Vous êtes sur la page 1sur 4

Que papel a CEPAL atribui ao Estado para a eliminao do subdesenvolvimento?

Ao faz-los incapazes de realizar suas aspiraes razoveis, a misria transforma os pases subdesenvolvidos em solo frtil para qualquer ideologia que lhes oferea promessa, ainda que falsa, de caminhos que levem a uma vida melhor (Fragmento do Programa do Ponto IV, governo Truman, 1950).

Inicio com este excerto para que seja possvel se ter ideia da forma pela qual os pases subdesenvolvidos eram tratados pelas potncias do centro do sistema capitalista j em meados do sculo XX - no continente americano, quase que exclusivamente na relao Estados Unidos da Amrica Amrica Latina. A Comisso Econmica Para a Amrica Latina CEPAL, fundada pela ONU no final dos anos 1940, surgiu com a misso de evidenciar o motivo pelos quais os pases latino-americanos no se desenvolviam em um nvel considerado ideal. A ONU intua que a CEPAL evidenciaria os fatores psicossociais ou outros motivos que estivessem de acordo com a Teoria da Modernizao norte-americana tendncia que vinha forte desde o final da Segunda Guerra Mundial. Porm, o que foi constatado pela CEPAL, foram os elementos materiais que impunham a condio de subdesenvolvimento destas. A CEPAL conseguiu ver o que a frase supracitada expressa: que o mercado por si s no confivel para trazer justia e riqueza para todos; as relaes de deteriorao dos termos de intercmbio provaram que a Lei de Vantagens Comparativas, to aclamadas pelos liberais clssicos, no funcionava; e que os governos das potncias capitalistas estavam atrs do acmulo de capital em seu territrio mesmo que isto significasse o sofrimento de qualquer outra nao. A CEPAL percebeu, ento, que a Amrica Latina precisava de uma reconstruo tanto quanto os pases que saram destrudos na Segunda Grande Guerra. Porm, se tratava de outra forma de reconstruo, pois o mal que lhes afetara havia sido as trocas e saques desiguais efetuados por potncias imperialistas. A CEPAL foi contra a teoria das etapas para o desenvolvimento. Diante do ambiente configurado, de pases independentes politicamente, mas subordinados economicamente, uma das medidas que a CEPAL vislumbrou como necessrias foi a mudana do carter do Estado. Esta instituio deveria efetivamente intervir na economia. Alm de ser intervencionista, o Estado deveria tomar medidas de proteo da produo nacional em relao s intransigncias e exageros estrangeiros e ainda adotar uma poltica industrializante; em suma, o modelo keynesiano. Segundo Reginaldo C. Moraes, em Atualidade do Pensamento da CEPAL no novo milnio, (...)

este caminho seria a nica esperana de sobrevivncia para os dois mundos, o do centro e o da periferia seria a nica forma de combinar estabilidade, controle social e liberdade de iniciativa. A CEPAL via na industrializao a chave para o desenvolvimento. E s encontrava a possibilidade de industrializar os pases se houvessem as devidas aes do Estado. A CEPAL via a urgncia de um desenvolvimento para dentro nestas naes. Para a instituio, o desenvolvimento destes pases estava sendo sugado pelos imperialistas estrangeiros. Toda e qualquer alterao nos processos produtivos que levassem a uma queda nos custos de produo do pas perifrico, era perdido nas trocas absurdamente desiguais e na deteriorao nas relaes destas com naes industrializadas. A necessidade da industrializao dos pases subdesenvolvidos era o meio pelo qual estes sairiam do papel de agro-exportador para aderir ao mundo dos manufatureiros de produtos. O Estado deveria, ento, agir como racionalizador da economia; deveria promover o desenvolvimento e tomar as medidas necessrias para organizar este sistema to dinmico que a economia, planejando e indicando as reas prioritrias a serem investidas, visando assim uma benfeitoria sociedade. s vezes, o Estado poderia atuar como investidor direto. Mas, neste caso, agiria de uma maneira voltada infra-estrutura, investindo em reas desinteressadas pelo setor privado, principalmente por serem investimentos que retornem pouco lucro aos capitalistas, como construo de ferrovias, auto-estradas, etc. Estas medidas tm como objetivo atrair o investimento do setor privado nacional ou estrangeiro de uma forma premeditada, quer dizer, onde o Estado deseja que seja investido. Tratase, portanto, de uma poltica econmica com colorao nacionalista 1, pois visa um desenvolvimento interno do pas, repelindo o imperialismo estrangeiro com imposio de restries de atuao em alguns setores e implementao e/ou aumento de taxas em alguns casos, mas no totalmente hostil ao capital externo, visto que aceita e incentiva investimentos estrangeiros. A CEPAL se limita, ento, a criticar o imperialismo estrangeiro que impe periferia a produo de apenas produtos primrios, resignado-os posio de meros agro-exportadores. fato que a industrializao dos pases subdesenvolvidos lhes prover, em certas medidas, o acmulo local de capital. Porm, tambm j so conhecidos os graves problemas sociais que estas naes desenvolvero neste processo. A CEPAL deixou de perceber muitas coisas tambm. Na promoo do capitalismo nacional frente ao capitalismo deturpado que encontrava a CEPAL acreditava que os interesses nacionais eram os mesmos para todos. A instituio descartava a contradio de classes. Tinha como pressuposto a combinao entre as classes
1

Expresso utilizada por Guido Mantega em A Economia Brasileira, 1990.

capitalista e operria na qual a primeira obteria lucro e a segunda trabalho de forma a desenvolver o pas. Assim sendo, v-se que a CEPAL foi uma instituio que conseguiu trazer tona internacionalmente a questo do subdesenvolvimento dos pases perifricos do continente americano como condio objetivada pelas grandes naes desenvolvidas. Fugiu da discusso psicossocial e de etapas para o desenvolvimento com o que o assunto era tratado at ento. Sua soluo indicada foi sua limitao: colocar um Estado atuante na economia, sendo interventor, protecionista e industrializante; direcionando a economia de forma saudvel sociedade, mas sempre subordinada ao capital, o que traz em si as contradies do sistema. Esta miopia ser sempre responsvel por manter o estado de coisas presente.

Referncias
MANTEGA, Guido. A Economia Poltica Brasileira. 5 ed. So Paulo: Vozes, 1990. MORAES, Reginaldo C. Estado, Desenvolvimento e Planejamento. So Paulo: Cadernos da FESPSP, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi