Vous êtes sur la page 1sur 1

slide II A capacidade de invadir e disseminar-se pelo corpo humano est, principalmente, li gada capacidade dos bacilos da TBC de sobreviver

r e proliferar no interior de fagc itos mononucleares. slide V transmisso O escarro dos pacientes podem conter entre 1 milho e 100 milhes de bacilos/ml e es sas pessoas tossem com freqncia. Apesar de os pacientes com TBC cavitria expectorarem um nmero impressionante de ba cilos, a probabilidade de gerao de partculas infecciosas relativamente baixa. Os co ntatos domiciliares do paciente com pneumopatias extensa que apresentam tosse pr odutiva durante meses ou semanas antes do diagnstico tm, em mdia, uma probabilidade de 50% de estarem infectados. Entretanto, alguns casos raros apresentam taxas d e transmisso excepcionalmente altas.

Fisiopatologia A inoculao pelo bacilo pode resultar em dois processos: infeco latente assintomtica o u uma doena ativa; Dependendo da populao, entre 10 e 30% dos inoculados progridem diretamente para a doena ativa; Mais comumente a inoculao pelo bacilo de Koch resulta em uma infeco latente assintomt ica; Inicia-se com uma reao inflamatria aguda e inespecfica, formando um pequeno foco de broncopneumonia. Evolui ento para uma reao granulomatosa especfica (2-4semanas); Evolui para a cura por fibrose e calcificao sendo que nem todos os bacilos so destr udos podendo permanecer viveis por dcadas. O teste cutneo da tuberculina (PPD) positivo e a identificao dos complexos de Ghon no Rx de trax so os nicos meios de identificar tais casos. Os pacientes podem permane cer saudveis por anos, porm, em alguns poder haver uma reativao tardia de vestgios de leses da infeco primria, especialmente nos pacientes que apresentam uma depresso imun olgica, como nos idosos enfermos e indivduos imunocomprometidos (portadores de aid s/sida, transplantados e em vigncia de quimioterapia. Cerca de 80% dos casos de TBC evoluem como doena pulmonar, mas a TBC tambm pode atingir outros rgos. Nos paciente s severamente imunocomprometidos, a doena extrapulmonar e apresentaes atpicas so comu ns.

Vous aimerez peut-être aussi