Vous êtes sur la page 1sur 9

catequistabrunovelasco.

com
www.catequistabrunovelasco.com

Proposta de Retiro de Catequistas Reedificando, Restaurando, Renovando


Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista no processo da catequese. A alma de todo mtodo est no carisma do catequista, na sua slida espiritualidade, em seu transparente testemunho de vida, no seu amor aos catequizandos, na sua competncia quanto ao contedo, ao mtodo e linguagem. O catequista um mediador que facilita a comunicao entre os catequizandos e o mistrio de Deus, das pessoas entre si e com a comunidade. Diretrio Nacional da Catequese DNC 172

Com o desafio exposto pelo Diretrio Nacional da Catequese, lembrei-me que ser catequista encontrar-se na caminhada auxiliando os demais que contigo constituem uma famlia em Deus. Ao transbordarmos os ensinamentos do Pai, assumimos a funo do amigo, estando assim prximos para entender as necessidades de cada um, ou mesmo do grupo, ajustando o foco quando for necessrio para identificar qual realidade temos frente em vez da terica realidade que desejaramos encontrar. Recuperando palavras de Dom Eurico (Arcebispo de Juiz de Fora/MG), Lemos, muitas vezes, nos santos Evangelhos, que Jesus se afastava das multides que o seguiam e retirava-se para um ermo onde pudesse entregar-se contemplao. Antes de iniciar a sua vida pblica, recolheu-se a um deserto, onde sua natureza humana foi posta prova, sem que o demnio a pudesse dominar. A seus discpulos igualmente, ao voltarem da misso, retirava-se com eles para que pudessem na solido estar a ss com Deus. Perdidos muitas vezes em nossos planejamentos, em nossa vida tribulada e cronometrada, retiramo-nos muito pouco para estarmos em contato conosco, no silncio cativante que nos permite ouvir o que Deus quer de ns. Dissera a um amigo, So Bruno, pouco antes de ter seu encontro com a eternidade: O proveito e a alegria que a solido e o silncio do ermo trazem a todos os que o amam, s aqueles que tiveram a experincia podem apreciar. Neste mesmo silncio, Elias ouviu a voz de Deus; da mesma forma, os profetas alm de chamados transbordaram o Esprito Santo e seguiram seus caminhos combatendo o bom combate da f. O silncio e o recolhimento na orao foram e so marca constante na Igreja, desde quando os Apstolos, no Cenculo, por nove dias, na orao e no silncio, esperaram a manifestao do Esprito Santo. Os eremitas fugiam e fogem das concupiscncias da carne e da soberba da vida, indo para o deserto onde entregam-se ao conhecimento de si prprios e unio com Deus, para irradiarem a vida na Igreja com sua sabedoria. ==== Santa Tereza afirmava que Deus sempre quer nos falar, mas o mundo faz tanto
Reflexes Downloads Liturgia Crnicas Catecismo Crisma MEJ

catequistabrunovelasco.com
www.catequistabrunovelasco.com

barulho que no o podemos ouvir. Tudo o que definitivo nasce e amadurece no seio do silencio: a vida, a morte, o alm, a graa e o pecado. O palpitante est sempre latente, escreve Incio Larraaga. Nas atividades do dia a dia ns nos perdemos. Deixamos at de pensar, como escreveu Pascal em um fragmento, um rascunho, talvez perdido em uma gaveta: O homem foi feito para pensar; nisto a sua dignidade e seu mrito. Seu nico dever consiste em pensar bem ; e a ordem do pensamento est em comear por si, por seu autor e por seu fim. Ora em que pensa o mundo? Jamais nessas coisas... e conclui Sertillages, que cita o texto: preciso meditar muitas vezes sobre Deus, conceber a unidade da vida e a sua exigncia de progresso, ter uma viso simples de nossas relaes e do nosso destino to confusos pelo movimento habitual do mundo. O esprito foi feito para pensar e julgar no Esprito de Deus. O retiro nos leva s condies para a realizao desta grandeza humana: pouco menor que os anjos fizeste o homem, reza o salmo. No silncio, vamos nos encontrar, primeiro conosco mesmos. Saber que somos criaturas privilegiadas e como temos respondido a essa nossa dignidade. Por atos penitenciais e de f, no arrependimento, encontraremos a misericrdia de Deus no perdo. Nele apoiados planejamos uma vida nova. No silncio e na orao, Deus nos revela sua face e nos fortalece como fortaleceu a Cristo nas tentaes.

