Vous êtes sur la page 1sur 12

TERCEIRA PARTE

ASSUNTOS GERAIS E DE ADMINISTRAO

1 - PORTARIA N 003/DIRENG, DE 18 DE SETEMBRO DE 1990.

Aprova a Instruo referente proteo Contra-Incndio aos Pousos e Decolagens de Aeronave Presidencial (IMA 92-02), do Sistema de Contra-Incndio do Ministrio da Aeronutica.

O DIRETOR DE ENGENHARIA DA AERONUTICA, no uso de suas atribuies; e Considerando o disposto no item 2.8 da NSMA 5-1, de 18 de abril de 1975,

RESOLVE:

Art 1 - Aprovar a IMA 92-02 Proteo Contra-Incndio aos Pousos e Decolagens de Aeronave Presidencial, do Sistema de Contra-Incndio do Ministrio da Aeronutica.

Art 2 - Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao no Boletim Externo Ostensivo desta Diretoria, ficando revogadas as disposies em contrrio.

(A) Brig Eng - JOS ARMANDO VARO MONTEIRO Respondendo pela Diretoria de Engenharia da Aeronutica

Obs: A IMA 92-2 encontra-se publicada em anexo ao presente Boletim.

SUMRIO CAPTULO I - DISPOSIES PRELIMINARES 1.1 - Introduo 1.2 - Finalidade 1.3 - mbito 1.4 - Siglas e Definies CAPTULO II - PROTEO CONTRA-INCNDIO AOS POUSOS E DECOLAGENS DE AERONAVE PRESIDENCIAL 2.1 - Fase Preliminar CAPTULO III - PESSOAL E EQUIPAMENTOS 3.1 - Pessoal 3.2 - Equipamentos CAPTULO IV PROCEDIMENTO OPERACIONAL DO SESCINC 4.1 - Posicionamento de CCI CAPTULO V - DISPOSIES FINAIS 5.1 - Ativao 5.2 - Revogaes 5.3 - Casos no previstos BIBLIOGRAFIA CAPTULO I

DISPOSIES PRELIMINARES

1.1 - INTRODUO

Esta Instruo destina-se a orientar os responsveis pela Segurana Contra-incndio nos Pousos e Decolagens das Aeronaves utilizadas pelo Presidente da Repblica.

Uma situao de emergncia com uma aeronave presidencial dever ser encarada conforme o que prev o Plano de Emergncia do local para o tipo de aeronave que o Presidente estiver utilizando.

1.2 - FINALIDADE

Esta instruo tem a finalidade de fixar as orientaes necessrias execuo da misso de segurana contra-incndio nos pousos e decolagens da aeronave utilizada pela Presidente da Repblica.

Esta instruo visa, principalmente, criar as condies necessrias para facilitar as aes, bem como orientar os Elos do Sistema quanto segurana contra-incndio da aeronave utilizada Pelo Presidente da Repblica.

1.3 - MBITO

Elos do Sistema de Contra-Incndio da Aeronutica, responsveis pela proteo contra-incndio de aerdromos ou aeroportos e helipontos ou heliportos.

1.4 - SIGLAS E DEFINIES FAB DIRENG COMAR Fora Area Brasileira Diretoria de Engenharia da Aeranutica Comando Areo Regional

INFRAERO SESCINC CCI SESCINC CCI AR AP ABO LGE PQS NSMA IMA COMP CAT

Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia Servio de Salvamento e Contraincndio Carro Contra-Incndio Servio de Salvamento e Contraincndio Carro Contra-Incndio Ataque Rpido Ataque Principal Auto Bomba Tanque Lquido Gerador de Espuma P qumico seco Normas de Servios do Ministrio da Aeronutica Instrues do Ministrio da Aeronutica Comprimento Categoria

AERDROMO COMPARTILHADO o aerdromo administrado pela INFRAERO, cuja rea confine com Organizao Militar do Ministrio da Aeronutica no qual o Servio de Salvamento e Combate a Incndio executado pela OM. AERDROMO DA FAB o aerdromo operado exclusivamente pela Fora Area Brasileira. AERDRMO DA INFRAERO o aerdromo administrado pela INFRAERO e a execuo do Servio de Salvamento e Combate a Incndio de sua responsabilidade. SUMRIO

CAPTULO II

PROTEO CONTRA-INCNDIO AOS POUSOS E DECOLAGENS

2.1 - FASE PRELIMINAR

2.1.1 - Misso em Aerdromo da FAB ou COMPARTILHADO

Nesta situao todo o apoio deve ser dado pela prpria OM. Se a Organizao Militar no dispuser dos recursos necessrios, caber ao COMAR, ao qual a OM estiver jurisdicionada, solicit-los ao rgo Central do Sistema de Contra-Incndio da Aeronutica.

