Vous êtes sur la page 1sur 13

CENTRO UNIVERSITRIO DO NORTE UNINORTE CURSO DE DIREITO

PSICOLOGIA JURDICA

Trabalho

abordando

tema:

transtornos da personalidade e principais teorias da psicologia, realizado no Curso de Extenso de Psicologia da Jurdica, Prof sob Ana orientao Anglica.

Manaus, 2010. 2

Introduo Conforme o que foi proposto pelo tema do trabalho, foi pesquisado por meio de fontes bibliogrficas o que personalidade, transtorno de personalidade esquiva e as principais teorias da psicologia Behaviorismo, Gestalt e Psicanlise. Tem como objetivo analisar as caractersticas de cada um, sua importncia e influncias na psicologia.

O que personalidade?
3

Conforme consta no dicionrio da lngua portuguesa, personalidade significa organizao integrada e dinmica dos atributos fsicos, mentais e morais do indivduo, ou ainda, carter essencial e exclusivo de uma pessoa. Dentro da psicologia o significado da personalidade vai alm, o conjunto de caractersticas biopsicosociais que definem e expressam a dialtica interao entre seres humanos e os diferenciam em um determinado ambiente. Na sua origem a personalidade supe, a ideia de que uma pessoa no deixa de ser o que , mantendo a identidade para consigo e a diferenciao para com os outros. Quando se fala de personalidades fortes e personalidades fracas, est tentando fazer uma referncia as pessoas de comportamentos solidamente no contraditrios, e as de personalidades fracas que possuem comportamentos bastante irregulares. A personalidade para mdicos e psiclogos de uma forma geral est relacionado a padres persistentes de comportamentos, pensamentos e sentimentos que as pessoas seguem durante a Vida. As marcas mais profundas existentes na personalidade so as trazidas da infncia, e so levadas at o resto da vida. Outras marcas so adquiridas geneticamente. Outros aspectos da nossa personalidade so modelados por acontecimentos externos e resultam sobretudo da nossa aprendizagem e adaptao ao mundo externo. Segundo Carl Jung: "Uma personalidade um todo vivo e individual, nico e autmato, que se vai construindo a partir do nascimento, por uma integrao dinmica de factores orgnicos, intelectuais, ticos, afectivos e sociais". De acordo com esse pensamento do Jung, a personalidade saudvel aquela que consegue o equilbrio entre o consciente e p inconsciente, entre a vida exterior e interior. E que busca a unidade do indivduo no mais profundo eu de si mesmo, com uma tcnica que conduz a individualizao. Transtornos de Personalidade Esquiva Conceito e caractersticas:
4

Indivduos tmidos (exageradamente), muito sensveis a crticas, evitando atividades sociais ou relacionamentos com outros, reservados e preocupados com crticas e rejeio. Geralmente no se envolvem em atividades, vendo como inadequados ou sem atrativos e capacidades. O transtorno de personalidade esquiva caracterizado por um padro predominante de inibio social, sentimentos de incapacidade, sensitividade extrema a crticas ou repreenses, e uma tendncia a solido ou isolamento. Essas pessoas vem a si mesmas como incapazes, inaptas e no atraentes socialmente, evitando qualquer contato social, por medo de serem ridicularizadas, humilhadas ou desprezadas. A esquiva um processo no qual os estmulos aversivos condicionados e incondicionados esto separados por um intervalo de tempo aprecivel, permitindo que o indivduo execute um comportamento que previna a ocorrncia ou reduza a magnitude do segundo estmulo. Esses estmulos so aversivos, mas os primeiros nos possibilitam evitar ou reduzir a magnitude dos seguintes. - Sintomas e diagnstico: Os sintomas so diagnosticados com base nas experincias relatadas pelo paciente, somadas aos marcadores do transtorno observado por um psicoterapeuta. Esse quadro pode ser reafirmado por observaes realizadas a longo prazo por familiares, amigos e colegas de trabalho. Tais sintomas no podem ser confundidos com as caractersticas pessoais do paciente. A pessoa um todo e nunca poder ser reduzida a sintomas. Cada caso deve ser estudado de forma nica, singular, pois a esquiva ir se manifestar de formas diferentes nos pacientes, depender de cada pessoa com suas caractersticas nicas, singulares. O DSM Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders define tal transtorno como: padro invasivo de inibio social, sentimentos de inadequao e hipersensitividade crticas, que comea no incio da idade adulta e est presente em uma variedade de contextos.