Ns Catequistas somos chamados a exercitar a experincia da ausncia para, com sabedoria, sabermos frutificar o nosso redor. Isto posto, lembro que Santo Incio de Loiola, escreveu um roteiro, chamado de Exerccio Espirituais que no um roteiro para ser lido apenas.
Esse esquema o seguido nos retiros que se fazem na Igreja em busca de um crescimento espiritual necessrio para todos ns. Longe do barulho, procuramos examinar nossa vida e nosso atos confrontando-os com o Evangelho e, confiados na bondade divina, partir para uma vida nova, consciente de que o Reino de Deus est dentro de ns, Reino que paz e alegria no Esprito Santo (Cf. Rm 14, 17).

O Catequista deve perceber que vivemos hoje um mundo de muitas solicitaes. Pensamos no termos tempo para nada, tal a velocidade de informaes. Somos desviados - constantemente pelo mundo das vontades do Esprito. Perdemos, muitas vezes assim o entusiasmos e precisamos nos reinventar.

preciso reinventar-se e reinventar a catequese com o entusiasmo de quem descobriu o tesouro e quer ser um discpulo apaixonado pelo Reino.
Reflexes Downloads Liturgia Crnicas Catecismo Crisma MEJ

catequistabrunovelasco.com
www.catequistabrunovelasco.com

Proclamao do Evangelho segundo Mateus (Mt 13,44-46): O Reino dos Cus como um tesouro escondido num campo. Algum o encontra, deixa-o l bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Cus tambm como um negociante que procura prolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai vende todos os bens e compra aquela prola. Palavra da Salvao. Glria a Vs Senhor! Para refletir: H uma histria de um homem que corre ao encontro de um monge que est passando pela aldeia: D-me a pedra, a pedra preciosa! O monge diz: De que pedra voc est falando? O homem: Ontem noite, Deus me apareceu em sonho e disse: Um monge estar passando pela aldeia ao meio-dia de amanh, e se ele lhe der uma pedra que leva consigo, voc ser o homem mais rico do pas. Ento, d-me a pedra! O monge remexeu no saco e tirou um diamante. O maior diamante do mundo, do tamanho da cabea de um homem! E disse: essa pedra que voc quer? Eu a encontrei na floresta. Tome-a O homem agarrou a pedra e saiu correndo para casa. Mas no pde dormir aquela noite. Na manh seguinte, muito cedo, foi onde o monge estava dormindo, debaixo de uma rvore, acordouo e disse: Aqui est o seu diamante de volta. Quero a riqueza que o torna capaz de jogar a riqueza fora. Isso o que temos de descobrir se quisermos achar a alegria Anthony de Mello. Partilhar em grupo: 1. Qual o seu verdadeiro tesouro, sua alegria? 2. A partir das parbolas, o que catequizar? Nossos encontros, nosso ministrio e nossa vida revelam que somos pessoas que encontraram a verdadeira alegria?

Isto posto, te chamamos neste retiro de hoje, a abrir seu corao, a confrontar sua concepo de ser humano, de homens e mulheres de Deus, e te propor um recolhimento solitrio, voc e Deus.... O recolhimento e a orao tornam-se mais necessrios para superarmos as foras negativas e nos realizarmos como pessoas criadas imagem e semelhana de Deus, nos tornarmos imagem de Cristo. Mas qual imagem e semelhana encontro em mim e naquele que vejo agora?

Dinmica do Espelho Levemos para a sala uma caixa bem bonita enfeitada para presente, contendo dentro um espelho, no qual falamos para eles que dentro havia vrias fotos de pessoas muito importantes e especiais. Todos ficaram curiosos. Cada um deveria abrir a caixa e falar sobre a pessoa da foto, sem deixar claro quem era a pessoa comentada. A medida que eles
Reflexes Downloads Liturgia Crnicas Catecismo Crisma MEJ

catequistabrunovelasco.com
www.catequistabrunovelasco.com

iam abrindo a caixa e vendo sua imagem refletida no espelho cada um tinha uma reao diferente, foi muito interessante. No final deixamos que os participantes dissesem o que sentiram ao se verem na caixa, sendo apresentados como a pessoa mais importante do mundo. Aps a dinmica, enfatizamos dizendo, que na caixa existiam muitas pessoas ESPECIAIS, IMPORTANTES. Pessoas que jamais desistiam, que eram persistentes, eram batalhadoras. Pessoas capazes de sonhar mesmo com as dificuldades encontradas na caminhada. Estas acabam por fazer a diferena porque acreditam em si, acreditam nos seus sonhos e que amam o que fazem. Os catequistas devem ser pessoas que amam o que fazem. Pessoas que faam seus trabalhos por Cristo e no por vaidade. Pois nisto implica o grau de fidelidade s vontades de Deus que daremos, implica no grau de verdade que mostraremos com nossos atos. No importa o quanto pensamos, mas sim o quanto agimos conforme a vontade do Senhor.

