Vous êtes sur la page 1sur 9

APOSTILA DE INSTRUMENTAO ( TEMPERATURA)

Os fundamentos tericos da temperatura


A Temperatura um parmetro fsico (uma funo de estado) descritivo de um sistema que vulgarmente se associa s noes de frio e calor, bem como s transferncias de energia trmica, mas que se poderia definir, mais exactamente, sob um ponto de vista microscpico, como a medida da energia cintica associada ao movimento (vibrao) aleatrio das partculas que compem o um dado sistema fsico. A temperatura devida transferncia da energia trmica, ou calor, entre dois ou mais sistemas. Quando dois sistemas esto na mesma temperatura, eles so em equilbrio trmico e no h transferncia de calor. Quando existe uma diferena de temperatura, o calor ser transferido do sistema de temperatura maior para o sistema de temperatura menor at atingir um novo equilbrio trmico. Esta transferncia de calor pode acontecer por conduo, conveco ou radiao (veja calor para obter mais detalhes sobre os diversos mecanismos de transferncia de calor). As propriedades precisas da temperatura so estudadas em termodinmica. A temperatura tem tambm um papel importante em muitos campos da cincia, entre outros a fsica, a qumica e a biologia. A temperatura est ligada quantidade de energia trmica ou calor num sistema. Quanto mais se junta calor a um sistema, mais a sua temperatura aumenta. Ao contrrio, uma perda de calor provoca um abaixamento da temperatura do sistema. Na escala microscpica, este calor corresponde agitao trmica de tomos e molculas no sistema. Assim, uma elevao de temperatura corresponde a um aumento da velocidade de agitao trmica dos tomos. Muitas propriedades fsicas da matria como a fase (slida, lquida, gasosa ou plasma), a densidade,a solubilidade, a presso de vapor e a condutibilidade eltrica dependem da temperatura. A temperatura tem tambm um papel importante no valor da velocidade e do grau da reao qumica. por isso que o corpo humano possui alguns mecanismos para manter a temperatura a 37 [Celsius|C], visto que uma temperatura um pouco maior pode resultar em reaes nocivas sade, com conseqncias srias. A temperatura controla tambm o tipo e a quantidade de radiaes trmicas emitidas pela rea. Uma aplicao deste efeito a lmpada incandescente, em que o filamento de tungstnio aquecido eletricamente at uma temperatura onde uma quantidade notvel de luz visvel emitida. A temperatura uma propriedade intensiva de um sistema, o que significa que ela no depende do tamanho ou da quantidade de matria no sistema. Outras propriedades intensivas so a presso e a densidade. Ao contrrio, massa e volume so propriedades extensivas e dependem da quantidade de material no sistema.

Unidades de temperatura

A unidade bsica de temperatura o kelvin (K). Um kelvin rigorosamente definido como os 1/273,16 avos da temperatura do ponto triplo da gua (o ponto onde gua, gelo e vapor de gua coexistem em equilbrio) . A temperatura 0K chamada zero absoluto e corresponde ao ponto onde as molculas e tomos possuem a menor quantidade possvel de energia trmica. Converso de todas as temperaturas Converso de para Frmula Celsius Fahrenheit F = C 1.8 + 32 Celsius kelvin K = C + 273.15 Celsius Rankine Ra = C 1.8 + 32 + 459.67 Celsius Raumur R = C 0.8 kelvin Celsius C = K - 273.15 kelvin Fahrenheit F = K 1.8 - 459.67 kelvin Rankine Ra = K 1.8 kelvin Raumur R = (K - 273.15) 0.8 Fahrenheit Celsius C = (F - 32) / 1.8 Fahrenheit kelvin K = (F + 459.67) / 1.8 Fahrenheit Rankine Ra = F + 459.67 Fahrenheit Raumur R = (F - 32) / 2.25 Rankine Celsius C = (Ra - 32 - 459.67) / 1.8 Rankine Fahrenheit F = Ra - 459.67 Rankine kelvin K = Ra / 1.8 Rankine Raumur R = (Ra - 32 - 459.67) / 2.25 Reaumur Celsius C = R 1.25 Raumur Fahrenheit F = R 2.25 + 32 Raumur kelvin K = R 1.25 + 273.15 Raumur Rankine Ra = R 2.25 + 32 + 459.67 Para aplicaes dirias, sempre conveniente utilizar a escala Celsius, na qual 0 corresponde temperatura onde a gua congela e 100 corresponde ao ponto de ebulio da gua ao nvel do mar. Nesta escala, a diferena de temperatura de 1 grau a mesma que 1 K de diferena de temperatura. A escala Celsius essencialmente a mesma que a escala kelvin, porm com um deslocamento da temperatura de congelamento da gua (273,16 K). Assim, a seguinte equao pode ser utilizada para converter Celsius em kelvin. K = C + 273.15

