Vous êtes sur la page 1sur 15

CU RSO DE DIREITO

Disciplina

Direito Civil VII (Famlia)


Professor: MARCOS VINCIUS LINHARES CONSTANTINO DA SILVA

MATERIAL DE APOIO

PODER FAMILIAR
Como citar este artigo: SILVA, Marcos Vincius Linhares C. da Silva. Poder familiar. Material de Apoio da aula da Disciplina Direito Civil VII (Famlia) -, ministrada no Curso de Direito da Faculdade Pio Dcimo.

1. BASE LEGAL Cdigo Civil, arts.1630 a 1638; Estatuto da Criana (Lei n 8.069/90), arts. 20 a 24; e 155 a 163. 2. CONCEITO DE PODER FAMILIAR
Poder familiar ou poder parental conjunto de direitos e deveres que os genitores (pai e me) tm em relao pessoa e aos bens dos filhos menores no emancipados. Em outras palavras, o munus pblico, imposto pelo Estado, aos pais, a fim de que zelem pelo futuro de seus filhos menores no emancipados (CC, art. 1630).
CC, Art. 1.630. Os filhos esto sujeitos ao poder familiar enquanto menores.

3. NATUREZA JURDICA
O poder familiar munus pblico que decorre da filiao ou relao parental (vnculo entre pais e filhos). O poder familiar no depende do vnculo matrimonial ou de unio estvel, porquanto os genitores solteiros ou divorciados possuem tambm direitos e obrigaes sobre os filhos menores no emancipados.
copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

Ademais, conforme comando constitucional, os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, sendo proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao (CF, art. 227, 6; CC, art. 1596; Lei n 8.069/90, art. 20).

4. TITULARIDADE DO PODER FAMILIAR


Como regra geral, o poder familiar exercido, em igualdade de condies, por ambos os genitores (pai e me) conforme dico do 1.631, caput, do Cdigo Civil e art. 21 da Lei n 8.069/90. Com efeito, tanto o pai como a me devem atuar na educao e formao dos filhos, no havendo distino entre um e outro no exerccio desse poder. Caso haja divergncia entre os genitores quanto ao exerccio do poder familiar, assegurado a quaisquer deles recorrer ao Poder Judicirio para a soluo da controvrsia (CC, art. 1.631, pargrafo nico).
CC, Art. 1.631. Durante o casamento e a unio estvel, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercer com exclusividade. Pargrafo nico. Divergindo os pais quanto ao exerccio do poder familiar, assegurado a qualquer deles recorrer ao juiz para soluo do desacordo. ECA, Art. 21. O poder familiar ser exercido, em igualdade de condies, pelo pai e pela me, na forma do que dispuser a legislao civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordncia, recorrer autoridade judiciria competente para a soluo da divergncia.

DESPATRIARCALIZAO DO DIREITO DE FAMLIA Desde o advento da Constituio Federal de 1988 o poder familiar no mais tido como um direito absoluto e discricionrio do pai como acontecia no Cdigo Civil de 1916, mas sim como um instituto voltado proteo dos interesses do filho menor, a ser exercido pelo pai e pela me, em regime de igualdade, conforme determina a Lei Maior (CF, art. 5, I, e 226, 5). Para consolidar essa igualdade entre homem e mulher, o legislador do Cdigo Civil 2002 substituiu a antiga expresso ptrio poder por poder familiar, afastando, assim, a idia da prevalncia da figura paterna nas relaes familiares. Tambm recentemente a Lei n 12.010/2010 alterou alguns dispositivos do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90) para substituir a expresso ptrio poder por poder familiar. Excepcionalmente, o poder familiar ser exercido por apenas um dos genitores. As hipteses so as seguintes: (i) O filho no reconhecido pelo pai, ficar sob poder familiar exclusivo da me Juridicamente, o parentesco entre pai e filho pode ser estabelecido com o reconhecimento voluntrio da filiao (perfilhao) ou com o reconhecimento judicial (ao de investigao de paternidade). Se apenas um dos genitores reconhecer o vnculo da filiao, que via de regra a me, caber a esta a exclusividade no exerccio

copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

do poder familiar, conforme dico do art. 1633 do Cdigo Civil. 1 Observe-se que o reconhecimento voluntrio ou a declarao judicial posterior do vnculo de filiao do genitor omisso implicar a diviso do poder parental com o outro genitor, embora possa ser determinado que o filho menor seja criado e educado sem a presena daquele que recusou o reconhecimento em ao de investigao de paternidade (CC, art. 1.616). (ii) Se um dos genitores estiver impossibilitado, ausente ou falecido, o outro genitor exercer o poder familiar de forma exclusiva; (iii) Se um dos genitores tiver sido suspenso ou destitudo do poder familiar, o outro genitor exercer o poder familiar de forma exclusiva. PODER FAMILIAR X TUTELA O poder familiar no se confunde com a tutela. A tutela o encargo ou munus pblico conferido a algum, atravs de lei, testamento ou deciso judicial, para administrar os bens e dirigir e proteger a pessoa de um menor de 18 anos que se acha fora do poder familiar dos pais (Lei n 8.069/90, art. 36; CC, art. 1728). Em outras palavras, um instituto protetivo dos menores incapazes que no esto submetidos ao poder familiar dos pais. O art. 1.728 do Cdigo Civil indica a trs hipteses em que o menor de 18 anos ser posto sob tutela, so elas: (1) morte dos pais; (2) ausncia declarada dos pais; (3) quando os pas forem destitudos do poder familiar.2 Existem trs espcies de tutela: a testamentria, a legtima e a dativa. A tutela testamentria a que foi deferida pelo pai ou pela me, por disposio de ltima vontade, atravs de testamento ou outro documento autntico (CC, art. 1729, pargrafo nico);3 a tutela legtima aquela deferida aos parentes, segundo a ordem de proximidade, por imediata aplicao da lei (CC, art. 1731)4; e, finalmente, a tutela dativa, que aquela conferida pelo juiz (CC, art. 1732).5 O poder familiar exercido exclusivamente pelos pais naturais, adotivos ou scioafetivos, enquanto que a tutela exercida por terceiros. Com efeito, embora os avs possuam vnculo de parentes na linha reta, estes no tm o poder familiar sobre os netos, menores de idade, podendo apenas exercer a tutela. Em suma, nenhuma pessoa, alm dos genitores da criana ou adolescente, ter poder familiar. Se ambos os pais no forem conhecidos ou capazes de exerc-lo, ou forem ainda destitudos do poder familiar, outra pessoa exercer a direo da vida e patrimnio dos menores incapazes, mas em razo do exerccio da tutela e no do poder familiar.
1

