Vous êtes sur la page 1sur 9

LIXADEIRAS E ESMERILHADEIRAS

JAMAIS RETIRE A CAPA DE PROTEO DA ESMERILHADEIRA, POIS A SUA FUNO A DE EVITAR QUE UM PEDAO DE DISCO ROMPIDO ATINJA O USURIO. Um disco de desbaste ou de corte por incrvel que parea frgil e pode quebrar. Evite bat-los contra o solo ou deix-los em contato com umidade. Um disco de 7 de dimetro gira numa velocidade de 8.500 rpm (rotaes por minuto), o que equivale h 288km/h, cortando o que aparecer na frente. Este o motivo pelo qual se deve tomar uma srie de cuidados antes e durante a operao de Esmerilhadeiras, erroneamente chamadas de lixadeiras. Nunca use discos de corte sem depresso central: discos de corte sem depresso central somente podem ser usados em mquinas do tipo cur-off , conhecidas como poli corte. Use as ferramentas apropriadas para colocar ou remover os discos abrasivos: algumas esmerilhadeiras so enviadas para a obra com um par de ferramentas, uma das quais conhecidas como forqueta e uma chave de boca; a chave de boca fixa o eixo da Esmerilhadeira, enquanto que a forqueta se encaixa nos furos do flange de fixao para apertar ou desapertar. No h necessidade de apertar com muita fora, pois o prprio sentido de rotao do disco dar o aperto final adequado. No utilize esmerilhadeiras que no estejam com plug de tomada de corrente eltrica. Antes de esmerilhar, deixe a esmerilhadeira funcionando com a face de operao virada para o solo sem encostar-se a ele por aproximadamente 30 segundos. Com o motor desligado o disco continua girando por algum tempo ainda; evite contatos violentos com o piso, pois isto poder trincar o disco. Utilize os epis adequados: culos de segurana sob o protetor facial, bluso de raspa, luva de raspa, botina de segurana, respirador contra p e poeira e protetor auricular tipo plug.

No permita que uma pessoa utilize uma esmerilhadeira sem um treinamento prvio. PADRES MNIMOS DE SEGURANA TTULO: USO DE LIXADEIRA PORTTIL 01) Verificar condies do cabo de alimentao, tomadas e proteo. 02) Verificar RPM se compatvel com o disco e as condies do mesmo (trincas, faixa limite, fixao do disco) e no esquecer a chave de aperto na porca de fixao. 03) No dirigir o fluxo de fagulhas para cilindros de gases ou produtos inflamveis. 04) Sempre que estiver em repouso, deix-la com o disco para cima. 05) Quando em trabalho, utilizar o menor ngulo em relao pea para evitar a quebra do disco. 06) Cuidado para no atingir pessoas que estejam prximas. 07) Utilizar material de segurana adequado ao servio.

CABOS DE EXTENSO No h nada a respeito dos cabos de extenso que possa sugerir algum perigo. No h peas mveis, no h chamas e nem barulho. Eles so inofensivos ..., mas podem ser perigosos se mal usados. Somente bons cabos devem ser usados. De preferncia aqueles que so testados e aprovados por laboratrios de testes de equipamentos eltricos. Os cabos que apresentarem desgastes devem ser reparados ou jogados no lixo. Voc pode controlar alguns dos riscos associados ao uso de cabos de extenso. Antes de mais nada nenhum cabo de extenso pode suportar uma utilizao abusiva. Se voc der um n, amass-lo , cortlo ou mesmo curv-lo, voc poder estar danificando seu revestimento isolante comprometendo-o. Isto poder causar um curto-circuito ou princpio de incndio, ou mesmo um choque eltrico. A maioria dos cabos eltricos transporta eletricidade comum de 110 volts sem grandes problemas, a no ser uma sensao de tomar um puxo. Sob certas condies uma corrente de 110 volts pode matar. Tais condies pode ser representada por um toque num cabo sem revestimento com as mos molhadas ou suadas, ou pisar em superfcies molhadas. Assim sendo, proteja o cabo de extenso que estiver usando. Enrole-o em grandes lanadas. No o dobre desnecessariamente. No o submeta a tenso. Um cabo nunca deve ser deixado pendurado numa passagem ou sobre uma superfcie, onde as pessoas transitam. Os motivos so simples: evitar armadilhas que podem causar acidentes e evitar danos ao prprio cabo. Se um cabo de extenso mostrar sinais de desgaste, ou se voc souber que ele j foi danificado, troque-o por um outro novo. No conserte cabos por sua conta, a no ser que a pessoa seja habilitada para tal. Em situaes especiais, so necessrios tipos especiais de cabos. Alguns so resistentes gua, outros no. Alguns so isolados para resistncia ao calor, outros so projetados para suportar a ao dos solventes e outros produtos qumicos. No conhecendo as caractersticas tcnicas fornecidas pelo fabricante, evite usar cabos em locais midos, prximos ao calor ou locais contendo produtos qumicos. A utilizao adequada de cabos de extenso no difcil e nem complicada. O uso correto no toma tempo e pode livr-lo de um choque eltrico. Algumas regras devem ser aplicadas na utilizao segura de cabos de extenso: - Manuseie o cabo gentilmente, evitando tension-lo, dobr-lo ou amass-lo; - Pendure num local onde no perturbe a passagem ou possa representar riscos.

PROTEJA SUAS MOS, CUIDE DAS LUVAS DE SEGURANA As estatsticas tem demonstrado que a parte do corpo humano mais atingida pelos acidentes de trabalho so as mos. Somente aqueles trabalhadores que j foram vtimas de acidentes nas mos conhecem o valor desse orgo para o desenvolvimento das sua atividades profissionais. Siga corretamente estas recomendaes abaixo e garanta a sade de suas mos: 1 _ Ao manusear materiais cortantes e speros, use as luvas. 2 _ Procure manter as mos longe de polias, roldanas ou correias de transmisso pois podem enroscar e feri-las gravemente. 3 _ Lembre-se nunca use luvas quando estiver trabalhando em mquinas rotativas como tornos, furadeiras, esmeris etc. Elas podem ser tragadas por causa das luvas. 4 _ Quando manusear tambores pesados e caixas grandes, tenha cuidado com as mos e dedos pois os mesmos podem ser prensados e sofrer esmagamento. 5 _ Servios e reparos em instalaes eltricas, pois estas devem ser efetuadas por pessoas qualificadas. Chame o eletricista. 6 _ Quando retirar a proteo de uma mquina para fazer algum reparo, coloque-a novamente no lugar. Ela proteger suas mos. 7 _ Em servios de erguimento de dormentes, trilhos, caixas, chapas e outros, lembre-se de utilizar as luvas.

PROTEGENDO AS MOS Aps vrios estudos realizados na rea de Segurana e Higiene do Trabalho, chegou-se a concluso de que as mos e os dedos so as partes mais afetadas pelas leses industriais. Conhecendo a forma correta de se utilizar as mos e tambm os protetores adequados, certamente conseguiremos diminuir os ndices de acidentes causados numa das partes mais importantes do nosso corpo, as quais so extremamente teis, e por isso merecem todo nosso cuidado. Existem hoje no mercado equipamentos adequados para as mos, que se bem utilizados podero fornecer proteo adequada ao homem durante sua jornada de trabalho. Alm dos EPI`s que podem ser fornecidos pela empresa ao empregado, existe algo que de fundamental importncia para que uma campanha de EPI tenha sucesso. No basta somente darmos o EPI ao homem, necessrio primeiramente mostrar que ele possui mos perfeitas e que deve zelar por elas. Certamente quando temos alguma coisa que realmente nossa , acabamos por no se importar com ela, ou seja , a temos, a utilizamos mas no sentimos sua falta. Por isso que se diz popularmente, `` Que algum s sente falta de algo a partir do momento que o perde``. Como j dissemos h disponvel no mercado uma serie de protetores para as mos, tais como: dedeiras de couro e de malha de ao, luvas de todos os tipos. Entre os materiais que so utilizados para a confeco de tais produtos podemos citar: algodo, nylon, couro, borracha, asbesto, malha metlica e uma ampla variedade de borrachas sinttica de distintos pesos e espessuras. As combinaes que podem ser feitas com tais materiais so inmeras. No podemos esquecer que as MOS que lapidam os processos de produo de uma empresa, so as mesmas que cumprimentam um amigo, as mesmas que libertam um pssaro em busca de liberdade, e tambm as mesmas que acariciam as pessoas que mais AMAMOS.

SOLDA A solda gera uma srie de riscos para a sade que requerem proteo adequada. A solda eltrica gera radiaes no ionizantes conhecidas como infravermelho e ultravioleta. Estas radiaes causam desde simples aquecimento e queimadura na pele at srias queimaduras, principalmente nos olhos. Por este motivo que o soldador e o seu auxiliar devem se proteger adequadamente usando: Bluso de raspa, luva de raspa, perneira de raspa, garro de algodo (couro cabeludo): culos de segurana (lentes claras transparentes) sob a mscara de solda (inclusive seu auxiliar): lentes filtrantes de tonalidade adequadas (10,12 ou 14): no campo e no pipe shop a mscara de solda dever estar conjugada ao capacete de celeron. As mos na frente dos olhos no evitam queimaduras causadas pelas radiaes da solda. Botina de vaqueta com biqueira de ao: Coloque anteparos (biombos) para evitar que outras pessoas tenham seus olhos feridos pelos reflexos da solda. Dependendo do tipo de solda do metal que se est soldando e das condies ambientais h a gerao de uma srie de riscos para a sua respirao, tais como poeiras em suspenso, gases nitrosos, ozona, fumos metlicos, etc. Por este motivo as seguintes precaues devem ser tomadas: Use uma proteo respiratria adequada: respirador combinado (filtro qumico e mecnico) ou sistema de ar mandado (ambientes confinados ou atmosferas perigosas), conforme o caso. Providencie uma boa ventilao e exausto para se evitar a inalao de gases, vapores e fumos perigosos. Antes de iniciar soldas em locais que tenham gases vapores e produtos perigosos pea para que se faa uma avaliao de explosividade ou concentrao de contaminantes. No inicie soldas prximo de inflamveis, combustveis, pinturas, sem esquemas de preveno (afastar ou cobrir os combustveis, abrir hidrantes com jato tipo neblina, defin ir prioridade de tarefas, etc.). Evite focos de incndio: Mantenha sempre um extintor de incndio prximo. Inspecione nos 30minutos aps a soldagem se h algum foco de fogo.

O OXIGNIO O oxignio um elemento que temperatura e presso atmosfrica normais, no tem cor, cheiro ou sabor. Aproximadamente 1/5 da atmosfera constitudo por oxignio (20,99%). A caracterstica predominante de oxignio a sua capacidade de sustentar a vida e manter a combusto. Muito embora o oxignio seja no inflamvel, muitos materiais que no pegariam fogo em ambiente normal podero queimar numa atmosfera enriquecida com oxignio. Muitos combustveis como o leo queimam com uma violncia quase explosiva na presena do oxignio. Por causa dessas caractersticas cuidados e precaues devem ser tomados na hora de entrar em reas ou em locais onde uma atmosfera enriquecida pode existir. Em estado gasoso o oxignio tem 1,1 vezes o peso do ar. O mais importante mtodo de fabricao de oxignio por distilao fracionada aps a liquefao do ar. O ar liqefeito basicamente 1/5 de oxignio e 4/5 de nitrognio. Como o nitrognio tem um ponto de ebulio mais baixo, o oxignio sobra em forma lquida aps a ebulio e a evaporao do nitrognio. As principais aplicaes do oxignio tem suas origens nas propriedades de sustentao vida e de manuteno da combusto deste gs. O oxignio usado em terapia respiratria, para ressuscitao aps asfixia e para anestesia em conjunto com outros gases em reas de medicina. o oxignio tambm usado para sustentar a vida na aviao a grandes altitudes e para auxiliar nos mergulhos a grandes profundidades. O uso industrial de oxignio inclui sua utilizao em conjunto com acetileno ou com outros gases em processos em cortes de metais, solda, tmpera, chanfragem. 1 - Diretrizes para o armazenamento com segurana: - No coloque os cilindros perto de materiais inflamveis, principalmente leo, graxa ou material de fcil combusto. - Os cilindros no devem ser armazenados a temperaturas acima de 51,6 graus centgrados. - Os cilindros devem ser protegidos contra choques mecnico. Devem ser amarrados na posio vertical. - Os cilindros pequenos podem ser usados na posio horizontal, porm a vlvula e o regulador de presso devero estar protegidos. 2 - Diretrizes para o manuseio com segurana: - No manuseie com as mos sujas de leo, graxa ou outro material inflamvel. Nunca mexa ou tente consertar vlvulas. Ela nunca deve ser polida com produtos de limpeza.

- Nunca use os cilindros como rolete ou suportes. - A movimentao por meio de guindaste necessria. Deve-se providenciar uma plataforma , devidamente amarrados. - Os cilindros no devem ser transportados horizontalmente por empilhadeiras com vlvulas salientes. A mesma pode ser danificada por objetos estacionrios. Os cilindros nunca devem ser arrastados. Embora o oxignio seja utilizado de uma forma til em vrios setores de nossas vidas, sempre bom lembrar dos aspectos relacionados com a segurana dos mesmos.

ACETILENO

O acetileno composto de carbono e hidrognio. um gs incolor e ligeiramente mais leve que o ar a mesma temperatura e presso atmosfrica. O acetileno com 100% de pureza inodoro, porm o gs normalmente utilizado nas indstrias possui um cheiro caracterstico de alho. O acetileno queima no a com uma temperatura muito quente, isto , atinge temperatura altas. As temperaturas para ignio de acetileno com o oxignio variam conforme os fatores de composio, presso, o contedo de vapor de gua e a temperatura inicial. Como exemplo : a mistura que contm 30% de volume de acetileno com ar, presso atmosfrica, pode sofrer ignio a aprox. 250 graus clcius. Os cilindros para acetileno vem equipados com um dispositivo de descarga de presso para o escape do acetileno em caso de temperaturas altas. regras de segurana para o armazenamento dos cilindros: - Os cilindros devem ser sempre armazenados num lugar definitivo, em locais secos e bem ventilados; - Nunca devem permitir que os cilindros atinjam temperatura acima de 60 graus clcius; - As vlvulas devem estar fechadas quando os cilindros no estiverem em uso; - Os cilindros no devem ser colocados diretamente em contato com o cho, para evitar ferrugens. A incidncia direta dos raios solares devem ser evitados; Regras de segurana para o manuseio: - Nunca tente consertar ou alterar cilindros ou vlvulas; - As conexes e mangueiras devem estar sempre bem vedadas e as mangueiras em boas condies. Os locais sob suspeita de vazamento devem ser testados com gua e sabo . Nunca utilize um chama para este teste. - Caso uma vlvula com gaxeta vaze em torno de seu eixo com a vlvula aberta, feche-a e aperte a porca da gaxeta. Se isto no for suficiente para conter o vazamento, coloque uma etiqueta no cilindro indicando a irregularidade e notifique o fornecedor. Mantenha-o em local arejado e sinalize para evitar que as pessoas se aproximem com cigarros ou outra fonte de ignio; - Antes de movimentar os cilindros, deve-se fechar as vlvulas. Os reguladores de presso devem ser sempre removidos e as cpsulas de proteo de vlvula colocadas no lugar, a no ser que os cilindros sejam movimentados e bem amarrados na posio vertical; - Nunca use os cilindros de acetileno como roletes, suportes ou para qualquer outra finalidade, seno aquela que destinado; - A movimentao horizontal pode ser usada. Neste caso fixe-o bem ao carrinho com correntes, de forma que suas vlvulas estejam protegidas de modo a evitar choques com objetos estacionrios; Experimentos provaram que o acetileno pode ser aspirado em concentraes relativamente elevadas sem efeitos crnicos ou nocivos. O que no pode ocorrer esta concentrao suprir a existncia de oxignio que deve estar presente no ar em concentrao mnima de 18% em volume. Neste caso ocorrer a asfixia.

EPI - DE QUEM A RESPONSABILIDADE EPI todo dispositivo de segurana de uso individual, destinado a proteger a integridade fsica do trabalhador. O EPI deve ser utilizado em funo dos riscos existentes em cada rea, por isso, que a CVRD, adota como EPI bsico ( de uso geral ), o capacete, o culo e a botina para serem usados pelos empregados, no exerccio de suas atividades em todas as unidades operacionais. Os EPIs especficos so aqueles relacionados aos riscos peculiares e inerentes a cada cargo/posto. RESPONSABILIDADES: O assunto EPI, est regulamentado no artigo 158 - da CLT _ Consolidaes das Leis do Trabalho. e na NR 6 da portaria 3214 do Ministrio do trabalho. Obrigaes do Empregador:- Adquirir o tipo adequado atividade do empregado;- Fornecer ao empregado somente EPI aprovado pelo Ministrio trabalho;Treinar o empregado quanto o seu uso adequado;- Tornar obrigatrio o seu uso.- Substitu-lo, imediatamente, quando danificado ou extraviado;- Responsabilizar-se pela sua higienizao e manuteno peridica;- Comunicar ao Ministrio do Trabalho qualquer irregularidade observada no EPI adquirido. Obrigaes do empregado quanto ao EPI:- Us-lo apenas para a finalidade a que se destina;Responsabilizar-se por sua guarda e conservao;- Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso. O empregador (empresa) representado pela superviso e chefias s quais cabe zelar pelo uso correto de EPI, quando se fizer necessrio, orientando os empregados e garantindo a utilizao adequada. A responsabilidade quanto indicao e orientao sobre uso correto do servio especializado em Segurana e Medicina do Trabalho em conjunto com a unidade de trabalho (atravs da superviso e chefias). Por outro lado, o acompanhamento quanto ao uso responsabilidade essencialmente do supervisor, considerando que ele que est ali, a todo momento, acompanhando o processo produtivo.SUPERSIVOR,. conhea bem os EPI s ! (finalidade, uso correto, limitaes, etc.);. conscientize-o sobre a importancia da preveno;. solicite maiores informaes ou treinamentos sobre os mesmos na seo de engenharia de segurana do trabalho.D bom exemplo usando tambm os EPI s corretamente e em todas as atividades. Assim voc estar realmente trabalhando em favor de uma educao de segurana ativa, participativa e acima de tudo responsvel.Produzir necessrio mas produzir com segurana prioritrio.Novos informes sero enviadas a nveis de superviso e chefias, com detalhes das implicaes legais advindas da no observncia do uso do EPI nos cargos e nas reas quando os mesmos se tornem imprescindveis.

EPI E LEGISLAO Como ressaltamos no informe anterior o mais eficaz em se tratando de EPI educarmos o trabalhador para a necessidade de seu uso, pois ele deve ser o mais interessado em si proteger. Este princpio educacional esta presente nas prprias normas da empresa que considera, em uma de suas normas gerais conduta de pessoal , o seguinte: a disciplina deve ser mantida pelas chefias, prioritariamente de forma preventiva, atravs de: A) orientao sistemtica de acompanhamento do empregado no desempenho de suas atividades, B) postura adequada quanto ao padro de comportamento. Entretanto, importante que a superviso conhea e aplique, de forma adequada, o que esta previsto pela empresa atravs de normas gerais ou instrues normativas sobre EPI, pois estas normas so fundamentadas na CLT - Consolidao de Leis do Trabalho em seus artigos 158 e 166 que so regulamentadas nas NR- 1 - Disposies Gerais e NR 6Equipamentos de Proteo Individual da Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho. O Servio de Engenharia de Medicina e Segurana do Trabalho, diz que:- o uso do EPI obrigatrio, incorrendo em falta disciplinar o empregado que no o utilizar. Quanto unidade de trabalho, entre outras, de sua responsabilidade:- requisitar e distribuir os EPI s especficos paara seus empregados;- compovar a distribuio do EPI e fiscalizar o uso obrigatrio dos mesmos pelos empregados. Diante disto, ser tambm responsabilidade da superviso direta, quando da ocorrencia de um acidente do trabalho com o empregado que no estejam utilizando EPI devidamente indicados e colocar disposio, conforme orientao e / ou treinamento especficos. Portanto, o no uso do EPI, quando nescessrio e sem justificativa motivo, por condio legal e interna da empresa, para aplicao de medida disciplinar. PREVENIR AGIR ANTES EDUCAR PREVENIR

FERRAMENTAS MANUAIS ferramenta manual toda aquela que exige esforo do homem para o funcionamento. Embora a tecnologia tenha se desenvolvido muito nos ltimos tempos, continua sendo indispensvel o uso das ferramentas manuais em quase toda tarefa a ser desenvolvida, desde a mais simples at a mais sofisticada. Podemos considerar as ferramentas manuais como um prolongamento das mos do trabalhador, dandolhe maior fora e preciso. A qualidade de ferramentas e equipamentos, assim como sua conservao, manuteno, limpeza, ordem e treinamento para o manuseio, so fatores importantes na preveno de acidentes. Para se prevenir acidentes com ferramentas manuais, devem-se seguir pelo menos as principais regras, que so: - selecionar a ferramenta adequada ao trabalho que vai ser realizado; - verificar se ela est em boas condies; - usar corretamente; - transportar de maneira segura; - armazenar adequadamente e em local seguro; - usar o equipamento de proteo necessrio. ARMAZENAMENTO E ORGANIZAO A ferramentas devem ser mantidas de forma ordenada em rmarios, caixas, gavetas ou painis. No devem ser abandonadas em passagens, andaimes ou outras superfcies de trabalho, onde sejam sujeitas a queda ou se transformem em obstculos. TRANSPORTE DE FERRAMENTAS Devem ser adotadas as devidas medidas de segurana para o transporte de ferramentas. No lanar ferramentas de um local para o outro. Em diferentes nveis, moviment-la atravs de corda utilizando bolsas ou porta-ferramentas. Transport-la em caixas, cintos sacolas ou bolsas. MANUTENO E CONTROLE Uma rigorosa manuteno das ferramentas um fator importante para o bom desempenho das tarefas e para a segurana dos trabalhadores. A manuteno deve ser feita por pessoas responsveis, bem treinadas e habilitadas, um almoxarifado bem organizado, permitir um perfeito controle das ferramentas, fornecimento de ferramentas adequadas e em perfeitas condies de uso.

CULOS DE SEGURANA A proteo dos olhos um dos pontos importantes na preveno de acidentes e a finalidades dos culos de segurana proteg-los contra partculas slidas projetadas e / ou em suspenso. Praticamente em toda rea da usina, existe uma grande variedade de riscos que podem ter como conseqncia a leso nos olhos. por isto, que os culos de segurana considerado EPI bsico, ou seja, indicado e de uso obrigatrio para todo empregado ou pessoa que trabalhe ou transite na rea da usina. Recomendaes sobre o uso e conservao - O culos deve ajustar-se perfeitamente ao rosto, sem deixar aberturas; - A haste ou elstico deve manter os culos firme no rosto, porm sem incomodar ou machucar; - Use-se constantemente durante todo o tempo que permanecer no trabalho para o qual for designado; - Ao colocar ou retirar no segure o culos apenas por uma haste, mas pelas duas ao mesmo tempo; - Limpe as lentes somente com tecido ou papel limpo e macio; - No deixe que as lentes tenham contato com qualquer superfcie, coloque os culos com as lentes sempre para cima; - No guarde-o ou carregue-o nos bolsos traseiros das calas; - No transporte-o junto de ferramentas; - No o abandone junto a fontes de calor; - No deixe em local onde possa receber respingos de leo, graxa, cidos, corrosivos, solventes ou qualquer substncia que possa danific-lo; - No use os culos com defeitos (falta de proteo lateral, elstico ou haste danificadas ou lentes riscadas); - Em locais sujeitos a embaamento das lentes, use o lquido anti-embaante

MEIO AMBIENTE, SEGURANA E ORGANIZAO Autores: Ccero Bley Jr. e Andra Macedo Textos cedidos por ECOLTEC Consultoria Ambiental S/A A preocupao de tratar corretamente os resduos traz benefcios para o meio ambiente e tambm para a segurana dos locais de trabalho. A higiene e a limpeza mantm o ambiente de trabalho livre de riscos, contribuindo para a sade e a segurana de todos. Manter limpo o local de trabalho, organizar e destinar os resduos aps a realizao de uma atividade evitando o acmulo de lixo e entulhos que possam causar acidentes, so cuidados importantes. Os locais de circulao e de acesso a equipamentos, postos de trabalho e recursos de combate a emergncias (extintores de incndio, escadas e sadas de emergncia) no devem servir de depsito de resduos nem conter sobras de servios realizados. As atitudes que preservam a natureza so as mesmas que ajudam a prevenir acidentes: conscincia dos riscos, comportamentos seguros, cuidados consigo mesmo e com os colegas e preocupao com as conseqncias. Sugesto para o lder trabalhar o tema: Objetivo: refletir sobre a influncia do descaso com os aspectos ambientais no aumento dos riscos do trabalho. 1. Aps a leitura do tema: Como a desordem e a falta de limpeza podem contribuir para a ocorrncia de acidentes?

Vous aimerez peut-être aussi