Vous êtes sur la page 1sur 13

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova objetiva. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras, que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse e de teclar corresponde operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

PROVA OBJETIVA
1

10

13

16

No Brasil Imprio, sempre foram muito difceis e limitados os recursos da populao contra o fogo, que se expandia rapidamente, j que era usada muita madeira nas construes. Nessa poca, o sinal de incndio era dado pelos sinos das igrejas. Acorriam todos os aguadeiros com suas pipas, e tambm os populares, que faziam longas filas at o chafariz mais prximo, transportando de mo em mo os baldes de gua, ao mesmo tempo em que se improvisavam escadas de madeira para efetuar salvamentos, retirando-se os moradores, antes que eles se atirassem das janelas dos sobrados. Se o incndio ocorria noite, a confuso era total, por falta de iluminao pblica. Por isso, o vice-rei Lus de Vasconcelos, em ofcio dirigido Cmara, datado de 12 de julho de 1788, determinou que todos deveriam iluminar a frente de suas casas, a fim de evitar o atropelamento. O pnico era tanto que causava mais vtimas que o prprio fogo.
Internet: <www.brigadamilitar.rs.gov.br> (com adaptaes).

Em relao s ideias e estruturas lingusticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
1 2

4 5

Nas linhas 9 e 10, a partcula se exerce a mesma funo sinttica em ambas as ocorrncias. Na linha 13, o emprego de sinal indicativo de crase em Cmara justifica-se porque o termo dirigido exige complemento regido da preposio a, e a palavra Cmara est precedida de artigo definido feminino. Infere-se das informaes do texto que, poca retratada, a ausncia de iluminao pblica contribua para que muitas pessoas se machucassem na movimentao da populao nas ruas durante os incndios noturnos. Na linha 5, a expresso todos os aguadeiros exerce a funo de objeto direto de Acorriam. Seria mantida a correo gramatical do perodo caso se substitusse se improvisavam (R.8) por era improvisada.

Os itens de 6 a 10 apresentam reescrituras de trechos de texto extrado de stio da Internet. Julgue-os quanto correo gramatical.
6

Os bombeiros carregam com eles at serras eltricas, que so usadas no caso dos passageiros ficarem presos nas ferragens. Para melhorar o sistema de atendimento e dar os primeiros socorros as vtimas, muitas cidades brasileiras contam com o resgate do corpo de bombeiros, uma unidade especial que possui veculos diferenciados e composta por uma equipe altamente treinada para dar um atendimento preliminar as vtimas. Alm de combaterem incndios, trabalho de suma importncia, os bombeiros desempenham, cotidianamente, vrias e diferentes misses, as quais, grandes ou pequenas, so essenciais para quem precisa de ajuda. Nas grandes cidades, por exemplo, quando ocorrem atropelamentos e colises de veculos (muitas vezes, com vtimas em estado grave), a agilidade dos bombeiros fundamental.

H, no interior de muitas unidades de resgate, uma pequena unidade de tratamento intensivo equipada com um conjunto de instrumentos de primeiros socorros, como desfibriladores (equipamentos utilizados para reanimar vtimas que sofram parada cardaca) e cilindros de oxignio, alm de outros equipamentos necessrios para casos de emergncia. 9 Quando os integrantes do corpo de bombeiros so chamados, saem imediatamente em misso de salvamento, que podem ser de vrios tipos: pessoas envenenadas ou intoxicadas, vtimas presas em elevadores, quedas em poos, afogamentos, captura de animais (selvagens ou domsticos), vazamento de gs etc. 10 Em resgates a acidentados, os integrantes do corpo de bombeiros buscam a manuteno das condies bsicas de vida: retiram a vtima do veculo de forma adequada, tentam evitar o estado de choque, contm hemorragias, imobilizando fraturas, fazendo desobstruo e ventilao das vias areas, na tentativa de evitar paradas cardacas. 1 Em 1961, em Niteri, no Rio de Janeiro, houve um grande incndio no Gran Circus, que resultou na morte de 350 pessoas. Em So Paulo, foram duas as tragdias, em dois 4 grandes edifcios. Em 1972, 16 pessoas morreram durante o incndio no edifcio Andraus. Dois anos depois, na regio central da cidade, houve o incndio do edifcio Joelma. 7 Pessoas desesperadas pediam ajuda no topo do edifcio. Arriscando suas prprias vidas, bombeiros fizeram tudo o que podiam para salvar o mximo de pessoas. Salvaram muitas, 10 mas 198 pessoas morreram em decorrncia do fogo ou porque se atiraram do prdio, apavoradas com o fogo que as atingia. Hoje, com trabalhos de preveno, equipamentos 13 muito mais modernos e homens mais bem treinados, os bombeiros tm levado vantagem sobre as chamas. No caso de uma emergncia de incndio, a primeira misso dos 16 bombeiros, ao chegarem ao local, a de salvar as pessoas em perigo. A segunda evitar a propagao do fogo para prdios ou casas vizinhas e lutar para a extino do incndio. 19 Terminado o trabalho, eles ainda fazem o rescaldo do incndio, em busca de possveis vtimas ainda com vida, de focos de fogo pouco visveis que ainda ofeream risco, e, por 22 fim, procuram indcios que mostrem a razo do incio do fogo, ou seja, investigam as causas do incndio.
Internet: <http://pessoas.hsw.uol.com.br > (com adaptaes).

