Vous êtes sur la page 1sur 13

SISTEMA DE INSTALAO ELTRICA

DESCRIO E FINALIDADE DO SISTEMA As edificaes, de maneira geral, individuais ou coletivas, so alimentadas atravs de rede pblica de distribuio de energia. Essas redes podero ainda ser areas ou subterrneas. Nas edificaes de maneira geral, a tenso secundria de distribuio e do tipo baixa tenso, diretamente ligada na prpria rede ou transformada em cabine que contm transformadores. Quando a carga instalada ultrapassar valores estabelecidos pelas normas pertinentes, o fornecimento ser atravs de rede ou linha pblica de distribuio, rea em tenso primria de distribuio, denominada de alta tenso, que alimentar a subestao transformadora da unidade consumidora. Basicamente, da rede de distribuio at o consumidor final, pode-se destacar o ramal de ligao que a interligao da rede at o poste particular, ou fachada, denominado ponto de entrega. O ramal de entrada aquele que correspondente interligao entre o ponto de entrega at a caixa ou quadro, instalado dentro da edificao, onde se encontram a proteo geral da edificao e a medio de energia consumida. Dessa caixa ou quadro partem os circuitos que alimentam os quadros de distribuio localizados nas unidades de consumo, por exemplo: apartamentos, escritrios ou o quadro de energia de uma casa. Basicamente em um prdio de apartamento a entrada e a distribuio de energia consiste em uma caixa de distribuio geralmente localizada no trreo ou sub-solo, junto caixa de medidores, caixa de protees, caixa da administrao, local este denominado de Centro de Medio. Do centro partem os ramais denominados prumadas, os quais alimentam os quadros de distribuio dos apartamentos, quadros de bombas, quadro dos elevadores e quadro das reas comuns. A finalidade principal das instalaes eltricas a de proporcionar de maneira segura e eficiente, o fornecimento de energia eltrica em diversos pontos de consumo projetados e instalados nos imveis. Esse fornecimento seguro permite que os usurios consigam utilizar essa energia em seu equipamento, tais como: geladeiras, fornos, motores, chuveiro, aparelhos eltrico em geral, alm de iluminao.

As instalaes eltricas devem ser projetadas, executadas e mantidas, de modo a fornecer essa segurana ao usurio contra contados acidentais, protees contra curto-circuitos e sobrecargas, alm de permitir a funcionalidade adequada, de maneira que no provoque interrupes ou desligamento no previstos. Observe-se que uma instalao eltrica deve ter um acompanhamento constante de carga instalada de projetos e eventuais acrscimos desta em funo de mudanas de uso ou costumes, pois caso contrrio, podero ocorrer acidentes de sobrecarga, gerando inclusive incndio, como os j ocorrido na cidade de So Paulo, os famosos Edifcios Andraus e Joelma. A manuteno peridica tambm muito importante, a fim de verificar e corrigir maus contatos, corroses, sobreaquecimentos, pois tais anomalias constituem um fator importante para o aumento da vida til da instalao, alem de conferir aspecto de conservao de segurana aos usurios.

PRINCIPAIS ANOMALIAS Evidentemente, como em qualquer outro sistema, existem anomalias associadas a questes construtivas, sendo que essas podem ter sua origem ligada a falhas em clculos e dimensionamento de circuitos, potenciais, cabos eltricos, ou at em m previso de cargas. As instalaes eltricas tambm podem ter problemas relacionados sua execuo, alm de defeitos nos materiais utilizados. Em conseqncia desses problemas, poder haver diversas anomalias relacionadas falta de proteo de circuitos, sobrecargas, instabilidade eltricas, choques eltricos etc. Destacando-se as anomalias que podem ter sua origem relacionada a fatores externos, temse; surtos de tenso e corrente nas redes de distribuio de energia, podendo provocar queima de equipamentos ou outros danos s instalaes eltricas; interrupo de fornecimento de energia devido a fatores naturais, tais como: chuvas, tempestades, ventos; descargas eltricas, provocadas por raios ou falhas em sistemas de proteo contra descargas atmosfricas etc. ataque de pragas urbanas, como cupins, que se alojam e destroem os fundos de madeira dos quadros eltricos.

