Vous êtes sur la page 1sur 74

Agrodok 8

Preparao e utilizao de composto

Madeleine Inckel Peter de Smet Tim Tersmette Tom Veldkamp

2005 Fundao Agromisa e CTA Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao pode ser reproduzida qualquer que seja a forma, impressa, fotogrfica ou em microfilme, ou por quaisquer outros meios, sem autorizao prvia e escrita do editor. Primeira edio em portugus: 2005 Autores: Madeleine Inckel, Peter de Smet, Tim Tersmette, Tom Veldkamp Editor: Marg Leijdens Design grfico: Eva Kok Traduo: Lli de Arajo Impresso por: Digigrafi, Wageningen, Pases Baixos ISBN Agromisa: 90-8573-037-6 ISBN CTA: 92-9081-296-6

Prefcio
Esta publicao foi compilada com o objectivo de fornecer informao de como o composto pode ser aplicado nas regies tropicais e subtropicais. Fornece-se uma descrio simples dos processos que tm lugar no solo e durante a compostagem e so dadas sugestes prticas de como fabricar uma pilha de composto. So apresentados vrios mtodos e aplicaes de compostagem e tambm se agrega uma lista bibliogrfica com informao suplementar. Aconselhamos o leitor a ler, primeiramente, todo o Agrodok para obter uma impresso geral antes de procurar informao especfica. Teremos muita satisfao em receber quaisquer observaes, informao complementar/comentrios ou questes sobre esta publicao ou assuntos com ela relacionados. Agradecemos a Mira Louis por ter preparado materiais para esta 5a. edio revista. Estendemos os nossos agradecimentos ao KIOF, Instituto Queniano de Agricultura Orgnica em Nairobi, e Associao de Investigao Henry Doubleday Research Association (HDRA) em Coventry, UK, pois ambas as instituies nos proporcionaram informao valiosa para melhorar este Agrodok. Os seus endereos encontram-se na contracapa deste livro. Esperamos que a informao aqui fornecida seja de grande utilidade para um elevado nmero de pessoas. Marg Leijdens, Coordenador das Publicaes Agrodok Wageningen, 1999.

Prefcio

ndice
1 2 2.1 2.2 3 3.1 3.2 3.3 4 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 5 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 5.7 6 6.1 6.2 6.3 O porqu da compostagem Fertilizao: o papel da matria orgnica e do composto Matria orgnica e processos do solo Composto O processo de compostagem Fase de aquecimento Fase de arrefecimento Fase de maturao A prtica da compostagem Material orgnico Microorganismos Ar Humidade Localizao da pilha de composto Dimenses e construo de uma pilha de composto Mtodos para a fabricao de composto Mtodo Indore Mtodo Bangalore Processo de aquecimento ou mtodo de blocos Compostagem em fossos/covas Compostagem em valas/regos Compostagem em cestos Compostagem em currais/bomas A compostagem de materiais especficos Compostagem de plantas aquticas Compostagem de algas Compostagem da polpa do caf 6 9 9 11 12 13 14 15 16 16 18 19 19 20 22 25 25 28 29 30 32 33 34 38 38 39 41

Preparao e utilizao de composto

6.4 7 7.1 7.2 7.3 7.4 8 8.1 9 9.1 9.2 9.3 10 10.1 10.2 10.3

A compostagem de detritos/excrementos humanos ou despejos 45 Possibilidades de utilizao do composto 46 Fertilizao 46 Solo para envasamento, plantas de viveiros e plantao de rvores 48 Preveno e controlo/luta contra a eroso 48 Composto destinado a alimentos para peixes 50 Estrume lquido e chs de plantas Como fazer estrume lquido e chs de plantas Bokashi Os materiais orgnicos Preparao de bokashi Aplicao do bokashi 54 54 57 58 61 64

O seu prprio fertilizante orgnico 65 Vantagens e inconvenientes 65 Prs e contras da preparao de fertilizantes orgnicos 66 Questes prticas servindo de guio 67 68 71 73

Apndice 1: Composio de materiais orgnicos Leitura recomendada Endereos teis

ndice

O porqu da compostagem

O composto um fertilizante orgnico que pode ser fabricado na explorao agrcola a um custo bastante baixo. O insumo mais importante o trabalho do agricultor. O composto material orgnico em decomposio, tal como sejam resduos de culturas e/ou estrume animal. A maior parte destes componentes/ingredientes pode ser facilmente obtida dentro da prpria explorao. O servio de perguntas-e-respostas da Agromisa recebe com frequncia perguntas de agricultores que encaram um problema de decrscimo da fertilidade dos seus solos. Devido a problemas com a fertilidade do solo, assiste-se, muitas das vezes, a uma baixa dos rendimentos da produo agrcola e as culturas tornam-se mais susceptveis a pragas e a doenas, visto que a sua condio m. Com o objectivo de se aumentar, a curto prazo, a fertilidade do solo, necessrio acrescentar-lhe nutrientes. Tal acontece, frequentemente, atravs da aplicao de fertilizantes qumicos. Contudo, os fertilizantes qumicos so caros, o que constitui um problema para a maioria dos pequenos produtores agrcolas. A preparao e a utilizao de composto pode fornecer uma soluo para esse problema. Para se obter um melhoramento significativo da fertilidade do solo, a longo prazo, necessrio melhorar a estrutura do solo e aumentar o seu contedo de matria orgnica. O composto um bom fertilizante na medida em que contm tanto nutrientes como matria orgnica. No Captulo 2 explica-se, mais minuciosamente, o papel da matria orgnica. possvel utilizar composto como nico meio de manuteno da fertilidade do solo, mas, nesse caso, necessria uma grande quantidade de composto. Aconselhamos a aplicar, simultaneamente, vrias prticas, visando a manuteno/conservao da fertilidade do solo, a longo prazo.

Preparao e utilizao de composto

Alguns dos mtodos que visam o melhoramento da fertilidade do solo so: ? Mtodos de produo agrcola, como sejam: mulche, (cobertura morta) adubao verde, agrossilvicultura e melhoria de pousios. ? Aplicao de estrumes orgnicos tais como: composto de estrume lquido e estrume animal. Caso se aplique estrume animal deve-se proceder sua maturao durante algum tempo, pois de outra maneira poder causar danos s plantas. A compostagem do estrume animal transforma-o num fertilizante de ptima qualidade. Estes mtodos para melhoramento da fertilidade do solo so extensivamente descritos no Agrodok no. 2: Maneio da fertilidade do solo e no Agrodok no. 16: Agrossilvicultura.

Figura 1: Revolvendo o composto (Fonte: KIOF)

O porqu da compostagem

Contedo deste Agrodok Este Agrodok centra-se na preparao e utilizao de composto. O captulo 8 fornece uma receita/protocolo de como preparar estrume lquido e ch de composto. Estes so fertilizantes orgnicos que se preparam de modo fcil, de modo a poder fornecer rapidamente nutrientes s plantas. O bokashi um outro tipo de fertilizante orgnico, preparado atravs da fermentao da matria orgnica. No captulo 9 explica-se, minuciosamente, esta prtica.

Este Agrodok foi escrito tendo como grupo-alvo as pessoas que trabalham com pequenos agricultores, nos pases em desenvolvimento e para todos aqueles que tm interesse pela compostagem e por fertilizantes orgnicos.

Preparao e utilizao de composto

Fertilizao: o papel da matria orgnica e do composto

A presena de matria orgnica no solo fundamental no que concerne manuteno da fertilidade do solo e ao decrscimo da perda de nutrientes. O composto um fertilizante orgnico; adiciona matria orgnica e nutrientes ao solo. Com o objectivo de se fornecer s culturas, de maneira rpida, os nutrientes requeridos, pode ser que seja necessria a utilizao de um adubo. Contrariamente aos adubos orgnicos, os adubos qumicos ajudam as plantas imediatamente; os adubos orgnicos tm, primeiramente, que ser decompostos em nutrientes (pelos organismos do solo) antes de poderem ser utilizados pelas plantas. No obstante, os adubos qumicos apenas se usam numa campanha agrcola, enquanto a matria orgnica continua a aumentar a fertilidade do solo, a estrutura do solo e a capacidade de reteno de gua. Para alm disso, a presena de material orgnico assegura que o adubo qumico seja utilizado de maneira mais eficiente pela cultura. A matria orgnica retm os nutrientes da planta, evitando, desse modo, que o adubo seja lixiviado. De facto, a aplicao de adubos qumicos num solo que pobre em matria orgnica constitui desperdcio de dinheiro, se tal no for feito em combinao com medidas para aumentar o teor de matria orgnica no solo.

2.1

Matria orgnica e processos do solo

A matria orgnica no solo composta por material orgnico fresco e por hmus. O material orgnico fresco constitudo por materiais vegetais (mortos), excrementos e cadveres de animais, etc. Os materiais orgnicos frescos so transformados em matria orgnica fina e em hmus pelos organismos do solo.

Fertilizao: o papel da matria orgnica e do composto

O hmus confere uma cor escura ao solo e retm nutrientes e gua. No pode, praticamente, decompor-se mais. A matria orgnica fina, e o hmus em particular, possui as seguintes propriedades: ? melhora a estrutura do solo. ? melhora a resistncia do solo contra a aco erosiva da chuva e do vento. ? retm a gua e liberta-a lentamente, de modo que esta se encontra disponvel para as plantas (capacidade de armazenamento de gua) durante um perodo mais longo. ? retm nutrientes e liberta-os para as plantas, lentamente, durante um perodo mais longo. ? contm os nutrientes principais: azoto (N), fsforo (P) e potssio (K), que ficam disposio das plantas depois da sua decomposio.

Figura 2: Exemplos de organismos do solo, alguns dos quais no podem ser vistos a olho nu.

Os microorganismos so principalmente responsveis pela decomposio subsequente do hmus em dixido de carbono, gua e nutrientes para as plantas. A este processo chama-se mineralizao: libertam-se nutrientes que podem ser directamente absorvidos/assimilados pelas razes da planta. A taxa de produo de hmus e de mineralizao no solo depende duma srie de factores. Num clima quente os microorganismos so mais activos e a matria orgnica decompor-se- mais rapidamente que num clima frio. O grau de acidez do solo, a composio da mat-

10

Preparao e utilizao de composto

ria orgnica, a humidade e a disponibilidade de oxignio, tudo isto exerce uma forte influncia sobre a taxa de decomposio.

2.2

Composto

O processo natural de decomposio no solo pode ser regulado e acelerado pelo homem. Recolhe-se o material orgnico que, de preferncia, empilhado num montculo. O processo de decomposio mais intensivo e as condies mais favorveis na medida que esta pilha , quase exclusivamente, constituda por matria orgnica. O produto final obtido compe-se de matria orgnica em elevado grau de decomposio, contendo hmus e nutrientes. A isto se chama composto. O composto utilizado como fertilizante/adubo orgnico que pode ser incorporado no solo. A utilizao de composto como fertilizante permite, para alm de fertilizar as plantas, utilizar as boas propriedades da matria orgnica, que j foram mencionadas anteriormente. A adio de composto a solos arenosos aumenta a capacidade de reteno da gua, o que permite que a gua permanea durante mais tempo no solo, ficando, portanto, mais tempo disponvel para as plantas em perodos de seca. Qualquer material orgnico, no txico, pode ser utilizado na preparao de composto. Utilizam-se, frequentemente, materiais suprfluos e/ou detritos (dejectos) que, dessa maneira, podero ser reutilizados. necessrio verificar se os materiais utilizados na preparao de composto no podero ser utilizados duma melhor maneira, para outros fins, como por exemplo, forragem para o gado.

Fertilizao: o papel da matria orgnica e do composto

11

O processo de compostagem

Tal como foi descrito na seco sobre a matria orgnica nos processos do solo, o processo de compostagem realiza-se devido actividade de microorganismos (bactrias) e outros organismos um pouco maiores, como sejam minhocas e insectos. Estes organismos necessitam de determinadas condies para viverem, que incluem humidade e ar. Para se preparar/fabricar o melhor composto possvel, preciso que os microorganismos possam trabalhar de modo ptimo. De modo a se obter os melhores resultados possveis necessrio que se verifique uma combinao favorvel dos quatro factores seguintes: ? tipo de material orgnico ? ar ? humidade ? temperatura O grau de acidez (pH) tambm considerado por alguns como sendo um factor importante. A acidez depende dos fluxos de ar e de humidade. muito raro que uma pilha de composto bem preparada se torne demasiado cida. O processo de compostagem decorrer em condies ptimas se: ? existir uma combinao de vrios materiais, com diferentes taxas de decomposio; ? os diferentes materiais estiverem bem misturados; ? o tamanho da pilha variar entre 1 x 1 metro e 3 x 3 metros. Tal possibilita que a temperatura permanea constante no interior da pilha. Um bom processo de compostagem, passa por trs fases consecutivas, a saber: ? uma fase de aquecimento (fermentao) ? uma fase de arrefecimento ? uma fase de maturao

12

Preparao e utilizao de composto

No fcil estabelecer-se uma separao ntida entre estas fases. O processo realiza-se de modo muito gradual e o material orgnico converte-se em composto com a ajuda de microorganismos, em mutao contnua.

