Vous êtes sur la page 1sur 31

MANUAL DE ADMINISTRAO ECLESISTICA DA IGREJA BATISTA DO MIER TTULO I

DO OBJETIVO Art. 1 - O presente Manual de Administrao Eclesistica regulamenta o Estatuto da Igreja Batista do Mier, regendo a sua atividade interna, atravs da descrio de sua estrutura organizacional, da atribuio de competncias e da definio de funes dos seus organismos.

TTULO II
DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 2 A Igreja, fundada nos ensinamentos contidos na Bblia Sagrada, estrutura-se buscando cumprir a misso que lhe foi outorgada no Novo Testamento, consubstanciada no DISCIPULADO e apoiada nos pilares da PROCLAMAO DO EVANGELHO e do CRESCIMENTO CRISTO. Art. 3 Constitui-se meio de atuao da liderana da Igreja a implementao de uma estrutura em que haja o natural reconhecimento da autoridade eclesistica/espiritual e administrativa, atravs da valorizao dos relacionamentos, da descoberta e aprimoramento dos dons, da dinamizao dos organismos internos e da horizontalizao do intercmbio entre os componentes estruturais, com vistas a efetivas realizaes relacionadas aos objetivos institucionais. Art. 4 Aos Ministrios associar-se- a noo de servio cristo, os quais, de acordo com as suas respectivas atribuies, atuaro em uma ou em ambas as vertentes afetas aos sustentculos da misso da Igreja, devendo ser inerente ao desenvolvimento de quaisquer atividades a GLORIFICAO a DEUS.

Art. 5 Ao Ministrio Pastoral cabe a direo e orientao geral dos demais Ministrios e organismos, auxiliado pelo Conselho Diaconal, na superviso das atividades de cada um deles, assim como no exerccio de funes tipicamente pastorais de trato pessoal junto membresia; e pelo Conselho de Lderes, na conduo dos assuntos eclesisticos e administrativos. Art. 6 A rea administrativa dar suporte logstico e operacional ao pleno funcionamento da estrutura eclesistica, viabilizando o desenvolvimento das atividades programadas e do regular funcionamento da Igreja. CAPTULO II DOS RGOS DA IGREJA Art. 7 Compem a estrutura eclesistica e administrativa da Igreja os seguintes rgos: a) Assemblia Geral b) Diretoria Executiva c) Ministrio Pastoral d) Conselho de Lderes e) Conselho Diaconal f) Conselho Fiscal g) Comisso de Membros h) Comisso Jurdica i) Ministrio de Msica j) Ministrio de Educao Crist k) Ministrio de Evangelismo e Misses l) Ministrio de Integrao e Comunho m) Ministrio de Ao Social n) Ministrio de Comunicao o) Ministrio Mulher Crist em Ao p) Ministrio da Juventude q) Ministrio de Arte e Cultura r) Ministrio de Finanas s) Ministrio de Administrao Patrimonial Pargrafo nico Podero ser criadas comisses temporrias, a critrio da Assemblia Geral, para o atendimento de finalidades especficas.
2

Art. 8 exceo dos Pastores Auxiliares e dos coordenadores do Ministrio de Msica e do Ministrio de Educao Crist, que, a critrio da Assemblia Geral, podero ser remunerados, os coordenadores dos demais Ministrios, assim como os lderes ou integrantes de quaisquer outros organismos listados no artigo anterior no recebero remunerao para o desempenho de suas funes. 1 Os valores das remuneraes recebidas pelo pastor titular, pelos pastores auxiliares e pelos coordenadores dos ministrios mencionados no caput deste artigo, assim como de seus reajustes, sero definidos em plano de carreira, funo e remunerao, aprovado em Assemblia Geral e elaborado por Comisso designada pelo Conselho de Lderes, em que se leve em considerao, dentre outros fatores, o tempo de servio prestado Igreja, a carga horria diria, o grau de responsabilidade, a complexidade das tarefas executadas e o nvel de especializao necessrio para o exerccio da funo. 2 - Excepcionalmente, por deliberao da Assemblia Geral, poder haver o pagamento de ajuda de custo, pelo exerccio de determinado cargo ou desempenho de funo que no enseje remunerao nos moldes do pargrafo anterior, desde que seja evidenciada real necessidade para tal. 3 - O plano de carreira, funo e remunerao a que se refere o 1 deste artigo dever ser implementado em prazo a ser estabelecido em Assemblia Geral. 4 - Enquanto no definidas as remuneraes nos moldes do 2 deste artigo, manter-se-o os padres atualmente estabelecidos. 5 - Os coordenadores dos rgos elencados nos itens b, f, l, m, n, q, r e s do art. 7 deste Manual de Administrao Eclesistica sero eleitos na forma do art. 24 e seguintes do Estatuto da Igreja.

DOS RGOS DE DIREO SUPERIOR CAPTULO I DA ASSEMBLIA GERAL Art. 9 - A Assemblia Geral, convocada sob quaisquer das modalidades definidas no Estatuto, constitui-se no rgo de deliberao mxima e soberana da Igreja e observar s seguintes disposies: I Os diversos quoruns previstos no Estatuto sero calculados em funo do nmero de membros ativos civilmente capazes at o momento de instalao da respectiva assemblia, conforme o disposto no art. 54 deste Manual de Administrao Eclesistica. II - A pauta ser elaborada pela Diretoria, aps discusso, pelo Conselho de Lderes, dos assuntos a serem encaminhados Assemblia Geral. III A pauta ser publicada no Boletim Dominical da Igreja, quando de sua convocao, respeitado o prazo mnimo previsto no Estatuto, entre as datas de convocao e de realizao. IV - A convocao das Assemblias ser sempre realizada de plpito, por ocasio da celebrao dos cultos dominicais, na mesma data em que houver a sua publicao em Boletim Dominical. V - Na hiptese de no serem esgotados, dentro do horrio estabelecido, os assuntos constantes na pauta da Assemblia, o Presidente suspender os trabalhos, e informar novo dia e horrio para o seu prosseguimento, atravs do Boletim Dominical, sem prejuzo da comunicao de plpito nesta mesma ocasio. VI - A reabertura da Assemblia suspensa em virtude do motivo mencionado no item anterior dar-se- com o quorum que possibilitaria sua instalao em ltima convocao. VII - A ata contendo as decises da Assemblia ser redigida por meio eletrnico e ter suas linhas numeradas, para leitura perante a Assemblia seguinte, ocasio em que poder sofrer emendas. Aps aprovada, pela Assemblia, com eventuais emendas, ser assinada pelo Secretrio e pelo Presidente que compuseram a mesa da Assemblia a que a ata se refira. As atas sero numeradas e encadernadas anualmente.

