Vous êtes sur la page 1sur 6

Instalao de Servidor de Impresso com quotas Pykota

Rogrio Vinhal Nunes 25 de janeiro de 2007

Sumrio
1 O que o Pykota? 2 Instalao do Pykota 3 Congurao 4 Utilizao do banco de dados 5 Segurana e Organizao 6 Compartilhamento CUPS 7 Crditos 3 3 4 4 4 5 6

1 O que o Pykota?
O Pykota um programa de gerenciamento de quotas de impresso em Linux. Ele permite controlar os usurios que utilizam uma impressora estipulando limites, cobranas, e at evitar uso de pessoal no autorizado para a impressora.

Instalao do Pykota

Para instalar o Pykota, escolhemos a verso gratuita CVS cujas instrues de instalao se encontram no site: http://www.pykota.com/software/pykota/download/. Verses nais de pacotes comerciais podem ser adquiridas no site, mas s o CVS completamente gratuito. O Pykota possui algumas dependncias, as mais importantes sero listadas aqui e podem ser retiradas do repositrio debian com o uso da ferramenta apt-get. Sistema bsico PostgreSQL. necessrio para criar o banco de dados para armazenamento da informao das cotas para os diversos usurios. Pode ser usado tambm um sistema LDAP, mas na instalao tratada nesse documento usaremos o PostgreSQL. Servidor CUPS. Para instalao do dispositivo impressora com a camada do Pykota. Python v2.1 ou superior. Mdulo Python eGenix mxDateTime. Mdulo Python-JAXML Mdulo Python-OSD Mdulo Python-PSYCO Ferramentas SNMP Netatalk Aplicativo pkpgcounter1 Eles podem ser instalados com o seguinte comando: apt-get install python2.3 python2.3-egenixmxdatetime python2.3-osd python2.3-psyco snmp netatalk jaxml cupsys postgresql postgresql-dev. Contudo, o pkpgcounter necessita de tratamento especial. Logo depois da instalao das dependncias, deve-se instalar o Pykota entrando no diretrio onde se localiza o arquivo de instalao, e executando o comando python setup.py install. Crie o diretrio /etc/pykota e copie os seguintes arquivos para l com esses comandos: cp conf/pykota.conf.sample /etc/pykota/pykota.conf e cp conf/pykotaadmin.conf.sample /etc/pykota/pykotaadmin.conf. Crie o seguinte link simblico com esse comando: ln -s /usr/share/pykota/cupspykota /usr/lib/cups/backend/cupspykota.
1 Esse aplicativo em especial no est presente no repositrio. Para fazer download pelo site do pykota, utilize o link http://www.pykota.com/software/pkpgcounter/download/index_html/?searchterm=pkpgcounter.

3 Congurao
Uma vez instalado o pykota e o pkpgcounter, preciso escolher um backend para o banco de dados de usurio, para isso escolhemos o postgresql. Uma vez que ele j foi instalado, resta seguir as instrues do README de um script no /usr/share/pykota/postgresql onde se explica como criar o banco de dados. Basicamente, o que deve ser feito o seguinte: Como usuario su - postgres, editar o script /usr/share/pykota/postgresql/pykota-postgresql.sql e mudar as senhas de pykotaadmin e de pykotauser para senhas que sero usadas para a administrao do banco de dados. Mudar o arquivo /etc/pykota/pykota.conf e /etc/pykota/pykotadmin.conf para as conguraes das novas senhas. Criar o usurio pykotaadmin no linux. Editar o arquivo /etc/pykota/pykota.conf adicionando as duas linhas: accounter: software(/usr/bin/pkpgcounter) e preaccounter: software(/usr/bin/pkpgcounter). Depois de criar o banco de dados, adicione a seguinte linha no arquivo /etc/postgresql/pg_hba.conf :
# usuarios do pykota host pykota pykotaadmin,pykotauser 127.0.0.1 255.255.255.255 trust

Reinicie os servios postgresql e o cupsys para que as mudanas tenham efeito: /etc/init.d/cupsys restart e /etc/init.d/postgresql restart. Agora adicione o dispositivo da impressora partir do CUPS no endereo http://localhost:631. Lembre-se de escolher sempre um modelo que tenha a camada do Pykota antes do nome da interface dela.

Utilizao do banco de dados

A partir desse ponto tudo deve estar funcionando corretamente, o prximo passo povoar o banco de dados. Faa o login como pykotaadmin, e adicione uma impressora ao banco de dados com o seguinte comando: pkprinters add charge <custo da pgina> <nome da impressora>. Em seguida, adicione quaisquer usurios utilizando os comandos nessa ordem: pkusers -a <usurio> e edpykota printer <nome da impressora> softlimit <limite de aviso> hardlimit <limite mximo> add <nome do usurio>.

Segurana e Organizao

Para segurana e organizao da administrao das cotas, os arquivos mantidos no /etc/pykota no podem ser vistos e/ou modicados por qualquer um, uma vez que at a senha de administrador do banco de dados consta no arquivo pykotadmin.conf. Ser preciso criar um grupo de usurios no Linux chamado de pykota. Aps isso, deve-se criar o usurio pykotaadmin. Feito isso, deve-se alterar o dono dos arquivos tornando o usurio pykotaadmin o novo dono, para tanto utilize a seguinte linha de comando: chown -R pykotaadmin:pykota /etc/pykota. O prximo passo ser alterar as permisses. O mais coerente com relao s permisses seria que o diretrio /etc/pykota permitisse, ao dono, leitura, escrita e execuo; e permitisse leitura e execuo aos demais usurios. Com relao ao arquivo pykota.conf, o dono deveria ter permisses de leitura e escrita, os demais usurios deveriam ter permisso de leitura, somente. Por m, o arquivo pykotadmin.conf deveria permitir leitura e escrita ao dono, os demais usurios no devem possuir nenhuma permisso. 4

6 Compartilhamento CUPS
Para compartilhar a impressora pelo CUPS, necessrio editar o arquivo /etc/cups/cupsd.conf, descomentando as seguintes linhas:

Browsing On BrowseAddress @LOCAL


E adicionando a seguinte linha na seo <Location />: Allow From <faixa de IPs que vo acessar remotamente>. Exceto por estes detalhes, o processo identico ao de compartilhar a impressora normalmente pelo CUPS.

7 Crditos
Documento Instalao de Servidor de Impresso com quotas Pykota - LibertasBR Direitos Autorais Reservados (c) Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Cincia da Computao Projeto LibertasBR Rogrio Vinhal Nunes - rogervn@dcc.ufmg.br Reviso: Jernimo Coelho Essa documentao livre; voc pode redistribu-la e/ou modic-la sob os termos da Licena Pblica Geral GNU conforme publicada pela Free Software Foundation; tanto na sua verso 2, como qualquer verso posterior (a seu critrio) . A distribuio desta documentao feita na expectativa de que ela seja til, porm, sem nenhuma garantia; nem mesmo a garantia implcita de comerciabilidade ou adequao a uma nalidade especca. Consulte a Licena Pblica Geral do GNU para mais detalhes.

http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/ http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/legalcode.pt

Vous aimerez peut-être aussi