Devemos aprender, a cada dia que:

O segredo da vida no correr atrs das borboletas. Mas cuidar do jardim, de modo que elas venham at voc Mrio Quintana

Nossos jardins so nossas crianas, nossos jovens. So aqueles que representaro nossa Comunidade no futuro. Desta forma, devemos nos doar em plenitude. Contudo, em momento algum isso significa deixar nossa famlia em segundo plano. Edificar em casa necessidade tambm. No podemos trocar o alimento de lugar ao ponto de gerar forme em vez de saciedade. O Equilbrio necessrio.

Dentre os desafios propostos pelo Documento CNBB 95 Ministrio do Catequista e pelo excelente trabalho de formao realizado pela Diocese do Par - BRA, ressalto a reflexo, singela e profunda:

Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era servio; servi e vi que o servio era alegria R. Tagore
Reflexes Downloads Liturgia Crnicas Catecismo Crisma MEJ

catequistabrunovelasco.com
www.catequistabrunovelasco.com

Muitas vezes adormecemos em nossos ministrios. Mas ser que j despertamos deste sono? Com isso, convido voc a pensar como somos... mas tambm a enxergar como deveramos ser?

Entretanto, no preciso ter posto para liderar, existem pessoas que com suas lideranas auxiliam e muito os coordenadores e no colocam o grupo em risco. E assim que deve ser quando estamos em busca do algo comum. Alis, cabe ao catequista liderar seu trabalho diante do objeto do mesmo: catequizandos, crismandos, grupo de jovens e membros pastorais.

Reflexes Downloads Liturgia Crnicas Catecismo Crisma MEJ

catequistabrunovelasco.com
www.catequistabrunovelasco.com

A palavra liderar significa, em sua raiz, ir, viajar, guiar. Liderana implica sempre num movimento. Os lderes vo primeiro, so pioneiros. Iniciam a busca de uma ordem. Aventuram-se em territrio inexplorado e nos guiam em rumo a lugares novos e desconhecidos. O papel do lder nos conduzir a lugares onde nunca estivemos antes. Entretanto, algo que se pode aprender, exercitar e aperfeioar pela prtica. Trabalhando com valores, confiana e desafios, possvel criar oportunidades no contexto do desempenho cotidiano e fazer delas seu campo de treinamento. E, com a prtica poder at transformar a liderana em um novo modelo de vida, como fez Jesus. Liderar no uma tarefa fcil, algo que exige muita pacincia, disciplina, humildade, respeito e compromisso. Desta forma, pode-ser definir liderana como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas s tarefas da equipe. James C. Hunter, autor da obra O Monge e o Executivo traz propostas que chamada de liderana servidora, que tem como teoria: liderar significa servir. Jesus sempre exercia liderana por meio de autoridade e no de poder, ou seja, as pessoas seguiam Jesus por livre espontnea vontade. Quando se usa o poder voc obriga as pessoas a fazerem sua vontade, mas quando se usa a autoridade, as pessoas fazem o que quer de boa vontade, por sua influncia pessoal. O Catequista deve saber discernir muito bem este ponto. Aprender a servir requer do lder humildade de encarar as mesmas tarefas feitas por seus subordinados. Na prtica, ao serem incorporadas essas atitudes como liderana servidora, partilhar poder e valorizar o desempenho das pessoas na equipe tudo isso leva as pessoas a ter um bom xito em tarefas desafiantes. Isso faz toda a diferena. Com isso, reforamos a necessidade de que preciso que o Catequista se prepare para as reunies, para os encontros e que no tente se impor como superior aos demais, sejam estes catequistas ou alunos. Amados, Estamos chegando ao fim do nosso retiro onde buscamos resgatar nosso KERIGMA, nosso chamamento ao servio do Senhor Jesus. Que este dia seja para sempre exemplo de recomeo, da beleza do recomeo o qual Cristo nos permite por meio do reconhecimento de nossas culpas, de nossas dvidas e omisses. Que o Senhor possa vir lavar novamente nossos pecados e nos unir em um s coro ao evangelizarmos. preciso combater o bom combate da f. Catequista Bruno Velasco

