selecione o tipo Ranges (1) e escolha um tipo de range, por exemplo Vermelho, Laranja, Verde Claro, Verde (2). Clique no boto Prximo (3).

Na janela seguinte, selecione a tabela e o campo que vamos criar o mapa temtico. No caso, escolha Tabela log_exported (1) e campo signal_level (2). Clique no boto Prximo (3).

Na janela seguinte temos algumas opes que podem e sero utilizadas futuramente. Voc pode ver algumas dessas opes clicando nos botes correspondentes. Abaixo temos a janela que se abre quando clicamos no boto Ranges... que permite por exemplo alterar a quantidade de ranges e os mtodos. Clique no boto Cancelar (1).

No momento, como estamos aprendendo como plotar os dados temticos de ranges, por isso vamos apenas aceitar os padres propostos pelo Mapinfo e clicar no boto OK (1).

O resultado o mapa temtico plotado.

Mapas Temtico Individuais


Agora queremos tambm ver a rea de cobertura de cada setor. Para isso, vamos criar um outro mapa temtico, com valores individuais, e vamos utilizar o campo best_server, que tem a informao do setor. Acesse o Menu: Mapa -> Criar Mapa Temtico ... da mesma forma que fizemos anteriormente. S que agora na nova janela que surgir, selecione o tipo Individual (1) e escolha Valor Individual Ponto Padro (2). Clique no boto Prximo (3).

Na janela seguinte, selecione a tabela e o campo que vamos utilizar para criar o mapa temtico. No caso, escolha Tabela log_exported (1) e campo best_server (2). Voc pode tambm marcar a opo que ignora caso haja algum campo com valor igual a zero ou vazio (3). Para ranges, no exemplo anterior, tambm poderamos ter escolhido essa opo. Clique no boto Prximo (4).

Da mesma forma que para os ranges, podemos definir a plotagem de acordo com nossas necessidades, como por exemplo cores especficas. Mas por enquanto a plotagem padro dos dados nos suficiente. Assim, clique no boto OK (1).

O mapa plotado.

De forma bem simples, vimos como plotar informaes coletadas em um drive test no Mapinfo. Lembre-se que os passos aqui apresentados tem a finalidade apenas de demonstrao e aprendizagem. Todos os nossos drives sero processados automaticamente atravs dos scripts fornecidos, com muito mais customizao e padronizao, utilizando parmetros reais. Mas muito importante que tenhamos conhecimento dos conceitos bsicos e procedimentos utilizados para obteno dos mesmos resultados.

Plotando os Dados no Google Earth


Da mesma forma que temos um mdulo especfico para plotagem automtica dos dados do drive test no Mapinfo, temos um mdulo Hunter Drive Test GE para o Google Earth. Esse especificamente um mdulo mais especfico e detalhado, mas no menos importante, visto a grande facilidade de anlise que o Google Earth proporciona, j que podemos ter imagens em tima resoluo do local do drive, relevo, entre outros. De qualquer forma, existe um meio termo, onde podemos de forma rpida visualizar qualquer dado que j esteja plotado no Mapinfo diretamente no Google Earth. No passado utilizvamos um script do Mapbasic, mas atualmente j est disponvel uma ferramenta auxiliar do Mapinfo que faz esse trabalho de forma prtica: o utilitrio MapInfo Professional Link Utility for Google Earth! Para usurios do Mapinfo a partir da verso 8 (atualmente est na verso 10) possvel baixar essa ferramenta do site do Mapinfo que permite plotar os dados do mesmo no Google Earth. (Infelizmente, a ferramenta no faz o contrrio, ou seja, no trs os dados do Google Earth para o Mapinfo, mas sem dvida, j de grande ajuda). Esse assunto para um outro tutorial.

Ento, baixe a ferramenta do site http://www.pbinsight.com/support/productdownloads/item/mapinfo-professional-link-utility-for-google-earth. (O link encontra-se no final da pgina). Este um arquivo compactado, com uma srie de arquivos dentro. Extraia os arquivos para um diretrio qualquer, e localize o arquivo GELink.mbx, dentro do sub-diretrio GoogleConnect. Esse o arquivo do Mapbasic que faz todo o trabalho. Vamos agora aqui fazer uma pausa, e aprender mais um pouco do Mapinfo e Mapbasic. J vimos que o Mapinfo tem suas macros ou programas especficos, criados e compilados com o Mapbasic. Esses programas podem ser rodados acessando o Menu: Ferramentas (1) -> Rodar Programa Mapbasic... (2), e localizando o programa MBX.

