Vous êtes sur la page 1sur 5

Especialidade de Anfbios

Elaborada por Lincoln Constantino Conselheiro/Instrutor e Esdras Henrique Ramos de Souza Conselheiro/Instrutores Clube de Desbravadores Serrano 2 Regio - AP

1) O que um anfbio? Quais so suas caractersticas principais?

Anfbios so vertebrados cuja caracterstica fundamental o desenvolvimento na fase larvria em meio aqutico e na fase adulta em meio terrestre. So animais de pele fina e mida, no tem pelos nem escamas, sua respirao pode ser pulmonar ou cutnea, pois sua pele permevel, possuem possui 4 membros ou patas, podem viver na gua ou na terra e so pecilotrmicos, ou seja, so incapazes de manter a temperatura de seu corpo.

2) Dar o nome das trs principais ordens de anfbios e saber distinguir entre elas.
ANUROS

Sapos

Pererecas

Rs

So um grupo de anfbios que no possuem cauda na fase adulta e possuem estrutura de esqueleto adaptada para locomoo aos saltos. Possuem sacos vocais que lhes permitem emitir diferentes sons, que se tornam caractersticos durante a poca de acasalamento.

URODELOS ou CAUDATAS

GYMNOPHIONA OU PODA

Ceclias ou cobras-cega No possuem membros e que possuem Esse grupo alm de ter uma cauda bem hbito fossorial (vivem enterradas). desenvolvida na fase adulta e dois pares Possuem os olhos muito pequenos e de membros locomotores, uma forma de usam receptores qumicos para detectar corpo muito parecida com os lagartos. suas presas.

Salamadras

Trites

3) Diferencie sapos, rs e pererecas.

Sapo: Vivem mais na terra. Geralmente apresentam a pele rugosa e mais seca em relao s rs. Possuem um par de protuberncias glandulares, uma atrs de cada olho, conhecidas como parotides (veneno), e locomoo lenta, quase sempre a pequenos saltos, pois seus membros so mais curtos que de uma r. R: Vivem mais nas guas. Tem a pele brilhante, lisa, mida e com raras verrugas; seu corpo mais delgado que de um sapo e freqentemente possuem dentes. Pulam alto e distante por terem as pernas mais compridas e patas fortes. Seus dedos so longos e possuem membranas entre os dedos dos membros posteriores o que auxilia na natao. Algumas espcies so comestveis. Perereca: Tem hbitos de viver em rvores ou na gua. Com pele lisa, membros compridos e umas espcies de almofadas adesivas (ventosas) nas pontas dos dedos que permitem o caminhar em superfcies verticais. So pequenas e mais coloridas que os sapos e rs e possuem veneno.

4) Como os anfbios se protegem?

A maioria dos Anuros costuma esvaziar o contedo de sua bexiga urinaria quando capturados, com a inteno de se defender. Essa urina no cega e no mata. Todos possuem substancias txicas em sua pele, algumas fracas outras estritamente venenosas, produzidas atravs de suas glndulas, mas incapaz de injetar-lo ou espirar-lo em outro animal. Algumas espcies de sapos coloridos da Amaznia, os dendrobatdeos, possuem uma secreo cutnea muito venenosa, que utilizada pelos ndios para envenenar suas flechas (ou zarabatanas) para a caa. Estes possuem uma colorao muito forte como forma de avisar os predadores que venenoso. Os anfbios utilizam tambm de camuflagem para se proteger, ficando difcil de diferenci-los do ambiente em que vive.

5) Fazer uma lista de anfbios que podem ser encontrados em sua regio. Identificar cinco
deles, e dizer como os encontrou, ou colecionar fotografias ou desenhos de cinco anfbios diferentes que voc seja capaz de identificar e dizer onde podem ser encontrados. Trabalho 1

6) Descrever o ciclo de vida de alguns anfbios A maioria dos Anfbios se reproduz atravs de ovos. No caso dos podas ou dos Caudatas, eles nascem, crescem, se reproduzem e morrem sem sofrer metamorfose. Alguns nascem de parto. J no caso dos Anuros, nascem na forma de larva, ou girinos, e vivem na gua onde vo sofrer a metamorfose para a fase adulta, onde perdem a calda, que absorvida pelo corpo do prprio girino. Adultos, saem da gua, se reproduzem e morrem. Alguns sapos pode vivem at 40 anos

7) Explicar o valor econmico dos anfbios.

Os anfbios tem grande valor para os agricultores, porque comem insetos nocivos. Os anuros so importantes pelos experimentos nos quais so usadas. A carne de certas rs como a Rana Catesbeina muito apreciada como alimento e tambm muito cara, portanto uma boa fonte de lucro para quem as cria.

8) Do que se alimentam os Anfbios?

So todos carnvoros e se alimentam de pequenos insetos, minhocas e at pequenos roedores ou rpteis como cobras. Algumas espcies se alimentam de outros anfbios. 9) Como se chama o nome dado ao estudo dos rpteis e anfbios? Chama-se Herpetologia.

10)

Onde os anfbios passam o inverno ou a estao seca?

No inverno, por causa do frio, hibernam: sua atividade e seu metabolismo decrescem e eles se ocultam em buracos ou na lama at passarem os meses de inverno. s vezes, como ocorre entre as salamandras, vrios indivduos se agrupam para passarem juntos a fase de hibernao. Na estao seca, vivem nas proximidades de lagos ou rios, pois sua pele deve estar constantemente mida. 11) Qual o nome da maior e da menor espcie de sapo no mundo?

O maior sapo conhecido o Golias (Conraua goliath) que vive nos Camares. Atinge 30 cm de comprimento e pode pesar 3,3 quilos.

O menor sapo do mundo o sapo brasileiro conhecido entre os cientistas e bilogos como sapo-pingo-de-ouro da famlia Brachycephalidae.. Ele mede de 10 12 mm (1 cm).

12)

Identificar duas espcies de rs ou sapo pelos sons que emitem, ou imite os sons de duas espcies de rs ou sapos. Trabalho 2

13)

Como as rs e os sapos coaxam? Os que fazem com que os sons sejam to fortes? Para produzi-lo, o macho possui um (ou dois) sacos vocais que se enchem de ar e funcionam como uma caixa amplificadora do som que pode, assim, ser ouvido a grandes distncias. Ou em alguns casos, coaxam de boca fechada. O ruido produzido quando o ar passa pelas cordas vocais at chegar saida da voz Eles emitem esse som para chamar as fmeas para o acasalamento.

14)

Realizar a seguinte pesquisa sobre os anfbios: a) Onde e quando dormem b) Quando sai da toca para buscar alimentos c) Qual sua rapidez d) Que distncia capaz de salta e) Outras curiosidades sobre anfbios Trabalho 3

Nome:_________________________________________________________Idade:____________ Clube:___________________________________________Unidade:________________________

PROVA DA ESPECIALIDADE DE ANFBIOS 1. O que um anfbio? Quais so suas caractersticas principais?

2. Dar o nome das trs principais ordens de anfbios e saber distinguir entre elas.

3. Diferencie sapos, rs e pererecas.

4. Como os anfbios se protegem?

5. Do que se alimentam os Anfbios?

6. Descrever o ciclo de vida de um anfbio.

7. Qual o nome da maior e da menor espcie de sapo no mundo?

8. Onde os anfbios passam o inverno ou a estao seca?

Vous aimerez peut-être aussi