Acerca das ideias e estruturas lingusticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
11

12 13

14

O emprego da forma verbal ofeream (R.21), no subjuntivo, justifica-se em razo de a informao estar configurada como hiptese, probabilidade. O primeiro pargrafo do texto, tipicamente narrativo, ilustra o trabalho rduo do corpo de bombeiros no Brasil. No trecho em decorrncia do fogo ou porque se atiraram do prdio (R.10-11), a conjuno alternativa ou adquire valor de excluso, pois uma informao exclui a outra. Em as atingia (R.11), o pronome as retoma o antecedente muitas (R.9).
1

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM
17

Julgue o item abaixo, no que se refere correo gramatical e adequao da linguagem correspondncia oficial.
15

It is necessary to reconcile health and safety operational duties and fire and rescue services.

Sr. Comandante, Viemos por meio desta solicitar que V. Excia tome providncia no sentido de mandar consertar a viatura nmero 440, que est apresentando defeito na bomba de gua durante o processo de apagar incndios. Esclarecemos que tivemos problemas nas duas ltimas ocorrncias e que isso no pode haver de novo. Dangerous rescue The Health and Safety Executive (HSE) fully endorses the recommendation in Common Sense, Common Safety that individual firefighters should not be at risk of investigation or prosecution, under health and safety law, if they have put themselves at risk as a result of a heroic act. Striking the balance between operational and health and safety duties in the fire and rescue service recognises the particularly challenging nature of fire and rescue activity and the extremely dangerous environments in which firefighters have to work. It explains how fire and rescue services can comply with health and safety duties while delivering an effective operational service. The statement makes it clear that fire and rescue services need to manage all foreseeable risk effectively and to review their operational procedures in the light of experience. It also sets out the duty of individual firefighters, to co-operate with their officers, take reasonable care of themselves, and not endanger others. This means that firefighters should act sensibly and responsibly within the command and control of their officers; they should not act recklessly. It is also important to recognise that firefighters should not be expected to put themselves at unreasonable risk, even in the face of sometimes unrealistic public expectations. The HSE views the actions of firefighters as truly heroic when it is clear that they have decided to act entirely of their own volition in putting themselves at risk to protect the public or colleagues and there have been no orders or other directions from senior officers to do so and when their actions have not put other firefighters at similar high risk. In those rare cases when a firefighter does perform an act of heroism, it is only right that the Fire and Rescue Service may sometimes recognise and commend them for their bravery.
Internet: <www.hse.gov.uk> (adapted).

18 19

A truly heroic action is a matter of personal choice. Courageous firefighters have always to be awarded amedal for their worthy actions. The word foreseeable (R.14) refers to events being such as can be surely anticipated. The term recklessly (R.21) means not taking or showing enough care and attention doing something dangerous and not worrying about the risks and the possible results.

20

21

22

Operational procedures have to take into account the type of fire and rescue services so as no risks are taken at all.

23

Individual firefighters are expected to act according to three principles.

24

At times, the public can have a wrong idea of what is likely to happen.

10

25

Officers are in charge of making their subordinates sensible and responsible.

Em relao a sistema operacional, segurana e ferramentas de Internet e intranet, julgue os itens seguintes.
26

13

Considere que o Servio Federal de Processamento de Dados (SERPRO) do governo federal tenha detectado tentativa de ataque de robs eletrnicos aos stios da Presidncia da Repblica, do Portal Brasil e da Receita Federal do Brasil. Considere, ainda, que o sistema de segurana do SERPRO tenha bloqueado o ataque, o que, por sua vez, tenha causado o congestionamento das redes, deixando os stios fora do ar por aproximadamente uma hora. Nessa situao, a referida tentativa de ataque assemelha-se a um tpico ataque de spyware.