3.1

Fase de aquecimento

Durante a primeira fase do processo de compostagem, a pilha de composto comea a aquecer consideravelmente. Este efeito conhecido por fermentao e o resultado da decomposio das fibras duras e complexas da matria orgnica. Este processo de fermentao (decomposio) mais intenso no centro da pilha. Existe uma srie de factores importantes para que a fermentao se efectue de uma forma mais rpida e eficaz. Em primeiro lugar, a pilha de composto deve ser feita de todos os tipos de materiais orgnicos. Em segundo lugar, necessrio que estejam presentes os microorganismos apropriados. E, em terceiro lugar, muito importante que haja uma quantidade suficiente de oxignio e de gua. Caso estas trs condies estejam reunidas, o calor gerado rapidamente. No prximo captulo explicar-se- como satisfazer estas condies para a preparao de composto. Durante o processo de fermentao os microorganismos multiplicamse e transformam-se rapidamente, o que aumenta a produo de calor. Desta maneira, inicia-se um processo que se acelera a si mesmo. A fase de fermentao normalmente comea aps 4 a 5 dias e pode levar at 1 a 2 semanas. A fermentao mxima tem lugar quando a temperatura na pilha de composto de 60-70 oC. Temperaturas demasiado elevadas podem destruir os microorganismos teis e parar o processo de decomposio. Devido temperatura a que se d, a fermentao tem igualmente uma aco higinica. destrudo um certo nmero de germes patognicos que se encontram no material orgnico e que constituem uma ameaa para os seres humanos, animais e plantas. frequentemente sugerido
13

O processo de compostagem

que a fermentao tambm destri as sementes e as razes das infestantes (ervas daninhas). No entanto, na prtica tal no assim e muitas das sementes no so destrudas numa pilha normal de composto na medida em que a temperatura no suficientemente elevada. Em alguns casos, a capacidade germinativa das sementes das infestantes at aumenta.
Teste/ensaio de temperatura Para se saber, de um modo fcil, se o processo de fermentao j teve o seu incio, procede-se da seguinte maneira: espete um pau no centro da pilha de composto cinco dias aps ter feito a pilha ou quando a remexeu pela ltima vez. Deixe o pau durante 5 a 10 minutos.

Depois de ter retirado o pau, sinta a sua temperatura que deve ser consideravelmente mais elevada (60 a 70o. C ) que a temperatura do corpo. Se tal no se verificar, isto constitui uma indicao de que algo est errado, talvez o material usado no seja o adequado ou haja algum problema com o arejamento.

3.2

Fase de arrefecimento

A fase de fermentao passa, gradualmente, para uma fase de arrefecimento. A decomposio tem lugar sem muita libertao de calor, de forma que a temperatura baixa lentamente. Durante esta fase, h novas espcies de microorganismos que convertem/transformam os compostos orgnicos em hmus. A pilha permanece hmida, pegajosa e quente no seu interior e regista-se uma descida de temperatura de 50oC para 30oC. Se se regular a temperatura, o ar e a gua, pode-se acelerar ou retardar o processo. A durao desta fase de arrefecimento depende do tipo de pilha, dos materiais utilizados, dos cuidados dados pilha, do clima, etc. Normalmente a fase de arrefecimento dura alguns meses, mas se as condies forem desfavorveis, pode at durar um ano.

14

Preparao e utilizao de composto

3.3

Fase de maturao

Nesta fase final do processo de decomposio, a temperatura baixa at atingir a mesma temperatura do solo, entre 15-25 oC, dependendo do clima. Alm dos microorganismos j mencionados, nesta fase tambm intervm animais um pouco maiores que vivem no solo. Nas regies temperadas so sobretudo as minhocas que se alimentam do material orgnico, muito decomposto, contribuindo assim para o processo de decomposio. Nas regies tropicais at s semi-ridas so sobretudo as trmitas que desempenham um papel importante, se bem que tambm possam causar muitos problemas Na verdade nunca se pode dizer que esta fase est terminada; o processo de decomposio pode continuar indefinidamente a um ritmo muito lento. O composto est pronto para ser utilizado quando se esfarela e tem o aspecto de uma terra orgnica escura, castanha/preta de boa qualidade.

O processo de compostagem

15

A prtica da compostagem

Neste captulo explicam-se os aspectos importantes do fabrico/preparao do composto. Deve-se prestar ateno composio do material orgnico e localizao da pilha de composto (aonde a pilha de composto vai ser colocada). As medidas e a construo da pilha so descritas separadamente. No prximo captulo so descritos diferentes mtodos especficos de preparao de composto.

4.1

Material orgnico

De um modo geral pode-se utilizar qualquer tipo de material orgnico proveniente de plantas ou de animais. essencial que se misture materiais duros e velhos, cuja decomposio difcil (resduos de culturas, galhos pequenos) com materiais jovens, tenros e cheios de seiva, que entram em decomposio mais facilmente (frutos, peles/cascas de legumes, folhas novas e tenras). Isto porque tipos diferentes de matria orgnica contm propores diferentes de carbono (C) e de azoto (N). Os microorganismos que decompem a matria orgnica necessitam tanto do carbono (dixido de carbono) como do azoto para funcionarem bem. Em geral, os materiais jovens e vivos que se decompem rapidamente, contm nveis baixos de carbono, mas nveis elevados de azoto. Os materiais mortos, duros, decompem-se lentamente e contm grandes quantidades de carbono, mas pequenas quantidades de azoto. Se houver poucos materiais ricos em azoto, tal implica que o processo de decomposio ir ser lento; por outro lado, a presena de demasiados materiais ricos em azoto resulta numa pilha que se torna cida e com mau odor.

16

Preparao e utilizao de composto

A razo ideal de carbono:azoto (C:N) para se iniciar uma pilha de composto :


Razo C : N = 25-30 : 1

Ver Apndice 1 em relao composio dos principais materiais de compostagem


Exemplos de materiais ricos em azoto so:
Folhas tenras, todos os tipos de estrume, comida de peixe, restos de peixe, urina, leguminosas.

Exemplos de materiais ricos em carbono so:


Folhas secas, resduos das culturas do milho, cana de acar, arroz, etc. galhos, aparas de madeira, polpa de caf, carto, etc.

Quadro 1: A razo C:N de alguns materiais (Fonte: KIOF).


Material serradura caules de milho palha legumes e estrume da quinta estrume com camas p/ animais feno a partir de legumes excrementos dos animais Razo C:N at 400 50-150 50 20-30 20-25 15 15

Tenha ateno para no usar materiais txicos. Por exemplo, partes de plantas que tenham sido pulverizadas com adubos qumicos podem ter efeitos adversos na decomposio e qualidade do composto. Deve-se evitar, tanto quanto possvel, materiais infectados com ferrugens ou vrus. Muitos dos germes patognicos no so destrudos durante a fermentao e assim o ciclo de doenas continuaria se misturasse o composto na terra como adubo.

A prtica da compostagem

17

A razo que subjaz a uma converso/transformao lenta na pilha de composto reside, muitas das vezes, numa carncia de materiais de fcil decomposio. At pode acontecer que a pilha se torne completamente inactiva. Uma indicao de que tal se passa, a descida de temperatura durante a fase de aquecimento/fermentao, aproximadamente ao fim de dois dias. Uma pilha de composto fabricada com material vegetal jovem (de fcil decomposio) decompe-se lentamente e em pouco tempo tornase demasiado cida. Uma pilha de composto cida comea a apodrecer e a destilar mau cheiro. A decomposio d-se a um ritmo muito lento e a qualidade do composto deteriora-se. A combinao de restos de folhas jovens ou de estrume/excrementos (de fcil decomposio) com partes lenhosas da planta (difceis de decompor) proporcionam o melhor composto, dentro de um perodo de tempo mais curto. No Apndice 1 encontra-se uma lista que mostra a composio de vrios tipos de material orgnico que pode ser usado para compostagem.

4.2

Microorganismos

O processo de compostagem verifica-se devido actividade de microorganismos e outros organismos um pouco maiores, como sejam minhocas /vermes e insectos. Ver figura 2 na seco 2.1. A primeira condio para se realizar a compostagem a presena de organismos de compostagem. Estes organismos podem ser incorporados na pilha de composto misturando-se composto que j est pronto com materiais orgnicos. Caso no se disponha de composto, pode-se juntar terra/solo. Esta terra deve ser recolhida de um lugar hmido e sombra, por exemplo, debaixo de rvores. Um solo em que h humidade, contm microorganismos. Normalmente um solo que est seco devido exposio ao sol, j no contm muitos organismos vivos.

18

Preparao e utilizao de composto

4.3

Ar

Os microorganismos dentro da pilha de composto necessitam de oxignio para sobreviverem e para a converso/transformao do material orgnico. O dixido de carbono que produzido pelos microorganismos como resultado da sua actividade, necessita de ser liberto por meio de um fluxo de ar. Caso o ar que se encontra no interior dentro da pilha, no seja suficiente, os microorganismos teis no sobrevivero. Por seu lado, os outros microorganismos que no necessitam de oxignio multiplicar-se-o/desenvolver-se-o e verificar-se- um abrandamento da decomposio do material orgnico. Para que no interior da pilha haja uma quantidade suficiente de ar, no se deve encostar a pilha de composto directamente a uma parede/muro. Ao se fabricar a pilha, comear por uma camada de material duro (ramos/galhos) na base, para que, desse modo, o ar possa entrar na pilha. Ver, tambm, a Seco 4.6 onde se fala de condutas de arejamento.

4.4

Humidade

Os microorganismos necessitam de humidade para viver e se espalhar atravs da pilha. A actividade dos microorganismos abrandar se a pilha estiver demasiado seca. Por outro lado, se a pilha ficar demasiado hmida, nesse caso o ar no suficiente e os organismos de compostagem morrero. O processo ser mais de fermentao do que de compostagem. Para se avaliar qual ser a quantidade correcta de gua, deve-se realizar uma pequena experincia.
Teste de humidade Pode-se, muito facilmente, fazer um teste para se avaliar o teor de humidade existente na pilha de composto, introduzindo nesta um pequeno feixe de palha. Se ao fim de 5 minutos a palha estiver pegajosa, o teor de humidade bom, se aps 5 minutos ainda permanecer seca, isso quer dizer que o teor de humidade muito baixo.

A prtica da compostagem

19

Tem que se borrifar uniformemente uma pilha que se encontra seca com um regador ou uma lata perfurada. Pode-se usar simplesmente gua ou uma mistura de urina e gua razo de 1:4. A urina promove o crescimento dos microorganismos. Se na pilha aparecerem gotculas de gua, isso um sinal que est muito hmida e deve ser aberta/desfeita imediatamente. Pode-se espalhar o material ao sol, para sec-lo e tambm se pode mistur-lo com outros materiais secos. Passado algum tempo, poder-se- refazer de novo a pilha. Se, devido a chuva, a pilha se encontrar demasiado hmida, melhor tap-la. Em ambos os casos, depois de alguns dias repita o teste que mencionmos anteriormente.

4.5

Localizao da pilha de composto

O lugar onde a pilha de composto vai ficar muito importante. preciso ter em considerao os seguintes aspectos:
Clima No caso de condies climticas muito secas, deve-se proteger a pilha de composto contra dessecao. O ideal escolher-se um local sombra, abrigado do vento, por exemplo, atrs de uma construo ou de uma fila de rvores. Deste modo, a evaporao da humidade na pilha ser menos rpida, embora a ventilao continue a ser suficiente.

Uma localizao ao abrigo do vento tem a vantagem suplementar de evitar que os materiais esvoacem e de flutuaes de temperatura mais reduzidas (que a temperatura seja mais estvel). Tambm prtico que exista gua na proximidade da pilha de composto para poder reg-la no caso de estar muito seca. Se as condies climticas forem hmidas, preciso proteger a pilha de composto contra o excesso de gua. Deve-se escolher um lugar abrigado e bem drenado, localizado numa parte mais elevada do terreno. Se a pilha de composto for colocada debaixo de uma rvore com sombra/frondosa (por exemplo, uma mangueira ou um cajueiro) esta-

20

Preparao e utilizao de composto

r, normalmente, melhor protegida contra chuvas em excesso. Estes dois tipos de condies climticas desempenham, sem dvida, um papel importante quanto determinao dum lugar adequado para a preparao da pilha de composto. Se se colocar um telhado simples por cima do local onde se fez a pilha de composto, esta fica protegida contra o sol e a chuva. A proteco contra estas influncias climticas melhorar o processo de compostagem, na medida em que a temperatura e o teor de humidade permanecero mais constantes.