Como anomalias decorrentes de problemas relacionados manuteno, uso e operao do sistema, tem-se: modificaes das instalaes eltricas, mudando as caractersticas iniciais do projeto eltrico, principalmente com acrscimo de cargas ou potenciais, acarretando problemas de sobrecarga; uso de proteo com disjuntores ou fusveis inadequados, no obedecendo a capacidade de corrente dos condutores, a demanda e a outros fatores que devem ser considerados para o correto dimensionamento. Essa situao merece, pois comumente v-se o uso de disjuntores com capacidade maiores que as correntes eltricas suportadas pelos cabos e fios que esto nele ligados e protegidos. comum, quando um determinado disjuntor cai com freqncia, o usurio troclo por outro com amperagem maior. Esse fato faz com que: o disjuntor no desarme, no cortando a corrente eltrica daquele circuito, podendo provocar o sobreaquecimento de cabos e fios, gerando fatores de alto risco de incndio. aumento de carga eltrica sem superviso tcnica com o abuso de aparelhos eletroeletrnico, havendo desequilbrio de cargas entre as fases e instabilidade eltrica na instalao. uso de benjamins em tomadas com diversos aparelhos eltricos ou eletroeletrnicos ligados, causando sobrecarga e podendo, inclusive, danificar determinados aparelhos; como tambm micro faiscamentos que vo corroendo progressivamente os metais das tomadas e plugs, chegando a um limite em que a temperatura do condutor danifica a isolao e o curto circuito pode ocorre, gerando incndio. uso de disjuntores unipolares associados 2 unidades de 110 v em circuito bipolares 220 v, achando que com isso est havendo a mesma proteo. Isso consiste em um equivoco, pois esse tipo de instalao, apesar de muito comum, no oferece segurana ao usurio, uma vez que pode haver o desarme apenas de uma das fases 110 do circuito 220, incorrendo em perigo ao usurio, pois haver ainda alimentao eltrica no circuito, uma vez que no h o desarmamento das duas fases em conjunto. uso de fiaes e cabos eltricos aparentes, sem proteo de eletrodutos ou ainda sem isolao especial que permita esse tipo de exposio direta.

uso de cabos e fios eltricos em pequenas extenses, com muitas emendas; uso de fios e cabos inadequados com isolaes danificadas ou fabricados com espessuras em relaes a valores especificados podendo provocar curto circuitos, mesmo que a tenso do circuito no ultrapasse os valores limites.

mo-de-obra sem a competncia tcnica necessria para a instalao de todos os componentes mesmo que essas estejam absolutamente conformes os requisitos tcnicos definidos em normas.

uso de fitas isolantes de m qualidade ou ainda de outros materiais que no possuem as propriedades necessrias para a isolao correta nas emendas.

sobre tenses so fenmenos muito raros de se verificarem nas instalaes domsticas, podendo ocorrer devido a operao de chaves em circuitos de mdia tenso da concessionria, ou devido a descarga atmosfrica na rede. Existem protees atravs de pra-raios de linha que atenuam a mesma.

na hiptese remota de chegar aos circuitos de baixa tenso, atingir os consumidores em maior ou menor grau, podendo provocar a queima de aparelhos e lmpadas.

queda de tenso da rede, de uma ou mais fases, pode ocorrer a queima de aparelhos ou motores, quando no possuem protees contra sub tenso.

Cabe destacar que, na grande maioria dos incndios provocados por questes relativas instalao eltrica, a causa mais comum reside em modificaes inadequadas nas instalaes, mau estado de conservao e falta de manuteno.