Nos Estados Unidos, a escala Fahrenheit geralmente utilizada. Nesta escala, o ponto de congelamento da gua corresponde a 32F e o ponto de ebulio a 212F. A seguinte frmula pode ser utilizada para converter Fahrenheit para Celsius:C = 5/9 (F - 32)

Os fundamentos tericos da temperatura


Definio da temperatura a partir princpio Zero da termodinmica
Apesar de todo mundo ter uma compreenso bsica do conceito de temperatura, sua definio precisa um pouco complicada.Se dois sistemas com volume constante so postos em contato trmico, as propriedades de ambos os sistemas podem mudar. Estas mudanas so devidas transferncia de calor entre os sistemas. Quando o estado pra de mudar, o sistema est em equilbrio trmico. Agora, podemos obter a definio da temperatura a partir do princpio zero da termodinmica, que diz que se dois sistemas A e B esto em equilbrio trmico e que um terceiro sistema C em equilbrio trmico com o sistema A, ento os sistemas B e C esto tambm em equilbrio. um fato emprico, baseado mais sobre a observao do que sobre a teoria. Como A, B e C so todos em equilbrio trmico, razovel de pensar que os sistemas tm o valor de uma propriedade em comum. Chamamos esta propriedade de temperatura. Em geral, no prtico pr dois sistemas em equilibro trmico para verificar se eles so mesma temperatura. Tambm, daria s uma escala ordinal. Por isso, til estabelecer uma escala de temperatura baseada nas propriedades de um sistema de referncia. Um dispositivo de medio pode ser calibrado com as propriedades do sistema de referncia e utilizado, depois, para medir a temperatura do outros sistemas. Um tal sistema de referncia uma quantidade fixa de gases. A lei dos gases perfeitos indica que o produto da presso pelo volume (P.V) de um gs diretamente proporcional temperatura: P.V = n.R.T(1) onde T a temperatura, n o nmero de mols de gases e R a constante dos gases perfeitos. Assim, podemos definir uma escala de temperatura baseada sobre o volume e a presso do gs correspondente. Em prtica, um tal termmetro a gs no muito prtico, porm os outros instrumentos podem ser calibrados neste escala. A equao 1 indica que para um volume fixo de gs, a presso aumenta junto com a temperatura. A presso s a medida da fora aplicada pelo gs nas paredes do recipiente e ligada energia do sistema. Assim, pode-se ver que um aumento da temperatura corresponde a um aumento da energia trmica do sistema. Quando dois sistemas de temperatura diferente so postos em contato trmico, a temperatura do sistema mais quente diminui indicando que o calor esta saindo do sistema, e que o sistema mais frio ganha calor e aumenta em temperatura. Assim, o calor sempre se move da regio de alta temperatura para a regio de mais baixa temperatura, e esta diferena de temperatura quem dirige a transferncia de calor entre os dois sistemas.