TTULO III

VIII O Secretrio poder valer-se de outros meios eletrnicos, tais como gravao de som e imagem, visando a garantir a fidelidade da transcrio das resolues tomadas nas Assemblias. IX - facultado a qualquer membro da Igreja o direito de apresentar pedido para incluso de assunto em pauta, desde que o faa em tempo hbil para a sua avaliao e aprovao pela Diretoria. Pargrafo nico Enquanto no for possvel a determinao do nmero de membros ativos, para a aferio do quorum, levar-se- em considerao o nmero total de membros. Art. 10 As bimestralmente. Assemblias Gerais Ordinrias sero realizadas

Art. 11 As Assemblias Gerais Extraordinrias sero realizadas sempre que se fizer necessria, no intervalo entre Assemblias Gerais Ordinrias, a deliberao de qualquer assunto, observado o disposto no art. 21 do Estatuto. Pargrafo nico Na realizao do escrutnio das votaes realizadas nas Assemblias Gerais Extraordinrias para a deliberao dos assuntos tratados no art. 24 do Estatuto da Igreja, devero ser contadas as abstenes. CAPTULO II DA DIRETORIA EXECUTIVA Art. 12 - A Diretoria da Igreja, cujos mandatos e funes encontram-se especificados no Estatuto, reunir-se- mensalmente para tratar de assuntos relacionados administrao da Igreja, assim como para a elaborao da pauta referente aos assuntos a serem encaminhados Assemblia Geral, observado o disposto no inciso II do art. 9 deste Manual de Administrao Eclesistica. Art. 13 - A Diretoria da Igreja exercer suas atividades valendo-se, caso necessrio, de assessoria tcnica composta preferencialmente de membros da Igreja, observando-se o disposto no art. 43 do Estatuto da Igreja. Art. 14 Para compor a Diretoria, o membro da Igreja dever pertencer membresia por um perodo mnimo de 03 (trs) anos ininterruptos at a data da eleio, contribuir regularmente para o sustento da Igreja,

participar de seus trabalhos e no possuir impedimentos ou restries junto aos rgos cadastrais oficiais, conforme declarao assinada pelo candidato. 1 - Os membros da Diretoria Executiva no exercero qualquer outro cargo eletivo na Igreja, nem podero participar da composio do Ministrio de Finanas durante o perodo de seu mandato. 2 - Aqueles que tenham cnjuge, ascendente, descendente ou colateral at o segundo grau de parentesco que sejam membros da Diretoria no podero ocupar cargos remunerados pela Igreja, nem a esta prestar servio remunerado, por si, ou por empresa que represente ou da qual seja scio. Art. 15 As vacncias nos cargos da Diretoria sero supridas observada a linha hierrquica prevista no Estatuto, at que a Assemblia eleja novo ocupante.

CAPTULO III DO MINISTRIO PASTORAL Art. 16 A liderana espiritual da Igreja de responsabilidade do Pastor Titular, a quem compete traar as diretrizes para a atuao dos demais ministrios da Igreja. 1 Poder o Pastor Titular indicar Pastores Auxiliares, para compor o Ministrio Pastoral, mediante homologao da Assemblia Geral, para o exerccio das funes que por ele lhes forem atribudas e informadas Igreja, observado o disposto no 1 do art. 8 deste Manual de Administrao Eclesisticas. 2 Os Pastores Auxiliares no podero ser eleitos para a coordenao de Ministrios ou de outros rgos da Igreja. Art. 17 Cabe ao Pastor Titular: a) exercer as funes pastorais, segundo a Bblia Sagrada e definidas no Novo Testamento; b) exercer a Presidncia da Igreja, a menos que manifeste o desejo de no exerc-la, conforme estabelecido no Estatuto;

c) trabalhar para que a Igreja desenvolva suas atividades-fins e alcance seus objetivos em termos do Estatuto e deste Manual de Administrao Eclesistica; d) presidir o Conselho de Lderes, convocar suas reunies e encaminhar Diretoria suas propostas, para apreciao da Assemblia Geral; e) representar a Igreja em reunies externas, inclusive naquela em que se exija representao legal, caso a Presidncia seja por ele exercida, no se excluindo a possibilidade de delegao de tal funo. Pargrafo nico O Pastor Titular receber remunerao, independentemente de exercer ou no a Presidncia da Igreja, observado o disposto no 1 do art. 8 deste Manual de Administrao Eclesistica. Art. 18 - O Pastor Titular da Igreja, os Pastores Auxiliares, os coordenadores do Ministrio de Educao Crist, do Ministrio de Msica, do Ministrio de Evangelismo e Misses e do Ministrio da Juventude sero mantidos em suas funes enquanto bem servirem, a juzo da Igreja, no se aplicando, neste caso, o disposto no art. 61 deste Manual de Administrao Eclesistica. 1 - A cada binio, a partir da entrada em vigor deste Manual, haver avaliao dos Pastores Auxiliares e dos coordenadores dos ministrios mencionados no caput deste artigo, cujos resultados tero carter indicativo para o atendimento do que nele est disposto, como tambm para a realizao de ajustes e implementao de aes corretivas em setores que no venham atendendo os anseios da membresia ou que no estejam em perfeita sintonia com a misso da Igreja e seus fins institucionais. 2 - Proceder-se- a avaliao de que trata o pargrafo anterior por meio da distribuio de questionrio membresia da Igreja, elaborado por Comisso composta por 07 (sete) membros indicados pelo Conselho de Lderes, que no podero ser cnjuges ou parentes em at 2 grau daqueles que sero avaliados. 3 - Dentre outros aspectos a serem avaliados, devero ser levados em considerao: o embasamento doutrinrio nas pregaes, palestras ou estudos; a vivncia e prtica em conformidade com os preceitos bblicos; a qualidade das relaes familiares e com a membresia da Igreja; o desempenho na execuo de tarefas sob suas responsabilidades e o efetivo crescimento ou aperfeioamento das reas relacionadas s suas respectivas funes; a viso ministerial; a maturidade crist; o crescimento espiritual; aptido e crescimento intelectual; e o compromisso com os objetivos da Igreja.
7

4 - O questionrio no ter identificao pessoal, mas os membros da Igreja que participarem da avaliao assinaro uma lista a ser confrontada com o nmero de formulrios devolvidos. 5 - A cada 03 (trs) anos, a partir da entrada em vigor deste Manual, o Pastor Titular ser avaliado pela Igreja, observados os critrios estabelecidos no 3 deste artigo. CAPTULO IV DO CONSELHO DE LDERES Art. 19 O Conselho de Lderes, composto pelo Pastor Titular, membros da Diretoria Executiva, Diretoria do Conselho Diaconal e coordenadores de Ministrios possui as seguintes atribuies: a) planejar e elaborar o Calendrio Anual das atividades da Igreja; b) acompanhar e avaliar as atividades da Igreja previstas no Calendrio Anual, bem como oferecer subsdios Diretoria para soluo de eventuais problemas, ad referendum da Assemblia Geral; c) examinar e aprimorar os relatrios, projetos e sugestes que lhe forem apresentados, visando ao melhor desempenho de todos os setores da Igreja, em conformidade como Estatuto e este Manual de Administrao Eclesistica; d) discutir previamente os assuntos a serem encaminhados Assemblia Geral da Igreja, emitindo, se for o caso, pareceres, propostas ou sugestes, de forma a fornecer subsdios deliberao assemblear; e) obter das diversas reas ministeriais da Igreja as informaes necessrias elaborao da proposta oramentria anual, a fim de possibilitar a adequada atuao do Ministrio de Finanas no desempenho de suas atribuies, como definido no art. 50 deste Manual de Administrao Eclesistica. f) avaliar a proposta oramentria consolidada para posterior encaminhamento Assemblia Geral. 1 - O Pastor Titular presidir e convocar o Conselho de Lderes. 2 - O Conselho de Lderes reunir-se-, ordinariamente, antes das Assemblias Gerais e, extraordinariamente, quando for necessrio, deliberando sempre pela
8

maioria de seus membros presentes, observando-se o quorum de 50% (cinqenta por cento) para o incio da reunio. 3 - Qualquer membro da Igreja, ainda que no tenha assento no Conselho de Lderes, poder assistir s suas reunies e participar das discusses, sem, no entanto, ter direito a voto.

CAPTULO V DO CONSELHO DIACONAL Art. 20 O Conselho Diaconal composto de nmero proporcional aos membros da Igreja, devendo essa proporo atingir, gradativamente, a razo de 1(um) dicono para 25 (vinte e cinco) membros ativos da Igreja. Os diconos no sero remunerados pelo exerccio de suas funes. O Conselho Diaconal eleger sua diretoria anualmente, constituda de Presidente, Vice-Presidente, primeiro e segundo secretrios. Pargrafo nico O dicono ser mantido nas suas funes enquanto bem servir, a juzo da igreja, observados tambm os resultados de avaliaes peridicas, ou at quando assim o desejar. Art. 21 - Compete ao Conselho Diaconal desenvolver tarefas definidas no Novo Testamento e seus membros devero possuir as qualificaes bblicas para a investidura, em harmonia com o Ministrio Pastoral, exercendo as seguintes atribuies: a) assessorar o Ministrio Pastoral visando ao bom andamento dos trabalhos da Igreja; b) preparar e distribuir os elementos da Ceia do Senhor nas ocasies prprias; c) colaborar no recolhimento dos dzimos e ofertas por ocasio das solenidades de cultos promovidos pela Igreja; d) cultivar relacionamento harmonioso entre os membros da Igreja; e) assessorar os setores da igreja, quando solicitado e se fizer necessrio, visando ao melhor desempenho de suas atividades;

f) participar de plantes dominicais no templo e em suas dependncias, de acordo com escala de servio; g) participar de programa de visitao aos membros da igreja, em articulao com o Pastor da Igreja e a Comisso de Membros; h) incentivar a prtica da orao; i) acompanhar as atividades de ao social da igreja em articulao com o Ministrio de Ao Social. Art. 22 O Conselho Diaconal reunir-se- regularmente para tratar de assuntos pertinentes a seus prprios trabalhos, inclusive aos de apoio Igreja em geral e especialmente ao Ministrio Pastoral. Reunir-se- tambm para estudo de assuntos que lhe tenham sido encaminhados pelo Pastor, Diretoria da Igreja ou pelo Conselho de Lderes. Art. 23 O roteiro e critrios para escolha de diconos sero os seguintes: a) informao Igreja, em Assemblia Geral, por parte do Pastor e do Conselho Diaconal, da necessidade de complementao do quadro do Conselho Diaconal, com o estabelecimento de um ms de orao e conscientizao de que os critrios fundamentais para a escolha de novos diconos so os encontrados em Atos 6.1-7 e em 1Tm 3.1-13. b) convocao de Assemblia Geral Extraordinria para autorizao e incio do processo de complementao do quadro de diconos. Aps 01 (um) ms de orao, cada membro da Igreja, em escrutnio secreto, poder indicar at 08 (oito) nomes para concorrerem ao processo. c) Todos aqueles que aceitarem a indicao sero considerados candidatos ao Conselho Diaconal; d) Os candidatos ao Conselho Diaconal tero, ento, seus nomes submetidos anlise do Ministrio Pastoral e do Conselho Diaconal, observados os seguintes aspectos: 1) engajamento na vida da Igreja; 2) testemunho dentro ou fora do ambiente eclesistico; 3) participao nos trabalhos da Igreja; 4) comportamento como mordomo dos bens que o Senhor lhe tenha proporcionado; 5) conduta na vida familiar; 6) disposio de servir Igreja na condio de dicono; 7) compromisso de participar das reunies do Conselho

10

Diaconal; 8) propsito de exercer a funo em tudo o que lhe seja possvel, visando ao bem da Igreja e glorificao do nome de Deus; 9) ser dizimista fiel; 10) ter idade inferior a 70 (setenta) anos. e) somente os candidatos que atenderem aos requisitos do item anterior, a critrio dos envolvidos na conduo da anlise realizada, sero apresentados Igreja para serem submetidos ao voto da Assemblia Geral Extraordinria, mediante voto em escrutnio secreto; f) na Assemblia Geral Extraordinria para eleio dos diconos sero distribudas cdulas com o nome dos candidatos. Cada membro da Igreja poder votar em tantos candidatos quanto sejam as vagas existentes. Os mais votados, desde que atinjam o nmero de votos correspondente a 50% (cinqenta por cento) do total de votantes presentes, preenchero as vagas, mediante ato de consagrao ao Diaconato, sendo dispensados desse ato os que j tenham sido consagrados em outras igrejas batistas filiadas Conveno Batista Brasileira. Os candidatos que, mesmo atingindo o percentual mnimo de votos, excedam o nmero de vagas ficaro aguardando eventuais vagas durante dois anos, e sero chamados na ordem de classificao pelo maior nmero de votos obtidos. Findos os dois anos de espera, havendo necessidade da Igreja, iniciar-se- novamente o processo. Em caso de empate em qualquer etapa do processo, a preferncia ser dada ao candidato que estiver h mais tempo arrolado como membro da igreja. Art. 24 o ingresso no quadro de diconos emritos obedecer aos seguintes critrios: a) ao completar 70 (setenta) anos de idade, o dicono poder solicitar Igreja, atravs do Conselho Diaconal, sua transferncia para o quadro de diconos emritos; b) ao completar 75 (setenta e cinco) anos de idade, a Igreja promover, automaticamente, a transferncia do dicono em causa para o quadro de Diconos Emritos; c) os diconos emritos continuaro sendo reconhecidos como diconos pela Igreja, mas sem os deveres decorrentes do ofcio, podendo dedicar-se orao, ao aconselhamento e ao servio, dentro de suas possibilidades e limitaes, podendo comparecer s reunies do Conselho Diaconal, com direito a voz.

