Vous êtes sur la page 1sur 8

A DOMADORA DE BALEIAS

http://junior.te.pt/domadorabaleias

Um Guia Para Explorao do Filme na Sala de Aula

Whale Rider
Nova Zelndia 2002

Realizao: Niki Caro Elenco: Keisha Castle Hughes, Rawiri Paratene, Vicky Haughton, Cliff Curtis Baseado na obra: The Whale Rider, de Witi Ihimaera Classificao: Maiores de 6 Filme de Qualidade Prmios obtidos: Prmio Escolha do Pblico Festival do Cinema de Toronto 2002 Prmio Pblico de Cinema do Mundo Festival de Cinema de Sundance 2003 Prmio do Pblico Festival de Cinema de Roterdo 2003
2002 South Pacific Pictures Ltd / ApolloMedia GmbH & Co. 5. Filmproduktion KG

A Domadora de Baleias: sugestes para professores


Se levar os seus alunos a ver A Domadora de Baleias, vai provavelmente querer trabalhar um pouco sobre o filme, depois do visionamento. Como o filme ainda no est disponvel em VHS ou DVD, pensmos que seria til fornecer algumas ideias que funcionam como auxiliares de memria, e que tambm serviriam para ajudar ou orientar o debate com os alunos. A histria do filme um pouco diferente do texto origina l de Witi Ihimaera, por isso, comece pelo visionamento do filme, sem orientaes prvias especficas. Quando os seus alunos virem o filme, eles devem querer simplesmente apreci- lo. Ler estas notas antes da sesso pode ser- lhe til, mas prefervel retom- las depois de ver o filme, quando dinamizar o debate com os seus alunos, para ajudar a aprofundar a compreenso deles sobre os temas tratados, sobre as personagens, ou a forma como as imagens no ecr enriquecem a narrativa.

Recursos e Recomendaes
Sirva- se do website portugus de A Domadora de Baleias: http://junior.te.pt/domadorabaleias L encontrar imagens, o cartaz do filme, o trailer, bem como os perfis das personagens, um dossier com curiosidades de produo, informaes sobre a Nova Zelndia e o povo maori, entre outros itens.

Sinopse
Localizao Whangara, Nova Zelndia. A aco desenrola-se no presente, mas o realizador foi cuidadoso em no ser muito especfico. Nos prximos anos, deve continuar a aparentar ser actual. Personagens Principais Paikea (ou apenas Pai) a jovem menina que a personagem central. A sua famlia constitui as outras personagens principais: Koro (o seu av), Nanny Flowers (a sua av), Porourangi (o seu pai) e o seu tio Rawiri. Keisha Castle- Hughes, a rapariga que interpreta o papel de Pai, foi escolhida de entre milhares de meninas, numa intensiva procura em todas as escolas do pas. Pontos Centrais da Narrativa A narrativa acompanha Paikea e Koro ao longo do filme. Na pequena comunidade de Whangara, na Nova Zelndia, as gentes locais afirmam descender do primeiro domador de baleias, Paikea. O chefe da comunidade procura um novo lder para comandar a entrada do povo de Paikea numa nova era. Para Koro, o chefe, existe a esperana de encontrar um novo lder, quando o seu filho mais velho, Porourangi pai de gmeos: um rapaz e uma rapariga. Essa esperana desaparece quando a me das crianas e o menino morrem durante o parto. As ltimas palavras da me foram para dar o nome beb que sobreviveu: Paikea. Para Koro, este o comeo dos infortnios da tribo. Pai educada pelos seus avs, Koro e Flowers. Enquanto Koro continua a procurar um novo lder, Flowers encontra muitas qualidades espantosas na sua neta, que Koro procura no ver. O pai de Paikea deixou a comunidade depois do seu nascimento, mas regressa ao fim de doze anos.
2002 South Pacific Pictures Ltd / ApolloMedia GmbH & Co. 5. Filmproduktion KG

Uma quantidade enorme de baleias responde ao chamamento que Pai faz aos seus Antepassados, mas estas acabam por ficar encalhadas na praia. Pai est disposta a fazer o maior sacrifcio de todos para salvar as baleias e o seu povo.

