Vous êtes sur la page 1sur 20

Sade do

trabalhador

Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais

2011

O que Trabalhador?
Para o Sistema nico de Sade, Trabalhador toda pessoa que exerce uma atividade para sustento prprio ou de sua famlia, independentemente de ter carteira assinada ou no. So considerados trabalhadores os que recebem salrio, trabalham por conta prpria, so servidores pblicos, cooperativados, estagirios, aprendizes, os involuntariamente fora do mercado de trabalho, como os desempregados e aposentados, aqueles que trabalham ajudando outro membro da famlia, mesmo sem receber salrio, e os pequenos empregadores. Todas essas pessoas podem apresentar problemas de sade provocados pelo trabalho que exercem ou exerceram.

O que so Acidentes de Trabalho e Doenas Relacionadas ao Trabalho?


Os Acidentes de Trabalho so aqueles que ocorrem durante o perodo no qual o trabalhador est exercendo a atividade que lhe garante sustento. Os acidentes de trabalho podem ser classificados em: Acidentes Tpicos: Trata-se do acidente que ocorre no decorrer da atividade de trabalho e que pode provocar uma leso fsica ou uma perturbao funcional. Acidente de Trajeto: Trata-se do acidente que ocorre quando o trabalhador est se deslocando da casa para o trabalho, ou do trabalho para casa, no importando o meio de locomoo utilizado (a p, nibus, carro prprio, bicicleta, etc.), e que provoca uma leso fsica. Doena Relacionada ao Trabalho So as doenas que podem ser provocadas, agravadas ou precipitadas pelas condies em que o trabalho executado. Entre as doenas relacionadas ao trabalho esto aquelas que so tpicas de determinadas profisses e s so adquiridas no trabalho, aquelas que podem ser agravadas pelo trabalho ou ocorrem mais frequentemente em determinados tipos de trabalho (ex: varizes de membros inferiores) e aqueles que esto em estado latente e so precipitadas pelo trabalho, como determinadas alergias e certos transtornos mentais.

O que so Doenas Relacionadas ao Trabalho de Notificao Compulsria?


So doenas que devem ser obrigatoriamente notificadas ao SUS (Sistema nico de Sade). So elas: Acidente de Trabalho Fatal; Acidentes de Trabalho com Mutilaes; Acidente com Exposio a Material Biolgico; Acidente de Trabalho com Crianas e Adolescentes; Dermatoses Ocupacionais; Intoxicaes Exgenas (por substncias qumicas, incluindo agrotxicos, gases txicos e metais pesados); Leses por Esforos Repetitivos (LER), Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT); Pneumoconioses; Perda Auditiva Induzida por Rudo (PAIR); Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho; Cncer Relacionado ao Trabalho.

O dever de notificar os Acidentes de Trabalho do servio de sade. Mas como voc, cidado, pode colaborar?
Voc pode ajudar informando ao servio de atendimento quando no ato de Acidente de Trabalho ou suspeita de Doena Relacionada ao Trabalho e incentivando companheiros de trabalho a procurarem atendimento de sade quando sofrerem acidente de trabalho ou quando forem acometidos no exerccio de suas atividades, sejam elas formais ou informais. Com a sua participao, voc estar contribuindo para dar visibilidade ao adoecimento dos trabalhadores.
5

Como devo agir diante de um Acidente de Trabalho ou Doena Relacionada ao Trabalho?


Qualquer trabalhador que for vtima de um acidente de trabalho tpico ou de trajeto deve ser encaminhado para um servio de urgncia e emergncia, caso o acidente assim exija, ou para o servio mdico de sua empresa, caso essa possua um servio prprio. Os trabalhadores empregados (exceto os domsticos) devem ter o acidente notificado Previdncia Social (INSS) pelo empregador, por meio da Comunicao de Acidentes de Trabalho (CAT), e ao SUS, caso se trate de um acidente grave, fatal ou atinja trabalhador com idade inferior a 18 anos. Como posso identificar os riscos de Acidente ou Doena no meu ambiente de trabalho? O mundo do trabalho muito diversificado e cada atividade e ambiente de trabalho podem apresentar riscos diferentes. De uma forma simplificada, os riscos no trabalho podem ser classificados em: Riscos fsicos: So representados por rudos, vibraes, radiaes, frio, calor, presses anormais e umidade. Riscos qumicos: Esto presentes no trabalho sob a forma de diferentes produtos qumicos. Esses produtos entram em contato com os trabalhadores sob a forma de poeiras, fumo, nvoas, neblina, gases, vapores e no formato de lquidos. Riscos biolgicos: Podem ser encontrados nos ambientes sob a forma de vrus, bactrias, protozorios, fungos, parasitas e outras espcies de micro-organismos.