11

TTULO IV
DA REA ECLESISTICA CAPTULO I DO MINISTRIO DE MSICA Art. 25 - O Ministrio de Msica, cujo coordenador indicado pelo Pastor Titular, mediante homologao da Assemblia Geral, possui as seguintes atribuies: a) promover, coordenar e integrar as atividades de msica e culto, estimulando, sobretudo, o desenvolvimento daquelas relacionadas msica coral e instrumental, ao canto individual, de grupos vocais e congregacional, alm de outras formas de expresso que possam enriquecer os cultos e aperfeioar aspectos da vida crist; b) indicar e submeter apreciao do Pastor os nomes dos lderes das diversas equipes que desenvolvam atividades vinculadas ao Ministrio de Msica e s demais reas da igreja, tais como as equipes de instrumentistas, de operadores de som e de multimdia e de dirigentes do louvor congregacional; c) definir responsabilidades, especificar atribuies e programar a atuao das equipes mencionadas na alnea anterior nos cultos da Igreja; d) promover a atualizao permanente das equipes vinculadas a este Ministrio, assim como a capacitao musical, na medida do possvel, de membros da Igreja interessados, atravs de aulas, treinamentos e participao nas atividades de msica; e) promover a realizao de congressos, encontros, seminrios, reunies de louvor e a eventos voltados para temas de msica e adorao; f) participar da elaborao musical dos programas de cultos da igreja, atendendo diversificao de estilos musicais, especialmente do canto congregacional;

g) promover, dentro das possibilidades da Igreja, o funcionamento de Curso Livre de Msica e de Biblioteca especializada nesta rea, que podero ser abertas Comunidade; h) estimular autores e compositores musicais e promover a divulgao e utilizao de suas obras; i) participar de Congressos, Encontros e Reunies que enriqueam o Ministrio de Msica, com vistas sua dinamizao e atualizao;

12

j)

desenvolver atividades de apoio aos demais Ministrios da Igreja, quando houver solicitao nesse sentido;

k) promover eventos msico-culturais internos e junto comunidade do Mier, particularmente em datas comemorativas; l) acompanhar o estado de conservao dos instrumentos musicais de propriedade da Igreja, assim como dos equipamentos de som e multimdia, informando ao Pastor sobre a necessidade de sua manuteno ou da realizao de novas aquisies;

m) propor verba oramentria anual, gerindo seus recursos durante o exerccio, autorizando e acompanhando a aplicao dos desembolsos necessrios s atividades atribudas a este Ministrio; n) apresentar ao Pastor da Igreja planos, programas e atividades do Ministrio para sua apreciao e anuncia, orientado pelo plano estratgico em vigor. CAPTULO II DO MINISTRIO DE EDUCAO CRIST Art. 26 - O Ministrio de Educao Crist, cujo coordenador indicado pelo Pastor Titular, mediante homologao da Assemblia Geral, possui as seguintes atribuies: a) promover, coordenar e integrar as atividades de Educao Religiosa, cujo objetivo principal o estudo bblico sistemtico, de forma a levar o educando maturidade crist, atravs da dinamizao da Escola Bblica Dominical, da realizao de treinamentos, reunies e encontros em que se analisem temas da vida crist e se estimule o exerccio prtico dos ensinamentos ministrados; b) promover atividades que ensejem a participao individual do educando em programas orientados, que o capacitem adquirir condies para prestar servios e atuar nas atividades da Igreja; c) estimular o pleno funcionamento de todos os demais organismos da igreja, dando o devido suporte didtico-pedaggico. d) selecionar e indicar os professores do estudo bblico vinculados ao Ministrio de Educao Crist, submetendo esses nomes apreciao do Pastor;

e) promover reunies peridicas com os coordenadores de mdulos e com os professores de estudo bblico, para avaliao de resultados, avaliao da presena de participantes, anlise e definio de currculos para estudos bblicos em perodos vindouros, exame de currculos alternativos e apreciao

13

de outros aspectos que envolvam as atividades de interesse do Ministrio de Educao Religiosa; f) promover a atualizao dos coordenadores de mdulos e dos professores de estudo bblico, incentivando sua participao em Congressos, Encontros e Reunies de contedo cognitivo e didtico;

g) providenciar, observados os devidos prazos, toda a literatura para utilizao nas reas de Educao Crist; h) diligenciar, junto aos rgos prprios da Igreja, para que as instalaes em que atuam os professores de ensino bblico estejam sempre nas melhores condies de utilizao; i) j) promover a aquisio de recursos didticos para utilizao dos professores de estudo bblico e estimular sua plena utilizao; promover e dar contedo prprio s atividades de Congressos, Acampamentos, Oficinas Pedaggicas, Institutos Bblicos, Grupos de Estudos Especializados e outros que atendam aos objetivos do Ministrio de Educao Crist;

k) manter atualizada a Biblioteca da Igreja com livros e revistas voltados para as atividades do interesse do Ministrio de Educao Religiosa; l) propor verba oramentria anual, gerindo seus recursos durante o exerccio, autorizando e acompanhando a aplicao de seus desembolsos, necessrios s suas atividades;

m) apresentar ao Pastor da Igreja planos, projetos, programas e atividades do Ministrio para sua apreciao e anuncia, orientado pelo plano estratgico em vigor. CAPTULO III DO MINISTRIO DE EVANGELISMO E MISSES Art. 27 O Ministrio de Evangelismo e Misses, cujo coordenador indicado pelo Pastor Titular, mediante homologao da Assemblia Geral, possui as seguintes atribuies: a) promover e coordenar as atividades de Evangelizao, atravs de variadas formas de divulgao do evangelho; b) propor a implantao de unidades de trabalho, tais como capelanias hospitalares, prisionais e estudantis, indicando os nomes dos dirigentes

14

dessas unidades vinculadas ao Ministrio de Evangelismo, aps submet-los avaliao do Pastor Titular; c) estudar e propor Igreja a implantao de convnios e de frentes missionrias no Brasil e no exterior, acompanhando seu desenvolvimento atravs de informaes e visitaes peridicas; d) estudar a disposio geogrfica do bairro do Mier, como campo prioritrio atividade de evangelizao da Igreja, visando a identificar locais estratgicos para ao evangelizadora; e) programar equipes de pregadores para as atividades de divulgao do evangelho e capacitar recursos humanos voluntrios para as diversas atividades do Ministrio de Evangelismo; f) prover e controlar todo o material impresso para a atividade de evangelizao da Igreja;

g) promover a divulgao da Igreja em locais estratgicos do bairro do Mier, com a utilizao de instrumentos adequados; h) promover evangelizao em Pontos de Pregao, Congregaes, Presdios, Hospitais, Condomnios, Lares, Praas Pblicas e em outros ambientes, adequando sua ao s caractersticas, limitaes e exigncias de cada local; i) j) desenvolver atividades de apoio evangelstico a instituies sociais; participar de Congressos, Encontros e Reunies que enriqueam o Ministrio de Evangelizao e assim manter atualizada a atuao ministerial;

k) zelar pela conservao dos instrumentos musicais e aparelhos de som de propriedade da Igreja, quando utilizados na atividade externa de evangelizao e informar, a quem de direito, sobre a necessidade de sua manuteno ou renovao; l) opinar sobre a convenincia de aquisio de instrumentos musicais e aparelhos de som, utilizveis nas atividades de evangelismo externo, que substituam antigos ou ampliem a instrumentao existente;

m) propor verba oramentria anual, gerindo seus recursos durante o exerccio, atravs da autorizao e acompanhamento da aplicao dos desembolsos necessrios s atividades das unidades de trabalho do Ministrio; n) apresentar ao Pastor da Igreja planos, projetos, programas e atividades do Ministrio para sua apreciao e anuncia, orientado pelo plano estratgico em vigor.