Figura 3: Telhado simples por cima de trs pilhas de composto (Mira Louis) Transporte A pilha de composto deve estar situada a uma distncia o mais curta possvel do lugar de provenincia do material orgnico (por exemplo, o talho de terreno cultivado ou o lugar da colheita). Tambm deve estar nas cercanias do lugar onde o composto vai ser usado. Desta forma poupa-se tempo e trabalho quanto ao transporte do material orgnico e do composto.

A prtica da compostagem

21

Espao em redor da pilha de composto Deve haver espao suficiente em redor da pilha de composto de forma a possibilitar remexer/revolver e examinar o composto. O mais prtico contar com um espao com uma superfcie aproximadamente 2 a 3 vezes maior do que a pilha. Parasitas/animais nocivos Uma pilha de composto deve ser sempre feita ao ar livre, e no demasiado prximo de habitaes ou estbulos. A pilha pode, muito provavelmente, atrair animais nocivos como sejam ratos, ratazanas, trmitas, e outros insectos prejudiciais. Estes animais so focos de transmisso de doenas para os seres humanos e animais e atraem animais ainda mais perigosos, como o caso de cobras.

4.6

Dimenses e construo de uma pilha de composto

Dimenses As dimenses duma pilha de composto no so arbitrrias, quer dizer devem satisfazer certos requisitos no caso de ser demasiado larga ou demasiado alta, o arejamento/ventilao ser deficiente. As dimenses bsicas so de 2 a 2,5 metros de largura por 1,5 metro a 2 metros de altura. O comprimento depende da quantidade de material orgnico disponvel, mas melhor fazer-se uma pequena pilha de composto, num espao de tempo curto, que levar muito tempo para fazer uma grande pilha. Aconselha-se, vivamente, a iniciar-se com uma pilha de, pelo menos, 1 metro cbico, seno a temperatura da pilha permanecer muito baixa e a decomposio ser deficiente e incompleta.

Durante a fase de maturao, o volume da pilha diminui, quer dizer, a pilha abate.
Construo da pilha Pode-se fazer a pilha de composto sobre o solo ou debaixo deste, num fosso/cova ou numa vala/rego. No Captulo 5 descrevem-se vrios mtodos de construo da pilha. Qualquer que seja o mtodo que vai 22
Preparao e utilizao de composto

ser utilizado, a pilha de material orgnico tem que ser erigida de uma maneira especfica. A decomposio mais fcil caso se corte o material em pedaos pequenos e se misturem materiais que se decompem facilmente com outros cuja decomposio mais difcil.

Figura 4: Corte do material em pedaos pequenos

Uma sugesto til de comear a pilha por uma base de material vegetal rijo, tal como ramos/galhos e canas de cana de acar. O ar exterior pode circular mais facilmente sob a pilha, podendo, deste modo, escoar mais rapidamente qualquer gua em excesso. Se a pilha construda em camadas, cada camada de material vegetal no deve ultrapassar os 10 cm de espessura, e cada camada de estrume no deve exceder 2 cm de espessura. Para alm do material orgnico que se pode obter, a maneira segundo a qual se faz a pilha depende, tambm, da experincia e resultados individuais.
A cobertura da pilha Em regies em que as chuvas so abundantes, a pilha deve ser protegida contra o excesso de gua. O melhor mant-la seca, colocandose um telhado simples por cima (ver figura 3) ou, de uma maneira ainda mais simples, cobri-la com uma camada de folhas, com um pedao

A prtica da compostagem

23

de tecido de juta ou de plstico. No caso de se utilizar plstico, cobrir unicamente a parte de cima, de forma que o ar possa penetrar vontade atravs dos lados. Se houver regos/valas em volta da pilha isto facilita o escoamento do excesso de gua da chuva. Nas regies com clima muito seco, a cobertura da parte de cima da pilha com os materiais que mencionmos, tambm pode constituir uma vantagem, na medida que impede uma evaporao excessiva da humidade da pilha e seca menos rapidamente.
Canais de arejamento aconselhvel dotar a pilha com canais de arejamento. A maneira mais eficaz colocar na pilha, verticalmente, no decurso da construo, pauzinhos/estacas ou feixes de raminhos, molhos de palha ou outros materiais slidos. Os feixes podem permanecer na pilha, pois no impedem o arejamento, mas os paus/estacas tm que ser retirados, assim que a pilha de composto esteja concluda.

Estas condutas de ar devem ter um dimetro de cerca de 12 cm e estar separadas umas das outras cerca de 1 metro. Ao fim de 4 a 5 dias tm que se tapar estas condutas. Um excesso de ventilao pode ter como consequncia nefasta transformar o processo de fermentao num processo de combusto.

24

Preparao e utilizao de composto

Mtodos para a fabricao de composto

Existem muitos mtodos para fazer composto. Neste Captulo so apresentados vrios desses mtodos. Queremos expressar os nossos agradecimentos HDRA e ao KIOF pela amabilidade em nos facilitar a utilizao dos seus materiais, possibilitando-nos apresentar diversos mtodos de fabrico de composto. Ao se optar por um destes mtodos, deve-se tomar em considerao os factores que j mencionmos anteriormente, como sejam a disponibilidade de materiais orgnicos e as condies atmosfricas. A longo prazo o mais adequado ser encontrar um mtodo que se possa adaptar s condies concretas de cada caso. Por isso, recomendamos que se procedam a experincias/ensaios para encontrar o mtodo que mais propcio para a sua situao especfica. claro que sempre se poder contactar a Agromisa, a HDRA ou o KIOF com vista obteno de informao especfica. Na seco de Endereos teis encontrar os endereos destas organizaes/instituies.

5.1

Mtodo Indore

O mtodo Indore muito utilizado para a compostagem em camadas.


Construo da pilha A pilha deve ser construda sobre uma base de ramos e canas. Sobre esta base empilham-se, sucessivamente: ? Uma camada de material vegetal duro, de difcil decomposio, de cerca de 10 cm; ? Uma camada de material orgnico fresco, que se decompe facilmente, igualmente de 10 cm; ? Uma camada de 2 cm de estrume animal, composto ou lodo proveniente de um tanque de biogs

Mtodos para a fabricao de composto

25

? Uma camada fina de terra, que deve ser recolhida na camada superficial do solo (de cerca de 10cm) limpa e hmida (por exemplo, o solo que se encontra por debaixo de rvores), pois dessa maneira a pilha ser dotada dos microorganismos necessrios para o processo de compostagem. Repete-se esta sequncia de camadas at que a pilha de composto tenha atingido uma altura de 1,5 a 2 metros. Construiu-se, assim, uma pilha em camadas. Toda esta operao deve ser feita num espao de tempo rpido, digamos numa semana. Ver a Figura 5.

Figura 5: Exemplo de uma pilha de composto Indore Revolver a pilha Durante o processo de decomposio a pilha tem que ser revolvida regularmente, o que lhe assegura um bom arejamento e, desse modo, todos os materiais so transformados em composto.

26

Preparao e utilizao de composto

Geralmente revolve-se a pilha pela primeira vez aps 2 a 3 semanas. Nessa altura desmancha-se a pilha e volta-se a construi-la ao lado donde estava a pilha original. Misturam-se as camadas e a pilha invertida (de baixo para cima) e virada, do interior para o exterior. Novamente se comea por uma base de materiais vegetais grosseiros. A seguir pem-se os materiais mais secos e menos decompostos da pilha que estavam na parte de fora da pilha que se desfez e colocam-se agora no interior, no centro, da pilha nova. Antes de se continuar a fazer a pilha, regam-se estes materiais secos. Esta parte central ento coberta com os materiais restantes deixando de haver a estrutura inicial, em camadas. Ao fim de trs semanas revolve-se de novo, pela segunda vez, a pilha, e at pode ser que seja necessrio revolv-la uma terceira vez. Cada vez que se revolve a pilha preciso repetir, aps alguns dias, o teste de humidade e o teste de temperatura.
Tempo necessrio para a decomposio O processo de decomposio na pilha est concludo quando os materiais vegetais ficam transformados, de forma irreconhecvel, numa massa escura que se esfarela. Os ramos e os talos grossos no se decompem completamente e ainda se podem reconhecer. Se as circunstncias forem favorveis, o processo de decomposio do mtodo Indore leva 3 meses. Se as condies forem adversas pode durar at mais de seis meses.

Algumas substncias, como sejam a urina humana e as cinzas da madeira, favorecem o desenvolvimento de microorganismos. necessria apenas uma pequena quantidade destas substncias na pilha para acelerar o desenvolvimento dos microorganismos. Se desejar acelerar o processo, espalhe um pouco de urina ou cinza de madeira sobre as camadas finas de terra. Mas deve-se utilizar apenas pequenas quantidades, pois cinza em demasia diminui a actividade dos microorganismos. A urina deve ser diluda em gua razo de 1:4 (em 4 vezes o seu volume de gua) e borrifada sobre a pilha, por meio de um regador. O mtodo Indore d, frequentemente, bons resultados.

Mtodos para a fabricao de composto

27

As vantagens deste mtodo so as seguintes: ? fcil de manter o processo sob controlo e no apresenta muitas dificuldades, na medida em que se revolve a pilha regularmente vrias vezes; ? obtm-se composto dentro de pouco tempo. Os inconvenientes deste mtodo so os seguintes: ? exige muita gua; ? exige muito tempo de trabalho.

5.2

Mtodo Bangalore

O mtodo Bangalore outro mtodo muito utilizado para preparao de composto em que a construo da pilha, tal como no mtodo Indore, feita numa semana e constituda por vrias camadas. O mtodo Bangalore difere do mtodo Indore nos seguintes aspectos: Alguns dias aps a sua concluso cobre-se completamente a pilha com lama ou torres de relva, ficando, deste modo, hermeticamente protegida do ar exterior. O processo de decomposio do material orgnico prossegue, mas provocado por outras espcies de microorganismos. Estes microorganismos decompem o material de maneira muito mais lenta e por isso leva mais tempo para se obter composto que pelo mtodo Indore, embora a sua qualidade seja praticamente a mesma.
As principais vantagens do mtodo Bangalore so: ? economia de gua; ? exige menos trabalho porque no h necessidade de se revolver a pilha durante o processo de decomposio. Os inconvenientes do mtodo Bangalore so: ? h um maior nmero de germes patognicos e de sementes de ervas daninhas/infestantes que sobrevivem porque a temperatura durante a decomposio mais baixa;

28

Preparao e utilizao de composto

? o processo de decomposio mais difcil de controlar porque a pilha tem que se manter continuamente coberta; ? este mtodo menos apropriado para pessoas sem ou com pouca experincia.

5.3

Processo de aquecimento ou mtodo de blocos

Este mtodo parecido com o mtodo Bangalore. No entanto o tratamento diferente o que permite proceder compostagem de grandes quantidades de material orgnico.
Um sistema contnuo de pilhas O mtodo de processo de aquecimento baseiase num sistema contnuo de pilha/blocos, quer dizer, que se fabrica sempre novos blocos/pilhas de material orgnico que so amontoados e tratados da seguinte maneira (figura 6):

No primeiro dia fabrica-se uma pilha/bloco com os materiais disponveis. Um bloco tem uma superfcie no solo de 1 m x 1 m, no mnimo e de 3 m x 3 m no mximo e uma altura de cerca de 1 metro. Deixa-se o bloco dois dias sem se lhe tocar. No centro (dentro) do bloco/pilha o processo de decomposio inicia-se por si mesmo. Ao fim destes dois dias (3o dia), calca-se o bloco, andando por cima dele para expulsar o ar. A pilha tem, ento, to pouco ar que se encontra numa situao quase comparvel da pilha coberta do Mtodo Bangalore, de que j falmos.