Definio da temperatura a partir do Segundo Prncpio da termodinmica


No pargrafo anterior a temperatura foi definida a partir Princpio Zero da termodinmica. tambm possveI de definir a temperatura a partir do Segundo Principio da termodinmica, que trata da entropia. A entropia uma medida da desordem num sistema. O Segundo princpio estabelece que qualquer processo leva a uma entropia constante ou maior do universo. Pode ser entendido em termo de probabilidade. Seja uma srie de moedas. Uma ordem perfeita aquela onde todas as moedas apresentam cara ou todas apresentam coroa. Para qualquer nmero de moeda, existe somente uma combinao que corresponde a esta situao. De um outro lado, h muitas combinaes que resultam em sistemas desordenados ou misturados, onde uma parte cara e o resto coroa. Com o aumento do nmero de moedas, aumenta o nmero de combinaes que correspondem a sistemas desordenados. Para um nmero muito grande de moedas, o nmero de combinaes correspondendo a ~50% coroas e ~50% caras so as mais provveis, e obter um resultado de 50/50 fica muito mais provvel. Assim, um sistema tende naturalmente para o desordem mximo ou entropia mxima. Ns estabelecemos, primeiro, que a temperatura controla o fluxo de calor entre dois sistemas e acabamos de mostrar que o universo, e podemos supor o mesmo para qualquer sistema natural, tende a atingir sua entropia mxima. Ento podemos pensar que existe uma relao entre temperatura e entropia. Para achar esta relao, vamos estudar a relao entre calor, trabalho e temperatura. A mquina trmica um dispositivo para converter calor em trabalho mecnico e uma anlise da mquina trmica de Carnot fornece a relao que procuramos. O trabalho fornecido por uma mquina trmica corresponde a uma diferena entre o calor introduzido no sistema na temperatura maior

Termopar
Os termopares so dispositivos electrnicos com larga aplicao para medio de temperatura. So baratos, podem medir uma vasta gama de temperaturas e podem ser substitudos sem introduzir erros relevantes. A sua maior limitao a exactido, uma vez que erros inferiores a 1 C so difceis de obter. Uma termopilha o nome que se d a um conjunto de termopares ligados em srie. Um exemplo da aplicao de termopares e termopilhas pode ser a medio de temperaturas em linhas de gs.

Como funciona
Em 1822, o fsico Thomas Seebeck descobriu (acidentalmente) que a juno de dois metais gera uma tenso elctrica que funo da temperatura. O funcionamento dos termopares baseado nesta fenmeno, que conhecido como Efeito de Seebeck. Embora praticamente se possa construir um termopar com qualquer combinao de dois metais, utilizam-se apenas algumas combinaes normalizadas, isto porque possuem tenses de sada previsveis e suportam grandes gamas de temperaturas.

Existem tabelas normalizadas que indicam a tenso produzida por cada tipo de termopar para todos os valores de temperatura que suporta, por exemplo, o termopar tipo K com uma temperatura de 300 C ir produzir 12,2 mV. Contudo, no basta ligar um voltmetro ao termopar e registar o valor da tenso produzida, uma vez que ao ligarmos o voltmetro estamos a criar uma segunda (e indesejada) juno no termopar. Para se fazerem medies exactas devemos compensar este efeito, o que feito recorrendo a uma tcnica conhecida por compensao por juno fria. Caso se esteja a interrogar porque que ligando um voltmetro a um termopar no se geram vrias junes adicionais (ligaes ao termopar, ligaes ao aparelho de medida, ligaes dentro do prprio aparelho, etc...), a resposta advm da lei conhecida como lei dos metais intermdios, que afirma que ao inserirmos um terceiro metal entre os dois metais de uma juno dum termopar, basta que as duas novas junes criadas com a insero do terceiro metal estejam mesma temperatura para que no se manifeste qualquer modificao na sada do termopar. Esta lei tambm importante na prpria construo das junes do termopar, uma vez que assim se garante que ao soldar os dois metais a solda no ir afectar a medio. Contudo, na prtica as junes dos termopares podem ser construdas soldando os materiais ou por aperto dos mesmos. Todas as tabelas normalizadas do os valores da tenso de sada do termopar considerando que a segunda juno do termopar (a juno fria) mantida a exactamente zero graus Celsius. Antigamente isto conseguia-se conservando a juno em gelo fundente (daqui o termo compensao por juno fria). Contudo a manuteno do gelo nas condies necessrias no era fcil, logo optou-se por medir a temperatura da juno fria e compensar a diferena para os zero graus Celsius. Tipicamente a temperatura da juno fria medida por um termstor de preciso. A leitura desta segunda temperatura, em conjunto com a leitura do valor da tenso do prprio termopar utilizada para o clculo da temperatura verificada na extremidade do termopar. Em aplicaes menos exigentes, a compensaao da juno fria feita por um semicondutor sensor de temperatura, combinando o sinal do semicondutor com o do termopar. importante a compreenso da compensao por juno fria; qualquer erro na medio da temperatura da juno fria ir ocasionar igualmente erros na medio da temperatura da extremidade do termopar.

