Vous êtes sur la page 1sur 25

Um conto de meia noite

Julio A. Sinara
Captulo I Encontro marcado

Os times de engenharia e arquitetura disputavam a final do campeonato de basquete da liga universitria. As improvisadas arquibancadas do ginsio estavam repletas de ferventes torcedores, que gritavam sem cessar incentivando as respectivas equipes. As moas da enfermaria torciam pelos engenheiros, enquanto as do servio social pelos arquitetos. Danavam enfeitadas com roupas coladas ao corpo e bandeiras com as cores dos times. . Ricardo e Fernando jogavam pelos engenheiros. Conheciam-se h muitos anos e tinham lances estudados que sempre deram excelentes resultados. A altura de ambos era aproximadamente de um metro e noventa centmetros, magros e corpos atlticos. Ricardo se caracterizava pela pele morena enquanto Fernando assemelha um prussiano pelo branco e loiro. Faltando somente quatro segundos para o encerramento, os engenheiros perdiam pela diferena mnima de 1 ponto, 95 a 94. Nesse momento a bola estava com Ricardo, este observou que o companheiro ingressava no campo inimigo e fez um passe areo, em seguida correu at a rea, mas foi bloqueado. Fez um drible, conseguiu enganar os adversrios, pegou a bola de volta e quase sem olhar, a lanou no pequeno aro que se encontrava a vrios metros de distncia. Um grito de entusiasmo escapou de forma espontnea dos torcedores. As moas agitavam as bandeiras e gritavam de alegria. 95 a 96 os engenheiros passavam na frente, nesse momento se escutou o apito final. ----- Engenheiros campees da temporada universitria...!!!! O ato de premiao deu por encerrado o ano esportivo. No vestirio antes de tomar uma reconfortante ducha, Ricardo e Fernando conversavam alegremente: ---- Que jogo disputado! No foi fcil ganhar esta ltima partida----- Dizia Ricardo. ----- Um pontinho fez a maior diferena. 95 a 96 foi incrvel! ----- Comentava Fernando. ----- Quando temos a prova de matemtica? ----- Amanha na primeira hora ----- Que droga, com este negcio do basquete no consegui estudar absolutamente nada. ----- Nos empolgamos demais com este ltimo jogo. ----- Preciso estudar hoje de tarde para esclarecer vrias dvidas. ----- Podemos estudar juntos ----- Props Fernando ----- Podemos, mas no ser na minha casa. ----- Qual o problema? ----- Tu conheces meus irmos pequenos, eles enchem o saco o dia todo. impossvel concentrar-se, com essas pimentinhas por perto. ----- Podemos faz-lo na minha. ----- Tenho um lugar especial que me proporciona total concentrao.

----- Que lugar esse? ----- O cemitrio. ----- Voc est louco! ----- Conhece o cemitrio que fica perto da minha casa? Nesse lugar costumo estudar quando tenho prova. ----- Voc estuda com os mortos? Huaaaauuuuuuuuuu!!!!! ----- No interior existem pequenas praas. um lugar especial para quem procura tranqilidade e pouco barulho ----- Tem mesas tambm? ----- H, h, h, h. Mesas e bancos para voc e os espritos que nos vo acompanhar ----- Nunca aconteceu alguma coisa estranha? ----- Nada grave. Em vrias oportunidades transei com algumas das garotas mortas, s isso. ----- Tarado! Aconteceu alguma coisa? Sim ou no? ----- Claro que no, os mortos so pacficos. Ao final, vai ou no vai? ----- A que horas nos encontramos? ----- A partir das duas horas na Praa das Lembranas, fica a direita da entrada principal. ----- Ta marcado, nos vemos s duas horas.

Captulo II A comitiva

Depois de um rpido almoo Ricardo abasteceu a mochila com os materiais que precisava para estudar. Colocou capacete e luvas, montou a velha moto Suzuki, e se dirigiu ao destino previamente escolhido. Estacionou o veculo na entrada do recinto e caminhou at a Praa das Lembranas. Nesse lugar tirou o laptop, cadernos, calculadora e lpis. A rea era muito agradvel. Frondosas rvores brindavam proteo do sol, que nessa hora iluminava com fora. Vrias fontes orladas com pequenas esttuas de crianas lanavam gua proporcionando uma suave brisa. ******* Na parada Fernando esperava o nibus que o levaria at o cemitrio. Depois de alguns minutos pegou a conduo desejada. Os passageiros eram relativamente poucos, mas todos reclamavam da impercia do motorista. Constantemente entrava em competio com outros veculos de forma imprudente. Na sinaleira a luz indicava preferncia aos pedestres. Muitas pessoas cruzavam pela faixa demarcada, quando o nibus em alta velocidade, avanou o sinal arremessando corpos em diversas direes. A louca corrida terminou, ao impactar num poste de iluminao pblica. Os para-mdicos tiveram bastante trabalho para retirar as vtimas que ficaram presas entre as ferragens. As ambulncias transportaram os acidentados a centros hospitalares. Entre eles se encontrava Fernando. ******* Depois de duas horas de intenso trabalho, Ricardo pensou que seu amigo no viria. ----- Ele realmente tem medo deste lugar ----- Comentou para si mesmo. Procurou na mochila o celular para entrar em contato, mas este estava sem carga. Aps algum tempo, a concentrao estava voltada exclusivamente no computador. Atravs do teclado, conseguia uma constante e produtiva informao. Depois de algumas horas de intenso trabalho, as maiorias das incgnitas estavam elucidadas, s faltava fazer alguns exerccios para compreender totalmente a matria. Vrios sqitos de forma silenciosa cruzavam a pequena praa em direo s sepulturas. Cada vez que isto acontecia, instintivamente Ricardo observava s pessoas. Uma garota chamou sua ateno: magra, de cabelo curto e preto, quase de seu tamanho. Vestia uma cala jeans e tnis. Semelhava um garoto, mas os pequenos seios que apareciam no bluso, deixavam claro que era uma linda moa. Sua expresso refletia a dor pela perda de um ser querido. Quando seus olhares se cruzaram, Ricardo observou um belo rosto onde um pequeno nariz erguido, destacava-se dando um toque de elegncia as feies.

Olhos grandes e tristes, mesmo assim eles no perdiam a beleza. Tinha aproximadamente vinte anos. Nesse momento o principal objetivo era estudar, pois no dia seguinte precisava ser aprovado nessa matria, e receber finalmente a graduao de engenheiro. Por esse motivo, embora a garota chamasse sua ateno, no lhe deu importncia. Sem perder a concentrao, continuou respondendo as perguntas do gabarito, que se apresentava na tela do laptop. Algumas horas se passaram at que o cansao do jogo disputado durante a manh, e a temperatura que nesse momento era bastante alta, o venceram e pouco a pouco, seus olhos se fecharam at ficar totalmente adormecido.

Captulo III Uma noite diferente

Fernando abriu os olhos numa sala rodeado de pessoas desacordadas. Comprovou que seu corpo no apresentava nenhuma leso, tampouco sentia dor ou algum tipo de sintoma que o incomodasse. Caminhou livremente pelos corredores do hospital at encontrar a sada. A noite estava iluminada. A temperatura era amena e as pessoas pareciam contentes. ----- Que aconteceu com Ricardo? ---- Estaria ainda estudando no cemitrio? ----- Perguntou-se Ligou pelo celular, mas o telefone do amigo estava na caixa de mensagens, mesmo assim, enviou um SMS. A pesar que o relgio j ultrapassasse as 21 horas, decidiu visitar o local marcado para estudar. Ao chegar necrpole, encontrou a moto estacionada na entrada, o que indicava que Ricardo permanecia no interior, mas as portas estavam fechadas e ningum zelava a entrada. Sem saber o que fazer, comeou a circundar o muro que fechava o recinto, procurando outro meio de comunicao. Consultou seu celular para saber se tinha retorno, mas nada encontrou. ******* Quando Ricardo abriu os olhos na Praa das Lembranas, uma grande e redonda lua brilhava no cu. ----- O que aconteceu? O medo tomou conta dele ao encontrar-se ainda no cemitrio. Tinha que voltar para casa e abandonar esse lugar que de noite, lhe proporcionava arrepios. O relgio do computador marcava 21h30min Rapidamente colocou os pertences na mochila, e correu at a porta principal. Uma enorme grade freou seus mpetos. Bateu palmas, posteriormente gritou para chamar a ateno de algum guarda noturno, mas no teve resposta. Temeroso observou ao redor procurando uma sada, mas a terra dos mortos estava bem protegida. Um alto muro de pedras e grades evitava a entrada ou sada de qualquer ente vivo. Pensou em pedir ajuda pelo celular, mas lembrou-se que no tinha bateria. Depois de vrios minutos de indeciso, decidiu procurar uma alternativa diferente. Estava ciente que o cemitrio disponibilizava outros acesos, portanto existia a possibilidade de encontrar guardas ou grades menores nesses lugares, que lhe permitisse abandonar esse ttrico recinto. Com a mochila nas costas caminhou de forma decidida para o interior da terra dos defuntos. Depois de atravessar a Praa das Lembranas -----lugar onde

anteriormente tinha estudado----- adentrou-se num campo povoado por tumbas, lpidas e rvores. Uma linda lua cheia iluminava o caminho. ----- Que droga como fui to idiota! ----- Censurava-se em voz alta. No momento que percorria uma pequena senda de cho batido, escutou passos que rapidamente se aproximavam. Ficou paralisado. ----- Quem podia encontrar-se nesse lugar e nessa hora? Tranqilizou-se ao pensar que o zelador, escutou os gritos e vinha a socorr-lo. ----- E se fosse uma assombrao? ----- E se fossem assaltantes? Com estas incmodas perguntas circulando pela mente, esperou que o pior acontecesse. Os passos ecoavam no silncio da noite, cada vez mais fortes, cada vez mais prximos. A respirao se acelerou, os sentidos estavam a flor da pele. Ficou paralisado quando uma figura magra e alta apareceu detrs das pedras sepulcrais, gritando: ----- Espera por mim! Nesse momento a lua, foi ofuscada por algumas nuvens. Ricardo, ainda paralisado pelo medo, observou uma jovem que mal se definia nessa obscuridade. ----- Quem voc? ----- Meu nome Carolina. Voc o zelador? ----- Claro que no, fiquei preso neste lugar por casualidade. ----- Pensei que fosse o guarda ----- E voc o que est fazendo aqui? ----- Hoje enterramos um tio muito querido e perdi a noo do tempo. ----- Tentou entrar em contato na porta principal? ----- Claro que sim, mas ningum responde. Que aconteceu com voc? ----- Estava estudando e de um momento para outro adormeci. ----- Estudando no cemitrio? ----- Que tem de particular? ----- No comum, s isso. Novamente a lua iluminou o local. Nesse momento Ricardo reconheceu moa que observou durante a tarde. Esta situao o tranqilizou e lhe deu segurana. ----- Existe uma porta lateral que pode ter zelador noturno ---- Informou o jovem. ----- Vamos para l! ----- Respondeu Carolina com voz segura. Captulo IV A coisa se complica

Caminhando pela calada que rodeia o cemitrio, Fernando procurava um meio de comunicao que lhe permitisse conhecer o destino do amigo. ----- Para mim este cara sempre esteve morto, e agora no lhe permitem sair ---- Brincou consigo mesmo. Depois de caminhar vrias quadras, encontrou um porto abandonado. Olhou para o interior, mas todo parecia muito tranqilo. ----- E agora? ----- Perguntou-se. Indeciso permaneceu por alguns minutos junto grade. Pareceu-lhe escutar murmrio de vozes provenientes do interior. Sentiu frio na barriga. O medo parecia domin-lo. Era Ricardo ou os mortos estavam conversando? Embora o desejo de fugir fosse grande, permaneceu no local. ******* Enquanto caminhava, Ricardo escutava a verso completa da morte do tio de Carolina. Na verdade no prestava muita ateno, sua principal preocupao era sair desse sombrio lugar. A luz de uma lmpada amarela pendurada num poste de madeira, filtrava-se atravs das grades da enorme porta que fechava a entrada, mas o que chamou a ateno foi uma figura observando para o interior. ----- Tem gente! ----- Gritou Carolina ----- Menos mal ----- Comentou Ricardo. Correram at o porto pensando que finalmente poderiam sair, mas a surpresa foi grande ao encontrar Fernando, que bastante plido, os observava com os olhos fora das rbitas. ----- voc Ricardo? ----- Perguntou com voz trmula. ----- Esperava o Papai Noel? ----- Quem essa moa? ----- Carolina, ambos ficamos presos. ----- No tinham relgio? Estavam to distrados que perderam a noo do tempo? ------ Falou com tom malicioso. ----- Engraadinho! Voc o conhece?----- Perguntou Carolina ----- Somos colegas de curso. Havamos marcado um encontro para estudar, mas ele teve medo ----- Zombou Ricardo. ----- Tive um pequeno acidente! No fosse por isso, estaria igual a vocs, preso com os mortos! ----- Esteve na entrada principal? ----- Perguntou Carolina. ----- Estive, mas no encontrei ningum ----- Respondeu Fernando. ----- inadmissvel que no fique um zelador durante a noite! ----- Colocou bastante srio Ricardo. ----- Tem alguma idia? ----- Perguntou Fernando.

Depois de pensar alguns segundos, Ricardo passou umas chaves para o amigo, dizendo: ----- Pega a moto, d um pulo na delegacia de polcia e solicita que nos tirem daqui ----- Tudo bem, mas no vo embora sem mim!----- Brincou novamente Fernando. Depois de aproximadamente uma hora, escutaram o rugir da moto que retornava. ----- Que aconteceu? ----- Esses incompetentes no podem fazer nada ----- Como assim? ----- Perguntou Carolina. ----- O cemitrio pertence Prefeitura, por isso a polcia no tem jurisdio para arrebentar os cadeados. ----- Alguma outra soluo? ----- Perguntou Ricardo ----- Esperar at amanh ao pessoal que trabalha aqui ----- Que droga! ---- Exclamou Ricardo ----- No se preocupe amigo, voc est bem acompanhado e uma experincia amorosa no cemitrio, ser o trmino de um dia cheio de xitos. ----- Voc est doido! ----- Eu ficaria feliz de passar uma noite com essa garota ----- Brincou Fernando. Se o olhar de Carolina fosse um projtil, Fernando estaria morto. Ela no encontrava graa nas palavras de consolo manifestadas pelo jovem. ----- Podemos ficar conversando at a cavalaria chegar ----- Props Fernando. ----- Preciso retornar a minha casa! Devemos encontrar outra soluo! ----Reclamou Carolina. ----- Podemos procurar outra sada ----- Sugeriu Ricardo. ----- Podem contar comigo. Ficarei na entrada principal esperando por vocs, qualquer coisa que precisem e s gritar. Estas palavras tranqilizaram os jovens, o fato de saber que um amigo ficaria perto, proporcionava uma relativa segurana. ----- Fico agradecido Fernando, dentro de algumas horas nos vemos de novo ----- Manifestou um pouco mais calmo Ricardo. O ronco da moto se afastou deixando novamente um pesado silncio. ----- O cemitrio deve ter no mnimo quatro acessos. Podemos procurar pelos que ainda no conhecemos ----- Falou a jovem. ----- Temos que cruzar o lugar de lado a lado para verificar essa possibilidade ----- Vamos, no percamos tempo. Com passo decidido se internaram novamente entre as tumbas. Para fugir do medo, Ricardo comeou a assobiar uma popular melodia, enquanto Carolina

entoava a letra. A interpretao foi interrompida por um forte grito que provinha de entre as lpides. ----- Fiquem calados idiotas! Ficaram paralisados. Entre as criptas uma sombra se ergueu e ficou por alguns instantes olhando para eles. Posteriormente movimentando os braos, comeou a mancar em sua direo, arrastando um objeto similar a um cobertor. Atuando por reflexo, iniciaram uma veloz corrida sem destino. A lua que continuava iluminando o caminho, parecia uma forte aliada. Depois de correr por vrios minutos, observaram uma pequena luz que cintilava tenuemente. Com renovadas esperanas se dirigiram ao lugar, encontrando uma pequena guarita localizada numa porta secundria. Um velho com barba branca, usando um casaco preto, lia com ajuda de uma lupa, a folha de um antigo jornal. O recinto era iluminado por uma vela. Os problemas pareciam estar superados. O zelador deu um salto quando percebeu a chegada dos jovens. ----- Vocs querem matar-me! ----- Gritou com voz trmula. Com a respirao ainda ofegante, Ricardo falou para o velho: ----- Perdoe, mas estamos sendo perseguidos por um fantasma. ----- Ele apareceu entre as tumbas ----- Acrescentou Carolina. ----- Vocs esto drogados? Por onde entraram? ----- No usamos drogas ----- Ficamos presos por descuido, ignorava-mos a hora do fechamento -----. Falou a jovem. ----- Que juventude esta, que no respeita nem os mortos! ----- Manifestou bastante indignado o idoso. ----- Foi uma casualidade, agora queremos ir embora. Por favor, abra essa porta -----. Solicitou Ricardo. Um grito deixou gelado aos presentes: ----- Haaaaaaaaaaaa.....!!!!!!! Um homem magro e maltrapilho apareceu de improviso entre as sombras. ----- Para de gritar Jos! ----- Falou o velho ----- Este o fantasma que os perseguia? ----- Perguntou para os jovens. ----- Esse mesmo ----- Respondeu Carolina. ----- H, h, h. Este cara um vagabundo que gosta de dormir entre as tumbas, para evitar ser apanhado pelos colegas. ----- Grande susto nos fez passar ----- Comentou Ricardo um pouco mais tranqilo.

10

O desconhecido se acercou ao jovem dizendo: ----- Tem alguns trocados? Entre os bolsos, Ricardo encontrou algumas moedas e passou para o homem. Em seguida solicitou ao zelador: ----- Pode abrir a porta para ns, por favor? ----- Meu trabalho consiste em cuidar de noite o cemitrio. O chefe no permite que tenha chaves das entradas, pois o zelador anterior fazia comrcio com os defuntos. ----- Voc no tem chave? ----- Perguntou perplexo Ricardo ----- Eles abrem a porta de manh ----- No acredito! ----- Reclamou Carolina.

Captulo V A ltima alternativa

11

Aps estacionar a moto, Fernando se refugiou num pequeno arco formado pela arquitetura do prdio. Alguns minutos mais tarde dormia profundamente. A fadiga e os acontecimentos vivenciados durante o dia, o venceram. ******* Sentando-se em cima de uma tumba, Jos manifestou: ----- Existe uma sada no final do cemitrio, em algumas ocasies fica um guarda durante a noite, pode ser que agora se encontre trabalhando. ----- Voc est louco? Para chegar a esse lugar tem que atravessar o prdio ----- Manifestou o velho. ----- Qual o problema? ----- Perguntou Ricardo ----- Nesse prdio se encontra a maioria dos defuntos aqui sepultados. Fica fechado durante a noite. Para atravess-lo tem que subir quatro andares e descer pelo outro lado. ----- No existe uma passagem direta? ----- Perguntou Carolina. ----- Existe, mas como j manifestei, fica fechada durante a noite ----- Explicou o zelador. Ricardo observou a Carolina procurando uma deciso. Esta bastante confusa perguntou aos homens: ----- Tiveram alguma experincia sobrenatural? ----- H, h, h! ----- Riu o vagabundo ----- Todos os dias acontecem coisas estranhas neste lugar. Quem assegura que vocs no so seres do alm? O velho zelador movimentando a cabea falou: ----- O nico problema no ter uma lanterna, mas felizmente temos uma noite bastante iluminada. Com estas palavras ficaram mais tranqilos e pegando coragem do fundo de suas almas, decidiram empreender o trajeto que supostamente, os levaria at uma sada. ----- Adeus, e desejem-nos boa sorte ----- Se despediu Carolina. ----- Tchau ----- Falaram em coro os homens. Uma senda atravs de tumbas e criptas os levou at um enorme e sombrio edifcio. A arquitetura tipo barroco se fazia presente nos corrimos, como tambm nas enormes varandas que o percorriam de lado a lado, formando longos corredores. No trreo um enorme arco, agora fechado por grossas grades, permitia a passagem entre os jardins. Nos extremos nasciam duas escadas que permitiam o acesso aos andares superiores. Os jovens se olharam e fazendo um sinal de afirmao, iniciaram a subida.

12

Nos primeiros degraus, sentiram um forte cheiro de flores, quase desagradvel pela intensidade. Embora a noite fosse morna, o lugar encontravas-se frio. Instintivamente Carolina pegou a mo de Ricardo. O desejo de sair do cemitrio era mais forte que o medo e continuaram subindo. O corredor do segundo andar permanecia em penumbra. Observaram uma tenebrosa parede de lpides, nas quais se encontravam gravados os nomes e datas, que marcaram o incio e fim das pessoas ali sepultadas. Em algumas delas, fotos coladas em pequenos vidros pareciam observ-los. Em vrias oportunidades Ricardo teve a impresso que algumas destas imagens, lhe sorriam macabramente. No centro do edifcio, uma escada os levou at o terceiro andar. Uma grande quantidade de coroas e flores encontrava-se espalhadas pelo piso. Parecia que durante o dia, vrios defuntos foram sepultados nesse pavimento. Caminhando com bastante cuidado, no final do corredor, acharam a escada que lhes permitia continuar subindo. O quarto e ltimo andar no era diferente dos anteriores, mas o que chamou a ateno dos jovens, foi um suave murmuro proveniente das tumbas superiores, lembrava um pequeno motor funcionando. ----- Escutou esse barulho? ----- Perguntou Ricardo. ----- Claro que sim, parece que vem l de cima ----- Respondeu Carolina. ----- O que pode ser? ----- No tenho idia! Uma enorme coroa pendurada nessa rea chamou a ateno do jovem. ----- Me parece que vem dessa lpide ----- Esquece, continuemos caminhando! ----- Reclamou Carolina. Movido pela curiosidade no obedeceu amiga, e tirou a coroa do lugar. Um pequeno vaso de flores se despedaou no piso, causando uma fetidez insuportvel. Inesperadamente uma nuvem de morcegos voou sobre suas cabeas. Alguns deles colaram-se nas roupas. ----- Socorro!!!! ----- Gritou Carolina. Desesperadamente tentava afastar os morcegos, dando pulos e lanando palmadas nesses pequenos bichos que se prendiam no corpo. Ricardo pegou a mo da jovem e correram pelo corredor que atravessava o prdio, j no outro lado, procuraram a escada que lhes permitiu abandonar esse desagradvel pavimento. Sem parar de correr, iniciaram uma vertiginosa descida at chegar novamente ao cho. ----- Essa experincia foi horrvel! ----- Falou exausto Ricardo, enquanto sacudia as roupas. ----- Eu falei para no mexer, seu tolo!

13

----- H, h, h! Pelo menos descemos bastante rpido! ----- Verifica se tenho alguma coisa nas costas ----- Solicitou Carolina enquanto se virava. Ricardo afastou o cabelo e passou as mos pelos ombros da jovem. Um agradvel aroma o embargou, ficando impregnado com essa fragrncia. ----- Est tudo bem. Podemos continuar. Depois de alguns minutos observaram uma luz. Pouco a pouco um enorme porto de ferro apareceu. Parecia abandonado, o mato cobria parte da estrutura. Trepadeiras subiam atravs das grades. Os postes da rua iluminavam o lugar. Grande foi a decepo ao comprovar que essa sada tambm no tinha zelador noturno. ----- Estamos sem sorte ----- Exclamou Carolina. Ricardo tentou subir pelas enferrujadas grades, mas sem xito. Suas mos ficaram machucadas. ----- Que vamos fazer? ----- Perguntou Carolina ----- Temos que retornar ----- Manifestou em tom baixo ----- No me atrevo passar por esse prdio novamente. ----- Juntos enfrentaremos os problemas e vamos super-los ----- Exclamou com voz segura Ricardo, enquanto massageava as palmas das mos.

Captulo VI Uma viso desconcertante

14

O caminho de volta se tornou lento e nervoso, de vez em quando a luz da lua era coberta pelas nuvens, deixando em penumbras a estreita rua por onde caminhavam. Rajadas de vento anunciavam que pancadas de chuva se aproximavam. Carolina bastante insegura pegou o brao de Ricardo procurando proteo. A silhueta do prdio apareceu como um imenso gigante. As sombras das nuvens projetavam-se, semelhando enormes aranhas subindo pela fachada. Subitamente o trilar dos grilos parou, um silncio penetrante tomou conta do lugar. Uma estranha sensao percorreu o corpo de Ricardo, arrepiando seus cabelos. Nesse momento a silhueta de uma criana de aproximadamente quatro anos, cruzou o caminho. Duas tranas com laos brancos, pendiam da cabea. Um vestido da mesma cor assegurado cintura por um lao azul, era sua vestimenta. Ricardo surpreso falou para Carolina: ----- Olha uma criana! Carolina bastante preocupada exclamou: ----- Cuidado pode ser uma assombrao! ----- Acredito que no, era uma menina muito bonita. ----- Mesmo assim devemos ter cuidado! Apressaram o passo at chegar pequena rua por onde a criana entrou, mas nada encontraram. ----- melhor continuar nosso caminho ----- Insistiu Carolina. Um arrepio percorreu as costas de Ricardo, pela primeira vez sentiu-se observado, uma sensao estranha o incomodou. ----- Tudo bem, vamos entrar nesse desagradvel prdio novamente ----Exclamou. Quando se apoiaram nos corrimos da escada, eles pareciam midos. As palmas das mos ficaram gosmentas. As nuvens cobriram totalmente a lua tornando precria a viso. A subida foi lenta, no momento de alcanar o segundo andar, um objeto se prendeu numa das pernas do jovem. ----- Que droga! ----- Gritou. Instintivamente lanou uma palmada para livrar-se daquele desconhecido elemento. O chiar de um rato ecoou com fora, e posteriormente sua pequena silhueta se perdeu correndo pelo piso. ----- Bicho asqueroso! ----- Exclamou.

15

Carolina caminhava na borda da varanda evitando observar as lpidas que com o passar das nuvens, pareciam ter vidas. Inesperadamente observou no primeiro andar, a imagem da criana entre os tmulos. ----- A menina est l em baixo! ----- verdade, e est nos chamando! Ela fazia senhas para que fossem procur-la. Sorria e continuou nessa atitude por vrios segundos. ----- uma assombrao! ----- Manifestou bastante nervosa Carolina ----- Como assim? ----- Observa seus ps. Eles no tocam o cho! Ricardo aguou a vista e comprovou que as palavras da amiga, estavam certas. A criana mantinha-se flutuando a vrios centmetros do piso. ----- Vamos sair deste lugar! ----- E tomando a mo de Carolina, continuou procurando a escada que os levaria ao terceiro andar. O vento comeou a movimentar as flores e coroas que se encontravam penduradas nas tumbas. A lua foi ofuscada por uma espessa nuvem, obrigando-os a caminhar com mais lentido. Gritos de pavor foram lanados quando alguns pressionados pelo vento, caram sobre suas cabeas. ornamentos florais,

----- Cuidado! ----- Gritou Ricardo enquanto colocava os braos para protegerse. ----- Era s o que faltava! ----- Exclamou Carolina com os nervos a flor da pele. Respirando aceleradamente continuaram caminhando em uma obscuridade quase absoluta. Palpando as lpides, encontraram a escada, que os levaria ao quarto pavimento. Sem soltar a mo de Carolina, o jovem comentou: ----- Falta pouco, j estamos atravessando. ----- Vai devagar, no consigo ver nada ----- Falou a jovem. Guiados pelos corrimos se deslocavam lentamente pelo quarto andar, estavam cientes que encontrariam a sada no fim do corredor. Um pssaro o algo parecido bateu no rosto de Ricardo, este instintivamente soltou a mo de Carolina para proteger-se. Esta situao causou pnico na jovem que gritou angustiada ao sentir-se desamparada. ----- No me deixe sozinha! No vejo absolutamente nada! ----- Calma, estou aqui ----- Falou Ricardo. Voltando a pegar sua mo, o jovem lhe diz:

16

----- Desculpa, foi sem querer. Depois de alguns longos minutos encontraram a to desejada escada que os lhes permitiria iniciar a descida. Ao chegar ao terceiro pavimento os problemas aumentaram. Alcanar a sada que se encontrava no centro do corredor, era uma misso quase impossvel. Os dedos de Ricardo palpavam as superfcies dos tmulos encontrados no caminho. Cada passo era uma aventura nessa total escurido. Por seu lado Carolina permanecia colada ao jovem, visivelmente atemorizada. Suas pernas tremiam. Inesperadamente uma forte luminosidade os cegou por alguns instantes, ela provinha da escada onde pretendiam chegar. Ficaram quietos sem compreender o que estava acontecendo. O corpo iluminado da criana que momentos antes observaram no ptio, apareceu na varanda, brindando a claridade que precisavam. ----- Novamente a criana! ----- Falou tenuemente Ricardo. ----- Est querendo ajudar------ Sussurrou a jovem. ----- Esperemos um pouco para saber que fazer A menina depois de observ-los, comeou a descer. ----- Vamos aproveitar essa luz! ----- Falou Ricardo. Os jovens seguiram a criana. Nesse momento a lua apareceu novamente, foi o momento esperado por eles para ultrapassar o espectro infantil e continuar descendo.

Captulo VII Alm da morte

17

No pararam de correr at achar a guarita do zelador. Sentados na frente de uma fogueira, cercada de grandes pedras, encontravam-se os dois homens. Uma chaleira lanava vapor de gua pelo bico. Ao v-los o velho manifestou: ------ O plano no teve xito! ----- Uma criana apareceu em nosso caminho ----- Informou Ricardo. Os dois homens se olharam e posteriormente Jos perguntou: ----- Era uma pequena de vestido branco? ----- A mesma! ----- Respondeu Carolina. ----- O nome dela Lucia. ----- Como voc sabe? ------ Perguntou a jovem ainda com as mos trmulas. ----- Ela se encontra enterrada nesse prdio e segundo contam, faleceu afogada. ----- Como assim? ----- Perguntou a jovem. ----- Entrou no mato e caiu num rio, onde dias mais tarde foi encontrada. ----- Terrvel para os pais! ----- Comentou Ricardo. ----- Claro que sim. Eles quase enlouqueceram com esse acidente ----Informou Jos. ----- Ela vaga pelo cemitrio procurando ajuda ----- Complementou o velho. ----- Perguntei se tiveram alguma experincia sobrenatural, antes de cruzar o prdio, e vocs nada disseram ----- Falou bastante sria Carolina. ----- Se a gente contasse todas as experincias vivenciadas neste lugar, daria para escrever um livro ----- Respondeu o zelador. ----- Teve outras experincias? ----- Indagou Ricardo. ----- Muitas outras, mas: Aceitam um caf? A ltima refeio de Carolina e de Ricardo foi o almoo. O relgio marcava meia noite, por tanto aceitaram com agrado. Em grandes canecos de metal, o caf foi servido. Apoiados numas pedras que faziam parte do jardim, sentados no cho, beberam a reconfortante bebida, observando como as madeiras eram consumidas pelo fogo. Carolina permanecia sentada junto a Ricardo. Quando a temperatura baixou, este a abraou para abrig-la, suas mos ficaram entrelaadas. Um sentimento desconhecido os embargava, parecia que se conheciam a muito tempo, embora a realidade fosse diferente. ----- Uma das experincias mais engraadas aconteceu comigo, quando comecei a trabalhar neste lugar ----- Falou o zelador enquanto secava a boca. Curioso Ricardo perguntou: ----- Experincia engraada? ----- Isso mesmo. Na primeira semana de servio, apareceram vrios homens com aparncia sria, vestindo ternos pretos, camisas brancas e gravatas. Cada um deles levava um porta-documento.

18

----- Que queriam? ----- Me informaram que eram auditores e tinham que inventariar os bens do cemitrio. O homem continuou falando: ----- Fiquei surpreso e lhes perguntei: H esta hora? ----- Voc tem algum inconveniente? Falou bastante irritado um deles ----- que ningum me informou deste trabalho.. ----- Os inventrios precisam ser levantados nos horrios sem movimento, me informou outro senhor. ----- Tudo bem. Podem trabalhar tranqilos. ----- Durante toda a noite percorreram os diferentes setores anotando cada pea que encontraram pela frente. De madrugada me apresentaram algumas folhas e solicitaram que assinasse cada uma delas ----- E voc fez isso? ----- Indagou Carolina. ----- Naturalmente que sim. Assinei para que me deixassem em paz. No outro dia conversei com o chefe para saber se os auditores voltariam. ----- E que respondeu? ----- Me perguntou se havia bebido. Nunca se fez um inventrio no cemitrio. ----- Como se explica essa situao? ------ Essas pessoas eram efetivamente auditores, lamentavelmente eles faleceram num acidente automobilstico. ----- Eram bons funcionrios, trabalhavam at depois da morte ------ Brincou Jos. ----- Que coisa incrvel ----- Comentou Ricardo. ----- Eu tambm tive uma experincia, s que foi bastante desagradvel ----Comentou Jos. ----- Que aconteceu? ----- Perguntou o zelador. ----- Me encontrava dormindo quando uma serie de golpes me acordaram Depois de tomar um gole de caf, continuou dizendo: ----- Temeroso fui at o mausolu e comprovei que as batidas proviam de uma das tumbas lacradas durante o dia. Jos parecia bastante nervoso. Olhando para o fogo continuou dizendo: ----- Senti medo e fugi. No outro dia relatei minha experincia aos coveiros, estes por sua vez, conversaram com o responsvel e depois de ligar para os familiares do defunto, abriram o caixo. ----- O que aconteceu? ----- Perguntou preocupado Ricardo. ----- A tampa se encontrava totalmente arranhada por dentro. A pessoa sepultada, estava efetivamente viva, e o pior de tudo, que no fiz absolutamente nada para ajud-lo. O homem colocou ambas as mos no rosto e chorou, o sentimento de culpa era muito grande.

19

----- Ningum teria coragem para abrir um caixo durante a noite. No se culpe por isso ----- Argumentou Carolina. Para diminuir a tenso que reinava nesse momento, o velho zelador comentou o seguinte: ------ Jos lembra dos alunos de medicina que queriam comprar um brao humano? ----- Me lembro ----- Ofereceram um bom dinheiro. Informamos que voltassem na prxima noite e que teramos pronta a encomenda. ----- H, h, h! ----- Riu Jos restabelecido da emoo. ----- Vocs venderam um brao de um defunto? ----- Perguntou preocupada Carolina. ----- Claro que no. Durante o dia procuramos um gato morto. Fazendo esforos para conter o riso, continuou contando: ----- Envolvemos o gato num plstico e posteriormente num pano. Quando os garotos apareceram, lhes recomendamos que por motivos de segurana, abrissem o pacote longe do cemitrio. ----- Eles aceitaram? ----- Perguntou Ricardo. ----- Obvio que sim. Levaram o gato morto bem embrulhado, h, h, h! -----Ria o homem. ----- No voltaram para recuperar o dinheiro? ----- Sabiam que estavam violando a lei, portanto tudo ficou por isso mesmo. ----- Que fizeram com o dinheiro? ----- Compramos algumas coisas no supermercado e o que sobrou, dividi com este amigo ------ Apontando a Jos. Ricardo e Carolina escutavam as experincias relatadas pelos homens com muito interesse. De vez em quando Ricardo passava a mo pelo cabelo da jovem, querendo ordenar o penteado, que constantemente o vento movimentava. ----- Alguma outra histria? ----- Perguntou Ricardo. ----- Ao cair a noite se escutam lamentos ----- Como assim? ----- Acredito que o choro dos esquecidos ----- Comentou o zelador. ----- O choro dos esquecidos? ----- Repetiu Carolina ----- Exatamente, alguns tmulos ficam esquecidos durante anos, ningum vem visit-los, por essa razo, ao cair da noite, essas almas solitrias, chamam seus familiares. Os jovens no se manifestaram e continuaram juntos de mos dadas. Uma figura pequena vestida de branco, os observava entre as lpides. Captulo VIII O despertar

20

Suaves golpes na cabea acordaram Ricardo. Ao abrir os olhos observou as cinzas deixadas pela fogueira da noite anterior. De p na sua frente um guarda acompanhado de Carolina, o observava atentamente. ----- Dormiu bem?----- Perguntou o homem. ----- No foi dos melhores, mas no me queixo -----. Falou esfregando os olhos. ----- O que aconteceu? ----- O cansao me venceu, e quando acordei as portas j estavam fechadas. Sorrindo o guarda indagou: ----- Teve companhia durante a noite? ----- Claro que sim, conversamos bastante com o zelador e Jos, o homem que dorme entre as criptas. ----- Voc est brincando. No est? ----- Questionou novamente o guarda. ----- Claro que no. Porque pergunta? ----- O zelador da guarita faleceu h dez anos. Ningum fica nesse lugar durante a noite! Surpreendido Ricardo observou a Carolina que tambm no conseguia entender. ----- Ns bebemos caf e escutamos vrias experincias vivenciadas por eles ----- Insistiu Ricardo. ----- Jos era o nome da outra pessoa? ----- Perguntou o funcionrio do cemitrio. ----- Efetivamente, o zelador o chamava assim. ----- Esse personagem tambm faleceu aproximadamente na mesma data que o zelador. Ambos se conheciam Carolina e Ricardo ficaram mudos, era difcil entender que durante toda a noite conversaram com mortos. O guarda perguntou para Ricardo: ---- Voc consome drogas? ----- a segunda vez em menos de 24 horas, que me perguntam a mesma coisa. Nunca consumi entorpecentes ----- Voc estuda medicina? ----- Estou no ltimo ano de engenharia ----- Posso revisar sua mochila? ----- Porque motivo? ----- Muitos estudantes ficam durante a noite para levar partes anatmicas dos falecidos ----- Pode revisar. E dizendo isto, lhe entregou a mochila. Carolina tomou o brao de Ricardo. Depois da reviso; o guarda falou: ----- Que tenha um bom dia, e no volte a dormir neste lugar, pode-se acostumar. H,h, h! ----- Riu. ----- Vamos ---- Falou Ricardo para Carolina.

21

Ao sair no encontraram Fernando, mas a chave da moto estava na ignio. ----- Ele foi embora. Felizmente lembrou-se das chaves! ---- Comentou o jovem. Depois de deixar Carolina na sua casa, acelerou para chegar a tempo universidade. A pesar de todo o esforo, o atraso foi inevitvel, a prova j havia comeado e a porta de sala encontrava-se fechada. Estava ciente que esse professor era sumamente rigoroso com os horrios, mesmo assim, tentou entrar para fazer a prova. Depois de bater vrias vezes o educador apareceu com aparncia bastante sria. O jovem timidamente falou: ----- Desculpe o atraso professor. O homem movimentando a cabea de cima abaixo, respondeu: ----- Pode entrar. Surpreso com a benevolncia, Ricardo falou: ----- Muito obrigado senhor. ----- Por nada, e conte com meu apoio nesta hora. Sem compreender estas palavras, Ricardo ocupou o primeiro lugar disponvel e comeou a responder as questes. A presso diminuiu quando as ltimas equaes foram concludas. Estava ciente que embora o dia anterior fosse difcil, lhe permitiu alcanar timos dividendos quanto aos conhecimentos adquiridos. Todos os problemas foram resolvidos. No ptio da universidade procurou por Fernando, mas no o encontrou. Pensou que ainda permanecia fazendo a prova. Depois de esperar bastante tempo entrou na sala e para sua surpresa, encontrava-se vazia. Perguntou para um companheiro: ----- Viu Fernando? ----- Onde voc esteve nas ltimas 24 horas? ----- Estudando ----- No sabe o que aconteceu com seu amigo? ----- Aconteceu alguma coisa? ----- Fernando teve um acidente ontem. O nibus onde se encontrava, bateu e ele faleceu no local. Essa noticia caiu como um balde de gua fria na cabea de Ricardo. O que estava acontecendo? De um dia para outro os seres do alm haviam tomado conta de sua vida. No era possvel que todos estes fatos fossem verdade! ----- Ele esteve comigo ontem noite ----- Falou quase sussurrando. ----- Impossvel, ele faleceu aproximadamente duas horas da tarde.

22

Ainda confuso sentou-se no cho balbuciando: ----- Ele meu melhor amigo! Deve haver algum erro! No pode ser! ----- A famlia informou que ser sepultado hoje de tarde. Seria importante que voc aparecesse por l

Captulo IX Novamente na terra dos mortos

23

Saiu da universidade e se dirigiu casa de Fernando. Encontrou os familiares embargados pela dor. Era difcil compreender como um jovem com um futuro brilhante, terminasse a vida de forma to inesperada. Grande parte da manh permaneceu nesse lugar. Os pais contaram detalhes do acidente. O jovem no comentou a experincia no cemitrio, como tampouco o encontro marcado para estudar. Bastante abatido chegou em casa para almoar. De tarde, deixou carregando o celular e decidiu dormir um pouco. Conforme o combinado, Carolina o esperava para ir ao enterro. No cemitrio se reuniram com a famlia de Fernando e vrios companheiros da universidade que tambm estavam presentes. Lentamente o caixo foi levado at a cripta onde seria sepultado. Ao passar pela Praa das Lembranas, um estranho sentimento o invadiu. De alguma forma sentia-se culpado, pois o acidente aconteceu quando Fernando se dirigia a esse lugar. Um bip proveniente do celular chamou sua ateno. Separou-se do cortejo e deu uma olhada no aparelho. Duas mensagens no lidas se destacavam. O primeiro dizia o seguinte: So 9 da noite. Ainda est no cemitrio? ------ Fernando. O segundo era mais explicito: A verdadeira amizade transcende morte. No se livrar to facilmente de mim ------ Fernando. Os olhos de Ricardo se encheram de lgrimas, desde algum lugar desconhecido seu amigo permanecia em contato. Estas mensagens aliviaram o sentimento de culpa. Compreendeu que existem elementos que ainda no conhecemos, mas que afetam nossas vidas. Um sacerdote os esperava para dar o ltimo adeus. Muitas lgrimas foram derramadas, muitas palavras de elogio foram ditas, mas a dor permanecia em cada pessoa que ali se encontrava. Ricardo permanecia abraado a Carolina, era o refugio que lhe fornecia foras para enfrentar essa dura adversidade. Companheira perfeita, compreendia a dor que nesse momento experimentava, e lhe dava constantemente coragem com palavras de f. A cripta encontrava-se numa rea verde povoada de frondosas rvores. Era um lugar agradvel e bonito. Flores de todas as cores cresciam arredores. Entre os arbustos um pouco mais distante, quatro figuras observavam a cerimnia. Eles eram: o velho zelador acompanhado por Jos, e de mos dadas, a pequena Lucia com Fernando. Eles sorriam.

24

Os colegas de curso comentavam: ----- A morte de Fernando foi um duro golpe para a famlia, e especialmente para Ricardo. ----- Acredito que Ricardo dever tratar-se com um psiquiatra ----- Porque falas isso? ----- Olha para ele, faz tempo que conversa sozinho e seu brao permanece no ar, como se estivesse abraando uma pessoa. Fim

25

Vous aimerez peut-être aussi