Figura 6: O processo de aquecimento ou Mtodo de Blocos (Fonte: HDRA)

Mtodos para a fabricao de composto

29

No 4o dia constri-se uma nova pilha sobre a primeira. Esta nova pilha impede completamente que o ar exterior entre na primeira pilha. O Mtodo de Processo de Aquecimento consiste, pois, na construo diria de uma nova pilha. A descrio apresentada s foi feita para um bloco, mas, na realidade, no segundo e terceiro dias construiu-se uma nova pilha/bloco ao lado do primeiro. Apenas no 4o dia que se coloca uma pilha/bloco por cima do primeiro j existente. No 5o dia constri-se um novo bloco sobre o que j l estava e assim sucessivamente. Para uma melhor compreenso deste mtodo de trabalho, ver a figura 6.
Vantagens: ? um mtodo simples para a utilizao de grandes quantidades de material orgnico; ? trata-se dum mtodo contnuo. Inconvenientes: ? s pode ser aplicado com grandes quantidades de materiais; ? exige muito (tempo de) trabalho e materiais; ? devido ao processo de decomposio se efectuar a temperaturas mais baixas, h mais riscos que os germes patognicos e as sementes das infestantes no sejam destrudos/sobrevivam; ? o processo mais difcil de ser controlado; ? requer muita experincia e conhecimento sobre compostagem.

5.4

Compostagem em fossos/covas

Este um mtodo que consiste em fazer o composto em fossos/covas que foram cavados no solo. A profundidade adequada para essa cova varia de acordo com as condies locais do solo e a profundidade do lenol fretico. As medidas dum fosso/cova tpico deveriam ser as seguintes: uma largura de 1,5 a 2 metros, 50 cm de profundidade, no importando o seu comprimento. Poder-se- revestir o fosso com uma camada fina de argila de modo a reduzir-se a perda de gua. Escavamse, frequentemente, vrios fossos uns ao lado dos outros, de modo a permitir que se passe de um fosso para o seguinte.
30
Preparao e utilizao de composto

Figura 7: Processo de compostagem em fossos

O material deve ser colocado no fosso em camadas, tal como se passa a descrever. Para um fosso de grandes dimenses, com 2m de largura 2m de comprimento e 1 m de altura, deve-se despejar 1 a 1,5 litros de gua antes de se aplicar a camada de terra, que sela o fosso.
A colocao das camadas de materiais a seguinte: 1 10 cm de material de difcil decomposio (ramos, caules/talos) 2 10 cm de material de fcil decomposio (verde e fresco) 3 2 cm de estrume animal (caso se possa obter) 4 Uma camada fina de solo proveniente da camada superficial arvel, de modo a se obter os microorganismos necessrios para o processo de compostagem 5 Repetir estas camadas at a pilha atingir 1 m a 1,5 m de altura. 6 Cobrir com ervas ou folhas (p.ex. folhas de bananeira) para evitar perdas de gua.

Ao fim de 2 a 3 semanas, todo o contedo do fosso dever ter passado (sido revolvido) para o segundo fosso e depois de 2 a 3 semanas este deve ser transferido para o terceiro fosso. Quando o material em decomposio do fosso 1 transferido para o fosso 2 , pode-se pr novo material, que est pronto para ser decomposto no fosso 1, criando-se, assim, um processo contnuo de compostagem.

Mtodos para a fabricao de composto

31

Vantagens: A compostagem em fossos/covas rpida, fcil e barata na medida em que no requer investimentos em materiais. Este processo necessita de menos gua sendo, portanto, adequado para reas secas. Inconvenientes: mais difcil fazer-se um seguimento do processo de decomposio que no caso de uma pilha de composto que se encontra em cima do solo.

5.5

Compostagem em valas/regos

A compostagem em valas/regos similar compostagem em fossos/covas, excepo que as plantas se cultivam directamente nas valas, no se retirando, portanto, o composto da vala para que posteriormente seja espalhado sobre a terra. Tem que se escavar, primeiramente, a vala, dependendo o seu tamanho da quantidade de material disponvel e de quantas plantas se iro plantar na vala. A largura pode variar entre 50 cm at vrios metros, a profundidade 1 m ou menos e o comprimento pode ser qualquer. Poder-se-, ento, proceder ao enchimento da vala, da seguinte maneira: 1 10 cm de material que de difcil decomposio (caules/talos ou resduos de culturas) 2 10 cm de material que de fcil decomposio (restos de fruta e de legumes) 3 Adicionar 2 cm de estrume animal (caso se possa obter) 4 Uma camada fina de solo, proveniente da camada superficial, arvel, de modo a se obter os microorganismos necessrios para o processo de compostagem. 5 Repetir estas camadas at que a pilha tenha uma altura de cerca de 50 cm, acima da terra. 6 Cobrir com terra, ervas ou folhas (p. ex. folhas de bananeira) para evitar perda de gua e de nutrientes e deixar a assentar durante cerca de um ms antes de plantar.

32

Preparao e utilizao de composto

Vantagens: A compostagem em valas especialmente til contra os ataques de trmitas, na medida em que a maioria das espcies vive acima do solo.

5.6

Compostagem em cestos

Figura 8: Cestos com composto e plntulas plantadas ao redor desses cestos (HDRA)

Caso os materiais para compostagem sejam escassos, mesmo assim se poder aproveit-los bem, utilizando o mtodo de compostagem em cestos. Este mtodo especialmente propcio para produo alimentar em hortas. Procede-se da seguinte maneira: 1 Escavar buracos circulares de 60 cm de dimetro e de 60 cm de profundidade 2 Revestir o fundo dos buracos com materiais que se decompem dificilmente (ramos, talos) 3 Adicionar 8 cm de estrume animal 4 Adicionar 15 cm de vegetao verde (folhas tenras, novas, que tm um teor elevado de gua) 5 Adicionar 0,5 cm de cinzas 6 Repetir as etapas 3 a 5 at que o buraco se encontre cheio 7 Cobrir com erva ou com folhas para evitar perdas de gua e de nutrientes 8 Utilizando pauzinhos pequenos e entrelaando-os, marque a linha circular da parte exterior da cova com um cesto redondo de 10cm de altura.
Mtodos para a fabricao de composto

33

Em redor da estrutura do cesto podem plantar-se sementes ou plntulas. As plantas utilizaro os nutrientes do composto. Caso construa vrios cestos de composto na sua horta, coloque-os, sempre que o faa, em diferentes locais para que toda a horta se torne mais frtil.
Vantagens: A compostagem feita com a utilizao de cestos emprega bem os nutrientes quando se pretende fazer uma pequena horta. Este mtodo tambm eficaz para aproveitar pequenas quantidades de lixo domstico.

5.7

Compostagem em currais/bomas

Figura 9: Boma/curral com cama para o gado para fabrico de composto (Fonte: Muller-Samann & Kotschi, 1994)

Quando um agricultor cria animais, normalmente tem um curral/boma na explorao agrcola (recinto onde se mantm os animais, quer durante todo o tempo, quer apenas durante a noite). Para que os animais se mantenham limpos, necessrio que no curral haja uma cama para o gado.

34

Preparao e utilizao de composto

aconselhvel acrescentar novo material para a cama do gado, todas as semanas, de modo que a urina possa ser completamente absorvida. Para as camas do gado pode-se utilizar qualquer tipo de material orgnico seco, como sejam, caules de milho, ervas daninhas, relva ou folhas secas, serradura, etc. O melhor utilizar-se uma mistura de materiais. A cama do gado absorve a urina e os excrementos dos animais que constituem um alimento muito rico para as plantas e evita que haja perdas devido ao escoamento ou secagem do estrume. O agricultor que acrescente regularmente uma nova cama para o gado obter uma grande quantidade de composto de alta qualidade. O estrume bem misturado pode ser retirado diariamente ou uma vez por semana. Caso esta mistura seja retirada todos os dias, deve ser colocada numa pilha sobre a qual se espalha, diariamente, uma pequena quantidade de terra. Deve-se repetir o procedimento at que haja bastante material suficiente para se fazer o composto da boma. O KIOF descreveu o seguinte mtodo para se fabricar composto proveniente da boma: de cada vez que se retira o estrume da boma este deve ser imediatamente compostado. O estrume proveniente dos carneiros, cabras, coelhos e galinhas , todo ele, sem excepo, estrume rico. Na medida em que a cama do gado feita de material vegetal no necessrio acrescentar mais material verde. prtico fazer o composto ao lado da boma pois assim poupar-se- trabalho da remoo do estrume e da cama do gado usada.

Mtodos para a fabricao de composto

35

Figura 10: Boma/curral e um local com composto (Fonte: KIOF e HDRA)

1 Tal como se v no desenho, escava-se uma vala de 30 cm de profundidade atrs da boma (1). A terra colocada ao lado da vala (5). Revolve-se/solta-se o solo do fundo da vala onde se coloca uma camada de vegetao seca. 2 Depois deita-se na vala uma camada de cerca de 10 cm de estrume e da cama usada, proveniente da boma. 3 Cobre-se com cerca de 5 cm de terra. 4 Acrescenta-se, de novo, uma camada de cerca de 10 cm de estrume, a qual se cobre, igualmente, com terra. Este processo continua at que a pilha de composto esteja terminada. 5 Na estao seca necessrio regar o estrume. No decurso da estao das chuvas, o estrume ficar muito molhado. Quando tal for o caso, mantenha a pilha baixa (cerca de um metro de altura). No caso do estrume seco, este pode ser empilhado a uma altura de 1,5 metro. 6 Quando terminar o trabalho, cubra toda a pilha com terra e, finalmente, com erva, caules de milho ou folhas de bananeira, para evitar que seque.

36

Preparao e utilizao de composto

7 Utilize paus para controlar a temperatura da pilha porque o estrume proveniente da boma fica muito quente. Acrescente gua no caso do pau estar seco ou ficar branco. 8 Depois de dois ou trs semanas a pilha removida para a segunda vala (2) e aps mais duas ou trs semanas para a terceira vala (3). 9 Guarda-se o composto at altura do plantio, numa pilha grande, coberta, ao lado da terceira vala (4). Nota: Se o curral/boma no tiver telhado, quando chove o estrume molha-se. Para evitar que escoe, deve-se retirar todo o estrume, o mais frequentemente possvel, e esse deve ser imediatamente compostado e coberto. Ter em mente que o composto deve ser hmido mas no molhado.

Mtodos para a fabricao de composto

37

A compostagem de materiais especficos

Se se proceder compostagem duma mistura de resduos orgnicos, o processo de decomposio ser mais fcil e produzir-se- um produto final mais balanceado. Por vezes existe uma grande quantidade de um tipo de material e as possibilidades de que este seja misturado com outros materiais so escassas. Contudo, caso estes materiais sejam tratados de maneira apropriada, pode-se fazer composto de boa qualidade a partir deles.

6.1

Compostagem de plantas aquticas

As plantas daninhas aquticas podem constituir um problema considervel em lagos e canais, criando cada vez mais um desequilbrio e perturbao no meio ambiente. Tais problemas surgem muitas vezes quando a superfcie da gua fica enriquecida com nutrientes e com a introduo de plantas exticas, por exemplo, o jacinto de gua, Eichnornia crassipes. O controle destas plantas daninhas aquticas com herbicidas prejudicial para o meio ambiente, caro e um desperdcio, na medida em que pode constituir uma melhoria valiosa para o solo se se proceder da se- Figura 11: Jacinto de gua guinte maneira: 1 Colha as plantas daninhas e espalhe-as durante alguns dias ao longo das margens da gua para secarem at que o seu peso se tenha reduzido mais ou menos a metade.

38

Preparao e utilizao de composto

2 Pode-se fazer uma pilha de composto utilizando plantas murchas, terra, cinzas, estrume animal e lixos caseiros (restos provenientes da cozinha). 3 Utilize o mtodo Indore (Seco 5.1) de compostagem, em que se forma uma pilha, consistindo na colocao de ramos no fundo e diferentes camadas sobre estes ramos. Tal evitar que a pilha se torne demasiado molhada. 4 Remexa/ revolva a pilha regularmente, de duas em duas semanas. O composto que feito apenas com jacintos de gua pode, em alguns casos, reduzir os rendimentos. Experimente o composto em pequenas quantidades antes do aplicar numa cultura.

6.2

Compostagem de algas

Figura 12: Uma planta adulta de Giant Kelp (Macrocystis)

Desde tempos imemorveis que as algas marinhas/sargaos tm sido utilizadas como fertilizante. No caso dos agricultores que se encontram na proximidade do mar, as algas podem ser muito teis. So diversas as espcies conhecidas que podem ser encontradas na maioria dos mares.