Ao rgo Central caber, quando lhe for solicitado, alocar os meios para execuo da misso e coloc-los disposio do COMAR para que este providencie o translado dos equipamentos e eguipagens, se for o caso.

2.1.2 - Misso em Aerdromo da INFRAERO

Para esta situao, a INFRAERO dever solicitar a superviso do COMAR da rea.

2.1.3 - Misso em outros Aerdromos

Caber ao COMAR da rea providenciar os recursos necessrios ao atendimento da misso.

2.1.4 - Misso onde no haja Aerdromos (deslocamento com helicpteros)

Caber ao COMAR da rea providenciar os recursos necessrios ao atendimento da misso.

0s locais que no estiverem sob jurisdio de quaisquer um dos Comandos Areos Regionais, como por exemplo, plataformas de petrleo, navio aerdromo, ou ainda, indstrias e Organizaes Militares que no sejam do Ministrio da Aeronutica, a segurana contra-incndio ficar a cargo dos respectivos rgos.

Caber ao rgo Central do Sistema de Contra-Incndio prestar apoio tcnico e/ou material sempre que for solicitado.

Toda misso em aerdromo, quer seja com SESCINC da FAB ou no, dever contar com a participao de pelo menos 01 (um) elemento de um dos SECINC da FAB, capaz de auxiliar a Coordenao da Misso Presidencial, bem como liderar as equipes para que se alcance o melhor desempenho.

SUMRIO

CAPTULO III

PESSOAL E EQUIPAMENTOS

3.1 - PESSOAL

Deve se cumprir o que estabecele a NSMA 92-1 no que diz respeito composio do pessoal para equipar os CCI, acrescido de 01 (um) elemento para chefiar a equipe e 03 (trs) elementos para atuarem no salvamento.

3.2 - EQUIPAMENTOS

3.2.1 - CARROS CONTRA-INCNDIO (CCI)

O SESCINC da Organio Militar da FAB envolvida ou o elemento que servir de elo de ligaco entre o SESCINC e a Coordenao dever definir, de acordo com as tabelas abaixo, a melhor composio de carros contra-incndio, de acordo com a categoria da aeronave, para efetuar a segurana.

3.2.1.1 - EXEMPLO DE AERONAVES CATEGORIZADAS

OBS: Se a largura da aeronave que est sendo categorizada ultrapassar o mximo fixado na coluna (2), a categoria adotada ser a imediatamente superior. Independente da categoria da aeronave que o Presidente utilizar, sempre dever constar, entre as viaturas envolvidas, 01 (um) CCI tipo AR, no qual dever estar o Chefe de Equipe e a equipe de salvamento. Caso no seja possvel coloc-los num mesmo CCI, uma outra viatura poder correr paralelamente ao CCI tipo AR, transportando a equipe de salvamento, desde que esta viatura oferea a segurana necessria requerida para casos de emergncia com aeronaves. 3.2.2 - SALVAMENTO E RESGATE

Relao do material mnimo necessrio: - 01 (uma) alavanca para arrombamento de 2150 mm de comprimento e 25,4 mm de dimetro (P de Cabra); - 01 (uma) corda de salvamento (amianto com alma de ao) de 30 metros de comprimento por 10 mm de dimetro, com mosqueto; - 01 (um) croque com cabo telescpico de fibra de vidro com 3 metros de comprimento; - 01 (uma) escada de alumnio alongvel em dois lances de 3,5 metros cada, com gancho;

- 02 (duas) facas com ponta cega para cortar cintos de segurana; - 03 (trs) conjuntos de talas imobilizadoras inflveis para membros, completo (MSA-04296860 ou similar); - 02 (duas) lanternas portteis prova dgua de 6V, 9V ou 12V; - 02 (dois) pares de luvas de amianto; - 02 (duas) macas rgidas; - 01 (uma) machadinha de salvamento, com limitador, medindo 370 mm de comprimento; - 01 (um) machado de salvamento, com limitador, medindo 890 mm de comprimento com peso mximo de 2,7 Kg; - 01 (uma) manta de l ignifugada de 2m X 2m (ENGESEL C 5710 sem caixa ou similar); - 01 (uma) marreta de 5 Kg; - 01 (uma) p de bico para terra, com largura e comprimento da p de 280 mm e 330 mm respectivamente. O comprimento total de 1000 mm. - 01 (uma) enxada tipo largo, com altura e largura e 325 mm respectivamente; - 01 (um) kit de primeiros socorros composto de: 200 gramas de algodo hidrfilo; 10 (dez) ataduras crepon 6 cm; 08 (oito) ataduras crepon 15cm; 10 (dez) ataduras de gase 6 cm,08 (oito) 02 (dois) rolos de esparadrapo 12 x 4,5; ataduras de gase 12 cm e de 195 mm