Riscos ergonmicos: Comumente, esto ligados organizao do trabalho e podem ser exemplificados pela exigncia de esforo fsico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobilirio inadequado, adoo de posturas desconfortveis, controle rgido de tempo para execuo das tarefas, exigncias elevadas de produtividade, jornadas de trabalho prolongadas, trabalho noturno e em rodzio de turnos e outras situaes de causadoras de estresse. Riscos de acidentes: So diversificados e podem estar presentes em situaes de arranjo fsico inadequado, pisos pouco resistentes ou irregulares, mquinas e equipamentos sem proteo, ferramentas imprprias ou defeituosas, iluminao excessiva ou insuficiente, instalaes eltricas defeituosas e outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes.

CEREST
O que CEREST? O Centro de Referncia em Sade do Trabalhador uma unidade do Sistema nico de Sade (SUS) especializada na ateno a problemas de sade relacionados ao trabalho e que tem como principal objetivo a preveno de acidentes e doenas relacionadas ao trabalho. Em Minas Gerais existem 16 CERESTs regionais e um CEREST Estadual.

ENVIAREMOS POSTERIORMENTE O MAPA 1 EM ANEXO


CEREST
Estadual Belo Horizonte Andradas Arax Barbacena Barreiro Betim Contagem Governador Valadares Juiz de Fora Ipatinga Montes Claros FALTA ENDEREO E TELEFONE Passos Poos de Caldas Sete Lagoas Ub Uberaba Uberlndia

Endereo
Cidade Administrativa de Minas Gerais - Rua Ludgero Dolabela, 801/901. Gutierrez - Avenida Afonso Pena, 2336. Funcionrios Avenida Dr. Bias Fortes, 418, Centro

Contato
(31) 3916-0443 (31) 3277-7800 (35) 3731-4362

Rua Calimrio Guimares, 463, Centro (34) 3662-4390 Rua Antonino Senna Figueiredo, 827, Santa Tereza (32) 3339-2188 Rua Pinheiro Chagas, 125, Barreiro (31) 3277-5800 Avenida Solimes, 444, Brasileia (31) 3594-4938 Avenida Pedro Olmpio da Fonseca, 545, Santa Cruz (31) 3351-6130 Rua Afonso Pena, 1836, Esplanada (33) 3275-4908 Rua Christvam Molinari, 65, Morro da Glria Avenida Jos Jlio da Costa, 2080, Ideal Rua Mrio Veloso Rua Lavras, 418, Muarama Rua Araguaia, 259, Jardim dos Estados Rua Paulo Frontim, 254, Centro Rua Peixoto Filho, 112, salas 207 e 208 Rua Governador Valadares, 1150, 1/ andar, Vila Olmpica Rua Antnio Fortunato Silva, 928, Santa Mnica (35) 3522-9266 (35) 3697-2064 (31) 3774-9923 (32) 3532-6636 (34) 3321-8634 (34) 3236-5266 (32) 3690-7466 (31) 3829-8581

Qual a diferena entre o CEREST Estadual e os Regionais?