A compostagem de materiais especficos

39

As algas marinhas constituem um fertilizante potencial que apenas est espera de ser recolhido. As algas contm muitos elementos trao e substncias reguladoras do crescimento, que so extremamente benficas para as culturas.
Remoo do sal A principal exigncia quando se procede compostagem das algas marinhas a remoo da maior parte do sal. Tal pode ser efectuado de uma maneira simples: recolhem-se as algas marinhas na estao das chuvas e espalham-se ou agrupam-se em pequenas pilhas. Pouco tempo depois a chuva remove o sal. Uso directo das algas marinhas como fertilizante O mtodo mais simples de aplicao de algas marinhas como fertilizante inicia-se com a secagem das algas, a qual se tritura. O p que dessa maneira obtido pode ser utilizado directamente como fertilizante. Compostagem A outra aplicao das algas marinhas a sua compostagem. Caso as algas marinhas se encontrem molhadas devem ser misturadas com uma grande quantidade de material seco, como seja palha. As algas marinhas secas podem ser usadas numa pilha normal de composto. De um modo geral a decomposio das algas marinhas muito rpida.

Em resumo: para os agricultores que se encontram nas proximidades da costa, as algas marinhas constituem uma fonte potencial de estrume. As algas marinhas tm, sempre, que ser primeiramente dessalgadas. As algas marinhas podem causar um considervel aumento de rendimento, mas no constituem um remdio miraculoso. O efeito das substncias reguladoras de crescimento , mais uma vez, muito dependente do tipo de solo no qual vo ser aplicadas.

40

Preparao e utilizao de composto

6.3

Compostagem da polpa do caf

Figura 13: Uma pilha de composto elevada (Fonte: HDRA)

Nas regies produtoras de caf, as grandes quantidades de polpa de caf originam problemas. Os montes em fermentao exalam um cheiro desagradvel, provocam moscas e poluem os canais de gua. A polpa do caf um bom fertilizante na medida que rica em matria orgnica, azoto e potssio. Alguns dos agricultores espalha a pesada polpa molhada nas suas plantaes de caf, mas podem verificar-se problemas com o transporte e o espalhamento, podendo originar maus cheiros e problemas quanto ao crescimento da planta. muito melhor proceder-se primeiramente compostagem do produto de modo a que o mesmo possa ser usado mais eficazmente.
Bom arejamento Este material denso necessita de um bom arejamento e por isso preciso construir pilhas elevadas, acima do solo. Estas pilhas elevadas tm que ter um tecto ou serem cobertas para impedir que entre demasiada gua nas pilhas de composto. Este cho elevado pode ser feito de canas de bambu assentes sobre tijolos ou pedras.

Antes de se proceder compostagem, a polpa tem que ser drenada e carregada para as covas/fossos poos com uma altura aproximada de um metro. Pode-se misturar restos de hortalias, caso se possam obter, assim como terra ou composto. Isto para que se obtenha os miA compostagem de materiais especficos

41

croorganismos adequados para a decomposio dos resduos. A pilha deve ser revolvida cada 4 a 6 semanas e o composto dever estar pronto dentro de 4 a 6 meses.
Compostagem do lixo domstico O lixo domstico compreende qualquer tipo de lixo caseiro decomponvel como sejam restos de comida, papel, varreduras ou cinzas de madeira. No dever compreender carne ou restos provenientes do abate de animais, na medida que estes atraem vermes e insectos e exalam um cheiro pestilento. Tambm no devem incluir excrementos humanos ou de gatos ou ces pois estes contm toxinas que podem ser nocivas no caso da sua compostagem no ser feita de maneira correcta (ver a seco onde se trata da compostagem de excrementos humanos). Tambm melhor no se usar muito material do mesmo tipo.

Ter em mente que a composio de lixo domstico definida cultural e regionalmente. Particularmente na sia a compostagem de lixo caseiro constitui uma tcnica antiga.
Compostagem numa pilha A maior parte do lixo domstico produzida em pequenas quantidades mas em intervalos regulares. aconselhvel no pr pequenas quantidades nessa pilha, numa base diria, mas guard-lo antes de o colocar na pilha de composto.

Como linha de orientao: acrescente uma nova camada sempre que disponha de material suficiente para ter uma camada de cerca de 30 cm de espessura. Tambm se pode recolher outro material adicional para se pr na pilha, mas isso custa tempo e energia. Na medida em que a quantidade de lixo orgnico muitas das vezes pequena, s se pode fazer uma pequena pilha de composto. O lixo orgnico (restos de e comida, cinzas de madeira) apresenta pouca estrutura. Por isso, sempre que se proceder compostagem do refugo domstico deve-se prestar bastante ateno ventilao da pilha. Ver seco 4.3 e 4.6 - subseco sobre condutas de arejamento.

42

Preparao e utilizao de composto

Compostagem num barril No Mali, no instituto IPR/IFRA (o endereo encontra-se na seco Endereo teis) desenvolveu-se um mtodo para se fabricar composto a partir de lixo domstico, num barril.

A utilizao de barris facilita e faz com que seja mais higinica a prtica de compostagem perto da casa. O barril tambm regula o ar, a humidade e a temperatura durante o processo de compostagem.
Preparao do barril Pinte a parte interior do barril para evitar que enferruje. Faa trs buracos (de 1 cm de dimetro), aproximadamente a um tero da parte de cima do barril e a um tero da parte de baixo do barril, a uma distncia de a 52 cm uns dos outros.

Figura 14: Barril adaptado para fabricao de composto

Faa um outro buraco de 1 cm na base do barril. O lquido proveniente da decomposio da matria orgnica pode escorrer por este buraco. Se ficar dentro do barril, o material no fundo do barril comear a apodrecer o que origina mau cheiro e o composto no ser bom. Remova a parte de cima do barril; esta ser utilizada como tampa para regular o processo de compostagem quando o barril se encontrar cheio. medida que os materiais orgnicos se decompem, o barril encolher e a tampa deslizar, tapando o barril. Faa uma abertura mais ou menos 20 cm acima do fundo do barril, de 65 cm de altura e 20 cm de largura de modo a que se possa controlar o progresso da compostagem. Normalmente esta abertura deve ser mantida fechada. Coloque o barril num trip de base de 25 cm de altura

A compostagem de materiais especficos

43

para que se possa pr uma vasilha (recipiente) por debaixo para recolher lquido fermentado que se derrame.
Mtodo de fabrico de composto melhor trabalhar-se com dois ou trs barris: o primeiro pode ser usado para o composto inicial que peneirado e colocado no segundo barril para se continuar com a compostagem. O terceiro barril utilizado para se armazenar o composto pronto a ser usado. No preciso fazer aberturas no segundo e terceiro barris.

Para a compostagem em barris pode-se usar qualquer material orgnico, especialmente resduos domsticos. Corte a matria orgnica em pedacinhos pequenos antes de a pr no barril e misture os diferentes materiais. Caso tenha material suficiente poder encher o barril de uma s vez, seno faa-o por etapas, devagar. O processo pode ser melhorado caso se recolha o lquido que escoa do barril atravs da abertura do fundo e se o adicione de novo matria orgnica existente no barril. Desta maneira reduz-se ao mnimo a perda de nutrientes.
Encher o barril de uma nica tirada Se encher o barril s de uma vez, a humidade da mistura dentro do barril permanecer mais ou menos constante. O ar entrar atravs das aberturas do barril. Depois de 4 ou 5 dias transferir a mistura para o segundo barril, no qual ficar durante 8 a 10 dias. Ao fim deste perodo o composto estar, provavelmente, pronto. Evidentemente que o perodo de compostagem depende do clima (temperatura).
O IPR/IFRA preparou uma receita utilizando o mtodo que acabmos de descrever. Faa a compostagem dos seguintes materiais: 52 kg de serradura 1,7 kg de estrume de aves domsticas 2,5 kg de fosfato natural Tilemsi 800 ml de urina. Depois de 45 dias a compostagem j se encontrar num estdio avanado.

44

Preparao e utilizao de composto

Encher o barril por etapas Caso se encha o barril por etapas, necessrio comear a contagem dos dias do processamento a partir do momento em que o barril se encontra cheio at acima. Ento, depois de 4 a 5 dias peneira-se a mistura e o material fino pode ser colocado no segundo barril enquanto que pedaos grandes e qualquer outro material que ainda no se encontre decomposto posto de volta no primeiro barril, que pode, de novo, ser enchido devagar.

6.4

A compostagem de detritos/excrementos humanos ou despejos

A compostagem de detritos humanos ou de despejos constitui uma maneira til de os eliminar e so uma fonte rica em nutrientes para as plantas. Contudo colocam-se alguns problemas quando se tem que lidar com detritos/excrementos humanos ou com despejos. Podem transmitir-se doenas atravs do manuseamento dos excrementos e durante o consumo das culturas em que detritos humanos foram utilizados como adubo. Reveste-se de primordial importncia a utilizao de mtodos adequados quando se lida com este aspecto e necessrio possuir-se uma experincia prvia do processo de compostagem. Os problemas mencionados no devem impedir que se utilize excrementos humanos ou despejos na pilha de composto. Nesta publicao no se explica em pormenor o modo de compostagem de excrementos humanos. Caso o leitor deseje experimentar, referimo-nos aos livros mencionados na seco Leitura Recomendada. Se quiser obter mais informao, tambm poder dirigir-se por escrito quer ao servio de perguntas-e-respostas da Agromisa ou Seco de Aconselhamento Externo da HDRA (Ver seco sobre Endereos teis).

A compostagem de materiais especficos

45

Possibilidades de utilizao do composto

Neste captulo trataremos das diversas possibilidades de utilizao do composto. Eis alguns exemplos: ? fertilizao; ? solo para vasos, plantas de viveiro ou para a plantao de rvores; ? preveno contra a eroso; ? alimento para peixes. ? cultura de cogumelos (no se trata neste Agrodok). Quando o composto se encontra pronto, nem sempre pode ser utilizado imediatamente tendo, por vezes, que ser guardado durante algum tempo at que se possa utilizar. necessrio providenciar para que o composto no perca a sua fertilidade durante o tempo que est armazenado.
Os cuidados a tomar com o composto armazenado No se deve, nunca, deixar o composto destapado, exposto chuva ou ao sol. A chuva faz desaparecer os nutrientes e o sol pode queimar o composto, perdendo assim a sua fertilidade. Por esta razo, para reduzir estas perdas, deve-se cobrir o composto. Para tal pode-se utilizar folhas de bananeira, folhas de palmeira entrelaadas ou pedaos de plstico. Caso o composto esteja muito tempo sem ser utilizado pode servir de local de incubao de insectos indesejveis, como sejam as trmitas e os besouros rinoceronte (Oryctes rhinoceros).

7.1

Fertilizao

A vantagem da utilizao do composto como fertilizante reside no facto que, a longo prazo, melhora a fertilidade do solo, na medida que melhora a estrutura do solo. A matria orgnica constitui o factor chave no que respeita ao melhoramento da estrutura do solo. A matria orgnica contm grandes quantidades de micro-elementos essenciais
46
Preparao e utilizao de composto

para o crescimento da planta e melhora a capacidade de reteno de gua do solo Um outro aspecto que o composto liberta os nutrientes de modo lento, o que implica que o efeito do composto se faz sentir a longo prazo. Os fertilizantes artificiais apenas contm alguns nutrientes (azoto, fsforo e potssio), mas a sua concentrao de nutrientes muito mais elevada do que a existente no composto. Os nutrientes dos fertilizantes artificiais so libertados rapidamente, o que significa que os fertilizantes artificiais constituem um abastecimento nico, rpido, de nutrientes para satisfazer as necessidades duma cultura. O simples facto de se-utilizar fertilizante artificial no basta para reter um nvel suficiente de fertilidade do solo. necessrio que haja matria orgnica para reter a gua e os nutrientes. Num solo degradado, desprovido de matria orgnica, os rendimentos ainda diminuiro, mesmo quando se adiciona fertilizante artificial, o que implica que quando se utiliza fertilizante artificial necessrio cuidar do teor de matria orgnica do solo. Quando uma cultura necessita rapidamente de nutrientes, uma boa estratgia a constituda por uma abordagem integrada, combinando a aplicao de composto com a aplicao de fertilizantes artificiais. A longo prazo a utilizao de fertilizantes artificiais pode at mesmo ter um efeito nefasto no solo na medida em que o solo pode ficar exausto e degradado caso no se lhe adicione matria orgnica e pode tornar-se cido devido composio qumica do fertilizante. Ver, tambm, Agrodok 2 Maneio da fertilidade do solo.
Aplicao no local onde so necessrios No caso de se pretender usar o composto para fertilizao directa de um talho cultivado numa superfcie grande de terreno, ter que aplicar-se uma quantidade muito grande. Isto constitui um inconveniente quando se utiliza composto.

