Vous êtes sur la page 1sur 1

ELEMENTO QUMICO

BORO
A seo Elemento qumico traz informaes cientficas e tecnolgicas sobre as diferentes formas sob as quais os elementos qumicos se manifestam na natureza e sua importncia na histria da humanidade, destacando seu papel no contexto de nosso pas.
Eduardo Motta Alves Peixoto

Boro, nome dado devido a um dos seus sais, brax, tetraborato de sdio, Na2B4O7. A descoberta do boro em 1808 atribuda a Joseph-Louis Gay-Lussac e a Louis Jacques Thnard. Foi obtido pela reao do potssio com o xido de boro, a quente, isto , K + B2O3. No entanto, na mesma poca, Humphry Davy parece ter obtido boro por eletrlise do cido brico e, pouco depois, tambm obteve o boro usando o mesmo mtodo empregado por Gay-Lussac e Thnard. Por mais de cem anos o boro foi tido como um metal de cor marrom. No entanto, quando se conseguiu purific-lo, mostrou-se que a sua cor pretolustrosa. O boro constitui 0,001% da crosta terrestre. A massa molar do boro 10,811(5) g/mol. A impreciso na massa grande porque a abundncia relativa de seus istopos varia na natureza. Alm do mais, o boro apresenta-se sob diversas variedades alotrpicas. Tem uma dureza muito alta, 9,3 Mohs, isto , pouco menor que a do carborundo (SiC), 9,5 Mohs. Apesar de ser muito duro, o boro puro um material quebradio. O istopo mais leve do boro (10B) tem uma grande seo de choque para neutrons trmicos; por esta razo, alguns dos compostos de boro encontram uso como blindagem contra nutrons. Ele um semicondutor, isto , a alta temperatura ele conduz eletricidade como um metal, mas quase isolante a baixa temperatura. Usa-se na indstria eletrnica para dopar (isto , misturar pequenas quantidades de um material dentro de outro) silcio e germnio, controlando assim a condutividade desses materiais. Derivados de boro tm uma enorme variedade de aplicaes na indstria: fabrico de tecidos e madeiras a prova de fogo, vidros especiais como o pyrex, cermicas, antissptico e germicida suaves. Seus derivados mais conhecidos so o brax e o cido brico. No ocidente, at o sculo XVIII, todo o brax conhecido vinha da ndia ou do Tibete. Na realidade, at ento no se tinha noo exata nem da natureza nem da origem daquele produto cristalino (brax) que chegava Europa. Nem mesmo se sabia se ele era natural ou sinttico. O cido brico em soluo comumente empregado na lavagem dos olhos quando se requer o uso de um desinfetante suave. Essa soluo, conhecida como gua boricada, pode ser adquirida nas farmcias. Se voc for fazer uma soluo de cido brico no use brax! Ele alcalino e poder danificar seriamente seus olhos. Tanto o cido brico como o brax . encontram um curioso uso caseiro. Ambos so empregados para combater as baratas. Neste caso mistura-se um deles

Nmero atmico Massas molares e istopos naturais Abundncia Ponto de ebulio Ponto de fuso

Z=5 B = 10,0129369(3) g/mol 11 B = 11,0093054(4) g/mol 10 B: 19,2(2)%; 11B: 80,1(2)% 3 658 C 2 300 C
10

a algum alimento que atraia as baratas. A ao do cido brico ou do brax como baraticida, apesar de lenta, bastante eficaz. Apesar da baixa toxicidade desses compostos, eles de alguma forma inibem a funo intestinal da barata, 39 levando-a morte. O boro forma uma classe de compostos chamados de boretos: eles normalmente tm um ponto de fuso mais alto do que o do metal que faz parte do boreto. Alguns esto entre os materiais mais duros e mais resistentes ao calor; por exemplo, o boreto de alumnio, AlB12. O nitreto de boro, BN, outro interessante composto do boro; semelhana do carbono, o BN existe em duas variedades alotrpicas: uma com a estrutura cristalina em camadas, semelhante a do grafite, e outra cuja estrutura cristalina cbica, semelhante a do diamente e conhecido como borazon. O borazon resiste a temperaturas extremamente altas e um material de alta dureza. Com o hidrognio, o boro forma compostos interessantssimos, connecidos como boranos. O mais simples deles o B2H6. Os boranos tm uma estrutura molecular muito especial: alguns tomos de boro ou de hidrognio cercados ou ligados por mais tomos do que se pode explicar com a teoria de que uma ligao qumica formada por um par de eltrons. Assim, introduziu-se o conceito de uma ligao qumica formada por um par de eltrons no mais entre dois tomos, mas sim compartilhado por trs tomos (ligao do tipo trs-centros). Sabe-se hoje em dia que o boro um elemento essencial para o crescimento de certas plantas e portanto tambm para a vida animal; algumas apresentam doenas caractersticas da deficincia de traos de boro no solo. No entanto, um excesso de borato age como herbicida inespecfico. Vemos assim que a qumica e a indstria do boro que at alguns poucos anos atrs pouca ou nenhuma importncia tinha, tem hoje um grande interesse cientfico e tecnolgico. Mesmo assim, h quase 190 anos de sua descoberta... e o boro ainda no fabricado Brasil.
Eduardo Motta Alves Peixoto bacharel em qumica pela FFCL-USP e doutor pela Universidade de Indiana, EUA. Professor associado no Instituto de Qumica da USP, So Paulo - SP.

QUMICA NOVA NA ESCOLA Elemento Qumico N 4, NOVEMBRO 1996

Vous aimerez peut-être aussi