O CEREST Estadual est localizado na Diretoria de Sade do Trabalhador da Secretaria Estadual de Sade de Minas Gerais (SES-MG). Ele desempenha funo de suporte tcnico, de educao permanente, de coordenao de projetos de assistncia, promoo e
8

vigilncia sade dos trabalhadores em Minas Gerais. J os CERESTs Regionais funcionam em diferentes municpios do Estado e atuam como referncia para as aes de sade do trabalhador na regio onde se localizam. Os CERESTs implementam vrias aes, dentre as quais podemos destacar: Educao em Sade Vigilncia em ambientes de trabalho Articulao de toda rede SUS para assistncia Sade dos Trabalhadores Articulao com a sociedade e instituies pblicas de aes na rea de Sade do Trabalhador Qualificao e formao da Ateno Bsica em Sade do Trabalhador Estudos e pesquisas na rea de Sade do Trabalhador e em ambientes de trabalho Identificao de problemas de Sade do Trabalhador e proposio de medidas de interveno Acolhimento, atendimento e encaminhamento necessrios aos trabalhadores.

Quem pode ser atendido no CEREST?


Todos os trabalhadores, com e sem carteira assinada, assalariados, domsticos, autnomos, cooperados, temporrios, servidores pblicos, empregados, desempregados, estagirios, aprendizes e trabalhadores aposentados e involuntariamente afastados do trabalho, como os desempregados.

Como posso ser atendido no CEREST?


O atendimento no CEREST feito quando os trabalhadores vm ENCAMINHADOS de Centros de Sade, do Programa de Sade da Famlia (PSF), de hospitais, Pronto Atendimento, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Ministrio do Trabalho, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de sindicatos, convnios de sade e outros, por suspeita de doena relacionada ao trabalho ou quando ele apresenta problemas decorrentes de um acidente do trabalho, ou seja, quando o trabalhador encaminhado ao CEREST por outro servio ou profissional de sade.
9

ATENO!
O CEREST um servio especializado em Sade do Trabalhador. Todos os servios de sade do SUS, como unidades bsicas de sade, centros de especialidades, policlnicas, unidades de pronto atendimento, hospitais, desenvolvem aes de ateno sade do trabalhador, ou seja, o usurio j atendido nesses servios, podendo ser ou no um trabalhador. Ento a funo do CEREST dar suporte tcnico para esses servios quando necessrio. O CEREST NO PORTA DE ENTRADA.

ACidENTE dE TRAbAlhO GRAvE O que Acidente de Trabalho com Mutilao/Grave?


aquele que acarreta mutilao fsica ou funcional e o que leva leso cuja natureza implique comprometimento extremamente srio, preocupante, que pode ter consequncias nefastas ou fatais.

O que considerado como Acidente de Trabalho Fatal?


Acidente de Trabalho Fatal aquele que leva morte imediatamente aps a sua ocorrncia ou que leva morte posteriormente, a qualquer momento, desde que a sua causa seja decorrente do acidente.
10

O que um Acidente de Trabalho com Crianas e Adolescentes?


Acidente de Trabalho com Crianas e Adolescentes aquele que acomete trabalhadores com menos de 18 anos de idade, na data da sua ocorrncia. No so todos os Acidentes de Trabalho que so notificados pelo SUS. Os acidentes de notificao pelo SUS so: Acidentes de Trabalho Fatais, Acidentes de Trabalho com Mutilao e Acidentes de Trabalho com Crianas e Adolescentes. TOdOS ESSES SO REGiSTRAdOS NA FiChA dE iNvESTiGAO dE ACidENTE dE TRAbAlhO GRAvE. Caso o servio de sade onde voc trabalha no possua esta ficha, solicite Vigilncia Epidemiolgica do seu municpio. Em que circunstncias considero um Acidente de Trabalho Grave ou Mutilante para fins de notificao no SUS? Para fins de notificao, considera-se a necessidade da existncia de pelo menos um dos seguintes critrios objetivos, para a definio dos casos de acidente de trabalho grave: 1) necessidade de tratamento em regime de internao hospitalar; 2) incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de 30 dias; 3) incapacidade permanente para o trabalho; 4) enfermidade incurvel; 5) debilidade permanente de membro, sentido ou funo; 6) perda ou inutilizao do membro, sentido ou funo;
11

7) deformidade permanente; 8) acelerao de parto; 9) aborto; 10) fraturas, amputaes de tecido sseo, luxaes ou queimaduras graves; 11) desmaio (perda de conscincia) provocado por asfixia, choque eltrico ou outra causa externa; 12) qualquer outra leso que leve hipotermia, doena induzida pelo calor ou inconscincia; ou que requeira ressuscitao ou hospitalizao por mais de 24 horas; 13) doenas agudas que requeiram tratamento mdico em que exista razo para acreditar que resultem de exposio ao agente biolgico, s suas toxinas ou ao material infectado.