CC, Art. 1.633. O filho, no reconhecido pelo pai, fica sob poder familiar exclusivo da me; se a me no for conhecida ou capaz de exerc-lo, dar-se- tutor ao menor.
2

Art. 1.728. Os filhos menores so postos em tutela: I - com o falecimento dos pais, ou sendo estes julgados ausentes; II - em caso de os pais decarem do poder familiar. Art. 1.729. O direito de nomear tutor compete aos pais, em conjunto. Pargrafo nico. A nomeao deve constar de testamento ou de qualquer outro documento autntico.
copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

PODER FAMILIAR X CURATELA A curatela o encargo conferido a algum para gerenciar a vida e o patrimnio de pessoas maiores incapazes e tambm dos interesses dos nascituros. Com efeito, se os pais cuidam dos filhos maiores incapazes, no se fala em poder familiar, mas apenas em curatela. PODER FAMILIAR NA DISSOLUO DO CASAMENTO OU UNIO ESTVEL Nos termos do art. 1632 do Cdigo Civil, a dissoluo do casamento ou da unio estvel no altera as relaes entre pais e filhos, ou seja, no importa a renncia, a perda ou a suspenso do poder familiar por parte do genitor que ficou privado da guarda do filho. A guarda unilateral do filho menor a um dos genitores implica, necessariamente, reconhecimento ao outro genitor do direito de visitar e ter o filho em sua companhia (CC, art. 1589), que um direito-dever que decorre do poder familiar.6

5. FINALIDADE DO PODER FAMILIAR


O poder parental um instituto voltado proteo dos interesses dos filhos menores no emancipados.

6. CARACTERSTICAS
So caractersticas do poder familiar: I - IRRENUNCIABILIDADE Considerando que o poder familiar um conjunto de direitos e deveres que visam proteo dos filhos menores no emancipados, os pais, em regra, no podem renunciar esse encargo.

Art. 1.730. nula a nomeao de tutor pelo pai ou pela me que, ao tempo de sua morte, no tinha o poder familiar.
4

Art. 1.731. Em falta de tutor nomeado pelos pais incumbe a tutela aos parentes consangneos do menor, por esta ordem: I - aos ascendentes, preferindo o de grau mais prximo ao mais remoto; II - aos colaterais at o terceiro grau, preferindo os mais prximos aos mais remotos, e, no mesmo grau, os mais velhos aos mais moos; em qualquer dos casos, o juiz escolher entre eles o mais apto a exercer a tutela em benefcio do menor.
5

Art. 1.732. O juiz nomear tutor idneo e residente no domiclio do menor: I - na falta de tutor testamentrio ou legtimo; II - quando estes forem excludos ou escusados da tutela; III - quando removidos por no idneos o tutor legtimo e o testamentrio.

Art. 1.632. A separao judicial, o divrcio e a dissoluo da unio estvel no alteram as relaes entre pais e filhos seno quanto ao direito, que aos primeiros cabe, de terem em sua companhia os segundos. Art. 1.589. O pai ou a me, em cuja guarda no estejam os filhos, poder visit-los e t-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cnjuge, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manuteno e educao.
copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

Essa caracterstica do poder familiar mitigada apenas no caso de adoo, porquanto ao concordar com a adoo do filho os pais biolgicos esto renunciando o seu poder familiarem favor dos pais adotivos. II INALIENABILIDADE O poder familiar tambm no admite alienao ou transao. Em outros termos, os pais no podem, por exemplo, vender, alugar ou negociar os direitos e deveres que tm sobre os seus filhos menores (CC, art. 1638). Registre-se que, nos termos do art. 238, do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90), configura crime prometer ou efetivar a entrega de filho ou pupilo a terceiro, mediante paga ou recompensa.7 III IMPRESCRITIBILIDADE O poder familiar no se perde pelo seu no exerccio no tempo. Somente o exerccio irregular do poder familiar que pode ocasionar a perda (destituio) do poder familiar.

7. CONTEDO OU EXTENSO DO PODER FAMILIAR


Foi visto alhures que o poder familiar corresponde ao conjunto de direitos e deveres que os pais tm em relao pessoa e aos bens dos filhos menores no emancipados. Com efeito, o poder familiar pode ter um contedo pessoal (quando diz respeito proteo da vida ou pessoa do filho menor) e patrimonial (quando diz respeito administrao dos bens do filho).