15

CAPTULO IV DO MINISTRIO DE INTEGRAO E COMUNHO Art. 28 - O Ministrio de Integrao e Comunho possui as seguintes atribuies: a) promover e coordenar atividades que busquem fomentar, coletivamente, o crescimento espiritual e o estreitamento de laos entre os membros da Igreja, tais como congressos, acampamentos e retiros; b) promover atividades de comunho e integrao da famlia, tendo por base a participao de seus membros em programaes que estimulem o fortalecimento dos lares, assim como a interao e a troca de experincias entre as famlias da Igreja; c) programar equipes de conselheiros para atuar junto a novos convertidos, quando de sua manifestao pblica nos cultos da Igreja, provendo literatura prpria para esse trabalho d) promover cultos e reunies destinados a novos membros, visando sua integrao na Igreja e sua capacitao e desenvolvimento de dons; e) promover atividades de esporte e lazer, com programaes diversificadas, que integrem e estimulem a comunho entre os membros da Igreja; f) promover cultos, visitao e reunies de orao nas dependncias da Igreja e nos lares, desenvolvendo, assim, o sentimento de fraternidade entre os membros da Igreja e o interesse pela vida crist;

g) propor verba oramentria anual, gerir seus recursos durante o exerccio, autorizar e acompanhar a aplicao de desembolsos necessrios s atividades do Ministrio de Integrao e Comunho; h) apresentar ao Pastor da Igreja planos, projetos, programas e atividades do Ministrio, para sua apreciao e anuncia, orientado pelo plano estratgico em vigor. CAPTULO V DO MINISTRIO DE AO SOCIAL Art. 29 - O Ministrio de Ao Social, supervisionado diretamente pelo Conselho Diaconal, possui as seguintes atribuies:

16

a) promover, coordenar e integrar as atividades de servio, atravs de aes especficas, voltadas, preferencialmente, para os membros da Igreja, no atendimento a necessidades humanas bsicas; b) promover atendimento a pessoas carentes, dentro das possibilidades da Igreja, com distribuio de bolsas de alimentao e vesturio, e, caso autorizado pela Assemblia Geral, participar, a ttulo de colaborao, de programa governamental de assistncia social, na qualidade de mero instrumento de repasse de recursos, de acordo com as normas estabelecidas para esse fim; c) oferecer, gratuitamente, a necessitados servios mdicos, odontolgicos, psicolgicos, fonoaudiolgicos, de consultoria jurdica, de assistncia social, dentre outros, desde que haja irmos que professem a mesma f, membros da Igreja ou no, habilitados profissionalmente nas reas mencionadas que, voluntria e filantropicamente, se disponibilizem para esse mister; d) atuar na recuperao de dependentes qumicos e na manuteno dos resultados obtidos, atravs de programas de apoio plena integrao dos recuperados na famlia e na sociedade, conforme disponibilidade; e) promover, dentro das possibilidades da igreja, o funcionamento de creche destinada, preferencialmente, a filhos dos membros carentes; f) promover recrutamento de voluntrios para atuao direta e capacitao de recursos humanos, visando a implementar e ampliar as atividades afetas a este Ministrio;

g) buscar, continuamente, informaes a respeito de programas governamentais que alcancem sua rea de atuao, para orientar e conduzir aos rgos responsveis pessoas necessitadas, ou deles participar, observado o disposto na alnea b deste artigo; h) propor verba oramentria anual, gerindo seus recursos durante o exerccio, autorizando e acompanhando a aplicao de desembolsos necessrios s atividades deste Ministrio; i) apresentar ao Pastor da Igreja planos, projetos, programas e atividades do Ministrio para sua apreciao e anuncia, orientado pelo plano estratgico em vigor.

17

CAPTULO VI DO MINISTRIO DE COMUNICAO Art. 30 - O Ministrio de Comunicao possui as seguintes atribuies: a) coordenar as equipes de recepo da Igreja, promovendo a capacitao de seus integrantes; b) dar publicidade aos fatos de interesse da Igreja, promovendo a divulgao de datas comemorativas, aniversrios, nascimentos, casamentos, bodas, e outras informaes afetas a este Ministrio; c) coordenar a organizao e manuteno da pgina eletrnica da Igreja na rede mundial de computadores (internet) e, quando possvel, em outros meios de comunicao, promovendo a divulgao de eventos e de informaes pertinentes; d) manter atualizado o registro de fatos histricos relevantes para a Igreja, assim como incentivar a preservao de acervo e documentao pertinentes. e) coordenar a elaborao de boletins dominicais e a produo de material de divulgao da igreja, como back lights, cartazes, faixas de datas comemorativas e convites, dentre outros; f) ocupar espaos na mdia, apresentando o posicionamento da igreja frente a fatos relevantes ocorridos na sociedade;

g) propor verba oramentria anual, gerindo seus recursos durante o exerccio, autorizando e acompanhando a aplicao de desembolsos necessrios s atividades deste Ministrio; h) apresentar ao Pastor da Igreja planos, projetos, programas e atividades do Ministrio para sua apreciao e anuncia, orientado pelo plano estratgico em vigor. CAPTULO VII DO MINISTRIO MULHER CRIST EM AO Art. 31 - O Ministrio Mulher Crist em Ao ter sua liderana eleita dentre os membros da prpria organizao, possuindo as seguintes atribuies: a) desenvolver e ampliar a viso missionria da mulher para uma ao efetiva no Reino de Deus;
18

b) oferecer mulher oportunidades de estudo e desenvolvimento nas reas espiritual, social e emocional; c) alcanar todas as mulheres, incentivando-as a se integrar em todos os trabalhos da Igreja; d) conscientizar as mulheres quanto ao seu papel no mundo secular, no lar, na ambincia da igreja local e na denominao Batista no Brasil; e) ser elemento de integrao da membresia da Igreja e de crescimento no estudo da Bblia, evangelizando e preparando mulheres para o campo missionrio; f) valorizar a mulher, dando-lhe oportunidade de liderana, de acordo com seus dons, capacidades e talentos;

g) desenvolver o trabalho de propagao do Evangelho, pregando, ensinando e praticando a filantropia e beneficncia, atuando em campos missionrios em parceria com o Ministrio de Evangelismo e Misses. h) nortear a atuao da mulher para que ela seja testemunha de Cristo na famlia, na igreja e na sociedade. i) propor verba oramentria anual, gerindo seus recursos durante o exerccio, autorizando e acompanhando a aplicao de desembolsos necessrios s atividades deste Ministrio; apresentar ao Pastor da Igreja planos, projetos, programas e atividades do Ministrio para sua apreciao e anuncia, orientado pelo plano estratgico em vigor.

j)

CAPTULO VIII DO MINISTRIO DA JUVENTUDE Art. 32 - O Ministrio da Juventude, cujo coordenador indicado pelo Pastor Titular, consultada a Juventude, ser composto pelos mdulos de jovens e de adolescentes, e ter sua liderana eleita dentre os participantes de suas respectivas organizaes, com as seguintes atribuies: a) Estimular a juventude no desenvolvimento de uma vida de comprometimento com a Palavra de Deus e com a adorao;
19

b) Promover o engajamento dos jovens e adolescentes nas equipes de ministrio, incentivando a descoberta e desenvolvimento de dons; c) Desenvolver a comunho por meio da realizao de eventos, tais como debates, intercmbios, passeios, exibio de filmes, organizao de acampamento e congresso e outros encontros de cunho espiritual, social e esportivo; d) Realizar programas, promovendo treinamento, estudo, capacitao, comunho, reflexo e momentos de louvor; e) Realizar cultos de adorao, comunho e crescimento cristo; f) Promover contato com os jovens e adolescentes ausentes, visando motivao e reintegrao igreja, atravs de acompanhamento pessoal, visitas domiciliares, atendimentos aos espiritualmente necessitados, alm de outras providncias que se faam necessrias; g) Estimular a integrao da juventude aos demais ministrios da igreja, com vistas ao apoio de suas respectivas atividades e ao desenvolvimento de parcerias que visem capacitao e conscientizao acerca da responsabilidade que deve envolver o estudo e a proclamao da Palavra de Deus; h) propor verba oramentria anual, gerindo seus recursos durante o exerccio, autorizando e acompanhando a aplicao de desembolsos necessrios s atividades deste Ministrio; i) apresentar ao Pastor da Igreja planos, projetos, programas e atividades do Ministrio para sua apreciao e anuncia, orientado pelo plano estratgico em vigor. 1 - Podero ser convidados outros membros da igreja para o auxlio na conduo do Ministrio, preferencialmente um casal, no que diz respeito ao mdulo de adolescentes; 2 - A simples execuo das atividades eminentemente administrativas caber s diretorias dos respectivos mdulos.

20

CAPTULO IX DO MINISTRIO DE ARTE E CULTURA Art. 33 O Ministrio de Arte e Cultura ter as seguintes atribuies: a) promover, no mbito da Igreja e, quando possvel, junto comunidade do Mier, a realizao de eventos festivos, educativos, culturais, cvicos, confraternizaes, passeios culturais e outros similares; contextualizar a Igreja quanto s realidades sociais, artsticas e culturais, incentivando a prtica da boa leitura e promovendo a participao da membresia em eventos que, notoriamente, no colidam com seus fins institucionais; promover atividades que estimulem a descoberta de novos talentos, relativos aos aspectos artsticos e culturais; promover a realizao de cursos, oficinas, reforo escolar e outras atividades que proporcionem a qualificao e capacitao pessoal; organizar e manter acervo bibliotecrio, com obras que estimulem o desenvolvimento intelectual e cultural. propor verba oramentria anual, gerindo seus recursos durante o exerccio, autorizando e acompanhando a aplicao de desembolsos necessrios s atividades deste Ministrio; apresentar ao Pastor da Igreja planos, projetos, programas e atividades do Ministrio para sua apreciao e anuncia, orientado pelo plano estratgico em vigor.

b)

c) d) e) f)

g)

TTULO V
DA REA ADMINISTRATIVA CAPITULO I DO MINISTRIO DE ADMINISTRAO PATRIMONIAL Art. 34 As atribuies do Ministrio de Administrao Patrimonial so as seguintes:

21

a) inventariar e manter atualizado em cadastro todo o patrimnio da Igreja - imveis, mveis e utenslios mais significativos; b) vistoriar o patrimnio da Igreja e solicitar autorizao para reparos e consertos, obras de manuteno e melhoramentos, quando couber; c) incluir ou baixar aquisies ou vendas; d) acompanhar e supervisionar a realizao de obras, compra e venda de bens, observadas normas de administrao financeira da Igreja, especialmente o disposto no art. 37 e pargrafos deste Manual, com a apresentao de relatrio Diretoria da Igreja; e) verificar, periodicamente, a movimentao dos bens patrimoniais da Igreja, bem como a utilizao adequada dos mesmos, face aos objetivos estabelecidos no Estatuto, reportando Assemblia, atravs de relatrios e pareceres, os casos que devem ser levados ao seu conhecimento e deliberao. CAPTULO II DA GERNCIA DE SERVIOS GERAIS Art. 35 A coordenao dos servios gerais da Igreja ficar a cargo de funcionrio subordinado diretamente ao Presidente da Igreja e contratado especificamente para este fim, possuindo a atribuio de orientar e supervisionar os trabalhos da Secretaria Geral da Igreja e demais funcionrios, elaborando escalas de servios, exercendo o controle da freqncia, de forma a garantir, especialmente: a) a plena utilizao das dependncias da Igreja para o atendimento s diversas reunies e programaes que venham a ser realizadas, providenciando inclusive, o suprimento logstico que se fizer necessrio; b) o permanente funcionamento da portaria, durante as 24 (vinte e quatro) horas do dia; c) a conservao dos equipamentos sob sua responsabilidade, propondo a reparao e substituio quando necessrias; d) a manuteno do esquema de segurana da Igreja, orientando funcionrios e membros sobre as posturas adotadas e medidas implementadas para este mister; e) a manuteno da ordem no estacionamento, orientando os freqentadores dos trabalhos da Igreja, zelando para que nos dias e

22

horrios em que no haja culto, somente tenham acesso veculos de pessoas autorizadas pela Igreja, segundo os critrios estabelecidos em Assemblia Geral. f) o suprimento de todo tipo de material necessrio execuo das atividades regulares da igreja.

g) a superviso e o controle do acervo do Arquivo Geral da igreja.

CAPTULO III DA GESTO DE RECURSOS Art. 36 Os limites de competncia, para a realizao de compras e/ou contratao de servios, dentro dos valores previstos no oramento, so os seguintes: a) Presidente at 2 (dois) salrios mnimos nacionais; b) Diretoria Executiva at 10 (dez) salrios mnimos nacionais; c) Conselho de Lderes at 15 (quinze) salrios mnimos nacionais; d) Assemblia Geral qualquer valor; e) Em situaes de extrema necessidade e urgncia, a Diretoria decidir ad Referendum da Assemblia Geral Ordinria. Art. 37 Qualquer aquisio e/ou contratao de servios cujo valor seja superior a 05 (cinco) salrios mnimos nacionais deve, obrigatoriamente, ser precedido de licitao, mediante avaliao de, no mnimo, 3 (trs) oramentos, com anuncia da Diretoria e referendados pela Assemblia Geral. 1o A Gerncia de Servios Gerais dever manter um Cadastro de Fornecedores de materiais e servios devidamente atualizado, a cada 6 (seis) meses, com no mnimo 5 (cinco) fornecedores para cada tipo de servio ou material, os quais devero, obrigatoriamente, ser consultados quando da realizao das licitaes, respeitado o limite mnimo estabelecido neste artigo; 2o No caso de no haver pelo menos 3 (trs) fornecedores, caber a Diretoria a dispensa da licitao, que dever ser referendada,