Linearizao
O instrumento de medida tem de ter a capacidade de lidar com a compensao da juno fria, bem como com o facto de a sada do termopar no ser linear. A relao entre a temperatura e a tenso de sada uma equao polinomial de 5 a 9 ordem dependendo do tipo do termopar. Alguns instrumentos de alta preciso guardam em memria os valores das tabelas dos termopares para eliminar esta fonte de erro.

Termopares
Os termopares disponveis no mercado tm os mais diversos formatos, desde os modelos com a juno a descoberto que tm baixo custo e proporcionam tempos de resposta rpidos, at aos modelos que esto incorporados em sondas. Est disponvel uma grande variedade de sondas, adequadas para diferentes aplicaes (industriais, cientficas, investigao mdica, etc...). Quando se procede escolha de um termopar deve-se ponderar qual o mais adequado para a aplicao desejada, segundo as caractersticas de cada tipo de termopar, tais como a gama de temperaturas suportada, a exactido e a confiabilidade das leituras, entre outras. Em seguida fornece-se o nosso guia (com o seu qu de subjectivo) para os diferentes tipos de termopares. Tipo K (Cromel / Alumel) O termopar tipo K um termopar de uso genrico. Tem um baixo custo e, devido sua popularidade esto disponveis variadas sondas. Cobrem temperaturas entre os -200 e os 1200 C, tendo uma sensibilidade de aproximadamente 41V/C. Tipo E (Cromel / Constantan) Este termopar tem uma elevada sensibilidade (68 V/C) que o torna adequado para baixas temperaturas. Tipo J (Ferro / Constantan) A sua gama limitada (-40 a 750 C) a responsvel pela sua menor popularidade em relao ao tipo K. Aplica-se sobretudo com equipamento j valho que no compatvel com termopares mais modernos. A utilizao do tipo J acima dos 760 C leva a uma transformao magntica abrupta que lhe estraga a calibrao. Tipo N (Nicrosil / Nisil) A sua elevada estabilidade e resistncia oxidao a altas temperaturas tornam o tipo N adequado para medies a temperaturas elevadas, sem recorrer aos termopares que incorporam platina na sua constituio (tipos B, R e S). Foi desenhado para ser uma evoluo do tipo K. Os termopares tipo B, R e S apresentam caractersticas semelhantes. So dos termopares mais estveis, contudo, devido sua reduzida sensibilidade (da ordem dos 10 V/C),

utilizam-se apenas para medir temperaturas acima dos 300 C. Note-se que devido reduzida sensibilidade destes termopares, a sua resoluo de medida tambm reduzida. Tipo B (Platina / Rdio-Platina) Adequado para medio de temperaturas at aos 1800 C. Contra aquilo que habitual nos outros termopares, este origina a mesma tenso na sada a 0 e a 42 C, o que impede a sua utilizao abaixo dos 50 C. Tipo R (Platina / Rdio-Platina) Adequado para medio de temperaturas at aos 1600 C. Reduzida sensibilidade (10 V/C) e custo elevado. Tipo S (Platina / Rdio-Platina) Adequado para medio de temperaturas at aos 1600 C. Reduzida sensibilidade (10 V/C), elevada estabilidade e custo elevado. Tipo T (Cobre / Constantan) dos termopares mais indicados para medies na gama dos -270C a 400C. Note-se que a escolha de um termopar deve assegurar que o equipamento de medida no limita a gama de temperaturas que consegue ser medida.

