Vous êtes sur la page 1sur 3

1

A relao entre patriarcalismo e violncia intrafamiliar


[...] com dor ters filhos e o teu desejo ser para o teu marido, que te dominar Gnesis, 3, 16.

Em toda a histria da humanidade coube ao homem representar o papel principal na sociedade. O homem era o responsvel por estar nos espaos pblicos e no seio da famlia cuidava de prov-la e proteg-la. A mulher sempre foi confinada aos limites do lar cabendo-lhe, exclusivamente, cuidar do marido, procriar e cuidar da prole. Para Dias (2003), isso acaba ensejando na formao de dois mundos, onde se tem o homem dominando e produtor e a mulher sendo submissa e reproduzindo, sendo que a prpria sociedade outorga ao macho um papel paternalista, exigindo uma postura de submisso da fmea. Esse contexto histrico confirmado pela leitura do versculo bblico que introduz esse trabalho, onde, interpretando sua maneira, o homem sempre se colocou em uma posio de superioridade em relao mulher, onde o mundo sempre foi regido pela cultura patriarcal, com os homens controlando todas as posies de poder. At hoje em certas culturas, principalmente do Oriente Mdio, uma mulher raramente acompanha seu marido e filhos homens s refeies. E s pode comer quando os homens, incluindo a os filhos, acabam a conversa mesa. No Brasil, nossos modelos familiares, desde o tempo da colnia, embora tenham ocorrido mudanas profundas no sculo XX, tm razes profundas no patriarcalismo 1, o qual definido por Castells (2006, p. 169) como sendo
[...] uma das estruturas sobre as quais se assentam todas as sociedades contemporneas. Caracteriza-se pela autoridade, imposta institucionalmente, do homem sobre mulher e filhos no mbito familiar. Para que essa autoridade possa ser exercida, necessrio que o patriarcalismo permeie toda a organizao da sociedade, da produo e do consumo poltica, legislao e cultura.

Narvaz e Koller (2006, p. 50) definem o patriarcado2 como forma de organizao social na qual as relaes so regidas por dois princpios bsicos: 1) as mulheres esto hierarquicamente subordinadas aos homens e, 2) os jovens esto hierarquicamente subordinados aos homens mais velhos.
1

Nota de aula (slides) da Professora Ten Cel PM Geralda Elosa Gonalves Nogueira, referente Unidade III da disciplina Psicologia Social e Violncia CESP/2011.
2

O termo patriarcalismo originrio da palavra patriarcado, o qual deriva do grego pater e se refere a um territrio ou jurisdio governado por um patriarca (DICIONRIO ELETRNICO HOUAISS DA LNGUA PORTUGUESA, VERSO, 1.0.5, 2002)

2 Nesse sentido, o patriarcado como elemento estruturador de uma sociedade, baseado, exclusivamente, na figura machista do homem, marcado pela dominao e submisso, principalmente da mulher, torna-se um terreno frtil violncia no ambiente familiar, apresentando, assim, uma relao direta com a violncia intrafamiliar. Para o Ministrio da Sade (2001, p. 2) a violncia intrafamiliar um problema social de grande dimenso que afeta toda a sociedade, atingindo, de forma continuada, especialmente mulheres, crianas, adolescentes, idosos e portadores de deficincia. Por essa definio percebe-se ser a violncia dirigida a grupos vulnerveis que convivem no seio familiar, e, ao contrrio do que se imagina, no vitimiza apenas a mulher, mas todos aqueles mais fracos que convivem com o agressor ou agressora no ambiente intrafamiliar, conforme o prprio Ministrio da Sade (2001, p. 10) afirma
[...] qualquer tipo de relao de abuso praticado no contexto privado da famlia contra qualquer um dos seus membros. As estatsticas so eloquentes ao assinalar o homem adulto como autor mais freqente dos abusos fsicos e/ou sexuais sobre meninas e mulheres. No entanto, o abuso fsico e a prpria negligncia s crianas so, muitas vezes cometidos pelas mes, e no caso dos idosos, por seus cuidadores.

Andrade (2003) afirma que a mulher ao seguir a cartilha de conduta e comportamento da sociedade patriarcal tratada como a rainha do lar, contudo, ao desobedecer as pautas patriarcais, entram em cena os mecanismos de correo, baseados em insultos, espancamentos, estupros e at homicdios. Essas agresses constituem uma das faces da violncia intrafamiliar e est relacionada com os valores do mundo patriarcal. A famlia o bero de socializao primria das pessoas, onde afetos, discusses, ponderaes, divergncias ocorrem rotineiramente, ora, esse ambiente marcado pela opresso, marginalizao, dominao e submisso caractersticas bsicas do poder patriarcal em uma relao desigual de poder, faz com que as disputas internas estimulem apenas relacionamentos interpessoais baseados no dio, domnio e competio, redundando, certamente, em violncia intrafamiliar. Ratificando essa posio citada acima, dentre os vrios fatores de riscos violncia intrafamiliar citados pelo Ministrio da Sade (2001, p. 23), destaco uma, a qual aponta ser a relao das famlias baseadas numa distribuio desigual de autoridade e poder, conforme papis de gnero, sociais ou sexuais, idade, etc., atribudos a seus membros (destaque nosso). Enfim, conclui-se, portanto, que essa distribuio igualitria de poder incompatvel com o patriarcalismo, ensejando, pois, em conflitos constantes que submetero aos mais fracos violncia intrafamiliar, geralmente verbal ou fsica, mas tambm, aquela violncia velada, marcada pelo silncio mudo dos inocentes.

3 Referncias

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Sistema penal mximo x cidadania mnima: cdigos da violncia na era da globalizao. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Violncia intrafamiliar: orientaes para prtica em servio. Braslia: Ministrio da Sade, 2001.

CASTELLS, Manuel. O fim do patriarcalismo: movimentos sociais, famlia e sexualidade na era da informao. In: _________. O poder da identidade. 5. ed. So Paulo: Paz e Terra, 2006. Cap. 4, p. 169-277. DIAS, Maria Berenice. A Violncia Intrafamiliar. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, 30 set. 2003, p. 17. Disponvel em: <http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl66.htm>. Acesso em: 12 maio 2011. INSTITUTO ANTNIO HOUAISS. Dicionrio eletrnico Houaiss da lngua portuguesa. Verso 1.0.5. , Objetiva, 2002. CD-ROM. Produzida por Videolar Multimdia.

NARVAZ, Martha Giudice; KOLLER, Slvia Helena. Famlias e patriarcado: da prescrio normativa subverso criativa. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, n. 18, p. 49-55, 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v18n1/a07v18n1.pdf>. Acesso em: 17 maio 2011. NOGUEIRA, Geralda Elosa Gonalves. Slides da Unidade III: Violncia Intrafamiliar. Disciplina Psicologia Social e Violncia. Curso de Especializao em Segurana Pblica, Belo Horizonte, 2011.

Vous aimerez peut-être aussi