RECOMENDAES E ORIENTAES TCNICAS Considerando as anomalias relacionadas a problemas relativos a manuteno, uso e operao das instalaes eltricas, citados anteriormente, observam-se as seguintes recomendaes bsicas. 1. A proteo contra contatos diretos e indiretos e choques. A proteo contra contatos diretos e indiretos deve ser providenciada com barreiras, invlucros ou placas isolantes instaladas nos quadros eltricos, a fim de impedir que o usurio toque em partes da instalao energizadas.

J a proteo contra choques em geral dever ser efetuada com dispositivos de proteo a corrente diferencial residual (DR ou IDR), instalados nos circuitos eltricos, alm de todas as partes metlicas do quadro eltrico estarem aterradas. 2. Falta de aterramentos Com relao a aterramentos, necessrio que todas as instalaes eltricas estejam aterradas, com destaque para as tomadas de uso especial, como, por exemplo, para ar condicionado, microondas, mquina de lavar roupa, chuveiro eltricos etc. Ressalta-se que pontos de iluminao de rea molhadas, como banheiro, tambm devem ter suas instalaes aterradas. Importante frisar que os fios verdes existentes em diversos aparelhos eltricos devem ser ligados ao fio terra existente nos imveis. Refora-se que os aparelhos, chuveiros eltricos, torneiras eltricas e aquecedores de gua devem ter resistncia blindada e sempre devem estar aterrados, evitando correntes de fuga e desarmamento indevidos do dispositivo diferencial DR. 3. Limpeza peridica em quadros eltricos, dentre outros. Os locais onde se encontram os quadros eltricos, quer os internos - as unidades de consumo, quer os localizados no centro de medio, casa de bombas, casa de mquinas dos elevadores, devem manter-se limpos e livres de objetos tais como: jornais, latas de tintas, papis, solventes, mveis. As portas e tampas dos mesmos no podem ficar obstrudas. No permitir presena de materiais inflamveis, materiais explosivos, poeiras em locais onde existam equipamentos eltricos em geral (quadros, cabos, bombas, motores). 4. Lembrar que na ocorrncia de incndio em equipamentos eltrico, utilizar extintor (gs carbnico, p qumico) - classe C. Nunca usar gua ou outro agente que a contenha em sua composio. 5. As conexes entre condutores e equipamentos atravs de terminais devem ser compatveis, para se evitar efeito galvnico, evitando-se corroses entre os materiais, o que provoca resistncia, dificultando a passagem da corrente eltrica e conseqentemente aquecimento indesejado. 6. Vistorias peridicas e termogrficas Providenciar vistorias peridicas nas instalaes eltricas, no mnimo a cada dois anos, ou intervalos menores, por Engenheiro Eletricista habilitado e credenciado pelo CREA. Esse profissional ir constatar as anomalias e fornecer orientaes observando as normas

tcnicas, alem de verificar questes relacionadas ao uso de equipamentos, aumento de potncias eltricas etc. Para edificaes com grande porte nas instalaes eltricas, tais como edifcios de escritrios, shopping centers, igrejas etc., importante manuteno preditiva atravs de medies com aparelhos termogrficos, a fim de verificar aquecimento em cabos nos quadros eltricos e de ajustar rotinas de manuteno preventiva. 7. No usar disjuntores de maior capacidade do que o cabo eltrico que est ligada a este. Caso aconteam problemas de desarme freqente de disjuntores ou outros dispositivos de proteo, deve-se contatar profissional habilitado para se investigar as causas e proceder a correta recomendao e manuteno corretiva. 8. No usar benjamins, pois o uso simultneo de mais de um aparelho na tomada poder ultrapassar a potncia prevista para a instalao eltrica daquele ponto. 9. Verificao completa das condies de preservao e de operao das instalaes eltricas conforme descrito na norma NBR 5410, item Verificao e Manuteno, onde se podem avaliar as influncias da qualidade dos componentes utilizados e da mo-de-obra que realizou a instalao, trazendo como resultado a possvel garantia da segurana dos usurios da instalao e a eficincia energtica do sistema.