Debate
O filme lida com temas que os alunos, crianas e jovens facilmente reconhecero: liderana, expectativas e desiluses, trabalho em equipa, sucessos, etc. Para trazer de volta o filme memria dos seus alunos, pode ser boa ideia comear por lhes perguntar quais foram as cenas que consideraram mais memorveis ou marcantes. A partir daqui, pode ser interessante enumerar alguns dos temas ou elementos visuais do filme. Pode haver alunos que tambm tenham reparado em algumas tcnicas de filmagem. Seguem se exemplos de algumas cenas relevantes e actividades com elas relacionadas. -

Cenas marcantes
O discurso de Paikea O que que o tornou to poderoso? (Concentre-se no respeito de Paikea por Koro, apesar da sua resistncia contra ela.) Os alunos podem querer comentar a tenso criada pela dvida em relao a se Koro iria ou no ao discurso. Como que se criou esta tenso? (Elementos do filme intercalados: imagens de Paikea, a cadeira vazia e Koro fora da cama a olhar para o seu fato preparado, de novo o discurso, etc.) Actividade: Os alunos podero gostar de desenhar o storyboard dessa parte, at ao momento em que ele encontra a baleia. Paikea e o seu pai na waka Ambos desiludiram Koro. Este facto levanta a questo das expectativas e de no se lhes corresponder. Os alunos conseguem decidir de que lado esto? Porqu? Actividade: Os alunos podem querer escrever sobre esse aspecto e talvez mesmo acerca de experincias pessoais semelhantes. Koro com Pai no hospital No final do filme quando Pai est no hospital, como que eles sabem que Koro mudou de atitude em relao a ela? (Ele ps- lhe o seu dente de baleia volta do pescoo e dirige- se a ela como lder sbio) Actividade: Os alunos, em grupos, podero preparar a cena para a dramatizar. As cenas com Hemi No espectculo, quando o seu pai vem e parte logo a seguir com os amigos. Mais tarde, durante a lio de taiaha, e depois, quando ele e Paikea lutam. Nessa altura ele excludo do barco: Tu no, Hemi. Actividade: Encoraje os seus alunos a debaterem o que aconteceu nestas cenas. Como se sentiria Hemi? Quais das aces de Hemi foram as que fizeram Koro desiludir- se com ele? Acham que foi justo? O dente da baleia Quando Koro percebe quem foi que recuperou o seu dente de baleia, o olhar de Koro mostra que ele aceita o facto de que estava enganado. Actividade: Os alunos podem identificar algumas das situaes onde ele ignorou os sinais da capacidade e disponibilidade de Pai para liderar a comunidade.
2002 South Pacific Pictures Ltd / ApolloMedia GmbH & Co. 5. Filmproduktion KG

O chamamento de Pai s baleias (os antepassados) Koro sente- se triste depois do incidente com o dente da baleia. A narrao de Pai diz-nos que Koro estava a chamar os antepassados, mas que eles no o estavam a ouvir. Por isso, Paikea tenta faz- lo, de p na waka , enrolada na manta amarela. Actividade: Pergunte se aquela imagem fez os alunos pensarem noutro smbolo qualquer. Discuta as outras vezes que Pai estava na waka e que a manta vista. Foi embrulhada sua volta anteriormente, pelo seu pai e pela sua av Flowers (dando-lhe conforto, calor e atribuindo- lhe a liderana?) As cenas com as baleias encalhadas Actividade: Converse com os alunos livremente: Que sentimentos estavam presentes? Era apenas preocupao com as baleias? Seria tambm com as pessoas? Quando a comunidade se afasta, unida, Paikea vem por detrs deles e caminha sozinha em direco grande baleia. O que que aquela imagem lhes fez pensar acerca de Paikea? (solido, pequenez, determinao, independncia?) A cena final com a waka Activida de: Explore o que foi que a tornou interessante para os alunos. Quando que eles perceberam que Pai tambm estava na waka ? (A imagem dela com Koro, comeava com um grande plano, como se eles estivessem na praia a ver a waka partir.)