7.1 Contedo pessoal ou extrapatrimonial do poder familiar


Os arts. 1634 do Cdigo Civil e 22 da Lei n 8.069/90 (ECA), elencam os principais direitos e deveres, de cunho extrapatrimonial, que os pais tm sobre os filhos menores.
CC, Art. 1.634. Compete aos pais, quanto pessoa dos filhos menores: I - dirigir-lhes a criao e educao; II - t-los em sua companhia e guarda; III - conceder-lhes ou negar-lhes consentimento para casarem; IV - nomear-lhes tutor por testamento ou documento autntico, se o outro dos pais no lhe sobreviver, ou o sobrevivo no puder exercer o poder familiar; V - represent-los, at aos dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-los, aps essa idade, nos atos em que forem partes, suprindo-lhes o consentimento; VI - reclam-los de quem ilegalmente os detenha; VII - exigir que lhes prestem obedincia, respeito e os servios prprios de sua idade e condio. ECA, Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educao dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigao de cumprir e fazer cumprir as determinaes judiciais.

ECA, Art. 238. Prometer ou efetivar a entrega de filho ou pupilo a terceiro, mediante paga ou recompensa: Pena - recluso de um a quatro anos, e multa Pargrafo nico. Incide nas mesmas penas quem oferece ou efetiva a paga ou recompensa.
copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

I - Criao e educao dos filhos Corresponde ao principal dever que decorre do poder parental. Esse dever contm o zelo material e moral. Decorre do poder familiar o "dever de sustento" dos filhos menores. Em outras palavras, do poder familiar ocorre a presuno absoluta da necessidade dos filhos menores serem sustentados (alimentados) por seus genitores. O descumprimento desse dever pode sujeitar os pais aos crimes de abandono material, moral e intelectual tipificados nos arts. 244 a 246 do Cdigo Penal. II Ter a companhia e a guarda dos filhos Complementando o dever de criao e educao dos filhos, os pais tambm tm simultaneamente o direito e dever de ter os filhos sob sua companhia e guarda (vigilncia). um dever porque ao pai a quem incumbe criar, incumbe igualmente guardar e o direito de guarda indispensvel para que se possa exercer a necessria vigilncia sobre o filho menor. Registre-se que os pais respondem civilmente, de forma objetiva, pelos atos praticados pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia (CC, arts. 932, I e 933). III - Autorizao e negativa de consentimento para casar O art. 1634, III, do Cdigo Civil, complementa o disposto nos artigos 1517 e 1518. O Cdigo Civil, no seu art. 1517, admite o casamento de homem e mulher com dezesseis anos de idade, exigindo-se, em tal hiptese, a autorizao de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto no atingida a maioridade civil. Enquanto no atingida a maioridade, o maior de dezesseis e menor de dezoito anos s poder se casar mediante autorizao de ambos os pais. Se houver divergncia entre os pais para conceder a autorizao para casamento, quem decidir o caso o juiz (CC, arts. 1517 e 1631). A autorizao para casar deve ser transcrita integralmente na escritura antenupcial (art. 1537, CC), especificando a pessoa com quem o nubente se casar. Ademais, se, porventura, os genitores forem analfabetos, exige-se, ainda, a declarao de sua autorizao, assinada a rogo, na presena de duas testemunhas. Importante ressaltar que, o emancipado, com idade entre 16 e 18 anos, no necessitar do consentimento dos pais ou representante legal para casar, pois considerado plenamente capaz para os atos da vida civil (art. 5, pargrafo nico, CC). Nos termos do art. 1518 do Cdigo Civil, os pais podem revogar a autorizao dada para casar, desde que tal revogao ocorra at celebrao do casamento. IV Nomeao de tutor por testamento ou outro documento autntivo A nomeao de tutor por testamento ou documento autntico justificada em razo da impossibilidade do outro genitor exercer o poder familiar, como em caso de morte ou incapacidade (CC, art. 1729). V Representar os filhos menores de dezesseis anos e assistir os filhos maiores de dezesseis e menores de dezoito anos na prtica dos atos da vida civil
copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

A representao pelos pais do filho menor dezesseis anos e a assistncia, aps essa idade, nos atos da vida civil em que o mesmo for parte, uma proteo legal conferida ao menor a fim de impedir que por conta da sua inexperincia venha a praticar atos que lhes sejam prejudiciais. O menor de dezesseis anos absolutamente incapaz, considerando-se nulo o ato por ele praticado sem a devida representao (CC, arts. 3, I, c/c 166, I). Por seu turno, o maior de dezesseis e menor de dezoito anos tido pela lei civil como sendo elativamente incapaz, sendo portanto anulvel o ato que vier a pratica sem a devida assistncia dos seus representantes legais (CC, arts. 4, 171, I). VI - Reclamar os filhos menores de quem ilegalmente os detenha O direito de reclamar os filhos s se legitima quando dirigido contra pessoa que ilegalmente detenha, em face do direito de guarda. VII - Exigir obedincia, respeito e os servios prprios da idade e condio do menor O direito que os partes tm de exigir, dos filhos menores, obedincia, respeito e os servios prprios compatveis com a sua idade, decorre do prprio direito-dever de criao e educao dos filhos (jus corrigendi). Esse direito, contudo, deve ser exercido com moderao, porquanto os abusos podem levar suspenso ou perda do poder parental, sem prejuzo da responsabilizao criminal (CP, arts. 129, 136; ECA, art. 232); VII Cumprir e fazer cumprir as determinaes judiciais, no interesse dos filhos menores Nos termos do art. 22, do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90), cabe aos pais, ainda, no interesse dos filhos menores, a obrigao de cumprir e fazer cumprir as determinaes judiciais.

