Vous êtes sur la page 1sur 7

Guia de Fundos de Investimento A CMA desenvolveu o Guia de Fundos de Investimento para voc que quer se familiarizar com os princpios

bsicos do mercado financeiro, ou que tem interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado de fundos.

1.

Introduo

Os fundos de investimento representam uma alternativa interessante para os nossos investimentos. Eles basicamente funcionam como condomnios, onde o investidor assume o papel de cotista. A grande vantagem dos fundos de investimento (sejam eles de aes, renda fixa ou de outra categoria) que possuem uma gesto profissional. Os gestores desses fundos so, em geral, profissionais qualificados para formular e operacionalizar estratgias a fim de atender s suas expectativas de retorno e risco.

Os ativos financeiros que fazem parte de um fundo de investimento so de propriedade do prprio condomnio de investidores. Por esse motivo, os fundos no fazem parte do FGC Fundo Garantidor de Crdito, que assegura at R$ 60.000,00 no caso de liquidao de uma Instituio Financeira. 2. Caractersticas dos fundos

So trs as caractersticas principais de um fundo de investimento: Acessibilidade, Diversificao e Liquidez, que acabam por representar vantagem para o investidor, conforme a seguir: Acesso a mercados que seriam inviveis no caso de investimento individual; Compra de alguns ativos financeiros da carteira a preos mais baixos do que os investidores individuais conseguiriam. Os gestores tendem a comprar volumes mais expressivos em grandes quantidades de papis, o que aumenta o poder de negociao e possibilidade de reduo do custo; Transferncia da administrao de recursos e alocao de ativos para profissionais especializados; Liquidez diria na maioria dos fundos, possibilitando saques a qualquer momento. Os resgates dos fundos podem ser feitos em qualquer data, sem perda de rendimentos, deduzidos apenas o IOF e IR, quando devidos; Diluio dos custos entre os participantes; Busca por uma diversificao dos ativos financeiros que compem as carteiras (ativos de renda fixa e de renda varivel). Objetivo e Poltica de Investimento O objetivo do fundo uma meta a ser alcanada e determina o risco do fundo. O objetivo do fundo deve estar expresso no prospecto. A poltica de investimento indica como os objetivos sero alcanados, detalhando-se os papis, mercados, limites, percentuais e o risco ao qual o fundo ser exposto.

Cotas As cotas do fundo correspondem a fraes ideais de seu patrimnio, so escriturais e nominativas. Conferem iguais direitos e obrigaes aos cotistas, proporcionalmente participao no patrimnio do fundo. O valor da cota inicialmente arbitrado pelo administrador do fundo. A partir da, o valor da cota passa a ser apurado diariamente, de acordo com a oscilao do valor dos papis que compem a carteira do fundo. Aps deduzir o passivo do fundo do seu ativo, obtm-se o patrimnio lquido que, se dividido pela quantidade de cotas do fundo, chega-se ao valor da cota. Na emisso das cotas, o administrador utiliza, conforme disposto no regulamento do fundo, o valor da cota do prprio dia ou do primeiro dia til subsequente ao da efetiva disponibilidade dos recursos confiados pelo investidor administradora. Para os fundos das classes Multimercado, Cambial, Dvida Externa e Aes devem ser utilizadas cota de fechamento. Para as classes Curto Prazo, Referenciado e Renda Fixa, facultado o uso dos dois tipos de cotas, tanto de abertura, quanto de fechamento. Para os fundos que tiverem carteira com prazo mdio superior a 365 dias (longo prazo), obrigatrio o uso de cota de fechamento. Taxa de Administrao o preo cobrado pelo administrador do fundo, que poder ser expresso em uma taxa ao ano ou valor fixo. Sendo uma despesa do fundo, quanto maior a taxa cobrada, menor ser a rentabilidade do fundo. Sua cobrana prevista no regulamento e no pode ser aumentada sem prvia aprovao da Assembleia Geral dos Cotistas. Taxa de Performance uma taxa relacionada ao desempenho do fundo. Normalmente colocado um indexador do mercado como referncia, e sempre que o fundo apresentar resultados maiores, cobrada uma taxa de performance. Essa taxa um percentual sobre a diferena entre o que fundo rendeu e o ndice de referncia ou benchmark. A cobrana desse tipo de taxa no livre e foi regulamentada pela Instruo Normativa 409 da CVM. Na verdade, a cobrana da taxa de performance (remunerao baseada no resultado do fundo) dos cotistas de fundos de investimento permitida em alguns casos expressamente definidos pela legislao. Taxa de Entrada e Sada A Taxa de Entrada cobrada por alguns fundos no momento da aplicao e a Taxa de Sada cobrada no resgate, e pode ser utilizada para penalizar uma sada antes de um prazo estabelecido.