Possibilidades de utilizao do composto

47

O composto muito apropriado para ser utilizado numa horta ou num talho de pequenas dimenses. importante tratar de aplicar o composto localmente nos lugares especficos onde necessrio, tal como: ? Quando se prepara a cama para a semente o composto pode ser misturado com a camada superficial do solo. O composto frtil estar, desse modo, mais facilmente disponvel para as plntulas. ? Aplicar o composto nas covas/fossos ou valas nas quais se procedem a cultivos. Este mtodo til, sobretudo nas regies secas. A cultura plantada no composto puro ou no composto misturado com a camada superficial do solo.

7.2

Solo para envasamento, plantas de viveiros e plantao de rvores

O composto muito benfico para as plntulas de viveiro, quer numa cama de sementes, quer num viveiro em que germinam ou em vasos e covas onde se plantam plantas ou rvores jovens. O composto retm bem a gua e, deste modo, as plantinhas jovens no evidenciaro stress devido a falta de gua e obtero todos os nutrientes que necessitam a partir do composto.

7.3

Preveno e controlo/luta contra a eroso

O emprego do composto na preveno da eroso est fortemente ligado com o melhoramento da fertilidade do solo. Um solo frtil geralmente menos susceptvel eroso, na medida em que a matria orgnica mantm o solo coeso. Para alm disso, o composto usado como cobertura do solo contraria a eroso causada pela chuva. Ver o Agrodok no 11: Luta anti-erosiva nas regies tropicais, para mais informao sobre o papel da matria orgnica quanto reduo da eroso do solo.

48

Preparao e utilizao de composto

Figura 15: Um viveiro de plantas feito com composto

Figura 16: Vasos cheios com composto

Figura 17: Plantao de rvores: o composto posto no buraco/cova no qual a rvore plantada. Cubra o composto de novo com o solo proveniente do fundo da cova, para evitar que o composto resseque. Ver, tambm o Agrodok no. 19: Propagao e plantio de rvores.

Possibilidades de utilizao do composto

49

Recolha da gua que se escoa Uma medida para lutar contra a eroso com o auxlio do composto de cavar regos bem drenados, paralelos s curvas de nvel do terreno e ench-los de composto para recolher a gua de escoamento superficial.

7.4

Composto destinado a alimentos para peixes

O composto que se utiliza na fertilizao do tanque constitui um bom alimento para os peixes. A alimentao natural que ocorre no tanque de peixes compreende plantas minsculas (algas ou fitoplncton) e animais tambm minsculos (zooplncton). Deita-se o composto (ou estrume) no tanque como uma alimentao indirecta para os peixes, o que acelera o crescimento de plncton na gua. Muitas das espcies de peixes, como sejam a Tilapia sp. e a Carpa sp. (Cyprinidae) alimentam-se de plncton. De um modo geral os peixes reagem bem adio de fertilizante e o seu nmero pode aumentar consideravelmente.
Maneio do tanque A gua no tanque deve ser de boa qualidade para que os peixes possam ser saudveis e cresam bem. Para tal os peixes necessitam de oxignio que produzido, sobretudo, pelas algas que flutuam na gua. Se houver muitas algas na gua esta apresentar uma cor verde.

importante utilizar-se uma boa prtica de fertilizao de forma a se manter a qualidade da gua e uma boa quantidade de alimentao para os peixes que ocorre naturalmente na gua. A quantidade de fertilizante que se deve acrescentar gua depende do nmero de peixes existentes no tanque. Caso se acrescente uma pequena quantidade de fertilizante, crescer pouca alimentao e a produo de peixe tambm ser pequena. Ao contrrio, se o fertilizante utilizado for demasiado ou aplicado irregularmente, tal pode originar uma carncia de oxignio

50

Preparao e utilizao de composto

(as algas e o plncton usam o oxignio durante a noite) e o peixe morrer.


Aplicao de composto no tanque de peixes Deve-se aplicar o composto pelo menos uma vez por semana, mas o melhor seria faz-lo todos os dias. importante espalhar o composto uniformemente sobre o tanque para assegurar um uso ptimo pelas algas e plncton para que estas se possam multiplicar.

Na prtica nos tanques de peixes utiliza-se, frequentemente, material orgnico grosseiro. Muitos destes materiais comeam a decompor-se, usando grandes quantidades de oxignio da gua. Neste caso muito provvel que os peixes no possam obter oxignio suficiente e sufocaro. A utilizao de composto em vez de materiais residuais orgnicos grosseiros vantajosa visto que o composto um material que j est decomposto. Quando se acrescenta composto num tanque de peixes o contedo de oxignio no baixa muito. Existem duas razes que explicam isso: o composto apenas utiliza uma pequena quantidade de oxignio e acrescentar composto conduz a um substancial crescimento de fitoplncton que produz oxignio. Devido a estes efeitos positivos, pode-se acrescentar gua, sem dificuldades, muito mais composto do que resduos orgnicos frescos e poder-se- produzir mais peixe. O composto tambm pode ser directamente consumido por alguns tipos de peixe, o que no se passa em relao aos fertilizantes.
Concluindo: o composto parece ser um dos alimentos ideais para a criao intensiva de peixes em tanques. No se verificar falta de oxignio e, deste modo, pode-se acrescentar mais alimento, podendo obter-se maiores rendimentos.

Um tanque com um bom maneio e fertilizao pode suster 3 kg de peixe por 100 m por dia. Se bem que na prtica esta quantidade seja normalmente mais baixa.

Possibilidades de utilizao do composto

51

Em alguns lugares a compostagem feita num canto do tanque. Este mtodo menos eficaz do que preparar o composto em terra firme e espalh-lo, ento, posteriormente em todo o tanque. A utilizao deste ltimo mtodo garante uma produo pisccola mais elevada, provavelmente porque os nutrientes constantes numa pilha de composto que se encontra num canto do tanque no ficam bem espalhados por todo o tanque.
Alimentao para peixes obtida a partir da compostagem de jacintos de gua Alimentos para peixes obtidos a partir da compostagem de jacintos de gua, (ver seco 6.1), excrementos de animais e de palha de arroz e dados Tilpia do Nilo podem resultar numa produo de 360 kg por 100 m. Utiliza-se a seguinte receita para se preparar o composto:

? Seque ao sol 1.000 kg de jacintos de gua at que o seu peso se reduza aproximadamente a 400 kg. Em seguida misture bem o jacinto de gua seco e espalhe-o sobre uma camada de palha de arroz de 3 x 3 m. Faa uma pilha de composto com cerca de um metro de altura e espete nela as canas de bambu de modo que o ar possa circular dentro da pilha. ? Remexa/revolva bem a pilha de composto cada duas semanas, para virar a posio do material da pilha: o material do fundo passa para cima e o de cima para baixo. Depois de dois meses o composto estar pronto para ser espalhado sobre o tanque de peixes. Para se poder colher 25 kg de Tilpia do Nilo num tanque de cerca de 100 m2 necessrio alimentar o peixe diariamente com 2 kg de composto, durante um perodo de seis meses. Para se obter essa quantidades sero necessrias quatro pilhas de composto com as medidas j indicadas. Ver igualmente: Agrodok no 15: Piscicultura feita em pequena escala na gua doce para uma informao mais geral sobre criao de peixes em tanques e,

52

Preparao e utilizao de composto

Agrodok no 21: A piscicultura dentro de um sistema de produo integrado para uma informao mais pormenorizada sobre formas integradas de alimentao de peixes.

Possibilidades de utilizao do composto

53

Estrume lquido e chs de plantas

O objectivo do fabrico de estrume lquido e de chs de plantas de poder fornecer cultura, de modo rpido, uma alimentao natural adequada, durante a poca de crescimento. O estrume lquido e os chs de plantas esto prontos a ser usados depois de duas a trs semanas, enquanto que em relao ao composto este perodo de mais de seis semanas. O estrume lquido e os chs de plantas podem parecer desnecessrios num sistema orgnico aonde a nfase se coloca na alimentao do solo e no das plantas. Contudo, h ocasies em que a nica resposta o uso de estrume lquido, como no caso de haver danos nas razes e que estas no possam absorver nutrientes em quantidades suficientes. Alimentos lquidos provenientes de estrume animal ou uma planta como consolda/solda ou confrei (Symphytum spp.) fornecem rapidamente nutrientes. Um alimento lquido tambm essencial quando as plantas crescem num ambiente restrito de um vaso ou de um saco plstico.

8.1

Como fazer estrume lquido e chs de plantas

Nota: as instrues para os chs de plantas comeam no nmero 3. Materiais e equipamento necessrios: ? Estrume de galinha ou de coelho ou uma mistura de ambos ? Um recipiente um tambor ou metade de um tambor (balde) se se trata de pequenas quantidades ? Um saco resistente ou um saco de juta ? Uma estaca e corda

54

Preparao e utilizao de composto

1 Ponha o estrume de galinha ou o estrume de coelho (ou uma mistura de ambos) num saco resistente ou num saco de juta com uma quantidade de 50 kg de estrume para um tambor de gua. Encha-o de tal maneira que seja possvel atar muito bem a parte de cima do saco. 2 Pendure o saco que contm o estrume num recipiente cheio de gua limpa. O saco deve estar muito bem atado com a corda e pendurado num pau forte colocado na parte de cima do tambor.

Figura 18: Preparao de estrume lquido (Fonte: KIOF)

3 Quando se preparam chs de plantas, pe-se num tambor cheio com gua limpa, ramos e folhas verdes viosas (cheias de seiva) cortados. No necessrio pr as folhas num saco. 4 Deixe o estrume (para o caso do estrume lquido) ou as folhas cortadas (para o caso dos chs de plantas) a assentar durante 15 dias. Cubra o tambor para impedir excesso de evaporao.

Estrume lquido e chs de plantas

55

5 Ao fim de trs dias e a partir da diariamente, mexa o lquido no tambor. Para o caso do estrume lquido, mexa-o elevando o saco vrias vezes, utilizando o pau. 6 Depois de 15 dias a gua tem uma aparncia escura e a maioria dos alimentos da planta (nutrientes) que se encontram no estrume tero sido dissolvidos na gua. Retire, ento, o saco. 7 Dilua o contedo do tambor numa proporo de 1:2 (a uma parte de estrume lquido ou de chs de plantas acrescente duas partes de gua limpa). Espalhe sobre o caule da cultura e no sobre as folhas. 8 Regue a cultura com este estrume lquido ou o ch de plantas durante duas ou trs semanas. Tem um efeito eficaz como adubao de cobertura aps o plantio da cultura em que se usou composto.

Figura 19: Preparao de chs de plantas (Fonte: KIOF)

56

Preparao e utilizao de composto

Bokashi

O bokashi um fertilizante orgnico obtido atravs da fermentao de matria orgnica. Bokashi uma palavra japonesa que significa, precisamente, matria orgnica fermentada. O bokashi contm uma grande quantidade de nutrientes e actua como um fertilizante de efeito rpido. Pode-se comparar o seu efeito com o dum fertilizante qumico como o NPK. Os agricultores japoneses utilizam tradicionalmente o bokashi para melhorarem a fertilidade do solo e fornecer nutrientes s plantas. Faz-se bokashi fermentando material orgnico quer ao ar livre, quer num espao fechado. Ao ar livre a mistura entra em contacto com o oxignio existente no ar, chamando-se a isto uma situao aerbia. Pode-se comparar com um processo normal de compostagem. Quando a mistura de fermentao se encontra isolada do ar (por exemplo, em sacos plsticos) chamada uma situao anaerbia. A matria orgnica para a fermentao do bokashi necessita de ingredientes especialmente seleccionados (farelo de arroz, farelo de trigo, farinha de peixe, etc.), a que se juntam materiais residuais orgnicos. O bokashi foi desenvolvido no Japo pelo Prof. Teruo Higa.
O bokashi comparado com o composto O processo de fermentao do bokashi conserva melhor os nutrientes existentes no material orgnico que o processo de decomposio que se efectua durante a compostagem. A razo pela qual os nutrientes se conservam melhor que durante o processo de fermentao as temperaturas no se tornam to elevadas como durante o processo normal de compostagem.