Mas muito chato ter que ficar localizando esses programas sempre que abrimos uma nova rea de trabalho (embora os programas mapbasic possam ser rodados com um duplo clique no Windows Explorer). Para organizar isso, o Mapinfo tem o um Gerenciador de Programas Mapbasic. Acesse atravs do Menu: Ferramentas (1) -> Gerenciador de Ferramentas (2).

Basicamente ele rene informao de quais so as ferramentas MBX (1), e se elas esto carregadas (2) disponveis na rea de trabalho atual e se deve ser carregadas sempre que o Mapinfo for executado (3). Marcando os checkbox correspondentes de cada opo definimos o comportamento para cada Ferramenta MBX.

A barra de ferramentas Ferramentas permite o acesso aos programas carregados.

Vamos ento colocar o programa GELink.mbx para carregar automaticamente sempre que utilizarmos o Mapinfo, ficando sempre disponvel nessa barra de ferramentas. Primeiro, por uma questo de organizao, vamos copiar o diretrio GoogleConect para dentro do diretrio de ferramentas do Mapinfo. Este diretrio o C:\Program Files\MapInfo\Professional\Tools. No Mapinfo, abrimos o Gerenciador de Ferramentas e clicamos no boto Add Tool. Em seguida, navegamos para o diretrio C:\Program Files\MapInfo\Professional\Tools\GoogleConect e selecionamos o programa GELink.mbx. Preencha as definies do programa como mostradas abaixo.
y y y

Title: Google Earth Link Utility. Location: C:\Program Files\MapInfo\Professional\Tools\GoogleConect\GELink.mbx Description: This utility allows the user to export MapInfo Professional generated map images or data to Google Earth KML and KMZ formats. The utility also includes the ability to export thematic map legends, as well as vector data attribute information.

Finalmente, marcamos os 2 checkbox Carregado (1) e AutoCarregar (2). O resultado fica como mostrado abaixo, e clicamos no boto OK (3).

A partir de agora, sempre que abrirmos o Mapinfo, o programa j estar disponvel. Nota: claro que depende de voc deixar como AutoCarregar este programa ou no, executando o mesmo somente quando necessrio. Essa foi apenas uma sugesto, mas dependendo da periodicidade pode ser mais til deixar carregado como padro. De qualquer forma, voc decide. Bom, voltando especificamente ao programa, cada dado raster ou vetor dentro da janela de mapa pode ser exportado, e a rea exportada exatamente a rea visvel do mapa. Os dados so exportados como KML. Quando executado, o programa finaliza abrindo o

Google Earth (voc pode desmarcar essa opo). O programa fica acessvel na barra de ferramentas Ferramentas, como um cone de um globo verde. Vamos ver como usar cada uma das opes.

Plotando os dados como Raster


Na barra de ferramentas Ferramentas, clique no cone do globo verde, que chama o programa GE Link (1).

Na tela principal do programa, escolha o Diretrio de Sada (1) onde o arquivo KML ser gerado, o nome do arquivo (2), e o nome que aparecer no Google Earth (3). Marque tambm a opo que inicia o Google Earth assim que o processamento terminar (4). Clique no boto OK (5).

O resultado pode ser visto abaixo.

Nota: na figura acima, definimos uma certa transparncia para obter um melhor resultado, permitindo visualizar as imagens do Google Earth e tambm o Drive Test. J vimos como faz isso, mas se voc esqueceu, para rever como definir transparncia de camadas especficas, releia o tutorial do Google Earth.

Plotando os dados como Vetores


Para plotar os dados como vetores, precisamos selecionar os dados desejados. E para selecionar dados - ou objetos no mapa, necessrio fazer com a camada esteja editvel. Para isso, marcamos o checkbox com um cone de um lpis editando para o Nvel Cosmtico (1).

Agora sim, j podemos editar os objetos que esto no nvel (ou camada) cosmtico.

Nota: devido a grande quantidade de informaes do drive test, j que cada ponto um objeto, o processamento para converso do Mapinfo para o Google Earth de cada ponto demora muito. Assim, como exemplo, vamos utilizar apenas os dados de nossa rede (sites e setores) ao invs do drive test. Para selecionar dados podemos utilizar as ferramenta de Seleo (1), localizadas na barra de ferramentas Principal. Podemos tambm selecionar dados via SQL, mas isso assunto para outro momento. Utilizando uma das ferramentas de seleo, selecione todos os dados do mapa.