Principais Estratgias de Gesto Gesto Passiva No caso de fundos com gesto passiva, que devem ser indexados a determinado referencial ou benchmark (o DI, por exemplo), importante a mensurao da "aderncia" do retorno dos fundos ao retorno gerado pelo referencial escolhido, ou seja, o gestor procura reproduzir o retorno e risco de algum ndice de mercado.

Gesto Ativa Na gesto ativa, o gestor do fundo constitui uma carteira, mas no necessariamente investe em ativos que representam um ndice qualquer. O gestor compra e vende esses ativos, tentando obter uma rentabilidade superior do ndice estabelecido como benchmark (de referncia). Podem ser utilizadas vrias medidas estatsticas para avaliao e comparao de desempenho. So normalmente utilizadas medidas que avaliam a relao retorno-risco do fundo de investimento - como o ndice de Sharpe, o ndice de Treynor ou o ndice de Modigliani -, assim como o coeficiente de Jensen, utilizado para avaliar a capacidade do gestor em selecionar ttulos com retorno mdio acima do obtido pelo referencial adotado. 3. Classificao de Fundos (CVM)

A CVM tem por finalidade disciplinar, fiscalizar e desenvolver o funcionamento do mercado de valores mobilirios. Alm disso, o rgo responsvel pela regulao e fiscalizao do mercado de fundos de investimento. A Instruo Normativa 409 - de Agosto/2004 - vigente a partir de 31/01/2005 procura "balizar" e regulamentar o funcionamento da indstria de fundos de investimento. Ela representa a consolidao e avano de vrias normas vigentes nessa indstria. Nesse sentido, a Instruo 409 segmentou a indstria de fundos de investimentos em 07 classes diferentes, buscando facilitar aos aplicadores o entendimento dos objetivos de investimento dos fundos e suas caractersticas especficas. Segue abaixo a classificao elaborada pela CVM: I - Curto Prazo Investem seus recursos exclusivamente em ttulos pblicos federais ou privados de baixo risco de crdito. Estes ttulos podem ser de renda fixa, ps ou prefixados, e geralmente, sua rentabilidade est atrelada taxa de juros usada nas operaes entre os bancos (conhecida como taxa do CDI). Investem em papis com prazo mximo de 375 dias e o prazo mdio da carteira de, no mximo, 60 dias. Por estas caractersticas, so considerados os mais conservadores, indicados para investidores com objetivo de investimento de curtssimo prazo, pois suas cotas so menos sensveis as oscilaes das taxas de juros. II Referenciado Os fundos Referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. Para tal, investe no mnimo 80% em ttulos pblicos federais ou em ttulos de renda fixa privados classificado na categoria baixo risco de crdito. Alm disso, no mnimo 95% de sua carteira composto por ativos que acompanham a variao do seu indicador de desempenho, o chamado benchmark. Usam instrumentos de derivativos com o objetivo de proteo (hedge). Os fundos referenciados mais conhecidos so os DI, fundos que buscam acompanhar a variao diria das taxas de juros (Selic/CDI), e podero se beneficiar em um cenrio de alta de juros. III - Renda Fixa Aplicam uma parcela significativa de seu patrimnio (mnimo 80%) em ttulos de renda fixa prefixados (que rendem uma taxa de juro previamente acordada) ou ps-fixados (que acompanham a variao da taxa de juros ou um ndice de preo). Alm disso, usam instrumentos de derivativos com o objetivo de proteo (hedge). Nos fundos de Renda Fixa acontece o oposto dos fundos Referenciados DI, pois podero se beneficiar em um cenrio de reduo das taxas de juros.

