Vous êtes sur la page 1sur 8

AULA 01: INTRODUO

Prezado(a) aluno(a),

Seja bem vindo a mais uma nova etapa do seu desenvolvimento profissional em Eletrotcnica, aqui trataremos da disciplina de Projetos Eltricos e contemplaremos as principais etapas que envolvem projetos de instalaes eltricas com foco em instalaes em baixa tenso.

Os

profissionais

de

Eletrotcnica

so

frequentemente

requisitados

para

acompanhar projetos de instalaes eltricas que envolvem um srie de detalhes tcnicos caractersticos. O conhecimento em Projetos Eltricos contempla as etapas de planejamento e desenvolvimento de projetos de circuitos com uma grande variedade de especificidades.

Nesta aula, inicial vamos apresentar as normas tcnicas brasileiras vigentes que fundamentam os requisitos e etapas para elaborao de um projeto eltrico.

Bons estudos!!

Objetivos:

Entender a importncia dos projetos eltricos; Conhecer a diferena entre normas e regulamentaes; Conhecer os conceitos bsicos para a definio dos projetos eltricos.

TPICO 1 IMPORTNCIA DOS PROJETOS ELTRICOS

OBJETIVO: Identificar a importncia do projeto e o papel do eletrotcnico.

Podemos afirmar que um projeto eltrico elaborado a partir da participao dos clientes e dos projetistas. Os clientes so responsveis por fornecer as necessidade e informaes bsicas sobre a instalao eltrica, como, por exemplo, os tipos e quantidades de equipamentos que devero ser utilizados. O projetista, de posse do conhecimento das necessidades do cliente, inicia a elaborao do projeto eltrico, seguindo normas e regulamentaes especficas para essa finalidade.

As normas e regulamentaes so elaboradas por entidades regulamentadoras, como a Agncia Nacional de Energia Eltrica, com a participao de entidades de classe (associaes sindicais, conselhos de tcnicos), concessionrias de energia, rgos do Governo, fabricantes, profissionais e usurios.

Devemos ter em mente que o projeto eltrico sofre modificaes, revises e complementos com o objetivo de, a partir de solues de engenharia, atender s necessidades dos usurios. As revises e modificaes podem acontecer na fase de elaborao ou na fase de execuo do projeto. Durante a fase de elaborao do projeto, todas as modificaes podero sem acrescentadas sem o risco de interferir diretamente na execuo do servio de instalao. Por outro lado, as modificaes na etapa de execuo devem ser muito bem avaliadas e devidamente registradas, caso contrrio, teremos um projeto diferente da instalao real. Vamos supor que um determinado tcnico modifique uma instalao e no faa as devidas avaliaes tcnicas para verificar a possibilidade de riscos eminentes e defeitos, como por exemplo, os condutores suportaro essa nova carga ? Ou ento, os dispositivos de proteo so capazes de agir de modo adequado ? Vamos agora supor que o profissional realizou modificaes de acordo com as normas tcnicas mas no fez o devido registro no projeto original. Ser que alguns anos depois esse mesmo profissional ser capaz de lembrar das modificaes que realizou ?

O eletrotcnico deve ser capaz de contribuir diretamente durante a etapa de projeto, implementar a execuo de uma instalao com base em um projeto, assim como

sugerir modificaes e alteraes durante a fase de execuo. Tambm devemos destacar que os eletrotcnicos podem projetar instalaes eltricas, com demanda limitada, bem como exercer a atividade de desenhista. Para tanto, o conhecimento dos detalhes do projeto eltrico ser fundamental para o sucesso dessas atividades assim como, de modo complementar, o conhecimento das normas e regulamentaes relacionadas.

TPICO 2 REGULAMENTO E NORMA TCNICA

OBJETIVOS: Conhecer o conceito de regulamento e norma tcnica.

Ao longo do nosso estudo trataremos de regulamentaes e normas tcnicas. Para formalizar a diferena, apresentamos os seguintes conceitos:

a) Regulamento Tcnico

Documento aprovado por rgos governamentais em que se estabelecem as caractersticas de um produto ou dos processos e mtodos de produo com eles relacionados, com incluso das disposies administrativas aplicveis e cuja observncia

obrigatria. Tambm pode incluir prescries em matria de terminologia, smbolos, embalagem, marcao ou etiquetagem aplicveis a um produto, processo ou mtodo de produo, ou tratar exclusivamente delas.