No processo anaerbio de fermentao do bokashi as temperaturas sobem at aproximadamente 40 oC , enquanto que no processo aerbio e durante o processo normal de compostagem, as temperaturas podem elevar-se at cerca de 70 oC e, possivelmente ainda mais altas. Isto implica que no processo anaerbio, a conservao ainda melhor do

Bokashi

57

que no processo aerbio. Contudo, quando se utiliza o processo anaerbio difcil preparar grandes quantidades de bokashi, sendo, portanto, mais fcil utilizar o processo aerbio. Pode-se preparar bokashi num perodo curto: 6-8 dias num clima tropical e 2-3 semanas num clima mais temperado. Pode ser aplicado directamente no solo depois de ser preparado, ainda que seja melhor esperar 14 dias antes de se proceder ao plantio ou sementeira.
Microorganismos Eficazes O aspecto mais importante da preparao do bokashi a adio de Microorganismos Eficazes (ME), quer dizer, uma misturada preparada artificialmente a partir de microorganismos do solo, teis. Quando so aplicados estes microorganismos eficazes assentam no solo e expulsam os microorganismos prejudiciais. Tal melhora a eficcia da matria orgnica no solo, alcanando-se, deste modo, uma melhoria da fertilidade do solo.

Os Microorganismos Eficazes podem ser comprados aos institutos onde se prepara e investiga o bokashi. Na seco Endereos teis poder obter os endereos dessas instituies. Caso no possa obter uma mistura de ME tambm possvel utilizar terra, de preferncia solo fresco e hmido, proveniente de uma floresta. Este solo contm uma grande quantidade de microorganismos e muito provavelmente no se encontra poludo com produtos qumicos. Embora este solo no seja to eficaz como os ME seleccionados artificialmente, tambm poder proporcionar um resultado adequado.

9.1

Os materiais orgnicos

Na preparao do bokashi pode ser utilizado qualquer tipo de matria orgnica. Utilize pelo menos trs materiais diferentes de modo a estimular a diversidade de microorganismos. importante dispor-se de uma combinao de materiais que ou bem tm uma grande quantidade de azoto (uma razo C:N baixa) ou de carbono (uma razo C:N alta). Pode-se melhorar a qualidade do bokashi acrescentando-se-lhe con-

58

Preparao e utilizao de composto

chas do mar, finamente trituradas (farinha de cal) e minerais de bentonite argilosa mistura fermentada.
Fontes de Azoto (N) O estrume de galinhas constitui uma boa fonte de N (azoto). Tambm se podem usar outros tipos de estrume animal (estrume de gado bovino, estrume de gado asinino, estrume de pombos, etc.), embora a quantidade tenha que ser multiplicada por 1 .

A farinha de peixe, farinha de ossos, ou plantas que fixam o azoto, (plantas leguminosas) como sejam mucuna, crotalria e folhas de leucaena, etc. constituem fontes alternativas de azoto. Estas plantas tm que ser secas e cortadas em pedacinhos antes de serem usadas. Tambm contm outros nutrientes importantes.
Fontes de Carbono (C) O farelo de arroz uma boa fonte de carbono. Tambm contm hidrato de carbono e fsforo. O farelo de arroz um elemento importante porque um bom estimulante para a fermentao e alimenta bem os microorganismos. Em vez de farelo de arroz pode-se utilizar outros tipos de farelo como seja farelo de trigo e farelo de milho ou culturas de razes/tubrculos como sejam a mandioca, inhame ou batata. necessrio cort-las em pedacinhos pequenos, antes de as utilizar. Como alternativa tambm se pode usar frutas como, por exemplo, banana. Palha, ervas daninhas e serradura tambm so fontes de C. Carvo O carvo um material poroso que aumenta a capacidade de reteno de nutrientes e melhora a estrutura do solo. Tambm actua como um porto de abrigo para os microorganismos. Caso no se possa obter carvo poder utilizar palha, laminria (alga/sargao seco) ou as cascas dos feijes. Como alternativa tambm se podem utilizar as cascas de arroz torradas.

No utilize cinzas, pois estas diminuem a actividade dos microorganismos.

Bokashi

59

Resduos de cana de acar Se se acrescentar resduos de cana de acar (bagao) ao bokashi assegura-se um bom fornecimento de ar e reteno de gua durante o processo de fermentao. Tambm retm os nutrientes, como sejam o azoto. Como materiais alternativos podem-se empregar palhas de arroz, cascas de caf, aparas de madeira, sabugos de milho e erva seca. Microorganismos Eficazes O bokashi antigo contm uma grande quantidade de microorganismos, sendo estes microorganismos que iniciam o processo de fermentao. A mistura de Microorganismos Eficazes preparada artificialmente pode ser comprada nos institutos cujo endereo se encontra na seco Endereos teis. Caso prepare bokashi pela primeira vez e no consiga comprar a mistura de ME, utilize solo limpo e hmido, de preferncia de uma floresta. Melao O melao um produto secundrio da produo aucareira. Contm uma grande quantidade de energia e estimula o processo de fermentao ao alimentar os microorganismos. Como alternativa pode-se usar acar ou mel, mas, evidentemente, que estes produtos so muito mais caros. Humidade A produo de bokashi requer pouca gua. Se o bokashi estiver muito hmido exala mau cheiro. Para a receita que dada na prxima seco necessita-se de 20 litros de gua. A quantidade necessria tambm depende do teor de humidade dos materiais.

O teor de humidade deve situar-se entre os 30-40%. possvel controlar o teor de humidade ao espremer um punhado da mistura. No deve escorrer gua quando se aperta a mistura, mas esta deve manter-se como uma unidade simples, sem se esfarelar. Contudo, caso se lhe toque, deve esfarelar-se facilmente

60

Preparao e utilizao de composto

Figura 20: Controlando o teor de humidade

9.2

Preparao de bokashi

Se necessitar de preparar grandes quantidades mais fcil usar o processo aerbio. Para a preparao de pequenas quantidades aconselhvel usar o processo anaerbio, pois desta maneira so retidos mais nutrientes. Na receita que a seguir apresentamos, especificam-se as matrias orgnicas. Fazendo uso da informao que se encontra contida na ltima seco poder variar estes materiais e experimentar at encontrar a melhor maneira de preparar bokashi na sua situao especfica.
Mtodo aerbio Eis uma receita para a preparao aerbia de bokashi (proveniente da Costa Rica):

Materiais necessrios: ? 1 saco de estrume de galinha (material rico em azoto) ? 1 saco de farelo de arroz (material rico em carbono) ? 1 saco de carvo, pedaos pequenos 1-2 cm) ? 1 saco com resduos de cana de acar ? 2 litros de melao ? saco de bokashi ou de composto (contendo ME) ? 2 sacos de solo limpo ? gua

Bokashi

61

Mistura dos materiais: importante mexer-se bem os materiais. Uma boa maneira de faz-lo : ? Corte todos os materiais em pedacinhos pequenos e ponha-os em pilhas. ? Dissolva o melao em gua (20 l); se o aquecer pode dissolv-lo mais facilmente. ? Espalhe uma camada de um dos materiais: use um tero da quantidade da receita para uma camada. ? Regue com um regador a camada com a soluo de melao. ? Ponha uma outra camada com um material diferente (1/3 da quantidade) por cima da primeira camada. ? Regue igualmente esta camada com a soluo de melao. ? Continue este processo at que j no haja mais materiais. ? Quando tiver uma pilha de materiais hmidos, revolva de novo a pilha, para que os materiais fiquem bem misturados. ? Por fim faa uma pilha de cerca de 50 cm de altura. Em reas mais frias isto pode ser um pouco mais alto para se conseguir obter temperaturas suficientemente elevadas na pilha (nas reas mais quentes a pilha pode ser um pouco mais baixa, para se obter um efeito oposto). ? Cubra a pilha com sacos de juta ou esteiras. No use sacos plsticos, pois o ar no pode passar. ? Revolva a pilha cada 12 horas. Revolva-a de tal maneira que o material que se encontrava na parte de fora fique no seu interior e viceversa. Se a pilha estiver muito quente, revolva-a vrias vezes para baixar a temperatura. Depois de um dia a mistura apresentar uma cor castanha e se a destapar provavelmente ver que tem fungos. ? Depois do terceiro dia destape a pilha para permitir que a mistura seque. A cor mudar nessa altura de castanho para amarelada. A pilha ter um cheiro agri-doce. ? Continue a revolver a pilha cada 12 horas, para permitir que seque mais rapidamente. Seque muito bem o bokashi.

62

Preparao e utilizao de composto

Tempo de preparao Nas reas tropicais o bokashi preparado de forma aerbia est pronto depois de 5-7 dias. Nos climas temperados levar mais tempo, possivelmente entre 2 a 3 semanas. A cor que apresenta cinzenta e a textura fina e pulverulenta. Armazenamento Deve-se utilizar imediatamente, de preferncia, mas tambm pode ser guardado em sacos durante, aproximadamente, 3 meses, num lugar seco e bem ventilado, fora do sol.
Preparao anaerbia Se necessitar de preparar apenas pequenas quantidades recomenda-se usar o processo anaerbio.

O incio da preparao, a mistura e a rega so iguais aos do processo aerbio. Depois de se fazer a mistura, necessrio empacot-la num grande saco plstico negro ou num recipiente/contentor que tem que ser fechado hermeticamente. No o coloque directamente luz do sol. O bokashi est pronto quando exala um cheiro doce de material fermentado (cheiro a cerveja ou a vinho) e quando nele crescerem fungos. Se o bokashi tiver um mau cheiro, a podre, no est bem fermentado e no deve ser usado. Tempo de preparao O tempo necessrio para a fermentao de 3 - 4 dias nos climas tropicais e de 7-8 dias nos climas temperados.
Caso a produo de bokashi no for bem sucedida experimente vrios tipos de materiais e diferentes quantidades.

Bokashi

63

9.3

Aplicao do bokashi

O bokashi usado da mesma forma que os fertilizantes artificiais. Pode ser aplicado no solo imediatamente aps a sua preparao, ainda que se deva esperar 14 dias antes de se plantar ou semear. Aplique o bokashi no solo a uma profundidade de 5-10 cm. importante cobrir o bokashi com solo na medida em que os microrganismos no sobrevivem aos raios do sol. ? Em relao maioria das hortcolas suficiente aplicar bokashi trs vezes durante a poca de crescimento. Aplique um punhado (30 gramas) no solo, 15 -20 cm afastado das razes das plantas. ? Para alm da utilizao de bokashi nas hortalias, o seu uso tambm benfico nas plantaes de caf, tabaco e bananas. ? Para as culturas nos campos suficiente uma mdia de 100 - 200 gramas de bokashi por metro quadrado. Se o solo tiver um baixo teor de matria orgnica, adicione mais bokashi. A aplicao mxima de 1 kg por metro quadrado. ? O bokashi tambm pode ser aplicado nos covachos de plantao. Cubra o bokashi com solo antes de plantar as plntulas.
O bokashi no deve nunca estar em contacto directo com os caules ou razes das plantas: depois de o aplicar no solo, aguarde 14 dias antes de plantar ou semear.

64

Preparao e utilizao de composto

10 O seu prprio fertilizante orgnico


Este captulo aborda as vantagens e inconvenientes de preparar o seu prprio fertilizante orgnico. Nem sempre as vantagens e inconvenientes so evidentes: o que pode ser um inconveniente numa situao, uma vantagem numa outra situao. No fim deste captulo, apresentase uma lista de controlo para servir de guio para poder tomar uma deciso.

10.1 Vantagens e inconvenientes


Vantagens ? Preparar o seu prprio fertilizante muito mais barato do que ter que compr-lo. ? Reutilizam-se os resduos orgnicos contendo nutrientes, que de outra forma ficariam a apodrecer e no se aproveitariam os nutrientes. ? A aplicao de fertilizante orgnico melhora a estrutura do solo; ? A longo prazo melhora-se a fertilidade do solo: libertam-se, gradualmente, durante um perodo longo, os nutrientes provenientes do fertilizante orgnico. ? A capacidade do solo para reteno de gua melhorada devido ao aumento da matria orgnica. ? O fertilizante orgnico contm muitos elementos trao que normalmente no se encontram nos fertilizantes qumicos. ? As plantas que crescem num solo organicamente fertilizado podem ser mais resistentes s doenas que nos solos adubados apenas com fertilizantes qumicos/artificiais. Inconvenientes ? A preparao de composto, estrume lquido ou bokashi exige muito trabalho e consome muito tempo.

O seu prprio fertilizante orgnico

65

? No em qualquer lado que possvel preparar fertilizante orgnico, tal depende da disponibilidade de espao e materiais, das condies locais e de outros factores. ? A aplicao de composto pode aumentar o crescimento de ervas daninhas e de doenas na cultura. ? Uma pilha de composto atrai animais nocivos como seja, insectos, ratazanas, ratos e at mesmo cobras! ? A concentrao dos nutrientes disponveis nos fertilizantes orgnicos consideravelmente mais baixa que nos fertilizantes qumicos.