16

19

22

25

27

Por dispor de verso coorporativa e pessoal, o firewall o antivrus mais utilizado para eliminar vrus do tipo script kiddie.

28

28

O Windows XP possui recurso de restaurao das configuraes e do desempenho do sistema, o que permite a recuperao de trabalhos recentes, como documentos salvos, emails ou listas e histrico de favoritos.

31

29

Thunderbird uma verso de compilao do Linux desenvolvida para o acesso Internet e intranet.

Based on the text above, judge the items from 16 through 25.
16

30

No Windows Explorer do Windows XP, ao se recortar uma pasta existente em disco removvel e col-la na rea de trabalho, a pasta e todo o seu contedo sero movidos para a rea de trabalho.
2

The HSE firmly supports the recommendation that individual firefighters are to be investigated or prosecuted in case they put themselves at risk as a result of a heroic act.

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM

Acerca da funo f(z) =

2z 5 , da varivel complexa z = x + yi, z2

em que i a unidade imaginria, isto , i tal que i2 = 1, julgue os itens que se seguem.
38 39

A parte real de f(2 + 2i) um nmero inteiro positivo. Existe um nico valor de z para o qual f(z) = z.

Constatou-se, por meio de pesquisa, que, em uma comunidade, a quantidade de indivduos representada por P(t) variava de acordo com a equao diferencial

dP (t ) = kP(t ) , em que t dt

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Excel 2007 com uma planilha em edio, julgue os prximos itens, a respeito de edio de textos, planilhas e apresentaes nos ambientes Microsoft Office e BrOffice.
31

expressa a quantidade de anos aps t0 = 0, quando teve incio a pesquisa, e k uma constante real. No incio da pesquisa, a populao da comunidade era de 4.000 indivduos e, 9 anos depois, era de 9.000 indivduos. Com base nessas informaes e considerando 0,81, 6,05 e 0,425 valores aproximados para ln2,25, e1,8 e0,855, respectivamente, julgue os itens seguintes.
40

A planilha apresentada pode ser copiada para o Word 2007 sem que se percam informaes nela contidas, o que no ocorre se ela for copiada para o OpenOffice.org Calc, em razo de as novas funcionalidades do Excel 2007 limitarem o procedimento de cpia para programas do ambiente BrOffice. No OpenOffice.org Writer, possvel criar arquivos no formato PDF (portable document format) e editar documentos no formato HTML. O OpenOffice.org Base, da mesma forma que o Microsoft PowerPoint, possibilita a criao de apresentaes de eslaides e transparncias. Na planilha mostrada, para se colocarem em ordem alfabtica as regies administrativas, suficiente selecionar as clulas de
A2 at B6, clicar o boto Classificar de A a Z.

Se a mesma regra fosse vlida para perodos anteriores a t0, ento, 9 anos e meio antes do incio da pesquisa, a populao da comunidade em apreo seria de 1.700 indivduos. Vinte anos aps o incio da pesquisa, haver menos de 25.000 indivduos na referida comunidade.

41

32

RASCUNHO

33

34

e, na lista disponibilizada, clicar

35

Para se calcular a mdia aritmtica das quantidades de hidrantes e colocar o resultado na clula B7 da planilha mostrada, suficiente clicar essa clula; digitar =MDIA(B2:B6) e teclar .

Considerando, em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, em que a unidade de comprimento o quilmetro, a regio limitada pelos grficos das funes f(x) = 12 x e g(x) = 3x2, no intervalo 0 # x # a, em que a > 0 tal que f(a) = g(a), julgue os itens a seguir.
36 37

A rea da referida regio igual a 16 km2. Considere que, para cada x do intervalo 0 # x # a, seja calculada a distncia entre os pontos (x, f(x)) e (x, g(x)). Nesse caso, a maior dessas distncias igual a 9 km.
3

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM
RASCUNHO

No mapa de um estado representado em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, em que a unidade de comprimento o quilmetro, os pontos A = (1, 2), B = (61, 82) e C = (59, 47) correspondem a trs cidades desse estado. Com base nessas informaes, julgue os itens subsequentes.
42

Sendo u o vetor B A e v, o vetor B C, ento o valor do produto escalar <u, v> igual ao cosseno do ngulo ABC, de vrtice em B.

43

O ngulo BAC, de vrtice em A, agudo.

44

1 2 1 O valor absoluto do determinante 1 61 82 1 expressa a 2 59 47 1


rea, em km2, do tringulo ABC. O permetro do tringulo ABC igual a 400 km.