IV Aes So fundos que investem no mnimo 67% de seu patrimnio em aes negociadas em bolsa. Dessa forma, esto sujeitos s oscilaes de preos das aes que compem sua carteira. Alguns fundos desta classe tm como objetivo de investimento acompanhar a variao de um ndice do mercado acionrio, tal como o Ibovespa ou o IBX. So mais indicados para quem tem objetivos de investimento de longo prazo. V Cambial Estes fundos devem manter no mnimo, 80% de seu patrimnio investido em ativos que sejam relacionados, diretamente ou indiretamente (via derivativos), variao de preos de uma moeda estrangeira, ou uma taxa de juros (o chamado de cupom cambial). Nesta classe os fundos mais conhecidos so os chamados fundos Cambiais Dlar que objetivam seguir a variao da cotao da moeda norte americana. Mas importante ficar atento, pois estes fundos no refletem exatamente a cotao do dlar, pois nele esto envolvidos custos de taxa de administrao, imposto de renda, bem como a possvel variao da taxa de juro. VI - Dvida Externa Aplicam no mnimo 80% de seu patrimnio em ttulos brasileiros negociados no mercado internacional. Os 20% restantes podem ser aplicados em outros ttulos de crdito transacionados no exterior. Estes ttulos so mantidos no exterior. Para o investidor no Brasil, este fundo a nica forma de aplicar nos papis emitidos pelo governo brasileiro negociados no exterior. VII Multimercado So fundos que possuem polticas de investimento que envolve vrios fatores de risco, pois combinam investimentos nos mercados de renda fixa, cmbio, aes, entre outros. Alm disso, utilizam-se ativamente de instrumentos de derivativos para alavancagem de suas posies, ou para proteo de suas carteiras (hedge). So fundos com alta flexibilidade de gesto, por isso dependem de estratgia do gestor na escolha do melhor momento de alocar os recursos (market timing), na seleo dos ativos da carteira e no percentual do patrimnio que ser investido em cada um dos mercados (asset mix). 4. Tributao em Fundos de Investimento interessante notar que a nova classificao de fundos de investimento instituda pela CVM procura se adequar nova estrutura tributria do mercado de capitais para ttulos e valores mobilirios - vigente a partir de 01 de Janeiro de 2005 -, a qual procura diferenciar os investimentos de curto, mdio e longo prazo, assim como os investimentos em renda fixa dos investimentos em renda varivel. A tributao pode ser dividida em 2 impostos: Imposto de Renda e IOF. Imposto de renda O Imposto de Renda (IR) um tributo cobrado pela Receita Federal das pessoas fsicas e jurdicas, e ele incide sobre o rendimento recebido em aplicaes de renda fixa ou sobre o ganho de capital, em investimento em renda varivel. Segundo determinao da Secretaria da Receita Federal, os Fundos de Investimento so classificados em trs categorias para efeitos de Imposto de Renda, e a incidncia do imposto depender do perodo que cada aplicao permanecer no Fundo:

Fundos de Aes So fundos que devem ter, no mnimo, 67% (sessenta e sete por cento) da carteira alocada em aes negociadas em Bolsa de Valores. Esses fundos contam com alquota nica de Imposto de Renda independente do prazo que o investidor permanecer com os recursos investidos. O imposto ser cobrado sobre o rendimento bruto do fundo quando voc resgatar sua aplicao. A alquota de Imposto de Renda sobre Fundos de Aes independe do prazo da aplicao. Alquota de IR = 15% Fundos de tributao de Curto Prazo Para fins de tributao, so considerados fundos de investimento de curto prazo aqueles cuja carteira de ttulos tenha prazo mdio igual ou inferior a 365 dias. Eles esto sujeitos incidncia de Imposto de Renda na fonte s seguintes alquotas:

Prazo da Aplicao At 180 dias Acima de 180 dias

Alquota Bsica 20% 20%

Alquota Complementar 2,50% -

Alquota Total do IR 22,50% 20%

Mesmo se o investidor permanecer com os recursos investidos por um prazo superior a um ano, nos fundos de curto prazo no h a alquota abaixo dos 20%. Fundos de tributao de Longo Prazo Para fins de tributao, so considerados fundos de investimento de longo prazo, aqueles cuja carteira de ttulos tenha prazo mdio igual ou superior a 365 dias. Eles esto sujeitos incidncia de Imposto de Renda na fonte s seguintes alquotas:

Prazo da Aplicao At 180 dias De 181 a 360 dias De 361 a 720 dias Acima de 720 dias

Alquota Bsica 15% 15% 15% 15%

Alquota Complementar 7,50% 5% 2,50% -

Alquota Total do IR 22,50% 20% 17,50% 15%

Como voc pode observar, neste tipo de fundo se um investidor deixar sua aplicao por um perodo superior a dois anos ele pagar 15% de Imposto de Renda sobre o rendimento do fundo nesse perodo. Esses fundos, por terem uma carteira de ativos com ttulos de prazo mdio superior a 365 dias, podem ter uma maior oscilao no valor da cota se comparada aos fundos similares com prazo inferior.