Mediante esse conceito o DSM afirma que para diagnosticar o quadro clnico do paciente necessrio que o mesmo apresente no mnimo 4 dos 7 critrios existente, conforme listado abaixo: 1 Evitao de contatos sociais que envolvam um significante contato interpessoal, por medo de crticas, desaprovaes ou rejeies. 2 S se envolve com pessoas quando tem certeza de que gostaro dele. 3 Apresenta certo bloqueio nas relaes ntimas por medo de ser envergonhado ou humilhado. 4 extremamente preocupado com crticas ou em ser rejeitado em situaes sociais. 5 inibido em novas situaes interpessoais por sentimentos de inadequao. 6 V a si mesmo como socialmente inepto, sem caractersticas atraentes. 7 usualmente relutante em tomar riscos ou em engajar-se em novas atividades porque elas podem se tornar embaraosas. A prevalncia do Transtorno da Personalidade Esquiva na populao geral situase entre 0,5 a 1,0%. O Transtorno da Personalidade Esquiva tem sido relatado em cerca de 10% dos pacientes ambulatoriais atendidos em clnicas de sade mental.

O comportamento esquivo freqentemente comea na infncia, com timidez, isolamento e medo de estranhos e de situaes novas. Embora a timidez na infncia seja um precursor comum do Transtorno da Personalidade Esquiva, na maioria dos indivduos ela tende a dissipar-se com a idade. Por outro lado, os indivduos que desenvolvem Transtorno da Personalidade Esquiva podem tornar-se progressivamente tmidos e arredios durante a adolescncia e incio da idade adulta, quando os relacionamentos sociais com pessoas novas assumem especial importncia. Existem algumas evidncias de que, em adultos, o Transtorno da Personalidade Esquiva tende a tornar-se menos manifesto ou a apresentar remisso com a idade.
6

- Semelhanas com outros transtornos de personalidade comum ver o transtorno de personalidade esquiva ser confundido com outros transtornos de personalidade, como o anti-social e o esquizide. No entanto existem diferenas clinicamente falando que devem ser utilizadas no intuito de diferenci-las. O transtorno de personalidade anti-social possui atitudes contrrias sociedade; e o transtorno de personalidade esquizide apresenta falta de interesse nas relaes sociais e so imunes a crticas e a elogios. Principais teorias psicolgicas Behaviorismo A teoria do Behaviorismo teve incio em 1913, com o manifesto criado pelo americano John B. Watson, por meio do artigo que tinha o seguinte ttulo: Psicologia: como os behavioristas a vem. O termo ingls behavior quer dizer comportamento, conduta. Dessa forma a Teoria conhecida como Behaviorismo, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Anlise Experimental do Comportamento e Anlise do Comportamento. Considerado o Pai do Behaviorismo Metodolgico ou Clssico, que acreditava ser capaz de controlar toda a conduta humana, com base no meio em que o indivduo vive e nas teorias do russo Ivan Pavlov sobre condicionamento. Watson, defendia que a psicologia deveria estudar o comportamento do ser humano, pois, este visvel e passvel de observao por uma cincia positivista, j os processos internos da mente no. Watson, afirmava que os estmulos levavam os organismos a darem determinadas respostas, isso porque eles se ajustam conforme os ambientes em que vivem por meio de equipamentos hereditrios e pelos hbitos adquiridos. Porm, hoje, com a evoluo da sociedade o comportamento passa a ser entendido no como uma ao isolada de um indivduo, mas como a interao entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer est inserido. Segundo Ana Bock:
7

o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interaes entre o indivduo e o ambiente, entre as aes do indivduo (respostas) e o ambiente (estimulaes). Os critrios de observao utilizados pelos behavioristas foram muito importantes para a psicologia, para que a mesma alcanasse o status de cincia, deixando de ser simplesmente uma tradio filosfica. Sucessor de Watson, B. F. Skinner (1904- 1990) criou em 1945, o Behaviorismo Radical, como uma proposta filosfica sobre o comportamento do homem, que baseiase na formulao do comportamento operante O comportamento operante de acordo com Keller: inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se pode dizer que, em algum momento, tem efeito sobre ou fazem o mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente. Skinner, foi radicalmente contra causas internas para explicar a conduta humana e negou tambm a realidade e a atuao dos elementos cognitivos, opondo-se concepo de Watson, que s no estendia a seus estudos aos fenmenos mentais pelas limitaes da metodologia, no por eles serem irreais. Concluindo-se que ele acreditava que o indivduo um ser nico, homogneo, no um todo constitudo de corpo e mente. Gestalt O filsofo vienense Von Ehrenfels, no sc XIX foi o precursor da psicologia da gestalt. O movimento gestltico surgiu no perodo compreendido entre 1930 e 1940, e tem como expoentes mximos: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Khler (18871967), Kurt Koffka (1886- 1.941) e Kurt Goldstein (1.878-1.965). A Psicologia da gestalt afirma que as partes nunca podem proporcionar uma real compreenso do todo. O todo diferente da soma das partes, mas a psicologia acadmica da gestalt ocupou-se predominantemente com as foras externas. De acordo com a Gestalt oo crebro um sistema dinmico no qual se produz uma interao entre os elementos em determinado momento, atravs de princpios de
8