7.2 Contedo patrimonial do poder familiar


O contedo patrimonial do poder familiar corresponde administrao e usufruto que os pais tm sobre os bens dos filhos menores. A administrao e usufruto dos bens dos filhos menores encontram-se regulados nos arts. 1689 a 1693 do Cdigo Civil.
Art. 1.689. O pai e a me, enquanto no exerccio do poder familiar: I - so usufruturios dos bens dos filhos; II - tm a administrao dos bens dos filhos menores sob sua autoridade. Art. 1.690. Compete aos pais, e na falta de um deles ao outro, com exclusividade, representar os filhos menores de dezesseis anos, bem como assisti-los at completarem a maioridade ou serem emancipados. Pargrafo nico. Os pais devem decidir em comum as questes relativas aos filhos e a seus bens; havendo divergncia, poder qualquer deles recorrer ao juiz para a soluo necessria.

copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

Art. 1.691. No podem os pais alienar, ou gravar de nus real os imveis dos filhos, nem contrair, em nome deles, obrigaes que ultrapassem os limites da simples administrao, salvo por necessidade ou evidente interesse da prole, mediante prvia autorizao do juiz. Pargrafo nico. Podem pleitear a declarao de nulidade dos atos previstos neste artigo: I - os filhos; II - os herdeiros; III - o representante legal. Art. 1.692. Sempre que no exerccio do poder familiar colidir o interesse dos pais com o do filho, a requerimento deste ou do Ministrio Pblico o juiz lhe dar curador especial. Art. 1.693. Excluem-se do usufruto e da administrao dos pais: I - os bens adquiridos pelo filho havido fora do casamento, antes do reconhecimento; II - os valores auferidos pelo filho maior de dezesseis anos, no exerccio de atividade profissional e os bens com tais recursos adquiridos; III - os bens deixados ou doados ao filho, sob a condio de no serem usufrudos, ou administrados, pelos pais; IV - os bens que aos filhos couberem na herana, quando os pais forem excludos da sucesso. Art. 1.816. So pessoais os efeitos da excluso; os descendentes do herdeiro excludo sucedem, como se ele morto fosse antes da abertura da sucesso. Pargrafo nico. O excludo da sucesso no ter direito ao usufruto ou administrao dos bens que a seus sucessores couberem na herana, nem sucesso eventual desses bens.

8. EXTINO DO PODER FAMILIAR


O art. 1635 do Cdigo Civil elenca as hipteses de extino do poder familiar, verbis:
Art. 1.635. Extingue-se o poder familiar: I - pela morte dos pais ou do filho; o II - pela emancipao, nos termos do art. 5 , pargrafo nico; III - pela maioridade; IV - pela adoo; V - por deciso judicial, na forma do artigo 1.638.

I MORTE DE AMBOS OS PAIS OU DO FILHO O poder familiar ou parental se extingue caso ocorra a morte de ambos os pais, hiptese em que deve ser nomeado um tutor, a fim de representar o menor nos atos de sua vida civil. Se ocorrer apenas a morte de um dos pais, o poder parental passa a ser exercido pelo outro genitor sobrevivo. II EMANCIPAO DO FILHO O art. 5, caput, do Cdigo Civil, prescreve que a menoridade cessa aos dezoito anos, quando ento a pessoa se torna plenamente capaz para a prtica de todos os atos da vida civil. Contudo, o pargrafo nico, do art. 5, do Cdigo Civil, prev hipteses excepcionais em que, mesmo tendo menos de dezoito anos, a pessoa ser considerada plenamente capaz. o que a lei denomina de hipteses de emancipao. Com efeito, a emancipao significa a aquisio da capacidade civil antes da maioridade, nas hipteses previstas no pargrafo nico, do art. 5, do Cdigo Civil.
copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

Logicamente, a emancipao do filho faz cessar o poder familiar dos seus genitores (CC, art. 1635, II).
Art. 5 A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil. Pargrafo nico. Cessar, para os menores, a incapacidade: I - pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o 8 menor tiver dezesseis anos completos; 9 II - pelo casamento; III - pelo exerccio de emprego pblico efetivo; IV - pela colao de grau em curso de ensino superior; V - pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria.
o

III MAIORIDADE A maioridade atingida aos dezoito anos (CC, art. 5, caput), momento em que a pessoa se torna plenamente capaz para a prtica de todos os atos da vida civil. A partir desse instante tambm cessa o poder familiar dos pais sobre os filhos (CC, art. 1635, III). SITUAO DOS FILHOS MAIORES INCAPAZES QUE ESTO SOB A PROTEO DOS PAIS Os filhos maiores de 18 anos incapazes (Ex: doente mental) juridicamente no ficam sob o poder familiar dos pais. Nessa hiptese, os pais devero proteger a vida e o patrimnio no em razo do poder familiar, mas sim em razo da relao de parentesco e por fora do princpio da dignidade da pessoa humana e da solidariedade. A proteo dos interesses dos filhos maiores e incapazes ocorre por meio do instituto da curatela (CC, art. 1767, 1775, 1). SITUAO DOS FILHOS MAIORES CAPAZES: Dever de Sustento X Obrigao Alimentar O dever de sustento dos filhos menores no se confunde com a "obrigao alimentar" propriamente dita. O dever de sustento decorre do poder familiar, subordina-se simples relao paterno-filial e adstringe-se aos filhos menores. Nessa hiptese, h a presuno legal de que os filhos menores precisam ser sustentados ou alimentados pelos pais.
8