Recolhimento do IR e "come-cotas" O Imposto de Renda dos fundos de investimentos recolhido semestralmente, no ltimo dia til dos meses de maio e novembro, sobre o rendimento obtido pelo fundo nesse perodo em um sistema denominado "come cotas". Para esse recolhimento usada a menor alquota de cada tipo de fundo: 20% para fundos de tributao de curto prazo e 15% para fundos de tributao de longo prazo.

No caso dos fundos de renda varivel, a incidncia de IR ocorre, exclusivamente, no resgate. Alm disso, no momento do resgate da aplicao do investidor, se for o caso, ser feito o recolhimento da diferena, de acordo com a alquota final devida, conforme o prazo de permanncia do investimento no fundo. IOF O Imposto sobre Operaes Financeiras incide nos resgates feitos num perodo inferior a 30 dias. O percentual do imposto pode variar de 96% a 0%, dependendo do nmero de dias decorridos da aplicao, e incide sobre o rendimento do investimento. Veja como feita a cobrana regressiva de IOF

No caso dos fundos com carncia, se o resgate ocorrer antes do prazo, esses fundos sofrem a incidncia do IOF.

CPMF *

A Contribuio Provisria sobre a Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF) foi um tributo brasileiro, que se cobrava sempre que havia sada de dinheiro da sua conta corrente, inclusive quando havia movimentaes da conta corrente para a aplicao financeira. Sua esfera de aplicao foi federal e vigorou de 1997 a 2007. Sua ltima alquota foi de 0,38%.

* Desde 1 de janeiro de 2008, a CPMF est extinta, no havendo mais cobrana inclusive para as aplicaes de recursos provenientes da conta corrente.

Conta Investimento * A Conta Investimento, instituda pela Lei 10.892, de 13.07.2004, uma modalidade de conta corrente de depsito vista com alquota zero de CPMF, destinada exclusiva e obrigatoriamente para a realizao de aplicaes financeiras. Objetivo: possibilitar ao investidor a realizao de aplicaes, resgates e transferncias de recursos da Conta Investimento sem o custo da CPMF. * A abertura da Conta Investimento foi suspensa por determinao da Circular Bacen 3.494, de 2010.

O que cobrado, caso a caso Na prtica, algumas aplicaes podem ter iseno de um ou mais tributos. Para entender o que de fato cobrado de voc em cada aplicao, acompanhe a seguinte tabela:
Tipo de Aplicao Aes IOF No incide IR Incide na venda quando h ganho de capital Incide no vencimento ou resgate antecipado

CDB

Incide o percentual de 96% a 0% sobre o ganho, dependendo do nmero de dias restantes para a aplicao completar 30 dias. Incide o percentual de 96% a 0% sobre o ganho, dependendo do nmero de dias restantes para a aplicao completar 30 dias. Incide o percentual de 96% a 0% sobre o ganho, dependendo do nmero de dias restantes para a aplicao completar 30 dias. Incide o percentual de 96% a 0% sobre o ganho, dependendo do nmero de dias restantes para a aplicao completar 30 dias.

Debntures

Incide no vencimento, no pagamento dos juros ou na cesso

Fundos de Investimentos

Fundos de aes: Incide no momento do resgate. Demais fundos: Incide no ltimo dia til de maio e novembro e no resgate se houver rendimento Incide no vencimento, no pagamento dos juros ou na cesso

Ttulos Pblicos

Fonte: CMA
Termos e condies: As informaes e anlises contidas neste site, oriundas de fornecedores independentes ou geradas pelo prprio Banco do Brasil, tm o propsito exclusivamente informativo, no consistindo em recomendaes financeiras, legais, fiscais, contbeis ou de qualquer outra natureza, e, no necessariamente, refletem a opinio do Banco. O Banco do Brasil S.A. no se responsabiliza por qualquer deciso tomada com base nas informaes contidas neste site, nem pelos eventuais prejuzos decorrentes de: (i) exatido, autenticidade, veracidade, integridade, legalidade, preciso ou validade das informaes, para qualquer propsito especfico do cliente das informaes; (ii) interrupo ou cancelamento das informaes; e (iii) impercia, negligncia, imprudncia, por ao ou omisso, dos fornecedores independentes de informao.

Vous aimerez peut-être aussi