Vous êtes sur la page 1sur 2

A Cor-Luz e a Cor-Pigmento

As folhas da plantas so verdes por terem clorofila; a terra tem cores diferentes em cada regio por apresentar composio mineral diferente, e cada mineral tem um pigmento com sua cor prpria, a nossa pele tem pigmentos, como a melanina. O pigmento o que d cor a tudo o que material, graas a nossa capacidade de extrair os pigmentos da natureza e utiliz-los em diferentes superfcies, como tecidos, vidros, pedras, papel, madeira e qualquer forma tangvel. As tcnicas de pintura se desenvolveram, se industrializaram e a tecnologia criou os pigmentos sintticos. Cores "artificiais", feitas em laboratrio, mas to intensas e belas como as cores naturais que tentam imitar. Todos os produtos que consumimos so produzidos com ateno especial s cores, no importa o que sejam, desde roupas at comidas. por que a cor dos alimentos tambm um atrativo para aguar o paladar e, como falei mais acima, buscamos associar a qualidade das coisas de acordo com nosso referencial, por exemplo, uma banana amarelinha nos faz associ-la a uma fruta madura e suculenta. A mistura de pigmentos altera a quantidade de luz absorvida e refletida pelos objetos. O pigmento branco no absorve, mas reflete todas as cores. Estamos falando da COR-LUZ que refletida pelos objetos quando iluminados pela luz branca, que a soma de todas as cores. Quando misturamos um pigmento preto a uma tinta branca, aos poucos vamos obtendo diferentes tons de cinza. Quanto mais pigmento preto, mais escuro o tom de cinza que obtemos at chegar ao preto. O que acontece que o pigmento preto, ao contrrio do branco, absorve todas as cores. O pigmento preto "esconde" todas as cores e, por isso, o preto que vemos o "escuro", a ausncia de luz refletida. Falar de cor sem falar de luz impossvel, mesmo se tratando da Cor-Pigmento, pois ela, a luz, imprescindvel para a percepo da cor, seja ela Cor-Luz ou Cor-pigmento. No caso da Cor-Luz ela a prpria cor e no caso da Cor-Pigmento ela, a luz, que refletida pelo material, fazendo com que o olho humano perceba esse estmulo como cor. Os dois extremos da classificao das cores so: o branco, ausncia total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausncia total de luz, o que faz com que no se reflita nenhuma cor. Essas duas "cores" portanto no so exatamente cores, mas caractersticas da luz, que convencionamos chamar de cor. Bem, agora que voc j entendeu um pouco sobre as cores, como elas so fabricadas e qual a importncia de utiliz-las de forma adequada, conheceremos as principais paletas de cores do CorelDraw e, antes de escolhermos as cores para nossos trabalhos, escolheremos a paleta adequada!

Sistema de Cores RGB


Young-Helmholtz estabeleceu que o sistema de processamento de cor do olho humano baseado na amostragem das faixas vermelha (red), verde (green) e azul (blue). O processo de reconstruo de cor utiliza uma base de cores primrias. Assim a base de cores primrias seria constituda por trs cores nas faixas vermelha, verde e azul do espectro visvel, e isto resultou no primeiro modelo padro bsico: CIE-RGB.

No monitor de computador as trs cores primrias emitidas por cada um dos tubos de raios catdicos (vermelho a 700 nm, verde a 546 nm e azul a 436 nm) no correspondem s cores detectadas pelo olho humano. H ento que modificar as propores de intensidade de cor aplicadas a cada uma das componentes primrias emitidas. Estas novas propores podem assumir valores negativos em algumas gamas de comprimento, o que significa que, com um monitor, no possvel reproduzir todos os comprimentos de onda de luz visvel, isto , no possvel reproduzir todas as cores do espectro visvel pela combinao ponderada de luzes vermelha, verde e azul. Existem, portanto cores que no podem ser simplesmente reproduzidas em monitores a cores pela adio ponderada das cores vermelha, verde e azul. Podemos concluir ento que o Sistema RGB baseado em luz, que ao ser projetada pelo tubo gera as cores perceptveis pelo olho humano. Bem, se as cores RGB utilizam a luz para serem projetadas, significa que elas no podero ser impressas, apenas visualizadas no monitor. Se tentarmos imprimir vetores que utilizam cores da paleta RGB do Corel, iremos verificar uma mudana enorme na colorao, na tonalidade das cores, e isso nem voc nem seus clientes querem, n verdade? Ento, j que eu no posso imprimir as cores RGB, o que eu fao?

Sistema de Cores CMYK


CMYK o sistema usado para a impresso; a cor formada por pigmentos, uma abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Amarelo (Yellow), Magenta (Magenta), e Preto (blacK). Como a base da impresso o papel, o fundo geralmente j branco e medida que vamos adicionando tinta, vamos escurecendo a impresso. Cada uma das cores pode variar de 0 a 100%.

Vale salientar que o CMYK usado nos sistemas de computador uma variao do RGB. O espectro de cores CMYK (grfico) significativamente menor que o RGB, o que quer dizer que nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impresso.

Vous aimerez peut-être aussi