A camada selecionada sempre a primeira camada no Gerenciador de Camadas. A seguir vemos as o resultado da seleo feita quando a camada Sites vem primeiro, e tambm quando a camada Sectors vem primeiro.

Nota: Uma outra opo para selecionar todos os elementos de todas as tabelas de uma s vez seria utilizar SQL. Mas como dissemos antes, fica para outra hora.

Ao clicarmos agora com uma seleo ativa no globo verde para iniciar o GE Link, somos questionados se desejamos exportar como imagem raster (1) como j fizemos anteriormente, ou se preferimos exportar os objetos (2). Escolhemos a segunda opo e clicamos no boto OK (3).

De novo temos a tela principal do programa, mas agora com algumas novas opes, pois no estamos salvando apenas como raster, e sim, um arquivo KML com alguns atributos. Escolha o Diretrio de Sada (1) onde o arquivo KML ser gerado, bem como defina o nome do arquivo (2), e o nome que aparecer no Google Earth (3). Em Fonte para o Marcador escolha o que for mais apropriado. Se por exemplo estamos exportando a camada Sites, normal escolhermos o campo Name (4), que tem o nome do site. As outras opes podem ser deixadas como padro, vale a penas falarmos apenas da opo do boto Escolha Colunas (5).

Voc pode escolher quais os campos que devem aparecer como atributos no Google Earth. Se no escolher nada, todos os atributos ficam disponveis quando por exemplo voc clica num ponto. Vamos fazer isso, clique no boto Cancelar (1).

Para terminar, clique no boto OK da interface do GE Link. O Resultado pode ser visto no Google Earth. Observe que os sites so clicveis (1), e as informaes ficam disponveis (2).

Para terminar por hoje, vamos s ver mais um detalhe. Observe que o programa GE Link, quando salva com formato raster, gera uma imagem do tipo JPEG (1), conforme podemos verificar no diretrio Output onde salvamos os dados. (Tambm gerado um arquivo de imagem para a legenda).

E se voc clicar com o boto direito, e abrir o arquivo KML correspondente com um editor de texto, pode encontrar a linha onde essa imagem referenciada (1).

O que pode ser feito aqui? Bom pelo menos 2 coisas. Primeiro, e mais fcil, voc pode salvar uma cpia da imagem JPEG gerada como uma imagem do tipo PNG, e em seguida, remover o fundo branco que o Mapinfo cria. Se no souber como fazer isso, leia o tutorial Serif Photo Plus. Na verdade, o formato de imagem JPEG que no aceita transparncia, e como o GE Link salva neste formato, no h o que possamos fazer. Em seguida, modifique o arquivo KML para apontar para esta nova imagem, do tipo PNG com fundo transparente (simplesmente substitua JPG por

PNG). Pronto, agora o drive test fica muito mais ntido, e sem precisar utilizar os recursos de transparncias da prpria camada do Google.

Segundo, e por ltimo, voc pode fazer alteraes no cdigo MB recebido. Mas s deve fazer isso se souber o que est fazendo, pois no tarefa trivial. Poder por exemplo remover o nome Exported from Mapinfo Professional, e/ou colocar o nome de sua empresa. Pode tambm salvar como PNG diretamente. Em tutoriais futuros, aprenderemos mais sobre Mapbasic, e em breve voc dever conseguir fazer as suas prpria modificaes.

Falando em Mapbasic...
Por falar em Mapbasic, lembra-se que no incio pedimos para que voc deixasse a Janela do Mapbasic aberta enquanto fosse reproduzindo todos os comandos? Pois bem, veja como ela ficou.

Para grande parte dos comandos (infelizmente no todos) que realizamos na interface do Mapinfo, os cdigos correspondentes do Mapbasic so mostrados. Essa facilidade nos ajuda muito, e em breve estaremos utilizando como apoio na criao dos scripts.

Concluso
Neste tutorial aprendemos o que basicamente um drive test, e como plotar os dados do mesmo no Mapinfo e no Google Earth. Aprendemos a criar mapas temticos para ranges e tambm para valores individuais. Tambm conhecemos alguns novos conceitos do Mapinfo, como seleo de objetos. Tanto para o Mapinfo quanto para o Google Earth porm, temos mdulos especficos, focados principalmente na automao, ou seja, o objetivo realizar o drive test, exportar os dados para um arquivo de sada e pronto rodar uma macro que j disponibilize os dados prontos para serem analisados, seja no Mapinfo ou no Google Earth, eliminando assim tambm o tempo gasto com tarefas repetitivas. Veremos mais detalhes em outros tutoriais sobre drive test no futuro.

Vous aimerez peut-être aussi