10.2 Prs e contras da preparao de fertilizantes orgnicos


Antes de iniciar a produo de fertilizantes orgnicos importante verificar alguns pontos de modo a aumentar as possibilidades de ser bem sucedido e de se evitar desiluses. ? Quais so as disponibilidades de tempo e energia para investir na produo/preparao de fertilizante orgnico? ? Quais sero as vantagens de se dedicar a este trabalho? (Compare preos de fertilizantes artificiais, veja o estado da fertilidade do solo, etc.). ? Qual a disponibilidade de material orgnico para preparar fertilizante orgnico? (Considere as possibilidades de procurar activamente restos orgnicos ou de arbustos dos quais se podem cortar folhas) ? No caso de trabalhar com agricultores, ser que eles esto motivados para aplicar um novo mtodo? ? Existem alternativas mais fceis e mais baratas como seja a adubao verde? Todos estes aspectos, e outros mais, tm que ser considerados. Portanto, recomenda-se vigorosamente que se discuta estes assuntos antes de se iniciar com esta actividade.

66

Preparao e utilizao de composto

10.3 Questes prticas servindo de guio


As seguintes questes prticas podem servir de guio quando se inicia a preparao de fertilizantes orgnicos: ? ? ? ? ? ? ? ? ? O que necessrio aprender sobre a preparao destes fertilizantes? Onde se deve colocar a pilha de composto? Qual o tamanho que a pilha pode/dever ter? Qual a quantidade de material disponvel e de que tipo? Existe um fornecimento regular de material orgnico ? Qual a qualidade do material orgnico? Quem que se encarregar de fazer o trabalho? Quanto tempo se pode despender nesta actividade? Durante perodos em que h uma grande quantidade de material orgnico, existe tempo para us-lo? ? Qual a quantidade de fertilizante orgnico que pode ou deve ser produzido? ? Como/de que maneira se poder utilizar o fertilizante orgnico? ? Existem quaisquer tabus ou outros aspectos scio-econmicos que dificultem a utilizao de certos tipos de material orgnico?
Quando iniciar a preparao do seu prprio fertilizante orgnico, dedique tempo a fazer experimentaes e tambm conceda tempo ao primeiro processo experimental. A primeira vez pode ser que as coisas no se passem do modo que deviam, mas desta maneira possvel experimentar e descobrir o mtodo mais conveniente na sua situao especfica. No espere milagres de imediato!

O seu prprio fertilizante orgnico

67

Apndice 1: Composio de materiais orgnicos


Material % azoto (N2) % fsforo (P2O5) 0.3 1.5 1.5 0.6 1.5 0.4 1.5 1.5 3.0 2.0 0.5 5.5 % potssio (K2O) 0.1 2.0 0.5 0.6 0.3 3.0 2.3 0.5 1.5 0.9 1.5 1.2 0.5 1.5 0.8 1.0 0.2 % cal (CaO) Razo C/N Estrumes/gado Bovino (fresco) 0.3 Bovino (seco) 2.0 Urina (fresca) 0.6 Pato (fresco) 1.2 Caprino/ovino (fresco) 0.6 Caprino/ovino (seco) 2.0 Urina (fresca) 2.0 Cavalar (fresco) 0.7 Cavalar 2.0 Aves de capoeira - poedeiras (fresco) 1.6 - poedeiras (seco) 5.0 - para assar (seco) 4.0 Suno (fresco) 0.6 Suno (seco) Urina (fresca) 0.4 Produtos secundrios animais Sangue (seco) 12.0 Cinzas de ossos Farinha de ossos 4.0 (crua) Farinha de ossos (c/ 2.0 vapor de gua) Restos de peixe (fres- 7.0 co) Farinha dos cascos e 12.0 cornos Resduos de plantas Cinzas de casca de banana Cinzas de caules de bananeira Cinza de casca da semente do algodo Cinza de caule do girassol Cinza de madeira -

4.0

20

0.3 2.0/5.0 0.2 1.5

4.0 1.0 4.1

5.6

11.4

2.5 35.0 22.5 25.0 4.0 2.0

0.5 46.0 33.0 33.0

3.0 8.0

6.5

3.3 2.3 5.5 2.5 2.0

41.8 49.9 27.0 36.0 5.0 9.5 18.5 32.5

68

Preparao e utilizao de composto

Material Casca de rvore, em p Palha de cevada Resduos de fermentao de bebidas Trevo branco, verde Trevo vermelho, feno Casca de cacau, em p Farinha de cacau Resduo de fibra do coco Polpa do caf Farinha de semente do algodo Folhada Pedaos de erva Farinha de amendoim Caules de milho Caules de mapira/mexoeira Melao Desperdcios de laranjas Caules de feijo boer Farinha de semente de colza Cascas de amendoim Caules de amendoim Casca de arroz Farelo de arroz Palha de arroz Serradura, em decomposio Serradura, fresca Fuligem Farinha de gros de soja Caules da soja Resduos da cana de acar Caules de tabaco Jacintos de gua secos Ervas daninhas

% azoto (N2) 1.6 0.6 4.0 0.5 2.0 1.0 4.0 0.5 1.0 7.0 0.5 1.0 7.0 0.8 0.7 0.7 0.2 0.7 5.5 1.3 0.7 0.5 2.0 0.7 0.2 0.1 5.5 7.0 1.4 0.3

% fsforo (P2O5) 0.9 0.5

% potssio (K2O) 0.5 1.0

% cal (CaO) 4.7 0.4

Razo C/N

80 15

0.2 0.5 1.5 2.0

0.3 2.0 3.0 2.5

0.5 300

3.0 0.2 1.5 0.2 0.1 0.1

0.8 2.0 0.5 1.2 1.5 1.4 1.4 5.5 0.2

0.8 0.5 1.0 0.5 0.2 0.4 45 20

70

70 2.5 0.1 0.1 1.9 0.1 1.5 0.6 0.6 0.5 1.3 1.0 1.0 1.4 0.5 0.1 0.3

100 200 500

1.0 1.5 0.1

0.4 2.5 1.0

0.5 0.9 150

2.2 0.5

0.3 0.2

6.0 3.9 0.7

2.0 0.5

23

Apndice 1: Composio de materiais orgnicos

69

Material

% azoto (N2)

% fsforo (P2O5)

% potssio (K2O)

% cal (CaO)

Razo C/N

Adubo verde(seco) Trevo 2.4 0.2 0.9 2.0 Crotalaria juncea 2.0 0.2 1.0 0.8 Sesbania seban 2.1 0.2 1.1 0.8 Fonte do quadro: Minnich, J., et al. 1979, Rodale Guide of Composting.

70

Preparao e utilizao de composto

Leitura recomendada
500 perguntas e respostas sobre adubos e adubao. Euclides Caxambu Alexandrino de Souza, Solos e Nutrio de Plantas, vol. 1506, 1995, FUNEP, Brasil. Acerca da fertilidade do solo. Vida Rural vol. 18, 1992, pp. 20-25, Portugal. Backyard composting. Roulac, J., 1996, 96 pp., Devon, Green Earth Books. ISBN: 1900322048. Coleco saber - calagem e adubao. Solos e Nutrio de Plantas, vol. 472, 1995, Embrapa, Brasil. Composting in the tropics I + II, HDRA, 1998, Henry Doubleday Research Association, Coventry, UK. Fertilidade do solo. Esporo, vol. 55, 2003, CTA, Wageningen, Pases Baixos. Formao e conservao do solo. Lepsch, Igo F., Solos e Nutrio de Plantas, vol. 1055, 2002, Editora Singer - Oficina de Textos, Brasil. Fundamentos da Matria Orgnica do Solo: ecossistemas tropicais e subtropicais. Santos, G. A.; Camargo, F. A. Porto Alegre: Gnesis, 1999, 491 p. Guia de Fertilidade do Solo. Verso Multimdia. Lopes, Prof. Alfredo Scheid; Guilherme, Prof. Luiz Roberto Guimares, DCS/UFLA, Lavras, MG, Brasil. Learn how to make and use compost manure in farming. Ngeze, P.B., 1998, 45 pp., Stantex Publishers. ISBN: 9966-917-04-7. Manual de fertilidade do solo e fertilizao das culturas. Instituto Nacional de Investigao e Desenvolvimento Agrrio (INIDA), Cabo
71

Leitura recomendada

Verde, Pastagens e Forragens vol., 1997, INIDA, So Jorge dos Orgaos, Cabo Verde. Manual de mtodos analticos e qumicos para avaliao da fertilidade do solo. Silva, Fbio Csar da. ... [et al], Solos e Nutrio de Plantas, vol. 846, 1998, Embrapa, Brasil. Maturidade de composto de lixo urbano. Jahnel, M. C.; Melloni, R.; Cardoso, E. J. B. N. Scientia Agrcola, Piracicaba, v.56, p. 301-304 , 1999. Relatrio de uso agrcola do composto de lixo. Ballestero, S, D.; Fortes Neto, P. URBAM/UNITAU, 1996, 33 p. Soil management: Compost production and use in tropical and sub-tropical environments. FAO soils bulletin 56, 1987, 177 pp., FAO, Rome, Italy. Sustaining Growth: Soil fertility management in tropical smallholdings. Muller-Samann, K.M., Kotschi, J., 1994, 486 pp., ICTA; GTZ. Transl.: Christine Ernsting and Simon Chaterj, Margraf, Weikersheim, Germany. The Humanure handbook: a guide to composting human manure. Jenkins, J.C., 1994, 198 p., Jenkins Publishing. ISBN: 0-9644258-4-x Use water hyacinth! Lindsey, K., Hirt, H., A practical handbook of uses fir the water hyacinth from across the world. 1999, Germany. Waste composting for urban and peri-urban agriculture: Closing the rural -urban nutrient cycle in sub-saharan africa. Drechsel, P., Kunze, D., 2001, 229 pp., CABI. ISBN: 08 51 99 5489.

72

Preparao e utilizao de composto

Endereos teis
Henry Doubleday Research Association (HDRA) Ryton Organic Gardens Coventry CV8 3LG, UK Tel: +44 (0)24 7630 3517 Fax: +44 (0)24 7663 9229 E-mail: enquiry@hdra.org.uk; Website: http://www.hdra.org.uk A HDRA a principal organizao que se dedica promoo, investigao e demonstrao de horticultura e agricultura orgnica no Reino Unido e no estrangeiro. O programa da HDRA engloba um servio de perguntas-e-respostas sobre agricultura orgnica e agrossilvicultura destinado a ONG, grupos de auto-ajuda, escolas e outras organizaes nas regies tropicais e subtropicais. Os pedidos de informao devem ser dirigidos Seco de Aconselhamento Externo/no Estrangeiro, endereo que fornecido acima. Kenya Institute of Organic Farming (KIOF) P.O. Box 34972 Nairobi, Kenya Tel: +254 (2) 583383 / 583194 Fax: +254 (2) 583570 E-mail: kiof@iconnect.co.ke O KIOF foi criado em 1986 com o objectivo de encorajar mtodos sustentveis de agricultura, sobretudo entre pequenos camponeses. O programa inicial consistia de formao/capacitao e extenso para agricultores e foi levado a cabo nos distritos centrais do Qunia. O programa foi ampliado, integrando agora tambm o seguinte: ? criao de uma consciencializao e fornecimento a agricultores de formao prtica em agricultura orgnica. ? ensaios e recolha de dados na explorao agrcola sobre agricultura orgnica no Qunia, em reas de potencial mdio e alto. ? recolha e divulgao de informao sobre agricultura orgnica na frica Oriental. ? incentivo da formao de organizaes e redes de contacto sobre agricultura orgnica.
Endereos teis

73

IFR/IFRA (Compostagem em barris) Sidiki Gabriel Dembl IFR/IFRA, Katibougou, BP 06, Koulikoro, Mali Fax: +233 26 2003 Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria Parque Estao Biolgica, PqEB s/n, CEP 347-1041, Braslia, Brasil www.embrapa.br IAC, Instituto Agronmico de Campinas Caixa Postal 28 Av. Baro de Itapura, 1.481, 13020-902, Campinas, Brasil www.iac.sp.gov.br INIA, Instituto Nacional de Investigao Agronmica CP 3658, Mavalane, Maputo, Moambique www.inia.gov.mz CAN, Confederao Nacional da Agricultura Rua do Brasil, 155, 3030-175, Coimbra, Portugal CAN@mail.telepac.pt UEM, Universidade Eduardo Mondlane Maputo, Moambique www.uem.mz UFLA, Universidade Federal de Lavras Lavras, Brasil www.ufla.br INIDA Instituto Nacional de Investigao e Desenvolvimento Agrrio So Jorge dos Orgaos, Cabo Verde www.inida.cv

74

Preparao e utilizao de composto

Vous aimerez peut-être aussi