23

obrigatoriamente, na Assemblia Geral Ordinria ou Extraordinria que vier a ocorrer logo aps o ato da dispensa da licitao; 3 - Ser composta, anualmente, comisso formada por 05 (cinco) membros indicados pela Diretoria, contendo, ao menos, 01 (um) integrante da Comisso Jurdica e 01 (um) integrante do Ministrio de Finanas, a fim de coordenar as licitaes que venham a ocorrer no perodo. Art. 38 As contrataes que envolvam aluguel de imvel, estando a Igreja na posio de locatria ou de locadora, s ocorrero com anuncia da Diretoria e aps aprovao pela Assemblia. Art. 39 As organizaes internas podero promover eventos ou bazares para angariar fundos visando ao custeio de atividades de conhecimento da direo da Igreja, tais como acampamentos, congressos, passeios e outros, em proveito de sua edificao, comunho e integrao. Os valores que forem arrecadados sero administrados pela prpria organizao promotora podendo, a critrio da mesma, serem depositados na Tesouraria. Em qualquer caso, sempre haver a prestao de contas e a apresentao de relatrio. Art. 40 Todas as doaes e ofertas recebidas pela Igreja, com destinaes especificas, devero ser repassadas, pela Tesouraria, a quem de direito, em at 7 (sete) dias teis aps a data do seu recebimento. Pargrafo nico As doaes de bens mveis ou imveis, observado o estabelecido no art. 6o do Estatuto da Igreja Batista do Mier, somente podero ser recebidas pela Igreja mediante o preenchimento de documento especfico discriminando os bens doados, seus valores e estado de conservao, pelo Ministrio de Administrao Patrimonial. Art. 41 O Tesoureiro cumprir fielmente a dotao oramentria aprovada pela Igreja, no sendo permitida a liberao de verbas extraoramentrias nem repasses entre ministrios sem a expressa autorizao da diretoria da igreja, ouvidos os coordenadores dos ministrios envolvidos. Art. 42 A liberao de verba referente dotao oramentria mensal estar condicionada comprovao da utilizao dos valores liberados anteriormente, o que dever ser feito atravs da apresentao dos cupons ou notas fiscais de compras de produtos ou servios, na forma da legislao vigente, no sendo aceitos, em hiptese alguma, oramentos, ordens de servios ou pedidos como documentos comprobatrios da realizao das despesas.

24

1 - Os rgos que tiverem sobra de caixa no ms e apresentarem necessidades de aquisies patrimoniais devero solicitar autorizao diretoria da igreja que, mediante parecer do Ministrio de Administrao Patrimonial, poder ou no, conced-la. 2o No caso de servios executados por autnomos que no emitam notas fiscais, dever ser preenchido o respectivo RPA (recibo de pagamento a autnomo), devendo, neste caso, serem retidos pela Igreja todos os tributos aplicveis e recolhidos junto aos rgos legais competentes; 3o No caso de valores despendidos com ajuda social, atravs do Ministrio de Ao Social, sero, obrigatoriamente, preenchidos todos os campos do Formulrio Padro da Igreja, que dever conter a autorizao do coordenador responsvel. 4o O responsvel por qualquer despesa, em qualquer dos organismos da Igreja dever, obrigatoriamente, anotar de forma clara no verso de cada recibo ou nota fiscal a destinao da referida despesa. Art. 43 A critrio da Diretoria Executiva, poder ser concedido, anualmente, em situaes de comprovada necessidade, um adiantamento a ser descontado, parceladamente, em folha, de at 1 (um) salrio base do empregado, limitado esse valor a 5 (cinco) salrios mnimos nacionais, que ser ressarcido Igreja em at 6 (seis) vezes sem juros. Dever ser observada, ainda, a carncia de 1 (um) ano da data de admisso do empregado, assim como entre emprstimos consecutivos. Art. 44 A abertura dos envelopes de dzimos e ofertas, bem como sua conferncia, dever ser realizada por pelo menos 2 (dois) diconos, juntamente com o representante da Tesouraria. Ser elaborado documento, em 2 (duas) vias, contendo o total dos valores recebidos, ficando a primeira via para o Conselho Diaconal e a segunda via para a Tesouraria. Art. 45 Todos os dzimos e ofertas recebidos, em cheque ou em dinheiro, devero ser depositados em conta bancria, no mximo em 3 (trs) dias teis aps seu recebimento, sendo permitido reter, na tesouraria, valor em espcie at 5 (cinco) salrios mnimos nacionais. Art. 46 Os relatrios de utilizao dos valores disponibilizados aos diversos rgos da Igreja devero ser apresentados Tesouraria at o 3 (terceiro) dia til do ms subseqente Pargrafo nico At 10 (dez) dias antes da Assemblia Geral Ordinria, toda a documentao referente movimentao financeira da Igreja deve

25

ser colocada disposio do Conselho Fiscal, pelos organismos que utilizam recursos oriundos da Tesouraria da Igreja. Art. 47 - Os documentos do acervo da Tesouraria que se encontram no Arquivo Geral da igreja e cuja guarda no tenha exigncia e prazo definidos na legislao brasileira devero ser mantidos pelo prazo mnimo de 12 (doze) meses. CAPTULO IV DO CONSELHO FISCAL Art. 48 O Conselho Fiscal ter as seguintes atribuies: a) Assessorar a Assemblia Geral, apresentando seus relatrios e pareceres, emitidos mensalmente, sobre os relatrios financeiros elaborados pela Tesouraria, aps a anlise da documentao relativa a receitas e despesas; b) Fiscalizar todos os Atos Administrativos e Financeiros da Diretoria, inclusive a gesto dos contratos firmados, desde a escolha do contratado at o final de sua execuo. 1 O Relatrio do Conselho Fiscal dever, obrigatoriamente, fazer parte da pauta das Assemblias Gerais em que o mesmo seja apresentado. 2 - Os membros do Conselho Fiscal no exercero qualquer outro cargo eletivo na Igreja, nem podero participar da composio do Ministrio de Finanas durante o perodo de seu mandato. Art. 49 A durao do mandato dos componentes do Conselho Fiscal ser de 03 (trs) anos, ocorrendo anualmente sua renovao parcial, medida que cada um de seus membros tenha cumprido o interstcio definido neste artigo. 1 - Findo o mandato, o membro do Conselho Fiscal ficar inelegvel pelo perodo de 1 (um) ano para o exerccio desta funo. 2 Excepcionalmente, caso no haja candidato ocupao de vaga no Conselho Fiscal, por ocasio das eleies de que trata o art. 24 do Estatuto, poder haver reconduo dos membros que tenham cumprido integralmente o mandato. 3 - Os membros suplentes sero anualmente eleitos, na forma do art. 24 do Estatuto e, em caso de vacncia de cargo de membro efetivo, assumiro o mandato pelo tempo que restar.
26

CAPTULO V DO MINISTRIO DE FINANAS Art. 50 O Ministrio de Finanas possui as seguintes atribuies: a) consolidar harmoniosamente a elaborao do Oramento Anual da Igreja, tendo por base as informaes oriundas das diversas reas e previamente encaminhadas ao Conselho de Lderes; b) acompanhar, mensalmente, a execuo oramentria da Igreja, zelando pelo cumprimento do Oramento aprovado, e apontar ao Conselho de Lderes eventuais distores que se apresentem; c) orientar o tesoureiro nos desembolsos que sejam solicitados e que apresentem dvidas quanto a sua efetiva correo, luz do oramento aprovado ou de decises aprovadas pela Assemblia Geral da igreja; d) assessorar a Assemblia Geral nos assuntos oramentrios ou de desembolsos, sempre que solicitado. Pargrafo nico - Os membros do Ministrio de Finanas no exercero qualquer outro cargo eletivo na Igreja, durante o perodo de seu mandato.