O que fazer diante de um Acidente de Trabalho?


Qualquer trabalhador que se envolver num Acidente de Trabalho deve: 1 - Procurar atendimento mdico imediato 2 - Solicitar o preenchimento da ficha de Notificao Compulsria ao SINAN. Caso a vtima trabalhe com carteira assinada (exceto o trabalhador domstico), deve ainda solicitar ao empregador a emisso da CAT e ao mdico que o assistiu o preenchimento do laudo mdico da CAT.

O que CAT?
A Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) constitui um formulrio da Previdncia Social (INSS) que deve ser obrigatoriamente preenchido pelo empregador sempre que seus trabalhadores forem vtimas de quaisquer acidentes de trabalho ou doena relacionada ao trabalho. A CAT informa ao INSS a ocorrncia do acidente e garante ao trabalhador e a seus familiares benefcios da previdncia social quando ele fica afastado do trabalho mais que 15 dias. Se a empresa no emitir a CAT, isso poder ser feito pelo prprio trabalhador, por seus dependentes, entidade sindical, mdico ou autoridade
12

pblica. importante saber que a segunda parte do documento de preenchimento exclusivo do mdico que realizou o atendimento. A CAT deve ser emitida em seis vias e deve ser encaminhada para: 1 via o INSS; 2 via a empresa; 3 via o segurado ou dependente; 4 via o sindicato de classe do trabalhador; 5 via o Sistema nico de Sade (SUS); 6 via a Delegacia Regional do Trabalho. Para no confundir, lembre-se: O acidente levou morte? Ocorreu com menores de 18 anos que estavam trabalhando? Encontra-se em uns dos critrios para Acidente de Trabalho Grave descritos no protocolo? SE A RESPOSTA A QUALQUER UMA DESSAS PERGUNTAS FOR SIM, ENTO REGISTRE O CASO NA FICHA DE INVESTIGAO DE ACIDENTE DE TRABALHO GRAVE. Para maiores informaes leia o protocolo do Ministrio da Sade sobre Notificao de Acidentes de Trabalho Fatais, Graves e com Crianas e Adolescentes. Acesse tambm o site da Secretaria de Estado da Sade de Minas Gerais (www.saude. mg.gov.br).

dERmATOSE OCupACiONAl O que Dermatose Ocupacional?


toda alterao das mucosas (membrana que reveste o interior da boca, do nariz, dos olhos, etc.), da pele e de seus anexos (cabelos e unhas) que seja direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ou no ambiente de trabalho.
13

Quais so as causas das Dermatoses Ocupacionais?


As dermatoses provocadas pelo trabalho podem ter vrias causas. As mais comuns so os agentes qumicos presentes no ambiente de trabalho em produtos como: cimento, solventes, leos, detergentes, substncias cidas ou bsicas, sabes, luvas de borracha, etc. Outros agentes tambm presentes nos ambientes de trabalho, como calor, frio, radiaes, bactrias, vrus, fungos e insetos, tambm podem provocar dermatoses.

Como as Dermatoses Ocupacionais se manifestam?


Os sintomas das dermatoses variam, mas, de uma forma geral, aquelas que atingem a pele e so provadas pelos agentes qumicos se manifestam por vermelhido, prurido (coceira), queimao, inchao, pequenas bolhas e ressecamento da pele.

Quais so os trabalhadores mais expostos ao risco de Dermatite de Contato?


Os trabalhadores mais expostos ao risco so aqueles da construo civil, os trabalhadores de conservao e limpeza, os trabalhadores da sade e os que entram em contato com produtos qumicos.

O que o trabalhador deve fazer quando suspeitar de Dermatose Ocupacional?


O trabalhador deve procurar a unidade de sade de sua comunidade ou o servio mdico de sua empresa.