Vamos, agora, ao encontro do Nosso Senhor Sacramentado, agradecer e pedir foras pelo dia de hoje e pela misso que aqui se renova:
Reflexes Downloads Liturgia Crnicas Catecismo Crisma MEJ

catequistabrunovelasco.com
www.catequistabrunovelasco.com

Adorao ao Santssimo Diante do Nosso Senhor, agora, chamamos todos a entregarem seus ministrios, desafios e dificuldades. RITO DE EXPOSIO Graas e louvores sejam dadas a cada momento: Ao Santssimo e Divinssimo Sacramento Canto Orao inicial: Meu Senhor Jesus Cristo, que, por amor dos homens ficais dia e noite, nesse Sacramento, rico em misericrdia e amor, esperando, chamando e acolhendo todos os que vm visitarVos. Eu creio que estais presente neste Sacramento do altar. Adoro-vos profundamente do abismo do meu nada e graas vos dou, por todos os benefcios, especialmente por Vos terdes dado a mim nesse sacramento, por me haverdes concedido por advogada Maria, vossa Me santssima e, finalmente, por me haverdes chamado a visitar-vos nesta Igreja. Viemos hoje visitar-vos pelos seguintes motivos: 1. Desejo reparar as ofensas que tendes recebido nesse sacramento de todos os vossos inimigos e da ingratido dos homens. 2. Desejo adorar-vos com todo o meu corao e com toda a minha alma. 3. Desejo entregar nossos Ministrios, Pai, inteiramente Sua vontade.

Perdoa-me, Senhor todas as minhas faltas, principalmente minha falta de amor e ateno para com a Sagrada Eucaristia. Com vossa graa ajude-me a ser melhor e no mais vos ofender. Nesta hora eu quero vos consagrar o meu corao, a minha famlia, minha comunidade paroquial, meu bairro, etc. Com o corao alegre e cheio de esperana queremos prosseguir neste momento de adorao. Rezemos Tero bizantino do perdo:

Reflexes Downloads Liturgia Crnicas Catecismo Crisma MEJ

catequistabrunovelasco.com
www.catequistabrunovelasco.com

1o Mistrio: Jesus perdoai-me as falhas em meu ministrio; 2o Mistrio: Jesus perdoai-me nos dias em que me esqueci da minha famlia; 3o Mistrio: Jesus constri meu corao conforme o vosso; 4o Mistrio: Jesus ensinai-me a servir, liderar e perdoar; 5o Mistrio: Obrigado Jesus por me capacitar a servir. Fazer uns instantes de silncio Canto Atos de Splica pedidos (no mximo 10 minutos) Todos podem colocar os seus pedidos, ou algum pode ler os pedidos que chegaram por escrito. Despedida do Santssimo: Graas e louvores sejam dadas a todo momento: R.: Ao Santssimo e Divinssimo Sacramento. Seqncia: Rito da Beno Eucarstica

CANTICOS PARA ADORAO AO SANTSSIMO SACRAMENTO 01_Vamos, Jesus, passear na minha vida. Quero voltar aos lugares em que fiquei s. Quero voltar l contigo Vendo que estavas comigo. Quero sentir teu amor a me embalar. Cura, Senhor, onde di. Cura, Senhor, bem aqui. Cura, Senhor, onde eu no posso ir(2x) 2.Quando a lembrana me faz adormecer, sabes que a espada da dor entra em meu ser Tu me carrega nos braos, Leva-me com teu abrao, sinto minha alma chorar junto de Ti. 3.Tantas lembranas eu quero esquecer, Deixam um vazio em minha alma e em meu viver. Toma, Senhor, meu espao, Te entrego todo cansao, Quero acordar com tua paz a me aquecer.

Reflexes Downloads Liturgia Crnicas Catecismo Crisma MEJ

catequistabrunovelasco.com
www.catequistabrunovelasco.com

02_ Mesmo na tempestade, mesmo que se agite o mar Te louvo, te louvo em verdade. mesmo longe dos meus, mesmo na solido Te louvo, te louvo em verdade Pois somente tenho a ti, tu s a minha herana Te louvo, te louvo em verdade Mesmo que me falte as palavras, mesmo que eu no saiba louvar Te louvo, te louvo em verdade. Mesmo que me falte as palavras, ainda que eu no saiba louvar Te louvo, te louvo em verdade. 03_ Estou aqui pra ser amado e te amar Te olhar nos olhos e deixar-me apaixonar. Diante de ti /Pra me render ao teu amor E confessar minhas fraquezas /Sou pecador Tambm estou aqui pra pedir perdo Pelas almas que ainda no buscam teu corao. Te amar por quem no te ama Te adorar por quem no te adora E esperar por quem no espera em ti Pelos que no crem em Deus Estou aqui

Bibliografia: CCC Curso de Capacitao Catequtica 2002 - Seminrio So Jos. Niteri/RJ. Diretrio Nacional de Catequese. 2 ed. So Paulo: Paulinas, 2006 (Coleo: Documentos da CNBB). Texto Retiro espiritual - DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO, ARCEBISPO EMRITO DE JUIZ DE FORA, MG. Santo do Dia - Cleofas.com.br Roteiro de Adorao ao Santssimo Gente de F. Portal da Comunidade Cano Nova.

Reflexes Downloads Liturgia Crnicas Catecismo Crisma MEJ

Vous aimerez peut-être aussi