Termoresistncia
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Uma termoresistncia (RTD do ingls Resistance Thermometer Detector) um instrumento que permite conhecer a temperatura do meio ambiente, recorrendo relao entre a resistncia elctrica de um material e a sua temperatura. A maior parte das termoresistncias so feitas de platina, mas so tambm utilizados outros materiais, como por exemplo o nquel. Por norma, quando se fala de uma termo-resistncia ela identificada pelo material que a constitui e pela resistncia que apresenta a 0 C. Por exemplo, uma Pt100 ser uma termo-resistncia de platina que a 0 C apresenta uma resistncia de 100 , ao passo que uma Ni-500 ser uma termo-resistncia de nquel que a 0 C apresenta uma resistncia de 500 .

Descrio geral
A bainha metlica protege o frgil elemento resistivo que permite a obteno do sinal de sada do aparelho. O elemento resistivo assume uma de duas formas: ou um fio enrolado em torno de um ncleo (cermico ou afim), ou alternativamente deposita-se uma fina camada de material sobre um substrato. Consoante o material de que feita a termo-resistncia, varia a sua linearidade, bem como a gama de medida e a sensibilidade. Numa termo-resistncia de platina a sensibilidade ronda os 0,38 /C. Matematicamente, o comportamento das termo-resistncias aproximado atravs de polinmios. Para melhorar a aproximao feita, podemos utilizar polinmios de ordem mais elevada, ou ento, dividindo a gama de temperaturas em vrios intervalos, obtendo para cada intervalo o polinmio que melhor aproxima o comportamento do instrumento.

Vantagens/Desvantagens
As termo-resistncias tm como principais vantagens: a sua elevada exactido, uma vasta gama de medida e uma reduzida deriva. Quanto a desvantagens podemos referir a sua fragilidade, bem como o facto de a sua utilizao requerer alguns cuidados para evitar o aparecimento de efeitos indesejados. Os efeitos referidos so a contaminao da medida:

devido ao auto-aquecimento (devido dissipao de calor na termo-resistncia quando esta atravessada por corrente eltrica), o qual pode ser minorado se a tenso de alimentao for reduzida; devido resistncia dos condutores, a qual eliminada quer pela montagem a 3 fios quer pela montagem a 4 fios.

Pirmetro
Um pirmetro (Brasil: TERMMETRO INFRAVERMELHO) (tambm denominado de pirmetro ptico) um dispositivo que mede temperatura sem contacto com o corpo/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Geralmente este termo aplicado a instrumentos que medem temperaturas superiores a 600 graus celsius. Uma utilizao tpica a medio da temperatura de metais incandescentes em fundies. Um dos pirmetros mais comuns o de absoro-emisso, que utilizado para determinar a temperatura de gases atravs da medio da radiao emitida por uma fonte de referncia, antes e depois da radiao incidir sobre o gs (que absorve parte da radiao). atravs da anlise das diferenas do espectro do gs que se consegue determinar a sua temperatura. Ambas as medies so feitas no mesmo intervalo de comprimentos de onda.

Para medir a temperatura de metais incandescentes, observa-se atravs do pirmetro o metal, ento ajusta-se a temperatura de um filamento que est tambm no campo de viso. Quando a cor do filamento idntica do metal, ento pode-se ler a temperatura numa escala disposta junto ao elemento de ajuste da cor do filamento.

Termistor (ou termistor) so semicondutores sensveis temperatura. Termstor do tipo NTC Existem basicamente dois tipos de termstores:

NTC (do ingls Negative Temperature Coefficient) - termstores cujo coeficiente de variao de resistncia com a temperatura negativo: a resistncia diminui com o aumento da temperatura. PTC (do ingls Positive Temperature Coefficient) - termstores cujo coeficiente de variao de resistncia com a temperatura positivo: a resistncia aumenta com o aumento da temperatura.

Conforme a curva caracterstica do termstor, o seu valor de resistncia pode diminuir ou aumentar em maior ou menor grau em uma determinada faixa de temperatura. Assim alguns podem servir de proteo contra sobreaquecimento, limitando a corrente elctrica quando determinada temperatura ultrapassada. Outra aplicao corrente, no caso a nvel industrial, a medio de temperatura (em motores por exemplo), pois podemos com o termstor obter uma variao de uma grandeza elctrica funo da temperatura a que este se encontra.

Vous aimerez peut-être aussi