Vous êtes sur la page 1sur 3

CONTRATO PARTICULAR DE LOCAO DE IMVEL COMERCIAL

Os signatrios abaixo, que contratam nas qualidades indicadas neste instrumento, tem entre si, ajustada a presente locao, mediante as clusulas e condies seguintes: PRIMEIRA: DO LOCADOR: RENIVAN ALVES DA SILVA, brasileiro, casado, comerciante, portador do CPF N 116.300.998-99 e da Carteira de Identidade N 22071855-6 SSP/SP, residente e domiciliado na AV. MARECHAL RONDON, 1897, CENTRO, nesta cidade e Comarca de PIMENTA BUENO, Estado do RONDONIA, proprietrio do imvel descrito na clusula quarta; SEGUNDA: DA LOCATRIA: DILSON JERONIMO DA SILVA, brasileiro, comerciante, residente e domiciliado em Cacoal, estado de Rondnia, sito a Rua Clodoaldo Nunes de Almeida, 1600, bairro jardim bandeirantes, inscrito no CPF N 644.301.382-49, e o Sr. Nei Zigomar Luzardo, brasileiro, comerciante, residente e domiciliado em Cacoal, Rondnia, sito a Rua 15 de novembro, 2061, inscrito no CPF N 069.916.611-04. TERCEIRA: DO FIADOR: Suprimida QUARTA: OBJETO DE LOCAO:

Um galpo comercial situado na Av. Marechal Rondon, 1897, Pimenta Bueno RO; Uma guilhotina Newton capacidade 5x2050; Uma calandra cap. mod. 2/2 n 1173; Um torno nardini 300 I I; Uma viradeira IMAG Sem Numero; Duas maquinas de solda Bambozzi 400 amp.; Uma maquina de solda Bambozzi com defeito 400 amp.; Um esmeril pequeno.

QUINTA: DO PRAZO DE LOCAO: O prazo de locao ser de 12 (doze) meses, a partir de 01 de Junho de 2011, expirando em 31 de Maio de 2012, data em que a LOCATRIA se obriga a restituir o imvel completamente desocupado, independente de notificao ou interpelao judicial ressalvado a hiptese de prorrogao deste contrato, que se far atravs de instrumento escrito e acordado entre as partes. SEXTA: DO VALOR MENSAL DA LOCAO: O valor mensal da locao e de R$ 1.750,00 (hum mil e setecentos e cinqenta reais) ate a data 31 de dezembro de 2011 e a partir da data 01 de janeiro de 2012 de R$ 1.950,00 (hum mil novecentos e cinqenta reais) ate a data 31 de maio de 2012, que o LOCATRIO se compromete a pagar at o dia 05 do ms subseqente ao vencido.

STIMA: DOS TRIBUTOS E DEMAIS ENCARGOS: Obriga-se a locatria alm do pagamento do aluguel, ao pagamento por sua conta exclusivo do consumo de energia eltrica, gua e demais taxas a elas incorporadas por fora de lei no perodo de vigncia deste contrato ou enquanto permanecer a locao do imvel pelo locatrio.
O locatrio obriga-se ainda a: a) Manter o objeto da locao no perfeito estado de conservao e limpeza, para assim retribuir ao locador, no trmino deste contrato, correndo por sua conta exclusiva as despesas necessrias para esta finalidade, notadamente, as que se referem a pinturas, portas comuns, fechaduras, trincos, puxadores, vitrais, lustres, instalaes eltricas, torneiras, aparelhos sanitrios e quaisquer outros; b) No fazer instalao, adaptao, obra ou benfeitoria, inclusive colocao de luminosos, placa e letreiros sem a prvia autorizao do locador ou seu representante legal; c) No transferir este contrato, no sublocar, no ceder ou emprestar sob qualquer pretexto e de igual forma alterar a destinao da locao, no constitudo no decurso do tempo, por si s, na demora do locador reprimir a infrao, assentimento mesma; d) Encaminhar ao locador todas as notificaes, avisos ou intimaes dos poderes pblicos que forem entregues no imvel, sob pena de responder pelas multas, juros, correo monetria e demais penalidades decorrentes no atraso do pagamento ou em atender o cumprimento de determinaes de tais poderes; e) Facultar ao locador ou a seus representantes legais, examinar ou vistoriar o imvel sempre que for para tanto solicitado, bem como no caso do imvel ser colocado venda, permitir que os interessados o visitem; OITAVA: DA VENDA DO IMVEL: Na hiptese da letra e da clusula stima, sendo o imvel colocado venda, obriga-se o locador a dar preferncia nas mesmas condies de preos e prazos compra do imvel pelo locatrio estabelecido no local; NONA: DO IMPOSTO PREDIAL: As partes ajustam que o pagamento do Imposto Predial do imvel locado, ficar a cargo do locador, durante o perodo de locao. DCIMA: DA RESCISO CONTRATUAL: As partes ajustam que a infrao das obrigaes consignadas na clusula stima, sem prejuzo de qualquer outra prevista em Lei, por parte da locatria, ser considerado motivos de resciso contratual, bem como o mesmo poder ser rescindido a qualquer tempo, no dispensado a multa contratual de 03 (tres) meses acumulado do valor do aluguel sendo pago de imediato, devendo a parte interessada manifeste a outra por escrito; Pargrafo nico: Caso o objeto de locao vier a ser desapropriado pelos poderes pblicos, o presente contrato, bem como o locador, exonerado de todas e quaisquer responsabilidades decorrentes.

DCIMA PRIMEIRA: DA INDENIZAO E DIREITO DE RETENO: Toda e qualquer benfeitoria (obras) Autorizada pelo locador, ainda que til e necessria, ficar automaticamente incorporada ao imvel, podendo a locatria pretender qualquer indenizao ou ressarcimento, bem como argir direito de reteno pelas mesmas. DCIMA SEGUNDA: DAS VANTAGENS LEGAIS SUPERVINIENTES: A locao est sempre sujeita ao regime do Cdigo Civil Brasileiro e a Lei N 8.245 de 18/01/1991, ficando assegurado ao locador todos os direitos e vantagens conferidas pela legislao que vier a ser promulgada durante a locao. DCIMA TERCEIRA: DO REAJUSTE: O aluguel pactuado na clausula sexta sofrera reajustes anuais com variao do ndice geral de preos divulgado pela Fundao Getulio Vargas (IGP-FGV) ou outro que porventura venha substitu-lo. DCIMA QUARTA: DAS GARANTIAS: Em garantia do fiel cumprimento de cada uma das obrigaes assumidas neste contrato, e, especialmente do pagamento dos aluguis, assina o presente instrumento, na qualidade de fiador, anteriormente qualificado e principal pagador do locatrio, obrigando-se solidariamente, ao disposto no Artigo 1.491 do Cdigo Civil, sendo que tal responsabilidade perdurar at a entrega efetiva e real das chaves do imvel, inclusive ocorrendo a hiptese prevista no pargrafo nico da clusula dcima e, extensiva a toda e qualquer modificao na locao resultante da aplicao do texto legal, o acordo entre as partes. a) O fiador declara, expressamente, reconhecer que sua responsabilidade que perdurar at a entrega das chaves, renunciando, desta parte, a faculdade contida no Artigo 1.500 do Cdigo Civil;

b) No caso de morte, falncia ou insolvncia do fiador, obriga-se o locatrio a dar substituta idnea, a juzo do locador dentro de 30 (trinta) dias sob pena de incorrer em grave infrao contratual com o conseqente despejo. DCIMA QUINTA: DO PRAZO PARA OS PAGAMENTOS: Fica convencionado que o locatrio dever fazer o pagamento dos aluguis mensais pontualmente at o 10 dia de cada ms, ficando esclarecido que, passado esse prazo estar sujeito as penas de mora impostas neste contrato, ficando ainda convencionado que o locador poder confiar o(s) recibo(s) de aluguis e encargos de locao para cobrana bancria com autorizao de protesto e ou atravs de advogado de sua confiana em caso de inadimplncia, respondendo o locatrio tambm pelos honorrios do advogado, mesmo que a cobrana seja realizada extra-judicialmente, sendo que, no caso de cobrana judicial, pagar tambm o locatrio as custas decorrentes do processo judicial. Pargrafo nico: Em caso de mora no pagamento dos aluguis e encargos previstos no presente contrato, ficar o locatrio obrigado ao pagamento do principal, acrescidos de juros de mora mensal de 1,0% (um por cento), e correo monetria na forma da Lei, sem prejuzo dos demais acrscimos e penalidades previstas nas clusulas deste instrumento. DCIMA SEXTA: DA CLUSULA PENAL: O locador e a locatria obrigam-se a respeitar o presente contrato em sua totalidade e condies, incorrendo a parte que infringir qualquer dos dispositivos contratuais ou legais na multa de 01 (um) aluguel atualizados, que ser pago integralmente, qualquer que seja o tempo contratual decorrido, inclusive se verificada a prorrogao da vigncia da locao. O pagamento da multa no obsta a resciso do contrato pela parte inocente, caso lhe convier. Pargrafo nico: Fica estipulado entre as partes contratantes que o valor da clusula penal ser reajustada toda vez que ocorrer alterao do valor do aluguel, respeitando sempre a proporcionalidade do reajuste que ser automtico, bem como seu pagamento no exime, no caso de resciso, a obrigao do pagamento dos aluguis e danos causados no imvel locado. As partes contratantes, elegem o Foro da situao do imvel, renunciando a outro por mais privilegiado que seja, para dirimir as dvidas ou litgios oriundos do presente contrato. E por estarem assim justos e contratados, as partes mandaram digitar o presente instrumento em (02) vias de igual teor e ordem, que assinam na presena das testemunhas igualmente abaixo assinadas. CACOAL/RO, 01 de JUNHO de 2011 ___________________________________ RENIVAN ALVES DA SILVA
LOCADOR

________________________________________ DILSON JERONIMO SILVA


LOCATARIO

___________________________________ NEI ZIGOMAR LUZARDO


LOCATARIO TESTEMUNHAS: _________________________________________ _________________________________________

_________________________________________

___________________________________________

Vous aimerez peut-être aussi