45

No estoque de uma loja, na qual so comercializados dois tipos de produtos, h 70 unidades de um dos produtos, que vendido a R$ 5,00 a unidade; e 30 unidades do outro, vendido a R$ 10,00 a unidade. Nessa situao, se, das 100 unidades em estoque, forem vendidas 80 em uma semana, ento o faturamento da loja com a venda dessas 80 unidades poder ser
46 47

inferior a R$ 430,00. superior a R$ 520,00.

Um importante algoritmo para a resoluo de problemas que envolvem matrizes (por exemplo, resoluo de sistemas lineares, clculo da matriz inversa, determinantes etc.) consiste em efetuar operaes elementares sobre as linhas da matriz. Essas operaes incluem multiplicao de uma linha da matriz por um nmero no nulo; adio a uma linha de um mltiplo de outra linha; permutao de linhas. Com relao a essas operaes, considere a matriz B

1 0 2 obtida da matriz A = 2 1 2 depois de efetuada a seguinte 2 1 1 sequncia de operaes elementares: substituio da linha 3 pela linha 3 menos a linha 2; substituio da linha 2 pela linha 2 menos duas vezes a linha 1. Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem, acerca da matriz B.
48

Sendo u e v os vetores cujas coordenadas so, respectivamente, os elementos das linhas 1 e 2 da matriz B, ento o produto vetorial u v o vetor (1, 2, 2).

49 50 51

Na linha 3 da matriz B, h apenas um elemento nulo. A soma dos elementos da linha 2 da matriz B igual a 1. O determinante da matriz A igual ao determinante da matriz B.

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM
RASCUNHO

Com relao ao posicionamento de todos os cincos membros de um jri de competio esportiva, sendo 3 deles homens e 2 deles mulheres, em um mesmo lado de uma mesa, julgue os itens seguintes.
52

Caso as mulheres se sentem sempre uma ao lado da outra, ento a quantidade de maneiras distintas de se organizar o jri ser igual a 36. Caso entre dois homens haja sempre uma s mulher, ento a quantidade de maneiras distintas de se organizar o jri ser igual a 12. Caso fiquem agrupados os homens de um lado e as mulheres do outro, todos ainda de um mesmo lado da mesa, ento a quantidade de maneiras distintas de se organizar o jri ser igual a 18.

53

54

Considerando que Celso e Mrcio sejam candidatos a ocupar cargos em uma empresa; que a probabilidade de Celso ser contratado seja 1 2 igual a ; que a de Mrcio ser contratado seja igual a , e que a de 2 3 1 ambos serem contratados seja igual a , julgue os itens 6 subsecutivos.
55 56

A probabilidade de apenas um deles ser contratado igual a

5 . 6

Pelo menos um dos dois candidatos ser necessariamente contratado.

Sabendo que as idades de 2 crianas, em anos, so nmeros inteiros positivos cuja soma igual a 10, e que o produto desses nmeros um nmero par, julgue os itens a seguir.
57 58

Se uma das crianas for 6 anos mais velha que a outra, ento uma delas ter mais de 5 anos de idade. Se uma dessas crianas for 2 anos mais velha que a outra, ento uma delas ter menos de 3 anos de idade.

Considerando T: R2 R2 a transformao linear definida por T(x, y) = (2x 3y, x + y) e ( e 8 curvas em R2 definidas por ((t) = (t, t2) e 8(t) = T(((t)) = T(t, t2), no intervalo 2 t 2, julgue os itens que se seguem.
59

Se, em t = 1, u e v forem os vetores tangentes s curvas ( e 8, respectivamente, ento o vetor n = (2, 1) ser ortogonal a u e T(n) ser ortogonal a v. Se, em t = 1, u e v forem os vetores tangentes s curvas ( e 8, respectivamente, ento v = T(u).

60

No que se refere histria e evoluo das ideias da fsica, julgue os itens seguintes.
61 62 63 64

Segundo Aristteles, o ter, quinto elemento da natureza, existe apenas na regio celeste. Coprnico foi o primeiro estudioso a afirmar que o Sol era o centro do universo. As leis do movimento de Newton so covariantes nos referenciais inerciais. As leis da fsica terica e universal foram estabelecidas por Kepler, no sculo XVII.
5

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM

Ainda no perodo em que ocorriam os vazamentos na usina nuclear de Fukushima, no Japo, o governo japons detectou ndices de radioatividade superiores ao normal em plantaes de ch prximas a Tquio. Aps anlises, foram detectados 370 becqueris (radiaes por segundo) de csio por quilo de folhas de ch cultivadas em localidades ao sudoeste da capital.
Internet: <www.g1.com.br> (com adaptaes).

Com base no texto acima e sabendo que a meia-vida do csio igual a 30 anos, que a massa do eltron igual a 9 1031 kg, que a velocidade da luz, c, igual a 3 108 m/s; e que 1,4 o valor aproximado para 21/2, julgue os itens a seguir.
65 66 67 68 69

Embora se inclua entre as alternativas mais baratas e menos poluentes, a produo de energia eltrica a partir do potencial hidrosttico dos rios causa impacto ambiental no curto prazo, em decorrncia do represamento de rios e da consequente devastao da fauna e da flora locais. No Brasil, um dos maiores produtores de hidroeletricidade, discute-se, atualmente, a construo de mais usinas hidreltricas, como a de Belo Monte, cuja represa alagar 500 km2 de rea, no rio Xingu. Prev-se que a usina comece a operar em 2015, com potncia igual a 11 GW, o suficiente para abastecer uma populao de 26 milhes de pessoas. Tendo como referncia o texto acima e considerando a gua como um fluido incompressvel e invscido, com densidade de 103 kg/m3, a presso atmosfrica igual a 1,01 103 kPa e a acelerao da gravidade igual a 9,8 m/s2, julgue os itens subsequentes.
77

A energia cintica do eltron emitida no decorrer do decaimento beta do csio superior a 1014 J. A radiao beta provoca reduo do nmero de massa do ncleo filho, em relao ao de massa do ncleo pai. O csio , na atualidade, o principal combustvel utilizado nos reatores nucleares em atividade no mundo. Em amostras radiativas, a mudana de temperatura ou de presso no provoca alterao na taxa de emisso de radiao. Se as condies iniciais forem mantidas, podero ser detectados, aps quinze anos, mais de 280 becqueris de csio na amostra de folhas de ch.

Caso a parede da represa tenha a forma de um quadrado de 100 m de lado, a fora horizontal resultante suportada ser inferior a 6 106 N. Considerando-se o valor da potncia prevista para a usina de Belo Monte e o nmero estimado de pessoas atendidas pela usina em 2015, correto afirmar que a quantidade mdia de energia de que cada pessoa dispor para consumir ser superior a 1.980 kW@ h.

78

A sociedade moderna tem demandado a construo de mquinas trmicas eficientes e com baixa emisso de poluentes. Apesar de existirem diversos modelos, marcas e fabricantes de combustveis utilizados nessas mquinas e em estudo, predominam dois ciclos, denominados ciclo Otto e ciclo Diesel. Todo motor real possui um ciclo terico associado que subsidia estudos preliminares da viabilidade de sua implantao. Um desses modelos prope uma mquina trmica, operando com gs ideal monoatmico, que realize o ciclo em quatro etapas, descritas no diagrama presso versus volume (P V) na seguinte sequncia: expanso isotrmica, do estado A ao estado B; transformao isocrica, do estado B ao estado C; compresso isobrica, do estado C ao estado D; transformao isocrica, do estado D ao estado inicial A. Tendo como referncia o texto acima e considerando PA = 7PD; PD = PC; PB = 3PD; VB = 8VA; PA VA = 1 atmAL; capacidade trmica a volume constante, CV = constante, CP =
70 71 72 73

RASCUNHO

5nRT , julgue os itens que se seguem. 2

3nRT ; e capacidade trmica a presso 2

74 75

76

No referido ciclo, o trabalho total realizado inferior a 1 atmAL. O rendimento da mquina proposta inferior ao rendimento que seria obtido caso fosse adotado o ciclo Diesel. Em um ciclo completo, o valor absoluto do calor cedido superior ao valor absoluto do calor absorvido. O sentido de percurso do ciclo em questo o horrio. Ao se inverter para o sentido anti-horrio, obtm-se um ciclo terico de uma outra mquina trmica. Na expanso isotrmica de A para B, a energia interna do sistema permanece inalterada. Se, no lugar da mquina proposta, for construda uma mquina trmica que obedea ao ciclo de Carnot, ser violada a segunda lei da termodinmica. Conceitualmente, as mquinas trmicas no consomem energia pois absorvem e depois devolvem a mesma quantidade de energia, razo por que contribuem para o aumento da entropia do universo.
6