CURIOSIDADE E DICAS 1. No manusear aparelhos eltricos e instalaes eltricas quando houver contato com gua, pode provocar acidentes fatais. 2. Ao lidar com eletricidade, procurar usar calado de sola de borracha grossa e entrica, evitando possveis choques. 3. Nunca segurar dois fios ao mesmo tempo. O contato simultneo com os dois pode ocasionar passagem de corrente eltrica e uma possvel parada cardaca. 4. Quando tiver que lidar com as instalaes eltricas, isolar sempre o fio que acabou de mexer antes de desencapar o outro. 5. Em caso de necessidade de corte de energia, sobretudo quando houver dvida de qual o disjuntor especfico, desligar o disjuntor geral primeiro. 6. Parte da instalao no funciona:

Verificar no quadro de distribuio se o disjuntor daquele circuito no est desligado; em caso afirmativo, religlo.

Se ao relig-lo ele voltar a desarmar, solicite a assistncia de um tcnico habilitado, pois duas possibilidades ocorrem: o o O disjuntor est com defeito e dever ser substitudo por outro; Existe algum curto-circuito na instalao e ser necessrio reparo.

7. Disjuntor do quadro de distribuio desarmando com freqncia: Verificar se existe algum mau contato eltrico (conexes frouxas), que sempre fonte de calor, o que afeta a capacidade dos disjuntores; nesse caso, um simples reaperto nas conexes resolver o problema. Outra possibilidade que o circuito esteja sobrecarregado com instalao de novas cargas, cujas caractersticas de potncia so superiores as previstas no projeto; tal fato deve ser rigorosamente evitado. Verificar se existe algum aparelho conectado ao circuito em questo, com problema de isolamento ou mau contato, que possibilite fuga de corrente. 8. Superaquecimento do quadro de distribuio Verificar se existe conexes frouxas e reapert-las. Verificar se existe algum disjuntor com aquecimento acima do normal, isto pode ser provocado por mau contato interno do disjuntor devendo o mesmo ser imediatamente desligado e substitudo. 9. Chuveiro eltrico no esquenta a gua: Verificar se a chave de proteo no quadro de distribuio est desarmada; caso esteja, relig-la. Persistindo o problema, verificar se no ocorreu a queima da resistncia do chuveiro eltrico; se for o caso, substitu-la.

PERGUNTAS MAIS FREQENTES 1. Posso ligar um aparelho de ar condicionado na minha residncia / apartamento? R . Inicialmente, ter de se verificar a potncia eltrica do aparelho para definir o dimensionamento correto do circuito que ir aliment-lo e a respectiva proteo. Verificar se as tubulaes existentes comportam a fiao. No comportando, providenciar tubulaes

novas (aparentes ou embutidas). Verificar tambm se o ramal alimentador do quadro de proteo comporta o aumento de carga. importante lembrar que, no caso de edifcio, a instalao de vrios aparelhos pode comprometer a entrada de energia, devendo-se efetuar estudos especificos, pois a demanda para aparelhos de ar condicionado alta. 2 . Para que serve um DR ou IDR. Qual a diferena? R . um dispositivo que protege as pessoas contra choque eltricos provocados por contatos diretos e indiretos. DR (Disjuntor Diferencial Residual) um dispositivo que protege os fios do circuito contra sobrecarga e curto-circuito e as pessoas contra choques eltricos. IDR (Interruptor Diferencial Residual) um dispositivo que liga e desliga, manualmente o circuito, e protege as pessoas contra choques eltricos. 3 . Porque o meu ferro eltrico queimou quando o liguei em outra tomada? R . O ferro eltrico contm em seu interior um elemento chamado resistncia eltrica, que expressa em (ohm-O). Geralmente, o ferro eltrico convencional ligado em 110V. A corrente que atravessa a resistncia eltrica proporcional tenso aplicada. Assim, quando se dobra a tenso (caso de ligar em uma tomada de 220V), dobra-se a corrente, provocando a queima da resistncia. 4 . Porque o disjuntor do quadro est sempre desligado? R . Provavelmente devido sobrecarga, o mesmo se aquece e aps um tempo atua o dispositivo trmico do disjuntor, provocando o desligamento. 5 . Como instalar mais carga na minha residncia? R . Inicialmente, deve-se efetuar o levantamento das cargas existentes e acrescentar as novas cargas pretendidas, verificando atravs da corrente de demanda calculada se os condutores existentes do ramal alimentador suportam tambm os dispositivos de proteo (disjuntores ou fusveis).

SISTEMA DE PROTEO CONTRA DESCARGA ATMOSFERA (SPDA)

DESCRIO E FUNCIONALIDADE DO SISTEMA O raio responsvel pelos grandes prejuzos que provoca quando atingem edifcios, residncia, animais, pessoas, redes eltricas, podendo causar, mortes, incndio, distribuio de materiais, como tambm falhas e danos em sistemas de eletricidade e de telecomunicao. No caso de edificaes, sua proteo deve ser atendida obedecendo a critrios em funo do tipo de prdio, tipo de ocupao, tipo de material de construo utilizado e localizado, permitindo, assim, orientar como devem ser instalados os pra-raios. Geralmente, o sistema constitudo por cabos e anis de cobre, que ocorrem fixados junto ao permetro das edificaes, em seus pontos mais altos, junto s muretas das lajes de coberturas e telhados. Esses cabos esto interligados com as armaes dos pilares de concreto da estrutura das edificaes ou em descidas junto s fachadas. Tambm esses anis esto interligados com hastes tipo Franklin, alm das estruturas metlicas das antenas, escadas metlicas, telhas metlicas, rufos, dentre outros elementos metlicos que existirem nas coberturas das edificaes. importante, tambm, que o sistema possua terminais areos nos cantos das bordas dos permetros das lajes de cobertura ou telhados. As descidas dos sistemas de pra-raios nos edifcios mais novos so atravs de ferros especficos, existente junto s armaduras dos pilares da estrutura, os quais so interligados com as ferragens das fundaes. Nos mais antigos, as descidas so externas, correndo atravs de suportes, ou fixadas nas fachadas. As caixas de inspeo, onde se localizam hastes de aterramento, utilizadas para inspees e para a medio da resistncia de aterramento, esto localizadas nos subsolos dos edifcios ou no pavimento trreo, para aqueles que no possuem subsolos. O sistema de aterramento das instalaes eltricas gerais da edificao est ligado ao sistema de descarga atmosfrica (SPDA) por meio de uma barra de cobre, prximo a caixa de distribuio de entrada de energia.

FINALIDADE DO SISTEMA Cabe informar que o sistema de proteo dos edifcios contra a incidncia de raios no impede a ocorrncia das descargas atmosfricas, entretanto, reduz de modo bastante significativo os riscos decorrentes das descargas. Os raios so responsveis por danos fsicos e incndios, de tal forma que os edifcios devem estar protegidos contra essas descargas diretas, tanto na cobertura como nas laterais. O sistema de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) tem por finalidade proteger a edificaes e seus usurios contra a descarga de raios, que causam: sobretenses quando atingem redes de energia eltrica e de telefonia; sobretenses quando atingem antenas coletivas nas coberturas; choques quando atingem as partes metlicas diversas, como telhas, rufos etc; alm de evitar encaminhamento dos raios por outras partes das instalaes eltricas que possam causar danos fsicos e materiais aos usurios da edificao. Sendo assim, o principal objetivo da proteo contra as descargas atmosfricas estabelecer meios para que as descargas se dirijam para a terra pelo menor percurso possvel, atravs das descidas constitudas por materiais condutores.

PRINCIPAIS ANOMALIAS Alm das anomalias relacionadas a problemas de projeto, como deficincias no dimensionamento do sistema, alm de equvocos de instalao e execuo, bem como uso de materiais com defeitos, existem outras anomalias que podem ter sua origem relacionada a questo de uso, operao e manuteno, devendo ser observadas dentro das rotinas e vistorias peridicas. Dentre essas, pode-se citar: 1. Deficincia de equipotencialidade com a falta do terminal de aterramento principal, constitudo por uma barra de cobre que rene, atravs de conexes, condutores de proteo do sistema eltrico principal, condutores principais ligados a canalizaes metlicas, estruturas metlicas, sistemas SPDA. A falta de interligao das estruturas metlicas em geral, instaladas nas coberturas e telhados as edificaes, tais como: escadas, antenas, rufos, telhas, dentre outras, provoca descontinuidades eltricas no sistema quando da descarga de raios nesses no interligados. Observe-se que comum se constatar instalaes de antenas diversas, durante a vida til das edificaes, de tal forma que estas no esto ligadas aos cabos e anis do SPDA.

10

Nessa situao, em caso de descarga nessas antenas, haver danos nos aparelhos televisores ligados a esta instalao. Alm das questes da falta de interligao de partes metlicas ao sistema, existem outros fatores, tais como: condutores com suas fixaes soltas e corroses galvnicas em seus componentes. As corroses galvnicas podem ocorrer entre condutores e conexes, bem como, entre condutores e descidas, ou ainda em outros trechos na ligao de partes metlicas com o sistema, quando no so observadas as condies de eletronegatividade de metais; p.ex: deve-se utilizar conexes especiais quando se liga um elemento de alumnio ao cabo de cobre ou um elemento de ferro ao cabo de cobre. Portanto, deve-se observar os tipos de metais envolvidos e ligados junto ao SPDA para garantir o seu bom desempenho e conservao. A continuidade eltrica tambm pode ser comprometida em funo de rompimentos nas descidas entre as conexes e o anel captor. Esse rompimento de cabos pode se dar devido execuo de outros servios, como por exemplo: limpeza de caixa dgua, manuteno em antenas, apoio para balancins etc., interferindo nos cabos e conexes do SPDA. A corroso junto s conexes do cabo de descida na malha terra, dentro das caixas de inspeo, e outra anomalia que pe em risco a continuidade eltrica. 2. Instalao de descida agrupada, geralmente em edifcios mais antigos, lembrando que as descidas devem ser executadas a cada 20 (vinte) metros da instalao de descidas agrupadas, geralmente existentes em edifcios mais antigos, lembrando que as descidas devem ser executadas a cada 20 metros de permetro. Para no ferir a esttica do prdio, pode-se usar barras chatas fixadas na superfcie no lugar dos cabos do cobre passando pelos suportes com roldanas. Observe-se, por fim, que a NBR 5419 Sistema de Proteo contra descargas atmosfrica, da ABNT, prev testes de continuidade eltrica, dentre outros, a fim de verificar constantemente esses problemas mencionados. 3. Falta de proteo das descidas externas junto s fachadas As descidas externas junto ao piso a uma certa altura devem ser protegidas por meio de alvenarias ou eletrodutos, a fim de impossibilitar impactos indesejveis e conseqentes problemas de ruptura dos cabos e anis de arrancamentos de hastes de fixao. 4. Fixao de hastes nas coberturas