No que se refere emancipao por concesso dos pais, exige que seja feita mediante instrumento pblico e que o menor j tenha no mnimo dezesseis anos. Se o pai e a me forem vivos, ambos genitores devero conced-la, em razo de o poder parental ser exercido em condies de igualdade. Se houver discordncia entre os pais na concesso ou no da emancipao, assegurado o direito de recorrer ao Poder Judicirio. Na falta de um dos pais, o outro poder emancipar o filho, sem restries.
9

Com o casamento, os filhos, independentemente da idade, so emancipados, desaparecendo, assim, o poder familiar. A emancipao, nesta hiptese, prevalece ainda que o filho venha a ficar vivo ou que ocorra a dissoluo do casamento.
copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

A obrigao alimentar, por sua vez, surge com a cessao da menoridade, tem na essncia a reciprocidade oriunda do liame ascendente-descendente e no mantm vnculo com o poder familiar, mas sim com a relao de parentesco. Em outras palavras, o encargo alimentar em favor do filho que atingiu a maioridade fundamenta-se na relao de parentesco (CC, art. 1694 a 1696), sendo que nessa hiptese, para ser beneficirio de alimentos, faz-se necessrio provar sua efetiva necessidade e possibilidade do alimentante. REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA observa que o "instituto dos alimentos entre parentes compreende a prestao do que necessrio educao independentemente da condio de menoridade, como princpio de solidariedade familiar (in "Novo Cdigo Civil Comentado"/Coordenador Ricardo Fiuza, So Paulo, Saraiva, 2002, p. 1503). Nessa linha, pacificou-se na jurisprudncia dos Tribunais o entendimento de que, conquanto atingida a maioridade do filho, cessando, pois, o poder familiar, o dever de prestar alimentos ainda pode persistir, com base no parentesco, diante de circunstncias excepcionais (inaptido laborativa, grave enfermidade, incapacidade para custear os estudos etc).10 Alm disso, o Superior Tribunal de Justia editou a Smula 358, consignando que o genitor no se exonera da obrigao alimentar automaticamente com a maioridade do filho, devendo ser oportunizada, primeiramente, a manifestao do alimentado em comprovar sua impossibilidade de prover a prpria subsistncia, seja nos prprios autos, seja em procedimento prprio, respeitado, em qualquer caso, o contraditrio. Em sentido inverso, as Cortes de Justia tambm tm consignado no haver direito a alimentos em favor do filho maior quando este goza de boa sade e recebe remunerao, ainda que como estagirio, ou quando casado ou vive em unio estvel.11 H, inclusive, precedentes consignando que, se os filhos quando completam a
10

Recurso de apelao. Direito de Famlia. Exonerao de alimentos dirigida contra filho que atingiu a maioridade. Extino da obrigao alimentar decorrente do dever de sustento. 1. Na hiptese do beneficirio desejar a continuidade da prestao, deve provar sua efetiva necessidade, porquanto o encargo alimentar, a partir de ento, fundamentar-se- na relao de parentesco, como enunciado nos artigos 1694 e 1696 do CC. 2. Beneficirio estudante. Necessidade comprovada. 3. Os pais tm obrigao de propiciar condies materiais e morais para que seus filhos possam se dedicar aos estudos, visando a uma formao profissional adequada(TJMG, Processo 1.0245.05.0623983/001, Rel.: Des. JARBAS LADEIRA, j. 20/03/2007). AO DE EXONERAO DE ALIMENTOS - MAIORIDADE CIVIL FILHO EM IDADE ESCOLAR REDUO - POSSIBILIDADE. - Com a maioridade adquirida pelo filho extingue-se o poder familiar, desaparecendo, em conseqncia, o dever de sustento. Todavia, no cessa o dever de alimentar previsto no artigo 1.696 do Cdigo Civil de 2002, que estabelece a reciprocidade da obrigao alimentar entre pai e filho, devendo os critrios da necessidade e possibilidade prosperar neste particular. - Restando demonstrado que o alimentante no mais possui condies financeiras para continuar arcando com a penso fixada em ao de divrcio e que o seu filho j adquiriu a maioridade civil, os alimentos devem ser reduzidos para percentual que se adqe nova realidade financeira das partes. (TJMG, Processo 1.0701.06.166255-0/002(1), Rel: Des. EDUARDO ANDRADE, j. 21/07/2009)
11

Direito de Famlia - Exonerao de Alimentos - Filho - Maioridade Civil - Possibilidade de prover o prprio sustento - Matrimnio. - Uma vez atingida a maioridade, o encargo alimentar no mais se fundamenta no dever de sustento dos pais, decorrente do poder familiar, pelo que a presuno de necessidade no mais subsiste, ficando a continuidade da prestao de alimentos condicionada comprovao cabal, por parte do beneficirio, da impossibilidade de prover seu sustento pelo prprio trabalho, seja pela frequncia em curso superior, ou por qualquer outro motivo que o impossibilite de desempenhar atividade lucrativa. - Quando as prova dos autos demonstram que o beneficirio no est estudando, goza de boa sade e exerce atividade remunerada, impende-se a procedncia do
copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

maioridade e tm renda prpria, devem obrigatoriamente se adequar s normas impostas pelos pais para que possam viver debaixo do mesmo teto, pois do contrrio, os pais tro direito subjetivo de expuls-los por problemas de relacionamento.12
pedido de exonerao da obrigao alimentar. - A partir do momento que o filho contraiu npcias, cessa a obrigao do pai de prestar alimentos, j que, para tanto, presume-se a existncia de condies financeiras para a manuteno da vida em comum. (TJMG, Processo: 1.0035.08.127293-8/001(1), Rel.: Des. DRCIO LOPARDI MENDES, j. 18/06/2009). ALIMENTOS. FILHO MAIOR E CAPAZ, APTO PARA O TRABALHO E QUE VIVE EM UNIO ESTVEL. 1. Se o alimentando maior, capaz, saudvel e apto para desenvolver atividade laboral, deve procurar sua subsistncia no mercado de trabalho. 2. O poder familiar cessa quando o filho atinge a maioridade civil, justificando-se o recebimento de penso alimentcia apenas quando comprovada a condio de necessidade. 3. Se o filho maior estivesse estudando, deveria o pai prestar-lhe ajuda financeira at que ele estivesse plenamente apto ao trabalho, mas no esta a situao em exame, pelo contrrio, ele inclusive mantm unio estvel, fato este que, por si s, j justificaria at a exonerao do encargo alimentar. Recurso desprovido. (TJRS, Apelao Cvel N 70034601922, Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Srgio Fernando de Vasconcellos Chaves, Julgado em 25/08/2010) ALIMENTOS. FILHA MAIOR, CAPAZ E APTA AO TRABALHO. FIXAO. DESCABIMENTO. 1. Os alimentos decorrentes do dever de sustento, que inerente ao poder familiar, cessam quando os filhos atingem a maioridade civil, mas persiste obviamente a relao parental, que pode justificar a permanncia do encargo alimentar. 2. Para que se estabelea o encargo alimentar em favor de filha maior, imprescindvel a prova cabal da necessidade. 3. Os alimentos provisrios devem ser fixados sempre com moderao, tendo em vista a capacidade econmica do alimentante e as necessidades da alimentanda, o que constitui o binmio alimentar de que trata o art. 1.694, 1, do Cdigo Civil. 4. Descabe fixar penso de alimentos quando a filha maior, capaz, apta ao trabalho e se encontra recebendo alimentos por parte do genitor alm de estar inserida no mercado de trabalho como estagiria, j tendo vida independente e residindo na casa do seu namorado ou companheiro. 5. Tratando-se de uma deciso provisria pode ser revista a qualquer tempo, bastando que elementos de convico que justifiquem a reviso venham aos autos. Recurso provido. (TJRS, Agravo de Instrumento N 70034467258, Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Srgio Fernando de Vasconcellos Chaves, Julgado em 25/08/2010)
12

Nesse sentido: deciso proferida pelo juiz Nicolau Masseli, da 10 Vara Cvel da Comarca de Belo Horizonte (MG), divulgada em <http://www.conjur.com.br/2001-mai-29/mae_direito_mandar_filha_embora_proteger>, acesso em 09/09/2010. Na ao a me acusava a filha de ter um comportamento agressivo e leviano, apesar de ser uma jornalista formada, ter um currculo respeitvel e estar classificada na primeira fase do concurso da Assemblia Legislativa. A me afirmou, ainda, que tanto ela como seu outro filho temiam por suas vidas e eram obrigados a tomar medidas de proteo dentro da prpria casa, como trancar as portas dos quartos. Alm disso, foi informado que a filha possua renda prpria e boas condies de vida, mas nunca contribuiu nas despesas da casa. Com base nessas informaes, o juiz atendeu o pedido de tutela antecipada na ao cautelar requerida pela me contra a sua filha maior de idade e determinou que a mesma desocupasse a casa da sua me, podendo levar consigo apenas seus objetos pessoais e os aparelhos que eventualmente tinha sido adquiridos por ela. Em outro caso muito parecido, o Juiz da 2 Vara do Municpio de Iguap (SP), Francisco Glauber Pessoa Alves, concedeu liminar em ao em que visava a sada de filho maior do lar materno. Eis a ementa da sentena, verbis: CIVIL. COMPELIMENTO DE FILHO SADA DO LAR MATERNO. REVELIA. RESPALDO NOS DEMAIS ELEMENTOS NOS AUTOS CONTIDOS. RECONHECIMENTO DO PLEITO LUZ DO DIREITO POSSESSRIO, SUBSIDIADO PELO DIREITO DE FAMLIA E PELAS REGRAS DE EXPERINCIA. PROCEDNCIA DA AO. 1 - Ao visando a sada de filho maior do lar materno, que ameaa a me de expulso e morte. 2 - Revelia (art. 319, do C.P.C.). Presuno que, embora no seja absoluta, encontra amparo nos autos, a autorizar o acolhimento do pedido. 3 - Pleito assegurado luz do direito possessrio, subsidiado pelo direito de famlia e pelas regras de experincia comum. 4 - Procedncia da ao (art. 269, I, do C.P.C.).
copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