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM

A tenso que chega a uma residncia expressa em volts e depende do tempo, de acordo com a funo u(t) = 308sen[120Bt + B/2], em que t corresponde ao tempo, medido em segundos. Nessa residncia, utilizam-se dez lmpadas de 22 W cada uma, um chuveiro de 3.300 W, um ferro eltrico de 1.100 W, uma geladeira de 55 W, uma TV de 55 W e um disjuntor de 20 A, para a proteo da instalao. A partir dessa situao, julgue os itens subsecutivos, considerando que 1,4 seja o valor aproximado para 21/2.
79

Se for utilizado um ampermetro para medir a corrente no circuito que alimenta a TV, o instrumento indicar um valor superior a 240 mA quando o aparelho televisor estiver ligado. Caso sejam ligados simultaneamente o chuveiro, a TV e duas lmpadas, ocorrer o desarme do disjuntor. A corrente no ferro eltrico apresenta picos superiores a 6,0 A.

Ainda no contexto do acidente anteriormente mencionado, considere que 1,0 105 mol de H2SO4 tenham atingido um lago com volume de gua igual a 1,0 109 L e que esse cido tenha se distribudo rapidamente por toda extenso do lago, formando uma soluo homognea. Considere, tambm, que, antes da contaminao, a gua do lago fosse neutra, que a autoprotlise da gua seja uma reao altamente endotrmica e que, a 25 C, o valor de sua constante seja igual a 1,0 1014. Com base nessas informaes e desprezando os desvios de idealidade e a ocorrncia de reaes paralelas s de ionizao do cido e de autoprotlise da gua, julgue os itens a seguir.
89

80

Espera-se que uma frao menor das molculas de H2SO4 sofra a segunda ionizao aps o tratamento da gua contaminada do lago com um composto qumico bsico. Caso o acidente em questo tenha ocorrido em um dia frio, com a temperatura da gua a 5 C, correto concluir que, no instante imediatamente anterior ao derramamento, o pH da gua do lago era superior a 7,0. Considerando-se que a primeira ionizao do H2SO4 seja praticamente completa e a segunda, parcial, correto concluir que o pH da gua do lago, aps a contaminao pelo cido, atinge valor inferior a 4,0.

90

81

Duas fontes luminosas y1(t) e y2(t) que projetam luz so representadas, respectivamente, pelas funes y1(t) = 0,04sen[Tt] e y2(t) = 0,04sen[Tt + 3B/2]. Com base nessa informao, sabendo que as grandezas fsicas so medidas em unidades do Sistema Internacional de Medidas e considerando que 1,4 seja o valor aproximado para 2, julgue os prximos itens.
82

91

As ondas y1(t) e y2(t) possuem a mesma frequncia e a mesma velocidade de propagao. Ao se propagarem em um meio com ndice de refrao igual a 4 , as ondas representadas pelas funes y1(t) e y2(t) mudam a 3 3 velocidade de propagao, nesse meio, para da velocidade 4 de propagao dessas ondas no vcuo. A onda resultante da interferncia de y1(t) e y2(t) tem amplitude maior que 5,5 cm e diferena de fase igual a B/4 radianos. A propagao de ondas harmnicas em determinado meio pode produzir uma regio de interferncia destrutiva, sendo nula a energia obtida dessas ondas.

RASCUNHO

83

84

85

Texto para os itens de 86 a 91 Dez mil litros de uma soluo aquosa de cido sulfrico (H2SO4) vazaram de um caminho-tanque e o corpo de bombeiros foi acionado para neutralizar o cido com CaO. Considerando a situao hipottica descrita no texto e sabendo que a soluo apresentava densidade igual a 1,89 g/mL e concentrao igual a 98% massa/massa, julgue os itens que se seguem.
86

A equao balanceada que representa a reao de neutralizao do H2SO4 pelo CaO H2SO4 + CaO 6 CaSO4 + H2O. A quantidade de matria de H2SO4 derramada superior a 190.000 mol. O xido de clcio (CaO) um xido cido.
7

87

88

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM

Com relao ao decaimento radioativo e s radiaes alfa, beta e gama emitidas pelos elementos radioativos, julgue os itens subsequentes.
98

Considerando a figura acima, que representa, no plano, a estrutura tridimensional da molcula de H2SO4, julgue os prximos itens.
92

De acordo com a teoria da repulso dos pares eletrnicos, o ngulo formado entre as ligaes covalentes que cada tomo de oxignio dos grupos OH da molcula de H2SO4 estabelece com os tomos de H e S igual a 180 graus. De acordo com a teoria da ligao de valncia, para se estabelecerem as ligaes qumicas representadas na estrutura acima, o tomo de enxofre sofre expanso da camada de valncia, sendo, para isso, necessria a utilizao de orbitais 3d.