Podemos citar como exemplo a Regulamentao No. 10, elaborada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, que trata sobre a segurana em Instalaes Eltricas e servios em eletricidade como objetivo implementar medidas preventivas para garantir a segurana dos trabalhadores que interagem com instalaes eltricas e equipamentos energizados.

b) Norma Tcnica

Documento aprovado por uma instituio reconhecida, que prev, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou caractersticas para os produtos ou processos e mtodos de produo conexos, e cuja observncia no obrigatria. Tambm pode incluir prescries em matria de terminologia, smbolos, embalagem, marcao ou etiquetagem aplicveis a um produto, processo ou mtodo de produo, ou tratar exclusivamente delas.

Podemos citar como exemplo a NBR 5410 de 2004 elaborada pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). A NBR 5410 a base tcnica para elaborao de projetos e trata sobre os procedimentos para instalaes eltricas de baixa tenso. Essa norma esta disponvel em nosso ambiente virtual de ensino.

TPICO 3 DEFINIES BSICAS

OBJETIVO: Conhecer alguns termos essenciais para etapa de projeto da instalao eltrica.

Apresentamos alguns termos, descritos a partir da Regulamentao 456/2000 da Agncia Nacional de Energia eltrica (ANEEL), que serviram como base conceitual para a etapa de elaborao de projetos eltricos.

a) Termos fundamentais da instalao eltrica que so considerados na etapa de projeto Demanda: mdia das potncias eltricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema eltrico pela parcela da carga instalada em operao na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado. Potncia: quantidade de energia eltrica solicitada na unidade de tempo, expressa em quilowatts (kW). Energia eltrica ativa: energia eltrica que pode ser convertida em outra forma de energia, expressa em quilowatts - hora (kWh). Energia eltrica reativa: energia eltrica que circula continuamente entre os diversos campos eltricos e magnticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho, expressa em quilovolt-ampre reativo - hora (kVArh).

b) Termos que descrevem o cliente e o fornecedor de energia eltrica Consumidor: pessoa fsica ou jurdica, ou comunho de fato ou de direito,

legalmente representada, que solicita a concessionria o fornecimento de energia eltrica e assume a responsabilidade pelo pagamento das faturas e pelas demais obrigaes fixadas em normas e regulamentos da Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL), assim vinculando-se aos contratos de fornecimento, de uso e de conexo ou de adeso, conforme cada caso. Concessionria ou permissionria: agente titular de concesso ou permisso federal para prestar o servio pblico de energia eltrica, referenciado, doravante, apenas pelo termo concessionria. Unidade consumidora do Grupo B: a potncia em kVA, resultante da multiplicao da capacidade nominal ou regulada, de conduo de corrente eltrica do equipamento de proteo geral da unidade consumidora pela tenso nominal, observado no caso de fornecimento trifsico, o fator especfico referente ao nmero de fases.

c) Termos que descrevem as informaes bsicas do cliente: Carga instalada: soma das potncias nominais dos equipamentos eltricos instalados na unidade consumidora, em condies de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW). Potncia instalada: soma das potncias nominais de equipamentos eltricos de mesma espcie instalados na unidade consumidora e em condies de entrar em funcionamento. Fator de potncia: razo entre a energia eltrica ativa e a raiz quadrada da soma dos quadrados das energias eltricas ativa e reativa, consumidas num mesmo perodo especificado. Fator de carga: razo entre a demanda mdia e a demanda mxima da unidade consumidora, ocorridas no mesmo intervalo de tempo especificado. Fator de demanda: razo entre a demanda mxima num intervalo de tempo especificado e a carga instalada na unidade consumidora.

d) Termos diretamente relacionados aos elementos da instalao eltrica Ponto de entrega: ponto de conexo do sistema eltrico da concessionria com as instalaes eltricas da unidade consumidora, caracterizando-se como o limite de responsabilidade do fornecimento. Ramal de ligao: conjunto de condutores e acessrios instalados entre o ponto de derivao da rede da concessionria e o ponto de entrega. Tenso secundria de distribuio: tenso disponibilizada no sistema eltrico da concessionria com valores padronizados inferiores a 2,3 kV.

importante destacar que no h necessidade de memorizar os termos descritos acima, entretanto, importante compreend-los, bem como entender a relao entre eles. Nas prximas aulas, utilizaremos os conceitos mencionados, por esse motivo faa uma boa reviso e explore os conceitos apresentados.

Nesta aula, comentamos sobre a importncia das normas e regulamentaes tcnicas para elaborao de projetos eltricos. Tratamos tambm sobre alguns conceitos que compem o projeto e, consequentemente, a instalao. Voc agora pode explorar mais sobre esses temas, pesquise sobre a simbologia envolvida em projetos eltricos e os elementos reais que fazem parte de uma instalao eltrica.

Bom trabalho!

Vous aimerez peut-être aussi