11

Toda e qualquer fixao nas lajes de cobertura, incluindo as hastes de pra-raio Franklin, devem ser feitas sobre bases e nunca diretamente apoiadas sobre as mesmas, podendo comprometer ou danificar outros sistemas, tais como: sistema de impermeabilizao. 5. Disparidades na medio da resistncia hmica junto s hastes nas caixas de inspeo Quando h discrepncias nos valores das medies hmicas, realizadas por empresas terceirizadas, deve-se investigar as causas, podendo existir problemas relacionados continuidade eltrica do sistema, soltura de conexes entre cabos e hastes, ruptura de soldas exotrmicas, abertura de malha terra, dentre outros. Observe-se que esse teste de continuidade citado, bem como a medio hmica deve ser realizada por empresa especializada, com engenheiro eltrico responsvel, a cada cinco anos. Na cidade de So Paulo, anualmente, exigido pela municipalidade um relatrio de inspeo do sistema, acompanhado de recolhimento de ART (anotao de responsabilidade tcnica, emitida pelo CREA) pelo profissional responsvel. 6. Outras anomalias envolvendo questes de origem externa o o Queda da haste Franklin e de antenas devido a ventanias. Comprometimento do sistema com corroses e rompimentos do condutor ou cantos da cobertura devido incidncia de raio. o Outros tipos de corroses em cabos, conexes, hastes etc devido a chuvas ou ar externo agressivo. o Modificaes ou alteraes executadas em telhados ou coberturas com

comprometimento do sistema ou falta de adequao, ocorrendo rompimentos de cabos, desvios inadequados, hastes mal fixados etc., comprometendo a continuidade eltrica e a equipotencialidade do SPDA. RECOMENDAES E ORIENTAES TCNICAS De acordo com as anomalias j mencionadas, recomenda-se que quaisquer que sejam as manutenes ou adequaes a serem feitas no sistema de pra-raios, essas devero ser executadas por empresa especializada, tendo em vista as questes tcnicas envolvidas. DE QUALQUER FORMA, SEGUEM TPICOS ORIENTATIVOS: 1. Manter cabos, anis, hastes, roldanas sempre bem fixados, a fim de no comprometer a continuidade eltrica.

12

2. Sempre ligar ao sistema as estruturas metlicas existentes nas coberturas e telhados, respeitando os tipos de metais, utilizando as devidas conexes, a fim de no provocar danos a equipotencialidade do sistema a sua continuidade eltrica 3. Fazer as inspees peridicas a cada ano e as completas, envolvendo teste de continuidade e medies hmicas, a cada cinco anos.

CURIOSIDADE E DICAS 1 . O que raio ou descarga eltrica? R. O raio pode ser considerado um fenmeno eltrico, resultante do acmulo de cargas eltricas em uma nuvem e a conseqente descarga eltrica sobre a terra ou sobre qualquer estrutura que oferece condies favorveis a descarga. 2 . Os raios caem nos pontos mais altos? R . Em pontos mais elevados a probabilidade de um raio cair maior do que locais mais baixos. 3 . Existe alvo preferido pelos raios? Como se comporta a corrente? R. Em edificaes, os raios preferem os cantos.Quanto o raio cai em um canto, aproximadamente 50% da corrente vai para a terra atravs do condutor de descida do canto. 4. Qual a rea que os pra-raios protegem? R. O tipo Franklin d uma proteo em um cone cuja base um crculo, sendo o raio do crculo funo da altura em que est instalado o pra-raio. O tipo gaiola de Faraday consiste na teoria de que o campo no interior da gaiola nulo. Entretanto, para o campo ser nulo necessrio que a corrente se distribua uniformemente por toda a superfcie. Lembrando que a malha mais importante a que percorre toda a periferia da cobertura e a periferia da casa de mquinas e caixa dgua. Sempre que possvel, instalar descidas em cada canto do edifcio, e outras quando houver, espaadas regularmente. 5. Durante uma tempestade, o que devemos fazer? R. Na cidade, evitar contato com objetos metlicos de grande porte, torneiras, no ficar descalo, evitar tocar aparelhos eletrodomsticos. No campo, no ficar embaixo de rvores, no tocar em cercas.

13

Vous aimerez peut-être aussi