Como prevenir as Dermatoses Ocupacionais?


A primeira coisa que deve ser feita tentar evitar o contato da pele com
14

agentes que, sabidamente, podem provocar dermatose. No caso de produtos qumicos, o ideal substituir a utilizao dos produtos que irritam ou causam alergia na pele e mucosas por outros menos lesivos. Quando isso for impossvel, deve-se utilizar Equipamentos de Proteo Individual (EPI), especialmente culos de proteo, mscaras e luvas adequadas a cada tipo de exposio, calados e uniformes que protejam o trabalhador.

pAiR O que PAIR?


A Perda Auditiva Induzida por Rudos (PAIR) provocada pela exposio por tempo prolongado ao rudo. Essa perda irreversvel, geralmente atinge os dois ouvidos e progride, se no ocorrer a interrupo da exposio ao rudo.

Quais so os principais sinais e sintomas da PAIR?


A dificuldade de audio um dos sintomas mais importantes, contudo, pode ser percebido pelo trabalhador apenas quando a perda j est bem avanada. Por esse motivo importante que todo trabalhador exposto a rudo no seu ambiente de trabalho faa avaliao audiomtrica pelo menos uma vez ao ano. A PAIR, alm de reduzir a audio, pode provocar zumbidos nos ouvidos e dificuldades em entender as palavras. A exposio a rudos intensos no trabalho pode tambm provocar dificuldades na comunicao, alteraes do sono, irritabilidade, alteraes na presso arterial, etc.
15

O que devo fazer se suspeitar de PAIR?


Se o trabalhador suspeitar que portador de PAIR deve procurar o servio mdico de sua empresa ou a unidade de sade de sua comunidade.

Como o tratamento da PAIR?


No existe at o momento tratamento para a PAIR. O mais importante prevenir. Mas, se o trabalhador for acometido pela doena, fundamental que busque se proteger de novas exposies ao rudo, caso no possa evit-las. Quando for empregado, deve cobrar de seu empregador a implementao de medidas preventivas no ambiente de trabalho. Alm disso, deve solicitar a emisso da Notificao ao SUS e, caso seja empregado (exceto o domstico), solicitar a emisso da Comunicao de Acidentes do Trabalho (CAT). Essas notificaes so importantes para garantir direitos no INSS e para permitir ao Sistema nico de Sade planejar suas aes de vigilncia dos ambientes de trabalho e da sade dos trabalhadores.

Como posso prevenir a PAIR?


A preveno das perdas auditivas relacionadas ao trabalho se faz principalmente pela melhoria dos ambientes de trabalho, com a eliminao ou a reduo da emisso de rudos, atravs da utilizao de mquinas e ferramentas menos barulhentas, do isolamento ou enclausuramento das operaes que causam rudo e outras medidas de engenharia. Durante a implementao dessas medidas, ou caso essas no sejam tecnicamente viveis, o trabalhador deve utilizar protetores auriculares e realizar exames audiomtricos periodicamente.
16

ACidENTES COm ANimAiS pEONhENTOS


Os Acidentes com Animais Peonhentos so de notificao compulsria para o SUS. Muitos desses acidentes acontecem no ambiente de trabalho ou no trajeto para o trabalho. Portanto, de suma importncia que seja informado na Ficha de investigao que o Acidente foi relacionado ao trabalho. Ento, quando for investigar o caso, ATENO AOS CAMPOS 35, 36, 37 e 56 da Ficha de Investigao:

17

Por que essas informaes so importantes?


Considerando que Minas Gerais possui um grande nmero de trabalhadores em atividades rurais, essas informaes contribuiro para a avaliao e a preveno de riscos e adoecimentos na atividade de trabalho. Tambm subsidiar processos de planejamento, gesto e avaliao de polticas e aes de vigilncia da sade do trabalhador e de segurana no trabalho. Veja a distribuio dos casos de Acidentes com Animais Peonhentos relacionados ao trabalho em Minas Gerais.

INSERIR MAPA ENVIAREMOS POSTERIORMENTE O MAPA 2 EM ANEXO

Vous aimerez peut-être aussi