IV ADOO Dando efetividade ao princpio constitucional da igualdade entre os filhos (CF, art. 227, 6), o artigo 41, do Estatuto da Criana e do Adolescente prescreve que a adoo atribui a condio de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessrios, deslisgando-o de qualquer vnculo com os pais e parentes consanguneos, salvo os impedimentos matrimoniais. Em outras palavras, com a adoo ocorre a transferncia do poder parental dos pais naturais para os pais adotivos. Logicamente, seria inadmissvel que os pais naturais conservassem o poder familiar estando o filho legitimamente sob o poder dos adotantes. Com efeito, a adoo causa de extino do poder familiar para os pais naturais (CC, art. 1635, IV) e tambm hiptese de atribuio de poder familiar para os adotantes (ECA, art. 41). importante registrar que a morte dos pais adotivos no restaura o poder familiar ou parental dos pais naturais (ECA, art. 49). Finalmente, nos termos do art. 41, 1, do ECA, possvel tambm um dos cnjuges ou companheiro adotar o filho que o outro cnjuge ou companheiro teve em outra relao. Nessa hiptese, a adoo no extinguir o poder familiar e os vnculos de filiao entre o adotado e cnjuge ou companheiro do adotante e os respectivos parentes. V- PERDA DO PODER FAMILIAR
LEI POR DECISO JUDICIAL, NAS HIPTESES PREVISTAS EM

O art. 1638 do Cdigo Civil, elenca algumas condutas que, uma vez praticadas pelos pais, podero dar ensejo perda do poder familiar, por deciso judicial.13 So elas: a) castigo imoderado: Est tramita no Congresso Nacional o polmico Projeto de Lei n 2654/2003, de autoria da Deputada Federal Maria do Rosrio, conhecido como Lei da Palmadinha, que visa a alterar dispositivos do Cdigo Civil e do Lei n 8.068/90 (ECA), para proibir qualquer forma de castigo corporal moderado ou imoderado contra criana e adolescente. b) abandono do filho, Convm ressaltar que, a falta ou carncia de recursos materiais no motivo suficiente para a perda ou suspenso do poder familiar (ECA, art. 23). c) atos contrrios a moral e bons costumes d) reincidncia reiterada no descumprimento dos deveres parentais
Fonte: <http://www.conjur.com.br/2001-jun-13/juiz_iguape_autoriza_mae_expulsar>. Acesso em 09/09/2010.
13

Art. 1.638. Perder por ato judicial o poder familiar o pai ou a me que: I - castigar imoderadamente o filho; II - deixar o filho em abandono; III - praticar atos contrrios moral e aos bons costumes; IV - incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente.

copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

ALIENAO PARENTAL - Lei 12.318 A alienao parental significa programar uma criana para que odeie, rejeite ou afaste-se de seu genitor. Ocorre na situao em que um dos genitores ou outro parente prximo implanta na mente da criana ou adolescente falsas idias ou memrias sobre o outro genitor, com objetivo de romper os laos afetivos e criar fortes sentimentos de temor e rejeio. Em 26 de agosto de 2010 foi sancionada a Lei n 12.318, (Lei da Alienao Parental), sendo este o primeiro diploma legal no Brasil a regulamentar expressamente o assunto.14 O 2, caput, da Lei n 12.318/2010 conceitua a alienao parental, nos seguintes termos:
Art. 2 Considera-se ato de alienao parental a interferncia na formao psicolgica da criana ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avs ou pelos que tenham a criana ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilncia para que repudie genitor ou que cause prejuzo ao estabelecimento ou manuteno de vnculos com este.
o

Nos termos do art. 3o, da Lei n 12.318, a prtica de ato de alienao parental fere direito fundamental da criana ou do adolescente de convivncia familiar saudvel, prejudica a realizao de afeto nas relaes com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criana ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda. Com efeito, a Lei n 12.318/2010 expressamente prev medidas que vo desde a simples advertncia, acompanhamento psicolgico, aplicao de multa e a at mesmo a suspenso do poder familiar e a perda da guarda da criana/adolescente para o genitor ou genitora que estiver alienando os filhos, sem prejuzo da eventual responsabilidade civil e criminal. Nesse sentido, preceitua o art. 6 da novel Lei, in verbis:
Art. 6 Caracterizados atos tpicos de alienao parental ou qualquer conduta que dificulte a convivncia de criana ou adolescente com genitor, em ao autnoma ou incidental, o juiz
14 o

Registre-se que, a anterior omisso legislativa, contudo, no era obstculo para que o Poder Judicirio decidisse questes envolvendo a alienao parental, com aplicao de sanes ao genitor culpado, conforme se depreende dos arestos colacionados, verbis: GUARDA. SUPERIOR INTERESSE DA CRIANA. SNDROME DA ALIENAO PARENTAL. Havendo na postura da genitora indcios da presena da sndrome da alienao parental, o que pode comprometer a integridade psicolgica da filha, atende melhor ao interesse da infante, mant-la sob a guarda provisria da av paterna. Negado provimento ao agravo. (TJRS, Agravo de Instrumento n 70014814479, Rel.: Desa. MARIA BERENICE DIAS, j. 7/06/2006 ) AGRAVO DE INSTRUMENTO. AO DE EXECUO DE FAZER. IMPOSIO ME/GUARDI DE CONDUZIR O FILHO VISITAO PATERNA, COMO ACORDADO, SOB PENA DE MULTA DIRIA. INDCIOS DE SNDROME DE ALIENAO PARENTAL POR PARTE DA GUARDI QUE RESPALDA A PENA IMPOSTA. RECURSO CONHECIDO EM PARTE E DESPROVIDO. (TJRS, 7 Cm. Cvel, Agravo de Instrumento n 70023276330, j. 18/06/2008).

copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

poder, cumulativamente ou no, sem prejuzo da decorrente responsabilidade civil ou criminal e da ampla utilizao de instrumentos processuais aptos a inibir ou atenuar seus efeitos, segundo a gravidade do caso: I - declarar a ocorrncia de alienao parental e advertir o alienador; II - ampliar o regime de convivncia familiar em favor do genitor alienado; III - estipular multa ao alienador; IV - determinar acompanhamento psicolgico e/ou biopsicossocial; V - determinar a alterao da guarda para guarda compartilhada ou sua inverso; VI determinar a fixao cautelar do domiclio da criana ou adolescente; VII - declarar a suspenso da autoridade parental. Pargrafo nico. Caracterizado mudana abusiva de endereo, inviabilizao ou obstruo convivncia familiar, o juiz tambm poder inverter a obrigao de levar para ou retirar a criana ou adolescente da residncia do genitor, por ocasio das alternncias dos perodos de convivncia familiar.

O PODER FAMILIAR NA SEPARAO JUDICIAL, NO DIVRCIO E NA HIPTESE DE NOVAS NPCIAS OU UNIO ESTVEL Observe-se que a separao judicial, o divrcio e a dissoluo da unio estvel no extinguem o poder familiar dos pais sobre os filhos menores (CC, art. 1632), mas poder ocorrer alterao no tocante ao direito de guarda ou companhia dos pais sobre os filhos. Nesse caso, a guarda poder ser atribuda exclusivamente a um dos cnjuges (guarda unilateral) ficando o outro apenas com direito de visitao, ou ainda a guarda poder ser compartilhada (CC, arts. 1583 a 1590). De igual sorte, as novas npcias ou nova unio estvel tambm no faz cessar o poder familiar (CC, art. 1636).

8. SUSPENSO E DECRETAO DA PERDA DO PODER FAMILIAR


A suspenso do poder familiar uma medida temporria. Cessados os motivos que a determinaram, a regra o retorno situao anterior. O art. 1637 do Cdigo Civil trata da suspenso do poder familiar.
Art. 1.637. Se o pai, ou a me, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministrio Pblico, adotar a medida que lhe parea reclamada pela segurana do menor e seus haveres, at suspendendo o poder familiar, quando convenha. Pargrafo nico. Suspende-se igualmente o exerccio do poder familiar ao pai ou me condenados por sentena irrecorrvel, em virtude de crime cuja pena exceda a dois anos de priso.

A perda do poder familiar, por sua vez, uma medida definitiva. Em regra, no h o retorno situao anterior. Trata-se, portanto, de medida drstica excepcional, que deve ser decretada judicialmente em casos graves (CC, art. 1638; ECA, arts. 24). RESTABELECIMENTO DO PODER FAMILIAR Excepcionalmente, o juiz pode decidir pelo restabelecimento do poder familiar, ouvido o Ministrio Pblico. Caso a destituio tenha sido cumulada com a medida de colocao da criana ou adolescente em famlia substituta (Ex: adoo), o restabelecimento no ser possvel (ECA, art. 49).
copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

Art. 1.638. Perder por ato judicial o poder familiar o pai ou a me que: I - castigar imoderadamente o filho; II - deixar o filho em abandono; III - praticar atos contrrios moral e aos bons costumes; IV - incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente.
Art. 24. A perda e a suspenso do poder familiar sero decretadas judicialmente, em procedimento contraditrio, nos casos previstos na legislao civil, bem como na hiptese de descumprimento injustificado dos deveres e obrigaes a que alude o art. 22.

Art. 23. A falta ou a carncia de recursos materiais no constitui motivo suficiente para a perda ou a suspenso do poder familiar. (Expresso substituda pela Lei n 12.010, de 2009) Vigncia

9. AO DE EXTINO E SUSPENSO DO PODER FAMILIAR


A ao de extino ou suspenso do poder familiar segue o procedimento previsto nos arts. 155 a 163 do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90). A ao em tela deve ser proposta, em regra, perante o Juzo da Vara da Infncia e Juventude. So legitimados para propor a ao de extino ou de suspenso do poder familiar (ECA, art. 155): a) qualquer interessado; b) Ministrio Pblico. O procedimento no pode ser instaurado de ofcio pelo Juiz. O Ministrio Pblico, quando no for parte, atuar sempre como custos legis (ECA, art. 201, III). A petio inicial deve observar os requisitos previstos no art. 282 do Cdigo de Processo Civil e no art. 156 do ECA. O juiz poder conceder as seguintes medidas liminares: a) Suspenso liminar do poder familiar (ECA, art. 157); b) Afastamento do agressor da moradia comum (ECA, art. 130). O prazo para apresentao de defesa de 10 dias (ECA, art. 160). A revelia do ru no induz a presuno de veracidade dos fatos, por se tratar de direito indisponvel. Aps a realizao das possveis diligncias, o Ministrio Pblico ter o prazo de 5 dias para oferecer parecer (ECA, art. 161 e 162). O Juiz proferir sentena em audincia ou no prazo de 5 dias aps a concluso dos autos (ECA, art. 162). A sentena deve ser averbada margem do registro civil (ECA, art. 163), salvo se houve adoo.

copyright by Marcos Vincius Linhares C. da Silva 2011 mlinha10@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi