Vous êtes sur la page 1sur 2

O PVC

O que o PVC ?
1- Sua histria:
O Policloreto de Vinila (PVC) um dos plsticos mais versteis e devido a esta caracterstica este um dos materiais mais estudados e utilizados da atualidade. Em 1835 o Monmero de Cloreto de Vinila (MVC) foi sintetizado pela primeira vez em laboratrio por Justus Von Liebig. A descoberta de Liebig fez-se por meio da reao do dicloroetileno com hidrxido de potssio em soluo alcolica. Em 1939 Victor Regnault publica suas observaes sobre a apario de um p branco que se formava quando uma ampola fechada contento o MVC era exposto luz solar. Regnault pensou que esse p fosse PVC, mas estudos indicaram tratar-se de poli (cloreto de vinilideno). Em 1860 A. W. Hoffman publica um informe sobre a polimerizao do Brometo de Vinila (Polibrometo de Vinila). Em 1872 E. Baumann sintetiza o Policloreto de Vinila (PVC). Em seus registros informado a mudana do MVC, induzida pela luz, em um produto slido branco. Em 1912 Fritz Klatte descobre a base para a produo industrial do PVC. Klatte descobriu os meios para a produo do MVC por intermdio da chamada rota do acetileno (reao do gs acetileno com o cloreto de hidrognio). Aps o trmino da reao, os reatores so esvaziados e a mistura de gua e PVC separada do monmero que no reagiu. O PVC centrifugado, secado, peneirado e embalado. A gua reciclada ou tratada na unidade de tratamento de efluentes. Como o MVC tem propriedades txicas, muito importante que ele no seja liberado para a atmosfera nem permanea no produto. Por esta razo, vrias etapas do processo e as caractersticas dos equipamentos onde ele ocorre foram concebidas para evitar tais perdas. Isso permite que as resinas contenham menos de 1g de VCM por tonelada de PVC.

PVC

Cloreto de Vinila (MVC)

Dicloroetano

Cloro

Etileno

Eletrolise do sal

Refino do Petrleo

2- Polimerizao do PVC nos dias de hoje:


O PVC, que uma resina termoplstica, produzido quando as molculas de cloreto de vinila se associam, formando cadeias de macromolculas. Este processo chamado de polimerizao e pode ser realizado de vrias maneiras. Os dois principais processos de obteno do PVC so a polimerizao em suspenso e a polimerizao em emulso. Ambos usam um processo semi-contnuo, em que os reatores so alimentados com o monmero cloreto de vinila (MVC), aditivos e catalisadores. A reao de polimerizao ocorre em meio aquoso. As diferenas entre os processos de suspenso e emulso se manifestam no tamanho e nas caractersticas dos gros de PVC obtidos. O PVC obtidos por estes processos so utilizados segundo as aplicaes e os resultados que se desejam obter com o PVC.

Sal

Petrleo

Produo do cloro:
O cloro produzido a partir da eletrolise do sal marinho ou do sal gema. Este dissolvido em gua e, em seguida, dissociado, gerando cloro, hidrxido de sdio e hidrognio. 2NaCl + 2H2O = Cl2 + 2NaOH + H2
(cloreto de sdio + gua = cloro + hidrxido de sdio + hidrognio)

Produo do dicloroetano:
A partir da reao do cloro e do etileno obtemos o dicloroetano (matria prima intermediria do PVC): C2H4 + Cl2 = C2H4Cl2
(etileno + cloro = dicloroetano)

4- Principais caractersticas do PVC: Produo do Monmero Cloreto de Vinila:


O dicloroetano decomposto pelo aquecimento em forno a alta temperatura (pirlise): C2H4Cl2 = C2H3Cl + HCl
(dicloroetano = monmero de cloreto de vinila + cido clordrico)

Durabilidade: produtos confeccionados a partir do PVC tm vida longa, viabilizando a sua aplicao em bens durveis como tubos para gua e esgoto, fios e cabos, perfis industriais, janelas, forros e etc... No inflamvel: devido ao cloro existente em sua molcula, o PVC no se queima com facilidade nem inflama sozinho. Por esta razo extensivamente empregado para isolar e proteger cabos eltricos e para outros insumos na indstria da construo, automobilstica, eletrodomsticos, bens de uso, etc. Estvel quimicamente: de uma maneira geral o PVC tem boa resistncia a cidos e bases o que viabiliza a sua utilizao na industria mdico/hospitalar, alimentcia e industrial. Devido a sua inrcia qumica a embalagem de PVC preserva as propriedades organolticas do produto embalado. Recuperao de energia: o PVC tem um alto valor energtico. Nos sistemas modernos de valorizao energtica de resduos, onde as emisses so muito controladas, o PVC pode fornecer energia e calor na indstria, residncias ou em outros lugares. Fcil de processar: trabalhando com equipamentos adequados, o PVC transformado na maioria dos processos industriais de transformao de materiais termoplsticos (injeo, extruso, calandragem, sopro e etc...) Fcil de reciclar: devido ao fato de ser uma resina termoplstica o PVC 100% reciclvel. Propriedades de barreira: baixa permeabilidade ao oxignio e ao gs carbnico o que viabiliza sua aplicao na indstria de alimentos. Resistente luz Bom Isolante Trmico e Acstico Excelente relao Custo / Benefcio

Polimerizao do Monmero de PVC: nC2H3Cl = (C2H3Cl)n


monmero de cloreto de vinila = policloreto de vinila

3- Vantagens do PVC:
Produzido a partir do Sal (NaCl) e principalmente do Petrleo, um dos plsticos mais utilizados da atualidade. A principal vantagem do PVC a sua versatilidade: Mediante a adio de aditivos podemos mudar as caractersticas do produto final: Peas com vrias durezas (desde produtos rgidos como tubos e conexes at produtos flexveis como sandlias e mangueiras de jardim). Peas translcidas, cristalinas ou opacas. Peas brilhantes ou foscas Peas compactas (slidas) ou espumadas (expandidas) Superfcies com texturas diferenciadas. Peas com diversas cores (aspecto perolizado, alumnio, metlico etc...). Esta versatilidade faz com que o PVC esteja presente em nosso dia a dia nos mais diversos setores da economia: construo civil (forros, perfil de janelas, tubos, conexes, tapetes de banheiro, fios e cabos, mangueiras de jardim, conduites, pisos, juntas de dilatao e etc...) industria em geral (perfis rgidos, botas de segurana, luvas, mangueiras com e sem alma rgida e etc...) industria de brinquedos industria automobilstica (fiao eltrica, frisos laterais, mangueiras etc...) industria de calados (solados, sandlias e etc...) rea mdica/hospitalar (bolsas de sangue e soro, cateteres, conectores e etc...) indstria de alimentos (filmes esticveis, frascos, etc...)

XXXX-X

Vous aimerez peut-être aussi