CAPTULO VI DA COMISSO JURDICA Art. 51 - A Comisso Jurdica, composta por 03 (trs) integrantes indicados pela Diretoria, para o exerccio de mandato anual, possui as seguintes atribuies: a) assessorar, sempre que solicitada, a Assemblia Geral sobre aspectos jurdicos que envolvam suas deliberaes, assuntos estatutrios, regimentais e regras parlamentares; b) assessorar o Presidente e a Diretoria Executiva, sempre que solicitada, sobre aspectos jurdicos de suas decises, anlise de instrumentos contratuais, dentre outras funes afins, emitindo, quando necessrio, pareceres que visem orientao de condutas adequadas;

27

c) acompanhar os processos judiciais ou administrativos sob o patrocnio de profissionais contratados pela Igreja.

TTULO VI
DOS MEMBROS DA IGREJA CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 52 - So membros da Igreja os admitidos sob uma das formas previstas no art. 8 do Estatuto. Pargrafo nico - A admisso de membro atravs do batismo ocorrer aps decorridos, no mnimo, 03 (trs) meses da sua converso, perodo em que dever freqentar, de forma assdua, classe de preparao para o batismo. Art. 53 - Alm dos deveres elencados no art. 12 do Estatuto, deve o membro da Igreja manter atualizado o seu cadastro, especialmente em relao ao endereo para o recebimento de correspondncias. Art. 54 - Os membros sero arrolados como ATIVOS ou INATIVOS por deliberao da Assemblia Geral. 1 Somente poder ser includo no rol de INATIVOS, o membro que estiver ausente do convvio e das atividades da Igreja por um perodo superior a 12 (doze) meses, de acordo com parecer da Comisso de Membros. 2 - Os membros includos no rol de inativos devero ser comunicados por carta, to logo haja a deliberao tratada no caput deste artigo. Art. 55 - A permanncia no rol de membros inativos por um perodo superior a 12 (doze) meses, sem qualquer manifestao do interessado, ensejar o seu desligamento por abandono, aps deliberao da Assemblia Geral. 1 O desligamento por abandono somente ocorrer aps a notificao do membro, por carta, para que o mesmo se manifeste no prazo mximo de 30 (trinta) dias. Em caso de domiclio incerto ou no conhecido, o membro ser convocado, por meio de publicao no Boletim Dominical, sendo-lhe assegurado o mesmo prazo, a partir da data da publicao, para

28

que apresente justificativa. A falta de manifestao acarretar o encaminhamento de recomendao, em Assemblia Geral, para que a Igreja delibere sobre o desligamento do membro ausente. 2 - Antes de efetivado o desligamento por abandono, por deliberao da Assemblia, poder o membro inativo passar condio de ativo, atravs de expressa manifestao do interesse de participar novamente das atividades da Igreja. Art. 56 - Os candidatos a membros da Igreja absoluta ou relativamente incapazes sero assistidos por seus responsveis legais, para o cumprimento do art. 9 do Estatuto. Pargrafo nico Os assistentes dos membros mencionados no caput deste artigo que no pertenam Igreja sero assessorados pelo Ministrio de Integrao e Comunho. Art. 57 Compete Secretaria da Igreja, em articulao com a Comisso de Membros, manter atualizado o rol de membros. CAPTULO II DA COMISSO DE MEMBROS Art. 58 A Comisso de Membros, composta de 10 (dez) integrantes indicados pelo Pastor Titular, com homologao pela Assemblia Geral, possui as seguintes atribuies: a) pesquisar e catalogar os membros ausentes por perodo que caracterize o desinteresse pelas atividades da Igreja, promovendo o contato, a visitao e o desenvolvimento de aes no sentido de alcan-los para o retorno ao convvio da congregao; b) apresentar informaes ao Pastor Titular da Igreja, com recomendaes sobre cada caso, em particular, que merea direta ao pastoral, criando condies para sua visitao; c) emitir parecer sobre as aes implementadas, propondo Assemblia Geral a incluso no rol de membros inativos daqueles que no manifestarem qualquer interesse em retornar ao convvio congregacional, observado o disposto nos artigos 54 e 55 deste Manual da Administrao Eclesistica.

29

TTULO VII
DAS DISPOSIES FINAIS Art. 59 A Igreja, no atendimento s suas necessidades programadas ou eventuais, poder, por deliberao da Assemblia Geral, criar comisses transitrias ou contratar entes especializados externos, em carter temporrio, para assessoramento ou execuo de servios. Art. 60 Sem prejuzo do disposto no 2 do artigo 14 deste Manual, os membros que por si ou representando empresas das quais sejam scios prestem servios remunerados Igreja ou para ela forneam materiais de forma onerosa no podero ser eleitos para cargos da Diretoria, coordenao de Ministrios ou para o Conselho Fiscal. Especificamente no caso do Ministrio de Finanas tal vedao se aplica a todos os seus componentes. Art. 61 - semelhana da vedao contida no art. 24, 3 do Estatuto, referente reeleio para cargos da Diretoria por mais de 02 (duas) vezes consecutivas, os coordenadores de Ministrios, Mdulos e demais organismos da Igreja no podero ser reconduzidos ao mesmo cargo ou funo aps o seu exerccio pelo perodo mximo mencionado, devendo afastar-se, no mnimo, por 1 (um) ano, para habilitar-se novamente ao exerccio do mesmo cargo ou funo. Art. 62 Na vacncia do cargo de Pastor Titular, a coordenao geral da igreja ficar a cargo da Diretoria Executiva. Art. 63 - Os coordenadores de Ministrios podero criar unidades de trabalho, conforme se fizer necessrio para o pleno desempenho das atribuies elencadas neste Manual, nomeando seus respectivos lderes para a execuo das atividades que lhe so prprias. Art. 64 Os bolsistas da igreja sero supervisionados e avaliados pelos coordenadores dos ministrios a que estiverem vinculados. Art. 65 Excepcionalmente, caso algum membro exera simultaneamente a coordenao de mais de um ministrio, este dever indicar qual deles representa nas reunies do Conselho de Lderes. Pargrafo nico O Ministrio que perder a representatividade em funo do disposto no caput deste artigo dever nomear um novo representante nas reunies do Conselho de Lderes. Art. 66 Constitui-se anexo a este Manual o documento que estabelece as regras parlamentares a serem observadas nas assemblias da igreja, conforme o artigo 22 do Estatuto.

30

Art. 67 Os casos no previstos neste Manual sero encaminhados Diretoria e, se necessrio, resolvidos em Assemblia Geral. Art. 68 Este Manual de Administrao Eclesistica passar a viger a partir de sua aprovao pela Assemblia Geral da Igreja.

Rio de janeiro, 06 de setembro de 2008.

31

Vous aimerez peut-être aussi