- 01 (um) tesouro de cabo isolado para cortar ao, de dureza mxima de 140 Kg/mm ou 140 Kg/mm ou 400 brinell, com 05 mm;

3.2.3 - PLANEJAMENTO

Durante o planejamento da segurana, o Chefe do SESCINC, ou elemento designado para auxiliar a Coordenao, precisa considerar que para cada CCI envolvido na misso o SESCINC deve ter no mnimo 100% de LGE ou PQS para um possvel reabastecimento.

Para misses em que haja dificuldade de compor uma frota ideal de CCI para atender a categoria da aeronave, o SESCINC deve acionar o Corpo de Bombeiros Urbano para completar a frota com o nmero de CCI necessrios, sempre sob orientao ao Chefe de Equipe do SESCINC.

Em todas as misses, o Corpo de Bombeiro Urbano deve ser notificado para que fique em situao de alerta, de preferncia no aerdromo, disposio do Chefe de Equipe do SESCINC.

SUMRIO

CAPTULO IV

PROCEDIMENTO OPERACIONAL DO SESCINC

4.1 - POSICIONAMENTO DE CCI

O Chefe de Equipe, que far a segurana contra-incndio da aeronave presidencial, aps receber instrues do Coordenador da Misso (na rea), entrar em contato com o operador da Torre de Controle ou Setor de Comunicao, a fim de que esse servio acione a equipe, para o posicionamento, 15 (quinze) minutos antes da chegada da aeronave presidencial.

Quando for avisada da chegada da aeronave presidencial, a equipe do SESCINC dever posicionar-se nas intersees da pista de pouso e decolagem de tal modo que os CCI tipo AR fiquem mais prximos do ponto de toque da aeronave e os restantes ao longo da pista, observando sempre a possibilidade de ter um CCI com gua e espuma em todas as intersees. Um CCI, do tipo ABT, deve acompanhar o CCI tipo AR ou estar em uma interseo prxima.

O pouso sendo normal, os CCI no acompanharo a aeronave presidencial, devendo, porm, serem manobrados de modo a ficarem voltados para a aeronave, at que esta estacione e corte seus motores.

No caso de haver somente uma interseo com acesso ao ptio de estacionamento, os CCI ficaro equidistantes entre si, ao longo da pista.

Prximo ao local de estacionamento da aeronave presidencial, em ponto estratgico, dever estar estacionado um CCI tipo AR e sua equipagem.

Para a aeronave tipo helicptero, todo o posicionamento deve estar voltado para o heliponto.

Durante a permanncia do Presidente na localidade, a equipe do SESCINC dever ficar de prontido na SCI, podendo o efetivo ser reduzido em 50% , aps o pr-do-sol, desde que no haja vo noturno. O pessoal do SESCINC, envolvido na misso, dever estar em situao de ALERTA BRANCO na respectiva SCI desde 03 (trs) horas antes da hora estimada de chegada e nela permanecendo at 01 (uma) hora aps a hora real de partida da aeronave.

SUMRIO

CAPTULO V

DISPOSIES FINAIS

5.1 - ATIVAO

Esta IMA entrar em vigor na data de publicao da competente Portaria de Aprovao.

5.2 - REVOGAES

Ficam revogadas todas as instrues anteriores que contrariem a presente IMA.

5.3 - CASOS NO PREVISTOS

Os casos no previstos sero solucionados pelo Exmo Sr. Diretor da DIRENG atravs da Subdiretoria de Apoio de Superfcie.

BIBLIOGRAFIA

1 - NSMA 92-01

2 - INSTRUO 14/SECINC, de 15 Mar 78.

SUMRIO
VOLTAR AO INCIO DO DOCUMENTO VOLTAR PGINA DE PUBLICAES FAZER DOWNLOAD

Vous aimerez peut-être aussi