Vous êtes sur la page 1sur 2

ALDEDO

considerado aldeido todo composto que possuir o grupo Carbonila ligado a

um Carbono primrio, formando o grupo funcional que o identifica, chamado Formila ou Aldoxila: que muitas vezes abreviada como -CHO.

Esse grupo funcional estar sempre localizado numa extremidade da cadeia. Possuem nomenclatura oficial e alguns possuem nomenclatura usual.

Nomenclatura Oficial dos Aldedos A nomenclatura oficial destes compostos feita obedecendo as seguintes regras: O Carbono 1 ser sempre o Carbono da Aldoxila. Em caso de duas Aldoxilas, o Carbono 1 ser a que der os menores nmeros para as ramificaes e depois para as insaturaes.

O nome dado utilizando o prefixo de numerao com o sufixo AL. Em caso de duas Aldoxilas, usa-se o prefixo DIAL, necessidade de informar posio, pois as mesmas sempre se encontram na extremidade das cadeias.

Caso o Aldedo seja ramificado, pode-se indicar as posies 2, 3 e 4 com as letras gregas , e , respectivamente Geralmente esta numerao utilizada em Aldedos com apenas uma ramificao e no muito usada atualmente, no podendo ser usada para indicar posio de insaturaes.

Veja os exemplos:

Aldedo: 4 Carbonos

Radical: Fenil

Aldedo: 1 Carbono

Ligao Aldedo: Dupla: 3 Carbono 2 Carbonos

2 Aldoxilas + 2 Carbonos

Radicais: Etil (Carbono 2) Metil (Carbono 3)

Alded 5 Carbon

Butanal

Fenil-Metanal

2-Propenal

Etanodial

3-Metil-2-Etil-Pentanal<! supportMisalignedColumn

<!--[endif]

Nomenclatura Usual dos Aldedos

Apenas alguns Aldedos possuem nomenclatura usual, que lhes dada de acordo com o cido Carboxlico correspondente. quais so os Aldedos com nomenclatura usual: Nome Oficial Metanal Nome Usual Aldedo Frmico, Formaldedo ou Formol Aldedo Actico ou Acetaldedo Frmula

Etanal

Propanal

Aldedo Propinico ou Propionaldedo

Butanal

Aldedo Butrico ou Butiraldedo

Pentanal

Aldedo Valrico ou Valeraldedo

Etanodial

Aldedo Oxlico ou Oxalaldedo

Fenil-Metanal

Aldedo Benzico ou Benzaldedo

A IUPAC (Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada) reconhece como oficial, por motivos histricos, as nomenclaturas sublinhadas na tabela acima. No nvel escolar, entretanto, muitos professores no aceitam os nomes usuais como oficiais, logo recomendado utilizar a nomenclatura segundo as regras da IUPAC.

Vous aimerez peut-être aussi