organizao perceptual como: proximidade, continuidade, semelhana, segregao, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo recebidos. Sendo assim o crebro tem princpios operacionais prprios, com tendncias auto-organizacionais dos estmulos recebidos pelos sentidos. Wertheimer pde provar experimentalmente que diferentes formas de organizao perceptiva so percebidas de forma organizada e com significado distinto por cada pessoa. Como pode ser visto nas figuras do cubo de Necker e do Vaso de Rubin, acima. De acordo com a gestalt, a arte se funda no princpio da pregnncia da forma. O importante perceber a forma por ela mesma; v-la como "todos" estruturados, resultados de relaes. A gestalt aps sistemticas pesquisas, apresenta uma teoria nova sobre o fenmeno da Percepo. Segundo esta teoria o que acontece no crebro no idntico ao que acontece na retina. A exitao cerebral no se d por pontos isolados, mas por extenso. A primeira sensao j de forma, j global e unificada. O postulado da gestalt no que se refere as relaes psicofisiolgicas pode ser definido como: todo processo consciente, toda forma psicolgicamente percebida, est estreitamente relacionada com as foras integradoras do processo fisiolgico cerebral. A hiptese da gestalt para explicar a origem dessas foras integradoras, atribuir ao sistema nervoso central, um dinamismo auto-regulador que, procura de sua prpria estabilidade, tende a organizar as formas em todos coerentes e unificados. Essas organizaes, originrias da estrutura cerebral, so espontneas, independente da nossa vontade. Na realidade a Psicologia da Gestalt no tentou integrar os fatos da motivao com os fatos da percepo e esta foi a grande contribuio de Frederick Perls e que deu origem a Gestalt-terapia. Fundamentos tericos: De acordo com a Gestalt, existem quatro princpios a ter em conta para a percepo de objetos e formas: a tendncia estruturao, a segregao figura-fundo, a pregnncia ou boa forma e a constncia.
9

Outros fundamentos bsicos so; supersoma, e transponibilidade. A supersoma refere-se a idia de que no se pode ter conhecimento do todo por meio de suas partes. Enquanto a transponibilidade, independentemente dos elementos que compesm determinado objeto, a forma se sobressai. Os sete fundamentos bsicos da gestalt, so: continuidade; segregao; semelhana; unidade; proximidade; pregnncia; fechamento. Psicanlise A psicanlise teve origem a partir do sculo XIX, fundada por Sigmund Freud (1856- 1939). Ele afirmava que construindo sua teoria no pretendia formar convices, mas estimular o pensamento e derrubar preconceitos. Sigmund Freud, foi um mdico vienense que alterou radicalmente, o modo de pensar a vida psquica e foi base muito importante para futuras teorias da psicologia influenciando at hoje na psicologia contempornea. Ousou ao colocar as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas cientficos, naquele tempo. A investigao desses problemas resultou no que hoje conhecido como psicanlise. A psicanlise prope a compreenso e anlise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente e abrange trs reas: um mtodo de investigao da mente e seu funcionamento; um sistema terico sobre a vivncia e o comportamento humanos e um mtodo de tratamento psicoteraputico. O mtodo de investigao, busca o significado oculto daquilo que manifestado por meio de aes e palavras ou pelas produes imaginrias, como os sonhos, os delrios, as associaes livres, os atos falhos. O sistema terico, caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos da vida psquica.