Considere que um bombeiro esteja trabalhando na evacuao de rea onde se localize uma fonte pontual de radiao que irradie igualmente em todas as direes. Nessa situao, desprezando-se a interao da radiao com o ar atmosfrico, se o bombeiro estiver a 10 km da fonte, a intensidade da radiao que o atingir ser igual a um quarto da intensidade que o atingiria caso ele estivesse a 5 km da fonte. A massa m de um istopo radioativo que continua ativa em um instante t pode ser determinada pela expresso m = m0ekt, em que k a constante de decaimento radioativo, caracterstica do istopo, e m0, a massa ativa do istopo no instante t = 0. A emisso de uma partcula alfa e de uma partcula gama pelo istopo trio-230 (Th-230) implica a formao do istopo frncio-226 (Fr-226). A radiao alfa mais penetrante que a beta e a gama e somente pode ser bloqueada por meio de materiais de elevada densidade, como, por exemplo, o chumbo.

99

93

100

101

RASCUNHO

Na maior parte das usinas nucleares, utiliza-se a fisso do urnio-235 (U-235) como fonte de energia. Em tal processo, um tomo de U-235 bombardeado com um nutron, o que causa a sua fisso e gera um tomo de criptnio-92 (Kr-92) e um tomo de brio-141 (Ba-141), conforme ilustra a figura acima. Durante a fisso, ocorre tambm a emisso de trs nutrons, o que, por sua vez, pode desencadear a fisso de outros tomos de U-235 e gerar uma reao em cadeia. Tendo como referncia as informaes acima e sabendo que a energia gerada pela fisso de 1 g de U-235 de 8,0 1010 J, julgue os itens que se seguem, a respeito do processo de fisso apresentado e dos elementos que dele participam.
94

A energia gerada pela fisso de um nico grama de U-235 suficiente para manter acesa por mais de 10.000 dias uma lmpada de 100 W. Um tomo de urnio, em seu estado fundamental, apresenta quatro eltrons desemparelhados. A primeira energia de ionizao de um tomo neutro de brio superior de um tomo neutro de criptnio. O conceito de tomo nuclear, que diz respeito estrutura constituda de um ncleo denso carregado positivamente e de uma regio externa, pouco densa, na qual se localizam os eltrons, foi desenvolvido por Thomson, com base em experimentos com raios catdicos.
8

95

96

97

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM

Nos acidentes automobilsticos, a exploso do tanque de combustvel constitui perigo adicional integridade fsica do condutor. Em regra, a exploso causada pelo contato do combustvel com fascas geradas no impacto. A grande quantidade de calor liberada origina-se do processo de queima do combustvel. A ttulo de exemplo, a equao a seguir representa a combusto completa do etanol a 25 C e 1 bar. C2H6O(R) + 3O2(g) 6 2CO2(g) + 3H2O(R) + calor Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem, considerando que os gases envolvidos na combusto apresentem comportamento ideal; que a constante universal dos gases seja 0,083 bar@L@mol1@K1; e que a entalpia padro de formao do C2H6O(R), a do CO2(g) e a da H2O(R), a 25 C, sejam iguais a 278 kJ/mol, 394 kJ/mol e 286 kJ/mol, respectivamente.
102

A maior parte do cloro utilizado na fabricao do PVC produzido a partir da hidrlise de uma soluo aquosa de NaCR. Alm do CR2(g), so obtidos, por meio desse processo, NaOH(aq) e H2(g), importantes insumos utilizados na indstria. A equao I, a seguir, descreve a reao envolvida no referido processo. (I) 2NaCR(aq) + 2H2O(R) 6 CR2(g) + 2NaOH(aq) + H2(g) Com base nessas informaes, considerando os potenciais eltricos padro (Eo), a 25 C, apresentados nas equaes II e III, a seguir, e sabendo que a constante de Faraday igual a 96.500 C/mol, julgue o prximo item.
reao (II) CR2(g) + 2e 2CR(aq) (III) 2H2O(R) + 2e H2(g) + 2OH (aq)

potencial eltrico padro (Eo) +1,36 V -0,83 V

110

Medido presso de 1 bar e temperatura de 300 K, o volume de CO2(g) gerado a partir da queima completa de 9.200 g de etanol superior a 1,0 10 L.
4

O potencial eltrico padro da reao indicada na equao I igual a 0,53 V, o que significa que, para a reao ocorrer, nas condies em questo, deve ser aplicado potencial eltrico maior que 0,53 V.

RASCUNHO

103

Por reduzir a energia de ativao da reao de combusto, a fasca gerada em consequncia do impacto pode deflagrar a exploso do tanque de combustvel.