Descobrindo alguns dos temas


Liderana Nanny Flowers diz acerca de Koro: Ele tem muitas regras pelas quais tem de viver. Paikea dir mais tarde: Ele que manda. Por que que Pai apoia Koro, apesar de ele ser to duro com ela? (Ser que ela percebe algumas das preocupaes e responsabilidades dele inerentes a ser lder?) Actividade: Os alunos podem identificar algumas caractersticas de liderana em Pai. (Por exemplo, os seus comentrios acerca do tabaco e dos seus malefcios para a sade, saber consertar a corda, aprender acerca da sua cultura, a participao na vida da comunidade). Por que que Koro precisa to desesperadamente de um lder que lhe suceda? Que problemas os alunos acham que ele enfrentava? Como que os espectadores se apercebem deles? Que cenas do essas impresses? Expectativas e desiluses Quais so as opinies dos alunos em relao a Koro e s suas expectativas? Por que que ele no tem orgulho no sucesso de Porourangi? Por que que ele no ficou contente com Pai por ela ter ligado o motor? Ser que ele a devia ter excludo das lies de wanaga? As outras personagens tambm sofrem desiluses, como Hemi, por exemplo. Trabalho em equipa As cenas da comunidade na marae, trabalhando juntos para salvar as baleias, remando em unssono na waka no fim. Actividade: Como que o discurso de Pai muda a ideia de Koro acerca do escolhido? Por exemplo: o conhecimento transmitido a todos permite ter muitos lderes. Sentimentos de sucesso Actividade: Debatam a cena em que Rawiri pegou de novo na taiaha. O que que est cena representa para Rawiri? (Mais tarde ele vai ter um papel de liderana ao ajudar as baleias. Elas faro isso por ti, diz Koro.)
2002 South Pacific Pictures Ltd / ApolloMedia GmbH & Co. 5. Filmproduktion KG

O discurso de Paikea foi um sucesso pessoal. Os alunos podem ser encorajados a discutir os sucessos que os fizeram sentir-se bem com eles mesmos. Podem escrever um discurso apresentando- se e apresentando uma pessoa que respeitem.

Elementos-chave do filme
Concentrando- se na linguagem visual do filme, faa os seus alunos procurarem alguns elementos especfic os: as baleias, a corda, o bordo de Koro, a waka, a bicicleta. Discuta o seus significado e o que lhes est relacionado. Os alunos podem discutir o porqu de aparecerem esses elementos, por exemplo, onde repararam neles pela primeira vez e que papel pareciam ter na histria. Os alunos podem delinear as sequncias narrativas mais relevantes (talvez desenhando um storyboard dessas sequncias). A baleia Que imagens da baleia se conseguem identificar? Por vezes elas so ligadas ao marae atravs de planos do tekoteko. A ilha era como uma baleia a sua forma e os seus penhascos, estriados e cinzentos. Os alunos conseguiram adivinhar quando que as baleias iam aparecer debaixo de gua? (A msica deu a indicao para as imagens subaquticas.) A corda Koro utiliza-a para ensinar Pai acerca da histria do seu povo, mas Como que Koro interpreta a corda partida? E o que que Pai faz depois disso? Mais tarde, uma corda no consegue segurar a baleia. Ser isso um mau pressgio? O bordo de Koro Significa autoridade (bate com ele no cho quando o concerto na escola interrompido), liderana (no marae, como smbolo do seu lugar de chefe), serve como bengala (quando se sente deprimido). E o que que acontece ao basto no final? Como que os alunos leram a imagem do bordo entalhado a boiar no mar, perto da baleia? A waka Incompleta no incio. O que que os alunos pensam que significa para Koro? (O falhano de Porourangi?). Que acontecimentos ocorrem na waka durante o filme? (Paikea vai l quando est triste, a sua famlia conforta a l. E de l que ela lidera.) No final do filme, qual o papel da waka, e o que se passa l? (Koro reconhece Paikea com amor e respeito?). Como que que os alunos se sentiram em relao waka nessas ltimas cenas? A bicicleta A alcunha de Paikea, a aproximao de Paikea ao av, a ltima volta antes de partir com o seu pai, quando Koro no lhe d uma boleia, ou ento Pai que finalmente acaba por ultrapassar o autocarro. O genrico O genrico d- nos uma narrativa visual do nascimento de Paikea. Pode pedir aos alunos que se lembrem de como acharam que a cena do nascimento ia acabar. Pergunte- lhes que imagens lhes deram a perceber o que que ia acontecer. (Grandes planos, expresses de preocupao, dor) A msica Houve alguma particularidade na msica que os seus alunos tenham notado? A msica do mar, nas cenas das baleias?
2002 South Pacific Pictures Ltd / ApolloMedia GmbH & Co. 5. Filmproduktion KG

A utilizao da narrao A narrao de Pai no incio, bem como o Gostava de nunca ter nascido mas ele mudou de ideias. Que efeito tem na perspectiva dos espectadores acerca do delinear da narrativa? (Tranquiliza no que diz respeito ao fim da histria.) Humor As mulheres apanhadas a fumar. O trofu de golfe para a habilidade de Rawiri com a taiaha. Quando Rawiri ultrapassou Koro, correndo pela praia.

Actividades adicionais
Actividade 1: Mostre o trailer aos alunos sem a banda sonora (est disponvel no site) e pea- lhes que escrevam o guio para a mesma. Actividade 2: Debatam sobre o cartaz promocional de A Domadora de Baleias : o que que o cartaz nos diz acerca do filme? Actividade 3: Revisitem partes do filme, atravs das imagens disponveis no site.

Sequncia dos eventos


Genrico inicial Msica Sons de baleias Imagens das baleias. O parto dos gmeos Grandes planos das caras. A famlia rene- se no hospital, lamentando a morte da me e de um dos bebs. Koro (o av) e Porourangi (o pai) discutem no corredor do hospital. Porourangi diz que a sua filha se vai chamar Paikea. Koro diz que ela no pode usar esse nome. Porourangi vai- se embora. Koro tenta abenoar o beb rapaz e manda Flowers levar a menina. Ela mantm- se por perto e ele enfurece- se. Ela passa- lhe a beb que chora e esta acalma -se rapidamente: Vs? Ela gosta de ti. Flowers pede ao filho mais novo, Rawiri para tomar conta de Pai. Pai, onze anos depois, segurando no dente de baleia que ele tem volta do pescoo. O plano afasta-se para revelar que os dois esto juntos numa bicicleta. Imagens da aldeia, que estabelecem planos da comunidade. Koro empurra suavemente Pai para fora da bicicleta. Ela entra dentro de casa e encontra Nanny Flowers e as amigas a jogar s cartas. Pai ralha com elas por fumarem e fala-lhes do concerto escolar que se aproxima. Pai caminha na estrada, praticando para o concerto: Se perguntarem como se chama esta casa eu vos direi chama- se Whitireia . Concerto uma baleia com gases risos do pblico. Koro bate com o seu bordo para restabelecer a dignidade. O pai de Paikea, Porourangi, aparece. Porourangi cumprimenta a sua famlia. Koro e Porourangi esto na casa de reunies. Olhando para os entalhes, Koro diz: Tm estado tua espera.

2002 South Pacific Pictures Ltd / ApolloMedia GmbH & Co. 5. Filmproduktion KG

Pequeno- almoo de Porourangi Koro j saiu para ir arranjar a fossa sptica. Porourangi vai atrs dele para o ajudar. Rawiri aparece para comer o pequeno- almoo de Porourangi. Flowers diz: O teu sentido de oportunidade assustador, rapaz. Na escola. Koro na bicicleta, puxa as orelhas de Hemi: Para que isso? , O concerto. Koro volta para casa com Paikea na bicicleta. Paikea observa enquanto Koro conserta o motor do barco. Ela conta-lhe que tem de fazer um discurso acerca de onde veio. Koro fala dos Antepassados e de Hawaiki. Koro mostra- lhe a corda e pergunta- lhe: O que vs?, Imensos bocados de corda, entranados. A corda parte- se mas Pai conserta-a e liga o motor enquanto Koro no est ali. Ele zanga-se com ela. Apresentao de slides da exposio de arte de Porourangi. Com Pai, Flowers, Rawiri e a namorada deste. Koro irrompe pelo ecr trazendo a professora de Pai com ele. Ele obriga Porourangi a comear a apresentao desde o incio. Porourangi mostra acidentalmente fotografias da sua namorada alem. Ana. Quando lhe perguntam quem ela , ele explica que se tem encontrado com ela, e que ela est grvida. Paikea corre at waka que Porouran gi parou de entalhar quando ela nasceu. Porourangi vem consolla e falar com ela. Ele explica que Koro precisa de um profeta para guiar o nosso povo para longe da escurido, e para fazer com que tudo volte a estar bem. Porourangi sugere que Pai volte para a Alemanha com ele. Koro e Pai, na bicicleta, andam s voltas no relvado da frente. O resto da famlia est espera. Ests pronta para ir, Pai?, S mais uma volta. Despedida de Porourangi e Paikea. Koro vai para dentro de casa sem se despedir de Porourangi. Do carro olha- se para o mar. Msica de baleias. Pai pede para parar o carro: quer voltar para casa. Pai interrompe a reunio de Koro, para lhe dizer que voltou. Koro ignoro- a. Depois da escola, Hemi diz a Pai que Koro no a vem buscar, e conta- lhe acerca da escola para os rapazes. Pai decide esperar. Os rapazes e as suas famlias esperam no marae. Nanny obriga Koro a esperar que Pai se junte a eles. Karanga entre Nanny Flowers e Paikea guiando os rapazes para o marae. Paikea senta- se na fila da frente, Koro diz - lhe para se sentar no fundo, porque uma rapariga. Ela recusa e mandada embora do marae. Pai observa pela janela para aprender o que ensinado aos rapazes. Durante o treino de taiaha, Pai tenta copiar os rapazes. Hemi acerta em Koro e autorizado a sair da aula por momentos. Ele d a Pai algumas orientaes acerca de como segurar e utilizar a taiaha. Koro enfurece- se com isso. Pai sentada na waka a observar o mar. Msica de baleias. Nanny junta- se a ela e diz - lhe que Rawiri cost umava ser bom com a taiaha. Pai leva o trofu de golfe / taiaha a Rawiri e pede-lhe que este a ensine. Koro na praia com o barco Rawiri ultrapassa- o a correr troca de olhares. Pai na bicicleta ultrapassa o autocarro. O pai de Hemi aparece na escola do rapaz. Koro sada-o e diz a Hemi para actuar primeiro. O pai de Hemi sai imediatamente a seguir interpretao de Hemi e dos seus amigos. Hemi fica triste e chora nas traseiras do edifcio. Pai encontra Hemi a chorar. Ele manda- a embora. Lutam com taiahas e Pai ganha. Koro ouve- os com as taiahas e diz- lhes que eles quebraram o tapu. Pai obrigada a pedir desculpa aos outros rapazes, repetidamente, at ser sentido.
2002 South Pacific Pictures Ltd / ApolloMedia GmbH & Co. 5. Filmproduktion KG

Os rapazes saem no barco com Koro e Rawiri. Hemi deixado para trs: Tu no, Hemi. Teste final e explicao do significado do dente da baleia. Koro atira- o ao mar, para que os rapazes o recuperem. Eles emergem sem ele. No seu regresso, Koro vai-se deitar. Paikea mandada ficar com Rawiri. Pai ouve Koro a chamar os seus antepassados; como nada acontece, ela resolve chamar tambm. Pai sai no barco com Rawiri e os seus amigos. Pergunta onde foi que Koro atirou o dente, e mergulha para o procurar. Ela permanece longo tempo debaixo de gua. Pai reaparece com um crustceo e com o colar de dente de baleia de Koro. Rawiri entrega o crustceo e o dente a Flowers, mas ela no acha que Koro j esteja preparado para isso. Pai entrega um convite para o concerto a Koro, e diz- lhe que ele o seu convidado de honra. A cena do concerto comea com a imagem de chvenas de ch a serem servidas e com pessoas a trazerem comida. Pai pede uma cadeira para Koro. anunciado que Pai a vencedora do concurso de discursos. As imagens alternam entre os preparativos de Koro para ir assistir ao concerto e o disc urso de Pai. Pai dedica o seu discurso a Koro. Ela sugere que no deveria haver um lder nico, mas sim vrios. Quando sai de casa, Koro ouve as baleias. Ele encontra- as encalhadas na praia. As gentes locais chegam para ajudar a salvar as baleias. Koro repara na grande baleia a baleia de Pai. Tentam movla mas no conseguem. Quando toda a comunidade j tinha desistido, Pai sobe para cima da baleia e leva- a para o mar, sem nenhum medo. As outras baleias seguem nas. Quando o grupo se apercebe, Nanny Flowers chama a sua mokopuna. Os rapazes comeam a cantar. Agora Nanny d o dente de baleia a Koro. Ele parece baralhado e pergunta: Qual deles?, ao que ela responde: O que que queres dizer com Qual deles? No hospital, a famlia e os amigos esto espera. Pai est numa cama de hospital com Koro a seu lado. Ela tem posto o colar de dente de baleia. Ele dirige- se a ela como Lder Sbia. A waka est terminada e lanada. Porourangi voltou a casa com a grvida Ana. Grande plano de Pai entoando cnticos com Koro a seu lado. A cmara afasta- se para mostrar que esto na waka. Narrao de Pai dizendo: O meu nome Paikea Apirana Eu no sou um profeta, mas sei que o nosso povo vai seguir em frente com toda a nossa fora.

2002 South Pacific Pictures Ltd / ApolloMedia GmbH & Co. 5. Filmproduktion KG

Vous aimerez peut-être aussi