Vous êtes sur la page 1sur 7

A UU AL A L

Parafusos II
N

a aula anterior voc teve noes gerais de roscas. Nesta e nas prximas aulas so apresentadas informaes sobre parafusos.

Introduo

Parafusos
Parafusos so elementos de fixao, empregados na unio no permanente de peas, isto , as peas podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantm unidas. Os parafusos se diferenciam pela forma da rosca, da cabea, da haste e do tipo de acionamento.

O tipo de acionamento est relacionado com o tipo de cabea do parafuso. Por exemplo, um parafuso de cabea sextavada acionado por chave de boca ou de estria.

Em geral, o parafuso composto de duas partes: cabea e corpo.

Cabea cabea

Corpo corpo

A U L A

O corpo do parafuso pode ser cilndrico ou cnico, totalmente roscado ou parcialmente roscado. A cabea pode apresentar vrios formatos; porm, h parafusos sem cabea.

cilndrico

cnico

prisioneiro

H uma enorme variedade de parafusos que podem ser diferenciados pelo formato da cabea, do corpo e da ponta. Essas diferenas, determinadas pela funo dos parafusos, permite classific-los em quatro grandes grupos: parafusos passantes, parafusos no-passantes, parafusos de presso, parafusos prisioneiros.

Parafusos passantes Esses parafusos atravessam, de lado a lado, as peas a serem unidas, passando livremente nos furos. Dependendo do servio, esses parafusos, alm das porcas, utilizam arruelas e contraporcas como acessrios. Os parafusos passantes apresentam-se com cabea ou sem cabea.

Parafusos no-passantes So parafusos que no utilizam porcas. O papel de porca desempenhado pelo furo roscado, feito numa das peas a ser unida.

A U L A

Parafusos de presso Esses parafusos so fixados por meio de presso. A presso exercida pelas pontas dos parafusos contra a pea a ser fixada. Os parafusos de presso podem apresentar cabea ou no.

Parafusos prisioneiros So parafusos sem cabea com rosca em ambas as extremidades, sendo recomendados nas situaes que exigem montagens e desmontagens freqentes. Em tais situaes, o uso de outros tipos de parafusos acaba danificando a rosca dos furos. As roscas dos parafusos prisioneiros podem ter passos diferentes ou sentidos opostos, isto , um horrio e o outro anti-horrio. Para fixarmos o prisioneiro no furo da mquina, utilizamos uma ferramenta especial. Caso no haja esta ferramenta, improvisa-se um apoio com duas porcas travadas numa das extremidades do prisioneiro. Aps a fixao do prisioneiro pela outra extremidade, retiram-se as porcas. A segunda pea apertada mediante uma porca e arruela, aplicadas extremidade livre do prisioneiro. O parafuso prisioneiro permanece no lugar quando as peas so desmontadas.

A U L A

Vimos uma classificao de parafusos quanto funo que eles exercem. Veremos, a seguir, alguns tipos de parafusos.

Segue um quadro sntese com caractersticas da cabea, do corpo, das pontas e com indicao dos dispositivos de atarraxamento.

Segue um quadro com a ilustrao dos tipos de parafusos em sua forma completa.

A U L A

A U L A

Ao unir peas com parafusos, o profissional precisa levar em considerao quatro fatores de extrema importncia: Profundidade do furo broqueado; Profundidade do furo roscado; Comprimento til de penetrao do parafuso; Dimetro do furo passante.

Esses quatro fatores se relacionam conforme mostram as figuras e a tabela a seguir.

furo broqueado

furo roscado

parafuso inserido no furo roscado

dimetro do furo passante

- dimetro do furo broqueado d - dimetro da rosca A - profundidade do furo broqueado B - profundidade da parte roscada C - comprimento de penetrao do parafuso d1 - dimetro do furo passante

Exemplo: duas peas de alumnio devem ser unidas com um parafuso de 6 mm de dimetro. Qual deve ser a profundidade do furo broqueado? Qual deve ser a profundidade do furo roscado? Quanto o parafuso dever penetrar? Qual o dimetro do furo passante?

Soluo: a) Procura-se na tabela o material a ser parafusado, ou seja, o alumnio. b) A seguir, busca-se na coluna profundidade do furo broqueado a relao a ser usada para o alumnio. Encontra-se o valor 3d. Isso significa que a profundidade do furo broqueado dever ser trs vezes o dimetro do parafuso, ou seja: 3 6 mm = 18 mm. c) Prosseguindo, busca-se na coluna profundidade do furo roscado a relao a ser usada para o alumnio. Encontra-se o valor 2,5d. Logo, a profundidade da parte roscada dever ser: 2,5 6 mm = 15 mm. parafuso, d) Consultando a coluna comprimento de penetrao do parafuso encontrase a relao 2d para o alumnio. Portanto: 2 6 mm = 12 mm. O valor 12 mm dever ser o comprimento de penetrao do parafuso. e) Finalmente, determina-se o dimetro do furo passante por meio da relao 1,06d. Portanto: 1,06 6 mm = 6,36 mm. Se a unio por parafusos for feita entre materiais diferentes, os clculos devero ser efetuados em funo do material que receber a rosca. Faa os exerccios a seguir para verificar sua aprendizagem.

A U L A

Marque com um X a resposta correta. Exerccio 1 O parafuso um elemento de fixao que une peas de modo: a) ( ) permanente; b) ( ) temporrio; c) ( ) articulado. Exerccio 2 Em geral, o parafuso composto de: a) ( ) cabea e haste; b) ( ) cabea e corpo; c) ( ) cabea e garras. Exerccio 3 Quanto finalidade ou funo, os parafusos podem ser assim classificados: a) ( ) De presso, sem presso, passantes, prisioneiros. b) ( ) Prisioneiros, no-passantes, de presso, roscados. c) ( ) No-passante, de presso, roscados internamente, roscado externamente. d) ( ) Passantes, no-passantes, prisioneiros, de presso. Exerccio 4 Em um parafuso de ao com 12 mm de dimetro, a profundidade da parte roscada de: a) ( ) 12 mm; b) ( ) 24 mm; c) ( ) 18 mm.

Exerccios

Vous aimerez peut-être aussi