104

Na queima de 1 mol de etanol, em determinado local, presso de 1 bar e temperatura de 25 C, o calor gerado superior variao de energia interna.

105

A queima de 1 mol de etanol presso de 1 bar e temperatura de 25 C libera mais de 1,0 kJ de calor.

Por ser no inflamvel, o policloreto de vinila (PVC), cujo monmero o cloroeteno ou cloreto de vinila, bastante empregado no isolamento e na proteo de cabos eltricos. Esse polmero produzido a partir de uma srie de reaes qumicas que tm o CR2 e o etileno (eteno) como matrias-primas. Considerando essas informaes, julgue os itens a seguir.
106

O produto da reao de adio de CR2 ao eteno o 1,2-dicloroetano, que, por meio de uma reao de desidroalogenao, gera o cloreto de vinila.

107

O cloreto de vinila possui ponto de ebulio e solubilidade em gua maiores que os do eteno.

108

O etileno pode ser obtido a partir do craqueamento do petrleo ou das reaes de desidrogenao do etano e de desidratao do etanol.

109

Todos os tomos da molcula do monmero cloreto de vinila se encontram em um mesmo plano.

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM

Acerca do que dispe o Estatuto dos Bombeiros-Militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, julgue os itens a seguir.
111

Com relao aos militares do CBMDF, julgue os itens a seguir luz da Lei n. 12.086/2009.
116

Aspirante a oficial considerado presumivelmente incapaz de permanecer bombeiro-militar da ativa deve ser submetido a conselho de justificao.

O efetivo do CBMDF estabelecido por lei; portanto, por serem equiparados aos oficiais subalternos, os aspirantes a oficial so considerados no limite do efetivo fixado na lei. Independentemente da existncia de vaga, o aspirante a oficial do CBMDF ser promovido ao posto de segundo-tenente, na primeira promoo que vier a ocorrer, aps o cumprimento dos requisitos na graduao.

117

112

Aos bombeiros-militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) vedado manifestar-se coletivamente sobre atos de superiores, mas no, sobre posies de carter reivindicatrio.

No que concerne organizao bsica do CBMDF, julgue os itens que se seguem.


113

No que se refere aos deputados distritais, organizao administrativa do Distrito Federal (DF), ao processo legislativo e administrao pblica, julgue os itens subsequentes luz da Lei Orgnica do DF.
118

Compete ao Centro de Inteligncia do CBMDF promover o fortalecimento do moral, da coeso e do esprito da tropa.
119

Para a contratao de obra ou servio pblicos, necessria a aprovao prvia do respectivo projeto, sob pena de o ato de contratao ser considerado nulo. A extino de regio administrativa no DF est condicionada aprovao de lei, que deve ser proposta pelo respectivo conselho de representantes comunitrios. Aps a diplomao, deputado distrital s pode ser preso em flagrante de crime inafianvel.

114

A Academia de Bombeiro Militar rgo de apoio do CBMDF.

115

So atribuies do comandante-geral do CBMDF demitir oficiais e excluir praas do CBMDF.

120

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

10

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

A exemplo do que se verificou por meio de recente pesquisa realizada em cidade do entorno do Distrito Federal, em vrias outras cidades dessa regio, flagrante o descaso das autoridades com o meio ambiente, o que, em aproximadamente vinte anos, poder tornar invivel a permanncia das populaes nessas cidades. O crescimento urbano desordenado, sem o necessrio investimento em infraestrutura, elemento recorrente em regies prximas a grandes centros populacionais. O descaso com a infraestrutura se reflete, principalmente, no tratamento de esgotos, os quais, na maioria dos casos, quando no correm a cu aberto, so despejados em fossas improvisadas, podendo contaminar o lenol fretico base da rede de distribuio de gua. O Brasil se urbanizou com extrema rapidez especialmente a partir da Era Vargas e da Segunda Guerra Mundial, encerrada em 1945, quando deixou para trs quatro sculos e meio de uma economia essencialmente agrria e de uma sociedade flagrantemente rural.

Considerando que os fragmentos de texto acima tm carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema. URBANIZAO E DEGRADAO AMBIENTAL: A EXPERINCIA BRASILEIRA Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

< < <

o processo de urbanizao no Brasil; a falta de coincidncia entre crescimento e desenvolvimento; saneamento bsico precrio e degradao ambiental.

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

11

||CFOBM11_001_01N241779||

CESPE/UnB CFO BM

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares (CFO BM)

12

Vous aimerez peut-être aussi