10

E o mtodo de tratamento psicoteraputico, o de interpretar os pacientes e buscar a cura de enfermidades fsicas e mentais atravs de um dilogo sistemtico/ metodolgico com os pacientes. No incio, Freud utilizava-se da hipnose para poder obter dos pacientes as histrias que o levasse a origem dos sintomas, posteriormente passou a usar o mtodo catrtico, depois desenvolveu a tcnica de concentrao que baseava-se na conversao normal por meio de perguntas, e por fim adotou a fala desordenada do paciente. O mtodo catrtico, o tratamento que possibilita a liberao de afetos e emoes ligadas a acontecimentos traumticos que no puderam ser expressos na poca da ocorrncia do fato. A resistncia a fora psquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento; e a represso o processo psquico que visa encobrir, fazer desaparecer da conscincia, uma idia ou representao insuportvel e dolorosa que esta no origem do sintoma. Tudo isso esta no que Freud chama de inconsciente. Segundo Bock, Ana ( 2008, p. 49) : O inconsciente o conjunto dos contedos no presentes no campo atual da conscincia; O pr-consciente refere-se ao sistema em que permanecem os contedos acessveis conscincia; E a conscincia o sistema do aparelho psquico que recebe ao mesmo tempo as informaes do mundo exterior e as do mundo interior A sexualidade infantil, de acordo com os estudos de Freud, afirma que sintomas atuais so reflexos de traumas, pensamentos e desejos reprimidos, referentes a conflitos de origem sexual, nos primeiros anos de vida. Dessa maneira comprovou que a sexualidade est no centro da vida psquica, existindo desde o princpio da vida, e estende-se at a fase adulta, passando por diferentes fases. Que Freud postulou da seguinte forma: Fase oral (zona de erotizao a boca) , fase anal (zona de erotizao o nus) , fase flica (zona de erotizao o rgo sexual) e fase genital ( quando o objeto do desejo no esta mais no prprio corpo, mas no outro.

11

Complexo de dipo: a estruturao psquica do indivduo ocorre, entre 3 e 5 anos, durante a fase genital em que a me objeto de desejo do filho, e o pai o rival que impede seu acesso ao objeto desejado. Dessa forma o filho tenta ocupar o lugar do pai. Mais a frente com medo de perder o pai, o filho muda a situao, abandona a me para socializar-se com o mundo real do pai. Esse processo tambm corre com as meninas. A segunda teoria de Freud, agora conceitua o id, ego e superego. Id (prazer), equivale ao inconsciente na primeira teoria. constituda do reservatrio da energia psquica onde localizam-se a vida e a morte. Ego (realidade), equilbrio entre o id e o superego. regulador do Princpio do prazer, visando buscar a satisfao considerando as condies do princpio da realidade pode acarretar em desprazer as funes do ego so: percepo, memria, pensamento, sentimentos. Superego (refere-se a exigncias sociais e culturais). Inicia-se a partir do complexo de dipo. So funes do superego: moral e os ideais.

Concluso: Enfim, a personalidade de cada indivduo apresenta traos prprios, ou seja modos originais de perceber e reagir ao mundo exterior, que se repetem em mltiplas situaes
12

ao longo da sua Vida que de certo modo o individualizam e o distinguem das outras pessoas. s quando esses traos da personalidade se acentuam demasiado, tornam-se incoerentes, inflexveis, desadaptados realidade habitual, prejudicando o bem-estar pessoal, familiar ou social do indivduo, apresentando at formas diversas de atuar perante as mesmas situaes, que se considera que h um distrbio de personalidade. Um transtorno de personalidade aparece quando esses traos so muito inflexveis e mal-ajustados, ou seja prejudicam a adaptao do indivduo a situaes que enfrenta, causando a ele prprio, ou mais comumente aos que lhe esto prximos, sofrimento e incomodao. O transtorno de personalidade esquiva, que foi exposto no decorrer do trabalho um dos vrios tipos existentes. aquele em que o indivduo demonstra inibies interpessoais, devido a seus sentimentos de inadequao e baixa auto-estima. Dvidas envolvendo sempre sua capacidade e competncia social. A psicanlise foi a base para a psicoterapia, sua contribuio para a medicina, psicologia e outras reas do conhecimento humano inegvel. O verdadeiro choque moral provocado pelas idias surgiu para que a humanidade ultrapassasse barreiras e paradigmas no entendimento da sexualidade e alcanasse maior veracidade nas buscas das verdades psquicas do ser humano. Esses so os pontos mais relevantes da pesquisa, e que foram observados com xito o objetivo inicial.

Bibliografia: BOCK, Ana Mercs Bahia. Psicologias: uma introduo ao estudo de Psicologia. 14 edio. So Paulo: Saraiva, 2008.
13

Dicionrio da lngua portuguesa comentado pelo Professor Pasquale. Barueri-SP: Gold Editora, 2009. KELLER, F. S. e SCHOENFELD, W. N. Princpios de Psicologia: um texto sistemtico na cincia do comportamento. So Paulo: Heder, 1970 (Coleo Cincia dos Comportamento). ------------- Aprendizagem: Teoria do reforo. So Paulo: EPU, 1973. Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_personalidade_esquiva http://www.infoescola.com/psicologia/behaviorismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Gestalt http://www.igestalt.psc.br/gestalt.htm http://pt.wikipedia.org/Psican%C3%A1lise http://www.webartigos.com/articles/3378/1/Transtornos-DaPersonalidade/pagina1.html

14

Vous aimerez peut-être aussi